Sie sind auf Seite 1von 9

Orientaes para Bolsistas no Programa Cincia sem Fronteiras Graduao Sanduche - EUA

Prezado (a) bolsista,

A Capes tem o prazer de cumpriment-lo (a) pela sua aprovao no Programa Cincia sem Fronteiras Graduao Sanduche EUA. O financiamento concedido faz parte dos esforos despendidos pelo Governo Federal, por intermdio da Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior Ministrio da Educao (Capes - MEC), com vistas ao incremento do intercmbio tcnico-cientfico e conseqente internacionalizao de alunos universitrios brasileiros. Em face desse propsito, a Capes apoiar seu intercmbio no exterior nas universidades e instituies de pesquisa reconhecidas internacionalmente pela excelncia acadmica e estar certa do seu empenho no sentido de corresponder ao investimento realizado no tempo previsto para o estudo. O presente documento foi elaborado com base na longa experincia desta Fundao no atendimento aos bolsistas no exterior, abrangendo as questes mais comumente suscitadas e tem por finalidade informar seus direitos e deveres perante a Capes.

Uma leitura cuidadosa de cada item deste documento importante para facilitar sua insero no pas de destino e sua comunicao com a Capes ao longo do perodo de estudo e estgio.

Programa Cincia sem Fronteiras Graduao Sanduche nos EUA Coordenao-Geral de Bolsas no Exterior Braslia 2012

Capes/Apoio para Graduao Sanduche no Exterior.

1.

APRESENTAO As orientaes, a seguir, buscam esclarec-lo (a) com relao aos aspectos prticos do apoio concedido, tais como: a implementao dos benefcios, o acompanhamento pela Capes e o encerramento do processo ao trmino de sua bolsa. Os procedimentos adotados requerem que sejam cumpridas todas as exigncias do Programa, observando-se os prazos estabelecidos, para que no ocasione atrasos na anlise de solicitaes, nas providncias para o incio de suas atividades no exterior e na remessa de mensalidades no exterior, entre outros. Os endereos para o estabelecimento de contatos, os prazos e o modo de envio de documentos solicitados so apresentados nos Apndices I e II. O formato de arquivo aceito para envio de documento o PDF (Acrobat Adobe) com no mximo 5 (cinco) Mbytes.

2.

VISTO Para fins de implementao da bolsa necessria a aquisio prvia do visto. A obteno do visto responsabilidade do bolsista. Assim, voc dever agendar a sua entrevista (aps recebimento no mnimo da via digitalizada do formulrio DS 2019) e pagar as taxas exigidas pelo consulado americano para tal. Ressaltamos que voc precisar da via original do formulrio DS 2019 em mos no momento da entrevista. O IIE enviar a voc o protocolo de envio. Assim, h a possibilidade de ter uma previso sobre a data de entrega daquele documento. Esse procedimento indispensvel, mesmo que em seu passaporte j conste outro tipo de visto. No possvel alterar a condio do visto aps ingresso no pas de destino. No caso dos Estados Unidos, exige-se que o visto seja o J1.

3.

IMPLEMENTAO DA BOLSA A Capes proceder implementao do apoio aps a emisso da Carta de Concesso, a obteno do visto e o recebimento dos seguintes documentos: Termo de Compromisso devidamente datado e assinado; dados para pagamento(s) em conta bancria no Brasil e comprovante da conta bancria emitido pelo prprio banco (extrato simples). A conta bancria dever ser do tipo corrente ou universitria e o bolsista deve ser o nico titular. No ser aceita conta conjunta e nem tipo poupana. A Capes no faz preferncia por qualquer tipo de Banco. O Governo Federal, por intermdio do Banco do Brasil, efetua o crdito exclusivamente em conta corrente do (a) beneficirio (a), no permitindo a utilizao de dados bancrios de terceiros e nem de conta poupana. Obs.: No caso de conta universitria, verificar com o banco se no h restrio de recebimento de valores. Caso o bolsista seja servidor pblico, dever solicitar publicao no Dirio Oficial da Unio, do Estado ou do Municpio, conforme Decreto n 91.800 de 18/10/1985, ou autorizao do dirigente mximo da instituio, durante todo o perodo de bolsa, constando na redao o nus Capes. Aps o recebimento dos documentos, o seu processo ser tramitado para a Coordenao de Bolsas CBO. Um tcnico desta Coordenao ser designado para tomar as providncias necessrias com vistas liberao e manuteno dos benefcios constantes da Carta de Concesso, assim como acompanhar o processo at o encerramento da sua Graduao Sanduche nos EUA e o seu retorno ao Brasil.

Capes/Apoio para Graduao Sanduche no Exterior.

Para viabilizar o pagamento, necessria a informao correta sobre os dados da conta corrente e do documento emitido pelo prprio banco comprovando os dados. 4. DURAO E COMPONENTES DO APOIO O apoio da Capes para o Programa Cincia sem Fronteiras Graduao Sanduche ser pelo perodo de concesso da bolsa, no sendo permitida a prorrogao do perodo inicialmente autorizado. Esse apoio concedido exclusivamente ao () bolsista. 4.1 Auxlio deslocamento Este benefcio se destina despesa com compra de passagem area pelo (a) prprio (a) bolsista. O (a) bolsista receber esse apoio para cobrir despesas com as passagens de ida ao local de estudo e de retorno ao Brasil. So de responsabilidade exclusiva do (a) bolsista as providncias quanto a aquisio das passagens, ficando vedada a utilizao de milhas. O auxlio deslocamento estabelecido em Portaria, publicada pela Presidncia da Capes. Ele varivel conforme regio demogrfica, calculado em dlar americano, e a converso para as demais moedas feita pela taxa cambial vigente na data de publicao da referida portaria. O auxlio concedido em duas parcelas. A primeira, correspondente ida, paga em reais, em conta bancria no Brasil e antes da partida, no momento em que seu processo for tramitado para seu tcnico de acompanhamento. Este pagamento dever ser realizado em at 15 (quinze) dias teis contados da data de solicitao (seu tcnico o informar no momento da solicitao). A segunda, referente volta, paga mediante prvia solicitao do bolsista, em at 1 (um) ms antes de seu retorno, na moeda estabelecida para a concesso da bolsa, em conta bancria no exterior e antes do retorno ao pas. responsabilidade do (a) bolsista comprar a passagem na agncia de sua preferncia, sendo que poder, a seu critrio, efetuar a compra dos dois trechos (ida e volta). A prestao de contas desse auxlio dever ser efetuada logo aps a sua chegada no exterior, enviando por meio do link (http://ged.capes.gov.br/AgProd/silverstream/pages/pgEnviaDocumentosAvulsos.html) no sistema online Programa Cincia sem Fronteiras, os seguintes documentos: bilhete eletrnico e cpia dos cartes de embarque.

Ao trmino da bolsa, a comprovao do retorno ao Brasil dever ser feita em conjunto com os demais documentos requeridos para fins de encerramento do processo, conforme item 15. 4.2 Auxlio instalao Esse benefcio destina-se a contribuir com as despesas iniciais de acomodao no pas de destino e concedido ao () bolsista que residir no Brasil e no tiver iniciado seus estudos no exterior no momento da implementao da bolsa. Pago em uma nica parcela. O valor correspondente a este auxlio ser pago no Brasil, antes da partida e em reais. A converso feita com base na taxa de cmbio adotada pela Capes, a qual no acompanha a cotao diria do mercado. A comprovao da entrada no pas dar-se- com a apresentao do registro no passaporte da entrada no pas de destino e a informao dos endereos residencial e bancrio no exterior, aps a chegada, por meio do sistema da Capes. Capes/Apoio para Graduao Sanduche no Exterior.

4.3

Seguro sade Este benefcio custear as despesas referentes aquisio de plano de sade durante todo o perodo de sua bolsa. A aquisio do seguro de sade ser providenciada pelo IIE (Institute of International Education). A CAPES enviar ao IIE (Institute of International Education) os recursos para a aquisio do seguro de sade que, por sua vez, o repassar s instituies de ensino no exterior. Esse benefcio destinado a todos (as) os (as) bolsistas do Programa Cincia sem Fronteiras, para que tenham, quando necessrio, um atendimento adequado sade. Para sua segurana, contate o Advisor de sua Universidade e solicite informaes a respeito. A Capes se exime da obrigao de qualquer apoio adicional para o custeio de despesas mdicas, hospitalares, odontolgicas ou correlatas no previstas pelo seguro adquirido. Por isso, imprescindvel que o (a) bolsista examine, prvia e atentamente, todas as clusulas da aplice. Caso necessite de outros atendimentos que no estejam estabelecidos na aplice de seguro, de responsabilidade do (a) bolsista requerer a cobertura adicional.

4.4

Ajuda de custo O incio do pagamento das parcelas no exterior depende do recebimento, pela Capes, por processo eletrnico, dos documentos a seguir: Bilhete eletrnico (cpia eletrnica); carto de embarque (cpia eletrnica); pginas do passaporte em que conste a foto e a data de sua chegada ao exterior; dados residenciais e bancrios no exterior (no formulrio eletrnico); comprovante de abertura da conta bancria emitido pelo prprio banco (cpia eletrnica);

Remessa de valores Devido aos trmites operacionais e bancrios, o prazo para crdito da primeira remessa em sua conta bancria no Brasil de at 20 (vinte) dias teis, a partir da data do ofcio de pagamento constante do SAC-Exterior (veja as instrues contidas no item 5 deste documento). As demais parcelas pagas no exterior obedecero sistemtica de liberao de recursos da Capes, sendo que o valor da primeira parcela ser pago proporcional data de chegada no exterior, conforme comprovao via carimbo em passaporte e bilhete eletrnico. O valor dos dias descontados nessa mensalidade no ser pago ou compensado ao trmino da vigncia de sua bolsa. Uma vez verificado que o crdito em sua conta no foi efetuado dentro do prazo divulgado pela Capes, consulte o tcnico responsvel pelo acompanhamento do seu processo, informando-o sobre valor da remessa e o nmero do ofcio correspondente. 4.5 Auxlio material didtico Este benefcio destina-se a compra de material didtico (NoteBook, Tablet). Ser pago no exterior em uma nica vez, devendo, obrigatoriamente, destinar-se compra do referido equipamento eletrnico. A compra deste equipamento dever ser feita quando nos EUA, visando atender s especificidades que os programas exigirem do (a) bolsista. O bolsista dever enviar Capes, por meio do sistema eletrnico, a nota fiscal de compra do equipamento. Se o valor da compra do equipamento for maior que o auxlio concedido, a Capes no cobrir a diferena; da mesma forma, no ser exigida a Capes/Apoio para Graduao Sanduche no Exterior.

devoluo de eventual saldo resultante dessa aquisio. O saldo restante poder ser utilizado para a aquisio de outros materiais didticos, como livros, CD, etc. de competncia da Capes a anlise da nota fiscal de compra do equipamento. Caso o aporte financeiro referente a este auxlio no seja utilizado para seu devido fim, o valor do benefcio dever ser devolvido integralmente aos cofres pblicos.

5.

SAC-EXTERIOR Aps a implementao do apoio, o (a) bolsista poder efetuar o acompanhamento do seu processo na pgina da Capes, acessando o link http://sacexterior.capes.gov.br/sacexterior/. O SAC-Exterior disponibilizado para conferncia dos dados cadastrais, consulta de remessas financeiras efetuadas, preenchimento de formulrios na internet para atualizao de cadastro e solicitaes diversas. Mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados na Capes. Detectando algum problema ou tendo dvidas, contate o tcnico responsvel pelo seu processo na Coordenao de Bolsas - CBO para os esclarecimentos devidos.

6.

ACOMPANHAMENTO PELA CAPES O acompanhamento do processo pela Capes se caracteriza pelo atendimento do tcnico do Programa Cincia sem Fronteiras s demandas do (a) bolsista, por meio da verificao documental, solicitaes e controles das remessas financeiras efetuadas ao (a) interessado (a). O (a) bolsista dever, ao trmino do perodo letivo, enviar um relatrio de desempenho e, quando necessrio, pleitos diversos para apreciao das Coordenaes de rea.

7.

MUDANA DE INSTITUIO DE ENSINO NO EXTERIOR vedada a mudana de instituio de ensino no exterior, a menos que IIE faa esta orientao e informe, formalmente, Capes sobre a mudana.

8.

VIAGENS RELACIONADAS OU NO A GRADUAO SANDUCHE NOS EUA recomendvel que todo o perodo de concesso de bolsa no exterior seja destinado s atividades previstas na universidade. Necessitando afastar-se do local de estudos devido a sua participao em congressos, seminrios ou outros que normalmente integram as atividades Universitrias, ou por motivos pessoais, comunique esta Fundao com a devida antecedncia, desde que, sem nus para a Capes. A Capes no autoriza a vinda do (a) bolsista ao Brasil no perodo de concesso de sua bolsa. Excepcionalidades sero tratadas caso a caso e, exclusivamente, pelo seu tcnico de acompanhamento, sendo submetidas Diretoria de Relaes Internacionais da Capes para deciso. Para isso, dever ser apresentada justificativa plausvel com eventual documentao comprobatria.

Capes/Apoio para Graduao Sanduche no Exterior.

9.

COMPLEMENTAO E ACMULO DE BOLSA A Capes no complementa e nem permite o acmulo de apoio de outras agncias. Portanto, caso receba ou tenha qualquer outro benefcio financeiro advindo do Governo Federal, ser de sua incumbncia solicitar a imediata suspenso ou cancelamento.

10.

DEVOLUO DE RECURSOS FINANCEIROS Conforme determinao do Tribunal de Contas da Unio - TCU, o (a) bolsista deve efetuar a devoluo, para os cofres pblicos, de remessas recebidas indevidamente. Ocorrendo pagamento de parcelas a mais, em decorrncia da concluso das atividades antes do previsto, ou de outro motivo, providencie a restituio do montante diretamente para uma das contas bancrias da Capes, informada no Apndice I. A devoluo deve ser feita no prazo mximo de 30 (trinta) dias contados da verificao do pagamento indevido ou do retorno do (a) bolsista ao pas. Se a restituio for em Reais, deve ser efetuada pela converso do valor ao cmbio disponvel na data do pagamento. Em seguida, dever ser encaminhada cpia do comprovante de ressarcimento pelo sistema online, para fins de prestao de contas.

11.

COMPROMISSOS COM A CAPES Ao final do perodo de concesso da bolsa, a Capes espera que o (a) bolsista tenha cumprido integralmente os compromissos assumidos no momento da assinatura do Termo de Compromisso com esta Fundao e retorne ao Brasil dentro dos prazos estabelecidos na concesso do apoio. Conforme o Termo de Compromisso, o (a) bolsista assume a responsabilidade de retornar ao Brasil no prazo de at 30 (trinta) dias aps a concluso dos estudos, conforme a data que consta no Termo assinado, e permanecer no pas por um perodo, no mnimo, igual ou superior ao prazo de concesso da bolsa. A Capes sugere que o (a) bolsista se atente ao prazo de reincio do semestre letivo em sua Instituio de Ensino de origem, para que no haja atrasos no retorno ao incio das aulas.

12.

DESISTNCIA DA BOLSA A desistncia do Programa, sem a devida concordncia da Fundao, ocasionar a devoluo de todo o investimento feito em seu favor. Sero analisados pela Diretoria de Relaes Internacionais da Capes somente pedidos de desistncia ou suspenso das atividades quando justificados, fundamentados e comprovados. O (a) bolsista poder retornar ao Brasil somente aps a formalizao e aceite de sua desistncia.

13.

SUSPENSO OU CANCELAMENTO DA BOLSA Conforme consta no Termo de Compromisso, a CAPES se reserva ao direito de suspender ou cancelar a bolsa a qualquer momento, em funo do seu desempenho acadmico ou decorrente de qualquer situao considerada desabonadora, podendo, tambm, ser exigida a devoluo parcial ou total do investimento realizado em seu favor.

14.

PATENTES Ao publicar ou divulgar, sob qualquer forma, descoberta, inveno, inovao tecnolgica ou outra produo, passvel de privilgio decorrente da proteo de direitos de propriedade intelectual, obtida durante os estudos realizados com recursos do Governo Federal, o (a) bolsista dever comunicar Capes e prestar informaes sobre as vantagens auferidas e os registros assecuratrios dos aludidos direitos em seu nome.

15.

ENCERRAMENTO DO PROCESSO

Capes/Apoio para Graduao Sanduche no Exterior.

Aps o trmino do tempo de concesso de sua bolsa de estudos, o processo passa para a responsabilidade da Diviso de Acompanhamento de Egressos - DAE. Esta diviso responsvel pela verificao e anlise dos documentos enviados pelo (a) bolsista no encerramento do processo, e por eventuais cobranas que se faam necessrias - em conformidade com o Termo de Compromisso e as orientaes vigentes para o Programa Cincia sem Fronteiras - Graduao Sanduche no Exterior. Para a prestao de contas do investimento pblico realizado e o encerramento do processo, envie em at 60 (sessenta) dias aps o retorno ao Brasil, os seguintes documentos: comprovante de aquisio da passagem, com especificao do valor pago (cpia eletrnica); carto de embarque (cpia eletrnica); relatrio final (formulrio na internet) sobre o perodo de permanncia no exterior, com avaliao sobre a adaptao cultura, qualidade do laboratrio e acesso a infraestrutura da universidade de estudos ou do centro de pesquisa (biblioteca, computador, fax, telefone e outros), crticas e sugestes; parecer do (a) orientador (a) sobre os trabalhos desenvolvidos no exterior e atualizao dos endereos para contato (residencial, funcional e eletrnico), telefone e fax.

16.

OBSERVAES IMPORTANTES O bolsista dever fazer exames mdicos e ter atestado de sade comprovando boas condies fsicas. importante que o bolsista realize uma radiografia do pulmo e tenha em mo um atestado mdico comprovando no ser portador do vrus da tuberculose.

17.

CASOS OMISSOS Os casos omissos, neste documento, sero analisados pela Diretoria de Relaes Internacionais da Capes. Documentos e informaes adicionais podero ser solicitados a qualquer momento, para melhor instruo do processo.

18.

CONCLUSO A Capes deseja pleno xito em seus estudos e espera que os investimentos feitos em sua formao contribuam para o desenvolvimento cientfico brasileiro, mediante sua atuao como profissional altamente qualificado e produtivo.

Capes/Apoio para Graduao Sanduche no Exterior.

APNDICE I INFORMAES E ENDEREOS PARA O ESTABELECIMENTO DE CONTATOS Informaes sobre a bolsa concedida CAPES Coordenao de Bolsas CBO Setor Bancrio Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06, 3 andar CEP 70040-020 - Braslia, DF Telefone: (55xx61) 2022-6909 (no disponvel para ligaes a cobrar) Fax: (55xx61) 2022-6926 E-mail: csf.eua.117@capes.gov.br Acompanhamento do processo de bolsa no exterior pela internet SAC-Exterior: http://sacexterior.capes.gov.br/sacexterior/ Informaes sobre o encerramento do processo CAPES Diviso de Acompanhamento de Egressos - DAE Setor Bancrio Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06, 3 andar CEP 70040-020 - Braslia, DF Telefone: (55xx61) 2022-6924 (no disponvel para ligaes a cobrar) Fax: (55xx61) 2022-6926 E-mail: dae@capes.gov.br Devoluo de recursos a Capes No exterior Banco: Banco do Brasil Agncia: 1215-7 Conta: 84301011-6 Endereo: Miami Agency, 701 Brickell Avenue, Suite 2610. Miami, FL 33131. ABA: 066010490 SWIFT: BRASUS3M. No Brasil Todos os depsitos na conta da CAPES devero ser efetuados atravs da GRU - Guia de Recolhimento de Receitas da Unio, no Endereo eletrnico: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp. O preenchimento e impresso da GRU podem ser feitos pelo prprio recolhedor, e o depsito efetuado somente nas agncias do Banco do Brasil. Outras informaes Recebimento de informativo eletrnico da Capes A Capes disponibiliza aos bolsistas no exterior o Capes Notcias. Esse informativo apresenta: editais em aberto e notcias da ps-graduao e das atividades de suporte educao bsica. O destaque segue para a seo Concursos e Prmios - um espao aberto pela Capes para o anncio de concursos pblicos destinados a mestres e doutores no Brasil. Os interessados em receber o informativo devem enviar mensagem para imprensa@capes.gov.br e solicitar o cadastramento. IBICT SAS Quadra 05 lote 06 Bloco H sala 506 5 andar 70070-914 Braslia DF

Capes/Apoio para Graduao Sanduche no Exterior.

APNDICE II

RELAO DE DOCUMENTOS SOLICITADOS PELA CAPES Descrio detalhada dos documentos solicitados para implementao e acompanhamento da bolsa de estudos Implementao Duas vias do Termo de Compromisso Dados para pagamento(s) em conta no Brasil Comprovante de dados bancrios Publicao/autorizao afastamento do pas quando necessrio Incio do pagamento das mensalidades no exterior http://ged.capes.gov.br/AgProd/silverstream/pages/pgEnviaDocu mentosAvulsos.html Comprovante de aquisio da passagem, com especificao do valor pago - bilhete eletrnico. Carto de embarque Pginas do passaporte onde consta a foto e carimbo de entrada Comprovante de abertura de conta bancria Dados residenciais e bancrios no exterior http://sacexterior.capes.gov.br/sacexterior/ Outras solicitaes Participao em eventos e viagens, conforme item 8 Encerramento do processo Comprovante de aquisio da passagem, com especificao do valor pago bilhete eletrnico Carto de embarque Parecer do(a) professor(a) colaborador(a) Relatrio final Atualizao dos endereos para contato Internet Formulrio na internet Modo de envio dos documentos Internet e correio Formulrio na internet Internet Data limite de envio At 15 dias teis antes da partida

Internet

Logo aps a chegada no pas de estudos

Formulrio na internet 30 dias antes da viagem

At 60 dias aps concluso do estgio

Capes/Apoio para Graduao Sanduche no Exterior.

Das könnte Ihnen auch gefallen