Sie sind auf Seite 1von 11

1 RESUMO 7 TEMA: DERIVADAS: BUSCANDO SIGNIFICADOS PARA ESTE CONCEITO. 1)TANGENTE, VELOCIDADES E OUTRAS TAXAS DE VARIAO.

A)TANGENTES. Seja a curva C que tem equao y = f(x). Desejamos encontrar a reta tangente a C em um ponto P(a,f(a)). Para tal consideramos um ponto vizinho Q(x,f(x)), onde , e calculamos a inclinao da reta secante PQ dado por . Observe a figura:

Fazendo o ponto Q aproximar-se de P ao longo da curva C, o que equivale a obrigar o x a tender a a, tem-se que o nmero tende a um nmero m que a inclinao da reta tangente t , se essa reta tangente t existir. Em outras palavras estamos definindo a reta tangente t a curva C no ponto P como sendo aquela que a posio limite da reta secante PQ quando x tende a Q. Dessa forma podemos definir a reta tangente t da seguinte maneira: A reta tangente a uma curva y = f(x) em um ponto P(a, f(a)) a reta que passa por P que tem inclinao , desde que esse limite exista. Exemplo 1: Encontre uma equao da reta tangente parbola R: y = 2x 1. no ponto P(1,1).

Existe outra equao para expressarmos a inclinao da reta tangente t como um limite de inclinaes de retas secantes que pode ser mais fcil de trabalhar em algumas situaes. Considere h = x portanto x = a + h. Ento a inclinao da reta secante PQ dada por:

2 Observe a figura:

Quando x tende a a, tem-se que h tende a 0, assim a expresso para a inclinao da reta tangente t pode ser escrita por: , desde que esse limite exista. Exemplo 2: Encontre uma equao da reta tangente hiprbole no ponto (3, 1). R: x + 3y 6 = 0. Exemplo 3: Encontre as inclinaes das retas tangentes ao grfico da funo (4, 2) e (9,3). R: m = 1/2; m = 1/4; m = 1/6. Observe as figuras abaixo que representam as situaes dos exemplos 2 e 3.

nos pontos (1,1),

B)VELOCIDADES Suponha um objeto movendo-se sobre uma linha reta de acordo com a equao s = f(t), onde s o deslocamento do objeto a partir da origem no instante t. A funo que descreve o movimento chamada de funo posio do objeto. No intervalo de tempo entre t = a e t = a + h o deslocamento ( variao da posio) ser de f(a + h) f(a). A velocidade mdia neste intervalo Velocidade mdia =

Ou seja, a equao que expressa a velocidade mdia a mesma que expressa a inclinao da reta secante PQ. Podemos ento concluir que ao representarmos a funo horria s = s(t) por uma curva C, a velocidade mdia no intervalo de tempo entre t = a e t =a + h o valor da inclinao da reta secante PQ.

Considere agora que a velocidade mdia seja calculada em intervalos de tempo [a, a+h] cada vez menores, o que equivale a dizer que estamos fazendo h tender a 0. Ento temos que a velocidade v(a) no instante t = a o limite das velocidades mdias quando h tende a zero, isto , para intervalos de tempo prximos de 0. Assim temos que,

Comparando este resultado com aquele obtido no item a temos que a velocidade no instante t=a igual a inclinao da reta t tangente a curva C no ponto P(a, f(a)). Exemplo: Suponha que uma bola foi deixada cair do posto de observao da torre, 450 m acima do solo. a)Qual a velocidade da bola aps 5 segundos? R: 49 m/s b)Com qual velocidade a bola chega ao solo? R: 94 m/s Use a equao horria do movimento como sendo C) OUTRAS TAXAS DE VARIAO.

para t segundos de queda.

Suponha que y uma quantidade que depende de outra quantidade x numa relao funcional, isto , y uma funo de x e podemos escrever que y = f(x). Se x variar de para ento temos que a variao de x ( tambm chamada de incremento de x) dada por , enquanto a variao correspondente de y dada por . Chamamos de taxa mdia de variao de y em relao a x no intervalo [ ao quociente de diferenas: Esse quociente pode ser interpretado como sendo a inclinao da reta secante PQ da figura:

De modo anlogo ao que adotamos na interpretao da velocidade instantnea, podemos considerar a taxa mdia de variao em intervalos cada vez menores fazendo tender a , isto , fazendo tender a 0. O limite dessas taxas mdias de variao quando tende a 0 denominado taxa instantnea de variao de y em relao a x em . Essa taxa de variao instantnea pode ser interpretada como sendo a inclinao da reta tangente t curva y = f(x) no ponto P( . Assim podemos escrever que :

Exemplo 1: O fator limitante na resistncia atltica o desempenho cardaco, isto , o volume do sangue que o corao pode bombear por unidade de tempo durante uma competio atltica. A figura abaixo mostra um grfico de teste de esforo de desempenho cardaco V em litros(L) de sangue versus a quantidade de trabalho que est sendo feito W em quilogramas-metro (kg.m) durante um minuto de levantamento de peso. O grfico ilustra o conhecido fato mdico de que o desempenho cardaco aumenta com a quantidade de trabalho , mas depois de atingir um valor de pico, comea a cair.

a)Use a reta que aparece na figura abaixo para estimar a taxa mdia de desempenho cardaco em relao ao trabalho a ser executado quando este aumenta de 300 para 1.200 kg.m.

b)Use a reta da tangente representada na figura abaixo para estimar a taxa de variao instantnea do desempenho cardaco em relao ao trabalho que est sendo executado no ponto onde ele de 300 kg.m.

R: a)0,0067 L/kg.m b)0,02 L/kg.m Observe que a velocidade de uma partcula a taxa de variao do deslocamento em relao ao tempo. Existem outras taxas de variao utilizadas na fsica tais como a taxa de variao do trabalho em relao ao tempo que denominada de potncia. Na qumica existe o interesse pela taxa de variao da concentrao de um reagente em relao ao tempo chamada de taxa de reao, enquanto que na siderurgia o interesse pela taxa de variao do custo de produo de x toneladas de ao por dia em relao a x denominada de custo marginal. Um bilogo pode se interessar pela taxa de variao populacional de uma colnia de bactria no tempo. Portanto a ideia de taxa de variao tem aplicaes importantes tanto nas cincias naturais, como nas cincias exatas ou cincias sociais. Em todos esses casos essas taxas podem ser interpretadas como inclinaes de retas tangentes o que faz com que a soluo do problema da reta tangente passe a ter um significado mais prtico. Na verdade quando resolvemos um problema de reta tangente no estamos apenas solucionando uma questo geomtrica, mas sim resolvendo uma grande variedade de problemas envolvendo taxas de variao. Exemplo 2: Foram registradas as leituras de temperatura T ( em graus Celsius) a cada hora, comeando meia noite, em um dia de abril na cidade de Whitefish, em Montanta, nos Estados Unidos. O tempo x foi medido em horas a partir da meia-noite. Os dados esto na tabela abaixo.

a)Encontre a taxa mdia de variao da temperatura em relao ao tempo. (i)Do meio dia at as 15 horas ii) do meio dia at as 14 horas iii) do meio dia at as 13 horas.

b)Observe como se estima a taxa de variao instantnea ao meio dia. Para tal utilizaremos o grfico que representa a situao descrita.

Nesse caso poderamos estimar os pontos A e B como sendo A(8,7; 8) e o ponto B(14; 18,2). Ento teramos:

Agora use o mesmo grfico do item b e estime a taxa de variao instantnea s 21 horas. Respostas: a) i) 1,3 ii)1,5 iii)1,7 b) 12 h : 1,9 e 21h: - 0,7

D)EXERCCIOS 1)a) Encontre a inclinao da reta tangente parbola B) Encontre a equao da reta tangente do item a. no ponto (-3, 3).

2)Encontre a equao da reta tangente a curva no ponto especificado. a) em (1, 1) b) c) em (-2, 1/4) em (-2,-7) no ponto onde x = a.

3)a)Encontre a inclinao da reta tangente curva

b) Encontre as inclinaes das retas cujas coordenadas x ( abscissas) dos pontos de tangncia so: (i) -1 (ii) 0 (iii) 1 4)Se uma bola for atirada ao ar com uma velocidade de 40 ps/s, sua altura (em ps) depois de t segundos dada por . Encontre a velocidade quando t =2. 5)O custo( em dlares) de produzir x unidades de uma certa mercadoria C(x)= . a)Encontre a taxa mdia da variao de C em relao a x quando os nveis de produo estiverem variando (i) de x = 100 a x = 105. ii) de x = 100 a x = 101 b) Encontre a taxa instantnea de variao de C em relao a x quando x=100. ( Isso chamado de custo marginal.) 6)A figura abaixo mostra o grfico da altura h em centmetros versus a idade t em anos de um indivduo, desde o nascimento at os 20 anos. a)Quando a taxa de crescimento mxima? b)Estime a taxa de crescimento aos 5 anos. c)(Aproximadamente em que idade, entre os 10 e 20 anos, a taxa de crescimento mxima? Estime a taxa de crescimento nessa idade.

Respostas dos exerccios. 1)a) m = -4 2)a) 3) a) b) y = -4x 9 b) b) i) -1/2

c) y = 10x + 13 ii)-2/9 iii) -1/8

4) -24 ps/s. 5)a) i) $20,25 /unidade b)$ 20/unidade.

ii)$20,05/unidade

6 ) a)primeiro ano. b) 6cm/ano.

c)10 cm/ano cerca de 14 anos.

2)DERIVADAS. A)Derivada de uma funo f em um nmero a. A.1) Definio. Vimos que a inclinao da reta tangente curva com equao y = f(x) no ponto onde x = a dado por : , desde que esse limite exista. Vimos tambm que a velocidade de um objeto com uma funo posio s = f(t) no instante t = a dado por:

O que podemos concluir do estudo das tangentes, velocidades e taxas de variao que o limite da forma:

Est relacionado ao clculo de uma taxa de variao no contexto das cincias ou engenharia, tais como a taxa de reao em qumica ou o custo marginal em economia. Uma vez que esse tipo de limite amplamente utilizado, ele recebe um nome e uma notao especial. DEFINIO : A derivada de uma funo f em um nmero a, denotado por ,

8 se o limite existe. A.2) Interpretao geomtrica da derivada como a inclinao da reta tangente. Se na expresso , escrevemos x = a + h tem-se h = x a . Portanto h tende a zero se e somente se x se aproximar de a. Ento uma forma equivalente de expressarmos a derivada de uma funo f em um ponto a a mesma expresso que calcula a inclinao de uma reta tangente t a uma curva no ponto de tangncia onde x = a: se esse limite existir . De fato podemos interpretar a derivada de uma funo f em um ponto x = a como sendo a inclinao da reta t tangente ao grfico de f no ponto de tangncia P(a, f(a)). Assim

ou Exemplo 1: Encontre a derivada em relao a x de determinar a equao da reta tangente ao grfico de R: f(a)=2a e y = 4x - 3. em x = a. Use esse resultado para em x = 2.

A.3) Interpretao de uma derivada como uma taxa de variao. Definimos anteriormente que a taxa de variao instantnea de y = f(x) em relao a x em x= como o limite das taxas mdias de variao sobre intervalos cada vez menores. Se o intervalo for [ , ], ento a variao em x e

Ento a taxa de variao instantnea dada por

Tal limite define a derivada de uma funo f em um ponto onde x = a. Assim podemos afirmar que A derivada f(a) a taxa de variao instantnea de y = f(x) em relao x quando x = a. Em particular se s = f(t) for a funo posio de uma partcula que se move ao longo de uma reta, ento, f(a) ser a taxa de variao do deslocamento s em relao ao tempo t. Em outras palavras , f(a) a

9 velocidade da partcula no instante t = a . Definimos a rapidez da partcula como sendo o valor absoluto da velocidade, isto . Exemplo 1: A posio de uma partcula dada pela equao do movimento medido em segundos e s em metros. Encontre a velocidade e a rapidez aps 2 segundos. R: A velocidade -1/9 m/s e a rapidez 1/9 m/s. B)Funo Derivada. , onde t

Vimos que a derivada de uma funo f em um nmero fixo a dada por : , quando esse limite existe. Podemos pensar em f como uma funo cuja entrada a e a sada o nmero f(a) que representa ou a inclinao da reta tangente ao grfico de f no ponto de tangncia onde x = a ou a taxa de variao instantnea de y em relao a x em x = a. Na verdade mudamos o nosso ponto de vista para uma enfoque funcional ou seja vamos variar o nmero a e substitu-lo por uma varivel x, obtendo a definio a seguir:

A funo f definida pela frmula

denominada funo derivada de f em relao a x. O domnio de f consiste em todos os x do domnio de f para os quais existe esse limite. Exemplo 1: a) Encontre a derivada em relao a x de . b)Abaixo apresentamos os grficos de f e f em um mesmo sistema de eixos cartesianos. Discuta a relao entre ambos.

Exemplo 2: a) Encontre a derivada em relao a x de f(x)= . b)Encontre a inclinao da reta tangente a curva y =

em x = 9.

Respostas dos exemplos: Exemplo 1: a)f(x)= b) Como f interpretada como a inclinao da reta tangente ao grfico de y = f(x) no ponto x, a derivada f(x) positiva onde a reta tangente a y = f(x) tem inclinao positiva, negativa onde a inclinao negativa e se anula onde a reta tangente horizontal.

10

Exemplo 2: a) C)EXERCCIOS 1)

b)m=1/6

R: 2; 0; -2; -1

2)

R: b)3 c)3 3)Dado que a reta tangente a y = f(x) no ponto (1,2) passa pelo ponto (-1,-1), encontre f(1). R: 3/2 4)Dado f(3)=-1 e f(3)=5, encontre uma equao para a reta tangente ao grfico de y = f(x) no ponto onde x = 3. R: y = 5x 16. 5) Para a funo f fornecida encontre f(x) e depois encontre a reta tangente a y = f(x) em x = a. a) a=1 R: f(x)=4x; y = 4x - 2 b) a=0 R: f(x)= ;y=0 c) R; ; y =1/6x + 5/3 6)Determine a funo derivada de f. a) b) 7)Se R: R: , encontre f(2) e use-o para achar uma equao da reta tangente parbola no ponto (2,2). R: f(2)=7; y = 7x - 12

8)Cada limite representa a derivada de alguma funo em algum nmero a. Estabelea f e a em cada caso.

11

a) R: a) f(x)= e a = 1. B)

b) e a = 1.

9) Uma partcula move-se ao longo de uma reta com equao de movimento s = f(t), onde s medido em metros e t em segundos.Encontre a velocidade quando t = 2, nos seguintes casos: a) f (t ) t 2 6t 5 b) f (t ) 2t 3 t 1 R: a) -2 m/s b)23 m/s

10)O custo de produo de x onas (1libra = 12 onas) de ouro provenientes de uma mina C = f(x) dlares. a) Qual o significado da derivada f ( x) ? Quais so suas unidades? b) O que significa f (800) 17 ? 11)Na figura abaixo est representado o grfico da funo horria de um movimento (a reta mostrada tangente). Determine: a) Os instantes em que a velocidade nula. b) A velocidade para t = 1s. c) Os maiores intervalos abertos nos quais a velocidade escalar negativa.

R: a) t = 3s e t = 7s b) -10 m/s c)

e 7< t < 8

12) Sob hipteses apropriadas, a funo posio de um objeto largado do alto do Empire State Building, de uma altura de 1250 p acima do nvel da rua, pode ser modelada pela funo posio , onde f(t) medido em ps acima do nvel da rua e t, em segundos depois de ser largado o objeto. a) Encontre a funo velocidade do objeto. R: v(t)=-32t b) Encontre o intervalo de tempo ao longo do qual vale a funo velocidade. R: vlida at o instante c) Qual a velocidade do objeto ao atingir o nvel da rua. R; -282,8 ps/s.

Das könnte Ihnen auch gefallen