Sie sind auf Seite 1von 10

UNIVERSIDADE DE BRASLIA INSTITUTO DE CINCIA POLTICA IPOL DISCIPLINA:TPICOS ESPECIAIS DE CINCIA POLTICA-TEORIA E ` ANLISE CRTICA DA CORRUPO PROF. Dr.

. RICARDO CALDAS.

PATRIMONIALISMO NO BRASIL

Aluno: Eduardo Furtado Prieto Matrcula: 13/0108201

Braslia, 21 de novembro de 2013.

Introduo:
O presente trabalho aborda o tema do patrimonialismo no Brasil e seus aspectos histricos na viso de dois autores de grande importncia no cenrio intelectual brasileiro, so eles Raymundo Faoro e Sergio Buarque de Holanda. Na primeira parte do trabalho ser apresentado o conceito de patrimonialismo desenvolvido por Weber e tambm sob a perspectiva de Karl Wittfogel, que em seu livro Despotismo Oriental apresenta o conceito weberiano de patrimonialismo aplicado ao Oriente. Na segunda parte ser abordado o conceito de patrimonialismo na viso desses dois autores brasileiros, Holanda e Faoro, que adaptaram esse conceito e aplicaram realidade brasileira. Holanda em seu livro Razes do Brasil no captulo o homem cordial trabalha o tema e Faoro trabalha ao longo de sua obra monumental Os Donos do Poder.

No Brasil o conceito de patrimonialismo foi tratado de forma muito singular, sendo remontado s origens coloniais Portuguesas, passando por toda a historia desse pas desembocando at a atualidade.Conceito desenvolvido por Weber, grande socilogo e jurista alemo no sculo XIX, patrimonialismo deriva de um outro conceito o de dominao que retratado vrias vezes por Weber, como por exemplo em seu livro Economia e Sociedade(2004) e Poltica e Cincia, duas vocaes(1993). Dominao o meio terico encontrado pelo autor para dar legitimidade s ordens de um chefe ou autoridade. Pode ser definida em trs tipos: carismtica, racional-legal e tradicional. O primeiro tipo de dominao que ser tratada a tradicional .Como Weber argumenta em seu livro Poltica e Cincia, duas vocaes:
Antes de tudo, a autoridade do passado eterno, isto , dos costumes santificados pela validez imemorial e pelo hbito, enraizados nos homens, de respeit-los.Tal o poder tradicional, que o patriarca ou o senhor de terras, outrora, exercia(WEBER,1993 pp.57)

Portanto, trata-se de uma crena na tradio, naquilo que costumeiro. Trata-se da crena na legitimidade do poder de quem exerce a dominao a partir de uma autoridade que sempre existiu(SILVEIRA,2010 pp.3), por exemplo os senhores feudais e suas linhagens so baseadas em dominao tradicional. O segundo tipo de dominao a racional-legal.Como elucida Weber a dominao racional-legal ocorre em razo da legalidade , em razo na crena na validez de um estatuto legal(WEBER,1993 pp.57).Logo, percebe-se que a fonte da dominao um estatuto positivado, ou seja a Carta Magna de um Estado por exemplo, definido de forma racional em que os agentes devem cumpri-lo pois esto sujeitos a sanes pelo descumprimento do mesmo. Verifica-se esta dominao nos Estados Democrticos de Direito onde a Lei e o Direito regem a populao e esta segue por temer as sanes e, de certa forma, por que tradicional e correto o seguimento destas.

O terceiro e ltimo tipo de dominao a carismtica.Novamente, Weber descreve este tipo de dominao:
Existe, em segundo lugar, a autoridade que se fundo em dons pessoais e extraordinrios de um indivduo (carisma) devoo e confiana estritamente pessoais depositadas em algum que se singulariza por qualidades prodigiosas, por herosmo ou por outras qualidades exemplares que dele fazem o chefe(WEBER,1993 pp.57)

Este ltimo tipo descrito de dominao pode ser verificada nas grandes religies, onde geralmente seus lderes exercem este tipo de domnio uma vez que podemos dizer que so profetas ou iluminados do cu. Um desses lderes foi Jesus Cristo, outro foi o profeta Maom dentre tantos outros lderes religiosos que assumem tambm a postura de autoridades ou de guias.A dominao carismtica tm a tendncia do engrandecimento de determinadas caractersticas ou especificidades dos indivduos que esto frente. O conceito de patrimonialismo derivado da dominao tradicional. Este conceito foi amplamente desenvolvido por vrios autores e tm muita importncia na formao do Estado brasileiro. Max Weber definiu o Estado patrimonial como providente e alicerado na imagem do pai do povo(PANONT,2012 pp.18) mais ainda patrimonialismo est alicerado no poder individual do comandante que ,amparado por seu aparato administrativo recrutado com base em critrios unicamente pessoais(SILVEIRA,2010 pp.4). Portanto, o patrimonialismo o Estado que no possui distino entre o pblico e o privado, cabendo ao lder cuidar desse lugar como se cuida de casa. Este tipo de dominao tm bases costumeiras muito fortes onde o poder pblico estritamente do lder e no da nao. O patrimonialismo foi muito comum em regimes absolutistas ocorridos, em grande parte, na Europa feudal. Weber elucida o patrimonialismo no estado feudal na passagem abaixo:
Em contraste com a ampla esfera de arbitrariedade e com a correspondente baixa estabilidade das posies de poder do patrimonialismo puro, encontra-se a estrutura nas relaes feudais. O feudalismo um caso-limite da estrutura patrimonial, no sentido da estereotipagem e fixao das relaes entre os senhores e os vassalos (WEBER,2004 pp.288)

Weber mostra muito bem o patrimonialismo e o quanto ele foi importante para a formao do Estado de Direito, principalmente na Europa.Outra perspectiva de patrimonialismo pode ser verificada na obra de Karl Wittfogel que em seu livro Despotismo Oriental trabalha com um olhar marxista para as ideias de Weber.Por exemplo ao olhar o sistema czarista russo percebe que a Rssia tinha um sistema patrimonialista de Estado, uma vez que a elite dominante exercia o poder como se fosse propriedade privada. Karl Wittfogel acredita que na maioria dos Estados est presente um aparato estatal que ao invs de se posicionar a favor da sociedade, submete-se ao seu domnio, caracterizando uma sociedade mais forte do que a prpria populao pode reger (JUNQUEIRA, pp.4). A partir desse pressuposto o autor comea uma pesquisa que tm como finalidade investigar pases em que a atividade principal era a agricultura de irrigao naes que ele chamou de civilizaes hidrulicas. E a partir da comea a desenvolver uma anlise desses Estados. Wittfogel observa que esses pases desenvolvem uma burocracia enorme em torno da atividade agrcola, fortalecendo os aparatos estatais de dominao polticoadministrativa. Nesse ponto, os Estados hidrulicos apresentam uma caracterstica em comum: a debilidade na propriedade privada favorecendo ainda mais as elites dominantes. A fora principal deste tipo de Estado se encontra em sua fortemente estruturada rede de comunicao e burocratizao (JUNQUEIRA, pp.4) fortalecendo, por causa desta, ainda mais o domnio do soberano sobre a nao.

Partindo agora para um olhar voltado para o Brasil, ser desenvolvido o conceito de patrimonialismo a partir da viso de dois autores brasileiros, so eles Sergio Buarque de Holanda e Raymundo Faoro. Sem sombra de dvidas a obra de Faoro foi de grande importncia para o Brasil.Sua obra Donos do Poder reflete de forma aguada a teoria weberiana de patrimonialismo relacionada a formao do Estado Brasileiro.A obra traz como tema central uma explicao das mazelas do Estado e nao brasileiros: a estrutura de poder patrimonialista estamental plasmada historicamente pelo Estado

Portugus(CAMPANTE,2003 pp.153).Para explicar essas mazelas Faoro debrua-se sobre o carter de formao do Brasil e sua herana colonial.Faoro elucida o objetivo de seu trabalho no excerto abaixo:

As hipteses e conjecturas, em aberta rebeldia aos padres consagrados, inspiram-se no propsito de abarcar, num lance geral, a complexa, ampla e contraditria realidade histrica. Um longo perodo, que vai do Mestre de Avis a Getlio Vargas, valoriza as razes portuguesas de nossa formao poltica, at agora desprezadas em favor do passado antropolgico e esquecidas pela influncia de correntes ideolgicas...(FAORO,2001 pp.10)

Ao analisar as razes histricas do Estado Portugus, Faoro descobre que a fundamental peculiaridade de sua forma de organizao estava calcada no fato de que o bem pblico no estava dissociado do patrimnio que constituiria a esfera de bens ntima do governante (SILVEIRA, 2010 pp.10).Em sua investigao o autor defende que o Brasil tinha uma organizao poltica patrimonialista que era gerida pelo soberano , no caso o prncipe, e este estava resguardado por uma organizao de funcionrios e sditos que o serviam, afim de garantir o interesse do soberano. Faoro coloca em xeque a interpretao de que as classes do Brasil nunca se organizavam mostrando dois pontos fundamentais: o Brasil no seria um pas feudal e o poder poltico no era exercido para atender as elites agrrias, que mal haviam se formado no Brasil, mas o poder era exercido em causa prpria (SCHWARTZMAN, 2003 pp.207-213). A primeira causa, o feudalismo brasileiro, desmentida, pois para se ter um sistema feudal necessrio um domnio do campo sobre a cidade.O que foi verificado era a soberania do poder central, no caso uma cidade principal que, devido ao isolamento geogrfico decorrente do sistema de diviso territorial, concentrava a maioria dos poderes e instalando o poder do Estado nessas localidades. O segundo ponto, o poder poltico era exercido pelas elites agrrias, questionado por Faoro ao dizer que o poder estatal est nas mos de um grupo social que cuja a caracterstica era, exatamente, a de dominar a mquina poltica e administrativa do pas( SCHWARTZMAN, 2003 pp207-213). O patrimonialismo brasileiro era visto como carter basilar das instituies no pas e de seu carter centralizador. Basicamente, todas as tarefas eram incumbidas ao Estado e sua burocracia, estando presente em todas as esferas da vida social. No havia autonomia dos latifundirios para o exerccio de suas atividades sem que os donatrios estivessem sob a gide da Coroa (SILVEIRA, 2010 pp.12)

Por ltimo, para Faoro a formao de uma identidade poltica nacional est em consonncia com as formas dos grupos sociais se organizarem.Com isso, a formao de liberdades pblicas est diretamente ligada a formao de liberdades econmicas.Sendo, portanto, um vinculo entre a formao de uma identidade poltica e o liberalismo econmico, onde um no pode existir sem o outro.Podendo-se afirmar, em ltima instncia, a formao de um Estado de Direito consolidado nestas bases.

O prximo autor a ser trabalhado ser Sergio Buarque de Holanda, que em seu livro Razes do Brasil trata sobre a formao cultural do Brasil. Em seu quinto capitulo, que trata sobre o homem cordial, encontra-se a contribuio dele para o pensamento sobre patrimonialismo no Brasil. Holanda elucida no trecho abaixo ao explicar o homem cordial
J se disse, numa expresso feliz, que a contribuio brasileira para a civilizao ser de cordialidade -- daremos ao mundo o "homem cordial". A lhaneza no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes to gabadas por estrangeiros com efeito, que um nos trao visitam, definido representam, do carter

brasileiro.(HOLANDA, 1995 pp.146)

Holanda comea seu texto trazendo uma diferena crucial entre famlia e Estado retratando a formao do homem cordial, que remonta da tradio familiar no Brasil.O desenvolvimento familiar na cultura brasileira, e por consequinte, a formao de laos foi um trao marcante na formao do jeito de ser do povo.Esse trao remonta do passado rural, particularista, patriarcal do Brasil onde no existia uma esfera pblica apenas a privada. Os efeitos desse tipo de formao cultural podem ser percebidos na privatizao do espao pblico, que se d pela insero de valores familiares dentro da esfera pblica e, portanto, da fuga do homem racional de Weber. O trao familiar muito marcante na pespectiva de Holanda como ele prprio diz o Estado no uma ampliao do circulo familiar(HOLANDA, 1995 pp.141). O homem cordial emotivo, afvel, sempre amigvel. Holanda ao tratar do homem cordial mostra nas prprias atitudes do brasileiro a tica da Emotividade uma forma de agir que no consegue separar o mbito privado do pblico, dificultando ainda mais a insero do homem cordial em organizaes sociais que estejam fora da viso patrimonialista do mundo.

Holanda ao longo do captulo mostra algumas atitudes tipicamente brasileiras que mostram o carter que foi por ele trabalhado.Um dos casos a religiosidade do brasileiro retratada no trecho abaixo:
A terminao inho, aposta s palavras, serve para nos familiarizar ainda mais com as pessoas e objetos[...]A popularidade, entre ns, de uma Santa Teresa de LisieuxSanta Teresinha- resulta muito do carter intimista que pode adquirir seu culto(HOLANDA, 1995 pp.148-149)

Para concluir importante ressaltar a importncia dos estudos sobre patrimonialismo no contexto da formao histrico-cultural do Brasil.Autores como Holanda e Faoro so apenas alguns dentre uma imensido de autores que tratam sobre este tema, mas que contriburam de maneira nica para a academia brasileira e na formao de uma identidade nacional.

Bibliografia:

CAMPANTE,Rubens Goyat(2003),O Patrimonialismo em Faoro e Weber e a Sociologia Brasileira,Revista de Cincias Sociais,Rio de Janeiro,Vol.46,no 1, 2003, pp 153-193.

FAORO,Raymundo(2001).Os Donos do poder-formao do Patronato Poltico Brasileiro(3a ed.) So Paulo,Globo.

HOLANDA, Sergio Buarque de.(1995),Razes do Brasil(26 ed.)So Paulo, Compania das Letras. JUNQUEIRA,Jlia(?),Patrimonialismo e cultura Poltica Gacha,Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. PANONT, Denise Aparecida Cavallini(2012), O patrimonialismo no Brasil e sua influncias para educao. 2012. 125 pg. Dissertao de Mestrado em

Educao.Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

SCHWARTZMAN,Simon(2003),Atualidade de Raymundo Faoro,Revista de Cincias Sociais, Rio de Janeiro, Vol. 46, n.2, pp.207-213.

SILVEIRA, Daniel Barile da Silveira(2010),Patrimonialismo e a formao do Estado Brasileiro: uma releitura do pensamento de Sergio Buarque de Holanda, Raymundo Faoro e Oliveira Vianna, Braslia, UnB.

WEBER,Max(1993), Cincia e poltica:duas vocaes.So Paulo:Ed.Cultrix.

WEBER,Max(2004),Economia e sociedade:Fundamentos da sociologia compreensiva Vol.2, Braslia, Ed.Unb.

Das könnte Ihnen auch gefallen