Sie sind auf Seite 1von 4

Anhanguera Educacional

Sade Coletiva

Anderson Alves da Costa RA:1101436524

Niteri, 05 de abril de 2014

1. Tuberculose
A tuberculose uma doena infecto-contagiosa causada por uma bactria que afeta principalmente os pulmes, mas tambm pode ocorrer em outros rgos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o crebro). A tuberculose no geral causada por uma infeco por Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espcies de microbactrias tambm podem causar a tuberculose. So elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti. A transmisso da tuberculose direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomerao de pessoas o principal fator de transmisso. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivduo contaminando-o. M alimentao, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistncia orgnica, tambm favorece o estabelecimento da tuberculose. Alguns pacientes no exibem nenhum indcio da tuberculose, outros apresentam sintomas aparentemente simples que so ignorados durante alguns anos (ou meses). O tratamento da tuberculose base de antibiticos 100% eficaz, no entanto, no pode haver abandono. A cura da tuberculose leva seis meses, mas muitas vezes o paciente no recebe o devido esclarecimento e acaba desistindo antes do tempo. Para evitar o abandono do tratamento da tuberculose importante que o paciente seja acompanhado por equipes com mdicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados. Para prevenir a tuberculose necessrio imunizar as crianas com a vacina BCG. Crianas soropositivas ou recm-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids no devem receber a vacina. A preveno da tuberculose inclui evitar aglomeraes, especialmente em ambientes fechados, e no utilizar objetos de pessoas contaminadas.

2. Aids
Aids uma doena que ataca o sistema imunolgico devido destruio dos glbulos brancos (linfcitos T CD4+). A Aids considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu carter pandmico (ataca ao mesmo tempo muitas pessoas numa mesma regio) e sua gravidade. A infeco da Aids se d pelo HIV, vrus que ataca as clulas do sistema imunolgico, destruindo os glbulos brancos (linfcitos T CD4+). A falta desses linfcitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenas oportunistas, causadas por microrganismos que normalmente no so capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal. O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreo vaginal, pelo leite materno, ou transfuso de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vrus, por isso, a importncia do uso de preservativo em todas as relaes sexuais.

3. Hansenase
A hansenase uma doena infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. A hansenase no hereditria e sua evoluo depende de caractersticas do sistema imunolgico da pessoa que foi infectada. A transmisso da hansenase feita a partir de um bacilo chamado Mycobacterium leprae, um parasita intracelular que apresenta afinidade por clulas cutneas e por clulas dos nervos perifricos. Os pacientes de hansenase sem tratamento eliminam os bacilos atravs do aparelho respiratrio superior (secrees nasais, gotculas da fala, tosse, espirro). O paciente em tratamento regular ou que j recebeu alta no transmite. A maioria das pessoas que entram em contato com estes bacilos no desenvolvem a hansenase. Somente um pequeno percentual, em torno de 5% de pessoas, adoecem. Fatores ligados gentica humana so responsveis pela resistncia (no adoecem) ou suscetibilidade (adoecem). O perodo de incubao da hansenase bastante longo, variando de trs a cinco anos. Os sintomas da hansenase incluem:- Sensao de formigamento, fisgadas ou dormncia nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; reas da pele aparentemente normais que tm alterao da sensibilidade e da secreo de suor; caroos e placas em qualquer local do corpo; diminuio da fora muscular (dificuldade para segurar objetos). A hansenase tem cura. O tratamento feito nas unidades de sade e gratuito. A cura mais fcil e rpida quanto mais precoce for o diagnstico. O tratamento da hansenase via oral, constitudo pela associao de dois ou trs medicamentos e denominado poliquimioterapia. importante que se divulgue junto populao os sinais e sintomas da hansenase e a existncia de tratamento e cura, atravs de todos os meios de comunicao. A preveno da hansenase baseia-se no exame dermato neurolgico e aplicao da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domiclio com o portador da doena.

Das könnte Ihnen auch gefallen