Sie sind auf Seite 1von 14

SAMBA: PRODUTO CULTURAL E PATRIMNIO IMATERIAL

Paola O. Meirelles1

RESUMO: Neste trabalho, o samba abordado enquanto produto das indstrias culturais e como objeto de polticas pblicas, especificamente no que se trata do registro como patrimnio imaterial pelo IPHAN. Uma anlise da trajetria do samba desenvolvida ento a partir desses dois vieses, destacando a atuao do Estado, do mercado e das prticas de cunho sociocultural que fazem do samba mais que um gnero musical, uma forma de expresso. Palavras-Chave: Samba; Indstria Cultural; Polticas Pblicas; Patrimnio; IPHAN

Introduo
Neste artigo, abordaremos o samba enquanto objeto de duplo interesse: de polticas pblicas e como produto da indstria cultural. A nacionalizao deste gnero musical se deu acompanhada da sua apropriao pela recente indstria cultural brasileira (radiofnica e fonogrfica) nas dcadas de 20 e 30 do sculo XX. Ao passo que, j no sculo XXI, as matrizes do samba carioca so registradas como patrimnio imaterial pelo IPHAN Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, rgo ligado ao Ministrio da Cultura. A partir destas duas perspectivas ser feita uma anlise dos caminhos percorridos pelo samba at os dias de hoje, tanto em suas manifestaes comerciais possibilitadas pelas indstrias culturais e pelos meios de comunicao, quanto em suas prticas de cunho sociocultural, que so mantidas por atores sociais engajados, com ou sem o respaldo de polticas pblicas.
1

Historiadora e Mestranda da Linha Mdia e Mediaes Socioculturais da Escola de Comunicao da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientanda do Prof. Dr. Eduardo Granja Coutinho. Indicada ao prmio Francisco Morel de Mestrado pela apresentao de trabalho no GP Comunicao, Msica e Entretenimento do Congresso Nacional da Intercom 2013. E-mail: paolameirelles@hotmail.com.

111

A abordagem do samba neste trabalho se d a partir do conceito de nacional-popular em Gramsci. O samba, apesar das diferenas socioculturais regionais de um pas to amplo e diverso como o Brasil, consegue ter carter nacional porque dialoga com o povo, traz tona as suas contradies. Ele pde se afirmar como uma manifestao da cultura nacional-popular brasileira justamente porque existe uma identificao de concepo de mundo entre os sambistas e o povo, at porque, neste caso, a maioria deles de fato provm do povo. Para alm da identidade de classes, ocorre uma identidade ideolgica.

1 O samba
Aqui abordaremos brevemente o histrico do samba, sendo destacadas as suas origens e o momento de sua nacionalizao. O samba como o conhecemos hoje nasceu de um setor social especfico: as classes subalternas constitudas pela populao urbana carioca descendente de escravos. Assim, suas caractersticas musicais tanto em termos de melodia quanto de letra sofrem influncia direta dos aspectos da experincia sociocultural desses setores e, a partir da que se deu sua propagao pelo territrio nacional.

1.1 Origens:
O primeiro grupo de africanos a virem para o Brasil foram os denominados bantos, que constituam a famlia etnolingustica dos escravos angolas, congos, moambiques, benguelas, etc. Dentre outros, eles estavam ligados introduo de novos instrumentos musicais e aos primrdios das festas do samba, ainda com caractersticas fortemente rurais e folclricas. J em meados do sculo XIX, a maioria da populao do Rio de Janeiro era formada por escravos negros, sendo este um trao marcante e particular desta cidade. Este fato, inclusive, funcionava como uma espcie de atrativo de mais negros, j que a capital passara a representar uma referncia de valores e costumes familiares. Deste modo, foi a partir do incio do sculo XX que o samba comeou a se desenvolver como estilo musical ligado s camadas populares urbanas cariocas, principalmente ex-escravos, negros e mestios. A Praa XI, denominada pelo compositor Heitor dos Prazeres de Pequena frica, foi o seu primeiro reduto, que se espalhou para os morros e subrbios ao longo do

112

sculo. No mais um simples batuque2 e no mais ligado aos festejos folclricos rurais baianos do sculo XIX, no incio do sculo seguinte o termo samba j era frequentemente utilizado na imprensa e literatura local, sempre relacionado ao ambiente urbano e mestiado da cidade. Temos ento que, mesmo sendo um gnero musical constitudo a partir de estruturas musicais tanto europeias quanto africanas, sem dvida foram os smbolos da cultura negra que permitiram a sua gnese e seu avano para o restante do territrio nacional. Nesse sentido, importante ressaltar que, apesar de ser a propulsora da propagao do samba, a ligao com a cultura negra tambm desencadeava bastante preconceito, o que se manifestava inclusive atravs de prticas proibitrias e inibidoras oficiais das manifestaes religiosas e musicais tais como as rodas de samba e as macumbas.

1.2 Nacionalizao
O advento da dcada de 1930 proporcionou uma alterao no cenrio cultural carioca no que concerne ao status que o samba adquiriu. De ritmo genuinamente negro, mal visto pelos rgos oficiais e pela elite em geral, o samba passou a se configurar como gnero musical smbolo de brasilidade, inclusive contando com a anuncia da elite intelectual e o incentivo do Estado, interessados na construo de uma identidade nacional, ao mesmo tempo em que se configurava como o gnero predileto do carnaval popular. Em se tratando desta questo, o argumento mais considerado atualmente o do antroplogo Hermano Vianna (2004), cuja tese sobre a ascenso do samba se baseia na negociao transcultural entre as classes, privilegiando o papel dos mediadores da elite na exaltao deste ritmo como smbolo de brasilidade. Obviamente, a consolidao do samba como tal no se trata de um furor repentino ou se deu fora do campo poltico-social. Entretanto, a exacerbao da questo da negociao e do intercmbio apaga a participao popular do desenvolvimento de sua prpria identidade em detrimento da atuao da elite cultural e intelectual. Isto , se privilegia o consenso no lugar da viso de classes, o nacional ao invs do popular, o ponto de convergncia em detrimento das divergncias, e, por fim, atenua-se o conflito.

Como eram denominadas pelos viajantes todas as manifestaes musicais negras. A prpria palavra samba, anteriormente, definia, como se fossem uma coisa s, vrios tipos de msica e dana introduzidos pelos negros escravos no Brasil (CABRAL, 1996, p. 19).

113

Para relativizar o peso dado ao papel das elites brasileiras na conformao do samba como gnero musical nacional e introduzir sua face conflitante, ser utilizado o ensaio Samba, o dono do corpo, do comuniclogo Muniz Sodr (1998). Este autor busca na prpria cultura negra as fontes que do significao para o samba e, para tal finalidade, se apoia principalmente na sncopa3 das msicas da dispora negra e sua relao direta com a religiosidade e a dana, localizando a a fonte de seu apelo popular. O corpo exigido pela sncopa aquele mesmo que a escravatura procurava violentar e reprimir culturalmente na Histria brasileira: o corpo do negro (SODR, 1998, p. 11). No que tange nacionalizao do samba, Muniz Sodr indica que, alm do apelo prprio dos elementos da msica negra, foi a insero deste gnero na indstria cultural que alavancou sua disseminao pelo territrio nacional. Ele aponta que foi devido a um processo de adaptao e reelaborao de elementos da cultura negra que o samba pde se afirmar como gnero-sntese (SODR, 1998, p. 35) apropriado para a radiodifuso, gravao e comercializao em termos capitalistas, acompanhado da profissionalizao dos msicos negros e mestios4 como meio de integrao social. Obviamente o autor no descarta o fato de que a busca por uma identidade nacional da elite poltica e intelectual processada nos anos 20 e 30 tenha possibilitado sua intensa comercializao nos moldes urbano-industriais. No entanto, ele no encara esse fator como uma questo de negociao, como faz Vianna, mais como uma expropriao em consequncia da prpria lgica do modo de produo industrial capitalista.

2 Dentro e fora da indstria cultural


Ao tratarmos do desenvolvimento histrico do samba, no podemos ignorar a atualizao que o mercado e os meios de comunicao realizam junto a este gnero musical. Talvez seja a mercantilizao em termos capitalistas e sua consequente midiatizao o que mais causa a distoro entre forma e contedo histricos. Sendo assim, pesquisar a temtica do samba pode se dar a partir de duas perspectivas principais: aquela em que se volta para a anlise da relao do samba com as indstrias culturais e com a mdia oficial, massiva e mercadolgica; ou ainda aquela que trata da
3

Citando Sodr temos que a sncopa a ausncia no compasso da marcao de um tempo (fraco) que, no entanto, repercute noutro mais forte (SODR, 1998, p. 11). 4 Nesses msicos, o samba era uma referncia permanente, que se podia recalcar ou exibir, de acordo com as circunstncias. (SODR, 1998, p. 37)

114

comunicao intertemporal, entre geraes, que responsvel pela manuteno e/ou atualizao das tradies atravs do resgate de um legado ancestral (COUTINHO, 2012). Isso no significa afirmar que ambos os tipos de comunicao no podem se manifestar de maneira intercruzada, pelo contrrio. Muitos artistas que produzem para o mercado, mesmo possuindo conflitos com o mesmo, so atores sociais que esto engajados na manifestao do samba como prtica cultural viva dos setores populares, principalmente a grande parcela de afrodescendentes. Esse o caso de Paulinho da Viola, como aponta Eduardo Granja Coutinho em seu livro Velhas histrias, memrias futuras. O Sentido da tradio em Paulinho da Viola (COUTINHO, 2011).

2.1 O conceito de indstria cultural


Desde a Escola de Frankfurt, vrios so os autores e instituies que se debruam sobre o conceito e o papel das indstrias culturais na contemporaneidade. Neste trabalho, o conceito utilizado ser o desenvolvido por Ramn Zallo na obra Economa de la comunicacin y la cultura (1988). Ele parte de A Ideologia Alem, de Marx, para aprofundar a relao entre o capital implicado na produo de cultura e o capital em geral, analisando a comunicao e a cultura tambm como infraestrutura. Ou seja, como bases produtivas que fazem parte do capitalismo avanado e internacionalizado. Partindo dos trabalhos de Raymond Willians sobre a questo da cultura e dos autores da Escola de Frankfurt sobre a indstria da cultura, Zallo desenvolve sua prpria proposio sobre o conceito de indstrias culturais (no plural):
Aqui se entendero por indstrias culturais um conjunto de ramos, segmentos e atividades industriais auxiliares produtoras e distribuidoras de mercadorias com contedos simblicos, concebidas por um trabalho criativo, organizadas por um capital que se valoriza e destinadas finalmente aos mercados de consumo, com uma funo de reproduo ideolgica e social. (ZALLO, 1988, p. 26, traduo nossa).

Vale ressaltar que, antes de tudo, as indstrias culturais so empresas capitalistas e esto sujeitas s determinaes de funcionamento deste modo de produo. Constatado o crescente domnio do capital sobre o mbito da cultura, Zallo nos aponta que para cumprir objetivos de interesse social as polticas culturais devem se basear nos critrios de igualdade, acesso, servio pblico e descentralizao, participao, autonomia e ruptura de funes hierrquicas entre indstria, criadores e usurios (ZALLO, 1988, p. 193, traduo nossa). Entretanto, com o neoliberalismo vigente em nossos dias a prtica das polticas no seguem esse norte e somente

115

a base da sociedade tal como os prprios artistas e trabalhadores da indstria podem atuar para a converso deste processo.

2.2 Samba e indstria cultural


Wander Frota, autor do trabalho Auxlio luxuoso: samba smbolo nacional, gerao Noel Rosa e indstria cultural (2003), nos indica que os novos meios de reproduo, difuso e consumo concretizados pelo disco e pelo rdio no Brasil a partir do incio do sculo XX fizeram emergir uma gerao pioneira de artistas, tcnicos, produtores, empresrios e etc. Com iniciativa inicialmente nacional, j na dcada de 1930 se deu a afirmao do capital estrangeiro e nesse contexto de mercantilizao que a gerao de pioneiros referida acima ganhou forma, nela se incluindo os artistas do samba. A nacionalizao do samba pelo vasto territrio brasileiro tem como um dos fatores fundamentais a sua incorporao pelas indstrias culturais, no caso as rdios e as gravadoras. Situadas preferencialmente no Rio de Janeiro ento capital do pas num contexto de construo e afirmao da identidade nacional nas dcadas de 1920 e 1930, o samba carioca foi se disseminando pelo Brasil acompanhado da profissionalizao dos sambistas, em geral negros e mestios mal inseridos no mercado de trabalho. Isso gerou adaptaes ao modo de criao do samba, antes uma prtica social coletiva, marca das manifestaes da cultura negra. Levando-se em conta o domnio do capital sobre a produo cultural e as caractersticas particulares das atividades radiofnica e discogrfica em rela s apresentaes ao vivo, temos que de fato era imprescindvel um processo de adaptao das prticas culturais envolvidas no samba para sua incorporao na recente indstria cultural no Brasil. Por exemplo, a individualizao da composio e da interpretao, que antes se dava coletivamente em eventos sociais. A organizao em forma de roda, a improvisao do samba do partido alto, etc., foram elementos excludos quando da transformao do samba em produto cultural, embora se mantenha em outros espaos at os dias de hoje. Portanto, restava aos sambistas apenas seu capital simblico, que no era propriamente valorizado como deveria para msicos em geral provenientes de um setor marginalizado da sociedade. Nesse sentido, o enquadramento dos sambistas em relao ao sistema de produo dos bens culturais e sua dominao pelo capital que aqui no Brasil ocorreu pela via da

116

internacionalizao no se deu sem resistncia. Contudo, para a maioria dos artistas do samba a questo maior era ao menos poder reproduzir sequer o valor de sua fora de trabalho frente aos autores reconhecidos e o capital (ZALLO, 1988, p. 189). Ou seja, a questo era de resistncia, mas tambm de sobrevivncia.

2.3 Samba como prtica cultural


O samba como materializao da cultura afro-brasileira, ora perseguido, ora incentivado pelo aparato oficial e pela elite intelectual; ora valorizado pela mdia, ora cai no ostracismo da sociedade do espetculo (DEBORD, 1997), mas se mantm at hoje. Seja pela comunicao oral, intertemporal, seja atravs das novas tecnologias comunicacionais como a internet e suas redes sociais, os aparelhos e mdias digitais que permitem a reproduo musical de modo acessvel, etc., o samba se divulga e se afirma independentemente do mercado fonogrfico e das redes de comunicao oficiais. A converso de uma simbologia popular e tnica em nacional acaba por velar a dominao social da classe hegemnica, o que torna ainda mais difcil a sua denncia. Foi no contexto poltico-cultural dos anos 30 que a indstria fonogrfica transformou o samba em produto rentvel, mas que sofre desde ento, at os dias de hoje, discriminao justamente por afirmar smbolos da cultura negra subalterna. Nesse contexto que podemos avaliar a questo das indstrias culturais e sua relao com o universo do samba. Dependendo do momento histrico, a indstria fonogrfica e a mdia esto mais ou menos interessados em veicular este gnero musical. Isto pode estar ligado a razes sociopolticas, como no caso do populismo Getulista iniciado em 1930, ou por demandas sociais, como foi o caso do retorno das rodas de samba de rua no centro da cidade e nos subrbios do Rio de Janeiro, e da revitalizao da Lapa e suas casas de show que se dedicam ao gnero. O que se pode observar a priori que, dependendo do movimento espao-temporal das prticas associadas ao samba, a indstria e a mdia iro ou no acompanh-lo. Temos como exemplo a grande mdia cobrindo intensamente os desfiles das Escolas de Samba, enquanto os sambistas foram perdendo prestgio e poder nas mesmas (que passaram a se tornar empresas lucrativas). Organizando-se em torno de outros espaos, onde podiam realmente manifestar e

117

afirmar sua cultura, muitos dos compositores j no possuem mais ligao com as quadras e se dirigem para os fundos de quintais, botequins, blocos do subrbio, etc. Isto significa que os meios de comunicao, em geral, do cobertura ao samba quando este est essencialmente ligado indstria cultural. Por isso mesmo importante pensar a comunicao a partir da cultura (BARBERO, 2009), ter a noo de que a comunicao tambm uma manifestao cultural e que faz parte das prticas populares contra-hegemnicas, pois, caso contrrio, seria improvvel a existncia do samba at os dias de hoje. A fundao do Grmio Recreativo Arte Negra Escola de Samba Quilombo pelo sambista Candeia em 1975, localizado no subrbio carioca inclusive no concorrente no desfile oficial foi um marco desses novos espaos no hegemonizados ainda existentes. Outro exemplo so as rodas de fundo de quintal realizadas at hoje na sede do Bloco Cacique de Ramos desde a dcada de 60. Destacamos tambm as rodas de samba atuais espalhadas pelo centro e subrbio da cidade do Rio de Janeiro como o Samba da Ouvidor, a Roda da Pedra do Sal, a Roda de Samba Quilombo do Iraj e o Pagode da Tia Doca em Madureira, dentre tantas outras. Nesse cenrio, a roda de samba acaba sendo um contraponto ao monoplio da indstria.

3 Samba: patrimnio imaterial


No ano de 2007, o Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (IPHAN) registrou como bem cultural As Matrizes do Samba no Rio de Janeiro: Partido Alto, Samba de Terreiro e Samba-Enredo. a partir deste reconhecimento do samba como patrimnio imaterial brasileiro que ser realizada uma breve anlise das polticas pblicas que envolvem o Estado e esta manifestao cultural.

3.1 Conceito de polticas pblicas


O conceito de polticas pblicas aqui utilizado ser o desenvolvido por Jos Luis Exeni Rodrguez, autor cujo trabalho Polticas de comunicacin: retos y seales para no renunciar a la utopia (1998) se dedica a analisar a relao entre o Estado, o sistema miditico e as indstrias culturais, definindo aquelas como um

conjunto de princpios, normas, aspiraes e respostas deliberadamente adotadas no marco de um ou mais objetivos previamente estabelecidos de predio, deciso e ao para enfrentar situaes e/ou problemas socialmente considerados, em um momento e lugar determinados, mediante processos de estimulao positiva fomento, apoio,

118

recompensa ou negativa inibio, proibio, sano de comportamentos individuais, grupais, institucionais e/ou sociais, cuja fonte principal pode ser o Estado, a sociedade ou ambos, mas cuja forma final sempre definida pela estrutura estatal que estabelece os mecanismos e instrumentos necessrios para seu cumprimento. (EXENI, 1998, p. 92, traduo nossa).

Vale ressaltar que seu entendimento sobre as polticas pblicas abarca a perspectiva de uma planificao racional e intencional, atendendo prioritariamente aos problemas socialmente considerados (EXENI, 1998, p. 91) e coloca a absteno do Estado como posio por omisso. Alm disso, amplia a sua definio mais comum no que concerne iniciativa da formulao da poltica ao incluir tambm o mbito social como proponente (atores/grupos sociais como grupos de presso) para alm da atuao unicamente estatal.

3.2 O IPHAN
O Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional - IPHAN5 o organismo federal de proteo ao patrimnio brasileiro, vinculado ao Ministrio da Cultura. Sua criao se deu em 13 de janeiro de 1937, no governo de Getlio Vargas, que confiou a sua concepo a intelectuais e artistas ligados ao movimento modernista brasileiro6. O IPHAN trata-se de um instituto com a funo de elaborar e implantar polticas pblicas direcionadas para as questes relativas aos patrimnios histricos e artsticos do pas. Sua iniciativa de ao no parte somente do Estado, visto que, atores/grupos sociais podem ser proponentes de aes, que so planificadas de acordo com o referencial estratgico da instituio de promover e coordenar o processo de preservao do Patrimnio Cultural Brasileiro para fortalecer identidades, garantir o direito memria e contribuir para o desenvolvimento socioeconmico do pas (transcrio do site do IPHAN)7. As aes institucionais do IPHAN so essencialmente a fiscalizao, proteo, identificao, restaurao, preservao e revitalizao dos monumentos, stios, bens mveis e bens simblicos do pas, ou seja, seu patrimnio material e imaterial. Aqui destacaremos a definio deste rgo no que concerne ao patrimnio imaterial, j que nos interessa para o estudo das polticas voltadas para o samba:
5

Todos os dados do IPHAN aqui relacionados foram retirados do site oficial da Instituio. Disponvel em:< http://portal.iphan.gov.br/portal/>. Acesso em: 09 de outubro. 2013. 6 O que bastante lgico para um governo preocupado com a questo da identidade e coeso nacional e que tinha alguns dos modernistas da semana de 1922 envolvidos diretamente nesta questo. 7 Disponvel em: <http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?id=15145&retorno=paginaIphan>. Acesso em: 09 de outubro. 2013.

119

A Unesco define como Patrimnio Cultural Imaterial "as prticas, representaes, expresses, conhecimentos e tcnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes so associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivduos reconhecem como parte integrante de seu patrimnio cultural." O Patrimnio Imaterial transmitido de gerao em gerao e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em funo de seu ambiente, de sua interao com a natureza e de sua histria, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito diversidade cultural e criatividade humana. (Transcrio do site do IPHAN)8.

Visto isso, temos que a concretizao das aes institucionais do IPHAN se d atravs da compilao de vrios bancos de dados, do registro dos bens culturais e da elaborao de planos de salvaguarda, que proporcionam a manuteno do Sistema Nacional de Informao Cultural e do Sistema Nacional de Patrimnio Cultural.
3.3 Poltica de salvaguarda das Matrizes do Samba no Rio de Janeiro

Uma poltica de salvaguarda do patrimnio imaterial mais estruturada e sistemtica s foi implementada pelo IPHAN no ano de 2004, a partir da criao do Departamento do Patrimnio Imaterial. Essa poltica foi organizada segundo uma srie de medidas voltadas para a produo de inventrios e registros, alm de medidas de apoio e fomento que visam garantir o status e o suporte econmico das atividades e prticas vinculadas ao patrimnio imaterial. Os instrumentos utilizados para a poltica de salvaguarda so basicamente o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial, o Inventrio Nacional de Referncias Culturais e a formulao de um Plano de Salvaguarda. Com o registro os bens recebem o ttulo de Patrimnio Cultural do Brasil, que so organizados em quatro livros nas categorias Conhecimentos e Tcnicas, Formas de Expresso, Celebraes e Lugares. Na data de 20 de novembro de 2007, As Matrizes do Samba no Rio de Janeiro: Partido Alto, Samba de Terreiro e Samba-Enredo foram registradas como bem cultural de natureza imaterial, na categoria Formas de Expresso pelo processo n 01450.011404/200425, de acordo com a descrio que segue:

Disponvel em: <http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?id=12297&retorno=paginaIphan>. Acesso em: 09 de outubro. 2013.

120

No comeo do sculo XX, a partir de influncias rtmicas, poticas e musicais do jongo, do samba de roda baiano, do maxixe e da marcha carnavalesca, consolidaram-se trs novas formas de samba: o partido alto, vinculado ao cotidiano e a uma criao coletiva baseada em improvisos; o samba-enredo, de ritmo inventado nas rodas do bairro do Estcio de S e apropriado pelas nascentes escolas de samba para animar os seus desfiles de Carnaval; e o samba de terreiro, vinculado quadra da escola, ao quintal do subrbio, roda de samba do botequim. [...] No so simplesmente gneros musicais, mas formas de expresso, modos de socializao e referenciais de pertencimento. [...] Constitudo a partir dessas matrizes, em suas muitas variantes, o samba carioca uma expresso da riqueza cultural do pas e em especial de seu legado africano, constituindo-se em um smbolo de brasilidade em todo o mundo. (Transcrio do site do IPHAN) 9

O proponente da poltica de salvaguarda foi o Centro Cultural Cartola10, organizao sem fins lucrativos localizada na Mangueira, bairro tradicional do samba carioca. Este centro cultural tem como base a obra do sambista Cartola, cone deste gnero musical, sendo capitaneado por sua neta Nilcemar Nogueira. Uma de suas realizaes de destaque a criao e atualizao constante de um banco de dados que o tornou um centro de referncia de pesquisa do samba A partir da proposio da salvaguarda foi ento elaborado um dossi, realizado entre janeiro e outubro de 2006. Seu objetivo foi recolher textos tericos e documentos que reforassem a importncia para a cultura brasileira das matrizes do samba no Rio de Janeiro. Isso resultou na recomendao da criao de um plano que deveria incentivar, apoiar e promover aes de valorizao atravs da articulao permanente com as comunidades de sambistas, visando o detalhamento das dificuldades enfrentadas e das necessidades para a plena realizao destas formas de expresso. As recomendaes de salvaguarda fundamentais so 1- a pesquisa e a documentao (pesquisas de campo e histricas; produo de estudos biogrficos; investigaes sobre origens, organizaes e lutas; levantamento da produo musical; recuperao de letras e melodias; mapeamento das comunidades de sambistas e formao de pesquisadores no interior das comunidades); 2- a transmisso do saber (criao de mecanismos de abertura de canais para entrecruzamento das pesquisas acadmicas e dos espaos de prticas mantidos pelos sambistas); e 3- a produo, registro, promoo e apoio organizao (desenvolver condies
9

Disponvel em: <http://portal.iphan.gov.br/bcrE/pages/folBemCulturalRegistradoE.jsf>. Acesso em: 09 de outubro. 2013. 10 Informaes retiradas do site da organizao. Disponvel em: <http://www.cartola.org.br/>. Acesso em: 09 de outubro. 2013.

121

para a criao, produo, apresentao e difuso dessas matrizes do samba que no possuem carter comercial). As aes de salvaguarda em si foram iniciadas no ano de 2010 com a implantao de um Ponto de Cultura Memria do Samba Carioca, em parceria com o Centro Cultural Cartola. Suas principais atividades incluem a constituio de acervo de pesquisa por meio da aquisio de obras fonogrficas, encontro com as Velhas Guardas das Escolas e a gravao de 40 depoimentos de personalidades do samba no Rio de janeiro, com produo de DVD, alm de curso de capacitao para gestores11. Apesar de estarem em andamento, as aes de salvaguarda em si percorrem um processo lento e repleto de adversidades, o que foi debatido durante o seminrio Matrizes do Samba Carioca: Patrimnio Cultural Imaterial. Realizado em agosto de 2012 no auditrio do IPHAN no RJ e aberto sociedade atravs de inscries12, seu objetivo foi discutir os avanos do Plano de Salvaguarda do Samba como patrimnio imaterial, realizando um balano das aes empreendidas desde a sua implantao. O seminrio contou com a presena dos colaboradores do Centro Cultural Cartola, que inclusive se envolveram na sua elaborao e realizao, alm de sambistas e pesquisadores, do presidente da LIESA (Liga de Escolas de Samba do Rio de Janeiro), e de funcionrios do IPHAN, do SEBRAE (Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas) e de rgos pblicos estaduais e municipais, dentre outros. Minha participao nesse seminrio pode concretizar as limitaes das polticas do IPHAN pelos prprios rgos governamentais e pela indstria do entretenimento, que na prtica formavam um bloco organizado em detrimento dos sambistas e atores sociais engajados na preservao do samba enquanto prtica cultural.

4 Consideraes finais
A partir da retomada do samba e sua (re)consagrao ao longo dos anos 2000 simbolizada pela revitalizao do bairro da Lapa no Rio de Janeiro e seguida pela expanso miditica e nacional deriva a hiptese de que existe, nas manifestaes contemporneas do universo do samba, atores sociais (no necessariamente indivduos) que so responsveis pelo resgate e pela manuteno dialtica da tradio pela via da comunicao intertemporal. Trata-se
11

Disponvel em: <http://portal.iphan.gov.br/bcrE/pages/conAcoesApoioFomentoE.jsf>. Acesso em: 09 de outubro. 2013. 12 Inclusive tendo a autora deste artigo como ouvinte.

122

de uma comunicao no dialogal, de resgate de uma herana que viva, posto que se trata de uma gerao contempornea buscando no passado referncias para o seu presente e futuro. a tradio inserida na histria. (COUTINHO, 2012). Isto significa apontar para a ideia de que os novos espaos do samba, ou aqueles que o resgataram, no possuem somente meros repetidores (tradicionalistas), mas tambm organizadores da cultura. Aqueles que resgatam o samba justamente porque o renovam. Essa manuteno da tradio a partir do resgate da memria contextualizada com o tempo presente acaba muitas vezes por gerar uma demanda de pblico que o mercado se interessa. E o interesse do mercado no pode ser visto s negativamente, porque lana luz no samba, e faz com que novos grupos sociais, novas geraes possam se identificar com uma manifestao cultural subalterna. Assim, a manuteno da tradio pode se apresentar tambm como produto mercadolgico no excluindo do samba seu carter nacional-popular. O samba tradicional voltou a ser objeto das indstrias culturais ao ser reapropriado pelas rdios comerciais algumas contando com programas inteiramente dedicados ao tema, como o Samba Social Clube, da carioca MPB FM 90.3 MHZ e pelo (re)lanamento de artistas novos e consagrados ligados ao samba como o caso de Martnlia e Monarco, respectivamente. No que tange ao samba enquanto prtica cultural e no como mercadoria, temos que a maior atuao de salvaguarda vem dos sambistas, comunidades e atores sociais ligados ao seu universo simblico, que remete cultura negra. O papel do IPHAN de registrar e promover aes de salvaguarda tem grande importncia porque significa um reconhecimento oficial do samba como patrimnio da cultura brasileira, mas sua implantao bastante limitada. Como j mencionado, o seminrio Matrizes do Samba Carioca evidenciou esta limitao do IPHAN ao destacar a fora que a mercantilizao do samba tem nas prprias aes pblicas por fora deste Instituto. No toa que o carnaval, evento que no Rio de Janeiro estritamente ligado ao samba, assunto da Secretaria de Turismo do estado do RJ e no da Secretria de Cultura. As verbas destinadas ao samba so basicamente para as Escolas de Samba, que acabaram se tornando empresas lucrativas, enfraquecendo a influncia dos sambistas nas quadras. A figura do carnavalesco hoje tem mais importncia que a prpria ala dos compositores. A presena do presidente da LIESA e do SEBRAE no seminrio do indicao deste processo. Era fcil observar um clima de disputa entre sambistas versus empresas e rgos pblicos.

123

Sendo assim, a institucionalizao e mercantilizao do samba se do principalmente atravs do desfile oficial das Escolas de Samba no carnaval, quando deveria ser ao contrrio, visto que esta uma festa de cunho popular realizada nas ruas. Entretanto, a construo do Sambdromo apartou o desfile das demais manifestaes do carnaval de rua ao cobrar ingressos caros, instituir camarotes VIPs e etc., tudo isto com o aval e apoio dos rgos pblicos, que visam a realizao do espetculo para atrair turistas para a cidade.

Referncias bibliogrficas
CABRAL, Srgio. As escolas de samba do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1996. COUTINHO, Eduardo. Velhas histrias, memrias futuras: o sentido da tradio em Paulinho da Viola. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011. DEBORD, Guy. A sociedade do espetculo: Comentrios sobre a sociedade do espetculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. DINIZ, Andr. Almanaque do samba: a histria do samba, o que ouvir, o que ler, onde curtir. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. EXENI R., Jos Luis. Polticas de comunicacin: retos y seales para no renunciar a la utopia. La Paz: Plural Editores, 1998. FROTA, Wander. Samba smbolo nacional, gerao Noel Rosa e indstria cultural. So Paulo: Annablume, 2003. GRAMSCI, Antonio. Literatura e vida nacional. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1968. INSTITUTO DO PATRIMNIO HISTRICO E ARTSTICO NACIONAL. Dossi das Matrizes do Samba no Rio de Janeiro. Samba de Partido Alto, Samba de Terreiro e Samba Enredo. Rio de Janeiro, 2006. MARTIN-BARBERO, Jesus. Dos meios s mediaes: Comunicao, cultura e hegemonia. 6 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009. NOVAES, Jos. Nlson Cavaquinho: luto e melancolia na Msica Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Intertexto/ Oficina do autor, 2003. SODR, Muniz. Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998. VIANNA, Hermano. O Mistrio do Samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar/ UFRJ, 2004. ZALLO, Ramn. Economa de la comunicacin y la cultura. Madrid: Akal, 1988.

124

Das könnte Ihnen auch gefallen