Sie sind auf Seite 1von 5

Os movimentos da Terra A Terra faz dois movimentos: um movimento de translao e um movimento de rotao.

No movimento de translao, a Terra gira volta do Sol. A Terra demora 365 dias e 6 horas a dar uma volta completa em torno do Sol, isto , um ano; Vai dar origem s Estaes do Ano. No movimento de rotao, a Terra gira sobre si mesma, como se fosse um pio. A Terra demora 24 horas a executar este movimento, isto , um dia; Vai dar origem aos dias e s noites. Todos os planetas executam estes dois movimentos. A Lua, que tambm um planeta, faz o movimento de translao volta da Terra. Por isso o satlite da Terra. Durante muitos milhes de anos, os homens observaram e estudaram os astros, primeiro vista desarmada, depois com aparelhagem cada vez mais moderna. Hoje em dia, alm de se observar o que se passa no espao, os homens enviam satlites para fotografar e filmar os astros e recolher amostras noutros planetas para os cientistas estudarem. Na nossa poca os homens puderam finalmente realizar o velho sonho de viajar no espao e at alunar, ou seja, descer na Lua. A primeira vez que os homens alunaram foi em 1969 e graas aos modernos meios de comunicao, todos puderam assistir pela televiso a esse grande acontecimento. 1. A Terra executa dois movimentos: o movimento de ________________ e o movimento de __________________. O movimento que d origem aos dias e s noites o _________________________________. 2. Podemos dizer que um satlite um planeta que ________________________________. 3. O satlite natural da Terra ___________________. 4. Alm dos satlites naturais h tambm satlites artificiais que so ______________________________

___________________1) O movimento da Terra responsvel pelas estaes do ano chamado de: a) Rotao b) Nutao c) Translao d) Precesso 2) A estao do ano caracterizada pelos dias mais longos que as noites : a) Inverno b) Vero

c) Primavera d) Outono 3) Marque a alternativa correta sobre as quatro estaes do ano. a) As estaes do ano so bem definidas em todo o planeta. b) O outono a estao do ano que recebe maior quantidade de radiao solar. c) O vero a estao do ano que comea com o trmino do outono e antecede a primavera. d) O movimento de translao, juntamente com a inclinao do eixo da Terra em relao ao plano orbital, responsvel pelas estaes do ano. e) As estaes do ano no alteram a dinmica natural de um determinado local.

3)Leia e responda:Sr Joo est assistindo o Jornal Hoje, s 13h, quando va notcia:Um forte terremoto acaba de atingir o Japo. Algumaspessoas esto desaparecidas. A escurido da noitedificulta o trabalho dos bombeiros.Como possvel que o terremoto tenha ocorrido noite,no Japo, se a notcia est sendo transmitida ao vivodurante o dia no Brasil? Explique.

09) Por que temos o ano bissexto? O tempo que a Terra leva para dar uma volta complet a em torno do Sol chamado "ano". O ano civil, adotado por conveno, tem 365 dias. Como o ano sid eral, ou o tempo real do movimento de translao, de 365 dias e 6 horas aproximadamente, a cada quat ro anos temos um ano de 366 dias, que chamado ano bissexto.

Das könnte Ihnen auch gefallen