Sie sind auf Seite 1von 30

Entre Deus e o diabo

mercados e interao humana nas cincias sociais*


Ricardo Abramovay

Apresentao
Formas de organizao dos mercados um item obrigatrio no aprendizado do economista. O primeiro tpico do programa da Universidade de Chicago a origem e o papel dos preos e dos mercados. O assunto abordado em Elementos de Anlise Econmica I, que expe a teoria da escolha do consumidor, em que so caracterizadas as escolhas timas para os consumidores dadas as suas preferncias e os preos relativos dos diferentes bens. O curso oferece tambm vrias medidas de bem-estar e estuda a determinao dos preos e das quantidades dos bens. Em Elementos de Anlise Econmica II so expostos os mercados em situao de concorrncia imperfeita (monoplio, oligoplio, monopsnio etc.), a oferta, a demanda de fatores e a distribuio de renda na economia para se chegar teoria do equilbrio geral e do bem-estar econmico. Toda a nfase est no conhecimento do mercado como mecanismo de formao dos preos e, portanto, de alocao dos recursos a partir dos quais uma sociedade se reproduz e se desenvolve. No estudo desses mecanismos recorre-se a atributos universais, objetivos e que podem ser conhecidos de maneira dedutiva com larga aplicao, portanto, de mtodos matemticos. Mas mercados podem ser estudados tambm sob outro ngulo, como estruturas sociais, ou seja, formas recorrentes e padronizadas de relaes en-

*Este texto uma verso ampliada da aula de concurso para professor titular junto ao Departamento de Economia da FEA-USP . Beneficieime dos comentrios crticos da banca composta por Paul Singer, Jos de Souza Martins, Charles C. Mueller, Jos Graziano da Silva e Elizabeth Farina. Aproveitei tambm as sugestes de Ignacy Sachs, Ana Maria Bianchi, Jos Eli da Veiga, Gustavo de Barros e Cludio A. F. do Amaral. Nunca demais salientar que o texto reflete apenas as opinies de seu autor.

Entre Deus e o diabo: mercados e interao humana nas cincias sociais, pp. 35-64

tre atores, mantidas por meio de sanes (Swedberg, 1994, p. 255). Nesse caso, sua compreenso faz apelo subjetividade dos agentes econmicos, diversidade e histria de suas formas de coordenao, s representaes mentais a partir das quais se relacionam uns com os outros, sua capacidade de obter e inspirar confiana, de negociar, fazer cumprir contratos, estabelecer e realizar direitos. Aqui os atributos sero muito mais particularizados, obtidos por mtodos fundamentalmente indutivos e apoiados sobretudo na recomposio de narrativas histricas. A racionalidade dos atores pode ser condio necessria, mas nem de longe suficiente para a ao, pois a conduta dos indivduos e dos grupos s se explica socialmente: a racionalidade, para usar a expresso de Victor Nee (2003), limitada pelo contexto (context-bound ), ou seja, influenciada por crenas partilhadas, por normas monitoradas e aplicadas por mecanismos que surgem das relaes sociais. O estudo dos mercados como estruturas sociais enraza os interesses dos indivduos nas relaes que mantm uns com os outros e no supe um maximizador abstrato, isolado, por um lado, e a economia, por outro, como resultado mecnico da interao social. Nada impede, em princpio, que estes dois horizontes mecanismos de formao de preos e estruturas sociais possam se integrar num corpo terico comum. Mas a verdade que no interior da prpria cincia econmica se constata a unilateralidade com que o tema vem sendo estudado. Num texto de 1977, em homenagem a Karl Polanyi e que de certa forma norteou o programa de pesquisa de boa parte da economia institucional contempornea , Douglass North no hesitava em afirmar: curioso que a literatura de economia e histria econmica contenha to pouca discusso sobre a instituio central em que se fundamenta a economia neoclssica o mercado (North, 1977, p. 710). Vai no mesmo sentido a observao de Ronald Coase de que, embora os economistas reivindiquem estudar o mercado, na teoria econmica moderna o prprio mercado tem um papel ainda mais sombra que a firma. Os economistas contemporneos interessam-se apenas pela determinao dos preos de mercado, mas a discusso sobre a praa de mercado (market place) desapareceu inteiramente (Coase, 1988, p. 7). o mercado como fato histrico localizado geograficamente e composto por entidades vivas, encarnadas, em suma, como instituio no apenas como mecanismo geral de coordenao , que tende permanentemente a ser ofuscado. Ou, nas palavras de Coase (1988, p. 8), quando os economistas falam de estrutura de mercado, isso no tem nada a ver com o mercado como instituio, mas se refere a coisas como o nmero de firmas,
36

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Ricardo Abramovay

a diferenciao de produtos [...] sendo a influncia das instituies sociais, que facilitam as trocas, completamente ignorada. A oposio entre mecanismos de determinao dos preos e estruturas sociais lembra a clebre tirada de Bertrand Russell segundo a qual a economia a cincia que explica como os indivduos fazem escolhas, enquanto a sociologia se dedica a mostrar que eles no tm nenhuma escolha a fazer. Por um lado, o indivduo soberano e independente de cujas decises autnomas resulta a ordem social; por outro, o conjunto irritantemente opressivo de restries, constrangimentos e presses que fazem da escolha pouco mais que uma iluso1, cujo substrato se encontra em estruturas sobre as quais nfimo o poder do indivduo. O trao mais importante das cincias sociais contemporneas o enfraquecimento das fronteiras disciplinares que marcaram sua consolidao durante a maior parte do sculo XX, desde a morte de Max Weber at o incio dos anos de 1980. As diferenas de estilo discursivo, de mtodos de trabalho, de formas de organizao comunitria e de fundamentos tericos no devem obscurecer uma convergncia temtica que vem levando ao surgimento de problemas de pesquisa comuns. Nas palavras de Dequech:
O trabalho interdisciplinar que envolve a economia e outras cincias sociais aumentou de maneira significativa nas ltimas duas dcadas. Os economistas invadiram o territrio usualmente ocupado por outros cientistas sociais e como reao a esse imperialismo econmico, ou no alguns desses outros cientistas devotaram sua ateno a assuntos econmicos (Dequech, 2003, p. 510).

1.As duas obras mais emblemticas e expressivas dessa forma de abordar o trabalho sociolgico to predominante durante os anos de 1950 e 1960 so as de Dahrendorf ([1967] 1991), que celebrizou a expresso homo sociologicus, o homem portador de papis, e a de Berger ([1963] 1991).

E, no mesmo sentido, Oliver Williamson, num texto escrito para a coletnea sobre sociologia econmica organizada por Neil Smelser e Richard Swedberg, afirma:
[...] as abordagens econmica e sociolgica da organizao econmica alcanaram um estado de tenso salutar, em contraste com o estado de coisas anterior, em que as duas se ignoravam e at mesmo chegavam a descrever as agendas e as conquistas de pesquisa umas das outras com desprezo (1994, p. 77).

Assimetria de informaes, confiana, instituies, organizaes formais e informais, capacidade de exigir o cumprimento de contratos, representaes mentais dos atores como base de sua interao social so temas que pertencem hoje a diversas disciplinas nas cincias sociais e em cuja abordanovembro 2004
37

Entre Deus e o diabo: mercados e interao humana nas cincias sociais, pp. 35-64

2. O ttulo da entrevista de Jon Elster revista Sciences Humaines d bem o sentido da evoluo de sua trajetria intelectual: Da racionalidade s normas. pergunta como o senhor passou da racionalidade individual problemtica do lao social, ele responde que, observando as negociaes trabalhistas na Sucia, percebeu que as normas sociais regularmente invocadas pelos protagonistas e que podem se exprimir em termos de eqidade, de honra, de regras do jogo, fornecem, de certa forma, uma alternativa racionalidade (114: 38-41, mar. 2001). 3. Nos anos de 1930, o prprio Talcott Parsons contribuiu para essa separao, pois encarava a sociologia como cincia voltada ao estudo dos valores, dos fins, enquanto a economia teria a tarefa de analisar os mais eficientes caminhos para alcanar fins tidos como dados (Swedberg e Granovetter, 2001).

gem cada uma usa, de maneira crescente, os recursos da outra. Foi certamente a sensibilidade para essa nova situao que levou Ralf Dahrendorf (1997, p. 174) a assinalar o carter pernicioso da linguagem dos paradigmas e das comunidades cientficas para as cincias sociais contemporneas e a realar a importncia da pesquisa interdisciplinar no terreno das cincias do homem e da sociedade. Desaparece quase inteiramente do cenrio intelectual a afirmao sombria e to influente de Gary Becker segundo a qual
[...] a abordagem econmica global, aplicvel a todo o comportamento humano, envolva ele preos de mercado ou preos sombra imputados, decises repetidas ou pouco freqentes, decises maiores ou menores, fins emocionais ou mecnicos, pessoas ricas ou pobres, homens ou mulheres, adultos ou crianas, pessoas brilhantes ou estpidas, terapeutas ou pacientes, polticos ou homens de negcios, professores ou estudantes (1976, p. 8).

Essa abordagem econmica se define pelas hipteses de comportamento maximizador, de equilbrio do mercado e de estabilidade das preferncias empregada de maneira firme e definitiva. O chamado imperialismo econmico, que ameaava submeter sua ordem prpria o conjunto das cincias sociais, revelou flego curto: se em meados dos anos de 1980 Jon Elster (1986, p. 5) postulava o princpio de que todos os fenmenos sociais, sua estrutura e sua mudana, so em princpio explicveis por caminhos que envolvem indivduos, hoje seu prprio programa de pesquisa est francamente voltado para o estudo das instituies2. Por outro lado, a diviso do trabalho que durante a maior parte do sculo XX reservou os mercados, o dinheiro, as bolsas, os investimentos e os grupos empresariais aos economistas, deixando a juventude, as cidades, as eleies, os partidos, os contratos e as sociedades tradicionais a outros cientistas sociais3 foi seriamente abalada nas ltimas duas dcadas. bem verdade que tanto a tradio francesa originria de mile Durkheim e Marcel Mauss como os autores de formao marxista nunca abandonaram o estudo da vida econmica. Os primeiros trabalhos de Pierre Bourdieu so hoje amplamente citados na literatura internacional, e o conceito bsico que lhe subjacente (habitus) bastante divulgado nas escolas de sociologia norteamericanas. Mas a partir de meados dos anos de 1980 que se desenvolve, sobretudo nos Estados Unidos, um conjunto de trabalhos baseados no uso de instrumentos conceituais estranhos teoria econmica seja ela neocls-

38

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Ricardo Abramovay

sica, marxista, seja keynesiana para explicar aquilo que at ento parecia o domnio exclusivo dos economistas. Os mercados passam a ser encarados como formas de coordenao social caracterizadas por conflitos, dependncias, estruturas e imprevisibilidades muito distantes da imagem cannica consagrada na teoria do equilbrio geral. Nessa reaproximao disciplinar que atinge a economia e o direito (law and economics), o direito e a poltica (com os trabalhos de Norberto Bobbio) , destaca-se o surgimento, no incio dos anos de 1980, da chamada nova sociologia econmica, que faz parte de um movimento geral de questionar alguns dos pressupostos comportamentais bsicos da tradio neoclssica, num registro diferente daquele que marca a crtica a ela dirigida pelos prprios economistas. Neste texto, primeiramente apontam-se os fundamentos bsicos da viso que domina a formao universitria contempornea e que consiste em encarar a economia como esfera autnoma da vida social, enfatizando, portanto, o mercado basicamente como mecanismo de formao dos preos. Em seguida, procura-se mostrar que alguns dos pesquisadores mais profcuos da cincia econmica contempornea se contrapem ou ao menos enriquecem a viso neoclssica exatamente com sua preocupao com aquilo que, desde os trabalhos pioneiros de Karl Polanyi, vem sendo chamado de embeddedness, imerso da economia na vida social. Que o padro cannico de racionalidade seja dominante no pensamento econmico contemporneo o que mostram as introdues da grande maioria dos manuais a partir dos quais se faz o treinamento inicial dos estudantes. Mas nem de longe esse padro exclusivo4, e do interior da prpria cincia econmica constata-se que as estruturas sociais e a subjetividade humana e no apenas o carter automtico da ao econmica e dos mercados fazem parte dos programas de pesquisa de alguns dos melhores economistas clssicos e contemporneos. Nesse sentido, este artigo examina especialmente a economia institucional, sobretudo pelo dilogo que com ela procura estabelecer a sociologia econmica.

4.O egosmo universal como uma realidade pode muito bem ser falso, mas o egosmo universal como um requisito da racionalidade patentemente um absurdo (Sen, [1987] 1999, p. 32).

A autonomia da esfera econmica


Indivduo, igualdade e autonomia : em torno dessas trs categorias que se forma o que o influente estudo do antroplogo Louis Dumont chamou de ideologia econmica (cf., nesse sentido, Bianchi, 1988). Toda a organizao social anterior que se inaugura a partir do Renascimento se vincula a trs outras categorias simetricamente opostas: comunidade, hierarquia e
novembro 2004
39

Entre Deus e o diabo: mercados e interao humana nas cincias sociais, pp. 35-64

5.A igualdade entre indivduos dotados de razo autnoma est em Hobbes, como bem mostrou Parsons ([1949] 1985). A idia de que a ordem social decorre da racionalidade do indivduo tem nele sua primeira formulao completa. Exatamente por isso Parsons diz: O sistema hobbesiano de teoria social um caso quase puro de utilitarismo. Mas Locke que situa a igualdade dos indivduos numa esfera independente do Estado, prpria sociedade civil, ao postular o trabalho humano em geral como fundamento da propriedade, argumento central que o torna o precursor da economia (Levine, 1997).

dependncia. O homo hierarchicus estudado por Dumont na ndia substitudo pela figura do Homo aequalis. Foi John Locke o primeiro a lanar as bases intelectuais para que a interao espontnea entre indivduos iguais e autnomos fosse construtora da ordem social5. Adam Smith, por sua vez, prov o fundamento moral necessrio ao pleno exerccio do auto-interesse, e por isso considerado o fundador da economia como cincia autnoma:
[...] a esfera econmica o domnio particular no qual h boas razes para soltar as rdeas paixo predominante, o egosmo, sob a forma de interesse egosta. Globalmente Adam Smith diferenciou a ao econmica no interior da ao humana em geral como o tipo particular que escapa moralidade sem ser submetida moral num sentido mais amplo (Dumont, 1986).

O importante na tese de Louis Dumont que em A teoria dos sentimentos morais Adam Smith constri um aparato moral especfico ao funcionamento da economia e transforma o egosmo num atributo eticamente aceitvel desde que confinado estrita esfera da vida econmica. Se verdade que a economia no dispensa um fundamento tico, a tese de Dumont sustenta que se trata de uma base que refora o carter autnomo da cincia econmica: a ideologia econmica consiste na idia de que os comportamentos humanos podem ser estudados de maneira especfica, quando se trata da vida material das sociedades. A economia tem a particularidade de permitir ao egosmo transformar-se de vcio (tal como denunciado na Fbula das abelhas de Mandeville) em virtude. A teoria dos sentimentos morais sustenta que Deus no s admite como preconiza que os homens lutem por sua prpria preservao e no esperem que ela venha da benevolncia de quem quer que seja. Antes de escrever A riqueza das naes, Adam Smith teve que oferecer um fundamento metafsico para a legitimidade tica da busca do interesse individual. Na histria das idias, essa operao foi decisiva para que a economia passasse a existir como esfera eticamente autnoma da vida social. Pierre Bourdieu (2000, p. 11) exprime bem essa noo ao definir a economia na primeira frase de um de seus ltimos trabalhos: a cincia que se chama economia repousa sobre uma abstrao originria, que consiste em dissociar uma categoria particular de prticas, ou uma dimenso particular de toda prtica, da ordem social na qual toda prtica humana est imersa. As aspas que cercam a palavra economia tm a inteno de mostrar o campo econmico como cosmos que obedece a suas prprias leis e confere por

40

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Ricardo Abramovay

a uma validade (limitada) autonomizao radical que opera a teoria pura, constituindo a esfera econmica como universo separado (Idem, p. 17). Ningum melhor que Lionel Robbins exprimiu essa idia, na tradio neoclssica, quando, referindo-se relao entre tica e economia, afirmou que infelizmente no parece logicamente possvel associar os dois estudos de qualquer outra maneira que no seja a justaposio ([1932] 1997, p. 257). A viso da economia como cincia autnoma encontra fortssimo respaldo entre os mais importantes pensadores da disciplina. John Stuart Mill, por exemplo, postula que a economia uma cincia separada e que emprega um mtodo de natureza dedutiva, baseado num postulado psicolgico bsico segundo o qual os homens preferem uma quantidade de riqueza maior a uma menor.
Apesar de as operaes, mesmo no departamento da ao humana em questo (o campo da produo e distribuio do produto social), serem sempre, na verdade, resultado de uma pluralidade de motivaes, a economia poltica as considera resultado unicamente do desejo de riqueza (Valado de Mattos, 1998, p. 70).

Embora no necessariamente realista, esse princpio tem a insubstituvel vantagem de ser operacional. Mill no ignora o fato trivial de que, nos fenmenos sociais, nada que tome parte na operao da sociedade deixa de ter sua parcela de influncia sobre qualquer outra parte (apud Hausman, 1992, p. 45). O que ele sugere, porm, que se localizem aqueles poucos fatores causais capazes de explicar a maior parte dos fenmenos sociais. Esses fatores permitem, como bem mostra Hausman (1992, p. 46), que a economia seja uma cincia completa e que no precisa da contribuio das outras disciplinas voltadas ao estudo do homem e da sociedade. bem verdade que a economia uma cincia inexata, j que nenhum economista poltico seria to absurdo a ponto de acreditar que a espcie humana realmente assim constituda. Mas, na maior parte das vezes, o princpio da preferncia de maior a menor riqueza suficiente apesar de seu precrio realismo para fundar a economia como cincia autnoma6. Tem o mesmo sentido a afirmao de John Neville Keynes ([1890] 1999, p. 14): outros motivos alm do desejo de riqueza operam em vrias ocasies, determinando as atividades econmicas do homem. Eles devem, entretanto, ser negligenciados [...] uma vez que sua influncia irregular, incerta e caprichosa. O edifcio conceitual apoiado no princpio de que cada agente atua apenas baseado no auto-interesse atinge seu maior grau de elegncia e pre-

6. Dissecando essa forma de operao intelectual que constitui a economia como cincia, Polanyi (1957, p. 240) afirma: Admite-se, claro, que a operao desta economia pode ser influenciada, em vrios sentidos, por outros fatores de carter no econmico, sejam eles polticos, militares, sejam artsticos e religiosos. Mas o foco essencial da racionalidade utilitria se conserva como modelo da economia. O trabalho crtico de Paulani (2004) mostra que da viso de economia poltica sustentada por Mill que surge o constructo mais importante da cincia econmica, o famoso homem econmico. Sob o ngulo metodolgico, uma boa cincia social demanda, em alguma dimenso, a utilizao de um esquema abstrato, sem o que as leis que derivam da natureza humana no encontraro lugar nos argumentos que tm por objeto fatos sociais. Paulani mostra o dilema de Mill entre o estudo da sociedade por mtodos dedutivos prprios do individualismo metodolgico e o reconhecimento de que nenhum fenmeno social pode ter

novembro 2004

41

Entre Deus e o diabo: mercados e interao humana nas cincias sociais, pp. 35-64

uma causa nica e muito menos que se reduza a uma dimenso psicolgica individual.

ciso na teoria do equilbrio geral, na qual o comportamento dos atores se torna inteiramente previsvel e o objetivo bsico de sua concepo econmica a demonstrao das implicaes lgicas de dados gostos ou necessidades, combinados com o conhecimento perfeito e confrontados com a escassez e a mobilidade dos recursos (Shackle, [1967] 1991, p. 4). Os agentes econmicos so a meros autmatos que reagem mecanicamente aos estmulos do ambiente. O importante, porm, que essa reao e o equilbrio que dela resulta no provm de um processo evolutivo e seqencial de aprendizagem. As compras e as vendas ocorrem de maneira absolutamente fluida, sem rudos, graas concorrncia. Mas os atores no precisam interpretar os sinais emitidos pelos outros: o ambiente social dado imediatamente aos indivduos, o mundo econmico reveste-se de uma transparncia bsica que afasta a necessidade de que os atores o interpretem. Como bem mostra o importante livro de Sapir (2000, p. 50), a teoria do equilbrio geral postula a existncia de mercados que cobrem todas as possibilidades de transao, no presente e no futuro, a prazo ou a vista. Alm disso, ela funde a deciso e a ao dos indivduos, permitindo ento o surgimento de uma verdadeira mecnica das cincias sociais. O mercado e a concorrncia tornam-se assim fenmenos a-sociais: a concorrncia um estado de equilbrio e no um processo. No necessrio insistir na influncia dessa viso sobre a cincia econmica atual. Um exemplo, entretanto, chama a ateno. o das preferncias reveladas, que tem a ambio de emancipar a disciplina da psicologia e de qualquer outra cincia do homem e da sociedade: pouco importa de onde vm e como so formados os gostos dos indivduos. Referindo-se abordagem das preferncias reveladas, Little (apud Zamagni, 1987, p. 179) postula que, se o comportamento de um indivduo consistente, ento deve ser possvel explicar esse comportamento sem referncia a nada seno o prprio comportamento. O mercado a prova dos nove em que os indivduos manifestam, por suas escolhas, suas preferncias. Analiticamente seria at possvel separar escolha e preferncia, mas operacionalmente essa separao intil, pois, dadas suas restries oramentrias, os indivduos exprimem por meio de suas compras e vendas o que corresponde a suas preferncias, e por a que o mercado funciona como mecanismo timo de alocao de recursos. Ou, na viso do excelente artigo crtico de Bianchi e Muramatsu:
[...] a escolha da pessoa revela sua preferncia, e qualquer elemento que possa desencadear ou manter certos cursos de ao redutvel ao denominador comum da

42

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Ricardo Abramovay

utilidade. Torna-se assim possvel prescindir de uma descrio acurada dos mecanismos e processos geradores do comportamento. O importante seria a consistncia de escolha que se revela na hiptese de utilidade, manifesta nas alternativas efetivamente selecionadas pelos agentes, independentemente dos mecanismos psicolgicos que as desencadeiam (no prelo).

Assim, a economia emancipa-se de qualquer outra cincia do homem e da sociedade. Ela no precisa estudar a origem ou a formao dos gostos. Essa abordagem est interessada somente nos fatos da escolha e no faz suposies sobre as motivaes exatas que esto por trs dessas escolhas (Lewin, 1996, pp. 1302-1303). O consumo a expresso mxima da racionalidade humana: cada indivduo tem sua curva de preferncias e, independentemente da maneira como ela formada, obedece a regras de funcionamento invariveis quanto relao entre meios e fins. O pressuposto aqui a completa autonomia do indivduo em suas escolhas. Sua preferncia irredutvel a qualquer instncia ou esfera explicativa que no seja o que ele efetivamente fez por meio de suas escolhas. No h nenhum lugar para a psicologia ou a sociologia na explicao das aes econmicas dos indivduos, o que refora, mais uma vez, a autonomia da cincia econmica.

A economia inserida
Virada cognitiva

A economia dos ltimos vinte ou trinta anos evoluiu numa direo bem diferente da sugerida pela idia walrasiana de equilbrio geral. A idia de que a economia consiste num conjunto atomizado de sujeitos egostas interagindo ocasionalmente com base num mecanismo automtico e tendente ao equilbrio corresponde apenas a uma parte da formao da disciplina. Suas mais importantes e recentes conquistas tericas consistem em pensar a incerteza e, portanto, embutir os modelos mentais partilhados pelos atores em seus aparatos explicativos. A incerteza no mais vista como uma escria induzida pela imperfeio momentnea dos mercados, mas como ponto central da economia, o que um economista que se conserva fiel ao quadro walrasiano recusa logicamente (Sapir, 2000, p. 22). Jacques Sapir, em sua ambiciosa reviso da histria do pensamento econmico contemporneo, prope que se abandone a noo de economia de mercado em benefcio do termo economia descentralizada : pois a os resultados da intenovembro 2004
43

Entre Deus e o diabo: mercados e interao humana nas cincias sociais, pp. 35-64

7. Rabbin afirma: [...] formular questes econmicas padronizadas com mtodos econmicos padronizados no precisa basear-se apenas em um conjunto de pressupostos como 100% de autointeresse, de racionalidade e de autocontrole e vrias suposies ancilares tipicamente feitas nos modelos econmicos, mas no sustentadas por evidncias comportamentais (2002, p. 658) .
44

rao social so sempre imprevistos e no obedecem a uma lgica que poderia ser conhecida dedutivamente, de antemo. As economias ocidentais, mostra Sapir (Idem, p. 21), no so regidas, nem principalmente, nem de maneira dominante, por uma lgica de mercado, mas por combinaes, histrica e geograficamente variveis, de mercados e de organizaes, de redes e de comandos. Sapir inspira-se na tradio austraca (Hayek, Schumpeter, Von Mises) que considera o mercado um processo que engendra convergncias e regularidades a partir de uma subjetividade dos atores normatizada e enquadrada por regras (Idem, p. 22). E exatamente a que Sapir localiza a identidade entre dois nomes que ocuparam lugares opostos na histria do pensamento econmico do sculo XX, quando caracteriza Hayek e Keynes como pensadores da incerteza. Mercado uma expresso cujo significado varia nas diferentes escolas do pensamento econmico. Resgatando em parte essa tradio mas trazendolhe inovaes muito significativas , as cincias sociais contemporneas passam por aquilo que David Dequech chama de virada cognitiva (cognitive turn), que consiste justamente em questionar o que parte to importante da tradio econmica tomou como uma espcie de princpio universal da conduta humana, tornando os comportamentos a-histricos e, de certa forma, a-sociais. A sociologia econmica contempornea tem justamente essa caracterstica de conceber os mercados como resultados de formas especficas, enraizadas, socialmente determinadas de interao social, e no como premissas cujo estudo pode ser feito de maneira estritamente dedutiva. Mas seria um equvoco imaginar que a insero social e cognitiva dos mercados corresponde a uma preocupao apenas dos socilogos. Nos ltimos anos prosperaram no interior do que pode ser considerado o mainstream do pensamento econmico abordagens que rompem com alguns dos mais importantes pressupostos da economia neoclssica e que procuram justamente estudar a dimenso subjetiva da ao econmica. Joseph Stiglitz (1990), por exemplo, mostra como, em virtude da assimetria de informao (portanto, um fator de natureza cognitiva), as taxas de juros so mecanismos altamente imperfeitos para garantir o equilbrio dos mercados financeiros. Mathew Rabin (2002, p. 657) diz que a agitao por maior realismo psicolgico [no estudo do comportamento econmico] est agora rendendo resultados7. Trabalhando em conjunto, psiclogos e economistas tm desenvolvido experincias em que a racionalidade estritamente maximizadora raras vezes se encontra no comportamento real dos agentes. A neuroeconomia (neuroeconomics) estuda as condies mentais que presi-

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Ricardo Abramovay

dem a escolha econmica e chega, por a, a concluses muitas vezes distantes do que seria esperado pelos padres neoclssicos convencionais, como mostra um de seus mais importantes pesquisadores, o prmio Nobel de Economia de 2002, Vernon Smith:
Um achado bem estabelecido da economia experimental que as instituies importam porque as regras importam, e as regras importam porque os incentivos importam. Mas os incentivos aos quais as pessoas respondem s vezes no so aqueles que se poderia esperar com base nos cnones da teoria econmica ou da teoria dos jogos. Acontece que as pessoas esto s vezes melhor, s vezes pior ao alcanarem ganhos para si prprias e para outros do que o previsto pelas formas padronizadas de anlise racional (Smith, 2003).

Questionando a idia de que a cincia econmica se apia no pressuposto do egosmo socialmente generalizado e, portanto, questionando o carter puramente mecnico, no intencional, da interao social Stefano Zamagni (1995, p. xv) organizou uma coletnea sobre o que a muitos poderia parecer uma contradio nos termos: a economia do altrusmo. Este autor reivindica uma viso mais realista e compreensiva do comportamento individual e das instituies econmicas uma viso que leve em conta o fato de que as pessoas podem se preocupar no apenas com seu prprio bem-estar, mas tambm com o bem-estar dos outros. Encontrar nessa coletnea trabalhos de Amartya Sen e Albert Hirschman talvez no seja to surpreendente quanto a leitura da observao de Alfred Marshall retirada dos Principles of economics de que os homens so capazes de mais servios no egostas do que geralmente prestam: o supremo objetivo do economista descobrir como esse ativo latente pode ser desenvolvido mais rapidamente e levado em conta de maneira mais sbia (apud Zamagni, 1995, p. xix). O argumento de Zamagni (ilustrado pela bela frase de Marshall) que o altrusmo no um atributo do qual a esfera econmica esteja necessariamente afastada. Em outras palavras, o altrusmo no incompatvel com uma abordagem que se apie no individualismo metodolgico, ou seja, que valorize os interesses dos atores. No se trata de pasteurizar o argumento favorvel ao altrusmo simplesmente dizendo que ele, em termos microeconmicos, pode fazer parte da curva de preferncias do ator e que, portanto, nada mais que uma forma de egosmo. O argumento de Zamagni mais interessante e abre caminho a que os mercados sejam vistos como relaes sociais reais e
novembro 2004
45

Entre Deus e o diabo: mercados e interao humana nas cincias sociais, pp. 35-64

8. Marx ([1863]1989) diria que esse reconhecimento se traveste em seu contrrio e no passa de estranhamento recproco, uma vez que as relaes entre indivduos esto, na esfera do mercado, mediatizadas e fetichizadas na forma de coisas e de dinheiro. Ningum mais que Marx mostrou o vu de escurido que encobre as relaes humanas numa sociedade mercantil. Mas preciso reconhecer que Marx faz o que Rosdolsky (2001) chama de fenomenologia da mercadoria e no um estudo sociolgico de mercados. Relaes mercantis, para ele, sero sempre e necessariamente alienantes: a solidariedade social s pode ser encontrada na supresso das relaes humanas que dependem de mercados. A essncia dos mercados que eles s permitem que os indivduos se relacionem uns com os outros se reconheam por meio de coisas e submetidos a um mecanismo que no depende de sua vontade consciente e de suas intenes: pior, os mercados, para Marx, so o domnio em que a esfera pblica da vida social s se manifesta sob a

vivas: as relaes de mercado supem a tentativa permanente de buscar o reconhecimento pelo outro e, portanto, envolvem, em algum grau, a reciprocidade nesse reconhecimento8. O raciocnio de Zamagni nitidamente lockeano, no sentido de que a busca de reconhecimento de si prprio supe a preservao (e no, como em Hobbes, a ameaa de permanente destruio) do outro. Assim, o altrusmo encontra fundamento no prprio interesse do indivduo. Tomar em considerao a tica na vida social importante para compreender formas s vezes surpreendentes de alocao do tempo das pessoas o trabalho benevolente, a economia solidria, por exemplo. Mas o altrusmo como reconhecimento do outro est presente na vida cotidiana: uma sociedade em que os indivduos tm a capacidade de levar em conta os interesses alheios consegue instituir formas de coordenao muito mais propcias aos processos de desenvolvimento. Zamagni retoma, em ltima anlise, o tema smithiano da simpatia e da benevolncia ao mostrar a possibilidade lgica de superar o dilema hobbesiano que faz da fora a nica forma de sobrepor a traio: na verdade, os indivduos buscam, o tempo todo, algum tipo de reconhecimento nos crculos sociais em que vivem, o que torna a confiana um dado sociolgico passvel de conhecimento especfico, histrico, e no um trao genrico do carter humano. A sociologia econmica vai estudar o mesmo tema na forma de redes e crculos de reconhecimento: o tema de Zamagni no poderia ser mais smithiano e, ao mesmo tempo, mais sociolgico: faz pensar nos grupos de referncia de Robert Merton e no ator social de Dahrendorf, para tomar apenas dois exemplos. No mesmo sentido, a interpretao que Amartya Sen d Teoria dos sentimentos morais de Adam Smith bem diferente da que se encontra no livro de Louis Dumont citado acima:
Mas o fato de Smith ter observado que transaes mutuamente vantajosas so muito comuns no indica em absoluto que ele julgava que o amor-prprio unicamente, ou, na verdade, a prudncia em uma interpretao abrangente, poderia ser suficiente para a existncia de uma boa sociedade [...]. A interpretao errnea da postura complexa de Smith com respeito motivao e aos mercados e o descaso por sua anlise tica dos sentimentos e do comportamento refletem bem quanto a economia se distanciou da tica com o desenvolvimento da economia moderna (Sen, [1987] 1999, pp. 39-44).

Sen contesta que Adam Smith tenha fundado a economia em uma tica que fizesse dela uma esfera autnoma da vida social9. A idia de que as

46

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Ricardo Abramovay

motivaes privadas so suficientes para que se atinjam fins pblicos socialmente valorizados em outras palavras, a natureza puramente mecnica da interao social no um pressuposto necessrio ao funcionamento da economia. Diferentemente da tradio inaugurada por Marx, a cooperao social voluntria e consciente no o contrrio da luta pela realizao dos interesses privados. Tanto assim que, nos pases em desenvolvimento, a pobreza se explica no em virtude do pleno funcionamento dos mercados e da maior capacidade de os indivduos realizarem seus interesses privados, mas conforme mostra Sen exaustivamente em Desenvolvimento como liberdade , ao contrrio, pelas dificuldades de seu acesso aos mais pobres. Nada mais distante do pensamento de Amartya Sen (2000) do que uma crtica generalizada aos mercados como mecanismo de alocao dos recursos: historicamente, as restries ao funcionamento dos mercados tm sido meios de garantir privilgios e impedir o exerccio de liberdades por parte dos pobres10. Os mercados no so entes abstratos, neutros e impessoais que a tradio engenheira em oposio tradio tica da cincia econmica quis deles fazer: mas nessa frase no est a demonizao generalizada da categoria mercado, e sim um convite ao estudo das condies em que os mercados operam e das premissas que podem permitir que eles favoream a realizao das capacidades dos mais pobres11. A traduo prtica desse princpio, em economias descentralizadas, que os atores podem encontrar razes de cooperao em suas atividades, mesmo quando concorrem entre si: mercados mais desenvolvidos mais aptos a que neles os indivduos manifestem suas reais capacidades so aqueles que melhor combinam o auto-interesse com formas concretas de cooperao, que envolvem algum grau de preocupao com a preservao dos outros. No por acaso que Alfred Marshall estuda os distritos industriais caracterizando-os no apenas pelo auto-interesse de seus participantes, mas tambm por uma atmosfera de troca de informaes e cooperao importante para a prosperidade. Quando vai estudar os agentes da produo, Marshall no primeiro captulo do livro IV dos Princpios sugere que se considere a organizao um fator produtivo que no se confunde com o capital, com o trabalho e com a natureza: a vida de uma economia descentralizada no pode ser compreendida apenas com base no pressuposto de que os mercados so o domnio irrestrito do auto-interesse a partir do qual a interao ocorre. O desenvolvimento dos mercados supe formas localizadas, concretas de cooperao para as quais as cincias sociais contemporneas voltam de maneira crescente seus estudos. Sob essa tica, so muito mais que

forma dos interesses estritamente privados dos portadores das mercadorias. Marx no enaltece os atributos comportamentais que esto na raiz da idia econmica de equilbrio, to cara formao da economia como cincia. Mais que isso, contrariamente tradio da economia clssica, ele estuda a dimenso subjetiva das relaes mercantis. Mas o faz sob o ngulo da idia hegeliana de necessidade: em uma economia descentralizada, em que as relaes sociais passam por mercados, o resultado lgico ser a polarizao social contida no prprio conceito de mercadoria e que seu processo de desenvolvimento vai revelar. Na tradio marxista, o reconhecimento do outro no passa e no pode passar nunca pelo mercado. O trecho sobre o fetichismo da mercadoria, no primeiro captulo de O capital, ope as relaes diretas, no mediatizadas pela formamercadoria, entre os atores quelas em que, no mundo mercantil, seus laos assumem a forma fantasmagrica de relaes a coisas. 9. Hirschmann (1982) e Dupuy (1992) tambm

novembro 2004

47

Entre Deus e o diabo: mercados e interao humana nas cincias sociais, pp. 35-64

enxergam Smith sob essa mesma tica. Ambos lembram a influncia das reflexes de Montesquieu le commerce adoucit les moeurs (o comrcio suaviza os costumes) na formao do pensamento econmico. equivocado, insiste Hirschmann, com base em Smith, conceber o capitalismo como nada mais do que um sistema baseado em um conglomerado de comportamento ganancioso. 10. North (1994, p. 66) apresenta os custos elevados das transaes em pases pobres como base explicativa para o prprio subdesenvolvimento desses pases. 11. Sader (2003) vem insistindo que a polarizao essencial no se d entre o estatal e o privado, mas entre o pblico e o mercantil. Na viso de Sen, ao contrrio, a luta pelo desenvolvimento consiste em ampliar o alcance dos mercados e fazer com que a eles tenham acesso os mais pobres. Portanto, conceitualmente, os mercados so uma esfera pblica da vida social, uma esfera de interao social cujo contedo depende de um conjunto de condies

a soma cega e inconsciente de interesses privados, cujos protagonistas renem produzindo uma ordem que ningum previu e sobre a qual ningum tem controle. Eles envolvem algumas formas voluntrias de cooperao, sem as quais nunca poderiam funcionar. Em suma, a cincia econmica nem de longe se reduz a transformar os atores sociais em autmatos, cuja ligao recproca pode ser explicada por meio de um mecanismo geral e abstrato. Parte da disciplina, de fato, adere a uma espcie de ortodoxia em que a economia s pode ser pensada emancipando-se das outras esferas da vida social. Mas a verdade que desde Adam Smith no foram poucos os economistas cuja influncia veio exatamente de sua capacidade em questionar os pressupostos estritamente atomsticos em que se fundamenta a viso mecnica do funcionamento dos mercados. Para que haja mercados, so necessrias condies sociais e comportamentais que vo muito alm do que se entende habitualmente por auto-interesse dos atores.
A importncia das instituies

Ao afirmar que existem custos nas transaes econmicas e no apenas na produo de bens e servios , a nova economia institucional destaca que a interao social no fluida nem automtica. A reside sua imensa proximidade com as preocupaes bsicas da sociologia econmica: comprar, vender, garantir a entrega do que se prometeu e a execuo dos contratos, essas no so operaes levadas adiante por autmatos, mas relaes sociais em que a incerteza sobre os direitos de cada parte decisiva12. Em suma, a relao entre os atores econmicos no apenas indireta, por meio dos preos, mas exige a construo de instncias, instituies que as regulem. As questes centrais de uma economia descentralizada no podem ser resolvidas pela experincia e erro dos mecanismos mercantis: elas exigem formas variadas de coordenao. A insero da economia na vida social adota na nova economia institucional ao menos duas vertentes fundamentais. A primeira vem de Oliver Williamson (1975), cujo programa de pesquisa nasceu da preocupao em distinguir as situaes em que as relaes entre empresas obedecero a critrios de hierarquia daquelas em que prevalecem vnculos de mercado13. Essas diferenas podem ser explicadas em virtude de fatores objetivos e mensurveis. Williamson explica especialmente as diferentes formas de organizao econmica no capitalismo. Sua hiptese bsica que essas for-

48

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Ricardo Abramovay

mas respondem aos custos do reconhecimento das propriedades dos atores econmicos e segurana em torno da obteno dos direitos da decorrente e dos contratos a que eles conduzem. Esse reconhecimento encontra-se ameaado de forma permanente por dois fatores de natureza comportamental. interessante a maneira como Williamson os expe:
A insistncia da teoria da organizao em pressupostos comportamentais realisticamente passveis de serem trabalhados em oposio queles que so apenas analiticamente convenientes um salutar antdoto contra a artificialidade. A economia dos custos de transao responde descrevendo os atores econmicos em termos de racionalidade limitada [bounded rationality] e oportunismo (1994, p. 99).

Ali onde transacionar em mercados possa oferecer riscos referentes obteno dos direitos de propriedade ou execuo dos contratos, as relaes econmicas adotaro forma hierarquizada. Ali onde esses riscos forem baixos (abastecer o carro num posto de gasolina, comprar numa loja) predominar a forma mercado. Relaes no repetitivas, que no exigem investimento de tempo no cumprimento de contratos, por exemplo, tomaro a forma de mercados. As estruturas de governana so formas organizacionais voltadas a atenuar os efeitos do oportunismo dos agentes que sempre poderiam descumprir os contratos firmados. Essa curta exposio no faz jus importncia e riqueza do trabalho de Williamson. Mas interessante observar que o texto que marca o nascimento da nova sociologia econmica, publicado por Mark Granovetter em 1985, uma crtica aos pressupostos tericos mais que isso, ontolgicos dessa primeira vertente da economia institucional. O ator econmico de Williamson padece, diz Granovetter, de uma dupla deficincia. Por um lado, ele supersocializado (oversocialized ) e obedece s determinaes das estruturas hierrquicas em que se insere em funo de certos modos especficos de governana: Granovetter compara o ator econmico das relaes hierarquizadas williamsonianas ao cidado hobbesiano que s pode viver em sociedade sob a gide de um Estado tutor. O outro lado da moeda que o mercado de Williamson lembra o estado de natureza hobbesiano, em que unidades atomizadas, fragmentadas, se relacionam de maneira ocasional umas com as outras sem que isso produza qualquer relao permanente entre elas, no necessitando ento, para seu funcionamento, de nenhuma estrutura de enquadramento. Nas relaes hierrquicas esse o argumen-

que no esto dadas de antemo. O mercantil pode ampliar a dimenso pblica da vida social, quando, por exemplo, famlias pobres cuja reproduo social dependia de usurrios passam a ter acesso a crditos bancrios. A privatizao dos vnculos sociais, nesse caso, estava justamente em seu carter no mercantil. Vrios trabalhos sociolgicos vm mostrando, no Brasil, que a conquista do acesso a mercados vivida por populaes de regies pobres como sinnimo de conquista de liberdade (Garcia-Parpet, 1994). 12. [...] a teoria econmica no pode manter pressupostos maximizadores de maneira convincente diante de estruturas de situao caracterizadas pela incerteza. Incerteza compreendida como caracterstica de situaes em que os agentes no podem antecipar os resultados de uma deciso e no podem designar probabilidades para o resultado (Beckert, 1996, p. 804). 13. A integrao contratual na produo de pequenos animais entre grandes empresas e agricultores familiares um dos mais tpicos exem-

novembro 2004

49

Entre Deus e o diabo: mercados e interao humana nas cincias sociais, pp. 35-64

plos de formas hierarquizadas de relaes de compra e venda, em contrapartida ao que ocorre, por exemplo, numa feira livre. A especificidade dos ativos um fator que explica a necessidade dessa integrao: o criador de aves e sunos no pode valorizar seu produto junto a outros mercados seno aquele que lhe forneceu os animais para a criao inicial, e sua tentativa de faz-lo ampliaria excessivamente os riscos os custos de transao tanto para ele como para a prpria empresa integradora. Nesse caso, as relaes econmicas baseiam-se em contratos, e questes ligadas capacidade de fazer cumprir esses contratos e governana dessa forma organizacional tornam-se cruciais. J numa feira livre, o custo de perder um cliente muito baixo para ambos. Assim, as relaes fazem-se na forma de mercado e no exigem base contratual especfica nem levantam problemas srios de governana.

to de Granovetter , as estruturas sociais so decisivas e, nos mercados, como se elas desaparecessem inteiramente, como se a sociabilidade se concentrasse numa organizao e desaparecesse quando se trata de vnculos puramente mercantis. O importante no argumento aqui apresentado que no faz justia, repita-se, riqueza, diversidade de aplicaes e profundidade do pensamento de Williamson a idia, fundadora da nova sociologia econmica, de que no apenas em situaes de hierarquia que as estruturas sociais se tornam importantes no estudo das transaes econmicas. O mercado annimo dos modelos neoclssicos virtualmente no existente na vida econmica [...] (Granovetter, 1985, p. 495). Conseqentemente, no verdade que transaes mercantis especialmente complexas s possam ser enfrentadas por meio de estruturas organizadas em forma hierrquica:
[...] de maneira geral, as evidncias em torno de ns mostram a extenso em que as relaes de negcios se misturam com relaes sociais. As associaes comerciais [trade associations], deploradas por Adam Smith, mantm grande importncia. bem sabido que muitas firmas, pequenas e grandes, esto ligadas por diretorias integradas [interlocking directorates], de tal maneira que as relaes entre diretores de firmas so muitas e densamente enlaadas (Idem, ibidem).

A segunda vertente fundamental voltada ao estudo da maneira como a economia se insere na vida social representada por Douglass North, cujos trabalhos so hoje a principal referncia de dilogo entre os institucionalistas na economia e na sociologia. A preocupao central de North no tanto com as diferentes formas de organizao das firmas em virtude da existncia de custos de transao, mas com o processo de desenvolvimento (cf. Abramovay, 2001). Sociedades em que mercados impessoais no podem se estabelecer em escala ampliada devido a altos custos de transao no conseguem aprofundar a diviso do trabalho e, portanto, no so capazes de gerar o ambiente necessrio para que a expanso dos negcios conduza a crculos virtuosos de crescimento. Para estudar esse tema, a nfase de Douglass North est no sistema de crenas subjacente ao social: ele se refere diretamente a Max Weber como inspirao para o estudo do sentido da ao social, isto , a elaborao e a interiorizao de teorias, ideologias e representaes a respeito do mundo (cf. North, 1993). Na economia neoclssica o pressuposto bem diferente:

50

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Ricardo Abramovay

[...] o modelo competitivo embutido na teoria do equilbrio geral oferece uma contribuio relevante ao demonstrar que um sistema descentralizado de foras de mercado geraria um sistema eficiente de alocao de recursos. Nesse contexto, as crenas no desempenham nenhum papel na tomada de decises (Idem).

E exatamente em virtude do papel das crenas na ao social que North embora adepto explcito do individualismo metodolgico no supe, contrariamente a Williamson, que o oportunismo seja um trao comportamental axiomaticamente associado vida econmica (North, 1994, p. 30). A vida social para North fundamentalmente obscura em funo da dificuldade de os atores entenderem as premissas e os pontos de vista a partir dos quais os outros agem. No mundo neoclssico essa compreenso dispensada, pois se parte da premissa de que o auto-interesse o motor de um mecanismo de auto-regulao: os mercados tm a virtude de incluir os custos de transao nos preos, o que dispensa as instituies como premissa para a vida econmica. O jogo competitivo corrige o carter incompleto e assimtrico da informao de que dispem os agentes. Mesmo que os atores tenham teorias e informaes imperfeitas, o mercado informa-os corretamente e pune os que no levam em conta suas advertncias. Mais que isso: se h custos de transao, os atores so induzidos a adquirir informaes para lidar com esses custos, o que se reflete nos preos, que, embora imperfeitos, continuam sendo o melhor mecanismo possvel para transmitir, de maneira neutra e impessoal, informaes aos agentes econmicos. Ora, replica North, existem custos de transao exatamente porque a noo de auto-interesse insuficiente para conter as motivaes humanas e porque o sistema de preos no tem o poder de ensinar os atores a corrigir seus rumos pelos sinais que dele recebem. Os custos de transao no envolvem apenas um problema simples de informao, mas diferenas nos sistemas de crenas que determinam a ao social. nesse sentido que, para North (1994), a tarefa principal das cincias sociais consiste em compreender a natureza da cooperao humana. Numa sociedade em que as trocas so despersonalizadas, como possvel a cooperao estvel? No contexto da vida comunitria tradicional, essa questo no se impe: as normas sociais sero compreendidas e vo oferecer a base para o conhecimento comum e esse conhecimento ser mantido por mecanismos destinados a produzir atos inteligveis. Numa sociedade de interconhecimento, a natureza da cooperao humana aberta, transparente14. Numa sociedade mercantil, a cooperao humana annima e, por-

14. Referindo-se a comunidades tradicionais, North (1994, p. 34) escreve: Negociao repetida, homogeneidade cultural (ou seja, um conjunto comum de valores) e ausncia de uma terceira parte voltada exigncia de cumprimento dos contratos (essa terceira parte nem necessria) so condies tpicas. Nesses casos, os custos de transao so baixos porque a especializao e a diviso do trabalho so rudimentares e os custos de transformao so altos. As economias ou as colees de parceiros comerciais nesse tipo de troca ou intercmbio costumam ser reduzidas.

novembro 2004

51

Entre Deus e o diabo: mercados e interao humana nas cincias sociais, pp. 35-64

tanto, com base em indivduos que no partilham necessariamente vises de mundo comuns um problema que o mecanismo de preos, por si s, no capaz de resolver: num mundo onde fosse zero o custo de transao
[...] as partes desse intercmbio sem custo sabem tudo uma sobre a outra, e a capacidade de fazer cumprir os contratos [enforcement] perfeita. Com a informao incompleta, entretanto, as solues cooperativas vo romper-se, a menos que sejam criadas instituies que ofeream informao suficiente aos indivduos para que sejam policiados os desvios (North, 1994, p. 57).

H uma curiosa ambigidade no trabalho de Douglass North, importante para a relao entre economia e sociologia no estudo dos mercados e das instituies. Por um lado, ele insiste na idia de que os ambientes institucionais so decisivos para explicar a formao dos quadros de referncia em que se apiam os atores e as instituies que os moldam. Seu trabalho histrico sobre as diferenas na formao das instituies polticas na Espanha e na Inglaterra e suas respectivas conseqncias sobre o desenvolvimento no Sul e no Norte do continente americano , nesse sentido, exemplar (cf. North, 1981). Quando, entretanto, procura explicar teoricamente a maneira como se formam as instituies, North volta-se muito menos para a histria e para a interao social concreta do que para as cincias da cognio:
[...] o caminho pelo qual a mente processa a informao no apenas a base para a existncia das instituies, mas uma chave para compreender como as restries informais desempenham um papel importante na formao do conjunto de escolhas na evoluo das sociedades no curto e no longo prazo (North, 1994, p. 42).

Num texto escrito em 1994 com Arthur Denzau, ele procura estudar os modelos mentais que os indivduos constroem para dar sentido ao mundo em volta deles, as ideologias que evoluem dessas construes e as instituies que uma sociedade desenvolve para ordenar as relaes interpessoais. E o que so esses modelos mentais e as instituies que eles, em ltima anlise, produzem? Os modelos mentais so representaes internas que os sistemas cognitivos dos indivduos criam para interpretar o ambiente; as instituies so os mecanismos externos ( mente) que os indivduos criam para estruturar e ordenar o ambiente, respondem Denzau e North (1994, p. 4). por isso que North (1993) reconhece a importncia da contribui52

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Ricardo Abramovay

o de Max Weber no estudo das bases culturais do capitalismo, mas critica-o por no ter conseguido fazer a ligao entre as crenas e as instituies que delas decorrem: o que ainda requer explicao a diversidade do sistema de crenas e sua base cognitiva. Mesmo no aderindo ao pressuposto do oportunismo que marca a orientao do trabalho de Oliver Williamson e, portanto, estimulando o estudo das representaes mentais subjacentes ao econmica, Douglass North vai buscar a fonte dessas representaes no crebro humano, muito mais do que na interao social. Em suma, so cada vez mais importantes as correntes do pensamento econmico contemporneo que concebem a economia a partir de sua insero social e no com base na natureza supostamente autnoma das motivaes que a determinam e dos mecanismos que a fazem funcionar. um convite a que os mercados sejam estudados concretamente, historicamente, e no apenas como pontos de equilbrio que j se conhece de antemo. A convergncia com as preocupaes bsicas da sociologia econmica ntida. O item a seguir procura estabelecer essas identidades e tambm duas importantes diferenas entre as preocupaes com que socilogos e economistas estudam a vida econmica.

A nova sociologia econmica


Tanto Marx como Weber apresentaram as trocas despersonalizadas como a expresso mais emblemtica da sociedade capitalista. Aps dissecar num dos mais belos textos das cincias sociais a dupla natureza da mercadoria e seu fetichismo, no captulo 1 de O capital, Marx expe as condies formais em que ocorrem as trocas. O mais importante a condio generalizada de proprietrios de mercadorias que marca as relaes entre os indivduos. Eles se reconhecem na generalidade dessa condio e no na particularidade de suas pessoas. Seus vnculos no guardam nenhum vestgio de sua histria ou de sua origem e limitam-se a uma dimenso puramente funcional. No captulo 2 do livro I de O capital (As trocas), Marx expe justamente as condies que vo permitir que a forma mercadoria tome conta do conjunto das relaes sociais: o reconhecimento do outro depende da capacidade de seu produto ser aceito como parte realmente integrante da diviso do trabalho, e essa capacidade s se realiza ao se exprimir de maneira universal no dinheiro: aquilo que o mercado no reconhece como til simplesmente no tem existncia social. Mas a forma mercadoria obscurece o contedo da relao: Marx no estuda problemas derivados do que os
novembro 2004
53

Entre Deus e o diabo: mercados e interao humana nas cincias sociais, pp. 35-64

15. Nunca demais lembrar que, sob o ngulo do que Schumpeter chama de teoria econmica, Weber era um pensador neoclssico como bem mostra o pouco conhecido texto de 1908, republicado na coletnea organizada por Swedberg, Marginal utility analysis and The fundamental law of psychophysics. Apesar de sua profunda admirao pelo trabalho histrico de Marx, no tinha nenhuma simpatia por sua teoria do valor e muito menos pela da explorao (cf. Weber, [1908] 1999).

institucionalistas vo chamar de custos de transao, pois a troca mercantil, mesmo que fosse dotada da mais perfeita fluncia, caracterizada por essa intransparncia bsica da vida de uma sociedade, em que os vnculos entre os homens s podem se fazer por meio de coisas, em que os indivduos s se reconhecem como membros da diviso do trabalho por meio do dinheiro. O problema da cooperao social, para ele, que numa sociedade mercantil os indivduos se distanciam sempre de sua obra que s existe se toma uma forma social diferente de sua forma natural , mas nem por isso se aproximam dos outros, uma vez que as relaes entre as pessoas so sempre mediatizadas pela forma social mercadoria e dinheiro que essas coisas adquirem. O mercado , portanto, uma forma de cooperao em que a natureza social do trabalho e dos produtos s reconhecida nas operaes particulares, privadas de seus portadores. Num registro evidentemente diferente, Max Weber tambm insiste no carter impessoal do mercado como tipo ideal15: nada mais estranho ao pensamento de Weber que uma lei geral do desenvolvimento capaz de explicar a vida das sociedades e sua histria. Mas existe sim como bem mostra Antnio Flvio Pierucci (2003) uma tendncia geral racionalizao e ao desencantamento da qual a formao dos mercados modernos certamente faz parte. Num texto inacabado ao final do volume I de Economia e sociedade, Weber afirma, em notvel convergncia com o pensamento de Marx:
[...] quando o mercado deixado sua legalidade intrnseca, leva apenas em considerao as coisas, no a pessoa, inexistindo para ele deveres de fraternidade e devoo ou qualquer das relaes humanas originrias sustentadas pelas comunidades pessoais [...]. O mercado, em contraposio a todas as demais relaes comunitrias que sempre pressupem a confraternizao pessoal e, na maioria das vezes, a consanginidade, estranho, j na raiz, a toda confraternizao (Weber, [1921] 1991, p. 420).

Karl Polanyi mostrou que a idia de economia de mercado nem de longe contm o conjunto das atividades necessrias reproduo social e sobrevivncia humana. The livelihood of man, ttulo sob o qual Harry Pearson agrupou seus derradeiros trabalhos, mostra bem essa abordagem que se traduz na diferena entre a economia substantiva, a materialidade da vida econmica, e a economia formal, que envolve a racionalidade maximizadora tpica das relaes de mercado. Nas palavras de Polanyi:

54

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Ricardo Abramovay

O primeiro significado, o formal, decorre do carter lgico da relao meios-fins, como em economicizando (economizing ) ou econmico (economical ); desse significado deriva a definio da economia com base na escassez. O segundo significado, o substantivo, aponta para o fato elementar de que os seres humanos, como todos os outros seres vivos, no podem existir sem um ambiente fsico que os sustente (1977, p. 19).

Polanyi estava preocupado basicamente em mostrar que mercado era uma entre inmeras formas que assumia a coordenao social na luta pela sobrevivncia da espcie e se insurgia contra a tendncia, de fato dominante sua poca, de fazer dele a expresso mxima da racionalidade econmica. Em A grande transformao, o mercado estudado como moinho satnico, o que se exprime na frase lapidar: uma economia de mercado s pode funcionar numa sociedade de mercado (Polanyi, [1944] 1980, p. 72). O livro volta-se para mostrar que a autonomia do mercado conduz destruio social e que o mito do livre mercado dominante no pensamento do sculo XIX felizmente nunca se realizou. O que entretanto Polanyi no faz estudar o prprio mercado como realidade sociolgica, abrir sua caixapreta e examinar os vnculos sociais de que feito16. E exatamente nesse sentido que se pode falar de uma nova sociologia econmica. No se trata de encarar o mercado como uma entidade autoregulvel, para usar a expresso de Polanyi que outras instituies sociais vo limitar: o objetivo mostrar que, nos mercados, os vnculos sociais concretos, localizados, so determinantes de suas dinmicas e que, portanto, sua auto-regulao depende da prpria maneira como a interao social ocorre. O carter formalmente impessoal dos mercados to justamente ressaltado pelos mais importantes clssicos das cincias sociais no impede ento que eles sejam construdos, na verdade, por formas concretas de coordenao, cujo estudo emprico o objeto principal da nova sociologia econmica. J existem hoje diversos trabalhos que tecem um panorama da importncia atual da nova sociologia econmica17. Convm aqui, no que se refere ao estudo das formas de organizao dos mercados, chamar a ateno para duas vertentes fundamentais. A primeira delas postula que mercados so mecanismos de formao de preos que s podem ser compreendidos por meio da interao social concreta, localizada, especfica entre os atores. O autor que melhor exprime esse ponto de vista Harrison White (1981 e 1992). Mesmo nos mercados

16. o que mostram os trabalhos de Vinha (2001) e o excelente livro de Mingione (2003).

17. Alm da consagrada coletnea com Smelser (1994), Swedberg publicou em 2003 seus Principles of economic sociology. Swedberg um dos editores da Economic Sociology European Electronic Newsletter, importante fonte de discusso internacional sobre o tema.

novembro 2004

55

Entre Deus e o diabo: mercados e interao humana nas cincias sociais, pp. 35-64

18.Swedberg (1994, p. 268) faz um excelente resumo das idias centrais de White.

concorrenciais, os atores procuram referncias uns aos outros em suas aes econmicas. Os mercados no se formam pelo equilbrio entre oferta e procura contrariamente ao ponto de vista neoclssico , mas em virtude das relaes sociais entre os prprios produtores. Da a idia de mercados de produo, em oposio a mercados de troca. Um mercado de produo consiste em um punhado de firmas olhando-se umas s outras e percebidas como tal pelos compradores18. Todo o mercado tende a funcionar sob a forma de nichos que supem relaes especficas e localizadas entre seus componentes. White recebe grande influncia de Chamberlain e da economia industrial ao afirmar que os mercados so cliques tangveis de produtores observando-se uns aos outros. As presses do lado do comprador criam um espelho em que os produtores se vem eles prprios e no aos consumidores (White, 1981, p. 543, apud Swedberg, 1994, p. 268). O autor questiona se os preos se formam, de fato, no regateio annimo e ocasional entre compradores e vendedores. Ele sustenta a tese de que, ao contrrio, os preos vm das relaes entre os prprios produtores. Harrison White foi orientador da tese de doutorado de Mark Granovetter que celebrizou a expresso fora dos laos fracos, mostrando como o mercado de trabalho funciona com base em relaes que em nada se assemelham neutralidade impessoal do mercado neoclssico. Granovetter (1994) tambm levou adiante estudos sobre grupos de negcios e, atualmente, dirige uma importante pesquisa sobre o funcionamento de redes no Vale do Silcio (cf. Castilla et al., 2000). Essa forma de abordagem dos mercados como resultado da organizao de certos atores e no de seu contato efmero numa instncia ocasional vem sendo tambm muito utilizada pela teoria das convenes, em particular no estudo da formao de marcas de qualidade e das regras que permitem o reconhecimento social de certos atributos que jamais poderiam ser identificados num mercado de compradores e vendedores annimos e desorganizados.
A existncia de mercados de bens estveis liga-se a acordos coletivos implcitos entre compradores e vendedores sobre o que define a qualidade: essas convenes de qualidade so traduzidas pelas firmas em caminhos coerentes de gesto cujas formas puras so estudadas como modelos de empresas (Favereau et al., 2002, p. 214).

Na segunda vertente da nova sociologia econmica, a ao econmica possui um significado que no dado de antemo e sim construdo na relao entre os atores. Seu principal expoente Di Maggio (1994), para
56

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Ricardo Abramovay

quem a cultura pode moldar as instituies econmicas e os negcios. Di Maggio pergunta-se, no texto preparado para a coletnea organizada por Smelser e Swedberg, por que razo, apesar da centralidade da cultura para todas as cincias sociais, entre os economistas, ela desfruta de to baixo prestgio. Em parte isso se deve a razes prprias ao estilo da disciplina, que favorece modelos dedutivos parcimoniosos que usualmente atingem alto grau de abstrao e generalidade (Idem, p. 29). Mas h outra razo que estabelece claramente uma distncia entre essa vertente da nova sociologia econmica e a nova economia institucional:
[...] diante das anomalias das tomadas de deciso humanas, os economistas preferem a psicologia cognitiva antropologia cultural: muito mais fcil incorporar aos modelos de deciso heursticos invariantes [...] do que lidar com perturbaes causadas pelos esquemas culturalmente variveis de percepo e valor.

O importante no trabalho de Di Maggio sua insistncia na idia de que os modelos mentais dos atores no devem ser buscados, contrariamente ao que prope North, nas cincias da cognio, e sim na cultura, isto , na sociologia e na antropologia cultural. Da decorre uma viso das instituies em que a sociologia econmica marca tambm certa distncia com relao economia institucional: as instituies no so apenas restries formais e informais que especificam a estrutura dos incentivos [] elas envolvem atores, sejam eles indivduos ou organizaes, que perseguem interesses reais em estruturas institucionais concretas (Nee, 2003). Swedberg (2003, p. xii) vai na mesma direo: as instituies, sob essa perspectiva, no devem ser entendidas como regras (que a definio popular hoje), mas como configuraes distintas de interesses e relaes sociais. A idia mostrar as instituies no como premissas, mas, antes de tudo, como resultados da interao social. O trabalho de Marie-France Garcia-Parpet (2003) um exemplo desse procedimento: ela mostra que os produtores de morango da Sologne, na Frana, at 1981 vendiam seus produtos em condies tais que s vinham a saber dos resultados de suas operaes uma ou duas semanas aps a transao. Alm disso, os compradores financiavam os agricultores, formando assim vnculos personalizados de natureza tal que impediam os processos concorrenciais e os prprios ganhos dos produtores. A partir de 1981 criam-se novas modalidades de comercializao que intensificam os processos concorrenciais e promovem modificaes tcnicas significativas. Esses novos mercados panovembro 2004
57

Entre Deus e o diabo: mercados e interao humana nas cincias sociais, pp. 35-64

recem realizar, na prtica, as condies do modelo da teoria neoclssica, mas essas condies e aqui que a sociologia dos mercados se torna fundamental , longe de serem dadas de antemo, so na verdade o resultado de uma construo social. Os mercados s podem ser compreendidos como espaos reais de confronto entre atores, cuja forma depende exatamente da fora, da organizao, do poder e dos recursos de que dispe cada parte. A abordagem sociolgica dos mercados procura compreend-los no como premissas da ao econmica, mas como resultados concretos e sempre imprevistos, uma vez que dependentes da evoluo real da relao entre os atores da interao social.

Concluso
Apesar das evidentes diferenas de estilo, de pressupostos tericos e at comportamentais, ntida a convergncia entre importantes correntes da sociologia e da economia no sentido de preconizar o estudo dos mercados como estruturas sociais e no simplesmente como um mecanismo abstrato e neutro de encontro entre compradores e vendedores. Essa convergncia abre um caminho promissor para a colaborao entre as diferentes disciplinas das cincias sociais. Os pressupostos individualistas em que se apia a formao da economia como cincia no fazem dela a cincia cinzenta, incapaz de conceber a sociedade seno como agregado de indivduos. Ao contrrio, sua evoluo recente no s resgata a preocupao tica do trabalho de Smith, mas, sobretudo entre os institucionalistas e Amartya Sen, busca compreender concretamente como funcionam os mercados reais. Quanto sociologia, sua tradio estrutural no se ope a que ela se volte tambm ao conhecimento dos mecanismos de funcionamento dos fenmenos aos quais se dedica e dos incentivos em funo dos quais se mobilizam indivduos e grupos. Mercados devem ser estudados sob o ngulo institucional, sociolgico, histrico, como construes sociais. Tal abordagem evita um duplo equvoco. Por um lado, aquele que faz deles a soluo universal, mgica, a todo e qualquer problema da coordenao humana em sociedades descentralizadas. O ponto de vista neoclssico sustenta a idia de que a interao espontnea entre atores s no produz resultados socialmente interessantes ali onde seu funcionamento bloqueado por algum fator de natureza poltica ou cultural: a cooperao humana numa sociedade descentralizada pode ser perfeita, desde que no haja falhas de mercado. O mercado aqui enuncia58

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Ricardo Abramovay

do no singular, pois se trata de um mecanismo abstrato, acima da realidade e da vida social dos atores. O segundo equvoco simetricamente oposto ao primeiro: consiste na diabolizao permanente do mercado (igualmente no singular) como expresso do egosmo generalizado, de uma forma social que distorce a cooperao humana por definio. Mercado uma forma de interao social que distorce, corrompe, polui, degrada a nobreza da cooperao direta, no mediatizada pelo dinheiro, entre os atores. nobreza da vida pblica na poltica, na cultura, nas organizaes sociais opem-se os vcios do mercado. Esses dois extremos o mercado enaltecido e o mercado demonizado tocam-se por lidarem com uma categoria abstrata e no com anlises histricas e empricas. Eles so incapazes de enfrentar os desafios reais das inmeras formas que assume a cooperao humana em uma sociedade descentralizada. Uma das mais importantes tarefas das cincias sociais contemporneas estabelecer programas conjuntos de pesquisa que ultrapassem fronteiras disciplinares muitas vezes artificiais e que permitam compreender os mercados como produtos da interao social.

Referncias Bibliogrficas
ABRAMOVAY, Ricardo. (2001), Desenvolvimento e instituies: a importncia da explicao histrica. In: ARBIX, Glauco; ZILBOVICIUS, Mauro & ABRAMOVAY, Ricardo (orgs.). Razes e fices do desenvolvimento. So Paulo, Edunesp/Edusp, pp. 165-177. BECKER, Gary S. (1976), The economic approach to human behavior. Chicago, The University of Chicago Press. BECKERT, Jens. (1996), What is sociological about economic sociology? Uncertainty and the embeddedness of economic action. Theory and Society, 25: 803-840. BERGER, Peter L. (1991), Perspectivas sociolgicas: uma viso humanstica. So Paulo, Vozes (1 ed. 1963). BIANCHI, Ana Maria. (1988), A pr-histria da economia: de Maquiavel a Adam Smith. So Paulo, Hucitec. BIANCHI, Ana Maria & MURAMATSU, Roberta. (no prelo), A volta de Ulisses: anotaes sobre a lgica de planos e compromissos. Revista de Economia Poltica. BOURDIEU, Pierre. (2000), Les structures sociales de lconomie. Paris, Seuil. CASTILLA, Emilio J.; HWANG, Hokyu; GRANOVETTER, Ellen & GRANOVETTER, Mark. (2000), Social networks in Silicon Valley. In: LEE, C. M.; MILLER, W. F.; ROWEN, H. & HANCOCK, M. (orgs.). The Silicon Valley edge: a habitat for innovation and entrepreneurship. Stanford, Stanford University Press.

novembro 2004

59

Entre Deus e o diabo: mercados e interao humana nas cincias sociais, pp. 35-64

COASE, Ronald H. (1937), The nature of the firm. Economica, 4: 386-408. ______. (1988), The firm, the market and the law. Chicago, Chicago University Press. DAHRENDORF, Ralf. (1991), Homo sociologicus: ensaio sobre a histria, o significado e a crtica da categoria de papel social. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro (1 ed. 1967). ______. (1997), Aps 1989: moral, revoluo e sociedade civil. Rio de Janeiro, Paz e Terra. DENZAU, Arthur & NORTH, Douglass. (1994), Shared mental models: ideologies and institutions. Kylos, 47 (1): 3-31. DEQUECH, David. (2003), Uncertainty and economic sociology: a preliminary discussion. The American Journal of Economics and Sociology, 62 (3): 509-532. DUMONT, Louis. (1986), Essays on individualism: modern ideology in anthropological perspective. Chicago, University of Chicago Press. DUPUY, Jean-Pierre. (1992), Introduction aux sciences sociales. Paris, Ellipses. ELSTER, Jon. (1986), Making sense of Marx. Cambridge/Paris, Cambridge University Press/Maison des Sciences de lHomme. FAVEREAU, Olivier; BIENCOURT, Olivier & EYMARD-DUVERNEY, Franois. (2002), Structural economic sociology for a society of organizations. In: FAVEREAU, Olivier & LAZEGA, Emmanuel (orgs.). Conventions and structures in economic organization: markets, networks and organizations (New horizons in institutional and evolutionary economics). Cheltenham, Edward Elgar Publishing, pp. 213-252. GARCIA-PARPET, Marie-France. (1994), Espace de march et modes de domination. tudes Rurales, 131-132. ______. (2003), A construo social de um mercado perfeito: o caso de Fontaine-en Sologne. Estudos Sociedade e Agricultura, 20: 5-44, abr. GRANOVETTER, Mark. (1974), Getting a job: a study of contacts and careers. Harvard, Harvard University Press. ______. (1985), Economic action and social structure: the problem of embeddedness. American Journal of Sociology, 91: 481-510. ______. (1994), Business groups. In: Swedberg, R. & Smelser, N. J. The handbook of economic sociology. Princeton/Nova York, Princeton University Press/Russel Sage Foundation, pp. 453-475. HAUSMAN, Daniel. (1992), The inexact and separate science of economics. Cambridge, Cambridge University Press. HIRSCHMAN, A. O. (1982), Rival interpretations of market society: divilizing, destructive or feeble. Journal of Economic Literature, 20:1463-1484. LEVINE, Donald N. (1997), Vises da tradio sociolgica. Rio de Janeiro, Jorge Zahar. LEWIN, Shira B. (1996), Economics and psychology: lessons for our own day from the early twentieth century. Journal of Economic Literature, XXXIV: 1293-1323, set.

60

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Ricardo Abramovay

LITTLE, I. (1949), A reformulation of the theory of consumers behaviour. In: ZAMAGNI, Stefano. (1987), Microeconomic theory: an introduction. Oxford, Basil Blackwell. MARX, Karl. (1989), O capital. Crtica da economia poltica. So Paulo, Abril Cultural (srie Os Economistas) (1 ed. 1863). MINGIONE, Enzo. (2003), Sociologia della vita econmica. Roma, Carocci. NEE, Victor. (2003), A new institutional approach to economic sociology. CSES Working Papers Series, 4. Ithaca, Nova York, Cornell University, Departamento de Sociologia, Center for the Study of Economy and Society. NEVILLE Keynes, John. (1999), The scope and method of political economy. Batoche Books. http://socserv2.socsci.mcmaster.ca/~econ/ugcm/3ll3/keynesjn/Scope.pdf, consultado em 25/6/2004 (1 ed. 1890). NORTH, Douglass. (1994), Institutions, institutional change and economic performance. Cambridge, Cambridge University Press. ______. (1977), Markets and other allocation systems in history: the chalenge of Karl Polanyi. Journal of European Economic History, 6: 703-716. ______. (1993), Economics and cognitive science. http://econwpa.wustl.edu/ eprints/ eh/papers/9309/9309003.abs, consultado em 6/4/2004. ______. (1981), Structure and change in economic history. Nova York, W. W. Norton. PARSONS, Talcott. (1985), Hobbes and the problem of order. In: MAYHEW, Leon H. (org.). On institutions and social evolution. Selected writings. Chicago, The University of Chicago Press (1 ed. 1949). PAULANI, Leda M. (2004), Modernidade e discurso econmico. Tese de livre-docncia. FEA/USP, Departamento de Economia, So Paulo. PIERUCCI, Antnio Flvio. (2003), O desencantamento do mundo: todos os passos do conceito em Max Weber. So Paulo, Editora 34. POLANYI, Karl. (1980), A grande transformao: as origens da nossa poca. 3 ed. Rio de Janeiro, Campus (1 ed. 1944). ______. (1957), The place of economics in societies. In: POLANYI, Karl; ARENSBERG, Conrad & PEARSON, Harry W. (orgs.). Trade and market in the early empires: economies in history and theory. Nova York/Londres, The Free Press/CollierMacmillan. ______. (1977), The two meanings of economic. In: PEARSON, Harry W. (ed.). The livelihood of man. Nova York, Academic Press, pp. 19-34. RABIN, Matthew. (2002), A perspective on psychology and economics. European Economic Review, 46: 657-685. ROBBINS Lionel. (1997), On the significance of economic science. In: DESAI, Meghnad (org.). LSE on equality: a centenary anthology. Londres, London School of Economics and Political Science (1 ed. 1932).

novembro 2004

61

Entre Deus e o diabo: mercados e interao humana nas cincias sociais, pp. 35-64

ROSDOLSKI, Roman. (2001), Gnese e estrutura de O capital de Karl Marx. Rio de Janeiro, Contraponto. SADER, Emir. (2003), Pblico versus mercantil. Folha de So Paulo, Tendncias e Debates, p. A3, 19/6/2003. SAPIR, Jacques. (2000), Les trous noirs de la science conomique: essai sur limpossibilit de penser le temps et largent. Paris, Albin Michel. SEN, Amartya. (1999), Comportamento econmico e sentimentos morais. In: ______. Sobre tica e economia. So Paulo, Companhia das Letras (1 ed. 1987). ______. (2000), Desenvolvimento como liberdade. So Paulo, Companhia das Letras. SHACKLE, G. L. S. (1991), Origens da economia contempornea: inveno e tradio no pensamento econmico (1926-1939). So Paulo, Hucitec (1 ed. 1967). SMITH, Vernon. (2003). What is experimental economics?. http://www.ices-gmu.net/ article.php/368.html, consultado em 17/6/2004. STIGLITZ, Joseph. (1990), Peer monitoring in credit markets. World Bank Economic Review, 4 (3): 351-366. SWEDBERG, Richard. (1994), Markets as social structures. In: SWEDBERG, Richard & SMELSER, Neil J. The handbook of economic sociology. Princeton/Nova York, Princeton University Press/Russel Sage Foundation, pp. 255-282. ______. (2003), Principles of economic sociology. Princeton, Princeton University Press. VALADO
DE

MATTOS, Laura. (1998), Economia poltica e mudana social: a filosofia

econmica de John Stuart Mill. So Paulo, Edusp/Fapesp. VINHA, Valria. (2001), Polanyi e a nova sociologia econmica: uma aplicao contempornea do conceito de enraizamento social (social embeddedness). Econmica, 3 (2): 207-230, dez. WEBER, Max. (1991), Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Braslia, Editora UNB, vol. 1 (1 ed. 1921). ______. (1999), Marginal utility analysis and The fundamental law of psychophysics. In: SWEDBERG, Richard (org.). Max Weber: essays in economic sociology. Princeton, Princeton University Press (1 ed. 1908). WHITE, Harrison. (1981), Where do markets come from?. American Journal of Sociology, 87: 514-547. ______. (1992), Identity and control: a structural theory of social action. Princeton, Princeton University Press. WILLIAMSON, Oliver. (1994), Transaction cost economics and organization theory. In: SWEDBERG, Richard & SMELSER, Neil J. (orgs.). The handbook of economic sociology. Princeton/Nova York, Princeton University Press/Russel Sage Foundation, pp. 77-107. WILLIAMSON, Oliver. (1975), Markets and hierarchies: antitrust implications. Nova York, Free Press.

62

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Ricardo Abramovay

ZAMAGNI, Stefano. (1995), Introduction. In: ______ (org.). The economics of altruism. The International Library of Critical Writings in Economics, 48. An Elgar Reference Collection, pp. xv-xxiii.

Resumo Entre Deus e o diabo: mercados e interao humana nas cincias sociais

A principal caracterstica da nova sociologia econmica, que ganha prestgio crescente nos Estados Unidos e na Europa, estudar os mercados no como mecanismos abstratos de equilbrio, mas como construes sociais. Essa orientao, entretanto, longe de oporse aos procedimentos da cincia econmica, tambm partilhada por alguns de seus mais importantes expoentes. bem verdade que a economia contempornea faz jus reputao to difundida de cincia cinzenta, mecnica e incapaz de incorporar preceitos ticos a seus pressupostos. Mas parte importante e cada vez mais significativa da disciplina se volta justamente ao estudo de formas concretas de interao social e questiona as motivaes puramente egostas e maximizadoras postuladas axiomaticamente pela tradio neoclssica. Entre essas correntes destaca-se a nova economia institucional, cujos temas so objeto tambm da nova sociologia econmica. Apesar de suas diferenas de abordagem, ambas contribuem para evitar que mercados sejam encarados como solues mgicas a todos os problemas sociais ou como formas diabolizadas de interao que a emancipao humana acabar um dia por suprimir.
Palavras-chave:

Nova sociologia econmica; Nova economia institucional; Interao

social; Mercados; Interdisciplinaridade.


Abstract Between good and evil: markets and human interaction in the social sciences

The main characteristic of new economic sociology, which has been mor and more prestiged in the USA and Europe recently, is to study markets as social constructions rather than as abstract balance mechanisms. Far from opposing to economic science procedures, this trend is shared by some of its most influential exponents. It is true that contemporary economics corresponds to the widely believed reputation that it is a grey and mechanical science, unable to incorporate ethical principles to its basis. However, an important part of economics is geared towards the study of concrete ways of social interaction, and questions the merelyselfish and maximizing motivations axiomatically postulated by the neoclassical tradition. Among these currents new institutional economics stands out. Its issues are the object of new economic sociology. In spite of their

novembro 2004

63

Entre Deus e o diabo: mercados e interao humana nas cincias sociais, pp. 35-64

different approaches, both contribute to prevent markets from being faced as magical solutions to all social problems or as demonized ways of interaction which human emancipation will eventually do away it.
Keywords: New economic sociology; New institutional economics; Social interaction;

Markets; Interdisciplinarity.

Texto recebido em 06/ 2004 e aprovado em 08/2004. Ricardo Abramovay professor titular do Departamento de Economia da FEA e do programa de ps-graduao em Cincia Ambiental da USP; pesquisador do CNPq, no grupo de pesquisa As instituies do desenvolvimento territorial, e autor do livro Laos financeiros na luta contra a pobreza (Annablume, 2004). Email: abramovay@usp.br.

64

Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 16, n. 2

Das könnte Ihnen auch gefallen