Sie sind auf Seite 1von 29

ALGORITMOS AULA 1

Prof Amanda Gondim

NOES DE LGICA
O que lgica?
A lgica trata da correo do pensamento Ensina-nos a usar corretamente as leis do pensamento

a arte de pensar corretamente A forma mais complexa do pensamento o raciocnio Ordem da razo (nossa razo pode funcionar desordenadamente) ou ordem no pensamento
2

EXISTE LGICA NO DIA-A-DIA?


Exemplos:
a)

A gaveta est fechada. A agenda est na gaveta. Preciso primeiro abrir a gaveta, para depois pegar a agenda. Ana mais velha do que Joo Joo mais velho do que Pedro Portanto, Ana mais velha do que Pedro.

b)

ALGORITMO

Exemplo:

Receita de bolo, onde voc tem uma srie de ingredientes necessrios, uma sequncia de diversos passos a serem cumpridos para que se consiga fazer determinado tipo de bolo (objetivo bem definido). Mapa para se chegar UFERSA, que tambm possui uma sequncia de passos a serem seguidos e um objetivo bem definido.

ALGORITMO
Problema de uma lmpada queimada que deve ser trocada, atividade bem cotidiana.
Pegue uma escada; Posicione-a embaixo da lmpada; Busque uma lmpada nova; Suba na escada; Retire a lmpada; Coloque uma lmpada nova; Acenda o interruptor.
5

ALGORITMO
O objetivo de trocar a lmpada queimada pode ser atingido com tal algoritmo que descreve a sequncia de passos a ser seguida. Porm, e se a lmpada no estiver queimada? podemos efetuar um teste antes de troc-la.
ligue o interruptor SE a lmpada no acender, ento:
pegue uma escada
posicione-a embaixo da lmpada busque uma lmpada nova

suba na escada retire a lmpada coloque uma lmpada nova

Ligue o interruptor.

ALGORITMO
E se a lmpada nova no funcionar? O objetivo portanto no foi atingido. Devemos ento trocar a lmpada diversas vezes, at que funcione.
ligue o interruptor; O fluxo sequencial de SE a lmpada no acender, ento: execuo foi alterado de
pegue uma escada; posicione-a embaixo da lmpada; busque uma lmpada nova; suba na escada; retire a lmpada; coloque uma lmpada nova. ENQUANTO a lmpada no acender:
retire a lmpada; coloque outra lmpada.

forma que aps a ao coloque outra lmpada o teste se a lmpada no acender volte a ser executado o nmero de vezes necessrio para se atingir o objetivo. (fluxo repetitivo)
7

ALGORITMOS NO COMPUTACIONAIS
Exemplo: Fazer um Sanduche
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Pegar o po Cortar o po ao meio Pegar a maionese Passar a maionese no po Pegar e cortar alface e tomate Colocar alface e tomate no po Pegar o Hambrguer Fritar o Hambrguer Colocar o Hambrguer no po

ALGORITMOS NO COMPUTACIONAIS
Voc pode estar pensando: Mas eu realizo essas atividades de maneira diferente! Esse pensamento correto, pois s vezes um problema pode ser resolvido de diversas maneiras, porm, gerando a mesma resposta, ou seja, podem existir vrios algoritmos para solucionar o mesmo problema.
9

PORTUGUS ESTRUTURADO (PORTUGOL)


Para que o algoritmo possa ser executado por uma mquina importante que as instrues sejam corretas e sem ambiguidades. Portanto, a forma especial de linguagem que utilizaremos bem mais restrita que o Portugus e com significados bem definidos para todos os termos utilizados nas instrues.
10

PORTUGUS ESTRUTURADO (PORTUGOL)


O portugus estruturado , na verdade, uma simplificao extrema do Portugus, limitada a umas poucas palavras e estruturas que tm um significado muito bem definido.

11

ALGORITMOS COMPUTACIONAIS
Um programa um conjunto de milhares de instrues que indicam ao computador, passo a passo, o que ele tem que fazer. Logo, um programa nada mais do que um algoritmo computacional descrito em uma linguagem de programao.

12

MTODO PARA CONSTRUO DE


ALGORITMOS

Para construo de qualquer algoritmo, necessrio seguir estes passos:


Compreender completamente o problema a ser resolvido, destacando os pontos mais importantes e os objetos que o compem. Definir os dados de entrada, ou seja, quais dados sero fornecidos.

13

MTODO PARA CONSTRUO DE


ALGORITMOS
Definir o processamento, ou seja, quais clculos sero efetuados. O processamento responsvel pela transformao dos dados de entrada em dados de sada. Definir os dados de sada. Construir o algoritmo. Testar o algoritmo realizando simulaes.

14

TIPOS DE ALGORITMOS
Os trs tipos mais utilizados de algoritmos so:
Descrio Narrativa Fluxograma Pseudocdigo ou Portugol ou Portugus Estruturado

15

DESCRIO NARRATIVA
Consiste em analisar o enunciado do problema e escrever, utilizando uma linguagem natural (por exemplo, a lngua portuguesa), os passos a serem seguidos para sua resoluo. Vantagem: No necessrio aprender nenhum conceito novo, pois a linguagem natural.
16

DESCRIO NARRATIVA
Exemplo: Somar trs nmeros
1. 2. 3.

Recebe os trs nmeros Somar os trs nmeros Mostrar o resultado obtido

17

FLUXOGRAMA
Utiliza smbolos grficos predefinidos para a resoluo do problema.

18

Algoritmos

FLUXOGRAMA
Exemplo: Somar trs nmeros

19

PORTUGUS ESTRUTURADO
Consiste em analisar o enunciado do problema e escrever, por meio de regras predefinidas, os passos a serem seguidos para sua resoluo. Vantagem: A passagem do algoritmo para qualquer linguagem de programao quase imediata, bastando conhecer as palavras reservadas dessa linguagem que sero utilizadas. 20

PORTUGUS ESTRUTURADO
A estrutura geral de um algoritmo :
Algoritmo "<nome do algoritmo>" var < declarao de variveis> inicio < lista de comandos> fimalgoritmo
21

PORTUGUS ESTRUTURADO
Exemplo: Somar trs nmeros
ALGORITMO Soma var A, B, C, D: inteiro inicio escreva (Digite o valor de A: ) leia (A) escreva (Digite o valor de B: ) leia (B) escreva (Digite o valor de C: ) leia (C) D <- A + B + C escreva (D= , D) fimalgoritmo

22

EXERCCIOS
1.

Faa um algoritmo para mostrar o resultado da multiplicao de dois nmeros (Descrio Narrativa, Fluxograma e Pseudocdigo): Descrio Narrativa:
1. 2. 3.

a)

Receber os nmeros que sero multiplicados Multiplicar os nmeros Mostrar o resultado obtido na multiplicao
23

EXERCCIOS
b)

Fluxograma:

24

EXERCCIOS
c) Pseudocdigo

ALGORITMO Multiplicacao var M, N1, N2: inteiro inicio escreva (Digite o valor de N1: ) leia (N1) escreva (Digite o valor de N2: ) leia (N2) M <- N1 * N2 escreva (M = , M) fimalgoritmo
25

EXERCCIOS
2.

Faa um algoritmo para mostrar o resultado da diviso de dois nmeros (Descrio Narrativa, Fluxograma e Pseudocdigo)

26

EXERCCIOS
3.

Faa um algoritmo em Descrio Narrativa, Fluxograma e Pseudocdigo para calcular a mdia aritmtica de um aluno e mostrar a situao, que pode ser aprovado ou reprovado.
a)

Descrio Narrativa
1. 2. 3. 4.

Receber as duas notas Calcular a mdia aritmtica Mostrar a mdia aritmtica Se a mdia for maior ou igual a 7, ento a situao do aluno aprovado; caso contrrio,27 a situao reprovado.

EXERCCIOS
b)

Fluxograma

28

EXERCCIOS c) Pseudocdigo
ALGORITMO Media var M, N1, N2: real inicio escreva (Digite o valor de N1: ) leia (N1) escreva (Digite o valor de N2: ) leia (N2) M <- (N1 + N2) / 2 escreva (M = , M) se (M >= 7) entao escreva( O aluno esta Aprovado ") senao escreva( O aluno esta Reprovado ") fimse fimalgoritmo

29

Das könnte Ihnen auch gefallen