Sie sind auf Seite 1von 9

Manual de Segurana Laboratrio de Qumica

Elaborao: Louhana Moreira Rebouas Tcnica do Laboratrio de Qumica

1. OBJETIVO Fornecer orientaes bsicas de segurana para todos os usurios do laboratrio, visando a reduo de danos sade e a preveno de acidentes. 2. REGRAS BSICAS DE SEGURANA Fazer uso de equipamento de proteo individual e coletivo adequado ao trabalho que est sendo executado (culos, mscaras, luvas nitrlicas, luvas de couro, jaleco, capela de exausto, etc); O jaleco deve ser mantido fechado durante os experimentos. proibido o uso de sandlias, chinelos e shorts durante as atividades prticas; No fumar, ingerir alimentos ou bebidas durante a permanncia no laboratrio; Nunca pipetar lquidos com a boca. Usar pipetadores adequados; No tentar identificar uma substncia qumica pelo odor ou pelo sabor; Manter os solventes inflamveis afastados de fontes de calor; Armazenar dentro do laboratrio somente as quantidades absolutamente necessrias de reagentes e solventes; Lavar as mos sempre antes e aps os experimentos. Jamais trabalhar trancado. Utilizar a capela sempre que realizar atividades com lquidos volteis ou que envolvam reaes com liberao de vapores; Conhecer o funcionamento dos equipamentos antes de oper-los; Acondicionar vidrarias quebradas e outros materiais cortantes em recipientes separados do lixo comum; Manter cabelos longos presos durante as atividades prticas; No colocar sobre as bancadas qualquer material estranho ao trabalho como bolsas, agasalhos, mochilas, etc. Ao encerrar as atividades, verificar se todos os aparelhos foram devidamente desligados; 2

Sempre antes de manipular uma substncia desconhecida, consultar sua FISPQ. Mantenha-se informado sobre a localizao dos equipamentos de segurana: chuveiro e lava-olhos de emergncia, extintores de incndio e sadas de emergncia.

Transportar produtos qumicos dentro de containers que evitem derramamento (por exemplo, pode-se utilizar um balde de plstico para esta operao). Se o produto for muito pesado ou forem vrios frascos, fazer uso de um carrinho.

No use lentes de contato no laboratrio, pois podem ser danificadas por vapores de produtos qumicos, causando leses oculares graves.

Mantenha bancadas sempre limpas e livres de materiais estranhos ao trabalho. Faa uma limpeza prvia, com gua, ao esvaziar um frasco de reagente, antes de coloc-lo para lavagem. Esta gua de lavagem considerada resduo do reagente.

Rotule imediatamente qualquer reagente ou soluo preparados e a amostras coletadas.

Retire da bancada os materiais, amostras e reagentes empregados em um determinado experimento, logo aps o seu trmino.

Jogue papis usados e materiais inservveis na lata de lixo somente quando no representar risco para as pessoas ou meio ambiente.

Em caso de derramamento de lquidos inflamveis, produtos txicos ou corrosivos tome as seguintes providncias: Interrompa o trabalho Advirta as pessoas prximas sobre o ocorrido Solicite ou efetue a limpeza imediata Alerte o professor ou responsvel pelo laboratrio Verifique e corrija a causa do problema

Em caso de acidente chamar o tcnico ou professor imediatamente.

3. USO DE MATERIAL DE VIDRO No utilize material de vidro quando trincado. Coloque todo o material de vidro inservvel no local identificado para este fim. No deposite cacos de vidro em recipiente de lixo. Proteja as mos (com luvas de amianto, preferivelmente) quando for necessrio manipular peas de vidro que estejam quentes. Use luvas grossas e culos de proteo sempre que:

Atravessar ou remover tubos de vidro ou termmetros em rolhas de borracha ou cortia; Remover tampas de vidro emperradas; Remover cacos de vidro de superfcies, neste caso usar tambm p de lixo e vassoura; No deixe frascos quentes sem proteo sobre as bancadas do laboratrio, coloque-os sobre placas de amianto. Tome cuidado ao aquecer recipiente de vidro com chama direta. Use, sempre que possvel uma tela para disperso de calor sobre a chama. No pressurize recipientes de vidro sem conhecer a resistncia dos mesmos.

4. USO DE EQUIPAMENTOS Em geral: Leia atentamente as instrues sobre a operao do equipamento antes de iniciar o trabalho. Saiba de antemo o que fazer no caso de emergncia, como por exemplo, a falta de energia ou gua. Equipamentos eltricos : S opere o equipamento quando os fios, tomadas e plugs estiverem em perfeitas condies; o fio terra estiver ligado; tiver certeza da voltagem correta entre equipamento e circuitos.

No instale nem opere equipamentos eltricos sobre superfcies midas. Verifique periodicamente a temperatura do conjunto plug-tomada. Caso esteja quente, desligue o equipamento e chame o servio de manuteno.

No deixe equipamentos eltricos ligados no laboratrio, fora do expediente (exceto geladeiras e freezers).

Remova frascos inflamveis das proximidades do local onde ser utilizado equipamento eltrico.

Enxugue qualquer lquido derramado no cho antes de operar o equipamento.

Chapas ou mantas de aquecimento : No deixe chapas/mantas aquecedoras ligadas quando no estiverem sendo usadas. Use SEMPRE chapas ou mantas de aquecimento, para evaporao ou refluxo, dentro da capela. No ligue chapas ou mantas de aquecimento que tenham resduos aderidos sobre a sua superfcie.

5. O USO DE CHAMA NO LABORATRIO Preferivelmente, use chama na capela e somente nos laboratrios onde for

permitido. No acenda o bico de Bunsen sem antes verificar eeliminar os seguintes problemas: Vazamentos Dobra no tubo de gs Ajuste inadequado entre o tubo de gs e suas conexes . Existncia de materiais ou produtos inflamveis ao redor do bico . Nunca acenda o bico de Bunsen com a vlvula de gs muito aberta.

6. O USO DE SISTEMAS A VCUO Somente opere sistemas de vcuo usando uma proteo frontal no rosto. No faa vcuo rapidamente em equipamentos de vidro. Use frascos de segurana em sistemas a vcuo e verifique-os periodicamente.

8. O USO DE CAPELAS A capela somente oferecer proteo ao usurio se for adequadamente utilizada. Nunca inicie um trabalho sem verificar se:

O sistema de exausto est funcionando; O piso e a janela da capela estejam limpos; As janelas da capela estejam funcionando perfeitamente. Nunca inicie um trabalho que exige aquecimento sem antes remover os produtos inflamveis da capela. Deixe na capela apenas o material (equipamentos e reagentes) que sero efetivamente utilizados, remova todo e qualquer material desnecessrio, principalmente produtos qumicos. Mantenha as janelas das capelas com o mnimo possvel de abertura. NUNCA coloque o rosto dentro da capela. SEMPRE instalar equipamentos ou frascos de reagentes a pelo menos 20 cm da janela da capela. Em caso de paralisao do exaustor, tome as seguintes providncias:

Interrompa o trabalho imediatamente; Feche ao mximo a janela da capela; Coloque mscara de proteo adequada, quando a toxidez for

considerada alta; Avise ao pessoal do laboratrio o que ocorreu; Coloque uma sinalizao na janela da capela, tipo CAPELA COM DEFEITO,NO USE; Verifique a causa do problema, corrija-o ou procure o setor de manuteno para que o faam; Somente reinicie o trabalho no mnimo 5 minutos depois da normalizao do sistema de exausto; CAPELAS NO DEVEM SER USADAS PARA GUARDAR PRODUTOS QUMICOS. As capelas devem ser verificadas antes de cada utilizao (no mnimo uma vez por ms) para assegurar-se que a exausto esta funcionando apropriadamente. Antes da utilizao, assegurar-se que o fluxo de ar esteja adequado. As capelas devem ser avaliadas anualmente para verificao da exausto.

9. USO DE REAGENTES QUMICOS Todos os reagentes qumicos, solues, solventes e sais utilizados no laboratrio devem ser etiquetados apropriadamente e guardados de acordo com sua compatibilidade . Todos os frascos contendo solues ou reagentes devem ser rotulados com o nome do produto, a data de aquisio ou preparao, validade e responsvel pela soluo. Quando necessrio adicionar informaes sobre o risco, perigo e condies de segurana em seu manuseio . As prateleiras para estoque devem ser apropriadas para conter os frascos de reagentes e serem feitas de material resistente aos produtos qumicos a serem guardados. Bandejas de plstico resistentes podem ser utilizadas para estocar reagentes que possuam propriedades qumicas especiais. aconselhvel que as prateleiras possuam uma borda ou algo equivalente que evite que os frascos possam escorregar e cair das prateleiras. Reagentes perigosos em frascos quebrveis como: materiais altamente txicos (cianetos, neurotoxinas), inflamveis (dietil-ter, acetona), lquidos corrosivos (cidos) 7

ou materiais sensveis a impactos (percloratos) devem ser estocados de tal maneira que o risco de quebra seja minimizado. aconselhvel que reagentes qumicos em frascos de vidro ou pesando mais de 500g no sejam estocados a mais de 2 metros do cho. Devem-se comprar apenas quantidades limitadas de reagentes qumicos, somente para uso imediato. No aconselhvel guardar reagentes qumicos por perodos de tempo muitos longos por risco de perder suas propriedades fsico-qumicas. Deve-se manter um controle de estoque de almoxarifado. As condies dos materiais estocados devem ser verificadas anualmente. Materiais que no estejam mais sendo utilizados devem ser descartados o mais rpido possvel. No estocar reagentes qumicos diretamente sob a luz solar ou prximo a fontes de calor. No se devem estocar reagentes inflamveis na geladeira. Quando necessrio deve ser feito por perodos muito curtos. Os refrigeradores domsticos contem fontes de ignio como a luz de abertura de porta e o termostato. Quando necessrio, devem-se utilizar refrigeradores especialmente fabricados ou modificados para excluir as fontes de ignio do interior da cabine refrigerada onde os solventes sero guardados. Solventes inflamveis e bases e cidos altamente corrosivos devem ser transportados em frascos apropriados.

Das könnte Ihnen auch gefallen