Sie sind auf Seite 1von 6

Prova de Sociologia 2 chamada

Professor Mrcio Luiz dos Santos Ewald ( ) Bimestre Data: ___/___/___ Nome do Aluno: Valor: 10,0 pontos N:

1001

Nota:

Contedos abordados: 1) Da era pr-cientfica ao renascimento; O conhecimento como caracterstico da humanidade; Sociologia um conhecimento de todos; o lento desenvolvimento do pensamento cientfico; A razo a servio do indivduo e da sociedade. 2) da ilustrao ao nascimento das cincias sociais; Iluminismo; Liberalismo; Adam Smith; o milagre da cincia; Anticlericalismo; da filosofia social a sociologia; Darwinismo social; Evolucionismo;

Questes Objetivas e Questes Discursivas 1,0 ponto 1 2 3 4 5 A A A A A B B B B B C C C C C D D D D D E E E E E 6 7 8 9 10 A A A A A B B B B B C C C C C D D D D D E E E E E

Leia este texto que ser usando para responder as questes 01, 02 e 03

Alegria ou irritao, medo ou surpresa, pesar ou orgulho: os acontecimentos mais banais despertam mltiplas emoes. Elas acompanham cada instante do nosso cotidiano, onipresentes como o ar que respiramos. No entanto, empenhamo-nos quase sempre em conter nossos sentimentos ou em mant-los dentro de limites tolerveis. Assim, quase nenhuma emoo escapa ao crivo da conscincia. Por que, afinal, buscamos control-las? Elas no so valiosas demais para serem reprimidas? Afinal, sem o afeto dificilmente ajudaramos outro ser humano ou criaramos nossos filhos; e, sem nos roer de raiva, talvez jamais crissemos coragem para pr o vizinho no seu devido lugar. Portanto, para que o esforo de reprimir esses sentimentos? Outra questo: como conseguimos conter nossas emoes? Profundamente enraizados em nossa herana biolgica, o animal dentro de ns parece muito mais forte que qualquer mecanismo mental de mediao. Esses temas esto no centro de uma rea de pesquisa na qual psiclogos, socilogos, antroplogos e, mais recentemente, neurocientistas tm adquirido valiosos conhecimentos. (...)
MAUSS, ris. Tormentos da ira. In: Mente e crebro. Edio especial. n 9. p. 7.

01
Sublinhe e comente um pargrafo do texto que sintetize o argumento de que o as emoes fazem parte de nossa humanidade.

Turma 1001 Gabarito

02
O texto deixa claro que sem o desenvolvimento da cincia no teria sido possvel chegar sociologia. Enuncie as caractersticas que o texto atribui cincia e como ela de desenvolveu para dar incio a sociologia.

03
Como o texto analisa diferentes momentos da histria da humanidade no que diz respeito ao desenvolvimento do conhecimento humano? Quais os fatos histricos voc destacaria como os mais importantes para o desenvolvimento da cincia e do conhecimento moderno.

04
O surgimento da Sociologia como cincia est relacionado a um contexto histrico especfico marcado por transformaes econmicas, polticas e culturais que marcaram a desagregao da ordem feudal e o surgimento da sociedade capitalista. Explique qual o impacto das revolues burguesas, Revoluo Industrial e Revoluo Francesa, para o surgimento da Sociologia. Qual a influncia da era industrial para o desenvolvimento da modernidade.

Turma 1001 Gabarito

05
Leia o texto e responda questo relativa ao tema. Tema: Globalizao e educao. A grande questo sobre a globalizao, que s vezes deixada de lado pelos analistas, que ela est apenas comeando. A tendncia que a competio entre os pases se acirre cada vez mais. No futuro, os mercados sero ainda mais abertos e naes emergentes como China e ndia disputaro os consumidores e os investimentos tanto quanto os pases que hoje so considerados centrais, como a Alemanha. Assim, necessrio um pensamento de longo prazo. As naes se preocupam em ser competitivas hoje. Deveriam se preocupar em continuar competitivas no futuro. Ganhar a corrida do mundo globalizado quem construir o melhor sistema de educao.
(Adaptado de: Veja, nov. 2005.)

Pode a educao promover o desenvolvimento de uma nao? Qual a importncia da educao para o desenvolvimento das naes desenvolvidas e do Brasil?

06
(UEL Conh. Ger. 2006) No Renascimento [...] o Tempo, Dom de Deus, transformou -se em Tempo, Servidor dos homens, pois os mercadores passaram a us-lo, na sociedade urbana que se instalava na Europa ocidental, tanto como medida do tempo de trabalho do operrio, [...] rompendo com o esquema do dia natural, como em elemento de clculo de lucro, permitindo o ganho em cima do tempo. [...] Nos dias atuais, tempo Senhor, pois os seres humanos esto escravizados ao Tempo, so seus servidores, e, quanto mais ocupado o tempo, tanto mais importante social e economicamente o homem .
(GLEZER, Raquel. Histria em Debate. Rio de Janeiro: CNPq, 1991. p.263, 267.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

I. O tempo, enquanto construo social uma conveno estabelecida pelo prprio ser humano, havendo vrias maneiras de interpretar as experincias passadas. II. Para Newton, a natureza do tempo um dado relativo do mundo criado, um dado modificvel da natureza humana. III. Ganhar ou perder tempo so expresses herdadas das sociedades da antiguidade, nas quais existia a necessidade de medir matematicamente e com exatido o tempo das atividades humanas. IV. O tempo na modernidade o tempo sequencial, composto por sries rgidas, encadeado por gestos, operaes, controles, para que renda plenamente. Esto corretas apenas as afirmativas: a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) I, III e IV. e) II, III e IV.

Turma 1001 Gabarito

07
Marque (V) Verdadeiro ou (F) Falso: Respostas: [ ] (A)No Renascimento se manifestaram os germes do individualismo, do racionalismo e da ambio ilimitada. [ ] (B)O pensamento moderno no se preocupou em deslegitimar o pensamento medieval. [ ] (C)A modernidade atingiu sua maturidade em 1687, com a publicao do Principia Mathematica, de Isaac Newton. [ ] (D)No Renascimento houve a legitimao de uma tcnica de pintura que buscava a perfeio, desenvolvendo uma nica forma de ver esta arte plstica. [ ] (E)O proletariado (assalariados) foi a classe responsvel pelo surgimento da idia de mercantilizar o mundo e obter lucro com todas as coisas. Portanto investiu na matematizao da realidade.

Quando era costumeiro olhar para os cus, algo que nossas vidas essencialmente urbanas tornam cada vez mais difcil, era possvel ler mensagens, reais ou imaginadas, que ligavam, de alguma forma, nossas existncias efmeras ao resto do cosmo. Quem nunca fez um pedido aps ver uma estrela cadente, ou fantasiou o que poderia haver alm de um arco-ris? A Estrela de Belm, anunciante da vinda de Jesus Cristo, , talvez, um dos smbolos mais conhecidos dessa relao mgica que tnhamos com os cus. Ela surgiu para indicar o local da manjedoura para os reis magos, astrlogos talvez, que sabiam, portanto, interpretar as mensagens celestes. O pintor italiano Giotto, no incio do sculo 14, representou a estrela como um cometa: a passagem do cometa Halley alguns anos antes havia causado um verdadeiro furor na Europa, j que ocorreu perto da virada do sculo, uma coincidncia que, para muitos, significava um prenncio do fim dos tempos. Se os cus eram a morada de Deus e sua corte de anjos, o que aparecia nas alturas vinha carregado de significado religioso. De certa forma, os cus eram uma espcie de pergaminho onde Deus escrevia suas mensagens. Fosse a chegada do Messias ou o fim da Terra, ou ambos, como deixavam claro os textos bblicos, seriam anunciados nos cus.
GLEISER, Marcelo. Folha de S. Paulo, So Paulo, 22 jan. 2006. Caderno Mais!. p. 9.

08
Lendo o texto, que diferenas existem entre as concepes religiosa e cientfica de mundo? Explique.

09
Uma obra fundamental para o pensamento poltico moderno marcou a discusso sobre a democracia e a igualdade de direitos. Escrita por Rousseau, O contrato social: a) incentivou os cidados a organizarem uma revoluo social contra a nobreza. b) redefiniu o pensamento liberal, embora no fosse contra a propriedade privada. c) defendeu o fim do absolutismo, com a instituio de uma democracia parlamentar. d) seguiu as teorias de Monstesquieu sobre a diviso de poderes e a monarquia constitucional. e) afirmou a necessidade de uma democracia ampla, aproximando-se do modelo poltico definido posteriormente por Marx.

Turma 1001 Gabarito

10
O texto a seguir trata do cientificismo, expresso muitas vezes associada ao Positivismo de Auguste Comte. "O cientificismo, quem diria, no nada cientfico [...] Para quem no familiar [sic] com o termo, os cientificistas defendem que a cincia (no caso, as cincias naturais) a nica fonte vlida de conhecimento; outras reas, como as cincias humanas (incluindo a Filosofia), a arte, a religio ( a que ns entramos), so, na melhor das hipteses, inferiores; na pior, totalmente irrelevantes ou descartveis. Burnett faz uma recuperao histrica mostrando como passamos de um extremo a outro: antes, as cincias se baseavam no argumento de autoridade; a revoluo cientfica do sculo 17 derrubou o modo de pensar antigo, e o fortalecimento das cincias naturais levou alguns pensadores (dos quais os pioneiros foram Bacon e Descartes) a lanar as bases daquilo que se tornaria o cientificismo, no sem antes passar pelo Iluminismo e pelo Positivismo. Obviamente no se deve confundir cincia com cientificismo, mas o pblico geral parece no estar atento diferena entre uma coisa e outra. Por isso, no fim das contas os cientificistas fazem mal cincia; ao defender que s as cincias naturais tm valor, associando a atividade cientfica com o naturalismo, o risco de provocar na sociedade uma rejeio cincia maior. Burnett cita Ian Hutchinson, do MIT, para quem a populao que aparentemente rejeita a cincia estaria, na verdade, rejeitando o cientificismo; mas, como no discurso dos cientificistas as coisas esto interligadas (como, por exemplo, na insistente associao entre evoluo e atesmo), fica difcil separar uma coisa da outra."
CAMPOS, Marcio Antonio. O cientificismo, quem diria, no nada cientfico. Gazeta do Povo, Curitiba, 16 jun. 2012. Disponvel em: <http://www.gazetadopovo.com.br/blog/tubodeensaio/?id=1264871&tit=o-cientificismo-quem-diria-nao-e-nada-cientifico>. Acesso em: 29 set. 2012.

I - Numa perspectiva radical do Positivismo, como acontece nos EUA, por exemplo, h o risco de a Cincia desconsiderar valores morais, o que obviamente perigoso quando justamente h um amplo debate sobre questes ticas nas pesquisas cientficas. II - O Positivismo comtiano, em sua essncia, radicalmente cientificista, j que se agarra exclusivamente s estatsticas e aos dados numricos, pois a Sociologia , para Comte, a aplicao das teorias da Matemtica, da Fsica e da Biologia sociedade. III - O texto v o cientificismo como algo positivo para o conhecimento humano, j que essa perspectiva nos coloca no caminho seguro para a aquisio de um conhecimento objetivo e indiscutivelmente verdadeiro. IV - Analisado o texto, podemos verificar que o autor defende a ideia de que o cientificismo uma viso de mundo, o que, obviamente, faz com que ela se assemelhe mais a uma ideologia do que a uma teoria cientfica. V - preciso cuidado ao analisarmos o Positivismo comtiano, para no cairmos no erro de entender a sua perspectiva de Cincia com o cientificismo radical, ainda que Comte defenda que leis naturais regulam o funcionamento da sociedade. Com base no texto, est(o) correta(s): (A) Apenas as alternativas I e III esto corretas. (B) Apenas as alternativas II, IV e V esto corretas. (C) Apenas as alternativas I, IV e V esto corretas. (D) Apenas as alternativas I e V esto corretas. (E) Apenas as alternativas II e IV esto corretas.

Turma 1001 Gabarito

Gabarito Questes Objetivas e Questes Discursivas 1,0 ponto 1 2 3 4 5 A A A A A B B B B B C C C C C D D D D D E E E E E 6 7 8 9 10 A AV A A A B BF B B B C CV C C C D DV D D D E EF E E E

Turma 1001 Gabarito

Das könnte Ihnen auch gefallen