Sie sind auf Seite 1von 3

Resumo do texto: Eixo das principais caractersticas de projetos que funcionam(Helosa Luck, 2003. P.

56)

Sobre projetos comum observar que alguns no chegam ao papel, outros no saem e poucos so executados. A partir das condies apresentadas no texto possvel identificar aspectos para superar essa realidade. A ideia de futuro, de modificao da realidade e do que se almeja, impulsiona e direciona o plano. Como em quase todos os feitos, projetos sempre envolvem outras pessoas alm do seu primeiro idealizador ou gestor. Assim sendo, necessrio que desde o incio haja envolvimento das partes envolvidas para um enfrentamento coletivo dos problemas e se alcance desse modo uma soluo, considerando os talentos e a criatividade dos participantes. No intito de envolver a todos preciso estimular a reflexo da importncia de cada um, ultrapassar a realidade e seus impasses, reforar o objetivo predefinido, visualizar novos campos de atuao, explorar solues criativas, ampliar horizontes de trabalho e insentivar ao protagonismo da nova realidade almejada. Para que esse envolvimento gere a participao plena dos indivduos preciso que se articule efetivamente os esforos pessoais coletivamente organizados para superar atitudes de acomodao e marginalidade em relao aos processos, eliminar o individualismo, direcionar a realizao dos propsitos coletivos, respeitar as ideias e sofrer juntos as dificuldades da sua implementao. A tomada de deciso uma das formas mais eficazes de interveno num contexto, pois corresponde ao compromisso de ao e secundria ao processo de anlise racional e objetiva da realidade. E quanto mais fundamentada nesse processo, maior potencial de mudana e resoluo ter. Quanto aos processos importante que o gestor promova condies para que toda a organizao tome decises acertadas. Adapte-se dinamicamente a possveis condies de mudanas, fornea informaes completas, aborde outras alternativas, vizualize previamente as transfomaes decorrentes do projeto, respeite os aspectos tcnicos, conceituais e culturais. Atentandose a evitar pssveis precipitaes, improvisaes e desateno ao envolvimento de todas as partes, ao descuido dos diversos cursos de ao, a restrio dos horizontes e a recada a prticas autoritrias e centralizadoras.

Ao idealizar um projeto, inicialmente o processo ocorre mentalmente, ao arquitetar suas caractersticas, os pontos chaves, ao indagar-se sobre o real motivo pelo qual se props a realizar o mesmo. Pode acontecer que esse processo ocorra de forma incoerente com a realidade, quando falta ao gestor ou responsvel, o conhecimento cientfico necessrio. Porm, quando o mesmo elaborado de forma conjunta com a equipe responsvel, levando os indivduos busca da reflexo sobre a tomada de deciso de forma autnoma, possvel que ao trmino obtenha se o resultado positivo. interessante que os indivduos tenham a conscincia, da importncia de se ter o pensamento dinmico, critico e interativo para ao longo dos procedimentos virem a superar as limitaes, advindas do processo. Projetos que funcionam apresentam algumas caractersticas consideradas importantes para avalizar sua qualidade ao coloca-lo em prtica. Estas porm, tem o objetivo de direcionar, organizar e mobilizar a energia, a ao e recursos para promover resultados. As caractersticas em destaque so: Clareza: Implica ir direto ao ponto, ser especifico nas colocaes, tendo uma tica abrangente e aprofundada do problema. Utilizar linguagem de fcil interpretao, para no realizar atividades desnecessrias. Objetividade: Corresponde percepo e descrio da realidade tal como ela , e no com o que eu acho. Especificidade: Para defini-la necessrio conhecer o problema de forma ampla de modo a especificar o que prioridade, para conseguir resultados positivos. Viso estratgica: ter o pensamento no futuro, se indagando sobre as possveis situaes que podero surgir. Baseia-se em buscar resultados positivos no apenas possveis, mas tambm com o poder de ser ampliado. Aplicabilidade: Para o projeto ser bem sucedido, ao elabora-lo, interessante considerar os elementos tcnicos e os recursos, como tambm o contexto cultural onde ser desenvolvido o mesmo. Criatividade: Baseia se em buscar o novo, fazer diferente daquilo que j foi feito, agregar valor e assim ser competitivo. Remodelar as velhas experincias. Trazer novas perspectivas.

Flexibilidade: Como o projeto no pode ser fechado preciso ter uma carta na manga para as possveis eventualidades. Para que se acaso as coisas no saiam da maneira esperada, se possa ter uma segunda opo.

Consistncia: Baseia se no aprofundamento terico e consistente. saber o que realmente se quer fundamentado na realidade e assim nos nos estudiosos. Coerncia: fazer com que todo o corpo do projeto, os objetivos, metodologia, e demais partes, estejam em inteira ligao proposta idealizada para o projeto. Globalidade: Diz respeito ao equilbrio que deve se ter entre as partes com o todo. Unidade: Baseia se em ter o foco definido e claro, e ainda estar de acordo com a fundamentao elaborada para o mesmo. Responsabilizao: Ao elaborar um projeto, os indivduos sero os responsveis pelo sucesso ou fracasso do mesmo. Isso ser resultado do nvel de comprometimento de cada um. Sabemos que a pessoa em sua individualidade, muito dificilmente ter todas as atribuies necessrias para a elaborao de projetos. Mas pode-se ao longo do tempo, buscar esse tipo de capacitao.

Das könnte Ihnen auch gefallen