Sie sind auf Seite 1von 7

PORTUGUS

PROF. MANOEL SOARES

REVISO
Ateno: As questes de nmeros 01 a 05 referem-se ao texto que segue. c) b)

Um sonho de simplicidade
Ento, de repente, no meio dessa desarrumao feroz da vida urbana, d na gente um sonho de simplicidade. Ser um sonho vo? Detenho-me um instante, entre duas providncias a tomar, para me fazer essa pergunta. Por que fumar tantos cigarros? Eles no me do prazer algum; apenas me fazem falta. So uma necessidade que inventei. Por que beber usque, por que procurar a voz de mulher na penumbra ou os amigos no bar para dizer coisas vs, brilhar um pouco, saber intrigas? Uma vez, entrando numa loja para comprar uma gravata, tive de repente um ataque de pudor, me surpreendendo assim, a escolher um pano colorido para amarrar ao pescoo. Mas, para instaurar uma vida mais simples e sbia, seria preciso ganhar a vida de outro jeito, no assim, nesse comrcio de pequenas pilhas de palavras, esse ofcio absurdo e vo de dizer coisas, dizer coisas... Seria preciso fazer algo de slido e de singelo; tirar areia do rio, cortar lenha, lavrar a terra, algo de til e concreto, que me fatigasse o corpo, mas deixasse a alma sossegada e limpa. Todo mundo, com certeza, tem de repente um sonho assim. apenas um instante. O telefone toca. Um momento! Tiramos um lpis do bolso para tomar nota de um nome, de um nmero... Para que tomar nota? No precisamos tomar nota de nada, precisamos apenas viver sem nome, nem nmero, fortes, doces, distrados, bons, como os bois, as mangueiras e o ribeiro.
(Rubem Braga, 200 crnicas escolhidas)

d)

e)

vida a ser levada com muito mais disteno. Quem vive de forma mais displiscente no o homem distrado das obrigaes, mas aquele que atribue importncia exclusiva aos negcios e rotina urbana. Um telefone corta abruptamente nossa evazo imaginria, e anotamos nomes e nmeros, na sugeio aos velhos hbitos e compromissos. Se uma vida mais natural nos restitui a extinta simplicidade, que empecilhos to fortes nos impedem de desfrutla? A singeleza de uma vida natural exclue, obvio, aqueles valores suprfluos que encorporamos sem nunca os analisar.

02. As normas de concordncia verbal esto inteiramente respeitadas SOMENTE na frase: a) Quando se fatigam os corpos, as almas restam mais sossegadas e limpas. b) O que aflige o autor os compromissos e os ofcios vos, com os quais se envolvem permanentemente. c) No dura seno um rpido instante os vislumbres de uma vida mais simples. d) Todas as coisas que se sonha nascem de carncias reais. e) Se houvessem mais coisas simples em nossa vida, no sonharamos tanto com elas. 03. Transpondo-se para a voz passiva a frase Eles no me do prazer algum, resultar a forma verbal a) b) c) d) e) tm dado. dado. tem sido dado. teriam dado. foi dado.

01. Est correta a grafia de palavras na frase:

todas as

a) O sonho do cronista parece estravagante, mas h que se reconhecer nele a beleza de uma

04. Todas as formas verbais esto corretamente flexionadas na frase: 1

PORTUGUS
a) Se todos se detessem mais do que um instante, um sonho seria mais que um sonho. b) Como nunca te conviu sonhar, deduzo que sejas feliz. c) O cronista prov de sonhos sua vida, ainda que sejam fugazes. d) De onde proviram as gravatas, que se ostentam to vaidosamente? e) Ah, se retssemos por mais tempo os sonhos que valham a pena sonhar... 05. Est inteiramente adequada pontuao da seguinte frase: a

PROF. MANOEL SOARES

Prticas e convenes
Os direitos e deveres estabelecem-se primeiro na prtica, depois por conveno. O senso do que justo, do que socialmente desejvel, mesmo do que moral, firma-se em valores culturais, cujo acatamento coletivo muitas vezes demanda as prescries de um cdigo. Ocorre que a legitimidade desse cdigo pode vir a se tornar mera e vazia conveno, quando seus postulados j no refletem a evoluo dos fatos da cultura. As revises dos dispositivos da lei fazem-se, por vezes, com tal atraso, que apenas retiram de um texto caduco aquilo que as pessoas h muito removeram de suas prticas sociais. As recentes alteraes no Cdigo Civil brasileiro, elogiveis em tantos aspectos, esto longe de representar algum avano mais profundo, refletindo, apenas hoje, valores que, na prtica social, firmaram-se h dcadas. No que diz respeito ao papel da mulher na modernidade, essas alteraes no fazem mais que formalizar (quase diria: envergonhadamente) direitos conquistados ao longo das lutas feministas, desde que a mulher tomou para si a tarefa que lhe cabia: demarcar com clareza e soberania o territrio de sua atuao, territrio que h muito seu, no por conveno, mas pela ao cotidiana que se fez histrica.
(Digenes Torquato, indito)

a) Tive, sim um ataque de pudor, quando olhando-me com a gravata, tomei conscincia de que pretendia ficar elegante com um pano colorido que mecanicamente, amarrara ao pescoo. b) Tive sim um ataque de pudor quando, olhando-me com a gravata tomei conscincia, de que pretendia ficar elegante com um pano colorido, que mecanicamente amarrara, ao pescoo. c) Tive, sim, um ataque de pudor quando olhando-me, com a gravata, tomei conscincia, de que pretendia ficar elegante com um pano, colorido, que mecanicamente amarrara ao pescoo. d) Tive, sim, um ataque de pudor; quando olhando-me com a gravata, tomei conscincia de que pretendia ficar elegante: com um pano colorido que, mecanicamente, amarrara ao pescoo. e) Tive, sim, um ataque de pudor quando, olhando-me com a gravata, tomei conscincia de que pretendia ficar elegante com um pano colorido que, mecanicamente, amarrara ao pescoo. Ateno: As questes de nmeros 06 a 10 referem-se ao texto que segue.

06. Para preencher de modo correto a lacuna da frase, o verbo indicado entre parnteses dever adotar uma forma do plural em: a) As normas que num cdigo legal se ...... (estipular) devem acompanhar a prtica das aes sociais. b) As recentes alteraes que ...... (haver) no Cdigo Civil brasileiro so elogiveis em muitos aspectos. c) No nos ...... (dizer) respeito definir o que ou no legtimo, se no distinguimos entre o que e o que no um fato social. d) Se dos postulados dos cdigos ...... (nascer) todo direito, a justia humana seria uma simples conveno. 2

PORTUGUS
e) Ao longo das lutas feministas tanta coisa se ...... (conquistar) que muitos dispositivos legais se tornaram imediatamente obsoletos. 07. A expresso de cujo preenche corretamente a lacuna da frase: a) um processo de luta ...... sucesso muitas se empenham. b) As novidades do novo Cdigo Civil, ...... muito se falou, so um tanto tmidas. c) As lutas feministas, ...... sucesso ningum mais duvida, travaram-se ao longo de muitas dcadas. d) A grande tarefa do legislador, ...... esforo devemos reconhecer, acompanhar a evoluo dos fatos da cultura. e) As prticas sociais, ...... valor nenhum outro deveria se sobrepor, so por vezes ignoradas. 08. A nica frase corretamente construda : a) Espero que Vossa Excelncia aprecieis o novo cdigo. b) Se o senhor preferir, aguardarei que termines a leitura integral do cdigo. c) Se passares os olhos pela nova redao, poder ver que so pequenas as alteraes. d) Conserva contigo esse exemplar do novo cdigo; no v perd-lo, por favor. e) Se Vossa Senhoria no fizer objeo, levo-lhe ainda hoje a nova redao do cdigo. 09. preciso corrigir a redao da seguinte frase: a) Li o novo cdigo e, no fundamental, nada tenho a lhe opor. b) louvvel, reconhea-se, a coragem com que as feministas pioneiras se lanaram luta. c) Os povos primitivos orientam-se por uma tradio de valores mais precisos e mais permanentes que os nossos. d) H sempre quem discuta as leis; mais difcil haver quem discuta os valores j estabelecidos na prtica social.

PROF. MANOEL SOARES


e) Se contra fatos no h argumentos, esta uma afirmao autoritria, na qual no se deve recorrer. 10. A necessidade ou no do sinal de crase est inteiramente observada na frase: a) Deve-se luta das feministas o respeito aos direitos que cabem tambm s outras parcelas de injustiados que integram a nossa sociedade. b) Encontra-se a disposio dos interessados a nova edio do Cdigo Civil, qual, alis, j se fizeram objees torto e direito. c) vista do que dispe o novo cdigo, no caber ningum a condio "natural" de cabea de casal, qual, at ento, se reservava para o homem. d) Pode ser que curto prazo o novo cdigo esteja obsoleto em vrios pontos, exemplo do que ocorreu com o antigo. e) No se impute uma mulher a culpa de no ter lutado por seus direitos; todas as presses sociais sempre a conduziram quela "virtuosa" resignao. Ateno: As questes de nmeros 11 a 16 referem-se ao texto que segue.

Orgulho ferido
Um editorial da respeitada revista britnica The Lancer sobre o futuro de Cuba acendeu uma polmica com pesquisadores latino-americanos. O texto da revista sugeriu que o pas pode mergulhar num caos aps a morte do ditador Fidel Castro, que sofre de cncer, tal como ocorreu nos pases do Leste Europeu aps a queda de seus regimes comunistas. E conclamou os Estados Unidos a preparar ajuda humanitria para os cubanos. De quebra, a publicao insinua que h dvidas sobre a capacidade do sistema de sade cubano fazer frente a esse quadro. 3

PORTUGUS
O editorial um desrespeito soberania de Cuba, diz Maurcio Torres Tovar, coordenador-geral da Alames (Associao Latino-Americana de Medicina Social). A ateno do Estado cubano para com a sade de sua populao um exemplo para todos. Cuba tem uma notvel vocao solidria, ajudando, com remdios e servios de profissionais, diversos pases atingidos por catstrofes, afirmou. Sergio Pastrana, da Academia de Cincias de Cuba, tambm protestou: Temos condio de decidir se precisamos de ajuda e direito de escolher a quem pedi-la. 11. Para que se respeite a concordncia verbal, ser preciso corrigir a frase: a) Tm havido dvidas sobre a capacidade do sistema de sade cubano. b) Tm sido levantadas dvidas sobre a capacidade do sistema de sade cubano. c) Ser que o sistema de sade cubano tem suscitado dvidas sobre sua eficcia? d) Que dvidas tm propalado os adversrios de Cuba sobre seu sistema de sade? e) A quantas dvidas tem dado margem o sistema de sade de Cuba? 12. A frase que admite transposio para a voz passiva : a) O pas pode chegar a uma situao catica. b) O editorial um desrespeito soberania cubana. c) A ateno do Estado cubano para com a sade popular exemplo para todos. d) Houve indignao e protestos contra o editorial da revista. e) Cuba tem auxiliado pases vtimas de catstrofes. 13. O editorial foi considerado um desrespeito soberania de Cuba, trataram a soberania de Cuba como uma questo menor, pretenderam reduzir a soberania de Cuba a dimenses risveis, como se os habitantes

PROF. MANOEL SOARES


do pas no tivessem construdo a soberania de Cuba com sangue, suor e lgrimas. Evitam-se as viciosas repeties acima substituindo-se os segmentos sublinhados, respectivamente, por a) trataram a ela reduzir-lhe a tivessem construdo. b) trataram-na reduzi-la a tivessem construdo. c) a trataram a reduziram tivessem-na construdo. d) trataram-lhe reduziram-lhe lhe tivessem construdo. e) trataram-na reduziram-lhe lhe tivessem construdo. 14. Considere as seguintes frases: I. O editorial calou fundo nos pesquisadores latino-americanos, que a ele reagiram com firmeza. II. O povo cubano deve decidir, por si mesmo, se precisa ou no de ajuda externa. III. Ofertas de auxlio podem ser constrangedoras, quando no solicitadas. A eliminao da(s) vrgula(s) altera o sentido SOMENTE do que est em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III. 15. Esto corretos o emprego e a flexo dos verbos na frase: a) A polmica que o editorial tinha aceso entre os latino-americanos tambm acerrou os nimos de intelectuais progressistas europeus. b) Atitudes colonialistas costumam insulflar ressentimentos entre os povos que buscam imergir de suas fundas penrias. c) A revista The Lancer descriminou os cubanos, tratando-os como bem lhe aprouveu. 4

(Revista Pesquisa Fapesp. Outubro 2006, n. 128)

PORTUGUS
d) Se os cubanos interviessem em outros pases do modo como j intervieram as grandes potncias, seriam duramente rechaados. e) Que ningum se surprenda se os cubanos recomporem seu estilo de vida, aps uma eventual ruptura poltica. 16. O verbo indicado entre parnteses dever flexionar-se numa forma do singular para preencher corretamente a lacuna da frase: a) H muito no se ...... (tolerar) atitudes arrogantes como a do editorial da revista britnica. b) natural que ...... (ferir) o orgulho do povo cubano as exortaes publicadas na revista britnica. c) Os pesquisadores no ...... (haver) de se ofender, caso os termos do editorial da revista fossem menos prepotentes. d) Foi precisa a argumentao de que se ...... (valer) os pesquisadores latinoamericanos em sua rplica ao editorial. e) Aos pases ricos no ...... (competir) tomar decises que afetem a soberania dos pases em desenvolvimento.

PROF. MANOEL SOARES formativo do educando. Isso quer dizer, com todas as letras, que estgio no emprego. o ponto de partida para qualquer discusso sobre o tema. O Brasil no dispunha de uma lei que regulamentasse claramente os direitos e deveres das empresas, das escolas e dos estagirios. O presidente do Centro de Integrao Empresa-Escola (CIEE) explica que, at o ano passado, as regras eram balizadas por decretos, normas e portarias, que comearam a entrar em vigor h 45 anos. Foi quando nasceu o CIEE, responsvel por realizar a ponte entre o mundo do trabalho e o mundo do saber. Mantido por contribuies das empresas associadas, o CIEE lanou o Guia Prtico para Entender a Nova Lei do Estgio, com respostas a mais de 30 perguntas acerca das mudanas e normas mais importantes. Entre elas, destacamse a limitao da jornada diria para seis horas, a obrigatoriedade de pagamento do auxliotransporte, a concesso do recesso obrigatrio de 30 dias aps um ano de estgio e o limite mximo de dois anos de permanncia em uma mesma empresa. A nova lei no recebeu mais questionamentos quando foi apresentada em setembro de 2008. Algumas poucas vozes se levantaram poca, temendo que mais encargos s empresas inibissem a oferta de vagas. Mas, em geral, foi saudada, principalmente pelos estudantes, cansados de passar o dia em atividades banais pouco instrutivas ou de trabalharem mais de oito horas dirias, sem dcimo terceiro, INSS, FGTS, frias.
Celso Marcondes. Soluo ou entrave? In: CartaCapital, 29/4/2009, p. 8-9 (com adaptaes).

19 22 25 28 31 34 37

41

45

Texto para as questes 17, 18 e 19 49 1 4 7 10 13 16 Promulgada em setembro de 2008, a nova Lei do Estgio ainda provoca dvidas entre empresrios e estudantes. Fruto de um longo debate, seu maior objetivo, segundo o ministro do trabalho, Carlos Lupi, era: Proporcionar a milhes de jovens estudantes brasileiros os instrumentos que facilitem sua passagem do ambiente escolar para o mundo do trabalho. A lei reconhece o estgio como um vnculo educativoprofissionalizante, supervisionado e desenvolvido como parte do projeto pedaggico e do itinerrio 52

56

60 63

PORTUGUS QUESTO 17 Assinale a opo incorreta com relao s ideias apresentadas no texto. A) poca da apresentao da Lei do Estgio, as poucas vozes que se levantaram contra ela evidenciavam receio de que houvesse restrio na contratao de estagirios. B) A Lei do Estgio visa propiciar ferramentas para o ingresso de estudantes no mundo do trabalho. C) Entre outras regulamentaes, a Lei do Estgio determinou que a jornada de trabalho de estagirios no pode exceder seis horas dirias. D) A Lei do Estgio, por ter causado temor s empresas, inibiu a oferta de vagas em razo do aumento de encargos das empresas. E) A grande maioria dos estudantes considerava o estgio pouco gratificante antes da promulgao da nova lei. QUESTO 18 Assinale a opo incorreta com relao s estruturas lingusticas do texto. A) A expresso Promulgada em setembro de 2008 (.1-2) refere-se a a nova Lei do Estgio (.2). B) A expresso Carlos Lupi (.7) est entre vrgulas por tratar-se de aposto explicativo. C) A orao que estgio no emprego (.19) completa o sentido do verbo dizer (.18). D) A concordncia verbal permaneceria igualmente correta se, em lugar de destacam-se (.41), fosse empregada a forma destaca-se. E) O sujeito de foi saudada (.57) ela, que corresponde a oferta de vagas (.56).

PROF. MANOEL SOARES QUESTO 19 Assinale a opo incorreta com relao s estruturas e pontuao do texto. A) As palavras Estgio, diria e aps so graficamente acentuadas devido mesma regra. B) O verbo provocar, utilizado no incio do texto, dependendo do contexto em que empregado, muda de sentido. C) Caso fosse eliminado o acento da palavra dvidas (.3), o texto ficaria incoerente, pois a forma resultante corresponderia a palavra pertencente a outra classe gramatical. D) Aps a palavra associadas (.36), a vrgula obrigatria. E) Na orao A nova lei no recebeu mais questionamentos quando foi apresentada em setembro de 2008 (.50-52), facultativo o emprego de vrgula logo aps a palavra questionamentos.

Texto para as questo 20. 1 4 Charles Darwin um paradoxo moderno. No sob a tica da cincia, rea em que seu trabalho plenamente aceito e celebrado como ponto de partida para um grau de conhecimento sem precedentes acerca dos seres vivos. Sem a teoria da evoluo, a moderna biologia, incluindo a medicina e a biotecnologia, simplesmente no faria sentido. O enigma reside na relutncia, quase um mal-estar, que suas ideias causam entre um vasto contingente de pessoas, algumas delas fervorosamente religiosas, outras nem tanto. Veja o que ocorre nos Estados Unidos da Amrica. O pas dispe das melhores universidades do mundo, detm metade dos
6

12

16

20

PORTUGUS cientistas premiados com o Nobel e registra mais patentes do que todos os seus concorrentes diretos somados. Ainda assim, s um em cada dois norte-americanos acredita que o homem possa ser produto de milhes de anos de evoluo. O outro considera razovel que ns, e todas as coisas que nos cercam, estejamos aqui por ddiva da criao divina.
Gabriela Carelli. A Darwin o que de Darwin. In: Veja, 11/2/2009, p. 73 (com adaptaes).

PROF. MANOEL SOARES

24

28 31

QUESTO 20 Assinale a opo correta com relao s ideias e tipologia do texto, bem como s palavras nele empregadas. A) Metade dos norte-americanos rejeita a teoria da evoluo. B) O plural de detm (.20) grafa-se detem. C) No texto, a palavra precedentes (.7) modifica a expresso ponto de partida (.5). D) Os sujeitos de detm (.20) e de registra (.22) so indeterminados. E) Pelos traos lingusticos que apresenta, o texto predominantemente narrativo.

Das könnte Ihnen auch gefallen