Sie sind auf Seite 1von 7

Low Voltage Products

Deixar o melhor para o m Arrancadores suaves, accionamentos de velocidade varivel ou ambos?

Juan Sagarduy, Jesper Kristensson, Sren Kling, Johan Rees Nas aplicaes hidrulicas, as bombas centrfugas so accionadas por um motor de induo alimentado directamente da rede. A regulao do caudal efectuada por diversos meios diferentes, principalmente atravs do emprego de dispositivos de reduo de passagem, um mtodo de muito pouco rendimento, j que as perdas hidrulicas aumentam consideravelmente quando se estrangula a passagem do lquido atravs de uma vlvula; os accionamentos de frequncia varivel (VFD), recomendados como um meio ecaz para a poupana de energia, garantem a regulao do caudal atravs do controlo da velocidade de rotao do eixo do motor;

e como alternativa, a activao e desactivao do funcionamento da bomba seguindo um ciclo de trabalho preciso (a bomba no funciona continuamente, mas apenas se conecta durante o tempo necessrio para bombear o volume de gua pretendido e se desliga o resto do tempo). Uma vez que muitos sistemas hidrulicos diferentes recomendam a utilizao de conversores de frequncia ou controlo cclico (ou seja, tecnologias de arranque suave), qual destas duas solues a mais rentvel para reduzir o consumo de energia e proporcionar o prazo de amortizao mais satisfatrio?

1 Ilustrao de sistema para os mtodos de controlo de caudal com vlvula, cclico e de VFD

2 A gama PSE da ABB utiliza-se principalmente para aplicaes de bombagem

Nomenclatura

H bep [m]: Qbep [m3/s]: Hst [m]:

Q op [m3/s]: H op [m]: Hop,id [m]: Ht [m]: Hd [m]: Hmx [m]: Q mx [m3/s]:

Presso hidrulica no ponto de melhor ecincia da bomba centrfuga. Capacidade no ponto de melhor ecincia da bomba. Presso hidrosttica total. Dene-se como a distncia vertical que deve elevar a gua bomba. Quando se bombeia desde um poo, trata-se da distncia desde o nvel da gua de onde se bombeia no poo, at superfcie do terreno, mais a distncia vertical que se deve levantar a gua desde esta superfcie at ao ponto de descarga. Quando se bombeia desde uma superfcie de gua aberta seria a distncia total desde a referida superfcie at ao ponto de descarga. Capacidade no ponto de desenho do sistema. Na prtica, determina-se com os picos de caudal que se produzem ocasionalmente (ou seja, aproximadamente 5% do tempo nas estaes de tratamento de gua). Presso hidrulica no ponto de desenho do sistema. Presso hidrulica no ponto de desenho de um sistema ideal. Presso hidrulica associada a uma capacidade genrica Q [m3/s] velocidade constante e regulao de caudal com vlvula. Presso hidrulica associada a uma capacidade genrica Q [m3/s] com regulao do caudal de frequncia varivel. Altura mxima que se pode elevar o lquido com uma dada bomba. Capacidade mxima de uma determinada bomba.

A ecincia energtica um aspecto muito importante que os clientes procuram em produtos e sistemas, e algo que os fornecedores se esforam por melhorar na sua oferta de produtos. De facto, a opinio geral que o investimento dedicado aquisio de equipamento, assim como o custo do tempo de paragem correspondente instalao e colocao em funcionamento, compensado por uma diminuio do consumo elctrico graas a um funcionamento com uma maior ecincia energtica. O compromisso da ABB com a ecincia energtica inquestionvel e a empresa dedicou tempo, conhecimentos e recursos para poder oferecer as melhores solues de baixa tenso do mercado (em forma de conversores de frequncia e arrancadores suaves 1), especialmente adequadas para maximizar a poupana de energia nas bombas hidrulicas e as aplicaes de tratamento de guas residuais. Uma vez que os dispositivos de reduo de passagem oferecem um baixo rendimento, qual das duas solues tcnicas, velocidade varivel ou controlo cclico, a mais rentvel desde o ponto de vista da reduo do consumo de
2 Deixar o melhor para o m | Low Voltage Products

energia? - 1 . De facto, o factor determinante para seleccionar um ou outro dos mtodos de controlo a natureza dos sistemas hidrulicos onde trabalha a bomba centrfuga. Por exemplo, no tratamento de guas residuais, a colocao em marcha ou paragem das bombas centrifugas baseada, em geral, no controlo do processo. As guas residuais (ou seja, os auentes de zonas residenciais ou edifcios comerci ais) so recolhidas normalmente em fossas spticas ou depsitos de guas residuais at que se bombeiam para as estaes de tratamento municipais [1]. Devido aos diferentes eventos que provocam a colocao em marcha, o emprego de arrancadores suaves reduz consideravelmente o risco de bloqueamento da bomba devido presena de lodos na gua - 2 . Em geral, o controlo cclico uma alternativa atractiva estratgia de accionamento de frequncia varivel (VFD) apesar da sua menor exibilidade na regulao do caudal.
Nota de rodap: 1 Ao reduzir a tenso aplicada, o arrancador suave permite colocar em marcha os motores AC com suavidade. Durante a paragem da bomba, so evitados golpes de arete no sistema hidrulico atravs da reduo controlada do binrio graas a um algoritmo exclusivo do arrancador suave.

3a Seleco de bomba para uma instalao industrial

3b Diminuio do rendimento hidrulico em bombas de 90 kW e 350 kW devido a um sobredimensionamento de 15%

4 Dados tpicos das duas bombas estudadas

6 Variao do rendimento elctrico [%] em circuito de electrnica de potncia (arrancador suave e conversor) com carga hidrulica 5 Sistemas hidrulicos seleccionados para anlise da possvel poupana de energia

O investimento inicial total associado s solues de VFD e ao controlo cclico calculado como o custo do accionamento ou do arrancador suave mais uma percentagem dos custos do ciclo de vida para cobrir os tempos de paragem da produo.
Por outras palavras, considera-se que um arrancador suave uma tecnologia adequada e competitiva que protege o motor de induo face a deformaes elctricas, golpes mecnicos e vibraes durante o arranque e evita os golpes de arete durante a paragem da bomba. Alm disso, o motor usado no ponto do seu melhor rendimento e desligado o resto do tempo. Nas seces seguintes, analisada a poupana de energia e o prazo de amortizao das solues de velocidade varivel e de controlo cclico para dois sistemas de bomba centrfuga (de 90 kW e 350 kW). Um sistema de bombagem tpico Quando montado, um sistema de bombagem deve garantir que se fornece o caudal pretendido, Qop [m3/h]. Num sistema ideal, a bomba seleccionada tem um Qbep [m3/h] que coincide com Qop [m3/h]. Contudo, na realidade

selecciona-se uma bomba maior -3a . Como consequncia, a bomba funciona com um rendimento hidrulico menor na maior parte do seu intervalo de capacidade. Este ponto descrito em -3b para duas bombas centrfugas Aurora com potncias nominais de 90 kW e 350 kW respectivamente -4 [2]. Para analisar o potencial de poupana de energia estas bombas, foram considerados trs sistemas hidrulicos diferentes: predomnio da carga de frico, ou seja, a relao ( ) da altura de elevao esttica Hst [m] com a altura hidrulica mxima Hmax [m] 5%; predomnio da altura de elevao esttica ( 50%); e misto ( 25%) -5 . Conversor, arrancador suave e prestaes do motor Os conversores de frequncia tm um elevado rendimento ( conv), que cai de forma natural quando diminui a potncia produzida relativamente ao valor nominal. O rendimento dos arrancadores suaves praticamente de 100% quando se activa o bypass do motor. A sua ecincia diminui considera velmente com o nmero de arranques por hora e os perodos de trabalho mais curtos devido s perdas adicionais por efeito Joule durante o arranque e a paragem do motor -6 . Na actualidade, existem normas mais rgidas (classes IEC)
Low Voltage Products | Deixar o melhor para o m 3

7a Repercusso do tipo de classe no rendimento dos motores

7b Variao do rendimento do motor com carga hidrulica

8 Efeito do sobredimensionamento do sistema, a classe do motor e as perdas por harmnicas no consumo de energia elctrica (Pn = 90 kW frequncia de comutao 4 kHz)

O investimento inicial total associado s solues de VFD e ao controlo cclico calculado como o custo do accionamento ou do arrancador suave mais uma percentagem dos custos do ciclo de vida para cobrir os tempos de paragem da produo.
Ao contrrio dos conversores de frequncia (caracterizados por perdas nos semicondutores com a carga nominal), os arrancadores suaves funcionam no estado de bypass com carga nominal -9c. Desta forma, no se consideram perdas adicionais nos tiristores. So apresentadas em -102 as condies de funcionamento e do sistema quando a soluo seleccionada para a regulao do caudal da bomba o controlo cclico ou VFD. Rentabilidade do investimento Os clientes querem inevitavelmente saber quando podem esperar que o seu investimento seja rentvel, o que inclui os custos adicionais ocasionados pelos tempos de imobilizao da produo enquanto se instala e se coloca em servio o accionamento ou o arranque suave. Para bombas com uma potncia nominal de 25 kW, a relao de preos do conversor com o arrancador suave de trs aproximadamente e atinge um valor prximo de cinco para bombas de 350 kW [6]. O investimento inicial total associado s solues de VFD e controlo cclico calculado como a soma do custo do accionamento ou do arrancador suave mais uma percentagem dos custos do ciclo de vida para cobrir os tempos de paragem da produo [7]. Para ambas topologias de electrnica de potncia, utiliza-se um valor de 7,5%.

que garantem um elevado rendimento do motor (geralmente superior a 90%) para cargas [3, 4] -7a e - 7b . Esta ecincia (que depende consideravelmente da classe a que pertence) v-se afectada pelo emprego de um conversor de frequncia ou de um arrancador suave: diminui quando a alimentao efectuada atravs de um conversor de comutao rpida devido distoro harmnica de corrente e tenso, mas que no alterada quando se aplica o bypass ao motor depois do arranque suave devido a um fornecimento puramente sinusoidal. O impacto do sobredimensionamento do sistema, a classe do motor e as perdas por harmnicas (controlo por VFD) num sistema real aparece em -8 . Poupana de energia A poupana de energia conseguida utilizando VFD e controlo cclico num sistema de bombagem de 90 kW e 350 kW apresentada em -9a e -9b , respectivamente. Nos sistemas de predomnio da carga de frico ( 5%), o controlo VFD garante uma maior poupana de energia em quase todo o intervalo de funcionamento (ou seja, entre 7% e 98%) em ambos os sistemas de bombagem. Num sistema de predomnio da altura de elevao esttica ( = 50%) e com uma bomba de 90 kW, o controlo cclico uma soluo tcnica melhor que o controlo VFD em todos os pontos de trabalho, enquanto para o sistema de 350 kW, o controlo VFD garante uma poupana de energia ligeiramente superior mas apenas entre 75% e 92% da capacidade da bomba. Quando se considera um sistema hidrulico combinado ( = 25%), o controlo VFD apenas garante um benefcio econmico superior para capacidades da bomba superiores a 28% (para o sistema de 90 kW) e de 24% (para o sistema de 350 kW). De facto, o ganho mximo com o controlo VFD encontra-se entre os 15% e os 20% do intervalo de capacidade.

Nota de rodap 2 A converso de percentagens de poupana de energia (em comparao com a velocidade xa e o controlo por vlvula) em benefcios econmicos, supe que a bomba ir trabalhar durante 8.760 horas por ano (330 24) com um preo de 0,065 dlares por kWh de electricidade [5].

4 Deixar o melhor para o m | Low Voltage Products

9a Poupana de energia [%] de VFD e controlo cclico no sistema de bombagem de 90 kW

9b Poupana de energia [%] de VFD e controlo cclico no sistema de bombagem de 350 kW

9c Rendimento ptimo da bomba de 90 kW graas capacidade de derivar o arranque suave com cargas elevadas (90%-100% da capacidade de desenho)

10 Ponto de inexo onde a poupana econmica com o controlo cclico (arranque suave) superior que com a soluo VFD

11a Prazo de amortizao de solues de VFD e cclico (arranque suave) para a bomba de 90 kW

11b Prazo de amortizao de solues de VFD e cclico (arranque suave) para a bomba de 350 kW

Low Voltage Products | Deixar o melhor para o m 5

12 Soluo recomendada de electrnica de potncia para um sistema de quatro bombas em paralelo (sistema hidrulico dominado pela frico)

14 Soluo recomendada de electrnica de potncia para um sistema de trs bombas em paralelo (sistema hidrulico dominado pela presso esttica/frico)

13 Esquema de controlo de caudal num sistema de quatro bombas em paralelo (dominado pelas perdas por frico)

recomendada para um sistema de quatro bombas em paralelo [cada uma delas com uma potncia nominal de 350 kW (2.500 m3/h)] composta por dois conversores e dois arrancadores suaves -12 . O esquema que proporciona a soluo ptima relativamente a amortizao e funcionalidade do controlo, equipa as bombas 1 e 2 com arrancador suave e as bombas 3 e 4 com um conversor de frequncia -13 . As bombas equipadas com arrancador suave esto directa mente ligadas rede com capacidade elevada. Ao aumentar a velocidade de rotao num intervalo predenido (acima de 50 Hz), as bombas accionadas com conversores podem proporcionar um pico de caudal se for necessrio ocasionalmente. Num sistema hidrulico misto ( = 5%), a combinao que proporciona a soluo ptima no que se refere a tempo de amortizao e funcionalidade de controlo, utiliza trs bombas, as duas primeiras equipadas com arrancadores suaves e a terceira com um accionamento -14 e -15 . Para ambos os sistemas, o investimento inicial em solues de electrnica de potncia traduz-se em benefcios econmi cos em menos de um ano e meio, com o caudal regulado a menos de 80% da capacidade total -16 .

O custo dos componentes individuais pode variar por diversas razes. Em primeiro lugar, os VFD de baixa tenso trabalham mais de forma contnua em vez de paragens e arranques, permitindo um controlo mais eciente. No entanto, empregam transistores bipolares de porta isolada (IGBT) e devem ser desenhados com capacidade suciente de refrigerao, o que os torna mais caros quando comparados com os arrancadores suaves da mesma potncia nominal. Por outro lado, os arrancadores suaves, que trabalham em intervalos de tempo reduzidos de at 15 segundos incorporam tiristores potentes e de custo competitivo e beneciam de uma refrigerao natural. Os prazos de amortizao para o VFD e o controlo cclico do caudal so apresentados em -11a e -11b para as bombas de 90 kW e 350 kW respectivamente nos trs sistemas hidrulicos: = 5%, 25% e 50%. Solues com sistemas de bombas em paralelo Em muitos sistemas hidrulicos, pode-se conseguir uma poupana de energia ptima com uma boa rentabilidade do investimento usando solues com bombas em paralelo3 que combinam accionamentos e arranques suaves. Por exemplo, num sistema hidrulico com predomnio de frico ( = 5%), uma soluo de electrnica de potncia
6 Deixar o melhor para o m | Low Voltage Products

Nota de rodap 3 Para a regulao ptima do caudal em sistemas em paralelo, faz-se trabalhar uma s bomba at um ponto crtico onde se alcana o caudal pretendido, aps o que as bombas partilham simultaneamente a carga hidrulica [8]. Quando se atinge um segundo ponto crtico, entram em servio trs bombas e assim sucessivamente.

15 Esquema de controlo de caudal num sistema de trs bombas em paralelo (sistema hidrulico misto)

17 Sistema de bombas de uma estao de tratamento de guas (dominado pelas perdas por frico)

16 Prazo de amortizao estimado para duas instalaes compostas por bombas em paralelo e diferentes solues de electrnica de potncia

gama de produtos de automao de baixa tenso.


Referncias: [1] ITT Industries (2007). ITTs Place in the cycle of water: Everything but the pipes. [2] Aurora Pump (Pentair Pump Group) June 1994,United States. [3] IEC 60034-31:2009. Rotating electrical machines. Part 31: Guide for the selection and application of energy-efcient motors including variable speed applications. [4] Brunner, C. U. (45 February 2009). Efciency classes: Electric motors and systems. Motor energy performance standards event, Sydney (Australia). www.motorsystems.org. [5] Department of Energy (DOE). Energy International Agency (EIA) (June 2009). Average retail price of electricity to ultimate customers. [6] Sagarduy, J. (January 2010). Economic evaluation of reduced voltage starting methods. SECRC/PT-RM10/017. [7] Hydraulic Institute (August 2008). Pumps & Systems, Understanding pump system fundamentals for energy efciency. Calculating cost of ownership. [8] ITT Flygt (2006). Cirkulationspumpar med vt motor fr vrmesystem i kommersiella byggnader. [9] Vogelesang, H. (April 2009). Energy efciency. Two approaches to capacity control. World Pumps Magazine.

A melhor soluo? Foi analizada a abilidade da regulao cclica do caudal e velocidade varivel em aplicaes de bombas centrfugas para duas bombas (de 90 kW e 350 kW) no intervalo de baixa tenso. Os dados mostram que o controlo de frequncia varivel a melhor soluo nos sistemas hidrulicos com predomnio das perdas por frico (transporte de lquido sem diferena de alturas) e o controlo cclico recomendado para sistemas com predomnio da altura de elevao esttica. Deve evitar-se o controlo de velocidade em sistemas com congurao muito plana de bomba e carga, j que existe o risco de instabilidade e danos na bomba [9]. Os arrancadores suaves so uma soluo tcnica muito competitiva, especialmente para aplicaes hidrulicas e de guas residuais onde seja usual a colocao em marcha e paragem regulares para esvaziar um depsito e bombear lquido para tratamento posterior. Tratam-se de equipamentos potentes, com boa capacidadede bypass e com algoritmos de controlo exclusivos para sequncias de arranque (kick boost) e paragem (sem golpe de arete). No entanto, possvel conseguir uma poupana de energia ptima e bons tempos de amortizao para uma grande diversidade de sistemas hidrulico usando conguraes de bombas em paralelo que utilizam combinaes de accionamentos e arrancadores suaves -17. A ABB rearma o seu compromisso com a ecincia energtica garantindo ao mesmo tempo o valor adquirido pelo cliente, com base nos seus conhecimento e na sua slida

Para mais informaes: ABB, S.A. Low Voltage Products Quinta da Fonte, Edifcio Plaza I Tel: +(351) 214 256 000 Fax: +(351) 214 256 290 marketing.pt@pt.abb.com

Das könnte Ihnen auch gefallen