Sie sind auf Seite 1von 42

APOSTILA DE HISTRIA DA ARTE: CONCEITOS E MOVIMENTOS Prof Dr Ana Raquel Portugal UNESP Franca Nosso blog visa divulgar

r conhecimento histrico, cultural e arqueolgico a respeito da Amrica Latina, mas todos sabem que quem se prope a realizar estudos sobre Arte, em qualquer que seja a parte do mundo, necessita conhecer os preceitos bsicos da Histria da Arte Ocidental desde os tempos mais remotos at os dias atuais. Partindo dessa premissa, resolvemos disponibilizar uma apostila que produzimos ao longo do perodo em que ministramos algumas disciplinas de Arte em diferentes universidades e que certamente no d conta de todos os movimentos e suas especificidades, mas apresenta de forma sinttica as principais caractersticas. Esperamos com isso instigar o gosto pela Histria da Arte. Bom estudo!!!

Vnus de Willendorf - Museu de Histria Natural - Viena - ustria

Desenho rupestre - Serra do Cip - MG - Brasil

ARTE PR-HISTRICA

Estendeu-se, aproximadamente, do ano 7000 a.C. ao ano 2000 a.C. Comeou ligada vida

seminmade dos pastores e terminou com o descobrimento do bronze, iniciando-se, ento, a era homnima. Os monumentos neolticos mais importantes so os dlmens e os menires (grandes pedras colocadas de p, tambm chamadas megalitos) como os da Bretanha, na Frana, e os grandes crculos de pedras da Inglaterra, ou crmlech, cujo exemplo mais representativo Stonehenge (3000-1000 a.C.). Os dolmens e os menires so signos significativos por representarem os primrdios da arquitetura no Ocidente. Na pintura neoltica, predominam as formas esquemticas, destacando-se o carter simblico dos temas.

Mosaico mesopotmico - Museu de Histria da Arte - Viena - ustria

ARTE MESOPOTMICA

Conjunto de obras realizadas pelas civilizaes do antigo Oriente Mdio que habitaram a regio compreendida entre os rios Tigres e Eufrates, atual Iraque, desde a pr-histria at o sculo VI a.C. As terras baixas da Mesopotmia abarcam a plancie frtil, porm seus habitantes tiveram que enfrentar o perigo das invases, as extremas temperaturas atmosfricas, os perodos de seca, as violentas tormentas e os ataques das feras. Sua arte reflete, ao mesmo tempo, sua adaptao e seu medo destas foras naturais, assim como suas conquistas militares. Estabeleceram ncleos urbanos nas plancies, cada um dominado por um templo, que foi o centro do comrcio e da religio, at que foi desbancado em importncia pelo palcio real. O solo da Mesopotmia proporcionava o barro para o adobe, material de construo mais importante desta civilizao. Os mesopotmicos tambm fizeram a cozedura da argila para obter terracota, com a qual fizeram cermica, esculturas e tbuas para a escrita. Conservaram-se poucos objetos de madeira. Na escultura, empregaram ainda basalto, arenito, diorita, alabastro e alguns metais, como o bronze,

o cobre, o ouro e a prata, bem como o ncar e as pedras preciosas nos trabalhos mais finos e de incrustao. Pedras como lpis-lazli, jaspe, alabastro e hematitas foram igualmente usadas nos selos cilndricos, marca pessoal usada em correspondncias e documentos. A arte da Mesopotmia abrange uma tradio de 4.000 anos que, em estilo e iconografia, aparentemente homognea. De fato, foi criada e mantida pelas ondas de povos invasores, diferentes tanto tnica como lingisticamente. At a conquista pelos persas, no sculo VI a.C., cada um desses grupos fez sua prpria contribuio arte mesopotmica.

Coleo egpcia - Museu de Histria da Arte - Viena - ustria

ARTE EGPCIA Edifcios, pinturas, esculturas e artes aplicadas do antigo Egito, da pr-histria conquista romana no ano 30 a.C. A histria do Egito foi a mais longa de todas as civilizaes antigas que floresceram em torno do Mediterrneo, estendendo-se, quase sem interrupo, desde aproximadamente o ano 3000 a.C. at o sculo IV d.C. A natureza do pas desenvolvido em torno do Nilo, que o banha e fertiliza, em quase total isolamento de influncias culturais exteriores produziu um estilo artstico que mal sofreu mudanas ao longo de seus mais de 3.000 anos de histria. Todas as manifestaes artsticas estiveram, basicamente, a servio do estado, da religio e do fara, considerado como um deus sobre a terra. Desde os primeiros tempos, a crena numa vida depois da morte ditou a norma de enterrar os corpos com seus melhores pertences, para assegurar seu trnsito na eternidade. A regularidade dos ciclos naturais, o crescimento e a inundao anual do rio Nilo, a sucesso das estaes e o curso solar que provocava o dia e a noite foram considerados como presentes dos deuses s pessoas do Egito. O pensamento, a cultura e a moral egpcios eram baseados num profundo respeito pela ordem e pelo equilbrio. A arte pretendia ser til: no se falava em peas ou em obras belas, e sim em eficazes ou eficientes. O intercmbio cultural e a novidade nunca foram considerados como algo importante por si mesmos. Assim, as convenes e o estilo representativos da arte egpcia, estabelecidos desde o primeiro momento, continuaram praticamente imutveis atravs dos tempos. Para o espectador contemporneo a linguagem artstica pode parecer rgida e esttica. Sua inteno fundamental, sem dvida, no foi a de criar uma imagem real das coisas tal como apareciam, mas sim captar para a eternidade a essncia do objeto, da pessoa ou do animal representado. A escultura caracterizava-se pelo estilo hiertico, a rigidez, as formas cbicas e a frontalidade. Primeiro, talhava-se um bloco de pedra de forma retangular; depois, desenhava-se na frente e

nas laterais da pedra a figura ou objeto a ser representado. Destaca-se, dessa poca, a esttua rgida do fara Qufren (c. 2530 a.C.). A escultura em relevo servia a dois propsitos fundamentais: glorificar o fara (feita nos muros dos templos) e preparar o esprito em seu caminho at a eternidade (feita nas tumbas). Na cermica, as peas ricamente decoradas do perodo pr-dinstico foram substitudas por belas peas no decoradas, de superfcie polida e com uma grande variedade de formas e modelos, destinadas a servir de objetos de uso cotidiano. J as jias eram feitas em ouro e pedras semipreciosas, incorporando formas e desenhos, de animais e de vegetais. A arte na poca de Akhenaton refletia a revoluo religiosa promovida pelo fara, que adorava Aton, deus solar, e projetou uma linha artstica orientada nesta nova direo, eliminando a imobilidade tradicional da arte egpcia. Deste perodo, destaca-se o busto da rainha Nefertiti (c. 1365 a.C.). A pintura predominou ento na decorao das tumbas privadas. A necrpole de Tebas uma rica fonte de informao sobre a lenta evoluo da tradio artstica, assim como de excelentes ilustraes da vida naquela poca.

Coleo grega - Museu de Histria da Arte - Viena - ustria

ARTE GREGA A arte e arquitetura desenvolvidas na Grcia e nas suas respectivas colnias entre o ano 1100 a.C. e o sculo I a.C. Embora tenha sua origem na civilizao Egia, sua evoluo posterior a converteu em um dos perodos artsticos mais influentes da cultura. A arte grega se caracterizou pela representao naturalista da figura humana, no somente no aspecto formal, mas tambm na inteno expressiva do movimento e das emoes. O corpo humano, tanto nas representaes dos deuses como nas dos seres humanos, desempenhou um papel fundamental na arte grega, tendo sido associado aos mitos, literatura e vida cotidiana. Poucos exemplos intactos ou em seu estado original foram conservados dos monumentos arquitetnicos e esculturas produzidos por esse povo e, no mbito da pintura, no so conhecidos grandes ciclos decorativos. Entretanto, restam dessa poca importantes vasos cermicos, moedas, jias e gemas, que, juntamente com as pinturas funerrias etruscas, oferecem algumas pistas sobre as caractersticas da arte grega. Esses restos so complementados com o relato das fontes literrias. Alguns viajantes, como o romano Plnio, o Velho e o historiador e gegrafo grego Pausnias, viram com seus prprios olhos muitos objetos artsticos que atualmente se encontram em pssimo estado de conservao. Nos seus relatos, h informaes acerca de alguns artistas e suas principais obras. A principal funo da arquitetura, pintura e escultura de monumentos at aproximadamente o ano 320 a.C. era de carter pblico, ocupando-se de assuntos religiosos e dos acontecimentos civis mais importantes, como as competies esportivas. Os cidados s utilizavam as artes plsticas na decorao de suas tumbas e as artes decorativas, para a produo de objetos de uso privado. O enxoval domstico continha um grande nmero de vasilhas de terracota pintadas e com acabamento sofisticado; as famlias mais ricas possuam vasilhas de bronze e espelhos. Em muitos objetos produzidos em terracota e bronze havia pequenas figuras e baixos-relevos.

A maioria das construes levadas a cabo pelos arquitetos gregos foi feita em mrmore ou em calcrio, alm de madeira e telhas, usadas na cobertura dos edifcios. Os escultores trabalharam o mrmore e o calcrio, modelaram a argila e fundiram suas obras em bronze. As grandes esttuas votivas foram esculpidas em lminas de bronze ou em madeira recoberta com ouro e marfim. Algumas vezes, as cabeas ou os braos estendidos foram realizados em separado e, posteriormente, unidos ao torso. A escultura em pedra e em argila era total ou parcialmente pintada com pigmentos brilhantes. Os pintores gregos colocavam pigmentos na gua para pintar grandes murais ou vasilhas decoradas. Os ceramistas modelavam suas vasilhas em tornos de oleiro e, quando elas ficavam secas, poliam-nas, pintavam-nas e coziam-nas. No perodo arcaico, ao longo do qual o mundo grego estendeu-se geogrfica e economicamente, sua maior riqueza e os contatos com o exterior fizeram com que esse povo criasse uma arquitetura e uma escultura de caractersticas monumentais. Ambas foram feitas com o mrmore e o calcrio, encontrados em abundncia na Grcia. Os templos abrigavam imagens dos deuses e eram decorados com esculturas e pinturas. A pintura teve tambm seu desenvolvimento nas vasilhas, que foram importantes objetos de comrcio. Na escultura, destacam-se trs tipologias: o jovem atleta (koros), a donzela vestida em p (kr) e a mulher sentada. Como exemplo, destacam-se a Dama de Auxerre, o Torso de Hera de Samos (perodo arcaico primitivo, c.660 a.C.-580 a.C.), o Apolo Piombino e o Koros de Anavysos. Os templos mais importantes so o templo drico de Posidon em Paestum (c. 450 a.C.) e o templo jnico em feso. A decorao das vasilhas cermicas com a tcnica das figuras negras, que migrou de Corinto para Atenas por volta de 625 a.C., foi combinada com o antigo estilo ateniense, maior e mais linear. Entre as obras-primas desse perodo, esto o vaso Franois (560 a.C.), realizado pelo ourives Ergtimos e o pintor Kltias, e a taa de Dionsio, realizada por Exquias. Os vasos decorados com a tcnica de figuras vermelhas foram feitos pela primeira vez no ano 530 a.C., por iniciativa do ceramista Andkides. Entre os pintores de vasos mais importantes do final do perodo arcaico, destacam-se Douris e os pintores de Brygos e Kleophrades. A arte grega do perodo clssico, desenvolvida entre as Guerras Mdicas e o final do reinado de Alexandre Magno, manteve-se totalmente independente das influncias estrangeiras, razo pela qual obteve uma grande demanda em outros lugares. Entre os templos mais importantes, est o de Zeus em Olmpia (meados do sculo V a.C.), projetado por Libn de lis. A escultura se expressa com uma certa solenidade determinada pela nova fora e a simplicidade das formas. Entre os melhores exemplos, encontramos as fachadas esculpidas do templo de Zeus de Olmpia, aAuriga de Delfos, o Efebo de Crtio e a cabea de Efebo ruivo. Nessas esculturas, a postura frontal das figuras do perodo arcaico so substitudas por posies mais complexas e atitudes mais naturais. Na pintura de vasilhas, as cenas de carter simblico e decorativo foram substitudas de forma gradual por representaes tridimensionais, como nas pinturas de Pistoxenus e Penthesilea. As

formas so mais ntidas, sugerem a influncia de Polignoto e oferecem mais informao de seu estilo artstico. O classicismo pleno se desenvolveu durante a segunda metade do sculo V a.C., especialmente sob o patronato de Pricles, o estadista ateniense. A arquitetura e a escultura de Atenas alcanaram ento uma perfeio raramente igualada. O escultor Fdias encarregou-se da superviso dos trabalhos da acrpole, lugar tradicional dos templos atenienses. Fdias e Policleto foram os escultores mais importantes do perodo clssico mdio. Fdias criou duas esttuas colossais criselefantinas (gnero de escultura em ouro e marfim), uma de Zeus em Olmpia, considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo, e outra de Atena no Prtenon. Outro importante escultor foi Mron com o Discbolo e Palas Atenia e Marsias. Os empreendimentos arquitetnicos diminuram quando Atenas, derrotada na guerra do Peloponeso, perdeu sua hegemonia poltica no mbito grego. Desse momento, destaca-se o mausolu de Halicarnasso, a enorme tumba de Mausolo, rei de Cria (c. 376 a.C.-353 a.C.). A escultura do ltimo momento desse perodo foi dominada por Lisipo, Praxteles e Escopas. Os exrcitos de Alexandre Magno, depois de conquistar as cidades-estado da Grcia, levaram sua cultura por todo Oriente Mdio. Como as cidades gregas entraram num perodo de decadncia poltica e econmica, a religio oficial e a conscincia cvica diminuram, aparecendo em todas as esferas uma maior nfase subjetiva. Os gregos foram receptivos s novas influncias orientais, como podemos observar nas decoraes luxuosas e nas religies msticas. Nas cidades ricas da sia Menor, assim como em Alexandria (Egito), surgiu um novo helenismo, mescla do esprito grego e dos estilos orientais.

Mosaico romano - Museu de Histria da Arte - Viena - ustria

Coluna de Constantino - Istambul - Turquia

Coliseu de Verona - Itlia

ARTE ROMANA

A arte e arquitetura da antiga Roma e seu imprio, que em seu apogeu estendeu-se das ilhas Britnicas at o mar Cspio. A arte romana mais primitiva remonta derrocada dos reis etruscos e ao estabelecimento da repblica no ano de 509 a.C. Para a Histria, o final da arte romana e por conseguinte o incio da arte medieval coincidem com a converso do imperador Constantino ao cristianismo e com a mudana da capital do Imprio de Roma para Constantinopla, no ano 330. Entretanto, tanto o estilo romano como a sua temtica pag continuaram sendo representados durante sculos, reproduzidos freqentemente em imagens crists. Tradicionalmente, a arte romana dividida em dois perodos: a arte da Roma republicana e a da Roma imperial (do ano 27 a.C. em diante), com subdivises correspondentes aos imperadores

mais importantes ou s diferentes dinastias. Na poca da repblica, o termo romano estava praticamente restrito arte realizada na cidade de Roma, que conserva o rastro de seu passado etrusco. Pouco a pouco, a arte libertou-se de sua herana etrusca, graas expanso pela Itlia e pelo Mediterrneo e ao fato de os romanos terem assimilado outras culturas, como a grega. Durante os dois ltimos sculos antes do nascimento de Cristo, surgiu uma maneira tipicamente romana de construir edifcios, realizar esculturas e pintar. Entretanto, devido extraordinria extenso geogrfica do Imprio de Roma e s suas diversas colnias, a arte e a arquitetura romanas foram sempre eclticas e se caracterizaram por empregar estilos distintos atribudos aos gostos regionais e s preferncias de seus mecenas. A arte romana no somente a arte dos imperadores, senadores e patrcios, mas tambm a de todos os habitantes do vasto imprio romano, incluindo a classe mdia dos homens de negcios, os homens livres ou plebeus e os escravos e legionrios da Itlia e suas provncias. Curiosamente, apesar de existir uma grande quantidade de exemplos escultricos, pictricos, arquitetnicos e decorativos, conhecemos poucos nomes de seus artistas e arquitetos. Geralmente, os monumentos romanos foram realizados mais para homenagear os seus mecenas do que para expressar a sensibilidade artstica de seus criadores. Podemos ter uma clara idia da arquitetura romana atravs dos impressionantes vestgios dos edifcios pblicos e privados da Roma antiga e graas aos escritos da poca, como o De Architectura, um tratado de dez volumes compilado por Vitrvio no fim do sculo I a.C. Os templos romanos foram o resultado de uma combinao de elementos gregos e etruscos: planta retangular, teto de duas guas, vestbulo profundo com colunas livres e uma escada na fachada dando acesso ao pdio ou base. Os romanos conservaram as tradicionais ordens gregas (drica, jnica e corntia), mas inventaram outras duas: a toscana, uma espcie de ordem drica sem estrias na fuste, e a composta, com um capitel criado a partir da mistura de elementos jnicos e corntios. A Maison Carre, da cidade francesa de Nimes (c. 16 d.C.), um excelente exemplo da tipologia romana templria. Na pennsula Ibrica, subsistem alguns restos arqueolgicos de templos da poca romana. Na Espanha, podem ser encontrados nas cidades de Barcelona, Mrida (dedicado deusa Diana), Crdoba (colunas da rua Claudio Marcelo) e Sevilha. Em Portugal, destacam-se o templo de Egitnia (provavelmente dedicado a Jpiter ou Vnus), o de vora (ou Diana) e o de Almofala (em Figueira de Castelo Rodrigo). Os teatros e os anfiteatros romanos apareceram pela primeira vez no final do perodo republicano. Diferentemente dos teatros gregos, situados em declives naturais, os teatros romanos foram construdos sobre uma estrutura de pilares e abbadas e, dessa maneira, puderam ser instalados no corao das cidades. Os teatros de Itlica e de Mrida foram realizados nos tempos de Augusto e de Agripa, respectivamente. O mais antigo anfiteatro conhecido o de Pompia (75 a.C.) e o maior o Coliseu de Roma (70-80 d.C.). Na Hispnia romana, destacam-se os anfiteatros de Mrida, Tarragona e Itlica. Os circos ou hipdromos tambm foram construdos nas cidades mais importantes; a praa Navona de Roma ocupa o lugar de um circo construdo durante o reinado de Domiciano (81-96 d.C.).

ARTE CRIST PRIMITIVA

Obras criadas, na Itlia e oeste mediterrneo, durante os primeiros sculos da era crist. A arte deste perodo comea a ser significativa entre 300 e 750 d.C., coincidindo com a ltima fase da arte e arquitetura romanas (sculo II ao sculo VII) e com as primeiras trs centrias (sculo V ao VII) da arte e arquitetura bizantinas. At o dito de Milo (313), promulgado pelo imperador Constantino I, o Grande que fez do cristianismo a religio oficial do Imprio Romano, pondo fim s perseguies contra os seguidores de Cristo a arte crist se restringiu a lugares de culto escondidos: catacumbas e titulae, casas particulares utilizadas para reunies religiosas secretas. A maior parte da arte paleocrist, na pintura e na escultura, traz grande influncia da arte romana, devidamente adaptada espiritualidade do cristianismo. Na iconografia, foram desenvolvidos conceitos cristos atravs de expresses visuais. A arte paleocrist realizou dois tipos de construo: a nave longitudinal ou baslica e as construes centralizadas, como o batistrio e o mausolu. Os exteriores das construes eram lisos e sem ornamentos. Os interiores, pelo contrrio, mostravam-se ricamente decorados com mrmore nas paredes e no cho, afrescos, mosaicos, cortinas e suntuosos altares de ouro e prata. As iluminuras apresentam rara qualidade. Possivelmente, a mais luxuosa a de Vienna genesis, datada do sculo VI e cujo pergaminho, em prpura, tem pginas e ilustraes no estilo da pintura romana. A escultura de volumes arredondados bastante escassa, ao contrrio dos baixos-relevos existentes, em grande nmero, nos sarcfagos.

Igreja de So Salvador em Chora - Istambul - Turquia

Igreja de So Salvador em Chora - Istambul - Turquia

Santa Sofia - Istambul - Turquia

Santa Sofia - Istambul - Turquia

Baslica San Marcos - Veneza - Itlia

ARTE BIZANTINA

A arte e arquitetura desenvolvidas no Imprio Romano do Oriente. A capital desse estado foi Constantinopla, a antiga cidade grega de Bizncio, que o imperador romano Constantino rebatizou no ano 330 com seu nome. O Imprio bizantino se desenvolveu durante quase mil anos, da queda do Imprio Romano do Ocidente, no ano 476, at a tomada de Constantinopla pelos turcos, em 1453. Sua hegemonia se estendeu para o Mediterrneo pelo oeste e at a Armnia pelo leste. Embora os conquistadores otomanos tenham destrudo alguns tesouros artsticos bizantinos, restaram mostras suficientes para interpretaes fundamentadas. A arte e a arquitetura bizantinas evoluram para satisfazer as necessidades da Igreja ortodoxa. Enquanto na Igreja catlica a adorao de santas relquias foi habitual at o fim da Idade Mdia, a Igreja oriental promoveu o culto popular aos cones. Esses retratos de santos e virgens representados em posio frontal eram imagens estilizadas. Embora pudessem ser realizados sobre diversos suportes, como pinturas murais ou mosaicos, geralmente eram pintados sobre pequenas tbuas. A maior parte da arte bizantina compartilha a qualidade abstrata dos cones. Seus antecedentes artsticos parecem remontar Mesopotmia e ao interior da Sria e do Egito, onde perdurou a arte hiertica do Oriente antigo, como se pode ver nas pinturas murais de Dura Europos no Eufrates e nos afrescos dos primeiros mosteiros do alto Egito. No entanto, em duas das cidades mais importantes dessas regies, Antiquia e Alexandria, o estilo naturalista helenstico foi conservado, como em Pompia e Roma. A arte bizantina, portanto, nunca se afastou por completo de suas razes helensticas, que de fato se mantiveram como uma importante fonte de inspirao e renovao, embora nesse processo tivesse que adotar o carter da f ortodoxa. A arte paleocrist dos sculos III e IV assumiu o estilo e as formas do paganismo clssico, evitando a modelagem de forma redonda para eliminar

a representao material das figuras sagradas. A escultura limitou-se, assim, a algumas placas de marfim, geralmente painis esculpidos em baixo-relevo para minimizar os efeitos escultricos. A decorao das igrejas bizantinas era geralmente feita em mosaicos. Essas representaes, compostas por pequenas peas cbicas ou tesselas de cristal colorido ou revestido com folha de ouro, cobriam a superfcie interior dos muros e das abbadas, produzindo um misterioso efeito luminoso, que se adaptava perfeitamente ao carter da religio ortodoxa. Ao mesmo tempo, seu carter suntuoso simbolizava a magnificncia da corte imperial e o poder de seu imperador, liderana incontestvel da Igreja ortodoxa.

Baslica de Santo Antonio de Pdua - Itlia

ARTE ROMNICA Romnico - conjunto das obras que se fizeram na Europa ocidental desde, aproximadamente, o ano 1000 d.C. at a apario, na segunda metade do sculo XII, do estilo gtico. O termo romnico, predominantemente ligado arquitetura, aplicou-se tambm escultura, pintura e s artes decorativas. O desenvolvimento das abbadas de pedra foi um dos ganhos excepcionais da arquitetura romnica. A razo principal para o emprego de abbadas foi a necessidade de encontrar uma alternativa s coberturas de madeira das estruturas pr-romnicas, expostas ao fogo e umidade. As tentativas para solucionar os novos problemas estruturais variaram infinitamente. Utilizaram-se cpulas, abbadas de tubos semicirculares e pontudas e abbadas de aresta. Sem dvida, at o perodo gtico no se havia conseguido uma estrutura de construo na qual as presses das abbadas estivessem contidas exclusivamente por pilares livres e contrafortes. Como as abbadas de pedra eram mais pesadas que as coberturas de madeira utilizaram-se muros mais grossos e colunas mais robustas. No estilo romnico pleno, particularmente no francs, o uso de muros com contrafortes e pilares macios como suportes para as pesadas abbadas de

pedra produziu um modelo caracterstico de edifcio, no qual a estrutura se compe de unidades menores articuladas. Estas unidades, chamadas galerias, so os espaos de planta quadrada ou retangular cobertos por cada abbada de aresta. Na arquitetura romnica tardia, as galerias foram tratadas como unidades fundamentais do edifcio e estes espaos retangulares se converteram num trao caracterstico importante do estilo imperante. A solidez das estruturas em pedra outra das caractersticas mais notrias da arquitetura romnica. O espao das igrejas romnicas era geralmente alto e estreito, iluminado por janelas de clarabia abertas no alto da nave central, sob a abbada. As portas e janelas apresentavam arcos de meio ponto ligeiramente pontudos. Essas aberturas comearam pequenas e decoradas com molduras, entalhes e esculturas que foram mais ricos e variados medida que o perodo romnico foi avanando.

Castelo do Buonconsiglio - Trento - Itlia

Catedral de Zagreb - Crocia

Catedral St. Vitus - Praga - Repblica Tcheca

Catedral So Estevo - Viena - ustria ARTE GTICA Estilo artstico europeu que floresceu entre o sculo XII e as ltimas dcadas do sculo XVI na arquitetura civil e religiosa, escultura, vitrais, pintura mural e sobre madeira, iluminuras e nas diversas artes decorativas. O termo gtico foi empregado, no sentido pejorativo, pelos tratadistas do Renascimento para referir-se arte da Idade Mdia, por eles considerada inferior e rude, se comparada arte clssica. Gtico uma palavra derivada de godo, uma das tribos brbaras que, aps a queda do Imprio Romano, veio do Norte e se espalhou pelo continente. O gtico apareceu como continuao do romnico, ao longo da baixa Idade Mdia e, no sculo XIX, produziu-se uma revalorizao deste perodo. Atualmente, considerado um dos momentos mais importantes que, do ponto de vista artstico, a Europa conheceu. O estilo gtico encontrou sua grande expresso na arquitetura, principalmente a religiosa. Surgiu, na primeira metade do sculo XII, da evoluo do romnico e como conseqncia de condies teolgicas, tecnolgicas e sociais. Em diversos pases europeus, como a Inglaterra, a arquitetura gtica perdurou at parte do sculo XVI, muito depois do estilo renascentista ter penetrado em outros campos artsticos. Contrastando com a arquitetura romnica cujas caractersticas essenciais so os arcos de meio ponto, ou de bero, estruturas macias, escassos vos e abbadas de canho ou aresta a arquitetura gtica empregou o arco pontiagudo; agulhas e capitis reforando o sentido de ascenso que se pretendia transmitir construo; amplos vos com decoraes em motivos geomtricos: intensa luminosidade; estruturas reduzidas mnima armao. Todas estas qualidades estilsticas foram possveis graas s inovaes na arte de construir, como a abbada cruzada. As igrejas romnicas possuam abbadas pesadas, paredes grossas e poucas janelas

para suportar a estrutura. No incio do sculo XII, os construtores idealizaram a abbada cruzada, que consiste no cruzamento de dois arcos formando uma estrutura resistente sobre a qual se colocavam pedras e tijolos que configuram a abbada. Este sistema, alm de leve e verstil, permitiu cobrir espaos das diversas configuraes e um grande nmero de combinaes arquitetnicas. Embora as primeiras igrejas gticas adotassem grande variedade de formas, a construo das grandes catedrais do norte da Frana, na segunda metade do sculo XII, beneficiou-se das vantagens das abbadas cruzadas. Com elas, puderam-se concentrar as energias nos quatro pontos do vrtice e distribu-las atravs dos elementos que as sustentavam, como pilares, colunas ou sistema de estribo e arcos botante (arco transmissor dos esforos tangenciais para um contraforte situado no exterior da construo). Como conseqncia, as pesadas paredes da arquitetura romnica foram substitudas por outras mais leves, com janelas permitindo a apario de vitrais, possibilitando a construo de vos de grande altura. Com a abbada gtica, as construes adotaram formas variadas. Mas a planta comum das catedrais consistia em trs ou cinco naves longitudinais, um transepto, um coro e um presbitrio, em composio similar das igrejas romnicas. As catedrais gticas aperfeioaram a criao mais genuna da arquitetura romnica: a abside com um espao transitvel para o qual se abrem capelas radiais de planta semicircular ou poligonal. A organizao dos desenhos frontais no interior das naves e no coro tambm manteve os precedentes romnicos. Por outro lado, os esbeltos pilares compostos separando as naves com colunas delgadas entre o capitel e a base alm do uso de arcos apontados contriburam para criar efeitos de verticalidade, a expresso mais intrnseca da arquitetura gtica. O objetivo prioritrio da organizao exterior da catedral gtica, com seus arcobotantes e pinculos, era resistir ao peso das abbadas. A fachada ocidental, os ps da igreja, tentava produzir efeitos de desmaterializao atravs de ricos recursos plsticos. A fachada principal gtica divide-se, geralmente, em trs corpos horizontais e trs sees verticais de onde se abrem os trs portais correspondentes s naves do interior. As duas torres laterais formam parte do corpo da fachada e se arrematam em ponteiros ou capitis. A grande roscea sobre o prtico supe um magnfico centro para a totalidade do conjunto. A escultura seguiu o precedente romnico com ampla difuso de imagens cuja finalidade, alm de decorar as fachadas das catedrais, era doutrinar os fiis nos dogmas da f catlica. A escultura, do final do sculo XII e princpio do sculo XIII, teve um carter predominantemente arquitetnico. As figuras mais destacadas so as esttuas colossais das ombreiras (pilastras laterais) dos portais e os quebra-luzes dos vos da entrada. Recebem o nome de esttuas-coluna por estarem apoiadas a estes suportes. s vezes, a esttua-coluna tende a se libertar da moldura arquitetnica, como se fosse uma escultura isolada do complexo arquitetnico. Dentro da evoluo pictrica do sculo XV, se distinguem dois estilos: o Gtico e o Flamengo. O Gtico corresponde aos dois ltimos decnios do sculo XIV e perdurou, na maior parte da Europa, durante a primeira metade do sculo XV. Paralelo ao Renascimento italiano, o Flamengo surgiu em Flandres, no primeiro tero do sculo XV, e se difundiu durante a segunda

metade do sculo. O estilo Gtico apareceu no centro do continente como conseqncia da fuso de elementos e formas do Gtico aliadas s inovaes tcnicas e iconogrficas apontadas pelos pintores italianos Giotto, Duccio, Simone Martini e os Lorenzetti. Caracteriza-se pela valorizao expressiva do anedtico, estilizao das figuras, predomnio das linhas curvas, introduo de detalhes naturalistas e emprego de tcnica minuciosa. O estilo flamengo se iniciou nas cortes dos duques de Berry e de Borgonha. A principal contribuio desta escola foi a utilizao da tcnica a leo que conferiu maior vivacidade e enriquecimento gradao cromtica, permitindo a realizao de veladuras e a obteno de cores compostas. Os traos mais definidos do estilo flamengo foram o naturalismo, o gosto pelo detalhe, a tcnica minuciosa e, em certas ocasies, a codificao simbolista atravs das cores. Os iniciadores da escola flamenga foram os irmos Huberto e Jan van Eyck, cuja primeira obra clebre foi o retrato O cordeiro mstico da Igreja de San Bavo em Gent. Tambm de autoria de Jan van Eyck o quadro Os esposos Arnolfini (1434), considerado um dos melhores da arte flamenga. Entre os pintores destacam-se, ainda, Robert Campin, Roger van der Weyden, Hans Memling e Dirk Bouts. Na escola flamenga sobressaiu uma figura excepcional, avanada para sua poca: Jernimo Bosch, criador de um universo surrealista e de um cdigo moralizante. Entre suas obras cabe citar o trptico O jardim das Delcias. Distante da Idade Mdia do ponto de vista conceitual, a influncia flamenga se estendeu por toda Europa ao longo do sculo XV, sendo considerado o Renascimento do Norte. Na Espanha, a pintura flamenga teve um especial desenvolvimento graas a alguns pintores como Luis Dalmau, Jaime Huguet, Jacomart, Bartolom Bermejo e Fernando Gallego.

Filipe IV - Diego Velazquez - Museu de Histria da Arte - Viena - ustria

Caadores na Neve - Pieter Bruegel - Museu de Histria da Arte - Viena - ustria

O artista e seu estdio - Jan Vermeer - Museu de Histria da Arte - Viena - ustria RENASCIMENTO Movimento artstico que se manifestou na pintura, escultura e arquitetura, em toda a Europa, aproximadamente de 1400 a 1600. Os traos principais da arte renascentista so a imitao das formas clssicas da antigidade greco-romana e a preocupao com a vida profana, o humanismo e o indivduo. O Renascimento corresponde, na histria da arte, era dos grandes descobrimentos, refletindo o desejo, da poca, de examinar todos os aspectos da natureza e do mundo. Durante o Renascimento, os artistas continuaram a merecer o status, herdado da Idade Mdia, de meros artesos. Mas, pela primeira vez, comearam a se impor como personalidades independentes, comparveis a poetas e escritores. Os pintores e escultores renascentistas investigaram novas solues para problemas visuais formais e muitos deles realizaram

experincias cientficas. Neste contexto, surgiu a perspectiva linear na qual as linhas paralelas eram representadas em ponto de fuga. Os pintores passaram a ser mais exigentes com o tratamento da paisagem, dedicando maior ateno representao de rvores, flores, plantas, distncia entre montanhas e os cus com suas nuvens. O efeito da luz natural e o modo como o olho percebe os diversos elementos da natureza, tornaram-se novas preocupaes. Assim nasceu a perspectiva area, na qual os objetos perdem os contornos, a cor e o sentido de distncia medida que se afastam do campo de viso. Os pintores do norte de Europa, especialmente os flamengos, revelaram-se mais avanados que os italianos na representao das paisagens e introduziram o leo como nova tcnica pictrica, contribuindo para o desenvolvimento desta arte em todo o continente. Embora o retrato se consolidasse como gnero especfico em meados do sculo XV, os pintores do Renascimento alcanaram o auge com a pintura histrica ou narrativa. Em uma paisagem ou moldura de fundo, figuras relatavam passagens da mitologia clssica ou da tradio judaicocrist. Dentro de um contexto, o pintor representava homens, mulheres e crianas em poses reveladoras de emoes e estados de esprito. O renascimento das artes coincidiu com o desenvolvimento do humanismo que estudava e traduzia textos filosficos. O latim clssico foi revalorizado. A par desta renovao de idias, ocorreu o perodo de descobrimentos de novas terras. As embarcaes se lanaram em busca de novos caminhos martimos, colhendo, como resultado, diferentes rotas para a sia e a imensido das Amricas. Pintores, escultores, arquitetos e navegadores sentiam o mesmo anseio de aventura, o desejo de ampliar conhecimentos e obter novas solues. Assim, tanto Leonardo da Vinci e Michelangelo, como Cristvo Colombo e Pedro lvares Cabral descobriram mundos novos e surpreendentes. O bero do Renascimento foi a Itlia, extraordinrio depsito de runas clssicas. Encontram-se vestgios do imprio romano em quase todas as cidades italianas. Os sarcfagos de mrmore, decorados com relevos, so o exemplo mais comum. O idioma, uma corruptela do latim falado pelos antigos romanos, foi sistematizado no sculo XIV por Dante Alighieri, Francesco Petrarca e Giovanni Boccaccio. As primeiras manifestaes do Renascimento italiano ocorreram em Florena. Trsourives e escultores, Brunelleschi, Ghiberti e Donatello, realizaram inovaes que romperam com as convenes da arte gtica. Donatello, que tambm trabalhou em Veneza, Pdua, Npoles e Roma veiculou, por toda a Itlia, as novas formas estticas. Na pintura, Masaccio introduziu um conceito naturalista e expressivo, assim como a perspectiva linear e area. O introdutor, em Veneza, do iderio renascentista foi Bellini. Mais tarde, Veneza disputou com Florena o privilgio de ser o centro do movimento que modificou o pensamento humano. Aps esta extraordinria exploso criativa, foi pouco significativa a produo artstica italiana no comeo do sculo XV. Mas logo surgiram os nomes mais destacados do Renascimento e que influenciaram toda a obra ocidental posterior: Leonardo da Vinci (1452-1519) e Michelangelo (1475-1564). Pintor, escultor, arquiteto, engenheiro e cientista, Leonardo da Vinci foi importante, principalmente, na pintura onde introduziu o conceito de perspectiva atmosfrica.

Michelangelo, pintor, escultor, arquiteto e poeta, transformou-se em um dos maiores criadores que o mundo j conheceu. Entre os artistas quatrocentistas, destacam-se Filippo Brunelleschi, Lorenzo Ghiberti, Donatello, Masaccio, Paolo Uccello, Fra Angelico, Pisanello, Jacopo Bellini, Gentile Bellini, Giovanni Bellini, Andrea Mantegna, Piero della Francesca, Leon Battista Alberti, Antonio del Pollaiuolo, Andrea del Verrocchio, Sebastiano del Piombo, Giorgione, Tiziano e Sandro Botticelli. Entre os artistas quinhentistas, destacam-se Leonardo da Vinci, Donato Bramante, Rafael, Michelangelo, Giorgione, Tiziano e Correggio. No norte europeu, as manifestaes artsticas do gtico tardio foram contemporneas dos descobrimentos martimos e das mudanas de viso de mundo produzidas na Itlia. Pases como Alemanha, Holanda e Inglaterra foram menos receptivos ao incipiente Renascimento.

Giuseppe Arcimboldo - Inverno - Museu de Histria da Arte - Viena - ustria

Giuseppe Arcimboldo - Vero - Museu de Histria da Arte - Viena - ustria

MANEIRISMO Estilo surgido na Itlia no sculo XVI. Caracteriza-se pela plasticidade das figuras exageradas, cujas posturas so, quase sempre, foradas. Usa as cores de modo arbitrrio e trata o espao de maneira irreal, criando, com freqncia, efeitos dramticos. Como movimento, o maneirismo repudiou o equilbrio e claridade do Renascimento, procurando composies mais dramticas e complexas. Era ntido seu desejo de obter efeitos emocionais, fazendo uso de movimentos e contrastes. Neste sentido, o maneirismo antecipou o Barroco do sculo XVII. Em Portugal, o maneirismo foi rico e original e expressou-se nas artes plsticas, literatura e msica. As figuras mais representativas desse movimento so Giulio Romano, Rosso Fiorentino, Jacopo Carucci, o Pontormo, Parmigianino, Domenico Beccafumi, Il Bronzino, El Greco, Giambologna e Benvenuto Cellini.

Palcio de Belvedere - Viena - ustria

Catedral de Salzburg - ustria

BARROCO Movimento na arte e arquitetura ocidentais, aproximadamente de 1600 at 1750. Traos do barroco, algumas vezes chamado de estilo rococ, ainda so encontrados na primeira metade do sculo XVIII. Manifestaes do barroco aparecem, praticamente, em todos os pases europeus e nas colnias ibricas da Amrica. O termo barroco aplica-se, tambm, literatura e msica. A origem da palavra barroco no clara. Talvez prola derive do portugus barroco ou irregular. Cunhado espanholbarrueco, termos que designam uma de forma

posteriormente no incio do movimento e com conotaes negativas, o nome no define, com clareza, o estilo a que faz referncia. De qualquer modo, no final do sculo XVIII, o neologismo incorporou-se ao vocabulrio da arte. Muitos crticos rejeitaram o estilo barroco, considerando-o demasiado extravagante e extico para merecer um estudo srio. O historiador suo Jakob Burckhardt, do sculo XIX, definiu-o como o final decadente do Renascimento. Seu aluno

Heinrich Wlfflin, em Conceitos fundamentais para a histria da arte (1915), foi o primeiro a assinalar as diferenas fundamentais entre a arte do sculo XVI e a do sculo XVII, afirmando que o barroco no nem o esplendor nem a decadncia do classicismo, mas uma arte totalmente diferente. A arte barroca engloba numerosas particularidades regionais. Pode-se, por exemplo, classificar como barrocos dois artistas to diferentes como Rembrandt e Gian Lorenzo Bernini. No obstante as diferenas, suas obras tm indubitveis elementos barrocos em comum, como a preocupao com o potencial dramtico da luz. A evoluo da arte barroca deve ser estudada dentro de um contexto histrico. A partir do sculo XVI, o conhecimento humano ampliou-se e muitas descobertas cientficas influenciaram a arte. As pesquisas de Galileu sobre os planetas refletiram-se na preciso astronmica de muitas pinturas. Por volta de 1530, o astrnomo polons Coprnico amadureceu sua teoria sobre o movimento dos planetas ao redor do Sol. Sua obra, publicada em 1543, s foi completamente aceita depois de 1600. A demonstrao de que a Terra no era o centro do universo coincide, na arte, com o triunfo da pintura do gnero paisagstico, desprovido de figuras humanas. O ativo comrcio, a colonizao das Amricas e outras zonas geogrficas fomentaram a descrio de lugares e populaes exticas, at ento desconhecidos. A religio crist determinou muitas caractersticas da arte Barroca. A Igreja catlica converteu-se em mecenas influente. A Contra-reforma, lanada para combater a difuso do protestantismo, contribuiu para a formao de uma arte emocional, exaltada, dramtica e naturalista, com claro sentido de propagao da f. J a austeridade proposta pelo protestantismo explica, por exemplo, a simplicidade das linhas arquitetnicas nos edifcios religiosos da Holanda e o norte da Alemanha. Acontecimentos polticos tambm influenciaram o mundo da arte. As monarquias absolutistas da Frana e da Espanha promoveram a criao de obras grandiosas, com a inteno de refletir a majestade de Lus XIV e da Casa da ustria de Felipe III e Felipe IV. O sentido de movimento, energia e tenso so algumas das caractersticas da arte barroca. Fortes contrastes de luzes e sombras realam os efeitos cenogrficos de quadros, esculturas e obras arquitetnicas. Uma intensa espiritualidade aparece nas cenas de xtases, martrios e aparies milagrosas. A insinuao de enormes espaos freqente na pintura e escultura. Tanto no Renascimento quanto no Barroco, os pintores pretenderam a representao correta do espao e da perspectiva. O naturalismo outra caracterstica do Barroco. Nos quadros, as figuras no so estereotipadas, mas sim, representadas de maneira individualizada, com personalidade prpria. Os artistas buscavam a representao dos sentimentos interiores, paixes e temperamentos magnificamente refletidos nos rostos das personagens. A intensidade, imediatismo, individualismo e os detalhes da arte barroca manifestado nas representaes realistas da pele e das roupas fizeram dela um dos estilos mais enraizados da arte ocidental.

ROCOC

Movimento pictrico e decorativo do sculo XVIII, caracterizado pela ornamentao elaborada, delicada e exagerada. O termo rococ provm do francs rocaille,que significa cascalho. Em decorao, o estilo caracteriza-se por uma ornamentao baseada em arabescos, conchas marinhas, curvas sinuosas e formas assimtricas. Na pintura, pelo uso de cores pastel bem claras. Em Portugal, o rococ adquiriu diversificaes regionais acentuadas e encontrou na talha sua forma de expresso mais autntica. Os pintores mais representativos do rococ foram Franois Boucher e Jean-Honor Fragonard.

Parlamento - Viena - ustria

Parlamento - Budapeste - Hungria

NEOCLSSICO Estilo artstico que se desenvolveu especialmente na arquitetura e nas artes decorativas. Floresceu na Europa e Estados Unidos de 1750 at o incio de 1800 e inspirou-se nas formas grecoromanas. Mais do que um ressurgimento de esttica antiga, o Neoclassicismo relaciona fatos do passado aos acontecimentos da poca. Os artistas neoclssicos tentaram substituir a sensualidade e trivialidade do Rococ por um estilo lgico, de tom solene e austero. Quando os movimentos revolucionrios estabeleceram repblicas na Frana e Amrica do Norte, os novos governos adotaram o neoclassicismo como estilo oficial por relacionarem a democracia com a antiga Grcia e Repblica romana. Na subida de Napoleo I ao poder, na Frana, este estilo foi modificado para servir s necessidades propagandsticas. O estilo neoclssico surgiu com as escavaes, na Itlia, das runas das cidades romanas de Herculano (1738) e Pompia (1748), a publicao de alguns livros entre eles, Antigidades de Atenas (1762) dos arquelogos ingleses James Stuart e Nicholas Revett e com a chegada da Coleo Elgin a Londres (1806). Louvando a simplicidade e a placidez do estilo grecoromano, o historiador alemo Johann Winckelmann instigou os artistas a estudarem e imitarem a vocao para a eternidade de suas formas idealizadas. Estas idias encontraram entusistica acolhida entre seus discpulos, reunidos em torno dele em Roma (1760). Entre os artistas deste movimento esto os arquitetos Antonio Jos Landi, Giovanni Battista Piranesi e Robert Adam; os pintores Benjamin West, Jacques-Louis David, John Flaxman, Jean August Dominique Ingres e Jos de Madrazo; e os escultores Antonio Canova, Bertel Thorvaldsen, Horatio Greenough e Hiram Powers. O Estilo Neoclssico estendeu-se, tambm, s artes decorativas nas quais se destacam a porcelana de Svres, Frana, e a cermica de Wedgwood, Inglaterra, para a qual John Flaxman realizou desenhos.

A liberdade guiando o povo - Delacroix

ROMANTISMO

Movimento artstico e intelectual europeu que se estendeu, aproximadamente, de 1800 a 1850. O romantismo no pode ser identificado com um determinado estilo, tcnica ou atitude. A pintura romntica caracteriza-se por uma abordagem imaginativa e subjetiva, com telas carregadas de emoo e carter visionrio ou onrico. Enquanto a arte clssica e neoclssica delicada, clara e completa, a arte romntica caracteriza-se por se esforar em expressar estados da alma e sentimentos intensos ou msticos, evitando claridade e definio. O escritor alemo Ernst Hoffmann definiu a essncia do romantismo como a infinita saudade. Na escolha dos temas, os artistas do movimento romntico mostraram grande afinidade com a natureza especialmente em seu aspecto selvagem e misterioso assuntos exticos, melanclicos, melodramticos e que produzem medo ou paixo. Os artistas romnticos mais expressivos foram Antoine-Jean Gros, Thodore Gricault, Eugne Delacroix, John Constable, Joseph Mallord William Turner e Federico Madrazo. No Brasil, destacaram-se Vitor Meirelles, Zeferino da Costa e Oscar Cintra da Silva.

Almoo na relva - Manet

O Baile do Moulin de la Galette - Renoir

IMPRESSIONISMO A exaltao da arte pela arte surgiu com os artistas franceses associados ao impressionismo, como douard Manet, Claude Monet, Edgar Degas e Berthe Morisot. Na dcada de 1870, ao abandonarem as referncias diretas aos temas religiosos e histricos, muitos dos impressionistas romperam com o padro de arte francs e expuseram suas pinturas de forma independente, antecipando o desejo dos artistas modernos de tornarem-se independentes das instituies estabelecidas. Ao pintar cenas da vida quotidiana, especialmente a dos bares e teatros locais, os impressionistas anteciparam o interesse da arte contempornea pela cultura popular. Retratando estradas de ferro, pontes e exemplos da nova arquitetura que usava o ferro, eles anunciaram o fascnio da arte contempornea pela tecnologia. Por serem os primeiros a usar novas tcnicas artsticas isto , aplicar a tinta com pinceladas pequenas e descontnuas e a intensificar

suas cores, anteciparam o fascnio moderno pela originalidade. A exibio de obras executadas como pinturas acabadas, foraram o pblico a reconsiderar o esboo no mais como exerccio preliminar, mas como arte final e, dessa forma, antecipar a tendncia dos artistas contemporneos a ampliarem a definio de arte.

O dia seguinte - Munch

O grito - Munch EXPRESSIONISMO

Corrente artstica que, pela deformao ou exagero das figuras, buscava a expresso dos sentimentos e emoes do autor. Este movimento surgiu como reao aos modelos dominantes nas artes europias desde o Renascimento, particularmente nas ultrapassadas academias de Belas-Artes. O artista expressionista buscava a experincia emocional, preocupando-se mais com as emoes do observador do que com a realidade externa. Para aumentar a dramaticidade da comunicao artstica, exageravam e, mesmo, distorciam os temas trabalhados. Embora o termo expressionismo no se aplicasse pintura antes de 1911, suas caractersticas se encontram nas criaes de quase todos os pases e perodos. Parte da arte chinesa e japonesa d mais importncia essncia do que aparncia fsica. Os grandes nomes da Europa medieval exageraram suas figuras nas igrejas romnicas e gticas, objetivando aumentar a carga espiritual de suas criaes. A intensidade expressiva, criada pela distoro, aparece tambm no sculo XVI nas obras de artistas maneiristas, como o pintor espanhol El Greco e o alemo Matthias Grnewald. Os autnticos precursores do expressionismo vanguardista apareceram no final do sculo XIX e comeo do XX. Entre eles destacam-se o pintor holands Vincent van Gogh, o francs Paul Gauguin e o noruegus Edvard Munch, que utilizavam cores violentas e linhas fortes para aumentar a intensidade de seus trabalhos. O grupo expressionista mais importante do sculo XX surgiu na Alemanha. Entre suas figuras de proa esto os pintores Ernst Ludwig Kirchner, Erich Heckel e Karl Schmidt-Rottluff, que fundaram em Dresde (1905) o grupo denominado Die Brcke (A ponte). Em 1906, Emil Nolde e Max Pechstein aderiram ao movimento e, em 1910, Otto Mller. Em 1912, fizeram uma exposio coletiva aliados a um grupo de Munique denominado Der Blaue Reiter (O cavaleiro azul), do qual faziam parte os pintores alemes Franz Marc, August Macke e Heinrich Campendonk, o suo Paul Klee e o russo Wassily Kandinsky. Esta primeira fase do Expressionismo Alemo foi marcada por uma viso satrica da burguesia e forte desejo de representar emoes subjetivas. Die Brcke dissolveu-se em 1913, um ano antes do incio da I Guerra Mundial (1914-1918). Os Fauvistas particularmente o pintor francs Georges Braque e o espanhol Pablo Picasso influenciaram e foram influenciados pelo Expressionismo Alemo. A fase seguinte do Expressionismo se chamou Die neue Sachlichkeit (Nova Objetividade) e surgiu junto com a desiluso reinante aps a I Guerra Mundial. Fundada por Otto Dix e George Grosz, foi marcada pelo pessimismo existencial e por uma atitude irnica e cnica diante da sociedade. Este perodo do Expressionismo transformou-se em movimento internacional, podendo-se perceber a influncia dos alemes no trabalho de artistas de vrias partes do mundo, entre eles, os austracos Oskar Kokoschka e Egon Schiele, os franceses Georges Rouault, Cham Soutine, o blgaro nacionalizado francs Jules Pascin e o norte-americano Max Weber. Na Amrica Latina, o principal nome do Expressionismo o equatoriano Oswaldo Guayasamn que, influenciado pelos muralistas mexicanos, utilizou esta esttica para retratar a realidade dos indgenas do seu pas. Na Espanha, o Expressionismo teve forte cunho social e seus nomes mais importantes so Jos Gutierrez Solana, Benjamn Palencia, Pancho Cosso, Francisco Mateos, Rafael Zabaleta e Eduardo Vicente.

No Brasil destacam-se Antonio Garcia Bento, Benedito Calixto de Jesus, Lasar Segal, pintor da dor e sofrimento humanos, e Anita Malfatti, que modernizou a pintura brasileira com temas nacionalistas, entre eles O Tropical, de 1916.

CUBISMO

Pablo Picasso, amigo e rival de Matisse, tambm inventou um novo estilo de pintura que enfocava as linhas, mais do que as cores. A arte de Picasso sofreu uma transformao radical por volta de 1907, quando ele decidiu incorporar sua pintura alguns elementos estilsticos da escultura africana. Ao contrrio da imagem agradvel da classe mdia de Matisse, a pintura As senhoritas de Avignon (1907, Museu de Arte Moderna, Nova York) violenta a forma humana atravs de simplificaes, de combinaes de cores violentas e arbitrrias e de distores extremas da anatomia e das propores humanas. O espao da pintura, contudo, no segue a lgica da perspectiva, com seu sistema tradicional de retratar a profundidade em uma pintura e, to fragmentado, que se torna difcil perceb-lo claramente. A violncia inerente Senhoritas de Picasso, porm, abriu caminho para suas pinturas mais meditativas, como Ma Jolie (1912, Museu de Arte Moderna, Nova York). Neste e em outros exemplos do cubismo analtico, o tema em geral, um retrato ou uma imagem de natureza morta fragmentado em uma srie de intersees e cruzamentos de planos geomtricos. Percebe-se a influncia de Czanne nessa fragmentao, assim como a paixo de Picasso pela ambigidade e pela unio de opostos. O slido e o vazio, o indivduo e o meio ambiente, o primeiro e o segundo plano se interpenetram num desafio lgica da pintura tradicional e lgica da experincia quotidiana.Ma Jolie foi pintada em tons de cinza e marrom, pouco gritantes. Essa ausncia de cor caracterstica do cubismo analtico, assim como o uso de letras. As palavras ma jolie (que significam, em francs, minha linda) aparecem na parte inferior da tela, fazendo referncia a uma msica popular da poca e reforando o vnculo entre a arte contempornea e a cultura popular. Mais tarde, Picasso reforou esses vnculos na tela Natureza morta com cadeira de palha (1912, Museu Picasso, Paris), onde o artista colou um pedao de tecido oleado no desenho de um encosto de palha entrelaada de uma cadeira. Esse foi um dos primeiros exemplos de colagem, uma violao das tcnicas tradicionais de pintura atravs da incluso de materiais estranhos. Aps as experimentaes cubistas de Picasso e de seu colega francs, Georges Braque, nenhum material voltou a ser considerado estranho arte. Isso possibilitou que ela se redefinisse constantemente com o decorrer do sculo. O cubismo de Picasso mostrou-se notavelmente influente. Vrios artistas franceses, como Albert Gleizes, Jean Metzinger, Robert Delaunay, Fernand Lger e Juan Gris, foram influenciados por ele em suas criaes. Ao usarem esse estilo para glorificar a relao da vida moderna com a tecnologia, diferenciaram suas obras das de Picasso e Braque. Lger, por exemplo, simplificou as formas em A cidade (1919, Philadelphia Museum of Art, Pensilvnia), transformando-as em reas coloridas planas ou em cubos ou cilindros tridimensionais. Nesta obra, a viso pessoal e sutil de Picasso quanto ao cubismo levou viso mais mecnica e impessoal de Lger. A mudana reflete uma crena poltica contempornea segundo a qual a personalidade individual deveria subordinar-se s exigncias da sociedade como um todo. A obra A cidade a viso de Lger de uma comunidade ideal ou utpica, onde h a integrao da humanidade com a mquina.

SURREALISMO A crtica radical arte e razo feita pelos dadastas teve um efeito forte sobre um movimento artstico e literrio criado em 1924, o surrealismo. Os surrealistas, porm, queriam dar uma conotao mais positiva mensagem pessimista do dadasmo. Inspiravam-se na obra de Freud, que argumentava que a mente humana se dividia entre o consciente e o inconsciente inacessvel, onde os desejos, sentimentos e pensamentos mais profundos de uma pessoa esto reprimidos. Os surrealistas procuraram alcanar esses desejos e sentimentos particulares atravs de imagens onricas, de associaes aleatrias de palavras e da arte. Entre os artistas que buscavam maneiras de ter acesso ao inconsciente encontravam-se Andr Breton, Andr Masson e Yves Tanguy, da Frana; Ren Magritte, da Blgica; Joan Mir e Salvador Dal, da Espanha; e Max Ernst, da Alemanha.

Dois estilos distintos surgiram dentro do surrealismo. Alguns artistas, como Dal e Magritte, tentaram criar imagens onricas ao retratar objetos de forma precisa, mas fazendo justaposies de maneira irracional. Um exemplo dessa estratgia A persistncia da memria(1931, Museu de Arte Moderna, Nova York), de Dal. Nessa pintura, relgios de bolso pendem, amolecidos, de um galho morto, enquanto insetos, um tampo de mesa e um rosto distorcido se encontram em uma paisagem rida que leva a penhascos e um litoral. A combinao desses elementos incoerentes sugere uma alternativa, ou uma sub-realidade, conforme o nome do movimento indica. Outros surrealistas tentaram deixar que a mo passeasse sobre a superfcie da tela sem nenhum controle consciente, uma tcnica por eles denominada automatismo. Eles concluram que, se fosse possvel diminuir o controle do consciente, o inconsciente poderia comear a se manifestar. As linhas da pintura passariam a ser motivadas no mais pelo consciente, que segue convenes sociais e treinamento, mas pelo forte armazenamento de emoes escondidas no inconsciente. O automatismo teve incio junto aos surrealista parisienses, como Picabia, Arp e Masson, mas na dcada de 1940 ganhou forte adeso em Nova York e em Montreal, no Canad. A obra Pnico (1963, Museu Nacional de Arte Moderna, Paris), de Andr Masson, mais abstrata que as imagens onricas de Dal, ainda que convide o observador a examinar suas superfcies complexas em busca de pistas visuais que levem a significados ocultos. Talvez Masson no tenha tido a inteno de transmitir esses significados, mas acreditava que eles deviam estar relacionados a suas emoes e desejos mais ntimos.

POP ART movimento da arte pop da dcada de 1960 se inspirou nos objetos do cotidiano usados por Johns e Rauschenberg. Os artistas pop, como os americanos Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Claes Oldenburg, James Rosenquist e Tom Wesselman, estabeleceram um forte vnculo entre a arte da elite e a cultura popular. EmWhaam! (1963, Tate Gallery, Londres), Lichtenstein produziu um tipo de arte a partir de um tema jamais associado elite: as histrias em quadrinhos. Lichtenstein reproduziu as tiras de histrias, inclusive os pontos mecnicos criados pelo processo de impresso. Mas o aspecto mais original na imagem de Lichtenstein foi o fato de que, uma vez separados, os quadrinhos j no contavam mais uma histria. Fora de contexto, a imagem tinha sua prpria fora abstrata. Alm disso, os pontos impressos mquina ganharam uma nova nitidez ao serem pintados a mo por Lichtenstein. Andy Warhol preferiu adotar outra estratgia. Como Judd, freqentemente delegava a execuo de suas peas a assistentes. Em sua Bomba atmica (1965, Saatchi Collection, Londres) e em peas semelhantes que mostram batidas de carro e cadeiras eltricas, Warhol reproduziu repetidamente imagens chocantes retiradas de um jornal. Essas obras demonstraram como a repetio, possibilitada pelas tcnicas de reproduo mecnica, s vezes pode deixar o pblico insensvel em relao ao contedo de uma imagem.

Harran II - Frank Stella

MINIMALISMO As listras da bandeira de Johns influenciaram de forma marcante Frank Stella, um artista cujo estilo ajudou a dar incio a um movimento completamente diferente: a arte minimalista. Ele eliminou qualquer referncia a objetos do cotidiano, mas manteve o conceito de repetio que h nas bandeiras de Johns. Em The Marriage of Reason and Squalor (1959, Museu de Arte Moderna, Nova York), pintou um padro de listras finas em tecido, brancas e simtricas e precisamente mensuradas em uma tela preta, usando a repetio como sua maneira de compor a imagem. Uma vez que tivesse definido uma unidade modular (a listra), simplesmente repetia essa unidade por toda a tela. Abandonou o mtodo tradicional de compor a pintura, em que o artista adiciona aos poucos elementos que do equilbrio imagem, e adotou um mtodo atravs do qual a pintura virtualmente pinta a si mesma. Ao ser perguntado quanto ao contedo de sua obra, Stella respondeu: "O que voc v o que voc v", querendo dizer que a experincia visual da obra era o aspecto mais significativo, e que as tentativas de inferir qualquer significado no eram o ponto essencial da questo. Outra figura chave no movimento minimalista foi o escultor Donald Judd. Como Stella, usou em suas esculturas o artifcio minimalista da repetio. Muitas dessas obras consistem em sries de caixas idnticas e intercambiveis, feitas de materiais industriais como o ao e plexiglas. Alm disso, Judd eliminou todo o contedo emocional de sua obra ao passar para engenheiros e artesos a tarefa de construir suas esculturas. Outros artistas minimalistas importantes foram os americanos Carl Andre, Robert Morris e Dan Flavin.

One and three chairs - Joseph Kosuth

A fonte - Marcel Duchamp

ARTE CONCEITUAL Os artistas performticos iniciaram o processo de separao entre a arte e a criao de um objeto fsico. O movimento da arte conceitual adotou esse impulso em sua concluso lgica. Em meados da dcada de 1960, os artistas conceituais comearam a produzir obras de arte indistingveis das idias responsveis por sua existncia. A obra One and Three Chairs (1970, Museu de Arte Moderna, Nova York), do artista conceitual americano Joseph Kosuth, um exemplo do que ele denominava "arte como idia como idia". Kosuth justaps uma cadeira de verdade, uma foto de uma cadeira e uma definio por escrito do termo cadeira retirada de um dicionrio e, com isso, chamou ateno para a distino entre realidade e representao e entre representao e linguagem. Outros artistas conceituais queriam que sua arte tivesse mais contedo poltico do que apenas filosfico. EmDireito vida (1979, acervo particular), o artista alemo Hans Haacke reproduziu uma conhecida propaganda de xampu que mostrava uma jovem com cabelo brilhante. Abaixo da reproduo, Haacke afixou o regulamento do fabricante em relao aos riscos que as

funcionrias prximas poca de entrar em trabalho de parto sofriam ao serem expostas a substncias qumicas txicas. Esse regulamento isentava a empresa de responsabilidade caso essas mulheres gerassem filhos com deficincias. Tambm declarava que essas mulheres tinham o direito de pedir demisso, de aceitar exercerem outras funes na mesma empresa, mas que pagavam salrios mais baixos, ou de serem esterilizadas. A legenda de Haacke repetia o nome da empresa e adicionava o comentrio sarcstico: "Onde as mulheres tm escolha".

Spiral Jetty - Smithson

NOVAS FORMAS DE ARTE Nas dcadas de 1960 e de 1970, vrios movimentos surgiram para tentar libertar a arte da influncia do mercado artstico, sistema no qual as obras de arte se transformavam em mercadorias para serem compradas e vendidas como investimento financeiro. Um grupo de artistas, s vezes chamado de ps-minimalista, queria criar formas que tivessem um perodo de vida curto demais para serem vendidas. O escultor Richard Serra, por exemplo, jogou chumbo derretido em um canto da Galeria Leo Castelli, em Nova York, para uma srie de obras chamada Splashing (1968). Seu objetivo no era apenas produzir uma arte efmera, que no fosse vendvel, mas tambm expressar as propriedades inerentes do metal lquido, que passaram a ser visveis apenas quando esse material entrou em atividade. Os artistas Robert Smithson, Michael Heizer, Walter De Maria e Nancy Holt tambm se engajaram no movimento de incorporar as foras da natureza uma obra de arte. Esses artistas decidiram levar suas obras para o ar livre e criar o que ficou conhecido como earthworks. Ao invs de pincis ou lpis, usavam mquinas de terraplanagem e outros equipamentos para transformar a terra em formas esculturais gigantescas. A obra Spiral Jetty(1970), de Smithson,

por exemplo, era uma gigantesca espiral de terra, pedra e cristais salinos que se estendia nas margens do Grande Lago Salgado, em Utah. Essaobra no era apenas grande demais para ser comprada ou vendida, como tambm vulnervel s foras da natureza, como a chuva, o vento e a eroso.

Transfixed - Chris Burden

How to explain pictures to a dead hare - Joseph Beuys

A PERFORMANCE movimento de performance surgiu no incio da dcada de 1960 com o objetivo de acabar com as foras de mercado controladoras da arte e inspirado pelasperformances dadastas existentes h aproximadamente 40 anos. Allan Kaprow, Vito Acconci, Chris Burden e Carolee Schneeman foram alguns dos artistas que criaram os happenings. Essas apresentaes ou eventos sem ensaio, onde quase sempre se esperava a participao da platia, tinham como objetivo romper as fronteiras entre a arte e a vida cotidiana. Na Alemanha, um grupo de artistas internacionais que se autodenominava Fluxus tinha objetivos semelhantes. O Fluxus foi fundado em 1961 pelo artista americano George Maciunas, o americano de origem coreana Nam June Paik e o artista alemo Wolf Vostell. Joseph Beuys, um escultor e artista performtico alemo, foi um dos membros mais importantes do Fluxus. Dentro do esprito do dadasmo, suas demonstraes eram quase sempre intencionalmente absurdas, como a sua sugesto de que o Muro de Berlim deveria ganhar alguns centmetros de altura para ficar mais proporcional, ou a sua tentativa de fundar partidos polticos para os animais. Em How to Explain Pictures to a Dead Hare (1965), Beuys amarrou um pedao de feltro na sola de um dos ps e um pedao de metal na outra. Em seguida cobriu a cabea com uma folha dourada e comeou a dar explicaes sobre obras de arte a uma lebre morta que embalava nos braos. Por trs desses evidentes absurdos, existiam questes mais srias, que discutiam quais eram os limites entre a vida e a morte, entre o ser humano e os animais, o racional e o irracional e, finalmente, entre a arte e a platia.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. BAUNGART, Fritz. Breve histria da arte. So Paulo: Martins Fontes, 1999. BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas, vol. 1. So Paulo: Brasiliense, 1986. BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo, vrtice e ruptura do projeto construtivista brasileiro . So Paulo: Cosac & Naify, 1999. BRGER, Peter. Teoria da Vanguarda. Lisboa: Veja, 1993. CABANNE, Pierre. Marcel Duchamp: engenheiro do tempo perdido. So Paulo: Perspectiva, 1987. CHIPP, Herschel Browning. Teorias da Arte Moderna. So Paulo: Martins Fontes, 1993. ENCARTA, 2000. FERREIRA, G.; COTRIM, C. (Org.). Clement Greenberg e o Debate Crtico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996. FRY, Roger. Viso e Forma. So Paulo: Cosac & Naify, 2002.

GOMBRICH, Ernst Hans. Histria da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999. __________. Arte e Iluso: um estudo da psicologia da representao pictrica. So Paulo: Martins Fontes, 1995. GREENBERG, Clement. Arte e Cultura. So Paulo: Ed. tica, 1996. HAUSER, Arnold. Histria Social da Arte e Literatura. So Paulo: Martins Fontes, 1998. HUTCHEON, Linda. Potica do Ps-modernismo: histria, teoria, fico. Rio de Janeiro: Imago, 1991. HUYSSEN, Andras. Memrias do Modernismo. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997. JAMESON, Fredric. Ps-modernismo: a lgica cultural do capitalismo tardio. So Paulo: tica, Fontes, 1988. KRAUSS, Rosalind E. Caminhos da Escultura Moderna. So Paulo: Martins Fontes, 1998. LACOUE-LABARTHE, Philippe. A Imitao dos Modernos. So Paulo: Paz e Terra, 2000. OSTERWOLD, Tilman. Pop Art. Colnia: Taschen, 1994. PAZ, Octavio. Marcel Duchamp ou O Castelo da Pureza. So Paulo: Perspectiva, 1977. RICHTER, Hans. Dada: arte e antiarte. So Paulo: Martins Fontes, 1993. SCHAPIRO, Meyer. A Arte Moderna: sculos XIX e XX: ensaios escolhidos. So Paulo: Ed. USP, 1996. WOLFFLIN, Heinrich. Conceitos Fundamentais da Historia da Arte: o problema da evoluo dos estilos na arte mais recente. So Paulo: Martins Fontes,1989. 1997. JANSON, H. W., JANSON, Anthony F. Iniciao Histria da Arte. So Paulo: Martins

OBS: As fotos utilizadas para ilustrar esta apostila at o neoclassicismo so do acervo pessoal e o restante de domnio pblico. Pede-se que sejam dados os devidos crditos de texto e imagens.

Das könnte Ihnen auch gefallen