Sie sind auf Seite 1von 10

Captulo 3 GERAO DE ENERGIA ELTRICA

Esta aula trata da produo de energia eltrica, procurando mostrar de onde vem a energia e descrevendo as vrias formas - tanto convencionais quanto alternativas - de obteno da energia eltrica.

Fontes primrias de energia eltrica


Como j foi mencionada, a energia eltrica produzida a partir de outras formas de energia. As formas de energia encontradas na natureza e utilizadas para gerar energia eltrica so chamadas de fontes primrias. As fontes primrias podem ser divididas em fontes convencionais - formas inicialmente utilizadas que permitiram o uso generalizado da eletricidade e ainda hoje responsveis pela maior parte da energia eltrica produzida, e fontes alternativas - envolvem as formas de obteno de energia eltrica que diferem das tradicionais e, embora sejam hoje utilizadas em pequena escala, podem vir a ser importantes no futuro. As principais fontes primrias de energia eltrica esto discriminadas no quadro abaixo.
FONTES PRIMRIAS DE ENERGIA ELTRICA Fontes Convencionais: o Reao eletroqumica (baterias, pilhas) o Hdrica o Fssil !" Carvo !" Petrleo !" Gs natural o Nuclear (fisso do urnio)

Fontes Alternativas: o Solar o Elica o Biomassa o Eletroqumica (clulas combustveis) o Geotrmica o Mars

Copyright_2001_ALMorelatoFranca.

33

Captulo 3 Gerao de Energia Eltrica

Fontes convencionais
Essas fontes primrias so aquelas tradicionalmente utilizadas para gerar energia eltrica, sendo responsveis por praticamente 99 % da energia gerada em todo o Mundo.

Bateria eletroqumica
As baterias e as pilhas produzem eletricidade atravs de reaes eletroqumicas sem combusto, em que o suprimento dos reagentes finito, ou seja, acabam aps um certo tempo. Inmeros reagentes tm sido usados para converter energia qumica em energia eltrica, destacando-se as baterias de chumbo-cido (utilizadas em veculos), pilhas de zinco-carbono (pilha seca comum), pilhas de zinco-dixido de mangans (pilha alcalina), baterias de nquel-cdmio ou ltio (usadas em telefones celulares). Quando a reao qumica reversvel, a bateria ou pilha recarregvel, sendo chamada de secundria; caso contrrio, a bateria ou pilha chamada de primria, devendo ser descartada aps descarregada.

Hdrica
A gerao de eletricidade a partir de fontes hdricas consiste no aproveitamento de desnveis no relevo geogrfico para acumular grandes volumes de gua dos rios atravs de barragens. Essa gua represada acelerada por gravidade, indo acionar uma turbina hidrulica que converte a energia cintica da gua em energia mecnica em um eixo, que, por sua vez, aciona um gerador de eletricidade (chamado de alternador. pois fornece tenso na forma alternada). Um alternador converte a energia mecnica entregue pela turbina em energia eltrica. O conjunto de instalaes e equipamentos envolvidos no processo chamado de usina hidreltrica. Veja a ilustrao que mostra um corte da usina hidreltrica de Itaipu, destacando a barragem, a tomada dgua, uma turbina e seu respectivo gerador (note que turbina e gerador esto acoplados pelo mesmo eixo, posicionado verticalmente). Observe tambm o interior da casa de mquinas da usina hidreltrica Marimbondo que possui oito alternadores de 190 MVA cada. A fonte hdrica de grande importncia, sendo intensamente utilizada em pases que possuem potencial hidrulico significativo. No Brasil, essa a principal fonte de energia eltrica, conforme se v na tabela abaixo, que inclui entre as fontes hdricas a usina de Itaipu 50Hz (Paraguai). Oferta de Energia Eltrica por Fonte Primria Brasil - 1999 (fonte: BEN/MME.) FONTE PRIMRIA PORCENTUAL HDRICA PETRLEO CARVO URNIO Copyright_2001_ALMorelatoFranca. 89,4 % 3,7 % 2,2 % 1,1 % 34

Captulo 3 Gerao de Energia Eltrica GS NATURAL OUTRAS 0,5 % 3,1 %

Combustveis fsseis: carvo, petrleo e gs


Outra fonte convencional importante a que utiliza combustveis fsseis encontrados na natureza, como o carvo mineral, o petrleo e o gs natural. Como se sabe, essas fontes so no-renovveis. A gerao de energia eltrica a partir desses combustveis passa necessariamente por um processo de gerao de calor, e por isso o conjunto de instalaes e equipamentos envolvidos na operao chamado de usina termeltrica. Nas usinas termeltricas a carvo ou a olo combustvel (derivado de petrleo) realiza-se a combusto das respectivas substncias em uma caldeira apropriada para a produo de vapor de gua. Esse vapor canalizado para uma turbina a vapor (tambm chamada de turbina de condensao) que gera energia mecnica em um eixo que, por sua vez, aciona um alternador que produz energia eltrica. O rendimento global de uma usina a vapor de 4046 %. A figura abaixo mostra os principais componentes de uma usina termeltrica a vapor.

O alternador de uma usina termeltrica , em geral, do tipo turbogerador, com poucos plos (2 ou 4), acionado em altas velocidades (3600 ou 1800 rpm) e com eixo posicionado horizontalmente, como se pode observar na ilustrao que mostra a usina termeltrica de Campos-RJ. Se o combustvel for gs natural utiliza-se uma turbina a gs em vez da turbina a vapor, dispensando-se a caldeira. As turbinas a gs necessitam da injeo de ar comprimido a alta presso na cmara de combusto, obtido atravs de um turbocompressor acionado pelo prprio eixo da turbina. Os gases com alta temperatura e velocidade provenientes da Copyright_2001_ALMorelatoFranca. 35

Captulo 3 Gerao de Energia Eltrica combusto so dirigidos para a turbina que produz energia mecnica no eixo. Como a velocidade de rotao da turbina alta, geralmente usam-se caixas redutoras de velocidade para conect-la ao alternador. O rendimento global de uma usina a gs de 35-40 %. A figura abaixo mostra os principais componentes de uma usina termeltrica a gs.

A propsito, ser que o funcionamento de uma turbina a gs estacionria diferente das turbinas usadas em avies a jato, sendo que essas ltimas queimam querosene de aviao? Pense nisso.

Copyright_2001_ALMorelatoFranca.

36

Captulo 3 Gerao de Energia Eltrica possvel combinar turbinas a gs e a vapor com o objetivo de melhorar a eficincia total, resultando nas usinas termeltricas a ciclo combinado, como ilustrado na figura abaixo.

A idia bsica de uma usina de ciclo combinado recuperar parte do calor existente nos gases de exausto de uma turbina a gs e utiliz-lo para produzir vapor dagua que ir acionar uma turbina a vapor. Com isso consegue-se um rendimento global de 58 a 60 %, maior, portanto que cada tipo de turbina isoladamente. No Brasil, as usinas de ciclo combinado gs-vapor tendem a ser cada vez mais utilizadas para gerar eletricidade aproveitando o gs natural proveniente da Bolvia e Argentina via gasodutos. Outro derivado de petrleo utilizado para gerar energia eltrica o leo diesel. Nesse caso usam-se motores de combusto interna a pisto que acionam diretamente os geradores de eletricidade. Essa forma de gerao comumente usada para fornecer energia eltrica s localidades isoladas ou como fonte alternativa de emergncia se ocorrer uma interrupo no fornecimento normal.

Nuclear
As usinas termeltricas nucleares utilizam geralmente urnio enriquecido como combustvel, que fissionado (quebrado) dentro do reator nuclear produzindo quando quantidade de calor. Esse calor, ao ser retirado do reator para resfri-lo, utilizado para Copyright_2001_ALMorelatoFranca. 37

Captulo 3 Gerao de Energia Eltrica produzir vapor dgua em uma caldeira apropriada. Em seguida, esse vapor canalizado para acionar uma turbina a vapor que, por sua vez, aciona um alternador acoplado no mesmo eixo. Portanto, uma usina nuclear se assemelha muito a uma usina a vapor, sendo que a grande diferena est na forma como o calor gerado. Veja a figura mostrando os principais componentes da usina termeltrica nuclear Angra 1, que usa reator de gua leve pressurizada e urnio enriquecido a 3 %. A figura mostra no lado esquerdo o reator nuclear e o sistema gerador de vapor. Ambos esto inseridos em um compartimento blindado representado na figura por um fundo cinza escuro. No lado direito esto representados turbina a vapor, condensador, bomba e alternador. A propsito, a energia nuclear com fonte de eletricidade j foi mais popular que atualmente. Em 1999, havia no mundo 434 usinas nucleares em operao (104 nos EUA, 56 na Frana, 51 no Japo, 2 no Brasil) mas esse nmero vem diminuindo paulatinamente por questes econmicas, de segurana e ambientais. A propsito, o governo da Alemanha anunciou um plano para desativar todas as 19 usinas nucleares do pas at 2020. Na Frana, cerca de 70 % da energia eltrica consumida tem origem nuclear, contra 20 % nos EUA, 30 % no Japo e 33 % na Alemanha. interessante lembrar que na dcada de 50 previa-se que quase toda a energia eltrica por volta do ano 2000 seria de origem nuclear ! Pense nisso. Em termos mundiais, o carvo a fonte primria mais explorada, como mostra a tabela abaixo.

Oferta de Energia Eltrica por Fonte Primria Mundo - 1999 FONTE PRIMRIA PORCENTUAL CARVO HDRICA URNIO GS NATURAL PETRLEO OUTRAS 42 % 19 % 18 % 11 % 9% 1%

Fontes alternativas
As fontes primrias alternativas tm como caracterstica comum a produo de energia eltrica em escala muito menor que as fontes convencionais, porm podem ser bastante teis em aplicaes especficas. Como o kWh produzido por fontes alternativas , em geral, vrias vezes mais caro que o de fontes convencionais, cada aplicao precisa ser analisada cuidadosamente sob vrios aspectos.

Copyright_2001_ALMorelatoFranca.

38

Captulo 3 Gerao de Energia Eltrica

Solar
Eletricidade pode ser produzida a partir da energia solar de duas maneiras: (a) concentrando os raios solares, atravs de espelhos refletores, que aquecem uma caldeira de vapor que, por sua vez, aciona um conjunto turbina+gerador; (b) utilizando painis de clulas fotovoltaicas. Essa segunda forma, bem mais usada que a primeira, baseia-se na propriedade fsica de certos materiais que conseguem converter diretamente luz solar (ou artificial) em eletricidade (efeito fotoeltrico). O material mais usado atualmente para se construir clulas fotovoltaicas o silcio que pode estar nas formas monocristalina, policristalina ou amorfa. Em poucas palavras o efeito fotoeltrico funciona da seguinte maneira: em uma base de silcio so injetados tomos de boro - que criam uma regio eletricamente positiva e tomos de fsforo - que criam uma outra regio eletricamente negativa; entre essas regies estabelece-se, portanto um campo eltrico dentro do material; quando incide luz sobre a placa de silcio, alguns de seus eltrons absorvem energia luminosa (ftons) e se desprendem da estrutura atmica adquirindo mobilidade; ento, sob a ao do campo eltrico esses eltrons se movem estabelecendo uma corrente eltrica que pode ser dirigida para uma carga externa; essa corrente do tipo contnua. Cada clula fotovoltaica produz uma tenso baixa (da ordem de 0,5 V) e portanto so conectadas em srie, formando painis capazes de fornecer 12 V ou mais. O rendimento da converso luzeletricidade em um painel comercial situa-se entre 10 e 15 % atualmente, permitindo que de placa tenha uma potncia instalada de 100 a 150 W, supondo insolao mxima. Veja as figuras que ilustram um painel fotovoltaico tpico, bem como sua instalao no telhado de residncias. Um sistema tpico de gerao de energia eltrica baseada em painis fotovoltaicos mostrado na figura abaixo. Note que o painel vai carregando as baterias atravs de um mdulo regulador/controlador. As cargas so alimentadas atravs das baterias e no diretamente pelo painel, sendo que aquelas que necessitam alimentao em corrente alternada so supridas via um inversor (equipamento que converte tenso contnua da bateria em tenso alternada). Em funo do custo e capacidade de gerao, sistemas fotovoltaicos somente so competitivos em casos que o suprimento for fontes convencionais muito caro, de difcil acesso ou mesmo impossvel, como o caso das naves e estaes espaciais.

Copyright_2001_ALMorelatoFranca.

39

Captulo 3 Gerao de Energia Eltrica

Elica
Outra fonte alternativa de eletricidade aproveita a energia elica (dos ventos) atravs de cataventos. Um catavento converte energia elica em energia mecnica em um eixo que aciona um gerador eltrico. Em geral, os cataventos utilizados para gerar eletricidade possuem eixo horizontal, embora existam tambm cataventos de eixo vertical. A ilustrao mostra um tipo de catavento de trs ps com eixo horizontal capaz de gerar 500 kW de pico; a torre tem 44 metros de altura e cada p tem 20 metros de comprimento. No Brasil, esse tipo de catavento (que o mais usado em todo o mundo para este fim) est sendo utilizado em regies dos estados do Cear, Paran e Minas Gerais onde o regime de ventos adequado; vrios cataventos so agrupados formando uma usina elica, que pode ento ser interligada rede eltrica normal. Os sistemas de gerao de energia eltrica a partir de cataventos, especialmente aqueles projetados para serem interligados uma rede eltrica costumam utilizar geradores de induo que produzem tenso alternada senoidal. Como a velocidade do vento bastante varivel, a tenso e freqncia da forma de onda gerada tambm varia, o que altamente indesejvel. Duas maneiras tm sido utilizadas para contornar o problema: controlar a velocidade de rotao do catavento (atravs de engrenagens redutoras, ngulos das ps, etc.) mantendo-a dentro de uma faixa bem estreita ou deixar a velocidade variar ao sabor do vento e controlar eletronicamente a tenso e frequncia atravs de dispositivos semicondutores. A primeira soluo mais barata, porm desperdia parte da potncia dos ventos, enquanto que a segunda mais eficiente, porm mais cara.

Biomassa
A biomassa pode ser outra possvel fonte alternativa de energia eltrica. Qualquer materia orgnica usada como combustvel para gerar eletricidade pode ser considerada como bioenergtico. No Brasil, o combustvel oriundo da biomassa com maior potencial de aproveitamento o bagao de cana, resduo produzido em grande quantidade por usinas de acar e lcool; restos de madeira e gs metano extrado do lixo tambm podem ser utilizados, porm em menor escala. A forma de gerar energia eltrica a partir de bioenergticos consiste em queim-los em uma caldeira apropriada produzindo vapor de gua, que aciona um conjunto turbina-gerador. No caso das usinas de acar e lcool, partes do vapor produzidas so utilizadas no processo industriais e o restante destina-se gerao de eletricidade, tanto para uso prprio quanto para venda do excedente a terceiros.

Clula combustvel
Uma forma alternativa de gerar eletricidade muito interessante a clula combustvel. A fonte primria aqui pode ser gs hidrognio, gs natural, metano, lcool, ou qualquer substncia que contenha grandes quantidades de hidrognio. Entretanto no existe combusto de nenhuma substncia envolvida no processo, sendo que a gerao de energia eltrica se d por meio de uma reao eletroqumica. Sob esse ponto de vista uma clula combustvel se assemelha a uma bateria, porm com uma importante diferena: enquanto Copyright_2001_ALMorelatoFranca. 40

Captulo 3 Gerao de Energia Eltrica uma bateria se descarrega aps o esgotamento dos reagentes, uma clula combustvel funciona indefinidamente, desde que os reagentes continuem sendo supridos. Uma clula combustvel gera energia eltrica atravs de uma reao eletroqumica entre hidrognio e oxignio. O hidrognio o ``combustvel'', que pode ser extrado de diversas fontes naturais como gs natural, metano, lcool, gasolina (qualquer hidrocarboneto), enquanto que o oxignio extrado do ar. Toda clula combustvel formada por dois eletrodos de material poroso (anodo e catodo) separados por um eletrlito, que serve para transferir ons entre os eletrodos. Vrios tipos de eletrlitos tm sido usados e isso distingue o tipo de clula. A figura abaixo mostra como funciona uma clula combustvel tendo cido fosfrico como eletrlito.

Note que, no anodo, cada molcula de hidrognio tem os dois eltrons arrancados com a ajuda de um catalisador (em geral, platina), formando um on H+. Os eltrons seguem do anodo ao catodo por um circuito externo, estabelecendo uma corrente eltrica que alimenta a carga. Os ons H+ caminham pelo eletrlito at o catodo, onde se combinam com os ons O- l formados pela reao do oxignio do ar com os eltrons que chegam pelo circuito externo, resultando em gua. Essa reao exotrmica, ou seja, produz calor que deve ser retirada (pode ser aproveitada como fonte de calor para aquecimento ou acionar uma turbina, por exemplo). Cada clula individual capaz de criar uma tenso contnua de Copyright_2001_ALMorelatoFranca. 41

Captulo 3 Gerao de Energia Eltrica apenas 0,5 a 0,9 V e, portanto, vrias delas precisam ser conectadas em srie para se produzirem tenses mais altas. Como normalmente se deseja obter tenso alternada, um inversor deve ainda ser conectado na sada do sistema de clulas. Embora seja ainda uma fonte de energia de alto custo (cerca de trs vezes o preo de fontes convencionais), os sistemas de clulas combustveis apresentam um bom rendimento energtico que varia de 45 a 65 %. As vantagens dessa tecnologia so o baixo grau de poluio produzido (se forem usados hidrognio e oxignio puros, a poluio zero), a possibilidade de instalao em zonas urbanas perto, portanto, das cargas e a possibilidade de uso em veculos eltricos (portabilidade). Existem em circulao prottipos de nibus e automveis eltricos movidos por clulas combustveis, nas quais o fluxo de hidrognio produzido a partir de metanol ou mesmo gasolina. interessante lembrar que a tecnologia das clulas combustveis, embora venha sendo cada vez mais aperfeioada, se originou no programa espacial americano, na dcada de 60, quando equipavam as naves Apollo. Atualmente so utilizadas nos chamados nibus espaciais e na estao espacial internacional (ISS). A propsito, ser que o funcionamento de uma clula combustvel tem alguma coisa a ver com o processo de eletrlise da gua? A natureza apresenta incrveis simetrias. Pense nisso.

Geotrmica
J as fontes geotrmicas consistem em aproveitar as atividades vulcnicas do interior da terra como fonte de calor. Existem vrios lugares onde essa atividade vulcnica est perto da superfcie, permitindo instalar tubulaes injetadas com gua de tal modo a gerar vapor a partir do calor do magma terrestre. O vapor ento canalizado para acionar uma turbina a vapor que, por sua vez, aciona um gerador de eletricidade. Trata-se, portanto de uma usina termeltrica convencional, cuja particularidade a fonte de calor. Evidentemente, esse tipo de usina somente pode existir em certos locais, tcnica e economicamente viveis. No Brasil, no h usinas geotrmicas, mas Mxico, USA, Japo, Itlia e Nova Zelndia utilizam essa forma de gerao, embora em pequena escala.

Mars
Outro tipo muito especfico de gerar eletricidade consiste em explorar os desnveis das mars. A idia simples: quando a mar sobe, armazena-se gua atravs de um dique; quando a mar desce, usa-se a gua acumulada para gerar eletricidade atravs de uma turbina hidrulica acoplada a um gerador. Trata-se, portanto, de uma usina hidreltrica convencional, cuja particularidade a forma de acumulao de gua. Claramente, s se justifica construir uma usina deste tipo em lugares onde o desnvel das mars muito grande. uma fonte primria pouco usada em todo o mundo.

Copyright_2001_ALMorelatoFranca.

42

Das könnte Ihnen auch gefallen