Sie sind auf Seite 1von 33

Como se Tornar um HACKER

Eric Steven Raymond

1. Por que este documento? 2. O que um HACKER? 3. A Atitude HACKER 3.1. 1. O mundo est repleto de problemas fascinantes esperando por soluo. 3.2. 2. Nenhuma problema deve ser resolvido duas vezes. 3.3. 3. Tdio e trabalho repetitivo so malficos. 3.4. 4. Liberdade algo bom. 3.5. 5. Atitude no substituto da competncia. 4. Habilidades Bsicas da Raqueao 4.1. 1. Aprenda a programar. 4.2. 2. Pegue um dos Unixes cdigo-aberto e aprenda a us-lo e rod-lo. 4.3. 3. Aprenda como usar a Grande Teia Mundial (WWW) e escrever HTML. 4.4. 4. Se voc no possui Ingls funcional, aprenda. 5. Reputao na Cultura HACKER 5.1. 1. Escreva programas cdigo-aberto 5.2. 2. Ajude a tester e depurar software cdigo-aberto 5.3. 3. Publique informao til 5.4. 4. Ajude a manter a infra-estrutura funcionando 5.5. 5. Sirva cultura HACKER 6. A conexo HACKER/Nerd 7. Questes sobre o Estilo 8. Outras Fontes 9. Perguntas Mais Freqentes 10. Notas de Traduo 10.1. Informaes Gerais 10.2. Por que esta traduo?

1. Por que este documento?


Como editor do Arquivo dos Jarges (Jargon File), [1] e autor de alguns outros documentos de mesma natureza, bastante conhecidos, constantemente eu recebo pedidos, por email, de entusiastas, iniciantes em redes, perguntando (de fato) "Como eu posso me tornar um HACKER habilidoso?". Por volta de 1996 eu notei que parecia no haver nenhum outro FAQ, ou documento na Web, que tratava dessa questo vital. Ento eu comecei este aqui. Muitos HACKERes o consideram definitivo, e eu creio que isso significa que ele seja. Ainda assim, eu no me declaro autoridade exclusiva neste tpico; se voc no gostar do que ler aqui escreva o seu prprio documento. Caso voc esteja lendo uma cpia desse documento fora da rede a verso atual est em http://www.catb.org/~esr/faqs/hacker-howto.html [2] . Nota: existe uma lista de Perguntas Mais Freqentes (Frequently Asked Questions) no final deste documento. Por favor leia-as -- duas vezes -- antes de me enviar qualquer pergunta a respeito do mesmo. Inumeras tradues esto disponveis: rabe, Bulgaro, Catalano, Chins (Simplificado), Dinamarqus, Holands, Farsi, Finlands Alemo, Hebrico, Italiano Japons, Noruegus, Polons, Portugus (Brasileiro), Espanhol, Turco, and Sueco. Lembre-se que o hackerhowto modificado ocasionalmente, e portanto, as tradues podem estar desatualizadas em vrios nveis. O diagrama com 'cinco pontos nos nove quadrados' que decora este documento chamado de planador (glider). um padro simples com algumas propriedades surpreendentes numa simulao matemtica chamada de Vida (Life) que vem fascinando HACKERes h anos. Eu acho que este um timo smbolo visual para indicar o que os HACKERes so -- abstratos, um tanto misteriosos a primeira vista, mas a entrada para um mundo inteiro com uma lgica prpria e intrigante. Leia mais sobre o emblema planador aqui.

2. O que um HACKER?
O Arquivo dos Jarges contm um monte de definies para o termo 'HACKER' [3], a maioria ligadas habilidade tcnica, ao deleite (prazer) em resolver problemas e ultrapassar limites. Entretanto se voc quer saber como se tornar um HACKER somente duas delas so realmente relevantes. Existe uma comunidade, uma cultura compartilhada, de programadores mestres e gurus de redes cuja a histria remonta dcadas atrs, aos primeiros minicomputadores de tempocompartilhado e aos primeiros experimentos com a redeARPA. Os membros desta cultura originaram o termo 'HACKER'. Os HACKERes construram a Internet. Os HACKERes fazem do sistema operacional Unix o que ele hoje. Os HACKERes mantm a Usenet. Os HACKERes fazem a www (Grande Teia Mundial) funcionar. Se voc faz parte dessa cultura, se voc contribuiu nela, e outras pessoas nela o conhecem e o chamam de HACKER, voc um HACKER. A forma de pensar e interpretar as coisas de um HACKER no est limitada somente a esta cultura dos HACKERes de software. Existem pessoas que aplicam a atitude HACKER outras coisas, como eletrnica ou msica -- na verdade, voc pode ach-la nos mais altos nveis intelectuais de qualquer cincia ou arte. Os HACKERes de software reconhecem esse esprito aparentado em outros lugares e podem cham-los de 'HACKER' tambm -- e alguns dizem que a natureza HACKER de fato independente do meio particular no qual o HACKER trabalha. Mas no resto deste documento iremos nos concentrar nas habilidades e atitudes dos HACKERes de software, e nas tradies da cultura compartilhada que originou o termo 'HACKER'. Existe um outro grupo de pessoas que, aos berros, chamam-se de HACKERes mas no so. Essas so pessoas (na maioria adolescentes masculinos) que se divertem invadindo computadores e fraudando o sistema telefnico. HACKERes de verdade chamam estes de 'craqueres' (crackers), e no querem nada com os mesmos. Os HACKERes reais acham que craqueres so preguiosos, irresponsveis, e no muito brilhantes, e pensar que ser capaz de invadir um sistema de segurana no o faz um HACKER assim como

um meliante no um engenheiro automobilstico por conseguir fazer uma ligao direta em um carro. Infelizmente muitos jornalistas e escritores so feitos de idiotas ao usar a palavra 'HACKER' para descrever craqueres; isso irrita um HACKER real deveras. A diferena bsica : HACKERes constroem coisas, craqueres as destroem. Se voc quer ser um HACKER, continue lendo. Se voc quer ser um craquer, v ler o alt.2600 e prepare-se para fazer cinco ou dez anos na priso depois de descobrir que voc no to esperto quanto pensava que era. E isso tudo que eu vou falar sobre craqueres.

3. A Atitude HACKER
HACKERes resolvem problemas e criam coisas, e eles acreditam na liberdade e na ajuda mtua voluntria. Para ser aceito como um HACKER voc deve agir como se voc mesmo tivesse esse tipo de atitude. E para agir como se voc tivesse esse tipo de atitude voc deve de fato acreditar nela. Mas se voc pensa em cultivar as atitudes de um HACKER s para ser aceito na cultura voc ir perder a questo. Tornar-se o tipo de pessoa que acredita nessas coisas importante para voc -- para ajud-lo no aprendizado e mant-lo motivado. Como na maioria das artes criativas, o melhor modo de se tornar um mestre imitar o modo de interpretar as coisas e pensar de um mestre -- no s intelectualmente mas emocionalmente tambm. Ou como o seguinte poema Zen moderno dita: Para trilhar o caminho: olhe para o mestre, siga o mestre, ande com o mestre,

olhe atravs do mestre, torne-se o mestre. [4] Portanto, se voc quiser se tornar um HACKER repita as seguintes mximas at que voc acredite nelas:

3.1. 1. O mundo est repleto de problemas fascinantes esperando por soluo.


Ser um HACKER muito divertido, mas o tipo de diverso que requer muito esforo. O esforo requer motivao. Atletas de sucesso conseguem motivao apartir de um tipo de prazer fsico em trabalhar com seus corpos, em se esforarem para ultrapassar seus prprios limites. Da mesma forma, para ser um HACKER, voc deve ter um ardente desejo em resolver problemas, aperfeioar suas tcnicas e exercitar sua inteligncia. Se voc no o tipo de pessoa que se sente dessa forma naturalmente ser necessrio voc se tornar uma para chegar a ser um HACKER. De outro modo voc ir descobrir que sua energia para a raqueao[5] ir se esgotar por distraes como sexo, dinheiro e aprovao social. (Voc tambm tem que desenvolver um tipo de f na sua prpria capacidade de aprendizado -- a crena que apesar de voc no saber todo o necessrio para resolver um problema se voc se concentrar em um pequeno pedao dele, e aprender a partir desse ponto, voc ir aprender o suficiente para resolver a prxima parte -- e assim por diante, at terminar.)

3.2. 2. Nenhuma problema deve ser resolvido duas vezes.


As mentes criativas so um recurso valioso e limitado. Elas no devem ser desperdiadas re-inventando a roda quando existem tantos outros novos problemas fascinantes esperando por a a fora.

Para agir como um HACKER voc deve acreditar que o tempo de outros HACKERes precioso -- tanto que quase um dever moral voc compartilhar informao, resolver problemas e depois expor as solues, s para que outros HACKERes possam resolver novos problemas em vez de ficar perpetuamente se preocupando com os antigos. (Voc no deve acreditar que obrigado a dar e expor todo a sua produo criativa, apesar de que os HACKERes que o fazem so os mais respeitados por outros HACKERes. algo coexistente entre os valores HACKER vender o suficiente do seu trabalho para conseguir comida, aluguel e computadores. Tudo bem se voc utilizar suas habilidades de HACKER para criar uma famlia, ou at ficar rico, desde que voc no esquea a lealdade a sua arte e aos seus amigos HACKERes ao faz-lo.)

3.3. 3. Tdio e trabalho repetitivo so malficos.


Os HACKERes (e pessoas criativas em geral) nunca devem se entediar ou fatigar-se com estpido trabalho repetitivo, porque quando isso acontece significa que eles no esto fazendo o que somente eles podem fazer -- resolver novos (e interessantes) problemas. Este desperdcio machuca a todos. Ento tdio e trabalho penoso no so somente desagradveis mas na verdade malficos. Para agir como um HACKER voc deve acreditar nisso o suficiente para que voc tenha o desejo de automatizar as partes chatas o mximo possvel, no s para voc, mas para outros tambm (especialmente outros HACKERes). (Existe uma exceo aparente nisso. Os HACKERes as vezes iro fazer coisas que podem parecer repetitivas ou chatas para um observador, como um exerccio de limpeza mental, ou como forma de adquirir uma habilidade ou passar por uma experincia em particular que seria impossvel adquirir ou fazer de outro modo. Mas isso uma opo -- nenhum ser pensante deve ser forado a uma situao que o deixe entediado.)

3.4. 4. Liberdade algo bom.


HACKERes so naturalmente anti-autoritrios. Qualquer um que possa lhe dar ordens poder impedi-lo de solucionar qualquer problema o qual voc esteja fascinado -- e dado o modo que as mentes autoritrias trabalham, elas geralmente iro encontrar uma razo terrivelmente estpida para isso. Portanto a atitude autoritria deve ser combatida aonde quer que voc a encontre, para que ela no oprima voc e outros HACKERes. (Isto no o mesmo que combater toda autoridade. Crianas devem ser educadas e criminosos contidos. Um HACKER pode concordar em aceitar alguns tipos de autoridade para conseguir alguma coisa que ele deseja mais do que o tempo que ele gasta seguindo ordens. Mas esta uma barganha limitada e consciente; o tipo de rendio pessoal que os autoritrios desejam no est em oferta). Autoritrios prosperam na censura e no segredo. E eles desconfiam da cooperao voluntria e troca de informaes -- eles apreciam somente a 'cooperao' que eles controlam. Dessa forma, para agir como um HACKER, voc deve desenvolver uma hostilidade instintiva censura, ao segredo, e ao uso da fora ou decepo para compelir adultos responsveis. Voc deve estar de acordo a agir nessa crena.

3.5. 5. Atitude no substituto da competncia.


Para ser um HACKER voc deve desenvolver algumas dessas atitudes. Mas somente copiar uma atitude no ir torn-lo um HACKER, assim como no ir torn-lo um atleta campeo, ou uma estrela do rock. Tornar-se um HACKER vai tomar inteligncia, prtica, dedicao e trabalho rduo. Portanto voc precisa aprender a distinguir atitude e respeitar todo tipo de competncia. Os HACKERes no iro deixar impostores desperdiar o seu tempo, mas iro apreciar competncia -especialmente competncia na raqueao; mas competncia em qualquer outra coisa valorizada. Competncia em habilidades exigentes que poucos conseguem dominar especialmente melhor, e

competncia em habilidades exigentes que envolvem sutileza mental, percia, e concentrao melhor ainda. Se voc respeita competncia voc ir apreciar desenvolv-la em voc mesmo -- o trabalho rduo e dedicao iro se tornar uma espcie de jogo intenso e divertido ao invs de trabalho penoso. Essa atitude vital para se tornar um HACKER.

4. Habilidades Bsicas da Raqueao


A atitude HACKER vital mas as habilidades so ainda mais. Atitude no substitui competncia e existe um certo conjunto de habilidades as quais voc deve ter antes que qualquer HACKER venha a sonhar em cham-lo de um. Este conjunto modifica-se lentamente de tempos em tempos assim como a tecnologia cria novas tcnicas e tornam as velhas obsoletas. Como exemplo, o conjunto costumava incluir programao em linguagem de mquina, e at recentemente no incluia HTML. Mas agora claramente inclui as seguintes habilidades:

4.1. 1. Aprenda a programar.


Esta, claro, a habilidade fundamental da raqueao. Se voc no sabe nenhuma linguagem de programao eu recomendo comear com Python. Ela projetada de forma clara, bem documentada, e relativamente amigvel com iniciantes. Apesar de ser uma tima primeira linguagem ela no somente um brinquedo; muito poderosa, flexvel e bem adaptada para grandes projetos. Eu escrevi uma avaliao sobre Python mais detalhada. Bons tutoriais esto disponveis no stio do Python . Java tambm uma boa linguagem para aprender a programar. Ela mais difcil do que Python, mas produz cdigos mais rapidamente. Eu

acho que ela tima como segunda linguagem. Infelizmente a referncia de implementao da SUN ainda proprietria. Isso no a grande controvrsia da prpria linguagem Java, j que interpretes de alta qualidade, todos cdigo-aberto, esto prontamente disponveis; o grande problema so as bibliotecas de classes que chegam junto com a linguagem. As bibliotecas de classes cdigo-aberto esto por detrs da SUN. Portanto, se voc escolher aprender Java faa-o com alguma das implementaes cdigo-aberto ao invs de ficar preso ao cdigo proprietrio da SUN. Mas fique avisado que voc no vai alcanar o nvel da habilidade de um HACKER, ou nem mesmo de um mero programador se voc somente aprender uma ou duas linguagens -- voc precisa aprender como pensar sobre um problema de programao em geral, independente de qualquer linguagem. Para se tornar um HACKER de fato voc precisa chegar ao ponto de ser capaz de aprender uma nova linguagem em alguns dias relacionando o que est no manual com o que voc j sabe. Isto significa aprender diversas linguagens peculiares. Se voc levar a srio a programao voc vai precisar aprender C, a linguagem central do Unix. C++ est muito ligada a C; se voc conhece uma conhecer a outra no vai ser algo trabalhoso. Todavia nenhuma das duas uma boa opo para comear a aprender. E, na realidade, quanto mais voc evitar programar em C mais produtivo voc ser. C muito eficiente e muito econmico com os recursos da maquina. Infelizmente C consegue essa eficincia e economia apartir do gerenciamento em baixo nvel dos seus recursos (como memria) que voc ir ter que fazer a mo. Todo esse cdigo baixo nvel complexo e suscetvel a erro e ir sugar um montante imenso do seu tempo com depurao. Com as mquinas atuais, to poderosas como elas so, essa uma troca ruim %mdash; mais inteligente utilizar uma linguagem que utilize o tempo de mquina de forma ineficiente, mas que valoriza o seu tempo muito mais. Deste modo, Python. Outras linguagens de importncia particular para os HACKERes so Perl e LISP. vlido aprender Perl por razes prticas; ela muito usada para pginas da web ativas e sistemas de administrao; portanto mesmo que voc nunca escreva nada em Perl voc deve pelo

menos ler Perl. Muitas pessoas utilizam Perl do modo como eu sugeri que voc utilizasse Python, para evitar programao em C onde no necessrio a eficincia do manejo de mquina (baixo-nvel) de C. Voc precisa entender o cdigo deles. vlido aprender LISP por diferentes razes -- a profunda e esclarecedora experincia que voc vai ganhar quando finalmente voc entender LISP. Esta experincia vai torn-lo um melhor programador para o resto de sua vida, mesmo que voc no utilize muito LISP por si s. (Voc pode ter alguma fcil experincia introdutria com LISP modificando e editando modos para o editor de texto Emacs.) O melhor, na realidade, aprender as cinco (Python, Java, C/C++, Perl, e LISP). Excluindo o fato de serem as mais importantes linguagens da raqueao elas representam diferentes aproximaes programao, e cada uma ir educ-lo de vrias formas valorosas. Eu no posso dar instrues completas de como aprender a programar aqui -- uma habilidade complexa. Mas eu posso dizer que livros e cursos no iro faz-lo (muitos, talvez quase todos, dos melhores HACKERes so autodidatas). Voc pode aprender os dispositivos de uma linguagem -- pedaos de conhecimento -- dos livros, mas a forma de pensar e interpretar as coisas que ir tornar todo esse conhecimento em uma habilidade viva s pode ser adquirido pela prtica e aprendizagem. O que voc ir precisar fazer (a) ler cdigo e (b) escrever cdigo. Aprender a programar como aprender a escrever bem uma linguagem natural. O melhor jeito ler algum material escrito pelos mestres da arte e escrever algumas coisas voc mesmo; ler um pouco mais, escrever um pouquinho mais, ler mais um pouco, escrever mais um tanto ... e repetir at que seus escritos estejam comeando a desenvolver a fora e economia que voc encontra em seus modelos. Achar bom cdigo para leitura costumava ser difcil e complicado, por que havia poucos programas grandes com o cdigo fonte para os recm HACKERes brincarem e fuarem. Isto mudou de forma dramtica; programas cdigo-livre, ferramentas para programao, e sistemas operacionais (todos feitos por HACKERes) so agora

distribudos em larga escala. O que me leva diretamente para o prximo tpico...

4.2. 2. Pegue um dos Unixes cdigo-aberto e aprenda a uslo e rod-lo.


Estou assumindo que voc possui um computador pessoal ou pode ter acesso a algum. (Pare um pouco para apreciar o quanto isso significa. A cultura HACKER originalmente se desenvolveu quando computadores eram to caros que indivduos no podiam t-los.) O passo mais importante e decisivo que um novato[6] pode tomar no caminho para adquirir habilidades de um HACKER conseguir uma copia do Linux, ou um dos Unixes-BSD, instal-la em uma mquina pessoal, e rod-la. Sim, existem outros sistemas operacionais no mundo fora o Unix. Mas eles so distribudos em binrio -- voc no pode ler o cdigo e voc no pode modific-lo. Tentar aprender a raquear numa mquina com o Microsoft Windows ou qualquer outro sistema fechado o mesmo que tentar aprender a danar com o corpo engessado. Com o OS/X possvel, mas somente parte do sistema cdigo-livre - voc provavelmente ir se deparar com um monte de muralhas, e voc deve ter cuidado para no desenvolver o mal hbito de depender do cdigo proprietrio da Apple. Se voc se concentrar no Unix por debaixo da capa[7] voc pode aprender algumas coisas uteis. O Unix o sistema operacional da Internet. Enquanto voc pode aprender a utilizar a Internet sem conhec-lo, voc no pode ser um HACKER na Internete sem entend-lo. Por essa razo a cultura HACKER um tanto quanto centrada no Unix. (Isso nem sempre foi verdade e alguns antigos HACKERes da velha-escola ainda no esto felizes com isso; mas a simbiose entre o Unix e a Internet se tornou forte o suficiente que nem mesmo os msculos da Microsoft so seriamente capazes de det-lo.) Ento consiga um Unix %mdash; eu mesmo gosto do Linux, mas existem outras opes (e sim, voc pode rodar ambos Linux e Microsoft Windows na mesma mquina). Aprenda-o. Rode-o. Fuce

com ele. Fale pela a Internet com ele. Leia o cdigo. Modifique o cdigo. Voc vai conseguir os melhores utilitrios para programao (incluindo C, LISP, Python, e Perl) do que qualquer sistema operacional da Microsoft nem mesmo sonha em ter. Voc vai se divertir e voc vai sugar mais conhecimento do que voc se d conta que est aprendendo, at voc olhar para trs como um mestre HACKER. Para mais no apredizado do Unix veja O Loginataka . Voc pode tambm querer dar uma olhada no A Arte Da Programao Unix . Para por as mos no Linux veja o site Linux Online!; voc pode fazer o download de l ou (ainda melhor) encontrar algum grupo de usurios do Linux para ajud-lo com a instalao. Do ponto de vista de um iniciante todas as distribuies do Linux so muito equivalentes. Voc pode achar ajuda e fontes do Unix BSD no www.bsd.org . E escrevi um manual para iniciantes no Fundamentos do Unix e da Internet . (Nota: Eu realmente no recomendo a instalao tanto do Linux quanto do BSD como um projeto solo se voc for um novato[6]. Para o Linux, ache algum grupo de usurios do Linux e pea por ajuda.

4.3. 3. Aprenda como usar a Grande Teia Mundial (WWW) e escrever HTML.
A maioria das coisas que a cultura HACKER construiu faz o seu trabalho as escondidas, ajudando a rodar fbricas, escritrios e universidades sem nenhum impacto bvio na vida dos noHACKERes. A Web a grande exceo, o grandioso e ilustre brinquedo HACKER que at polticos admitem estar mudando o mundo. Por essa razo (e muitas outras boas razes tambm) voc precisa aprender a como trabalhar a Web. Isto no significa somente aprender como mexer num navegador (qualquer um pode fazer isso), mas aprender como escrever HTML, a linguagem de marcao[8] da Web. Se voc no sabe como

programar, escrever HTML ir ensin-lo alguns hbitos mentais que iro ajud-lo a aprender. Ento construa uma pgina. Tente aderir ao XHTML, que uma linguagem mais clara que o clssico HTML. (Existem bons tutoriais para iniciantes na Web; aqui est um.) Mas somente ter uma pgina pessoal no algo realmente bom o suficiente para faz-lo um HACKER. A Web est cheia de pginas. A maioria delas so sem propsito, lixos sem contedo -- lixos enfeitados, se voc se importa, mas lixos da mesma forma (para mais detalhes veja The HTML Hell Page). Para valer a pena sua pgina deve ter contedo -- ela deve ser interessante e/ou til para outros HACKERes. E isso nos leva diretamente para o prximo tpico...

4.4. 4. Se voc no possui Ingls funcional, aprenda.


Como um americano, e falante nativo da lngua inglesa, eu anteriormente vinha relutando sugerir isso para que no entendessem como uma forma de imperialismo cultural. Mas diversos falantes de outras lnguas me encorajaram a apontar o ingls como a lngua de trabalho da cultura HACKER e da Internet. E voc vai precisar aprend-la para agir na comunidade HACKER. Isto muito verdade. Por volta aos 1991 eu aprendi que muitos HACKERes que tinham o ingls como segunda lngua a utilizavam em discusses tcnicas mesmo quando estes possuam a mesma lngua nativa; me foi reportado na poca que o Ingls tinha um vocabulrio tcnico mais rico que qualquer outra lngua, e portanto, era apenas uma melhor ferramenta para o trabalho. Por razes similares tradues de materiais tcnicos escritos em ingls so comumente insatisfatrios (quando estas so terminadas por completo). Linus Torvalds, um finlands, comenta seu cdigo em Ingls (e aparentemente nunca o ocorreu fazer de outro modo). Sua fluncia em ingls tem sido um fator importante na sua habilidade de recrutar um comunidade mundial de desenvolvedores para o Linux. um exemplo que vale a pena seguir.

Ter o ingls como lngua nativa no garante a existncia das habilidades suficientes para ser um HACKER. Se seus escritos so semi-literrios, no gramaticais, e ortograficamente errados muitos HACKERes (inclundo-me) iro ignor-lo. Apesar de a escrita burra no necessariamente implicar uma mente burra, ns geralmente achamos a correlao bem verdadeira -- e no vemos utilidade para mentes burras. Se voc no sabe como escrever corretamente aprenda.

5. Reputao na Cultura HACKER


Como na maioria das culturas sem uma economia monetria, o raquerdom[9] funciona baseado na reputao. Voc est tentando resolver problemas interessantes mas quo interessantes eles so e o quanto suas solues so realmente boas algo que somente seus colegas tcnicos ou superiores so normalmente capazes de julgar. Conseqentemente quando voc joga o jogo HACKER voc aprende a ganhar pontos, antes de mais nada, apartir do que outros HACKERes acham de suas habilidades (por isso voc nunca vai ser um HACKER at que consistentemente outro HACKER o chame de um). Esse fato obscurecido pela imagem que a raqueao possui de ser um trabalho solitrio; tambm por um tabu cultural HACKER (agora decaindo gradualmente, mas ainda potente) em admitir que o ego, ou reconhecimento, est envolvido na motivao de algum no final das contas. Especificamente, o raquerdom[9] algo que os antropologistas chamam de cultura de doao. Voc ganha posicionamento e reputao nela no dominando outras pessoas, nem sendo bonito, nem tendo coisas que as pessoas querem, mas especialmente dando coisas aos outros. Especificamente dando aos outros seu tempo, sua criatividade e os resultados de suas habilidades. Existem basicamente cinco coisas que voc pode fazer para ser respeitado por HACKERes:

5.1. 1. Escreva programas cdigo-aberto


A primeira (e a mais central e tradicional delas) escrever programas que outros HACKERes achem divertido, ou til, e dar o cdigo fonte para que toda a cultura HACKER possa usar. (Nos costumvamos chamar estes trabalhos de 'software livre', mas este termo confunde muitas pessoas que no esto certas exatamente do significado da palavra 'livre'. A maioria de ns agora prefere o termo programa 'cdigo-aberto'). Os mais reverenciados dolos do raquerdom so pessoas que escreveram programas grandes, competentes, que solucionam uma necessidade comum e os distriburam para que todos pudessem usar. Mas existe um ponto histrico interessante aqui. Enquanto os HACKERes sempre olharam para os desenvolvedores de cdigoaberto como o centro de nossa comunidade antes dos meados da dcada de 90 a maioria dos HACKERes trabalhavam a maior parte do tempo em cdigo fechado (proprietrio). Isso ainda era verdade quando eu escrevi a primeira verso desse documento em 1996; teve que ocorrer a exploso do cdigo-livre aps 1997 para as coisas mudarem. Hoje a "comunidade HACKER" e os "desenvolvedores cdigo-livre" so duas descries para essencialmente a mesma cultura e populao -- mas vale lembrar que nem sempre foi dessa modo.

5.2. 2. Ajude a tester e depurar software cdigo-aberto


Os HACKERes tambm valorizam quem suporta e depura software cdigo-aberto. Nesse mundo imperfeito ns iremos inevitavelmente gastar a maioria do nosso tempo de desenvolvimento na fase de depurao. por isso que um autor de cdigo-aberto que pensa ir dizer que bons avaliadores-beta (aqueles que sabem descrever de forma clara os sintomas, localizar problemas, podem tolerar erros em uma verso de ultima hora e esto loucos para aplicar pequenas rotinas de diagnstico) tem seu valor avaliado em rubis. At um s

desses pode fazer a diferena entre as fases de depurao que so prolongadas, um pesadelo exaustivo, ou as que so apenas uma mera e saudvel chateao. Se voc um novato[6], tente achar algum programa em desenvolvimento no qual voc esteja interessado e seja um bom avaliador-beta. Existe uma progresso natural em ajudar programas em teste, ajudar a depurar programas em teste para ajudar a modificlos. Voc vai aprender muito dessa maneira e ir gerar um bom karma com pessoas que iro ajud-lo mais tarde.

5.3. 3. Publique informao til


Outra coisa boa coletar e filtrar informao til e interessante para pginas na web, ou documentos como lista de Perguntas Mais Freqntes (FAQ), e deix-los disponveis. Mantenedores dos maiores FAQs tcnicos conseguem tanto respeito quanto um autor de cdigo-aberto.

5.4. 4. Ajude a manter a infra-estrutura funcionando


A cultura HACKER (e o desenvolvimento de engenharia da Internet) mantida por voluntrios. Existe uma variedade de trabalhos sem glamour, mas necessrio, e que deve ser feito para manter tudo em ordem -- administrar listas de email, moderar grupos de notcias, manter um grande site de arquivos de programas, desenvolver RFCs e outros padres tcnicos. Pessoas que fazem esse tipo de coisa ganham muito respeito, porque todos sabem que esses trabalhos so um imenso consumo de tempo, e nada divertido quanto brincar com cdigos. Fazer esse tipo de coisa demonstra dedicao.

5.5. 5. Sirva cultura HACKER

Finalmente, voc pode servir e propagar a cultura por si s (por exemplo escrevendo um guia acurado de como se tornar um HACKER :-)). Isto algo que voc s ter posicionamento para fazer depois de ficar algum tempo na rea, e se tornar bem conhecido por alguma das quatro primeiras coisas acima. A cultura HACKER no possui lderes exatamente, mas possui heris, 'chefes tribais', historiadores e porta-vozes. Quando voc j estiver pelas trincheiras por tempo suficiente voc pode se tornar um desses. Tome cuidado: HACKERes desconfiam de egos arrogantes em seus 'ancies tribais'. Portanto buscar visivelmente por este tipo de fama perigoso. Em vez de busc-la, voc deve se posicionar e esperar, de certo modo, para que ento ela caia sobre seu colo, e a ento seja modesto e gracioso com a sua posio.

6. A conexo HACKER/Nerd
Ao contrrio do mito popular voc no precisa ser um nerd para se tornar um HACKER. Contudo isso ajuda, e muitos HACKERes so de fato nerds. Ser um pria social ajuda voc a se manter concentrado no que realmente importa, como pensar e raquear. Por esta razo muitos HACKERes adotaram o rtulo 'nerd' e at utilizam o forte termo 'geek' como uma insgnia de orgulho -- uma forma de declarar independncia das expectativas normais da sociedade. Se voc consegue administrar uma boa concentrao para o raquear, ser bom nisso e ainda ter uma vida, est tudo bem. Isto muito mais fcil do que era por volta dos 1970; a cultura social muito mais amigvel a tecno-nerds hoje em dia. Existem ainda um grande nmero de pessoas que percebem que HACKERes so geralmente amantes de alta qualidade e timos maridos/esposas.

Se voc foi atrado para a raqueao pelo fato de voc no ter uma vida, est tudo bem tambm -- pelo menos voc no ir ter problemas em se concentrar. Talvez voc consiga uma vida mais tarde.

7. Questes sobre o Estilo


Novamente, para ser um HACKER, voc tem que pensar e interpretar coisas como um HACKER. H algumas coisas que voc pode fazer quando voc no est no computador que podem ajudar. Elas no so substituies para a raqueao (nada ) mas muitos HACKERes as fazem, e sentem que elas conectam de uma maneira bsica com a essncia da raqueao.

Aprenda a escrever bem em sua lngua nativa. Apesar de ser um comum esteretipo que programadores no conseguem escrever, um nmero surpreendedor de HACKERes (incluindo os que mais obteram sucesso que eu conheo) so muito capazes de escrever. Leia fico cientfica. V para convenes de fico cientfica (uma boa maneira de encontrar HACKERs e HACKERs da velha escola). Pratique artes marciais. A disciplina mental que as artes marciais exercitam parece ser muito similar, de vrias formas importantes, com o que os HACKERes fazem. As formas mais populares entre HACKERes sem dvida so as artes asiticas de luta a mo como Tae Kwon Do, Karate, Wing Chun, Aikido, ou Jiu Jitsu[10]. A esgrima ocidental e as artes asiticas com a espada tambm possuem seguidores visveis. Em lugares onde legal, o tiro com a pistola tem ganhado popularidade desde 1990. As artes mais raquerianas so aquelas que efatizam na disciplina mental, relaxamento e controle, acima do interesse na fora, atletismo ou capacidade fsica. Estude um disciplina de meditao atual. A mais favorita e perene entre os HACKERes o Zen (importante: possvel usufruir dos benefcios do Zen sem adquirir alguma religio ou

discartar qualquer uma que voc possui). Outros estilos podem funcionar da mesma forma, mas seja cuidadoso para escolher alguma que no necessite a crena em coisas malucas e sem sentido. Desenvolva ouvido apurado e anlitico para a msica. Aprenda a apreciar tipos peculiares de msica. Aprenda a tocar bem algum instrumento, ou a cantar bem. Desenvolva sua apreciao por advinhaes e trocadilhos (jogos de palavras).

Quanto mais dessas coisas voc j pratica mais voc naturalmente possui o biotipo HACKER. Por que estas coisas em particular no totalmente claro, mas elas esto conectadas com o misto das habilidades dos lados esquerdo e direito do crebro que parece ser importante; os HACKERes precisam ser passveis tanto da razo lgica quanto da possibilidade repentina de pisar fora da lgica aparente de um problema. Trabalhe to intensamente quanto voc brinca, e brinque tanto quanto voc trabalha. Para verdadeiros HACKERes os limites entre "jogar", "trabalhar", "cincia" e "arte" tendem a desaparecer, ou imergir para um nvel elevado de criatividade. Tambm no fique contente com uma pequena lista de habilidades. Apesar de HACKERes serem identificados como programadores eles so facilmente competentes em vrias outras habilidades -- administrao de sistemas, projetista da web e tcnico de hardware so comuns. Um HACKER que um administrador de sistemas, por outro lado, pode ser bem habilidoso em programao em script e projetismo para web. HACKERes no fazem as coisas pela metade; se eles investem em uma habilidade eles tendem a ficar muito bons nela. Finalmente algumas coisas para no fazer.

No use nomes de usurio, ou IDs, grandiosos ou infantis. No entre em guerrinhas na Usenet (ou em qualquer outro lugar). No se chame de 'cyberpunk', e no perca tempo com qualquer um que o faa. No envie email com o texto cheio de erros de gramtica e ortografia.

A nica reputao que voc ir conseguir fazendo alguma dessas coisas a de um twit[11]. HACKERes tem boa memria -- pode levar anos at que voc se reabilite o suficiente para ser aceito. O problema com pseudnimos e nicks merecem uma amplificao. Ocultar sua identidade atrs de um pseudnimo uma atitude infantil e boba, caracterstica de craqueres, warez d00dz, e outras formas de vida inferiores. HACKERes no fazem esse tipo de coisa: eles so orgulhosos do que so e querem tudo isso ligado aos seus nome reais. Ento se voc tem um pseudnimo, largue-o. Na cultura HACKER ele ir somente marc-lo como um perdedor.

8. Outras Fontes
Paul Graham escreveu um ensaio chamado Grandes HACKERes, e outro chamado Graduao nos quais ele fala com muita sabedoria. Peter Seebach mantm um excelente HACKER FAQ para gerentes que no sabem como lidar com HACKERes. Existe um documento chamado Como Se Tornar Um Programador que um excelente complemento a este aqui. Ele possui conselhos valorosos no somente a respeito de codificao ou habilidades, mas sobre como agir em uma equipe de programadores. Eu tambm escrevi Uma Breve Histria do Raquerdom (A Brief History Of Hackerdom). Eu escrevi um documento, A Cadetral e o Bazar (The Cathedral and the Bazaar), que explica muito sobre como o Linux e a cultura cdigoaberto funciona. Eu enderecei esse tpico de forma mais direta na sua seqncia Homesteading the Noosphere. Rick Moen escreveu um documento excelente como manter um Grupo de Usurios Linux.

Rick Moen e eu colaboramos em um outro documento Como Fazer Questes Inteligentes. Ir ajud-lo a encontrar assistncia de tal forma que voc provavelmente ir consegui-la. Se voc precisa de ajuda para entender como os computadores pessoais, o Unix e a Internet funcionam veja Os Fundamentos da Internet e do Unix. Quando voc lanar programas ou escrever correes tente seguir o guia Prtica de Lanamento de Software. Se voc gostou do poema Zen talvez voc goste doRootless Root: The Unix Koans of Master Foo.

9. Perguntas Mais Freqentes


Q: Como eu sei se eu j sou um HACKER? Q: Voc ir me ensinar a raquear? Q: Como eu comeo ento? Q: Quando voc deve comear? muito tarde para eu poder aprender? Q: Quanto tempo vai levar para eu aprender a raquear? Q: Visual Basic ou C# so boas linguagens para comear? Q: Voc me ajudaria a craquear um sistema, ou me ensinar a craquear? Q: Como eu pego a senha da conta de algum? Q: Como eu entro/leio/invado/monitoro a conta de email de algum? Q: Como eu posso roubar privilgios de um op em algum canal no IRC? Q: Eu fui craqueado. Voc poderia me ajudar a evitar ataques futuros? Q: Eu estou tendo problema com o meu software Windows. Voc vai me ajudar? Q: Onde eu posso encontrar HACKERes de verdade para conversar? Q: Voc pode me recomendar livros teis sobre assuntos relacionados a raqueao? Q: Eu preciso ser bom em matemtica para me tornar um HACKER?

Q: Qual a linguagem que eu devo aprender primeiro? Q: Que tipo de hardware eu preciso? Q: Eu quero contribuir. Voc me ajuda a encontrar um problema para trabalhar? Q: Eu preciso odiar e xingar a Microsoft? Q: Mas software cdigo-livre no vai deixar programadores sem meios de se sustentar? Q: Como eu posso comear? Onde eu consigo um Unix livre? Q: Como eu sei se eu j sou um HACKER? A: Pergunte-se as 3 questes seguintes: Se voc respondeu sim para as trs questes acima voc j um HACKER. Somente duas no o suficiente. O primeiro teste sobre habilidades. Voc provavelmente passa se tiver as habilidade mnimas descritas antes nesse mesmo documento. Voc nem tem dificuldades se grande parte do seu cdigo foi aceito em algum projeto cdigo-aberto. O segundo teste sobre atitude. Se os cinco princpios da forma de pensar e agir de um HACKER pareceram bvios para voc, mais uma descrio daquilo que voc j vive do que qualquer coisa nova, voc j est na metade do caminho. Esta a parte interna; a outra parte, a externa, o nvel onde voc se indentifica com os grandes e longos projetos da cutura HACKER. Aqui temos uma lista incompleta mas sugestiva de alguns desses projetos: Voc se importa se o Linux melhores e se espalhe? Voc apaixonado por liberdade de software? Hostil a monopolios? Voc acredita que computadores podem ser instrumentos para o fortalecimento que ir tornar o mundo mais rico e mais humanitrio? Mas uma nota precativa aqui. A comunidade HACKER possui algumas politicas especficas e primariamente defensivas -- duas delas a defesa do direito liberdade de expresso e a luta contra o poder da "propriedade intelectual" que tornaria o cdigo-livre ilegal. Alguns desses projetos de longa data so organizaes de liberdade civil, como a Eletronic Fronties Foundation e a atitude externa citada cabe muito bem no suporte a essas organizaes. Mas alm disso a maioria

dos HACKERes olham a tentativa de sistematizar a atitude HACKER em um programa poltico explcido com suspeita; ns aprendemos, de uma forma difcil, que essas tentativas so motivos de distrao e diviso. Se algum tentar recrut-lo para marchar em nome da atitude HACKER ele perdeu a questo. A melhor resposta provavelmente seria "Cale a boca e mostre cdigo para eles". O terceiro teste possui um elemento recursivo a respeito. Eu observei na seo chamada "O que um HACKER?" que ser um HACKER em parte pertencer a uma subcultura particular ou rede social com uma histria compartilhada, tanto dentro como fora. No passado distante os HACKERes eram um grupo muito menos coesivo do que eles so hoje. Mas a importancia do aspecto da rede social aumentou nos ultimos trinta anos assim que a Internet fez conexes com o ncleo da subcultura HACKER, agora mais fcil de manter e desenvolver. Algo fcil que aponta essa mudana que nesse sculo nos temos as nossas prprias camisas. Sociologista que estudam culturas de rede como a cultura HACKER, sob a rubrica geral de "colegas invisveis" anotaram que uma caracterstica comum a presena de guardies -- membros centrais com a autoridade social para nomear novos membros na rede. Por ser uma cultura do "colega invisivel", o raquerdom solta e informal, e assim tambm a lista de guardies. Mas uma coisa que todos os HACKERes entendem que nem todo HACKER um guardio. Guardies devem ter um certo grau de seriedade e sucesso antes de receber o ttulo. O quanto difcil classificar, mas todo HACKER sabe quando se depara com um. Q: Voc ir me ensinar a raquear? A: Desde a primeira vez que eu escrevi esta pgina eu tenho recebido muitos pedidos por semana (e freqentemente por dia) de pessoas pedindo "me ensine tudo sobre como raquear". Infelizmente eu no tenho tempo nem energia para fazer isso; meus prprios projetos HACKER, e minhas viagens como advogado do cdigo-livre toma 110% do meu tempo. Mesmo se eu pudesse, raquear uma atitude e um habilidade que basicamente voc ter que ensinar voc mesmo. Voc vai notar que

enquanto HACKERes reais querem ajud-lo eles no iro respeit-lo se voc implorar para receber tudo o que eles sabem de bandeja. Aprenda algumas coisas. Mostre que voc capaz de aprender sozinho. Depois v at um HACKER com questes especficas. Se voc vai mandar um email perguntando um conselho, aqui vo duas coisas que voc deve saber logo de cara. Primeiro, ns descobrimos que pessoas preguiosas ou descuidadas no seu modo de escrever so geralmente muito preguiosas e descuidadas no seu modo de pensar para se tornarem bons HACKERes -- ento tome cuidado com a sintaxe, e utilize boa gramtica e pontuao, ou ento voc ser provavelmente ignorado. Segundo, no implore pedindo para responder para um ISP diferente da conta que voc enviou seu email; ns achamos que pessoas que fazem esse tipo de coisa geralmente so ladres utilizando contas roubadas, e no temos interesse em recompensar ou assistir ladres. Q: Como eu comeo ento? A: A melhor forma de comear ento provavelmente seria ir para uma reunio de um LUG (Linux User Group - Grupo de Usurios do Linux). Voc pode encontrar esse tipo de grupo no Pgina de informaes gerais sobre Linux do LDP (LDP General Linux Information Page); provavelmente existe um perto de voc, possivelmente associado a uma faculdade ou universidade. Se voc pedir, membros de um LUG provavelmente iro lhe dar uma copia do Linux, e certamente iro ajud-lo a instalar e comear. Q: Quando voc deve comear? muito tarde para eu poder aprender? A: Qualquer idade na qual voc esteja motivado uma boa idade para comear. A maioria das pessoas comeam a ficar interessadas entre os 15 e 20 anos, mas eu conheo excees em ambas as direes. Q: Quanto tempo vai levar para eu aprender a raquear? A: Isso vai depender de quo talentoso voc e de quanto voc vai se dedicar na tarefa. A maioria das pessoas podem conseguir adquirir habilidades respeitveis de dezoito meses dois anos, se elas se concentrarem. Mas no se engane em achar que termina por a; se

voc for um HACKER verdadeiro voc ir gastar o resto de sua vida aprendendo a aperfeioar sua arte. Q: Visual Basic ou C# so boas linguagens para comear? A: Se voc est fazendo essa pergunta est quase absolutamente claro que voc est pensando em raquear no Microsoft Windows. Por si s esta uma m idia. Quando eu comparei tentar raquear no Windows com tentar danar com o corpo engessado eu no estava brincando. No v para l. tudo muito feio, e nunca ir deixar de ser. Existem problemas especficos com Visual Basic e C#; basicamente elas no so portveis. Embora existam prottipos de implementaes em cdigo-livre dessas linguagens, os padres ECMA (European Computer Manufacturers Association - Associao Europia de Manufatores de Computadores) aplicavis no cobrem mais do que uma pequena parte de suas interfaces de programao. No Windows a maioria dos suportes a bibliotecas so propriedades de um nico fornecedor (Microsoft); se voc no for extremamente cauteloso quanto quais ferramentas utilizar -- mais cuidadoso do que qualquer novato capaz de ser -- voc ir limitar-se somente as plataformas que a Microsoft desejar suportar. Se voc comear no Unix, muitas outras melhores linguagens, com bibliotecas melhores, esto disponveis Visual Basic especialmente terrvel. Como os outros BASICS ela extremamente mal projetada e ir lhe ensinar pssimos hbitos de programao. No, no me pea para explic-los em detalhes. Tal explicao encheria um livro. Aprenda um linguagem bem projetada no lugar disso. Um desses maus hbitos tornar-se dependente de bibliotecas, ferramentas e ambientes de desenvolvimento de um nico fornecedor. Em geral qualquer linguagem que no tenha suporte completo no mnimo no Linux, ou em um dos BSDs, e/ou no mnimo trs sistemas operacionais, de fornecedores diferentes, uma linguagem pobre para se aprender a raquear. Q: Voc me ajudaria a craquear um sistema, ou me ensinar a craquear?

A: No. Qualquer um que ainda pode levantar esse tipo de questo depois de ter lido este FAQ muito estupido para ser educado mesmo se eu tivesse tempo para ensinar. Qualquer pedido desse tipo recebido ser ignorado ou ser respondido com total ignorncia. Q: Como eu pego a senha da conta de algum? A: Isto craquear. Caia fora, idiota. Q: Como eu entro/leio/invado/monitoro a conta de email de algum? A: Isto craquear. Saia daqui, retardado. Q: Como eu posso roubar privilgios de um op em algum canal no IRC? A: Isto craquear. Fuja daqui, cretino. Q: Eu fui craqueado. Voc poderia me ajudar a evitar ataques futuros? A: No. Sempre que me feita essa pergunta de algum pobre coitado rodando o Microsoft Windows. No possvel garantir segurana efetiva contra ataques de craqueres em sistemas Windows; o cdigo e a arquitetura simplesmente possuem muitas falhas, o que torna a segurana no Windows algo como tentar remar um barco com uma peneira. A nica preveno segura migrar para o Linux ou qualquer outro sistema operacional que foi projetado para no mnimo ser passvel de segurana. Q: Eu estou tendo problema com o meu software Windows. Voc vai me ajudar? A: Sim. V para um prompt do DOS e digite "format c:". Qualquer problema que voc esteja experimentando ir acabar em alguns minutos. Q: Onde eu posso encontrar HACKERes de verdade para conversar? A: A melhor forma encontrar um grupo de usurios do linux ou Unix perto de voc e ir para seus encontros (voc pode achar links para diversas listas de grupos de usurios na pgina do LDP (Linux

Documentation Project - Projeto de Documentao do Linux), no ibiblio. (Eu costumava dizer que voc no encontraria nenhum HACKER de verdade no IRC, mas eu estou comeando a entender que isso est mudando. Aparentemente algumas comunidades de HACKERes verdadeiros, ligados a coisas como GIMP e Perl, possuem canais no IRC agora) Q: Voc pode me recomendar livros teis sobre assuntos relacionados a raqueao? A: Eu mantenho um COMOFAZER Lista de Leitura para Linux (Linux Reading List HOWTO) que voc pode achar interessante. O Loginataka tambm pode ser til. Para uma introduo ao Python, d uma olhada nos materiais introdutrios (ingls) no site do Python. Q: Eu preciso ser bom em matemtica para me tornar um HACKER? A: No. O raquear utiliza quase nenhuma matemtica formal ou aritmtica. Em particular voc no vai precisar de trigonometria, clculo ou anlise (existem excees no tratamento de aplicativos de reas especficas, como computao grfica). Conhecer alguma lgica formal e lgebra Booleana bom. Alguma base em matemtica infinita (incluindo teoria finita, combinatria e teoria de grficos) pode ser til. Muito mais importante: voc precisa ser capaz de pensar logicamente e seguir cadeias exatas de raciocnio exatamente como os matemticos fazem. Enquanto o contedo da matemtica no vai ajud-lo, voc vai precisar da disciplina e inteligncia utilizada por ela. Se te falta inteligncia, existe pouca esperana para voc como um HACKER; se te falta disciplina melhor desenvolv-la rapidamente. Eu acho que uma boa forma de descobrir se voc tem o que necessrio conseguir uma cpia do livro de Raymond Smullyan O que o nome desse Livro? (What Is The Name Of This Book?). Os divertidos jogos de advinhaes lgicas de Smullyans encaixam-se muito bem no esprito HACKER. Ser capaz de resolv-los um bom sinal; apreciar a resoluo dos mesmo um sinal melhor ainda.

Q: Qual a linguagem que eu devo aprender primeiro? A: XHTML (o mais recente dialeto HTML) se voc j no o conhece. Existem muitos livros ilustres, pssimos super-intensivos sobre HTML por a, e, amargantemente, poucos livros bons. O que eu mais gosto o HTML: The Definitive Guide. Mas HTML no uma linguagem de programo completa. Quando voc estiver pronto para comear a programar eu recomendo Python. Voc vai ouvir um monte de pessoas recomendando Perl, e Perl ainda mais popular do que Python, mas mais difcil de aprender e (na minha opinio) menos bem projetada. C muito importante, mas muito mais difcil que Python ou Perl. No tente aprender ela primeiro. Usurios do Windows, no tentem Visual Basic. Ir ensin-los maus hbitos e no nada portvel fora do Windows. Evite. Q: Que tipo de hardware eu preciso? A: Era comum computadores pessoais serem pouco poderosos e de baixa-memria, a tal ponto que era possvel deixar limites artificiais no processo de aprendizado de um HACKER. Isso deixou de ser verdade a algum tempo. Qualquer mquina da Intel 486DX50 ou melhor mais do que poderosa para desenvolver trabalhos, X e comunicao com a Internet; e os menores discos que voc pode comprar hoje so mais do que suficientes. O ponto importante na escolha da mquina na qual voc ir aprender o fato de seu hardware ser compatvel com o Linux (ou compatvel com BSD, se voc escolher esse caminho). Novamente isso j garantido para a maioria das mquinas modernas. O grande problema esto nos modems; algumas mquinas possuem modems especficos para Windows que no iro funcionar com o Linux. Existe um FAQ para compatibilidade de hardware; a verso mais recente se encontra aqui. Q: Eu quero contribuir. Voc me ajuda a encontrar um problema para trabalhar?

A: No por que eu desconheo seus talentos e interesses. Voc deve possuir auto motivao ou no haver acordo, e por isso o porque de sempre dar errado quando outras pessoas tentam escolher o seu caminho. Tente o seguinte. D uma olhada nos anncios de projetos no Carnefresca (Freshmeat)por alguns dias. Quando voc olhar algo que lhe faa pensar 'Boa! Eu adoraria trabalhar nisso!', participe. Q: Eu preciso odiar e xingar a Microsoft? A: No, voc no precisa. No que a Microsoft no seja escrota, mas j existia uma cultura HACKER antes da Microsft e ainda ir existir uma muito depois da Microsoft virar histria. Qualquer energia que voc desperdiar odiando a Microsoft seria melhor desperdiada no amor a suas habilidades. Escreva bons cdigos -- isso ir envergonhar a Microsoft o suficiente sem poluir o seu karma. Q: Mas software cdigo-livre no vai deixar programadores sem meios de se sustentar? A: Isto no parece acontecer -- at hoje a industria de software cdigo-livre parece estar gerando mais empregos do que acabando com eles. Se ter um programa escrito um ganho de economia na rede sobre o fato de no ter um programador ir ser pago por um programa depois de pronto mesmo este sendo ou no cdigo-livre. E, no importa o quo "livre" os programas so escritos, sempre ir existir demanda para novas e customizadas aplicaes. Eu escrevi mais sobre isso na pgina da Cdigo-Livre (Open Source). Q: Como eu posso comear? Onde eu consigo um Unix livre? A: Se voc est procurando o seu primeiro projeto no me pergunte por um. Ao invs d uma olhada nos anuncios de verses e projetos no Freshmeat at encontrar um que lhe agrade e junte-se a eles. Se voc nem mesmo instalou o Unix na sua mquina em outros lugares nesta pgina eu inseri ponteiros nos quais voc pode pegar o mais famoso e utilizado Unix livre. Para ser um HACKER voc precisa de motivao, iniciativa e a habilidade de educar voc mesmo. Comece exatamente agora...

10. Notas de Traduo


10.1. Informaes Gerais
Este documento a traduo em portugus do original How To Become A Hacker (Como Se Tornar Um HACKER) escrito por Eric S. Raymond. (This is the portuguese translation of the original document How To Become A Hacker originally written by Eric S. Raymond, following all the author recommendations and acceptances for translations of his documents). O documento original, e todo os seus direitos, pertencem ao autor; a traduo foi construda por: Joo Victor Duarte Martins, JVDM's Web Home,
<jvdm@sdf.lonestar.org>

Com a ajuda nos pargrafos a respeito da Conexo Nerd/HACKER de: Luis Paulo Barros Pinheiro, <naorevelarei@hotmail.com>. Caso voc tenha alguma sugesto, encorajamento, reclamao sobre a traduo em s, e no do tema aqui tratado, por favor encaminhem todas estas para o tradutor. Ainda algumas palavras podem no contentar alguns leitores. Se for o caso, por favor, emcaminhem reclamaes e sugestes sobre a linguagem, semtica e coeso para o tradutor. E claro, eventualmente pode ocorrer perguntas sobre o tema aqui discutido. Por favor, se for o caso, encaminhe suas mensagens para o autor deste documento.

O traduo deste documento possui diversas notas que dizem respeito a termos, opinies divergentes e temas relevantes. importante a leitura destas para uma completa compreeno da traduo deste HOWTO.

10.2. Por que esta traduo?


O intuito mor deste documento difundir os preceitos e conceitos da cultura HACKER original, assim como satisfazer o interesse de qualquer um que gostaria de entender ou participar da mesma. Como hoje o termo HACKER difundiu-se de forma errnea por entre muitos muito importante que o teor deste documento demonstre que a cultura HACKER original no convm com as atitudes de piratas, ladres, espies ou jovens interessados em falhas de segurana de sitemas fechados e linhas telefnicas ou interesse em tornar-se "supermestres-mgicos" de computadores. E o que ele brilhantemente faz. Portanto a traduo para o Portugus torna-se essncial para a difuso do conceito de cultura e atitude HACKER. Particularmente o Brasil, pas no qual a traduo se aplica mais diretamente, possui um baixo nvel de esclarecimento geral acerca de temas e fatos muito particulares. A histria da Internet, e da participao de HACKERes e sua cultura na mesma, um exemplo aplicvel de tema particular e que obviamente no esclarecido de forma correta. Isso torna o tema sucetvel manipulao, tanto por parte de interesses de qualquer mbito quanto pelo falar do senso comum. Esse o intuito primeiro da traduo para o portugus do How To Become A Hacker: difuso de conceitos reais sobre os fatos, e desconfiana no senso comum.

Notes
[1] O arquivo dos jarges um dos primeiros documentos relacionados a cultura HACKER; ele trata dos jarges e dos termos utilizados na cultura, assim como aspectos de comportamento e folclore. uma tima fonte de referncia. A verso original do Jargon File nasceu no MIT nos meados dos 70. A atual verso editada pelo autor desde documento e se encontra no link referenciado.

[2] A traduo encontra-se em http://jvdm.freeshell.org/pt/raquer-howto/. [3] Para muitos leitores a palavra HACKER pode parecer estranha para se referir a palavra original hacker. Mas apesar de o hbito comum, quando se trata de tradues de termos extrangeiros, ser a simples importao (tanto fontica quanto sinttica) dessas palavras, eu, como tradutor, assumi a postura de 'aportuguesamento' do termo. A razo simples: se um conceito definido em uma lngua extrangeira (e claro, se utiliza uma palavra nessa lngua para fazer referncia a ele) e esse mesmo conceito no existe no portugus qual seria a melhor palavra para fazer referncia a esse novo conceito? Teoricamente qualquer nova palavra seria apropriada j que o conceito nem mesmo existe. Importar a palavra extrangeira pura e simplesmente, na minha opinio, uma atitude que ao invs de enriquecer o portugus (aumentando o nmero de conceitos do contexto sensvel e abstrato que a lngua capaz de fazer referncia) o empobrece, tornando-o menos caracterstico e mais uma cpia de uma outra lngua. O Ingls, por simplesmente fazer referncia a uma conceito que o portugus no faz j se faz mais rico nesse aspecto. Portanto tomei como deciso, para evitar o 'inglesamento' do portugus, aportuguesar a palavra hacker para HACKER. Para muitos provavelmente essa no a melhor forma de criar uma palavra para fazer referncia ao conceito que, at onde conheo, no existe no portugus, mas foi a mais plausvel na minha opinio. Se o leitor tiver sugestes mais criativas e mais prticas, por favor sinta-se a vontade para entrar em contato com o tradutor com crticas e sugeste. Uma discussao a respeito foi travada na lista de traducao do LDP-BR. [4] De uma nota no cdigo-fonte desse documento: This is my poeticization of a remark by Fred Rutherford, boomboom@bmi.net, that he said was based on earlier versions of this document and martial-arts sources like the "Budoshoshinshu" and the "Hagakure" which Fred thinks this FAQ resembles in some respects. [5] A palavra original em ingls hacking o substantivo utilizado pelo autor para se referir ao ato de 'rquear' -- agir como um HACKER ou 'fazer coisas que os HACKERes fazem' de acordo com as habilidades e atitudes de um HACKER. Como a palavra hacker est sendo aportuguesado, achei justo o uso de um termo "aportuguesado" do substantivo hacking, assim como foi dito na nota [3]. [6] A palavra newbie utilizada pelo autor refere-se ao "inexperiente em" ou "recm chegado a" algum assunto, atividade, ou tema

tcnico/terico; palavra geralmente muito usada para designar atitudes pertinentes ao erro, mas que com um esclarecimento posterior servem de caminho para alcanar um nvel de conhecimento/habilidade suficiente. Apesar de algumas referncias, no aconselhado o uso do conceito "incapacitado", ou ainda "aquele que se esfora em mostrar e aparentar ser algo mas no satisfaz os pr-requisitos para tal" (o termo lammer ou poser satisfaz melhor essa insinuao). [7] Do termo original Under the Hood (Jargon File para mais informaes): visualizar a implementao daquilo que se encontra sobre alguma interface, ou as escondidas; aquilo que no est bvio o suficiente e deve ser necessrio investigao para perceber/olhar/observar. [8] O termo marcao diz respeito a marcao semtica e estrutural de textos para futura edio grfica; um costume lgico em dedicar ao escritor apenas a estruturao semtica do texto que ele escreve, deixando para outras tecnologias e at pessoas o intuito de trabalhar na sua aparncia ou apresentao. essa a lgica que quebrada com a edio WYSIWYG, deixando tanto a preocupao efmera da aparncia comprometer a estrutura lgica e semtica de um texto. [9] Do original hackerdom. Isso , a cultura HACKER como um todo (como na palavra kingdom, fazendo referncia a reino, ou 'territrio do rei' -- king). "A Cultura HACKER" seria um termo bem equivalente, mas achei mais sugestivo e leal deixar o termo original aportuguesado, j que nem mesmo a palavra HACKER um termo em portugus tpico. [10] Por favor, um ponto deve ser levantado aqui rapidamente. claro, e bvio, que as artes aqui citadas, principalmente o Jiu Jitsu, so aquelas que tem similaridade e so praticadas na forma como originalmente foram criadas nas suas culturas de origem. Principalmente no Brasil, essas artes so deturpadas por sub-culturas comerciais, ou pequenas "lojas de cultura oriental". No caso do Jiu Jitsu, bvio que a forma como a arte praticada no Brasil no tem nada de correpondente com o interesse do autor. [11] Chatos geralmente banidos em grupos de discusso.

Das könnte Ihnen auch gefallen