Sie sind auf Seite 1von 11

A Brita, que classificada como um agregado, um material considerado artificial, pois produzida a partir de uma outra fonte, que

que so as rochas maiores extradas de pedreiras e fragmentadas aps um processo de qualificao industrial. Ela tem vrias classificaes de acordo com o tamanho na qual fragmentada, e cada um desses tamanhos usado para um propsito especfico no ramo da construo civil. Para que seja comercializada ela deve ter qualidade comprovada, seguindo as especificaes de resistncia.

Cada tipo de estrutura requer um ou vrios tipos de brita, pois elas influenciam diretamente na qualidade do concreto, que tem a rocha como a principal matria prima. Em casos de casas baixas, por exemplo, usa-se um tipo e tamanho de brita, j para edifcios, grandes pavimentos, processo de fabricao dos prmoldados e concreto mostra, outras classificaes so necessrias. De acordo com o Ministrio de Minas e Energia, 85% dos materiais usados para produzir brita composto por granito e gnaisse. Calcrio e dolomito so 10% e para completar, 5% de basalto e diabsio, e o estado que mais produz o de So Paulo, com 30% do total brasileiro.

Pela sua grande importncia em vrias fases de construo, laboratrios de pesquisa de concreto procuram tambm alternativas para melhorar a brita e como melhor utiliz-la. Seus tamanhos so variados, o que ajuda a diferenciao. Veja como ela , de acordo com a ABNT NBR 7525, classificada.

P de brita: Sua malha de 5 mm, e muito utilizado para obteno de concreto com textura fina, como em caladas, na fabricao de pr-moldados, j que d maior facilidade de modelagem, como estabilizador de solo na produo de argamassa para o contrapiso. tambm muito usado nas empresas que mexem com produo de asfalto.

Brita n 0 ou Pedrisco: A malha de 12 mm e ela bem pequena, sendo muito usada na produo de vigas, lajes pr-moldadas, tubos, blocos de concreto para construo e fundao, paraleleppedos de concreto moldados, aqueles de encaixe, para a produo de chapisco, blocos e manilhas.

Brita 1 A malha 24 mm, o dobro da brita 0 e a mais usada em todos os processos da construo civil, pois a mais usada na produo de concreto para as colunas, que no parte crucial quando se trata de qualidade necessria, vigas e lajes, ou seja, quase tudo. Nas construes de grande porte como prdios e grandes espaos comerciais ela ainda mais usada.

Brita 2 Tem malha 30 mm e utilizada somente quando h necessidade de um concreto mais resistente, normalmente em construes de porte maior e que tenha que suportar mais peso. O concreto chamado de concreto bruto, e requerido em pisos de maior espessura.

Brita 3 A malha ainda maior, dessa vez com 38 mm, e j no mais usada em processos normais de construo, mas em obras de base, como aterramento, nivelamento ferrovirio e na instalao de drenos.

Ainda h classificao para as pedras maiores, que no so mais britas, que a Pedra Marroada, com 200 mm, usada normalmente em grandes muros de conteno, barreiras, aterramento, assentamento, etc.

Cabe ao engenheiro e aos responsveis pela obra decidir qual brita usar, de acordo com as necessidades da obra e respeitando as regras da ABNT, sempre fiscalizando a qualidade daquilo que se tem comprado!

Causas de defeitos em estruturas de concreto podem ser classificados como: 1) deficincia estrutural resultante de erros no projeto, critrios de carga, sobrecarga inesperada , etc 2 ) deficincia estrutural devido a defeitos de construo. 3) Danos decorrentes de incndio, inundaes, terremotos , ciclones , etc 4 ) Danos causados por ataque qumico . 5) Danos causados por ambientes marinhos. 6) Danos causados por abraso de materiais granulares. 7) Movimento de concreto , devido s caractersticas fsicas. Deficincia estrutural devido a concepo e detalhamento Nesse caso, necessrio revisar o projeto em detalhes e trabalhar medidas corretivas pela equipe de projeto. Uma vez feito isso os mtodos de execuo das medidas corretivas sero semelhantes aos decorrentes de outros defeitos.

Deficincia estrutural devido a defeitos de construo Mtodos defeituosos de construo formam o maior segmento da fonte de problemas para as vigas . Tais defeitos podem ser amplamente classificados da seguinte forma : 1) os defeitos devidos qualidade das matrias-primas. 2) No adoo de mistura de concreto projetado . 3) Utilizao de plantas de construo deficiente construo para a produo, transporte e colocao do concreto. 4) defeito de fabricao . 5) Qualidade de detalhamento inadequado. necessrio escolher o tipo certo de cimento para o concreto que vai para a estrutura em questo. O cimento Portland o mais comum de todos os cimentos. Desde que a qualidade de cimento de acordo com as especificaes tipo pertinentes, no momento da utilizao , normalmente, no problema encontrado em relao do cimento Portland normal . Quando o concreto est exposto ao ambiente agressivo, pode ser necessrio o uso de cimentos especiais, como por exemplo, cimento Portland resistente ao sulfato , cimento de escria de alto-forno , cimento de baixo C3A .

A qualidade dos agregados, particularmente em relao a reao lcalis-agregado, precisa ser levado em conta. Felizmente casos de defeitos / falhas atribudas a uma reao de agregao alcalino so muito raros. O uso de gua que contm o sal colocada no pode tambm contribuir para a sua deteriorao. O projeto da mistura do concreto pode ser realizada de modo satisfatrio, usando uma grande variedade de agregados.Dever ser assegurada uma continuidade razovel de classificao de agregados. O uso excessivo de gua na mistura de concreto a maior fonte de fraqueza. Outros fatores que contribuem para uma m obra inclui a segregao, colocao

imprpria, vibrao inadequada ou excessiva, vazamento de argamassa atravs de juntas das formas, cobertura de concreto insuficiente, etc. Detalhamento adequado do reforo, incluindo a cobertura adequada essencial para garantir a colocao bem sucedida de concreto. M detalhando resulta em congestionamento de reforo, de tal forma que o concreto s no pode ser colocado e compactado adequadamente alem de se tornar

impraticvel. Detalhamento do reforo deve ser baseado numa apreciao adequada da forma como a colocao e compactao do concreto vai ser efetuada .

Outros fatores que levam a maus detalhamentos do projeto so os seguintes: a) Rachaduras nos cantos reentrantes. b ) Alteraes bruscas na seo . c ) Detalhamento inadequado da junta. d ) Limites de deflexo. e) Drenos mal detalhados. f ) Drenagem inadequada ou imprpria. g ) Detalhamento pobre das juntas de dilatao .

Fonte: Causes of defects in concrete structures

Os acidentes geogrficos considerados de relevo so representados por taludes e por curvas de nvel, que consistem em linhas que assinalam pontos com uma mesma cota altimtrica ou altitude. Resumindo, a curva de nvel uma maneira de se representar graficamente as irregularidades, ou o relevo, de um terreno conforme exemplo da Figura 6.1. Para mais detalhes, baixe a apostila no menu reas Temticas > Infraestrutura > Aulas/Download do sitewww.construir.arq.br (nome do arquivo: Aula_1_Curvas_de_Nvel.pdf).

Figura 6.1: Entendendo a representao e equidistncia das curvas de nvel Fonte: Gomes (2007) (Clique sobre a imagem para ampliar)

Abra o arquivo padro que desenvolvemos na Aula 05, salve-o com outro nome (Ctrl + Shift + S) e copie o terreno para dentro do mesmo usando um ponto de referncia (selecione o terreno, aperte Ctrl + Shift + C, marque o ponto de referncia e, no arquivo padro, aperte Ctrl + S).

Das könnte Ihnen auch gefallen