Sie sind auf Seite 1von 4

FACULDADE SANTA F LETRAS/INGLS 3 PERODO DISCIPLINA: HISTRIA DA EDUCAO PROFESSORA: JANETE GONALVES

ADRIANA LISBOA ARIELLE FREITAS LARINE BRITO NERLYANE MELO

DISSERTAO E ORGANOGRAMA ANTIGUIDADE ORIENTAL: A EDUCAO TRADICIONALISTA

So Lus 2014

ANTIGUIDADE ORIENTAL: A EDUCAO TRADICIONALISTA O Oriente, assim como o Ocidente, tambm possui uma trajetria educacional bem expressiva, pois alguns de seus elementos contriburam para a concretizao do tipo de educao que h atualmente. O primeiro aspecto relevante da Antiguidade Oriental o surgimento da escrita. So vrios os tipos de escrita, a Pictogrfica, a qual representa figuras, a Ideogrfica representa objetos e ideias, a Fontica representa o registro de sons, os Hierglifos, que so escritas sagradas, com sinais figurados. A escrita utilizada hoje o sistema Fontico Alfabtico, que registra sons e cada som representa uma letra. Outra caracterstica representativa deste perodo era a abordagem

Tradicionalista, a qual revela um ensino marcado pela rigidez e autoritarismo, pelas divises de classes, sendo a classe dominante a detentora tanto do poder quanto do conhecimento. Esse fato refletiu-se na educao dos seguintes povos orientais: Egito, Mesopotmia, ndia, China e os Hebreus. No Egito, o ensino Tradicionalista era evidenciado pela leitura em voz alta, facilitando a memorizao, e a busca pela obedincia. Alm disso, a educao voltava-se para a educao fsica e, principalmente, para a formao de peritos, dos escribas encarregados de registrar atos oficiais. Na Mesopotmia, a educao era predominantemente domstica, isto , os saberes eram transmitidos de gerao em gerao e, assim como no Egito, era a cultura da classe sacerdotal encarregada da educao. Na ndia, o Hindusmo a religio preponderante e que se perpetua at os dias de hoje. Dentro desta h o Bramanismo, que evidencia claramente a discriminao atravs das castas: os brmanes (sacerdotes), xtrias (guerreiros e magistrados), vaicias (agricultores e mercadores), os sudras (artesos) e os prias (servos). Dentre estes, os brmanes so os privilegiados em todos os aspectos, enquanto os prias no tinham direito algum. No que concerne educao indiana, o mestre era considerado o centro do processo e o aprendizado era mnemnico, sendo que apenas os brmanes expandiam seus conhecimentos em cursos superiores, j em relao s demais castas a educao era restrita.

A China apresentava uma das culturas mais tradicionalistas, sendo que a transmisso dos saberes era fundamentada nos livros clssicos. Um dos principais livros clssicos o Livro das Mutaes. Os sbios que buscavam orientao nesses livros foram Lao Tse e Confcio e os mandarins eram as pessoas que estavam encarregadas pela educao dos chineses.

Os hebreus se fundamentavam nos ensinamentos da Bblia, estando fortemente presente no contexto atual. Diante disso, procurava-se educar as pessoas que se diriam serem os eleitos, isso de acordo com a profecia de que um Messias os salvaria, e para isso deveriam estar preparados. Alm disso, associavam os estudos ao trabalho, afirmando que os pais devem instru-los para um ofcio, sendo esta uma forma de auxlio para a redeno do pecado. Por mais que os povos supracitados se divergissem, eles possuam duas caractersticas em sua essncia que as tornavam semelhantes. Uma delas j fora citada, neste caso, a abordagem da educao tradicionalista, privilegiando o autoritarismo e hierarquia da populao. Alm desta, outro aspecto relevante, nesse sentido, a forte presena da religiosidade e misticismo, que influenciava diretamente na educao destes povos orientais. Em suma, a Antiguidade oriental foi uma poca que abarcou uma imensa carga de conhecimento, que se faz importante compreend-lo, mesmo que nossa tradio seja ocidental, pois a essncia da Histria Educacional esta, que nos apropriemos dos conhecimentos e acontecimentos das geraes passadas, para que possamos aperfeioar o presente e dar espao para que venha o futuro.

ORGANOGRAMA

Pictogrfica Ideogrfica Fontica Surgimento da Escrita Antiguidade Oriental Egito Educao Tradicionalista Mesopotmia India China Hebreus Hierglifos Fontica Alfabtica

Figuras Objetos e ideias Unidades sonoras "Escrita Sagrada" Som e letra


"Formao de peritos"

Educao domstica Hindusmo "Livros Clssicos" "Bblia"

"Religiosidade e misticismo"

Das könnte Ihnen auch gefallen