Sie sind auf Seite 1von 24

REVERTERIS

TEATRO360

Ricardo Reis, como Padre Antonio Vieira (Festival de Curitiba, 2014) Foto de Humberto Arajo

O Grupo de TEATRO360 tem orgulho de evocar a vida e a obra de uma figura mpar da cultura portuguesa e brasileira; a celebrao de um homem de todos os tempos.

Ricardo Reis, como Padre Antonio Vieira (Festival de Curitiba, 2014) Foto de Humberto Arajo

Montagem do Grupo de Teatro 360 Graus para o texto escrito pelo padre luso-brasileiro Antonio Vieira em 1672. O texto uma profunda reflexo sobre alguns dos temas mais frequentes da arte barroca: a morte, a efemeridade da vida e as vaidades humanas. Dir. Henrique Moura. Com Ricardo Reis e Veruska Wilke. 70 minutos. 12 anos.

Pea Reverteris traz reflexo e intelectualidade ao palco


Isabela Rocco
Jornal Gazeta do Povo/Curitiba (27/03/2014)
Reverteris estreou nessa quarta-feira (26), no auditrio Carteiro Oswaldo Teixeira. O grupo de teatro 360 Graus resolveu sair do comum e fazer uma pea com um texto bem mais intelectualizado. escrito por Antonio Vieira, chamado sermo da quarta-feira de cinzas, que tem em questo o existencialismo, sobre morrer, viver, e tudo reverter-se ao p. O diretor Henrique Moura, apesar de muito jovem, demonstra vasta experincia sobre o assunto, conceituando cada ato apresentado pelo texto barroco. So apenas dois atores, mas Ricardo Reis d conta de vrios personagens, usando cada um para ilustrar o sermo de diferentes perspectivas, dizendo a mesma coisa, mas com as caractersticas distintas de cada um. O que inicia e finaliza o raciocnio um padre, mas Ricardo tambm se passa por um professor, um executivo, um pintor francs e um coveiro. A pea j foi feita s com o padre, mas os personagens do leveza pea, ressalta Ricardo. Veruska Wilke, que tem uma grande trajetria como msica, canta em tom de pera ao longo da pea, contextualizando com o sermo. Inclusive, ela mesma pegou uma melodia de Bach e colocou a letra para cantar, de maneira que fizesse sentido com o texto. As msicas na maioria das vezes entravam enquanto o ator fazia as trocas de um personagem para o outro. Henrique Moura explica que Quem consegue seguir tudo isso e internalizar tem uma mensagem, para a pessoa sair pensando, e indica que quem assista no esteja buscando risos, mas sim reflexo. Reverteris tambm exibida nesta sexta-feira (28) s 18h, no auditrio Carteiro Oswaldo Teixeira.

Ricardo Reis, como Padre Antonio Vieira (Festival de Curitiba, 2014) Foto de Humberto Arajo

Ricardo Reis, como Padre Antonio Vieira (Festival de Curitiba, 2014)

TEATRO360
Um sonho tornado realidade Ser feliz para sempre... este o desejo de todos, mas do que feita a felicidade seno de momentos felizes? O grupo Teatro 360, parece ter descoberto isso, pois conseguiu unir a competncia e a oportunidade criando momentos de encanto, de diverso e de sonhos. Tudo comeou com uma idia, encenar "O Fantstico Mistrio de Feiurinha", de Pedro Bandeira, para estudante do Colgio So Francisco de Assis, a escolha no foi aleatria, mas fruto do desejo de trabalhar os contos de fadas. A proposta de Ricardo Reis (atual diretor do grupo) no s foi aceita como tambm deu incio a uma grande jornada teatral. Os ensaios foram, em verdade, descobertas, talentos que estavam escondidos foram aflorando e novos desafios eram lanados: decorar textos, aprender a expressar-se, a usar o espao do palco, falar alto... Eram muitas exigncias, mas ningum desanimou e, ao contrrio, ficaram deslumbrados em conhecer a verdadeira arte dramtica. Por seu lado, o diretor do grupo fez seu trabalho de lapidar pedras brutas. Tambm para ele foi uma grata surpresa ver que ao final conseguiu extrair o melhor de cada um, trabalhando individualmente as dificuldades. A criao do cenrio e figurino contou com a ajuda de amigos e parentes, alm dos colaboradores e, apesar da simplicidade, levou a magia do faz de conta para o palco, mostrando que, quando se acredita, tudo acontece. Muitas mudanas foram feitas desde a primeira apresentao de "O Fantstico Mistrio de Feiurinha", profissionais renomados ingressaram no grupo, a exemplo do cengrafo Heron Medeiros, do coregrafo Miguel Nascimento e da cantora Veruska Wilke, o que deu uma dinmica diferente pea, quem viu a primeira apresentao e a ltima, com certeza no viu a mesma pea, mas uma outra que superou a fase amadora. O final feliz dos contos de fadas, aconteceu tambm para o Teatro 360, pois, se nos ensaios tudo era brincadeira, no palco tudo era levado muito a srio, com isso, o projeto que era totalmente amador, ganhou novas propores e foi para um teatro "de verdade", agradando ao pblico e abrindo novas portas para o grupo, que desde ento j produziu diversos espetculos e levou milhares de pessoas ao teatro.

Eloizy Almeida

Ricardo Henrique dos Reis (So Paulo, 09 de dezembro de 1973) escritor, ator, diretor e produtor de teatro. formado em Comunicao Social pela Faculdade Csper Lbero. Frequentou o curso livre de teatro do Grupo Tapa no Teatro Aliana Francesa durante os anos de 1992 a 1995, sob a orientao dos atores Guilherme Sant`Anna, Denise Weimberg e Paulo Giardini. Em 2008 fez extenso universitria em Portugus Instrumental pela PUC-SP e em 2011 participou do curso TEORIA E PRTICA DA PEA DIDTICA DE BERTOLT BRECHT na ps-graduao da ECA-USP . Ainda em 1995 participou do curso de dramaturgia no teatro de Arena Eugnio Kusnet, ministrado por Chico de Assis. Entre outros cursos. Estreou profissionalmente como ator de teatro em 1996 com a pea Long Play (de Mauricio Soares Filho e Theodora Ribeiro), onde recebeu convite para trabalhar com Hector Babenco (mas o filme no conseguiu financiamento). Na sequencia vieram Sermo a QuartaFeira de Cinzas (2006/2011/2012), O Fantstico Mistrio de Feiurinha (2009/2010/2011), Francisco e Clara (2010) e Pandemnio (Filme, 2011. Personagem: Pedro, protagonista). Em 2002 dirigiu seu primeiro trabalho, a premiada pea Como Nasce Uma Sogra, de Semi Faiad, depois vieram: O Fantstico Mistrio de Feiurinha (2009), Francisco e Clara (2010) e O Rapto das Cebolinhas (2012). Como escritor destacam-se os livros de poesia Lobos (1994), Todas as Manhs de Maro (2012), Inspirar, expirar... PIRAR e Os roncadores e as adaptaes para o teatro das peas: O Fantstico Mistrio de Feiurinha, Pollyanna e Sermo da Quarta-Feira de Cinzas. Como dramaturgo escreveu em 2003 a pea infantil O Menino de Guarda-Chuva e em 2010 o musical Francisco e Clara. Foi fundador e diretor dos grupos teatrais O Escambau e Teatro 360 Graus.

Ricardo Reis, como Padre Antonio Vieira (Festival de Curitiba, 2014)

A premiada CANTORA

Veruska Wilke, como Beata (Festival de Curitiba, 2014)

Veruska Wilke Bacharel em Canto pela Universidade de Msica da UFMG, onde tambm estudou 2 anos e meio em Letras com habilitao em italiano; Cursou ballet clssico por 10 anos, na Academia de Ballet Natlia Lessa, junto com sapateado, jazz e dana moderna; Cursou dana afro no Grupo Folclrico Aruanda e 1 ano de teatro na Biblioteca Lus de Bessa; em Curitiba participou das oficinas de canto, canto coral e regncia coral infantil e adulta, de 1987 1991 e em So Paulo Cursou Regncia Coral. Principais Atuaes Participou de My Fair Lady, como atriz, cantora e bailarina; Festival de dana da Academia Natlia Lessa, de 1981 1986; do Grupo Folclrico Aruanda como cantora, danarina e percussionistal; Atuou em diversos corais do pas e participou da gravao do filme O Monge e a filha do Carrasco; Atuou no Grupo de Msica Antiga Quodlibet e no Coral Lrico de Minas Gerais; Participou de vrios Festivais de Msica Popular em Minas Gerais e So Paulo; Foi regente do Coral Curumim (projeto com crianas carentes de BH), tendo participado com eles no show Amigo de Milton Nascimento, apresentando-se em BH, RJ, SP, Inglaterra, Sua, Estados Unidos e Alemanha, e tambm do CD Amigo; Atuou na pea Paulo o Apstolo, de Joo de Deus Filho como atriz e cantora, no Teatro Sesiminas; na pea Histria de Lenos e Ventos, de Ilo Krugli como atriz, cantora, danarina e preparadora vocal. No coro da OSESP, atuou nas temporadas de 2001 abril de 2005, e dos concertos de inverno em Campos de Jordo no mesmo perodo; Atuou como regente do Coro Regina Pacis, de canto gregoriano em So Paulo; Atual regente dos corais Exulta-te e Coral Em Canto; Cantora e diretora do grupo Requinte Musical. cantora do Coro Profissional de Tatu desde Maro de 2009. Premiaes Melhor intrprete em vrios Festivais de Msica Popular; Filho Ilustre de BH, em comemorao aos 100 anos da cidade, por causa do seu trabalho desenvolvido frente do Coral Curumim.

O jovem DIRETOR

Henrique Moura Teatro CEU Alvarenga Foto de Paulo Henrique Rodrigu

Henrique MOURA
Henrique Moura faz parte do Grupo de Teatro 360 Graus desde 2009. Estuda violino, canto, dana e teatro, alm do curso de Fonoaudiologia pela Santa Casa de So Paulo. Atualmente dirige o espetculo Reverteris, enquanto ensaia o musical CHICAGO, com direo de Dan Rosseto.

Experincia Profissional
2014 Reverteris, de Padre Antonio Vieira Funo: Diretor Chicago, de John Kander Personagem: Mary Sushine 2012 a 2013 O Rapto das Cebolinhas, de Maria Clara Machado Direo: Ricardo Henrique dos Reis Personagem: Maneco (protagonista) 2011 a 2014 Sermo da quarta-feira de cinza, de Padre Antonio Vieira Direo: Ricardo Henrique dos Reis Funo: Tcnico de luz e som 2010 Francisco e Clara O Musical POP, de Ricardo Henrique dos Reis Direo: Ricardo Henrique dos Reis Personagem: Francisco (protagonista) 2009/2010 O Fantstico Mistrio de Feiurinha, de Pedro Bandeira Direo: Ricardo Henrique dos Reis Personagem: Prncipe, Bode, Pai de Feiurinha.

ues

Formado em Desenho e Plstica pela Universidade de Santa Maria (RS) em 1986, Heron Medeiros usou seu talento e a slida formao universitria na cenografia durante um longo perodo. Trabalhou na concepo e criao dos cenrios de vrios programas da Rede Record, no teatro e no cinema, em que assina, mais recentemente, a cenografia do filme Onde Andar Dulce Veiga, de Guilherme de Almeida Prado. Em 2003, decidiu voltar a dedicar-se com exclusividade pintura, que havia deixado um pouco de lado desde as vrias exposies de que participou logo depois de completar sua formao. Sua retomada iniciou-se com vrios acrilicos sobre tela com temas figurativos. Logo partiu para criaes mais subjetivas, um caminho particular de expresso que vai burilando no exerccio dirio da pintura e nos vrios cursos em que busca um dilogo com as formas e conceitos contemporneos. Assim surgiram as sries de peixes e aqurios, que define como janelas que trazem a ambientes internos o prazer da vida natural. E as vrias cadeiras e mesas, que excitam o olhar e convidam a um passeio a partir de pontos de vista surpreendentes. Rosane Aubin

Heron MEDEIROS

Sermo da Quarta-Feira de Cinzas

Mariana Ferreira formada em pedagogia pela USP, com especializao pela Escola da Vila. Sua estreia no teatro aconteceu em 2009 no papel de Cinderela, no espetculo O Fantstico Mistrio de Feiurinha. Estudou canto com Veruska Wilke e dana, com Miguel Nascimento. Trabalhos no teatro: - O Fantstico Mistrio de Feiurinha, Cinderela (2009) - Francisco e Clara, Pica di Bourlemond (2010) - O Rapto das Cebolinhas, Assistente de direo (2012)

2009 - O Fantstico Mistrio de Feiurinha (Teatro CEU Alvarenga - SMC) 2009 - O Fantstico Mistrio de Feiurinha (Teatro CEU Caminho do Mar - SMC) 2010 - O Fantstico Mistrio de Feiurinha (Teatro Brigadeiro) 2010 - Francisco e Clara, o Musical (Teatro Brigadeiro) 2011 - O Fantstico Mistrio de Feiurinha (Teatro Arthur Azevedo - SMC) 2011 - Sermo da Quarta-Feira de Cinzas (Teatro Augusta) 2011 - Sermo da Quarta-Feira de Cinzas (Teatro Lauro Gomes - SBC) 2012 - Sermo da Quarta-Feira de Cinzas (Teatro Elis Regina - SBC) 2012 - O Rapto das Cebolinhas (Teatro CEU Alvarenga) 2013 - O Rapto das Cebolinhas (Teatro Maria Della Costa) 2014 - REVERTERIS (Auditrio Carteiro Osvaldo Teixeira) Festivais/Festas O Fantstico Mistrio de Feiurinha Festa do Teatro 2010 - So Paulo Sermo da Quarta-Feira de Cinzas Festa do Teatro 2011 - So Paulo Reverteris Festival de Teatro de Curitiba 2014

Produtora Executiva Bete Porto produtora e membro fundador do Grupo de Teatro 360 Graus. Foi responsvel pela montagem das seguintes peas: Trabalhos realizados: O Fantstico Mistrio de Feiurinha - 2009 Francisco e Clara - 2010 Sermo da Quarta-Feira de Cinzas - 2011 O Rapto das Cebolinhas - 2012

Assistente de Produo a principal articuladora entre os artistas e os tcnicos. Esta presente em todos os assuntos relacionados ao espetculo, sendo tambm administradora e tesoureira. Trabalhos realizados: O Fantstico Mistrio de Feiurinha - 2009 Francisco e Clara - 2010 Sermo da Quarta-Feira de Cinzas - 2011 O Rapto das Cebolinhas - 2012

Produo Executiva Bete Porto Cenotcnico Tadeu Giovani Assistente de Direo Mariana Ferreira Fotografia Humberto Arajo e Paulo Henrique Rodrigues Preparao Corporal Marcia Fontes (Tae Kwon Do) Direo Musical Veruska Wilke Operador de Som Matheus Cezrio Iluminao Grupo de Teatro 360 Graus Diretor de Palco Leandro Moreira Costureiras Alice Futagami Assistente de Produo Avany Pimentel Apoio Cultural Colgio So Francisco de Assis Reviso de Texto Eloizy Almeida

Coreografia Miguel Nascimento Maquiagem Mel Sasaki Figurino Grupo de Teatro 360 Graus Cenografia Heron Medeiros Arte em E.V.A. Regiane Reis Assessoria de Imprensa Klatsche Comunicao Trilha Sonora Amauri Rodrigues Contra-regra Leandro Peixoto Divulgao Carlos Ricon Direo Henrique Moura

Alice Futagami Aline Macedo Amauri Rodrigues Amauri Rodrigues Junior Anthony John Conry Ariana Souza Arigato Avany Pimentel Bete Porto Bruna Alcal Carlos Alberto Carlos Ricon Carol Pivovar Colgio So Francisco de Assis Daniela Silvestre Edel Ediel Edson Eldes Fabro Eloizy Almeida Elton Andrade Giovanna Lorente Graa Oliveira Henrique Moura Heron Medeiros Hortncia Anny Irene Maria Rodrigues Nunes Jessica Moreira Joo Nunes Jos Roberto Costa Josi Santos Josias de Souza Dantas Josildo Fontes Juliana Freitas Kika Leoi

Leandro Neves Leandro Peixoto Leiliane Kaku Lorena Nunes Lucas Santos Luciano Fraga Marcia Fontes Marcos Paulo Maria da Conceio Andrade Nunes Maria Evani Rodrigues Costa Mariana Ferreira Mariza Mateus Cezrio Mazinha Meire Oliveira Miguel Nascimento Paulo Henrique Rodrigues Pedro Bonati Radi (Teatro CEU Alvarenga) Regiane Reis Ricardo Henrique dos Reis Rogrio de Campos Rose Vieira Rose Zollar SATED - SP SBAT - SP SBAT - RJ Simone de Carvalho Sonia Sabino Tadeu Giovani Valquria Jarski Veruska Wilke Vinicius Bader Vitor Carvalho

Empresas Conveniadas

11 5565-2324

O Escambau
PRODUES ARTSTICAS

TEATRO360
Endereo Rua Prof Pedro de Alcntara Machado, 104 Cidade Ademar - So Paulo, SP 04406-120 Telefone 55 11 4107-4418 55 11 9 7633-9811 Meios Eletrnicos teatro360@ig.com.br www.colsaofrancisco.com.br/2009/teatro360/index.htm www.teatro360.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen