Sie sind auf Seite 1von 10

MANUAL DE INSTRUO

TJE/TJG 03/1000

Rua Jos Theodoro Ribeiro, 3571 89258-001 - Jaragu do Sul - Santa Catarina - Brasil Tel.: (47) 2107-4959 / Fax: (47) 2107-4923 metalnox@metalnox.com.br - www.metalnox.com.br

Prezado Cliente:

Observando rigorosamente todas as instrues contidas neste manual, certamente obter excelentes resultados com o uso deste equipamento e por tempo prolongado.

Mais uma vez agradecemos a preferncia e desejamos sucesso em todos os seus negcios.

Prezado Cliente,

Voc acaba de adquirir mais um produto Metalnox.

Obrigado pela escolha. A vida til de sua mquina, que ora lhe entregamos, depender dos cuidados que dispensar a ela. Este manual foi elaborado objetivando familiariz-lo com detalhes de funcionamento, bem como fornecer-lhe todas as demais instrues relativas instalao, manuteno, uso e conservao, a fim de que possa obter o mximo desempenho durante longo tempo. A completa assimilao dessas instrues e a correta utilizao de sua mquina lhe dar plena satisfao e timos resultados. Para sua maior satisfao, sugerimos a completa leitura deste manual. Muito lhe agradecemos pela preferncia.

Cuidados com a Esteira de Teflon


Para um melhor aproveitamento e uma maior vida til da esteira na mquina, aconselhamos que sejam seguidos alguns procedimentos tais como: - Sempre que a mquina estiver ligada e com temperatura superior 100 C, a esteira dever estar em movimento, para evitar que a mesma venha a se danificar com o aquecimento direto em uma determinada rea; - Tomar cuidado com o material (verniz, plastisol, etc) no entre em contato com a esteira, evitando assim a impregnao na mesma e consequentemente manchas no produto final; - Verificar constantemente o alinhamento da esteira, caso a mesma se desloque ultrapassando a borda do cilindro, aconselhado parar a mquina e chamar uma pessoa habilitada para fazer os ajustes necessrio; - No deixar objetos cortantes ou plstico cairem sobre a esteira, pois a mesma pode sofrer cortes e no se posicionar corretamente; - Para desligar a mquina necessrio que se desligue o aquecimento, deixando-a atingir uma temperatura inferior 100 C, para ento, deslig-la completamente.

OBS: Se as recomendaes descritas acima forem seguidas corretamente, a esteira sofrer apenas um desgaste normal devido ao uso, sendo assim, estima-se que a vida til da esteira atinja em mdia 8000 horas.

A Metalnox no se responsabiliza por eventuais danos causados nas esteiras e salientamos que as mesmas no esto cobertas pela garantia.

Metalnox

MANUAL DE INSTRUES

13

Rgua de Bornes para Ligao de Componentes Externos a Placa de Montagem TJE 03/1000 380V
N R S T
ALIMENTAO CARGA Mot VENTILADOR Mot ESTEIRA

Painel de Comando
CONTROLE DE TEMPERATURA TJE

05
6
PV SV

COEL

HW4900
OUT 1 OUT 2

9 7

RR

SS

TT

1 2 3 R S T

4 5 6 R S T

7 8 + -

9 10 F N

SET

8 10

TERMOPAR COOLER
CONTROLE DE TEMPERATURA TJG

04

01

02

03

05

OBS:Para 380V a entrada de energia feita nos bornes de alimentao.

8 9
HW500

11 10

Rgua de Bornes para Ligao de Componentes Externos a Placa de Montagem TJE 03/1000 220V
R S T RR SS TT
CARGA

Descrio do Painel
7 8 + -

1 2 3 R S T

4 5 6 R S T

9 10 F N
COOLER

Mot VENTILADOR

Mot ESTEIRA

TERMOPAR

1. Liga/desliga ventilador. 2. Liga/desliga aquecimento. 3. Liga/desliga esteira. 4. Controle de velocidade da esteira: Gire-o no sentido horrio para aumentar a velocidade Da esteira e anti-horrio para diminu-la. Utilize os tempos conforme tabela ao lado. 5. Controles de temperatura. 6. Display de indicao da temperatura e dos parmetros de Configurao. 7. Tecla : acesso aos parmetros de configurao. 8. Tecla : incremento dos valores dos parmetros. 9. Led 0UT: indica estado da sada de controle. 10. Tecla : decremento dos valores dos parmetros. 11 Led F: aceso, indica unidade de medida da temperatura em F; Apagado, indica unidade de medida da temperatura em C.

OBS:Para 220V a entrada de energia feita na chave liga desliga geral S1.

Rgua de Bornes para Ligao de Componentes Externos a Placa de Montagem PMG 03/1000 220/380V
N R S T 1 2 3 4 5 6 7 8 9 F N 10 11
M 3~ ALIMENTAO VENTILADOR M 3~ ESTEIRA

Controlador de Temperatura TJE


12 13 F N
COOLER

Iniciando a programao: - Aperte a tecla P e aparecera no visor SP 1 oscilando no visor superior com o valor da temperatura abaixo. - Para alterar esse valor utilize as teclas para cima e para baixo . - Aperte P novamente para confirmar o valor programado. Obs: Nunca aperte a tecla U (seleo de regulagem), pois pode desregular a temperatura da mquina.
12 Metalnox

+ TERMOPAR

OBS: EM 220V TRIFSICO NO EXISTE NEUTRO.

Metalnox

MANUAL DE INSTRUES

MANUAL DE INSTRUES

01

Controlador de Temperatura TJG

Esquema de Fora TJE 03/1000 380V


D1, D2 - DISJUNTORES DE COMANDO D3 - DISJUNTOR DE PROTEO GERAL Rt1- RELE DE PROTECAO C1 - CONTACTOR VENTILADOR C2 - CONTACTOR DE ACIONAMENTO DA ESTEIRA) C4 - CONTACTOR (RETENO AQUECIMENTO) C5, C6 - CONTACTOR DO AQUECIMENTO
D3

Programao
Para programar a temperatura: - Apertar a tecla , ento ir indicar no display SET; - Precionando a tecla ir aparecer no display o ltimo valor programado, que pode ser alterado usando as teclas e . - Aps programar a temperatura confirmar pressionando a tecla . - Ao confirmar ir aparecer no display o parmetro COD, que no deve ser alterado. - 10 segundos a configurao o display volta a mostrar a temperatura da mquina.

N R

S T

M1 - MOTOR DO VENTILADOR M3 - MOTOR DA ESTEIRA M4...M10 - MOTORES DO RESFRIAMENTO

Como Ligar sua Polimerizadeira


1. Ligue o ventilador para o ar comear a circular pelo insuflador. (Item 1 da figura na pg. 01) 2. Ligue a esteira e regule-a na velocidade desejada. (Item 3 e 4 da figura na pg. 01) 3. Ligue o aquecimento e regule para a temperatura desejada (programao pg. 01) 4. Somente aps a mquina atingir a temperatura programada podero ser iniciados os trabalhos. Obs.: Aps o uso deve-se desligar o aquecimento, deixando o ventilador e a esteira ligados por um perodo mnimo de 30 minutos, ou at a temperatura atingir 700 C. Terminando este perodo a mquina poder ser desligada por completa.
C2

D2

D1

C6 Rt2
COOLER

C1 RT1 MOT C4 MOT

MOT

L/R N/S IF
INVERSOR
FREQUENCIA

Alinhamento da Esteira
Mtodo de Regulagem Para melhor compreenso do processo, acompanhe na pgina de componentes da polimerizadeira a posio dos reguladores. Aps a montagem da esteira, girar os fusos direito e esquerdo na entrada e direito na sada at que a esteira esteja completamente esticada. Observe para que esta, no fique esticada em demasia. (Ligar a mquina e observar o movimento da esteira). A esteira dever deslizar sobre os auto reguladores de esteira de modo que a esteira fique levemente pressionada para cima. - A regulagem da esteira se da atravs dos parafusos 1E e 3D do desenho da pag. 6. - A regulagem deve ser feita da seguinte maneira: - Para o Lado que a esteira estiver correndo, este deve ser apertado 1/4 de volta e o lado oposto deve ser solto o mesmo 1/4 de volta. Este procedimento deve ser repetido at que a esteira fique centralizada no eixo. Obeservao: Aps cada nova regulagem deve-se deixar a esteira girando por 5 minutos, para verificar o resultado. Seu alinhamento se dar automaticamente. A esteira somente no obedecer o auto regulador se no ficar esticada uniformemente. Obs.: A esteira sai regulada de fbrica ou o tcnico que far a instalao a deixar regulada. Conforme figura abaixo.
Metalnox

T1/U T2/ V T3/W

M4...M10 RESFRIAMENTO
RR SS TT

M1 Ventilador

CARGA
M3 Esteira
MOT

380 V TRIF.

MANUAL DE INSTRUES

02

Metalnox

MANUAL DE INSTRUES

11

Fluxograma de Instalao do Gs GLP

Alinhamento da Esteira

ESTEIRA

REGULADOR DA ESTEIRA

Instrues Gerais e Instalao Eltrica


a) A mquina dever estar bem nivelada em lugar apropriado. b) Observe se a tenso da rede eltrica local, coincide exatamente com a da mquina. c) Reaperte todos os parafusos do painel de comando eltrico. d) O no aterramento do painel de comando eltrico da mquina, poder ocasionar passagem de corrente (choque eltrico). Assim causando danos aos componentes eltricos, eletrnicos e ao prprio operador. Evita eletrecidade esttica E) As instalaes eltricas devem ser feitas de acordo com as especificaes tcnicas deste manual. Caractersticas Polimerizadeira PMG 03/1000 : - Presso de entrada no queimador: 50 a 300 mbar - Consumo de Gs: 1.9 Kg/hora para dimensionamento da tubulao de Gs GLP - Conexo do queimador: BSP 3/8 - Para obter o consumo de gs natural da respectiva mquina em m3 GN/R deve-se multiplicar o consumo de gs DLP por 1,2665. O fluxograma acima genrico, servindo apenas para identificar os componentes a serem instalados. Solicite em sua cidade uma visita do corpo de bombeiros, que lhe orientar quanto ao local e a forma mais segura e econmica. Aps definido o local e a forma, contrate uma companhia de gs que lhe far a instalao.

FIO INDICADO:
TJE 03/1000 380V - 16 mm2 TJE 03/1000 220V - 25 mm2

Manuteno Preventiva
1- Ao receber a mquina reaperte todos os parafusos do painel eltrico e tambm da parte mecnica da mquina. Repita esta operao a cada 3 meses ou quando necessrio. 2- As partes mais sensveis da mquina esto em compartilhamentos fechados. Porm pode haver acmulo de p. Aconselha-se limpar estas partes, periodicamente. 3- Evite umidade. 4- indispensvel e importantssimo o aterramento da mquina. 5-No caso de queima de resistncia preciso: *Retirar o fechamento superior central para ter acesso aos blocos de resistncias. *Retirar a chapa que cobre as resistncias. *Executar a troca da resistncia danificada. 6-No caso de danificar o sensor de temperatura preciso: *Retirar o fechamento da sada do tnel. *Soltar os 2 parafusos que fixam o tubo guia do sensor. *Retirar o tubo desencaixando da parte interna do tnel. *Por fim fazer a troca do sensor e montar novamente.

Metalnox

MANUAL DE INSTRUES

10

Metalnox

MANUAL DE INSTRUES

03

Cuidados na Instalao
Na hora de colocar em funcionamento a polimerizadeira Metalnox, prestar ateno aos seguintes itens: - ligue o motor do insuflador (ventilador), verificando o sentido de rotao, o mesmo deve girar no sentido horrio, seguindo a seta de indicao localizada na carcaa do motor; - ligue a esteira transportadora, a mesma deve girar da esquerda para a direita do painel de controle da mquina; - ligue o aquecimento e a temperatura desejada.

Esquema de Fora TJG 03/1000 220/380V


D1, D2 - DISJUNTORES DE COMANDO D3 - DISJUNTOR DE PROTEO GERAL Rt1- RELE DE PROTECAO C1 - CONTACTOR VENTILADOR C2 - CONTACTOR DE ACIONAMENTO DA ESTEIRA) C5 - CONTACTOR DO AQUECIMENTO

N R

S T

D3

M1 - MOTOR DO VENTILADOR M3 - MOTOR DA ESTEIRA M4...M10 - MOTORES DO RESFRIAMENTO Q-01 - QUEIMADOR DO GS

Como inverter o sentido de rotao do motor do insuflador (ventilador)


- inverta o sentido de rotao do motor trocando a posio de duas fases na alimentao eltrica da mquina.

C2

C6 Rt2
COOLER

C1 RT1 MOT C4 MOT

MOT

L/R N/S IF
INVERSOR
FREQUENCIA

T1/U T2/ V T3/W

M4...M10 RESFRIAMENTO
Q - 01

Problemas causados pela no verificao do sentido de rotao do motor de insuflador (ventilador)


- aquecimento em demasia na laterais da esteira e falta de temperatura no centro; - avermelhamento ou queima das resistncias e fiao eltrica (mquinas com aquecimento Eltrico); - problemas com o queimador a gs ( nas mquinas com aquecimento a gs); - queima da pintura interna da mquina; - a mquina no atinge a temperatura programada. Obs.: A no verificao destes itens invalida a garantia do equipamento.

M1 Ventilador

M3 Esteira

MOT

Obs:Quando a mquina for 220V os fios conectados ao neutro devero ser conectados na fase T.

Metalnox

MANUAL DE INSTRUES

04

Metalnox

MANUAL DE INSTRUES

09

Esquema de Fora TJE 03/1000 220V


ALIMENTAO

Caractersticas Tcnicas
Modelo/ Tipo de Ligao (V) TJE 03/1000 - 380V Trif. TJE 03/1000 - 220V Trif. TJG 03/1000 - 380V Trif. TJG 03/1000 - 220V Trif. Potncia (kW) 30,4 30,4 1,4 1,4 Consumo de Energia (kW/h) 15 15 1,4 1,4 Consumo de Gs (Kg/h) 1,06 1,06 Corrente (A) 45 78 2,12 3,67 Largura til (mm) 1000 1000 1000 1000

D1, D2 - DISJUNTORES DE COMANDO D3,D4 - DISJUNTOR DE PROTEO AQUECIMENTO


S1 - CHAVE SECCIONADORA L/D GERAL

R S T

S1

Rt1- RELE DE PROTECAO C1 - CONTACTOR VENTILADOR C2 - CONTACTOR DE ACIONAMENTO DA ESTEIRA) C4 - CONTACTOR (RETENO AQUECIMENTO) C5, C6 - CONTACTOR DO AQUECIMENTO

D2

D1

M1 - MOTOR DO VENTILADOR M3 - MOTOR DA ESTEIRA M4...M10 - MOTORES DO RESFRIAMENTO

Dimenses
Modelo TJE 03/1000 A (mm) 6000
B

B (mm) 1450
A C

C (mm) 3100

D (mm) 1450
D

Lquido (kg) E (mm) Peso (aproximado)

Peso Bruto (kg) (aproximado)

1200
E

600

750

C2

C6 Rt2
D3 D4

80

C1 RT1
1600

L/R N/S IF
INVERSOR
FREQUENCIA

MOT

C4

C5 MOT

T1/U T2/ V T3/W

M4...M10 RESFRIAMENTO
R S T R S T

M1 Ventilador

Campo de aquecimento
M3 Esteira
MOT

Caractersticas Gerais de Funcionamento


A POLIMERIZADEIRA METALNOX, vem ao encontro das necessidades e exigncias do empresrio que procura sempre dar prioridade a qualidade de seus produtos. Dispe de um sistema de circulao interno de ar, como tambm de exausto para os gases e ar saturado. O ar aps aquecido, pelo banco de resistncia eltrica, direcionado sobre as peas, atravs de jatos, de maneira uniforme. Este sistema de circulao proporciona o reaproveitamento do ar aquecido, reduzindo consideravelmente o consumo de energia eltrica. Recebendo este ar aquecido, na temperatura e tempo necessrio, as peas estampadas so polimerizadas com excelente qualidade. Mesmo utilizando tinta com menos ligante, a fixao maior e o toque extremamente melhor. Componentes de Destaque do Equipamento: Esteira de teflon. Auto alinhador de esteira. Sistema de reaproveitamento de ar aquecido. Sistema de ar que proporciona homogeneidade de temperatura e se auto distribui sobre as peas estampadas atravs de jatos. Dispositivo para movimentao manual da esteira, necessrio em caso de queda de energia eltrica.

OBS: EM 220 V DE ENERGIA FEITA NA CHAVE LIGA DESLIGA GERAL S1.

220 V TRIF.

Metalnox

MANUAL DE INSTRUES

08

Metalnox

MANUAL DE INSTRUES

930

05

Componentes da Polimerizadeira
13 03

Esquema de Comando TJE/TJG 03/1000


D1, D2 - DISJUNTORES DE COMANDO RT1- REL TRMICO DO VENTILADOR B0 - BOTO DE ACIONAMENTO DO VENTILADOR B1 - BOTO DE ACIONAMENTO DA ESTEIRA B2 - BOTO DE ACIONAMENTO DO AQUECIMENTO B3 - BOTAO DE ACIONAMENTO DO RESFRIAMENTO C1 - CONTACTOR VENTILADOR CAMPO1 C2 - CONTACTOR DE ACIONAMENTO DA ESTEIRA C3 - CONTACTOR (RETENO AQUECIMENTO) C4, C5 - CONTACTOR DO AQUECIMENTO C6 - CONTACTOR DO RESFRIAMENTO TP01 - TERMOPAR TIPO "J" SENSOR DE TEMPERATURA L1, L2, L3,L4 - LMPADA DE SINALIZAO DO BOTES M - VENTILADOR DE REFRIGERAO DO MOTOR DA ESTEIRA

01

13 C2 14

05 02

06

07

15 08

04

4K7
CONEXES INTERNAS AO INVERSOR DE FREQUNCIA

14
N F D2 D1 Rt1 Rt2

a a 09 a 10 11 12 13
B1NF B3NF

16

B0NF 13 C1

B2NF TP01

01- Lateral 02- Painel 03- Cabeceiras 04- Ps 05- Vigas Laterais entrada 06- Emenda Vigas 07- Fechamento Inferior 08- Proteo Correia 09- Cilindro de entrada

10- Esteira 11- Regulador da Esteira 12- Fechamento Superior 13- Ventilador 14- Chamin 15- Vigas laterais sada 16- Cilindro de sada a - Paraf. p/ Regulagem da Esteira

13 B1 NA C2 14 B3 NA

13 C6 B0 NA 14

B2 NA 14

13 C3 14

1 2 6 8
HW 4900-TJE HW 520-TJG

4 5 9 10 7 8 11 12

C2

L2

C6

L4

L1

C1

L3

C3

C4 C5

OBS: CASO A MQUINA NO TENHA A OPO DE RESFRIAMENTO DESCONSIDERAR O ACIONAMENTO DO BOTO B3. Para as polimerizadeiras TJE 380V e TJG 220/380V o controle do aquecimento ser feito somente pelo contator C4,no sendo utilizado o contator C5.

Metalnox

MANUAL DE INSTRUES

06

Metalnox

MANUAL DE INSTRUES

07

Das könnte Ihnen auch gefallen