Sie sind auf Seite 1von 3

Recall dos veculos Fiat Stilo

http://www.dinastiaautomotiva.com.br/informacoes-uteis/17-recall-dos...

RECALL DOS VECULOS FIAT STILO Data de fabricao dos veculos: 13 de abril de 2004 a 09 de maro de 2010. Data do Incio do atendimento: 18 de maro de 2010. Local de atendimento e agendamento do servio: REDE DE CONCESSIONRIAS FIAT em todo o Pas. Componente envolvido: cubos de rodas traseiras. Razes tcnicas: Cumprimento da Nota Tcnica n. 79/2010 do DPDC (Departamento de Proteo e Defesa do Consumidor) e do DENATRAN. Risco: Segundo o DPDC e o DENATRAN os cubos de rodas traseiros dos veculos STILO, fabricados em ferro fundido, podem se quebrar ocasionando a soltura das rodas traseiras, causando acidentes. Devem ser substitudos os cubos de rodas traseiras por cubos fabricados em ao forjado. VECULOS STILO SEM ABS N. DE SRIE DOS CHASSIS De 3025720 a 3098841 Para informaes adicionais, consulte: CENTRAL DE RELACIONAMENTO FIAT Telefone: 0800-707 1000 www.fiat.com.br

Em 2008 a Dinastia Automotiva j alertara a Fiat e nossos clientes dos problemas apresentados pelos veculos Stilo.

So Paulo, 25 de junho de 2008.

Fiat Brasil A/C Sr. Carlos Henrique Ferreira Engenheiro e Assessor Tcnico da Fiat Brasil

Atuamos h 20 anos no mercado de reparao automotiva e desejamos fazer algumas colocaes a respeito dos eventos ocorridos com os veculos modelos Stilo produzidos pela montadora Fiat.

1 de 3

16/03/2014 21:08

Recall dos veculos Fiat Stilo

http://www.dinastiaautomotiva.com.br/informacoes-uteis/17-recall-dos...

Inicialmente percebemos pelas fotos que as rodas no apresentam avarias que justifiquem sua queda, os pneus esto intactos, e coincidentemente todos os veculos aps colidirem apenas soltam as rodas traseiras. Em nosso entendimento isso j seria motivo de muita ateno e estranheza.

Alem do mais Sr. Carlos Ferreira, considerando que a verso da montadora seja verdadeira, (que as rodas soltaram-se aps a coliso) o que por si s j seria muito grave, devido a roda ser um item de segurana fundamental na dirigibilidade do veculo, e mesmo sofrendo um impacto violento ela poderia ficar totalmente danificada mas teria que ficar no veculo. inadmissvel que a roda seja arremessada do veculo em movimento mesmo aps uma coliso, no mnimo a parte central da roda deveria ficar fixa no cubo.

E para concluir percebe-se que o sistema de freio est intacto o que denota que a roda saiu, e no foi arrancada, pois com qualquer impacto o espelho e demais componentes seriam danificados. Estamos alertando nossos clientes proprietrios de Fiat Stilo da ocorrncia desses problemas, pois entendemos ser significante o fato, contrapondo a posio da montadora que tenta minimizar o problema.

Respeitamos a marca Fiat mas desejamos que a montadora reflita sua postura, sem medo, pois acreditamos que vidas humanas no podem ser desprezadas em detrimento de valores financeiros, e disponibilize uma soluo rpida antes que seja compelida a faz-lo mediante uma determinao judicial. No aguardo de um posicionamento mais transparente da empresa, desejamos sucesso com tomadas de decises honestas.

Agradecemos a ateno

Dinastia Equipamentos e Servios Automotivos Ltda. Edilson de Bellis e-mail.: diretoria@dinastiaautomotiva.com.br

Em Resposta a Fiat escreveu:

Prezado Edilson,

Antes de mais nada, gostaria de agradecer a ateno e preocupao com a nossa marca e os comentrios sobre este delicado assunto.

2 de 3

16/03/2014 21:08

Recall dos veculos Fiat Stilo

http://www.dinastiaautomotiva.com.br/informacoes-uteis/17-recall-dos...

Digo que o assunto delicado pois difcil ficar indiferente diante de uma foto de um veculo capotado, principalmente, se no artigo cita que houve vitima fatal.

Da nossa parte, temos todo o interesse em esclarecer os fatos para que possamos estar tranqilos e tranqilizar os nossos clientes. Para isso contamos com o esforo de vrias reas da empresa, do atendimento clientes engenharia, passando pelos fornecedores, produo, etc para buscarmos as explicaes tcnicas necessrias.

Reafirmo que nos casos analisados temos a certeza de que a quebra do cubo da roda foi uma conseqncia e no a causa dos acidentes. O esforo exigido para a sua ruptura e sem dvida muito acima do razovel. Tal concluso decorrente de uma anlise muito ampla e detalhada, baseada em todo o conhecimento da nossa engenharia.

Sabemos da importncia do assunto e estamos buscando disponibilizar todas as informaes aos diretamente envolvidos e imprensa de modo que possam formar a opinio de modo completo sobre o assunto.

Como o assunto envolve terceiros, no podemos disponibilizar estas anlises publicamente. Lembro que um dos clientes nos acionou junto a rgos de defesa do consumidor e as nossas anlises tcnicas sero utilizadas neste processo. Buscaremos em todas as oportunidades esclarecer da melhor forma e nos colocamos disposio para eventuais novas anlises que se fizerem necessrias.

Sendo assim gostaria de ter maiores informaes sobre o carro das fotos que o Sr. nos enviou em anexo.

Atenciosamente,

Carlos Henrique Ferreira Fiat Automveis S.A. Comunicao Corporativa Rodovia Ferno Dias, km 429 32530-000 - Betim - MG / Brasil Portaria 2 - Galpo 09 Sala 43

3 de 3

16/03/2014 21:08

Das könnte Ihnen auch gefallen