Sie sind auf Seite 1von 16

Linha de bombas Flygt

BOMBAS AUTO-LIMPANTES COM ALTA EFICINCIA CONTNUA

INTRODUO

Alta eficincia contnua no tem preo

As vantagens das bombas N


Tecnologia patenteada Design inovador Alta eficincia prolongada Capacidade auto-limpante Design modular Confivel Menos solicitaes para manuteno no planejada

As bombas Flygt N enfrentam as aplicaes mais difceis e do conta do trabalho. Cada um dos componentes foi desenhado e fabricado para ofere cer alta ecincia contnua. Graas tecnologia N patenteada, com seu impulsor autolimpante inovador, as bombas Flygt N oferecem a mais ele vada ecincia. Ela reduz sua conta de energia e os custos inesperados de manuteno. Isso gera total tranquilidade e grandes economias a longo prazo.

Robusta e convel Todas as bombas Flygt N so testadas na fbrica para assegurar alto desempenho e qualidade Premium. Os produtos Flygt oferecem um desempenho superior e econmico que tem sido comprovado em aplicaes como, por exemplo:

Nosso amplo conhecimento no ramo de fluidos e nossa dedicao pesquisa e ao desenvolvimento, nos levam a constantes avanos tecnolgicos e melhoria contnua. Essa a razo pela qual as bombas Flygt N esto em operao em mais de cem mil instalaes ao redor do mundo. Elas comprovam, de longe, serem a melhor e mais confivel escolha, tanto para as instalaes submersas, quanto secas.
2

Efluentes gua bruta gua de resfriamento Lama gua pluvial Efluente industrial

Amplo Llimite de capacidade Classificaes de 2,2hp a 470hp Fluxo de at 16 000 USGpm Alertas de at 400 ft Instalaes submersas e secas Todos os produtos so testados na fbrica

PROJETO

A bomba N auto-limpante sinnimo de economia


Alta ecincia contnua Quando objetos slidos, como filamentos fibrosos, pene tram na entrada da bomba convencional, eles provavelmente ficaro presos nas extremidades do impulsor. Esse acmulo resultar em um aumento no consumo de energia e na reduo da eficincia. (Fig. A). O aumento no consumo de energia gera um custo mais alto.
Impeller

Anel de inserto Pino guia Ranhura de alvio

Se o slido continuar a se acumular no impulsor, o disjuntor de proteo do motor far a bomba parar. Isso levar a solicitaes de manuteno dispendiosas e no planejadas. Se uma bomba convencional operar intermitentemente, o acmulo de slidos ser removido pela reverso de fluxo quando a bomba for desligada no final do ciclo de operao. Quando o ciclo seguinte comea, a eficincia retorna ao seu valor inicial desde que o impulsor esteja livre de objetos slidos (Fig. B). A alta eficincia da bomba Flygt N se mantm ao longo do tempo devido sua capacidade auto-limpante, mantendo mnimo custos de energia (Fig. C).
A. Bomba convencional A) Conventional A) Conventional A) pump Conventional pump pump para efluentes

Voluta da bomba

B. Bomba convencional C.Flygt Bomba Flygt N B) Conventional B) Conventional B)pump Conventional pump operando pump C) C) N-pump Flygt C) N-pump Flygt N-pump de maneira intermitente running running intermittently running intermittently intermittently Eficincia hidrulica Alta eficincia contnua Consumo de energia

tempo

tempo

tempo

tempo

tempo

tempo

tempo

tempo

tempo

HydraulicHydraulic efciency Hydraulic efciencyefciency Energy consumption Energy consumption Energy consumption

O conceito auto-limpante
Todas as bombas Flygt N tm o mesmo desempenho auto-limpante, independentemente do ponto de operao.

Estgio 1. A maioria dos objetos slidos que entra na bomba, passa pelo impulsor por entre suas ps. Se um objeto for pego na extremidade de uma das ps, ele deslizar ao longo de seu formato voltado para trs em direo ao permetro da entrada.

Estgio 2. O objeto slido deslizar ao longo da ponta da p do impulsor por dentro da ranhura de alvio. O pino guia no anel de inserto empurrar todos os slidos para longe do centro do impulsor, ao longo da extremidade e para fora, atravs da ranhura de alvio.

PROJETO

Limite de capacidade amplo para se adequar sua aplicao


Ferro fundido Design modular e exvel A tecnologia Flygt N permite que voc adapte os seus equipamentos hidrulicos para atender s exigncias de praticamente qualquer aplicao. Escolha a verso em ferro fundido para aplicaes tpicas de efluente, a verso Hard-Iron para aplicaes abrasivas e a verso do anel triturador para cortar as fibras longas ou slidos existentes no efluente. Hard-Iron (60 HRC)

Qualquer que seja a sua escolha, voc nunca sacrificar a eficincia da bomba e poder facilmente mudar o mdulo se as condies de operao forem alteradas.
Desempenho superior amplo limite de capacidade
650 330

Impulsor de ferro fundido com extremidades endurecidas e anel de inserto para aplicaes de bombeamento tpicas.

Opes extremamente durveis para aplicaes extremamente abrasivas ou corrosivas.

Anel triturador para cortar fibras longas ou slidos.

165

3231, 3306, 3312, 3356 e 3400 3153, 3171, 3202, 3301 e 3315 3085, 3102 e 3127

65 [H/ft] 35 20 10 0 0

80

160

320

800 [Q USgpm]

1,600

3,200

7,900

16,000

Hard-Iron, 60 HRC Ao, temperado, 60 HRC Ferro fundido, temperado, 47 HRC Ao inoxidvel, AISI 316, 190 HB Ferro fundido, 190 HB . 0 . 1 . 2 . 3 . 4 . 5 . 6 . 7 . 8 . 9 . 10

Hard-Iron (60 HRC) para os maiores desaos no que se refere a euentes


Testes de desgaste acelerados comprovam que os componentes hidrulicos em Hard-Iron mantm a eficincia operacional com desgaste mnimo aps o bombeamento da gua com uma concentrao muito alta de areia grossa (2.400 toneladas). As bombas Flygt N com componentes em Hard-Iron continuam a oferecer alta eficincia contnua sem obstruo ou corroso por eroso, prolongando a vida til em cerca de 200 por cento, em comparao com os componentes hidrulicos em ferro fundido temperado padro.

Vida til relativa

Projetada e fabricada para uma vida til mais longa


A Xylem projeta e fabrica, de maneira especial, os componentes da bomba Flygt N como, por exemplo,: motor, selos e eixo para otimizar a operao e prolongar a vida til do equipamento.
Motor O motor de induo, tipo gaiola de esquilo, Classe H, oferece excelente desempenho e transferncia de calor superior em instalaes submersas e secas. O calor do motor resfriado pelo lquido ao seu redor. O motor tem um aumento de temperatura de operao mxima, Classe B NEMA, de 80C (276F), para assegurar uma vida til longa. Preparados para operaes com velocida des variveis, todos os motores so capazes de utilizar completamente a energia disponvel. Selos com vida til longa Os selos de carbeto de tungstnio durveis, oferecem resistncia mecnica excepcional, bem como propriedades de deslizamento superiores mesmo quando operando a seco. Esses selos, de baixo atrito, suportam milhares de horas de operao em alta presso sob condies extremas, sem rachar, emperrar ou mostrar sinais inaceitveis de desgaste. Baixa deexo do eixo Para minimizar a vibrao, oferecer uma operao silenciosa e prolongar a vida til dos rolamentos e vedao do selo, todas as bombas Flygt N so equipadas com um eixo curto para reduzir sua deflexo.

Proteo do selo: Spin-out para bombas com cavidades na cmara de selagem


O design Spin-out patenteado, expele as partculas abrasivas da cmara de selagem, oferecendo proteo contra o desgaste do selo externo. Como parte integral da cmara de selagem, o Spin-out to simples quanto eficiente.

3085, 3102 e 3127

Bombas de baixa capacidade


Esta srie de bombas Flygt N inclui trs modelos com capacidades de at 1600 us gpm. Assim como todas as bombas Flygt N, isso contribui para reduzir os custos totais do ciclo de vida da sua instalao.
Desempenho, 60 Hz
165

65

[H/ft]

35 3127 20 3085 3102

10

80

160

320

800

1,600

[Q USgpm]

Potncias e tamanhos

Modelo Classificao, kW Descarga, mm (pol.)

3085 2.24 80 (3")

3102 56 80 (3") 100 (4") 150 (6")

3127 7.511 80 (3") 100 (4") 150 (6")

Mtodos de instalao NP NS

NT

NZ

NL

Para instalaes semi-permanentes em poo mido. A bomba instalada com dois tubos guias em uma conexo de descarga.

Uma instalao prtica e semi-permanente. Verso porttil com tubo ou conexo de mangueira.

Uma instalao permanente em linha ou em poo seco, montada verticalmente com conexes de flange para tubulao de suco e descarga.

Uma instalao permanente em linha ou em poo seco, montada horizontalmente com conexes de flange para tubulao de suco e descarga.

Uma instalao semipermanente de uma bomba dentro de uma coluna vertical de concreto ou de ao.

MELHOR TRANSFERNCIA DE CALOR Nosso motor especialmente projetado e fa bricado, oferece melhor resfriamento, uma vez que as perdas de calor so transferidas para o lquido ao seu redor. Estator impregnado em resina (isolamento Classe H), suas bobinas suportam uma temperatura de curtocircuito de 180C (355F) e permitem at 15 partidas por hora.

ENTRADA DO CABO A entrada do cabo resistente gua oferece funes de selagem e de alvio de tenso para assegurar uma instalao segura.

CONFORMIDADE Cada bomba testada e aprovada de acordo com os padres nacionais e internacionais, incluindo IEC 34-1 e CSA. As bombas esto disponveis em verses prova de exploses para uso em reas classificadas e so aprovadas pela Factory Mutual, Padro Europeu e IEC.

SENSORES Os sensores trmicos embutidos nas bobinas do estator evitam o superaquecimento. Tambm esto disponveis sensores de vazamento opcionais na cmara do estator e na cmara de leo.

ROLAMENTOS COM VIDA TIL LONGA Os rolamentos durveis oferecem uma vida til mnima de 50.000 horas.

SELOS RESISTENTES O sistema Griploc consiste de dois conjuntos de selos de eixo mecnico que operam de modo independente para oferecer segurana dupla contra vazamentos.

Selo Griploc Com design robusto, os selos Griploc oferecem um desempenho consistente e uma operao sem pro blemas em ambientes desafiadores. Os anis de vedao minimizam o vazamento e o selo Griploc patenteado, que est conectado ao eixo, oferece fixao axial e transmisso de torque. Alm disso, o design Griploc facilita a montagem e a desmontagem de maneira rpida e correta.

Impulsor N Adaptive A Flygt N3085 possui um impulsor N auto-limpante adaptive que pode se mover axialmente para facilitar a passagem de slidos grandes atravs da bomba.

3153, 3171, 3202, 3301 e 3315

Bombas com capacidade mdia


Para operaes pesadas de bombeamento, cinco modelos lidam com o transporte de fluidos para capacidades de at 800 us gpm. Altamente eficientes, esses modelos para servio pesado, fornecem desempenho livre de obstrues a fim de alcanar o melhor custo total do ciclo de vida.
Desempenho, 60 Hz
650 330 165 3301 3202 [H/ft] 65 35 20 3153 3171 3315

10 0

160

320

800

1,600

3,200

8,000

[Q USgpm]

Classicao de potncia e tamanhos

Modelo Classificao, kW Descarga, mm (pol.)

3153 1223 80 (3") 100 (4") 150 (6") 200 (8") 250 (10")

3171 2535 100 (4") 150 (6") 250 (10")

3202 3575 100 (4") 150 (6") 200 (8") 300 (12")

3301 60105 150 (6") 250 (10") 300 (12") 350 (14")

3315 85160 150 (6") 250 (10") 300 (12") 350 (14")

Mtodos de instalao NP

NS

NT

NZ

Para instalaes semi-permanentes em poo mido. A bomba instalada com dois tubos guia em uma co nexo de descarga.

Uma instalao auto-suficiente semi-permanente. Verso porttil com tubo ou conexo de mangueira.

Uma instalao permanente em linha ou em poo seco, montada verticalmente com conexes de flange para tubulao de suco e descarga.

Uma instalao permanente em linha ou em poo seco, montada horizontalmente com conexes de flange para tubulao de suco e descarga.

MELHOR TRANSFERNCIA DE CALOR Nosso motor especialmente projetado e fabricado oferece melhor resfriamento uma vez que as perdas de calor se concentram ao redor do estator. Estator impregnado em resina (isolamento Classe H), suas bobinas suportam uma temperatura de curto-circuito de 180C (355F) e permitem at 15 partidas por hora. RESFRIAMENTO EFICIENTE Essas bombas so resfriadas pelo lquido ao redor ou, em aplicaes mais exigentes, com um sistema de resfriamento de ciclo fechado.

ENTRADA DO CABO A entrada do cabo resistente gua oferece funes de selagem e de alvio de tenso para assegurar uma instalao segura.

SENSORES Os sensores trmicos embutidos nas bobinas do estator evitam o superaquecimento e o sensor de vazamento na cmara de inspeo minimiza o risco de falha do rolamento e do estator.

CMARA DE INSPEO Para aumentar a confiabilidade operacional, uma cmara de inspeo entre a unidade de selagem e os rolamentos, permite verificaes e manutenes rpidas. No caso de uma falha de selagem, um sensor incorporado oferece uma advertncia prematura de qualquer acmulo de fluido, reduzindo assim o risco de reparaes dispendiosas.

ROLAMENTOS COM MAIOR VIDA TIL Os rolamentos oferecem uma vida til mnima de 50.000 horas.

CONFORMIDADE Cada bomba testada e aprovada de acordo com os padres nacionais e internacionais, incluindo IEC 34-1 e CSA. As bombas esto disponveis em verses prova de exploso para uso em reas classificadas e so aprovadas pela Factory Mutual, Padro Europeu e IEC.

VEDAES RESISTENTES O selo Plug-in Flygt, com sistema Active Seal, ofe rece maior confiabilidade de selagem e vazamento zero no motor, reduzindo assim o risco de falha do rolamento e do estator.

Selo Plug-in Flygt com sistema Active Seal

O selo Plug-in Flygt uma unidade de vedao que elimina os riscos associados instalao incorreta e ao manuseio sem cuidado. Compreende o sistema Active Seal em uma unidade fcil de manusear. O sistema Active Seal um sistema pa tenteado com dupla selagem e vazamento zero, que evita ativamente que o lquido entre na cmara do motor, reduzindo assim o risco de falha do rolamento e do estator. Ele composto por um selo exclusivo que age como uma micro-bomba e um selo externo que evita vazamento do fluido

bombeado na camisa de refrigerao. As ranhuras no selo interno, criam um efeito de bombeamento hidromecnico que evita qualquer vazamento na cmara do estator. Isso se traduz numa maior confiabilidade na vedao, reduo dos tempos de parada e menos manuteno corretiva no programada. Alm disso, o intervalo entre as inspees de manuteno podem ser maiores em muitas aplicaes.

Selo mecnico interno com ranhuras espirais de corte a laser.

3231, 3306, 3312, 3356 e 3400

Bombas com grande capacidade


Quando exigida uma maior capacidade, a srie de bomba Flygt N tem cinco modelos para fazer o tra balho. Esses modelos oferecem poder de bombeamento sem precedentes confivel e eficiente.
Desempenho, 60 Hz
330 3231 165 3312 3400 3356

3306 [H/ft] 65 3312 35

20

800

1,600

3,200 [Q USgpm]

8,000

16,000

Potncia e tamanhos

Modelo Classificao, kW Descarga, mm (pol.)

3231 90335 200 (8")

3306 70280 300 (12")

3312 90470 300 (12")

3356 70280 350 (14")

3400 60470 400 (16")

Mtodos de instalao NP

NS

NT

NZ

Para instalaes semi-permanentes em poo mido. A bomba instalada com dois tubos guia em uma co nexo de descarga.

Uma instalao auto-suficiente semi-permanente. Verso e porttil com tubo ou conexo de mangueira.

Uma instalao permanente em linha ou em poo seco, montada verticalmente com conexes de flange para tubulao de suco e descarga.

Uma instalao permanente em linha ou em poo seco, montada horizontalmente com conexes de flange para tubulao de suco e descarga.

10

MELHOR TRANSFERNCIA DE CALOR Nosso motor especialmente projetado e fabricado, oferece melhor resfriamento, uma vez que as perdas de calor so transferidas para o lquido ao seu redor. Estator impregnado em resina (isolamento Classe H), suas bobinas suportam uma temperatura de curtocircuito de 180C (355F) e permitem at 15 partidas por hora.

ENTRADA DO CABO A entrada do cabo resistente gua oferece funes de vedao e de alvio de tenso para uma instalao segura.

CONFORMIDADE Cada bomba testada e aprovada de acordo com os padres nacionais e internacionais, incluindo IEC 34-1 e CSA. As bombas esto disponveis em verses prova de exploses para uso em reas classificadas e so aprovadas pela Factory Mutual, Padro Europeu e IEC.

SENSORES Os sensores trmicos nas bobinas do estator evitam o superaquecimento e um sensor de temperatura analgico monitora o rolamento inferior. A cmara do estator e a caixa de ligao so equipados com sensores de vazamento. Os sensores diminuem o risco de falha do rolamento e do estator.

ROLAMENTOS COM MAIOR VIDA TIL Os rolamentos oferecem uma vida til mnima de 100.000 horas.

VEDAES RESISTENTES Dois conjuntos de selos mecnicos no eixo trabalham de modo independente para dupla segurana. O sistema Active Seal oferece maior confiabilidade de selagem e vazamento zero no motor, redu zindo assim o riso de falha do rolamento e do estator.

Vazamento zero na cmara do estator

O sistema Active Seal um sistema patenteado com dupla selagem e vazamento zero, que evita ativamente que o lquido entre na cmara do motor, reduzindo assim o risco de falha do rolamento e do estator. Ele composto por um selo exclusivo que age como uma micro-bomba e um selo externo que evita vazamento do fluido bombeado na camisa de refrigerao. As ranhuras de corte a laser na vedao interna criam um efeito de bombeamento hidromecnico que evita

que qualquer vazamento entre na cmara do estator. Isso se traduz numa maior confiabilidade na vedao, reduo dos tempos de parada e menos manuteno corretiva no programada. Alm disso, o intervalo entre as inspees de manuteno podem ser maiores em muitas aplicaes.

11

DADOS TCNICOS

Solues completas para as suas necessidades

Estaes de bombeamento pr-fabricadas, prontas para serem instaladas As bombas Flygt N podem ser fornecidas prontas para instalar em estaes de bombeamento prfabricadas, com tudo o que voc precisa. Nossas estaes de bombeamento pr-fabricadas, oferecem as solues de bombeamento mais confiveis

e econmicas. Nossas solues so pr-montadas com base nos equipamentos que j estiverem disponveis em suas instalaes (por exemplo: vlvulas e conexes de descarga). A instalao e o startup so fceis e requerem pouqussimo tempo.

Monitoramento e controle: Fortalea o seu negcio


Flygt MiniCAS um rel de superviso para os sensores de vazamento e temperatura do estator, projetado para bombas Flygt N de mdia e baixa capacidade. Flygt MAS 711 um sistema de monitoramento de proteo para bombas Flygt N de mdia e grande capacidade. Flygt MiniCAS Flygt MAS 711

12

Solues customizadas As bombas Flygt N podem ser configuradas para as suas exigncias especficas. Nossos engenheiros trabalham em contato direto com voc, desde a anlise do design e do sistema at a escolha do produto e dos equipamentos de instalao. Isso nos permite fornecer solues de bombeamento confiveis e econmicas.

Em perfeita conformidade. Todos os equipamentos de monitoramento e controle da Flygt se integram facilmente em qualquer sistema de controle Scada.

Bombas Flygt N: Instalaes submersas e secas


As bombas Flygt N so uma excelente escolha para lidar com slidos em instalaes de poo seco. Originalmente desenhada para condies submersas, nossas bombas eliminam o risco de danos no motor devido inundao da estao. As bombas Flygt N submersas ou instaladas em poo seco oferecem operao livre de obstruo com mnima necessidade de manuteno e economia de energia substancial.

13

DADOS TCNICOS

O poder de se adaptar
Tabela de opes Personalize a sua bomba Flygt N com equipamentos opcionais..
Modelo de bomba Flygt N 3085 3102 3127 3153 3171 3202 3301 3315 3231 3306 3312 3356 3400

Opo/Produto Hidrulico Pino guia Hard-Iron Triturador Adaptive N Selo Selo Griploc Selo Plug-in Active Seal Spin-out Sistema de lavagem do selo Sistema de resfriamento 1. Sem resfriamento 2. Interno 3. Integrado 4. Externo Instalao NP NS NT NZ NL Acessrios Vlvula de Jato Monitoramento da bomba Preparado para Mini CAS MAS
= Padro = Opcional = Padro, mas tambm opcional, dependendo do modelo = Padro ou no disponvel, dependendo do modelo = Opcional ou no disponvel, dependendo do modelo

O sistema auto-limpante mais econmico


Viso geral esquemtica dos clculos feitos em uma bomba de 30kW.
Custo do produto Bomba Flygt N
Bomba convencional 2 chamadas de servio/ano Bomba convencional 12 chamadas de servio/ano

Custo de energia Custo do servio Custo de manuteno no planejada

Custos do ciclo de vida

14

SUPORTE E ASSISTNCIA

Suporte para o seu negcio, em cada etapa

Monitoramento e controle extensos Ns fornecemos hardware e software para sistemas de processo completos desde acionadores de bomba individuais, starters, sensores e controladores para softwares de sistemas e sistema Scada.

Amplo know-how em engenharia A Xylem possui amplo conhecimento da dinmica dos fluidos e vasta experincia prtica em design, operao e manuteno de sistemas eficientes de transporte de guas servidas. Ns fornecemos uma ampla gama de servios de engenharia, incluindo:
Peas sobressalentes genunas Flygt e garantia Quando a paralisao dos equipamentos no uma opo, confie em nossa rede de assistncia global da Xylem para entregar peas sobressalentes genunas Flygt, de maneira rpida e eficiente. Todas as peas sobressalentes da Flygt contam com uma garantia de disponibilidade de 10 anos.

Fortalea o seu sistema Com os produtos de monitoramento e controle Flygt, voc pode controlar e otimizar o desempenho de cada componente do seu sistema. Isso ajuda a reduzir o desgaste das bombas, vlvulas e rede eltrica, permitindo uma operao confivel, eficiente e maior perodo entre as manutenes. Suporte para as bombas Flygt Nossa rede global de centros de servio locais e parceiros, fornece servios integrados de suporte para uma operao segura, eficiente e confivel. Para garantir uma operao livre de problemas e com mnimo tempo ocioso, conte com nossa resposta rpida, profissional e servios de manuteno de qualidade, usando peas de reposio genunas Flygt.

Anlise e clculos do sistema Design do poo Clculos do golpe de arete Anlise da partida da bomba Anlise transiente Dinmicas do fluido computacional (CFD) Teste de escala do modelo Em resumo, podemos ajud-lo em tudo que voc precisa para um excelente desem penho e operao econmica eficiente, em termos de consumo de energia.

15

1) Palavra em ingls para xilema, o tecido nas plantas que faz a gua subir das razes 2) A leading global water technology company Somos 12.000 pessoas unidas com um propsito em comum: criar solues inovadoras para atender s nossas necessidades mundiais de gua. Desenvolver novas tecnologias que vo melhorar o modo de usar, preservar e reutilizar a gua no futuro fundamental para o nosso trabalho. Ns movemos, tratamos, examinamos e devolvemos a gua ao meio ambiente e ajudamos as pessoas a usarem a gua de modo eficiente, seja em casas, prdios, fbricas e fazendas. Em mais de 150 pases, temos relaes slidas e duradouras com clientes que nos conhecem por reunirmos marcas de produtos de ponta com conhecimento em aplicaes, ancorados em toda uma trajetria em inovao. Para mais informaes sobre o que a Xylem pode fazer por voc, v a xyleminc.com

Flygt is a brand of Xylem. For the latest version of this document and more information about Flygt products visit www.ygt.com

896876 . Srie de bombas Flygt N . 1 . Portuguese . 1 . 20101103

Das könnte Ihnen auch gefallen