Sie sind auf Seite 1von 5

GEERTZ, Clifford. A Religio Como Sistema Cultural. In:_____. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

Em captulo intitulado A Religio como Sistema Cultural, Clifford Geertz afirma que a antropologia da religio est em estado de estagnao. Ela vive da reduplicao e do academicismo. Os estudos antropolgicos sobre religio, realizados aps a segunda-guerra no trazem, ento, grandes inovaes para alm do campo emprico. Mas de um ponto de vista mais terico, os estudos na antropologia da religio continuam, segue o autor, utilizando o capital conceitual de estudos mais antigos, de uma tradio intelectual que inclui Durkheim, Weber, Freud e Malinowski:

No trabalho antropolgico sobre religio levado a efeito a partir da II Guerra Mundial, duas caractersticas destacam-se como curiosas quando se compara esse trabalho com o desenvolvido antes e aps a I Guerra. Uma delas o fato de no ter sido feito qualquer progresso terico de maior importncia; ele continua a viver do capital conceptual de seus antepassados, acrescentando muito pouco a ele, a no ser certo enriquecimento emprico. A segunda caracterstica que esse trabalho continua a extrair os conceitos que utiliza de uma tradio intelectual estreitamente definida. Existem Durkheim, Weber, Freud ou Malinowski, e qualquer trabalho segue a abordagem de uma ou duas dessas figuras transcendentais, com apenas as poucas correes marginais exigidas pela tendncia natural ao excesso das mentes seminais ou em virtude da expanso do montante da documentao descritiva religiosa. Praticamente ningum pensa em procurar ideias analticas em outro lugar na filosofia, na histria, no direito, na literatura ou em cincias mais "exatas" - como esses homens fizeram. E o que me ocorre, ainda, que essas duas caractersticas no deixam de ter relao uma com a outra. (GEERTZ, 2008, p. 65).

Apenas as variaes de temas tericos clssicos no alteram este estado. Para tal seria necessrio que os estudiosos se ativessem a problemas obscuros que possibilitem descobertas. Isto no significa abandonar as tradies tericas existentes at ento, mas tom-las como ponto de partida para, assim, ampliar nossa percepo a partir delas:

Para conseguir isso no precisamos abandonar as tradies estabelecidas da antropologia social nesse campo, mas apenas ampli-las. Pelo menos quatro dentre as contribuies dos homens que, como menciono, dominam nosso pensamento a ponto de paroquializ-lo- a discusso de Durkheim sobre a natureza do sagrado, a metodologia Verstehenden de Weber, o paralelo de Freud entre rituais pessoais e coletivos, e a explorao feita por Malinowski sobre a diferena entre religio e senso comum- parecem-me pontos de partida inevitveis para qualquer teoria antropolgica da religio que seja til. (GEERTZ, 2008, p. 66).

Sua anlise da religio se restringir essencialmente a sua dimenso cultural. Ele afirma entender a existncia mltipla do termo cultura, assim define que o conceito de cultura ao qual eu me atenho no possui referentes mltiplos nem qualquer ambiguidade fora do comum, segundo me parece: ele denota um padro de significados transmitido historicamente, incorporado em smbolos, um sistema de concepes herdadas expressas em formas simblicas por meio das quais os homens comunicam, perpetuam e desenvolvem seu conhecimento e suas atividades em relao vida (GEERTZ, 2008, p. 66). A partir desses pressupostos Geertz, nos apresenta um paradigma sobre a religio. Estabelecendo dois conceitos fundamentais, o Ethos e viso de mundo, este paradigma diz que os smbolos sagrados funcionam para sintetizar o ethos de um povo e sua viso de mundo mais ampla sobre a ordenao das coisas. Os smbolos religiosos estabelecem uma harmonia fundamental entre um estilo de vida particular (ethos) e uma metafsica especifica (viso de mundo). A religio ajusta as aes humanas a uma ordem csmica e projeta imagens desta ordem csmica no plano da experincia humana, o que ocorre no cotidiano de cada povo. Geertz reduz este paradigma a uma definio, e, a partir da, passa a dissec-la. Segundo tal definio uma religio consiste em:

um sistema de smbolos que atua para estabelecer poderosas, penetrantes e duradouras disposies e motivaes nos homens atravs da formulao de conceitos de uma ordem de existncia geral e vestindo essas concepes com tal aura de fatualidade que as disposies e motivaes parecem singularmente realistas (GERRTZ, 2008, p. 67).

O sentido de smbolo aqui utilizado o de objeto, ato, acontecimento, qualidade ou relao que serve como veculo a uma concepo a concepo o significado do smbolo (GEERTZ, 2008. p. 67). O estudo de uma atividade na qual o simbolismo forma o contedo positivo, uma atividade cultural, a realizao de uma anlise social. Os atos culturais, a construo, apreenso e utilizao de formas simblicas, so acontecimentos sociais como quaisquer outros. Contudo, nos mostra Geertz, por mais que o social, o cultural e o psicolgico estejam imbricados na vida cotidiana, til separ-los a nvel de anlise. Os sistemas ou complexos de smbolos so chamados de padres culturais e representam fontes extrnsecas de informao. Eles fornecem programas para os processos social e psicolgico que modelam o comportamento pblico. As fontes

extrnsecas, ou seja, os padres culturais, tornam-se vitais, pois o comportamento humano instavelmente estabelecido pelas fontes de informao intrnsecas (genes e fisiologia). Tambm possvel afirmar que os padres culturais so modelos. Contudo, no caso dos padres culturais o termo modelo assume duas dimenses: modelo da realidade e modelo para a realidade. Os modelos para funcionam para estabelecer informaes para padres de comportamento. J os modelos de so a representao de modo simblico destes padres de comportamento, algo que, segundo o autor, provavelmente s acontece entre os humanos. Os modelos de so concepes gerais e os modelos para so disposies mentais. esse duplo aspecto que separa os smbolos de outras espcies de formas significativas. O esquema abaixo representa os principais conceitos do autor discutidos at agora. A intetransponibilidade dos modelos de e dos modelos para bastante visvel quanto aos smbolos religiosos. Os smbolos concretos envolvidos apontam para ambas as direes, expressam o clima do mundo e o modelam. O modelam induzindo o crente a certo conjunto distinto de disposies, ou seja, a que exista uma probabilidade e uma determinada atividade seja exercida. Quanto a atividades religiosas duas so as espcies de disposio: nimo e motivao. A motivao uma inclinao crnica para executar certos tipos de atos e experimentar certas espcies de sentimentos em determinadas situaes, ou seja, motivaes so duradouras e significativas quanto a seu fim. J os nimos so significativos quanto a seu surgimento, so intensos enquanto duram, mas possuem menor durao que as motivaes, surgem e desaparecem com facilidade. Os mesmos smbolos definem as disposies que estabelecemos como religiosas e colocam estas disposies em um arcabouo csmico. A religio, alm de induzir motivaes e disposies, formula idias gerais de ordem, caso contrrio, segundo Geertz, ela seria apenas um conjunto de normas morais. Nesse sentido, a religio, tem sempre a necessidade de explicar a ordem geral das coisas, independente de como esta explicao se desenvolva. Geertz aponta a dependncia do homem aos smbolos e sistemas simblicos. Eles parecem ser decisivos para que o prprio ser humano seja vivel enquanto criatura, havendo quase nenhuma transigncia a sugesto que a capacidade de criar, apreender e utilizar smbolos pode falhar. Se isto acontecesse, nos diz o autor, seria o caos um tmulo de acontecimentos ao qual faltam interpretaes e interpretabilidade. Trs so os pontos no qual o caos ameaa o homem: 1. nos limites de sua capacidade analtica a

maioria dos homens no conseguem deixar sem esclarecimento problemas de analise no esclarecido, uma inquietao profunda ocorre quando h o fracasso do aparato explanatrio; 2. nos limites de seu poder de suportar a religio oferece a capacidade de compreender o mundo e definir as emoes, permitindo suport-las, no saber como interpretar as emoes causa um sofrimento ainda mais profundo; 3. nos limites de sua introspeco moral quando algo dificulta a possibilidade de fazer julgamentos morais ditos corretos, de utilizar o sistema simblico que nos oferece o aparato tico e moral. Em resumo, a difcil compreenso de certos acontecimentos leva a dvida, que se torna bastante inconfortvel, quanto existncia de uma ordem de mundo verdadeira. Contudo a religio elabora, em contraponto a toda esta dvida, uma ordem genuna do mundo que dar conta das eventuais ambiguidades. Nesse sentido, a religio pode ser entendida como uma forma de conhecimento do mundo. O problema do significado (o fato de existirem a perplexidade, a dor e o paradoxo moral) uma dos principais impulsionadores da crena religiosa. O axioma bsico da perspectiva religiosa que aquele que tiver de saber precisa primeiro acreditar (GEERTZ, 2008, p.81). Uma perspectiva religiosa um modo de ver, um entre outros modos. Esta perspectiva difere da do senso-comum, da cincia e da esttica. Ela repousa em uma aura verdadeiramente real, a qual suas atividades simblicas se devotam a produzir. Os rituais mais elaborados e mais pblicos so os que costumam definir a conscincia espiritual de um povo. O ritual o mecanismo que faz com que todo esse sistema simblico religioso, adquira autoridade sobre os indivduos, pois nesse momento que se efetiva a fuso entre a viso do mundo e o ethos e a intransponibilidade entre o modelo de e o modelo para. Eles renem tanto uma gama de disposies e motivaes como concepes metafsicas. Geertz prope o termo, utilizado por Singer, realizaes culturais para nomear essas cerimnias. Ningum vive a todo tempo no mundo formado pelos smbolos religiosos, mas no mundo cotidiano dos objetos do senso-comum. Geertz aponta que as pessoas podem viver sem percepo artstica, cientfica ou religiosa, mas no sem um entendimento do senso-comum. Assim, o impacto mais importante dos rituais est fora dos limites da durao do seu acontecimento, est na influncia que exerce na concepo individual de mundo usada cotidianamente. Para o autor o movimento entre a religio e o sensocomum bastante recorrente empiricamente e precisa ser melhor observado pelos pesquisadores.

Geertz aponta uma dificuldade encontrada entre os antroplogos da religio, a de conseguir uma sntese do que observa em campo sem recai nas opinies extremas encontradas entre indivduos do grupo estudado.

Um dos maiores problemas metodolgico ao escrever cientificamente sobre religio deixar de lado, ao mesmo tempo, o tom do ateu da aldeia e o do pregador da mesma aldeia, bem como seus equivalentes mais sofisticados, de forma que as implicaes social e psicolgica de crenas religiosas particulares possam emergir a uma luz clara e neutra. (GEERTZ, 2008, p.89) Para um antroplogo a importncia da Religio esta na sua capacidade de servir como modelo de e modelo para. Os conceitos religiosos servem aos fieis um arcabouo de idias gerais, no apenas a questes metafsicas, mas a grande parte da existncia humana. Assim, a partir do entendimento do papel da religio no social e no psicolgico possvel alcanar a compreenso de como o verdadeiramente real e as disposies se colocam na vida cotidiana dos fieis. Para Geertz, o estudo antropolgico da religio deve ser realizado em dois estgios: 1. anlise do sistema de significados incorporado nos smbolos que formam a religio propriamente dita; 2. anlise do relacionamento desses sistemas aos processos scio-estruturais e psicolgicos. O autor critica que os estudos dos antroplogos contemporneos negligenciam este segundo estagio e do mais nfase ao primeiro. Geertz prope neste texto uma srie de questes sobre o fazer da antropologia da religio contempornea. Estes pontos podem nos levar a um interessante debate sobre nossas experincias tericas e empricas. Tomando os questionamentos suscitados por ele podemos refletir at onde estamos presos aos clssicos, e no existe uma produo que amplie a percepo terica a partir deles, como o prprio Geertz prope? Estamos mesmo fugindo das questes mais obscuras, e mais interessantes, que suscitam os estudos sobre a religio, as relegando a outras disciplinas? Os antroplogos contemporneos tm de fato deixado de analisar os significados dos smbolos que formam a religio?

Das könnte Ihnen auch gefallen