Sie sind auf Seite 1von 3

Gosto

314

Reportagem

As cidades perdidas da Amaznia


A floresta tropical amaznica no to selvagem quanto parece

Michael J. Heckenberger Quando o Brasil criou o Parque Indgena do Xingu em 1961, a reserva estava longe da civilizao moderna, aninhada bem no limite ao sul da enorme floresta amaznica. Em 1992, na primeira vez em que fui morar com os cuicuro, uma das principais tribos indgenas da reserva, as fronteiras do parque ainda ficavam dentro da mata densa, pouco mais que linhas sobre um mapa. Hoje o parque est cercado de retalhos de terras cultivadas, com as fronteiras frequentemente delimitadas por um muro de rvores. Para muitos forasteiros, essa barreira de torres verdes um portal como os enormes portes do Parque Jurssico, separando o presente: o dinmico mundo moderno de reas cultivadas com soja, sistemas de irrigao e enormes caminhes de carga; do passado: um mundo atemporal da Natureza e de sociedade primordiais. Muito antes de se tornar o palco central na crise mundial do meio ambiente como a gigantesca joia verde da ecologia global, a Amaznia mantinha um lugar especial no imaginrio ocidental. A mera meno de seu nome evoca imagens de selva repleta de vegetao respingando gua, de vida silvestre misteriosa, colorida e com frequncia perigosa, de um entremeado de rios com infinitos meandros e de tribos da Idade da Pedra. Para os ocidentais, os povos da Amaznia so sociedades extremamente simples, pequenas tribos que mal sobrevivem com o que a Natureza lhes oferece. Tm conhecimento complexo sobre o mundo natural, mas lhes faltam os atributos da civilizao: o governo centralizado, os agrupamentos urbanos e a produo econmica alm da subsistncia. Em 1690, John Locke proclamou as famosas palavras: No incio todo o mundo era a Amrica. Mais de trs sculos depois, a Amaznia ainda arrebata o imaginrio popular como a Natureza em sua forma mais pura, e como lar de povos aborgines que, nas palavras de Sean Woods, editor da revista Rolling Stone, em outubro de 2007, preservam um estilo de vida inalterado desde o primrdio dos tempos.

LUIGI MARINI

Kuhikugu, conhecida pelos arquelogos como stio X11, a maior cidade pr-colombiana j descoberta na regio do Xingu na Amaznia. Abrigava mil pessoas ou mais e servia como o eixo central de uma rede de aldeias menores.

A aparncia pode ser enganosa. Escondidos sob as copas das rvores da floresta esto os resqucios de uma complexa sociedade pr-colombiana. Trabalhando com os cuicuro, escavei uma rede de cidades, aldeias e estradas ancestrais que j sustentou uma populao talvez 20 vezes maior em tamanho que a atual. reas enormes de floresta cobriam os povoados antigos, seus jardins, campos cultivados e pomares que caram em desuso quando as epidemias trazidas pelos exploradores e colonizadores europeus dizimaram as populaes nativas. A rica biodiversidade da regio refl ete a interveno humana do passado. Ao desenvolverem uma variedade de tcnicas de uso da terra, de enriquecimento do solo e de longos ciclos de rotatividade de culturas, os ancestrais dos cuicuro proliferaram na Amaznia, apesar de seu solo natural infrtil. Suas conquistas poderiam atestar esforos para reconciliar as metas ambientais e de desenvolvimento dessa regio e de outras partes da Amaznia.

Povo da Natureza A pessoa mais famosa a buscar civilizaes perdidas no sul da Amaznia foi Percy Harrison Fawcett O aventureiro britnico esquadrinhou o que denominou selvas no mapeadas, buscando uma cidade antiga a Atlntida na Amaznia, repleta de pirmides de pedra, ruas de seixos e escrita alfabtica. Suas narrativas inspiraram Conan Doyle em O mundo perdido e talvez os filmes de Indiana Jones. O recente e empolgante livro de David Grann, The lost city of Z (Z, a cidade perdida), refez o trajeto de Fawcett antes de seu desaparecimento no Xingu, em 1925. Na verdade, cinco expedies alems j visitaram os xinguanos e suas terras. Em 1894, o livro de Karl von den Steinen, Unter den Naturvlkern Zentral Brasiliens (Entre os aborgines do Brasil Central), que descreveu suas expedies anteriores, tornou-se um clssico instantneo da antropologia, ainda em desenvolvimento na poca. O livro marcou o tom para os estudos do sculo 20 sobre os povos amaznicos como pequenos grupos isolados vivendo em delicado equilbrio com a floresta tropical: O povo da Natureza. Mais tarde, frequentemente os antroplogos viram o ambiente florestal, em geral, como no propcio agricultura; a pouca fertilidade do solo parecia excluir os grandes assentamentos ou as densas populaes regionais. Por esse motivo, a Amaznia do passado parece ter sido muito semelhante Amaznia dos tempos atuais. Porm, essa viso comeou a cair por terra na dcada de 70, conforme os acadmicos revisaram os relatos dos primeiros europeus sobre a regio, que falavam no de tribos pequenas, mas de densas populaes. Conforme o best seller de Charles Mann 1491 descreve com eloquncia, as Amricas eram densamente habitadas na vspera do desembarque dos europeus, e a Amaznia no era exceo. Gaspar de Carvajal, o missionrio que escreveu as crnicas da primeira expedio espanhola rio abaixo, observou cidades fortificadas, estradas largas com boa manuteno e muitas pessoas. Carvajal escreveu em seu relato de 25 de junho de 1542: Passamos entre algumas ilhas que pensvamos ser desabitadas, porm ao chegarmos por l, to numerosos eram os povoados que vieram nossa vista... que nos afligiu... e, quando nos viram, saram para nos encontrar no rio em mais de duas centenas de pirogas [canoas], carregando 20 a 30 ndios em cada uma, e algumas at com 40... estavam enfeitados com cores e vrios emblemas, e portavam vrias cornetas e tambores... e em terra, uma coisa maravilhosa de ver foram as formaes de grupos que ficavam nas aldeias, todos tocando instrumentos e danando em toda parte, manifestando grande alegria ao nos ver passando pelas suas aldeias.

A pesquisa arqueolgica em vrias reas ao longo do rio Amazonas, como a ilha do Maraj na foz do rio e stios prximos s modernas cidades de

Santarm e Manaus, confirma esses relatos. Essas tribos interagiam em sistemas de comrcio que se espalhavam at localidades remotas. Sabe se menos das localidades mais prximas dos limites ao sul da Amaznia, mas um trabalho recente em Llanos de Mojos nas vrzeas da Bolvia e no estado do Acre sugere que eles tambm apresentaram sociedades complexas. Em 1720, o guarda de fronteira Antonio Pires de Campos descreveu uma paisagem densamente habitada na cabeceira do rio Tapajs, pouco a oeste de Xingu: Esses povos existem em um nmero to enorme que no possvel contar seus povoados ou aldeias, [e] muitas vezes em um dia de marcha passa-se por 10 a 12 aldeias, e em cada uma h de 10 a 30 habitaes, e dentre essas casas h algumas que medem 30 ou 40 passos de largura... at mesmo suas ruas, que eles fazem bem retas e largas so mantidas to limpas que no se encontra nenhuma folha cada... Uma Antiga Cidade Murada Quando me aventurei no Brasil, no incio da dcada de 90, para estudar a profunda histria do Xingu, as cidades perdidas nem sequer passavam pela minha mente. Eu lera Steinen, mas mal ouvira falar de Fawcett. Embora muito da vasta bacia amaznica fosse terra arqueolgica desconhecida, no era provvel que os etngrafos, muito menos os xinguanos, tivessem ignorado um enorme centro monoltico se erguendo sobre as florestas tropicais. No entanto, resqucios de algo mais elaborado que as aldeias ainda hoje existentes estavam em toda a parte. Robert Carneiro, do American Museum of Natural History, de Nova York, que morou com os cuicuro na dcada de 50, sugeriu que o estilo de vida organizado e a economia produtiva agrcola e pesqueira poderiam suprir comunidades muito mais substanciais, mil a 2 mil vezes maiores vrias vezes a populao contempornea de algumas centenas. Ele tambm registrou evidncias de que, na realidade, a rea j teve um stio pr-histrico (designado X11 em nossa pesquisa arqueolgica) cercado de imensos fossos. Os irmos Villas Boas indianistas brasileiros indicados para o Prmio Nobel da Paz pela sua participao na criao do Parque do Xingu j tinham relatado esses trabalhos no solo perto de muitas aldeias.

Em janeiro de 1993, logo aps eu ter chegado aldeia dos cuicuro, o principal chefe hereditrio, Afukaka, me levou a uma das valas no stio (X6) por eles denominada Nokugu, que recebeu o nome do esprito de ona que se pensa l habitar. Passamos por moradores locais que construam um enorme aude de peixes ao longo do rio Angahuku, j cheio devido s chuvas sazonais. O fosso, que corre por mais de 2 km, tinha 2 a 3 metros de profundidade e mais de 10 metros de largura. Embora eu tivesse a expectativa de encontrar uma paisagem arqueolgica diferente da atual, a escala dessas comunidades antigas e de suas construes me surpreendeu. Os assistentes de pesquisa cuicuro e eu passamos os meses seguintes mapeando esse e outros trabalhos no solo no stio de 45 hectares. Desde essa poca, nossa equipe estudou vrios outros stios na rea, analisando mais de 30 km em linha reta em transectos atravs da floresta, mapeando, examinando e escavando os stios. No final de 1993, Afukaka e eu voltamos para Nokugu, para que eu relatasse o que aprendi. Seguimos os contornos do fosso externo do stio e paramos ao lado de uma ponte de terra, por onde costumava passar uma estrada enorme que tnhamos desenterrado. Apontei para uma antiga estrada de terra, totalmente reta, com largura de 10 a 20 metros, que levava para outro stio antigo, Heulugiht (X13), a cerca de 5 km de distncia. Atravessamos a ponte e entramos em Nokugu. A estrada, margeada por meios-fios baixos de terra, abriu-se at 40 metros largura das autoestradas modernas de quatro pistas. Percorridas algumas centenas de metros, passamos por cima do fosso interno e paramos para observar o interior da trincheira escavada recentemente, onde tnhamos encontrado uma base em forma de funil, para uma paliada de tronco de rvore. Afukaka contou-me uma histria a respeito de aldeias construdas sobre paliadas e ataques-surpresa em um passado remoto. Caminhamos por trechos de floresta, arbustos e reas desmatadas que agora cobrem o stio, marcas de atividades variadas no passado. Samos em meio a uma clareira gramada cercada de enormes palmeiras que marcavam uma antiga praa. Girei devagar e apontei a borda perfeitamente circular da praa, marcada por uma elevao de um metro de altura. Expliquei a Afukaka que as altas palmeiras l se instalaram sculos atrs, a partir de jardins de compostagem em reas domsticas.

Deixando a praa para explorar as redondezas, nos deparamos com altos sambaquis, depsitos de restos, que muito se assemelhavam aos de trs da casa do prprio Afukaka. Estavam repletos de recipientes quebrados, exatamente iguais, nos mnimos detalhes, aos utilizados pelas esposas da tribo para processar e cozinhar a mandioca. Em uma visita posterior, quando escavvamos uma casa pr-colombiana, o chefe curvou-se dentro da rea central da cozinha e retirou um enorme fragmento de cermica. Disse que concordava com minha impresso de que o cotidiano da sociedade antiga era muito semelhante ao atual. Voc est certo!, Afukaka exclamou. Veja, um apoio de panela um undagi, como os cuicuro o chamam, usado para o cozimento da mandioca. Essas ligaes fazem dos stios dos xinguanos locais muito fascinantes, que se encontram entre os poucos assentamentos pr-colombianos na Amaznia onde a evidncia arqueolgica pode ser conectada diretamente com os costumes atuais. Em outros locais, a cultura indgena foi totalmente dizimada ou o registro arqueolgico est disperso. A antiga cidade murada que mostrei a Afukaka era muito parecida com a aldeia atual, com sua praa central e estradas radiais, apenas eram dez vezes maiores. Da Oca Organizao Poltica Suntuosa no uma palavra que, em geral, venha mente para descrever uma casa com um tronco central e sap. Ocidentais pensam em uma cabana. Mas a casa que os cuicuro erguiam para o chefe em 1993 era enorme: bem mais de 1 mil m2. difcil imaginar que uma casa construda como um cesto gigante virado para baixo, sem uso de pedras, cimento ou pregos pudesse ficar to grande. Mesmo a casa comum de um xinguano com 250 m2 to grande quanto uma casa mdia americana. O que faz a casa do chefe sobressair no apenas o tamanho, mas tambm a sua posio, localizada no ponto mais ao sul da praa central circular. Quando se entra na aldeia pela estrada de acesso formal, as famlias de boa posio moram direita (sul) e esquerda (norte). O arranjo reproduz, em escala maior, a planta de uma casa individual, cujo ocupante de posio destacada pendura a sua rede direita, ao longo do comprido eixo da casa. A estrada de acesso corre aproximadamente de este a oeste; na casa do chefe, sua rede fica posicionada na mesma direo. Quando um chefe morre, ele tambm deixado em uma rede com a cabea voltada para o oeste.

Este clculo corpreo bsico aplicado em todas as escalas, de ocas a toda a bacia do Alto Xingu. As aldeias antigas so distribudas pela regio e interconectadas por uma rede de estradas alinhadas com preciso. Quando cheguei pela primeira vez rea, levei semanas para mapear valas, praas e estradas usando as tcnicas padres de arqueologia. No incio de 2002, comeamos a usar o GPS, que nos permitiu mapear a maior parte dos trabalhos no solo em questo de dias. Descobrimos um grau impressionante de integrao regional. O planejamento parece quase determinado, com um lugar especfi co para tudo. No entanto, fundamentava-se nos mesmos princpios bsicos das aldeias atuais. As estradas principais correm do leste para o oeste, as secundrias se irradiam para fora do norte e do sul e as menores proliferam em outras direes. Mapeamos dois agrupamentos hierrquicos de povoados e aldeias em nossa rea de estudo. Cada um consistia em um centro principal cerimonial e vrias aldeias satlites grandes em posies precisas em relao ao centro. Essas cidades provavelmente tinham mil ou mais habitantes. As aldeias menores estavam localizadas mais longe do centro. O agrupamento do norte est centrado no X13, que no uma cidade, e sim um centro de rituais, semelhante a um terreno para festividades. Dois grandes povoados murados esto distribudos de forma equidistante ao norte e ao sul do X13, e dois povoados murados, de tamanho mdio, esto em posies equidistantes ao nordeste e sudoeste. O agrupamento do sul ligeiramente diferente. Est centrado no X11, que ao mesmo tempo uma aldeia e um centro de rituais, ao redor do qual esto povoados de tamanho mdio e pequeno. Na rea de terra, cada ncleo populacional ocupava mais de 250 km2, dos quais cerca de um quinto consistia em rea central construda o que, grosso modo, equivalente a uma pequena cidade moderna. Nos dias de hoje, a maior parte da paisagem antiga est coberta por vegetao, mas a floresta

nas reas centrais tem uma concentrao distinta de certas plantas, animais, solos e objetos arqueolgicos, como muita cermica. O uso do solo foi mais intenso no passado, mas os vestgios sugerem que muitas prticas antigas eram semelhantes s dos cuicuro: pequenas reas de plantio de mandioca, pomares com rvores de pequi e campos de sap o material preferido para coberturas de choupanas. O campo era uma paisagem de retalhos, intercalada por reas de floresta secundria que invadiram as reas agrcolas no cultivadas. Zonas midas, agora infestadas de buritis, a mais importante cultura industrial, preservam diversas evidncias de piscicultura, como lagos artificiais, caladas elevadas e fundaes de audes. Fora das reas centrais, existia um cinturo verde menos povoado e at uma densa faixa florestal entre as diversas aldeias. A floresta tambm tinha seu valor como fonte de animais, plantas medicinais e de certas rvores, alm de ser considerada a morada de vrios espritos da floresta. As reas dentro e ao redor de stios residenciais esto marcadas por terra escura, egepe segundo os cuicuro, um solo extremamente frtil, enriquecido por lixo domiciliar e atividades especializadas de manejo de solo, como queimadas controladas da cobertura vegetal. Em todo o planeta o solo foi alterado, tornando-o mais escuro, mais argiloso e rico em certos minerais. Na Amaznia, essas mudanas foram especialmente importantes para a agricultura de muitas reas, j que o solo natural bem pobre. No Xingu, a terra escura menos abundante em certas reas, j que a populao nativa depende principalmente do cultivo da mandioca e dos pomares, que no necessitam de solo muito frtil.

A identificao de grandes ncleos populacionais murados, espalhados numa rea comparvel de Sergipe, sugere que havia, no mnimo, 15 agrupamentos espalhados pelo Alto Xingu. Entretanto, como a maior parte da regio no foi estudada, a quantidade correta pode ter sido muito superior. A datao por radio-carbono dos stios j escavados sugere que os ancestrais dos xinguanos chegaram regio, vindos do oeste, e comearam a modifi car as florestas e a zona mida a seu critrio cerca de 1.500 anos atrs ou at antes disso. Nos sculos que antecederam a descoberta da Amrica pelos europeus, os stios foram reformados, passando a compor uma estrutura hierrquica. Os registros existentes chegam apenas at 1884, portanto os padres de povoao acabam sendo a nica forma de estimar a populao pr-colombiana; a escala dos povoamentos sugere uma populao muito superior atual, chegando de 30 a 50 mil indivduos. Cidades-Jardins da Amaznia H um sculo, o livro Garden cities of tomorrow (Cidades-jardins do futuro), de Ebenezer Howard, props um modelo para um crescimento urbano sustentvel de baixa densidade populacional. Um precursor do movimento ecolgico atual, Howard idealizou cidades interligadas como uma alternativa para um mundo industrial, repleto de cidades com arranha-cus. Sugeria dez cidades com dezenas de milhares de habitantes, que teriam a mesma capacidade funcional e administrativa que uma s megacidade. Os antigos xinguanos parecem ter construdo esse sistema, um tipo de urbanismo de estilo verde ou protourbanismo uma incipiente cidade-jardim. Talvez Percy Fawcett estivesse no lugar certo, mas com o foco equivocado: cidades de pedra. O que faltava aos centros em termos de pequena escala e elaborao estrutural, os xinguanos conseguiam alcanar pela quantidade de cidades e por sua integrao. Se Howard tivesse conhecimento de sua existncia, poderia ter-lhes devotado um trecho no Garden cities of yesterday (Cidades-jardins do passado). O conceito comum de cidade como uma densa rede de prdios de alvenaria remonta poca das antigas civilizaes dos osis nos desertos, como na Mesopotmia, mas que no possuam as mesmas caractersticas ambientais. No s as florestas tropicais amaznicas, como tambm as paisagens das florestas temperadas da maior parte da Europa medieval, eram pontilhadas por cidades e vilarejos de tamanhos similares a essas no Xingu. Essas vises so especialmente importantes na atualidade por causa da retomada do desenvolvimento do sul da Amaznia, desta vez pelas mos da civilizao ocidental. A floresta do sul amaznico, em transio, est se convertendo rapidamente em reas cultivadas e de pastagens. Seguindo o ritmo atual, no decorrer da prxima dcada a floresta se reduzir a 20% de sua rea original. Muito do que resta fi car restrito a reservas, como as do Xingu, onde os povos indgenas so os comandantes da biodiversidade restante. Nessas reas, sob muitos aspectos, a salvao das florestas tropicais e a proteo da herana cultural indgena so partes de um s todo.

Das könnte Ihnen auch gefallen