Sie sind auf Seite 1von 3

:: Clarim ::

4/14/14 9:10 AM

Curtir

7,2 mil

Pesquisa

A G RO NE G CI O B E M E S TA R CI DA DE CO LUNI S TA S CULTURA E DI TO RI A L E S P O RTE P O L CI A P O L TI CA RE G I O S O CI A L V A RI E DA DE S

Denise M. Osborne

14/04/2014, s 08:23:26

Facebook e suas 50 opes de gnero

http://www.clarim.net.br/colunistas/colunista/1

Page 1 of 3

:: Clarim ::

4/14/14 9:10 AM

A velha e tradicional opo entre masculino e feminino coisa do passado. O Facebook acaba de disponibilizar 50 opes de gnero para seus usurios. Esta lista se refere identidade de gnero, que pode ser flutuante e no se conformar aos padres limitados da opo binria masculino/feminino. O Facebook relatou que, j h alguns anos, seus usurios vinham reclamando que a opo binria de gnero era limitada e no os permitia expressar suas identidades. O Facebook resolveu, ento, inovar: compilou uma lista respeitvel de opes de gnero. A lista grande e tem palavras que ainda nem esto no dicionrio americano. Esta lista est disponvel apenas em ingls para os usurios nos Estados Unidos. O Facebook, entretanto, est trabalhando para traduzir as opes em vrias lnguas; um desafio tanto lingustico quanto cultural. Seria interessante ver como esses termos se traduziriam para o portugus. Como ainda no existe traduo oficial, relatarei abaixo alguns exemplos dando minha prpria traduo dos termos, seguidos dos termos originais. Cisgnero (cisgender) = Algum que se identifica com o sexo que a sociedade lhe atribui, mas se demonstra aberto (a) ao mundo LGBT (Lsbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais). Gnero no-conformativo (gender nonconforming) = Quando uma pessoa expressa o seu gnero de uma forma que no se encaixa s normas de gnero masculino ou feminino. Tem um significado mais genrico e engloba outros termos mais especficos como transsexual, travesti, drag queen, etc. Dois espritos (two-spirit) = Este um termo indgena americano para designar aqueles que teriam ambos aspectos femininos e masculinos. Em muitas tribos, essas pessoas teriam um lugar de honra; pressupe-se que elas trariam sorte na guerra. Andrgeno (androgyne) = Aqueles que no querem ser nem masculino, nem feminino. Por exemplo, algum que se veste e age com masculinidade, mas que diz ter sensibilidade feminina. Questionando o gnero (gender questioning) = Quem no est seguro sobre o seu gnero e est explorando. Geralmente se refere a adolescentes em perodo de experimentao e aos jovens que questionam sua sexualidade. Intersexo (intersex) = So aqueles que nasceram com uma anatomia sexual que no se encaixa com a definio tpica de masculino ou feminino. Por exemplo, exteriormente uma pessoa tem todas as caractersticas fsicas do sexo feminino, mas, por dentro, sua anatomia tipicamente masculina. Essa condio , geralmente, descoberta no nascimento. Gnero fluido (gender fluid) = Identidade de gnero descrita como dinmica, isto , uma mistura de masculino e feminino. Essas pessoas se sentem como se tivessem uma mistura dos dois gneros tradicionais; por exemplo, alguns dias, pode se sentir mais como um homem; outros dias, como uma mulher.
http://www.clarim.net.br/colunistas/colunista/1 Page 2 of 3

:: Clarim ::

4/14/14 9:10 AM

Agnero ou Gnero Neutro (agender) = Ausncia de gnero. Independente de a pessoa ter nascido masculino ou feminino, ele ou ela pode se identificar como agnero. Em geral, estas pessoas no esto interessadas na vida sexual fsica. Homem transexual (trans man) = Algum que nasceu com o sexo feminino, mas se identifica como masculino. Essas pessoas fazem ou tm o desejo de fazer cirurgias para a mudana de sexo. Pangnero (pangender) = Aqueles que no se definem nem como masculino nem feminino porque eles sentem que so os dois ao mesmo tempo, isto , um gnero misto. Essas pessoas no desejam ser exclusivamente masculinas ou femininas. Os 50 termos para identidade de gnero foram escolhidos depois de o Facebook ter consultado as comunidade e organizaes gays americanas. Mesmo assim, estas terminologias podem ser bem confusas, pois muitos destes termos tm uma diferena tnue e outros, se sobrepem. Por outro lado, essas novas opes daro mais visibilidade quelas pessoas que querem e sentem orgulho de expressar sua identidade de gnero. D tambm uma sacudida nas nossas preconcebidas noes de sexualidade, ao mesmo tempo que honra e promove a complexidade das relaes de gnero.

Clique aqui para acessar todas as colunas de Denise M. Osborne

ANUNCIE

ASSINE

CLASSIFICADOS

EMPRESA

EXPEDIENTE

FALE CONOSCO

http://www.clarim.net.br/colunistas/colunista/1

Page 3 of 3

Das könnte Ihnen auch gefallen