Sie sind auf Seite 1von 4

Centro de Ensino Mdio Tiradentes

Guerra Da Secesso

Rodrigo de Araujo Alves(24) Turma:31

Porto Alegre Setembro/2013

Guerra da Secesso Tpicos principais - Divergncias Sul e Norte A Guerra Civil Americana consistiu na luta entre 11 Estados do Sul latifundirio aristocrata e que era a favor do trabalho escravo contra os Estados do Norte industrializado e abolicionista, dedicado a estilos mais modernos de vida. Esta diviso considerada uma das causas primrias do conflito. Enquanto o norte passava por um perodo de expanso econmica graas industrializao, proteo ao mercado interno e mo-de-obra livre e assalariada, a economia do sul dependia da exportao de produtos agropecurios - especialmente do algodo, cujas exportaes eram a principal fonte de renda destes estados. A agropecuria do sul, por sua vez, dependia muito do uso do trabalho escravo. - Destino Manifesto O Destino Manifesto o pensamento que expressa a crena de que o povo dos Estados Unidos eleito por Deus para civilizar a Amrica, e por isso o expansionismo americano apenas o cumprimento da vontade Divina.As doutrinas do Destino Manifesto foram usadas explicitamente pelo governo e pela mdia norte-americana durante a dcada de 1840, at a compra de Gadsden(sendo tambm inclusa a compra do Alasca por alguns historiadores), como justificativa do expansionismo norte-americano na Amrica do Norte. - Lei do Homestead Grandes contingentes de imigrantes europeus participaram da ocupao do vasto oeste americano e sem eles essa conquista no se realizaria. Para atrair imigrantes, o governo americano decretou, em 1862, o Homestead Act, que definia a posse de uma propriedade com 160 hectares a quem a cultivasse por cinco anos. Essa lei fez aumentar muito o fluxo de imigrantes europeus para os Estados Unidos. - Escravido Para os abolicionistas do norte, a escravido era um obstculo poltica capitalista industrial do estado do norte. Com isso eles pretendiam limitar a escravido apenas aos estados do sul. Eles defendiam o trabalho assalariado, com mo-de-obra dos imigrantes europeus. Para a aristocracia do sul o trabalho escravo era a base de sua agricultura. Os fazendeiros achavam que era impossvel produzir riquezas sem o trabalho escravo. Em 1815 houve a extino do trfico de escravos, que passaram a ser vendidos no contrabando.

Havia muitas divergncias em relao a esse assunto. Uns achavam que deveria haver a abolio total da escravido, j outros defendiam que cada estado deveria tomar sua prpria deciso em relao a escravido. - Compromisso do Missouri 1820 O Compromisso de Missouri, tambm chamado de Compromissos de 1820, foi um acordo aprovado em 1820, entre grupos pr-escravatura e prabolicionistas nos Estados Unidos, envolvendo primariamente a regulao do trabalho escravo nos territrios do oeste" - Compromisso de 1850 O Compromisso de 1850 foi um conjunto de iniciativas legislativas levada a termo nos Estados Unidos da Amrica no ano de 1850 para resolver uma srie de tenses surgidas com a colonizao da Califrnia. Dentre as diversas leis fruto do citado compromisso destacam-se: a criao da Califrnia como um estado sem servido, apesar de estar localizada naregio Sul, onde segundo o Compromisso do Missouri deveria ser permitido o trabalho cativo; a lei do escravo fugido, segundo a qual um negro fugitivo em um estado sulista poderia ser perseguido em um estado nortista, podendo ser reclamada sua captura por uma simples declarao de seu proprietrio, ficando as autoridades locais obrigadas na perseguio e captura. Outras leis se referiam criao, delimitao de fronteiras, e existncia de escravos nos novos estados do Texas e Novo Mxico. - Dawes Act As terras foram expropriadas de ndios para passarem s mos de companhias controladas por brancos. O ato instituiu a diviso das terras em lotes de 160 e 180 acres (650m e 730 m) e cada famlia recebeu um pedao diviso estranha cultura indgena, na qual a terra era considerada um bem de toda a tribo. Embora o argumento implcito fosse a necessidade de civilizar os ndios, o ato provocou revolta naquela poca. J que os brancos diziam que os mesmos no eram capazes de cuidar das prpias terras. - 1867- Fundao da Ku Klux Klan A primeira Ku Klux Klan na verdade foi fundada pelo general Nathan Bedford Forrest da cidade de Pulaski, Tennessee, em 1865 aps o final daGuerra civil americana. Seu objetivo era impedir a integrao social dos negros recmlibertados, como por exemplo, adquirir terras, ter direitos concedidos aos outros cidados, como votar. Devido aos mtodos violentos da KKK, h a hiptese de o nome ter-se inspirado no som feito quando se coloca um rifle pronto para atirar. Em 1872 o grupo foi reconhecido como uma entidade terrorista e foi banida dos Estados Unidos. - 1865- 13 emenda da constituio norte-americana

A Dcima Terceira Emenda Constituio dos aboliu oficialmente e continua a proibir em territrio americano a escravatura e a servido involuntria, essa ltima exceto como punio por um crime. Foi aprovada pelo Senado em 8 de abril de 1864, aprovada pela Cmara dos Representantes em 31 de janeiro de 1865 e aprovada em 6 de dezembro de 1865. Foi ento declarado no anncio do secretrio de Estado William Seward em 18 de dezembro. Foi a primeira das emendas da Reconstruo. - 1870- 15 emenda da constituio norte-americana A Dcima Quinta Emenda Constituio dos Estados Unidos estabelece que os governos nos Estados Unidos no podem impedir a um cidado de votar por motivo de raa, cor, ou condio prvia de servido. Foi ratificada em 3 de fevereiro de 1870.

Das könnte Ihnen auch gefallen