Sie sind auf Seite 1von 8

LISTA DE EXERCCIOS

INTRODUO AO ESTUDO DE FALTAS


1. O que falta? Qual a diferena entre falha e defeito? 2. Conceitue curto circuito e apresente os efeitos da corrente de curto circuito 3. O que pode ocorrer com uma chave seccionadora com as seguintes especificaes: corrente suportvel de curta durao de 10 KA e um valor de crista da corrente suportvel de curta durao de 26 KA, se for submetida a uma corrente de curto circuito de 12 KA e um valor de pico mximo de 24 KA? 4. O que pode ocorrer com uma chave seccionadora com as seguintes especificaes: corrente suportvel de curta durao de 10 KA e um valor de crista da corrente suportvel de curta durao de 26 KA se for submetida a uma corrente de curto circuito de 9 KA e um valor de pico mximo de 27 KA? 5. O que uma falta simtrica? E assimtrica? 6. D exemplos de causas de faltas. Explique como uma descarga atmosfrica pode causar uma falta num sistema eltrico. 7. Explique como uma manobra incorreta pode produzir um curto circuito. D exemplos. 8. D exemplos de uma falta temporria? 9. Como um curto circuito pode ser a causa de um incndio? 10. D exemplos de como um curto circuito pode ocorrer numa instalao eltrica.

Lista de Exerccios Introduo ao Estudo de Faltas

11. Apresente a equao geral da corrente de curto circuito num dado ponto de um sistema eltrico? Apresente as componentes AC e DC e cada termo da equao de curto circuito. 12. O que responsvel pelo aparecimento da componente DC na corrente de curto circuito? 13. Por que a componente DC diferente nas trs fases? Quando a componente DC nula num curto circuito? 14. Explique como se obtm o valor de pico mximo da corrente de curto circuito cuja equao foi respondida na questo 11. Que fatores influenciam esse valor de pico mximo? 15. Como se obtm a componente DC mxima na ocorrncia de um curto circuito? 16. Analise o grfico da corrente de curto circuito num circuito RL apresentado na Figura 1 e explique como se pode obter IS. Apresente as equaes das envoltrias.

Figura 1 Corrente de curto circuito 17. O valor de pico da corrente de curto circuito IS pode ser obtido a partir do clculo da componente alternada da corrente de curto circuito ICC pela seguinte equao :

Lista de Exerccios Introduo ao Estudo de Faltas


I S = . 2.ICC

Determine a equao do parmetro . Esse parmetro depende da relao X/R? Obtenha o parmetro e compare com os valores obtidos no grfico mostrado na Figura 2.( Fonte: Livro de Instalaes Eltricas da COLEO SIEMENS volumes 1 e 2)

Figura 2 Parmetros m e n 18. Como se comportam os motores sncronos durante os curtos circuitos? E os motores de induo trifsicos? 19. Explique a que parmetro da equao da corrente de curto circuito est associado o efeito trmico da corrente de curto circuito.

Lista de Exerccios Introduo ao Estudo de Faltas

20. Explique a que parmetro da equao da corrente de curto circuito est associado o efeito dinmico da corrente de curto circuito. 21. O curto circuito num dado ponto do sistema eltrico um fenmeno transitrio ou de regime permanente? Explique 22. O que corrente assimtrica de curto circuito? E falta assimtrica? 23. Um capacitor contribui para o curto circuito? 24. Conceitue constante de tempo. Quanto tempo dura a componente DC da corrente de curto circuito? Quanto maior a indutncia, maior a durao da componente DC? 25. Qual o tipo de curto circuito o que mais ocorre? E o que menos ocorre, qual ? 26. Qual o componente dos sistemas eltricos mais sujeito a ocorrncia da faltas? 27. Cite exemplos de faltas srie. 28. Explique o sentido da fora entre dois barramentos A e B, percorridos por correntes de valores iA e iB de mesmo sentido. 29. Qual o impacto da componente DC nos efeitos trmicos e dinmicos da corrente de curto circuito? importante considerar a componente DC? Explique. 30. Qual a diferena entre um curto slido ou franco e um curto atravs de um arco eltrico? 31. Por que a contribuio de um motor de induo para o curto dura apenas alguns ciclos?

Lista de Exerccios Introduo ao Estudo de Faltas

32. O que corrente de curto circuito presumida num sistema eltrico? 33. Considere o trecho de um sistema eltrico industrial mostrado na Figura 3, especifique qual deve ser a bitola mnima de um cabo de baixa tenso de condutores de cobre com isolao em PVC para suportar os valores das correntes de curto circuito apresentados na Tabela 1. O sistema eltrico alimentado em 13,8 KV na alta tenso e o transformador de 300 KVA, 13,8 KV/380V, Dyn1 e a tenso de operao na baixa tenso de 380 V.
PDE

50/51

T1 QDG Icc =12,4 KA C1

Icc =8,4 KA

Figura 3 Sistema eltrico industrial Tabela 1 Valores de curto circuito mximos presumidos
PONTO PDE QDG QDI CORRENTE DE CURTO CIRCUITO PRESUMIDA MXIMA 495,6 A 12,4 KA 8,4 KA FASE - 81,5 - 76,2 -64,3
0 0

MEDIO

Icc = 495,6 A

Lista de Exerccios Introduo ao Estudo de Faltas

Figura 4 Suportabilidade a curto circuito

Figura 5 Temperaturas limites da isolao dos cabos 34. Qual deve ser a corrente suportvel de curta durao e o valor de crista da corrente suportvel de curta durao que a chave seccionadora deve ser especificada para suportar os valores da corrente presumida mxima de curto circuito apresentados na Figura 3? 35. Apresente o significado das seguintes grandezas que so dados de placa de um disjuntor de alta tenso: corrente nominal, tenso nominal, tempo de interrupo nominal, capacidade de interrupo nominal. 36. Explique as fases envolvidas desde a ocorrncia de uma falta num sistema eltrico at a completa eliminao dela pela abertura do disjuntor. Apresente essas fases para um disjuntor com acionamento de mola. Use a Figura 6 como apoio.

Lista de Exerccios Introduo ao Estudo de Faltas

Figura 6

Figura 7 37. Explique que tempos esto includos no tempo de eliminao de uma falta num dado sistema eltrico. Use a Figura 7 como apoio. 38. Qual o tempo mnimo de atuao da proteo? O que o tempo de arco? E o tempo de separao dos contatos? 39. Obtenha o valor eficaz da corrente de curto circuito considerando a componente DC num dado tempo t0. Use a corrente de curto circuito dada pela seguinte equao: i CC (t ) = 2 .ICC .sen( wt + ) 2 .ICC .e
R .t L

.sen( )

40. O esforo trmico provocado pela corrente de curto circuito depende da durao e da intensidade da corrente de curto-circuito, a qual diminui de um valor mximo (pico da corrente assimtrica de curto-circuito para um valor de regime permanente). Conhecendo-se os valores da ICC assimtrico (eficaz) e o tempo de operao da proteo pode-se determinar a seo do condutor conveniente para suportar os efeitos trmicos da corrente de curto-circuito. A Figura 2 nos possibilita determinar o valor mdio da 7

Lista de Exerccios Introduo ao Estudo de Faltas corrente de curto-circuito entre os valores assimtrico e simtrico, atravs dos fatores m e n. As curvas para determinao dos fatores m e n, necessitam do conhecimento do tempo de durao desde o incio do defeito at a interrupo do disjuntor. Para o fator m existem indicadas no grfico vrias curvas, correspondendo cada uma ao fator de assimetria ou de impulso (fi), o qual depende da relao R/X envolvida na falta. Para o fator n existem curvas definidas pela relao entre a corrente eficaz inicial de curto circuito e a corrente de regime permanente de curto circuito. Compare o valor obtido na questo anterior com o obtido usando a fig atravs da seguinte equao:

ICCA (t ) = ICC m + n

Das könnte Ihnen auch gefallen