Sie sind auf Seite 1von 2

Contabilidade - Soluo para o mundo

O Mundo clama por transparncia e hoje temos escndalos nacionais e internacionais de fatos registrados e mensurados seja tangvel ou intangvel, mas ali est registrado o fato ou mesmo ato que mensura aquele momento. Lamentamos que os escndalos internacionais e nacionais existam mas no podemos deixar de perceber tais ocorrncia so derivativas de registros de FATOS e ATOS e quando mensurados e avaliados podem conceituar CARATER, PERSONALIDADE identificar crimes e aes que podem modelar conceitos. A CONTABILIDADE uma CINCIA que mensura ou registra os FATOS e ATOS de uma gesto (pessoal, profissional e empresarial) ligada a um determinado PATRIMONIO (pessoal, econmico, social, ambiental, financeiro, poltico) vinculado a uma ENTIDADE (pessoa, empresa, instituio, ONGs, ONCIPS, Associao, Cooperativa, Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judicirio). Em qualquer lugar que o bandido AL CAPONE se dirigia levava consigo o CONTADOR e seus respectivos registros (livros). Os milagres do JC (Jesus Cristo) foram escritos e identificados no livro mais antigo do Mundo (Bblia).

O DIRIO para um adolescente o LIVRO onde registra todos os seus acontecimentos, da ser ele um livro contbil de suma importncia. O sistema de informtica, qualquer que seja ele, sempre registra ENTRADA de dados (fatos e atos), PROCESSA (organiza) e SA com relatrios circunstanciais (Demonstrao Contbil e Financeira) para a tomada de deciso. CONTABILIDADE Quer seja PBLICA ou PRIVADA, registra todos os fatos Derivativos da gesto e transforma em DEMONSTRATIVOS que devem ser aferidos e analisados pelos responsveis para os procedimentos suplementares, tais como as melhorias contnuas necessrias para o alinhamento quando aferido com o Planejamento Estratgico Sustentvel. Qualquer que seja o ESCNDALO, pblico ou privado, fcil a sua identificao atravs dos registros contbeis, que fornece vitais e importantes informaes para visualizar fatos que podem positivas ou negativar gestores na identificao de aes passveis de sanes.

No mundo globalizado INFORMAO PODER e sabemos que isso depende da capacitao e qualificao na formao de quem avalia e afere citadas informaes. J se perguntou por que aos EUA espiona outras Naes atravs do uso da Tecnologia da informao? Podemos ento deduzir que a EDUCAO DE QUALIDADE uma necessidade vital para que citadas informaes tenham a serventia e importncia para a sociedade. Imagine que quando voc nasce e feito um documento chamado REGISTRO DE NASCIMENTO, quando se casa, REGISTRO DE CASAMENTO, quando morre REGISTRO DE BITO, quando constitui ou altera uma empresa, gera REGISTRO CONSTITUTIVO ou alterao do REGISTRO, quando tem CPF ou CNPJ, registro numrico de identificao de uma pessoa natural ou jurdica, quando ameaado REGISTRO de Boletim de Ocorrncia ou Termo Circunstancial de Crime (TCC), e voc ainda pensa que VIVE isolado da CONTABILIDADE, isso prova inconteste que ela est presente em toda sua VIDA. A Secretaria da Receita Federal do Brasil informa que tem REGISTRO de sua Conta Corrente Bancria, Carto de Crdito, Veculo emplacado, novo ou transferido, registro de Imvel, novo ou transferido, recursos financeiros que SAI ou ENTRA no Pas, toda Transao

comercial atravs de Nota Fiscal Eletrnica, tanto que a mesma informa que no prximo ano (2014) o contribuinte que tem uma s fonte de renda, o sistema far sua declarao e enviar para ratificao ou ratificao, o mesmo acontecer para as pequenas empresas. O sistema EFD (Escriturao Fiscal Digital) quem subsistemas, tais como o SPED - Servio Pblico de Escriturao Digital, visa minimizar a Economia Informal, minorar a SONEGAO FISCAL e IDENTIFICAR atividades e nichos que podem ameaas a regularidade do sistema fiscal. O Profissional de Contabilidade deve obrigatoriamente est antenado, atualizado, capacitado e qualificado para o exerccio do seu labor e que possa agregar valor a gesto empresarial, buscando atravs de um CONTROLE INTERNO conceder maior transparncia, sustentabilidade e continuidade para o processo decisrio do administrador.

O Mundo est MUDANDO rapidamente e somente aquele que melhor se adaptar poder sobreviver diante de exigncia da flexibilidade do sistema. CONCLUSO O Mundo clama por transparncia, controle interno e somente a CONTABILIDADE poder mensurar os fatos e atos administrativos gerados pela gesto que possibilite a sustentabilidade e continuidade das atividades das pessoas envolvidas, na concesso de relatar atravs dos Demonstrativos Contbeis e Financeiros para que possa ser aferidos, avaliados e analisados para identificao e aplicao do P D C A visualizando os pontos fortes e fracos e suas respectivas melhorias suplementares. Lamento que muitos no consigam ENTENDER essa afirmativa motivada por limitaes outras, mas creiam o sistema tambm registra fatos depreciativos e inflam estatsticas negativas que podem evitar no futuro Risco que incidam Investimentos e recursos.

No momento em que a Sociedade visualizar a CONTABLIDADE como cincia essncia a sua existncia, mundo poder melhorar consideravelmente. Autor: Elenito Elias Da Costa, contador, auditor, professor universitrio. Fonte: Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe

Das könnte Ihnen auch gefallen