Sie sind auf Seite 1von 23

HISTRIA MEDIEVAL

INTRODUO LINHA DO TEMPO OS FRANCOS O ISL O FEUDALISMO

Idade Mdia Sculos V XV


A Idade Mdia comeou com a queda do Imprio Romano do Ocidente, em 476, e se encerrou com a tomada da capital do Imprio Bizantino, Constantinopla, pelos turco-otomanos, em 1453. Costuma ser dividida em duas: Alta e Baixa Idade Mdia. A Alta Idade Mdia estendeu-se do sculo V ao X. Foi a poca de consolidao, na Europa Ocidental, do feudalismo, sistema socioeconmico predominante na era medieval. No Oriente, porm, em vez da descentralizao poltica feudal, o perodo foi marcado por dois fortes imprios: o Bizantino e o rabe. A Baixa Idade Mdia vai do sculo XI at o fim do perodo medieval, no sculo XV. quando o feudalismo chegou ao auge e entrou em decadncia. Lentamente, ele comeou a sofrer transformaes que s se concluiriam na Idade Moderna, quando seria substitudo, no campo poltico, pelas monarquias nacionais, e, no econmico, pelo sistema mercantilista.

Por sculos, a Idade Mdia foi tida como uma poca de insignificante desenvolvimento cientfico, tecnolgico e artstico. Essa viso nasceu durante o Renascimento, no sculo XVI, quando o perodo medieval foi apelidado de Idade das Trevas. Porm, a Idade Mdia foi responsvel por importantes avanos, sobretudo no que diz respeito produo agrcola: inventaram-se o moinho, a charrua (um arado mais eficiente) e tcnicas de adubamento e rodzio de terras. Outra herana medieval so as universidades, que comearam a surgir na Europa no sculo XIII. Alm disso, desenvolveram-se importantes movimentos artsticos, como o romnico e o gtico; viveram influentes filsofos, como Santo Agos nho e So Toms de Aquino; e, graas ao trabalho dos monges, preservou-se a cultura greco-romana - o que possibilitaria, alis, o surto de revalorizao da Antiguidade Clssica ocorrido durante o Renascimento.

Cronologia

650

482
Nasce o Reino Franco

Num momento de auge da civilizao maia, erguida uma das mais impressionantes construes por ela deixada: o Templo das Inscries. Os maias instalam-se na pennsula do Yucatn, no atual Mxico, a partir de 700 a.C. Sculos depois, fundam cidades-Estado independentes, com governos teocrticos. Utilizam avanadas tcnicas de irrigao e realizam trocas comerciais. Criam um calendrio que determina com preciso o ano solar, adotam a escrita hieroglfica e inventam as casas decimais e o conceito do valor zero. Conflitos internos, entre outras razes, levam ao colapso da civilizao por volta do ano 900.

527

Com a coroao de Justiniano, o Imprio Bizan no comea a viver seu auge. O imperador reconquista territrios brbaros no Ocidente, estimula as artes e elabora o Cdigo de Justiniano, que revisa e atualiza o direito romano. Ao fim de seu governo, em 565, o imprio comea a decair. Em 1204, a capital, Constantinopla, conquistada pelos cruzados, e o restante do imprio repartido entre prncipes feudais. Em 1453, a cidade subjugada pelos turcos.

962

O papa Joo XII nomeia Otto I imperador do Sacro Imprio Romano-Germnico, numa tentativa de conter os ataques hngaros Europa crist. Seus domnios abrangem pores das atuais Frana, Holanda, Sua, Alemanha, ustria e Polnia. Acentua-se a corrupo, e a Igreja Catlica torna-se mais suscetvel ao poder poltico, promovendo a venda de cargos eclesisticos (simonia). A partir de 1250, o imprio compreende um conjunto de pequenos Estados, nos quais o poder local do prncipe supera a autoridade central do imperador - situao que se estende at o sculo XIX.

987
Aps a morte de Lus V, ltimo rei da dinastia carolngia, nobres franceses elegem Hugo Capeta, conde de Paris, soberano da Frana. Inicia-se o processo de formao da monarquia francesa.

1066
William I (tambm chamado de Guilherme, o Conquistador), duque da Normandia, invade a Inglaterra, na Batalha de Hastings, e submete os saxes a um poder centralizado. o incio da monarquia Inglesa.

1163
iniciada a construo da Catedral de NotreDame, em Paris, um dos mais belos exemplares do estilo arquitetnico que marca a Idade Mdia: o gtico.

1096
Comeam as Cruzadas

1075 1054
A Igreja Oriental (Igreja Crist Ortodoxa Grega) e a Igreja Ocidental (Igreja Catlica Apostlica Romana) rompem entre si no Cisma do Oriente.

O Sacro Imprio Romano-Germnico e o papa Gregrio VII travam uma disputa conhecida como a Querela das Inves duras. Procurando diminuir a participao do imperador nas decises da Igreja, o papa probe a investidura leiga (nomeao de bispos e padres pelo imperador). O rei Henrique IV desacata a ordem e excomungado. Aps um conflito armado, definida a Concordata de Worms, em 1122, que mantm a proibio da investidura leiga e determina a no-interferncia do papa em questes polticas.

1215

Sob presso da nobreza e do alto clero, o rei ingls Joo II, conhecido como Joo Sem-Terra, assina a Magna Carta. Em vigor at hoje, o primeiro documento escrito da histria a limitar os poderes da monarquia e a fixar os direitos dos vassalos.

1281

O sulto Otman I funda o Imprio Turco-Otomano. No sculo XVI, o imprio vive seu auge, ocupando o norte da frica, a regio do mar Vermelho e a faixa do golfo Prsico at a Hungria. A partir do sculo XVII, a retrao econmica d incio decadncia, mas o sultanato s abolido aps a derrota na 1 Guerra Mundial (1914-1919).

1206
Gngis Khan unifica tribos da sia Central (atual Monglia) e inicia o Imprio Mongol, que se estende da China at as cercanias da Hungria. Suas conquistas so consolidadas pelo neto Kublai Khan, que funda na China a dinastia Yuan. Ele impulsiona o comrcio com a Europa. Em 1368, os mongis so expulsos da China pela dinastia Ming, que isola a nao do contato com o mundo mediterrneo. O Imprio Mongol se desagrega no sculo XIV.

1231

So instaurados os tribunais do Santo Ocio, ou Inquisio, por meio dos quais a Igreja Catlica, alegando agir em nome de Deus, persegue, tortura e mata milhares de pessoas consideradas hereges.

1309
Por causa da intromisso da Igreja em assuntos do reino, o rei da Frana Felipe IV prende o papa Bonifcio VIII e nomeia em seu lugar o francs Clemente V. O evento conhecido como Ca veiro de Avignon (localidade na Frana onde o novo papado instalado).

1337

A pretenso do rei ingls Eduardo III de disputar a sucesso do trono francs o estopim da Guerra dos Cem Anos, que ope Frana e Inglaterra. O conflito envolve disputas em torno de territrios que os duques da Normandia, ingleses, tinham na Frana. No fim da guerra, em 1453, a Frana recupera as possesses sob o domnio ingls. O embate impulsiona o nacionalismo francs e contribui para o fortalecimento do poder real.

1453
A tomada de Constan nopla pelos turcosotomanos marca o m da Idade Mdia.

1325

Os astecas fundam Tenochtitln, atual Cidade do Mxico, a partir de onde criam um imprio no centro-sul mexicano. Possuem uma sociedade altamente hierarquizada. Desenvolvem importantes obras de drenagem e tcnicas de irrigao e cultivo. Estudam a astronomia, a astrologia e a matemtica. No sculo XVI, o imprio destrudo pelos espanhis.

1385
A Revoluo de Avis d incio monarquia nacional portuguesa, inaugurada pelo rei Joo I

1400

Comea a expanso da civilizao inca, instalada em Cuzco, no atual Peru. O imprio se estende pela regio de Equador, Chile e Bolvia. Ele viabiliza a agricultura nas montanhas e regies desrticas, com tcnicas de irrigao. Os incas so o nico povo pr-colombiano a domesticar animais. Erguem centros religiosos e cultuam o deus Sol. Abalados por guerras internas, so dominados pelos espanhis em 1532.

Invases brbaras: Sculos V-VI


Sculo Reinos VI Invaso Presso povos dos Reconquista brbaros germnicos Hunos bizan na

INVASES Brbaros Sc. V

Ocupao da parte ocidental do Imprio Romano

Reforo do poder da Igreja (defesa e cristianizao)

Medo e insegurana

Despovoamento das cidades

Formao dos reinos brbaros

Dependncia dos camponeses face aos grandes senhores

Ruralizao da economia

Enfraquecimento do comrcio

Aumento da instabilidade

Regresso econmica

Economia de subsistncia Ataques dos muulmanos, dos normandos (vikings) e dos magiares (hngaros) Sc. VIII-X

Os Francos
O Reino Franco foi, dentre os brbaros, o de maior durao e estabilidade fundado no Ocidente. Formou-se no sculo V, quando, aps vrias tentativas, os francos finalmente conseguiram instalar-se na antiga provncia romana da Glia - atual Frana. Ele se estendeu at o sculo IX, fragmentando-se depois da morte de seu mais clebre lder, Carlos Magno.

Mapa animado: A expanso dos francos

Dinastia merovngia
Aps se fixarem na Glia, os francos permaneceram divididos em tribos, cada qual com seu chefe. Em 482, Clvis, um desses lderes, unificou os grupos e tornou-se o primeiro rei, fundando a dinastia merovngia (cujo nome deriva de seu av, Meroveu). Clvis empenhou-se em conquistar territrios e converteu-se ao cristianismo, formalizando uma aliana com a Igreja Catlica. Aps sua morte, seus quatro filhos dividiram o reino entre si, enfraquecendo-o. Na poca, a Europa vivia um processo de ruralizao e descentralizao do poder, com a formao do feudalismo .

Batismo de Clvis

Os monarcas que sucederam a dinastia merovngia ficaram conhecidos como reis indolentes, por demonstrar pouca habilidade poltica. O poder de fato passou ento a ser exercido por altos funcionrios da corte, os prefeitos do palcio, denominados majordomus. O majordomus Carlos Martel ganhou prestgio com a vitria contra os muulmanos na Batalha de Poitiers, em 732, que impediu o avano islmico sobre a Europa Ocidental. Aps sua morte, seu filho, Pepino, o Breve, deps o ltimo monarca merovngio, Childerico III, e, com o apoio da nobreza e do papa, tornou-se rei, iniciando a dinastia carolngia.

Imprio Carolngio
O Reino Franco atingiu o apogeu durante o reinado de Carlos Magno, filho de Pepino. Em 800, ele foi coroado imperador pelo papa Leo III, adquirindo, assim, a incumbncia de disseminar e defender a f crist. Para conduzir o agora Imprio Carolngio, Magno dividiu-o em centenas de unidades administrativas dotadas de certa autonomia - os condados -, governadas por nobres de confiana - os condes. Tambm aumentou o poder dos missi dominici, altos funcionrios reais, em geral membros do clero, encarregados de fiscalizar a aplicao das leis capitulares (decretos emitidos em captulos pelo imperador).

IMPERADOR
fidelidade nomeia fidelidade

MISSI DOMINICI
fidelidade controla controla fidelidade

NOBRES
fidelidade

BISPOS
fidelidade

VASSALOS

SERVOS

LIVRES

Alm de continuar a poltica expansionista do pai, Magno promoveu o Renascimento Carolngio, uma grande renovao educacional, artstica, monetria, jurdica e administrativa. Estimulou a fundao de escolas e tornou-se um dos responsveis pela continuidade da cultura greco-romana. Morreu em 814, sendo substitudo pelo filho, Lus, o Piedoso.

Mais tarde, com a morte de Lus, guerras sucessrias entre seus filhos resultaram no Tratado de Verdun, de 843, que estabeleceu a diviso do imprio em trs reinos: Carlos, o Calvo, recebeu a parte correspondente Frana; Lus, o Germnico, ficou com o territrio alemo; e a Lotrio coube a parte central. A desintegrao levou a um aumento do poder da nobreza local, fato que, somado s novas invases brbaras, de normandos (originrios da Escandinvia) e magiares (vindos da atual Hungria), permitiu a consolidao do feudalismo na Europa.

...e em 880 ... em 870 Tratado de Verdum, 843

Das könnte Ihnen auch gefallen