Sie sind auf Seite 1von 32

Elaborao de relatrios tcnicos

Aluno: Eduardo Martins Rodrigues Matrcula: 201210394

27/03/2012

REGRAS GERAIS DE APRESENTAO Formato

Os textos devem ser apresentados em papel branco ou reciclado, formato A4 (21 cm x 29,7 cm) digitados na cor preta, com exceo das ilustraes. O pargrafo recomendado de 1,25 cm a partir da margem esquerda. Recomenda-se para digitao utilizar a fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para as citaes de mais de trs linhas, notas de rodap, paginao, dados internacionais de catalogao-na-publicao, legendas e fontes das ilustraes e tabelas. Margem As margens devem ser: para o anverso, esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; para o verso, direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm.

Espaamento Todo texto deve ser digitado utilizando-se o espaamento 1,5 entrelinhas, excetuando-

se as citaes de mais de trs linhas, notas de rodap, referncias, legendas das ilustraes e das tabelas, ficha catalogrfica, natureza do trabalho (objetivo, nome da instituio a que submetida e rea de concentrao), que devem ser digitados em espao simples. As referncias ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espao simples. Na folha de rosto e na folha de aprovao, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituio a que submetido e a rea de concentrao devem ser alinhados do meio da pgina para a margem direita. Indicativos de seo Conceitua-se como nmero ou grupo numrico que antecede cada seo do documento. Tem como objetivo possibilitar a exposio numa sequncia lgica o interrelacionamento da matria e permitir sua localizao. Ttulo sem indicativo numrico:

Os ttulos sem indicativo numrico (errata, agradecimentos, lista de ilustraes, lista de abreviaturas e siglas, lista de smbolos e de tabelas, resumos, abstract, sumrio, referncia, 27/03/2012

glossrio, apndice(s), anexo(s) e ndice(s)) devem ser centralizados sem numerao, digitados em negrito, em letras maisculas e devem ser separados do texto que os sucede por um espao entre as linhas de 1,5 cm. Elementos sem ttulo e sem indicativo numrico:

Fazem parte desses elementos a folha de aprovao, a dedicatria e a epgrafe. Ttulos numerados e numerao progressiva:

Para evidenciar a sequncia do trabalho e as subordinaes a que um ttulo est relacionado a outro, deve-se adotar a numerao progressiva para os captulos ou sees do texto. De acordo com a NBR 6024: informao e documentao: numerao progressiva das sees de um documento escrito: apresentao (2003), a numerao progressiva ou as subdivises de sees ou captulos do trabalho acadmico deve atingir no mximo at a seo quinria, ou seja, deve ter at cinco subsees. Destacam-se gradativamente os ttulos das sees, utilizando-se os recursos de negrito, itlico ou caixa alta, no sumrio e de forma idntica no texto. Todas as sees devem conter um texto relacionado a elas, ou seja, no se deve utilizar um ttulo e em seguida outro. Na digitao dos ttulos dos captulos e subsees, deve-se utilizar a numerao em arbico separada por um espao apenas da frase do ttulo, alinhandose margem esquerda da pgina. No se deve utilizar ponto, hfen, travesso ou qualquer sinal aps o indicativo de seo (nmero) e seu ttulo.

27/03/2012

As sees primrias devem ser iniciadas em pgina mpar (anverso). O indicativo ou nmero de uma seo secundria, terciria, quaternria ou quinria constitudo pelo indicativo da seo anterior ou maior a que pertence, seguido do nmero que lhe for atribudo na seqncia do assunto e separado por ponto. Repete-se o mesmo processo em relao s demais sees. Os captulos ou sees primrias devem comear na parte superior da pgina e devem ser separados do texto que vem em seguida por um espao de 1,5 entre as linhas. Da mesma forma, os ttulos das subsees devem ser separados do texto que est antecedendo e que os sucede por um espao de 1,5. Ttulos que ocupem mais de uma linha devem ser alinhados a partir da segunda linha, abaixo da primeira letra da primeira palavra do ttulo. Para uma uniformizao dos trabalhos, no quadro abaixo sugerimos os seguintes destaques.

PAGINAO: As folhas ou pginas pr-textuais devem ser contadas, mas no numeradas. Para

trabalhos digitados somente no anverso, todas as folhas, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, considerando somente o anverso. A numerao deve figurar, em algarismos arbicos, fonte tamanho 10 e deve ser colocada a partir da primeira folha da parte textual (Introduo), no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o ltimo algarismo a 2 cm da borda direita da folha.

27/03/2012

Quando o trabalho for digitado em anverso e verso, a numerao das pginas deve ser colocada no anverso da folha, no canto superior direito; e no verso, no canto superior esquerdo. No caso de o trabalho ser constitudo de mais de um volume, deve ser mantida uma nica sequencia de numerao das folhas ou pginas, do primeiro ao ltimo volume. Havendo apndice e anexo, as suas folhas ou pginas devem ser numeradas de maneira contnua e sua paginao deve ser seguimento do texto principal.

27/03/2012

SIGLAS:

Quando aparece pela primeira vez no texto, a forma completa do nome deve preceder a sigla, colocada entre parnteses. Exemplo: Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). EQUAES E FRMULAS As equaes e as frmulas devem ser destacadas no texto para facilitar a leitura, e se necessrio, podem ser numeradas com algarismos arbicos entre parnteses, alinhados direita. Na sequncia normal do texto, caso necessrio, permitido o uso de uma entrelinha maior para comportar seus elementos (expoente, ndices e outros). Exemplo:

ILUSTRAES A identificao de uma ilustrao aparece na sua parte superior, precedida da

palavra designativa, seguida de seu nmero de ordem de ocorrncia no texto, em algarismos arbicos, travesso e do respectivo ttulo da ilustrao. Aps a ilustrao, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatrio, mesmo que seja produo do prprio autor), legenda, notas e outras informaes necessrias sua compreenso (se houver). Estas informaes sero digitadas utilizando fonte tamanho 10 e em espaamento simples entre as linhas. Quando a ilustrao provm de uma publicao, seja ela um artigo, um livro ou outros, os dados sobre a fonte devem ser citados e devem constar na listagem das referncias ao final do trabalho. As ilustraes devem ser inseridas o mais prximo possvel do texto a que se referem. Sua citao pode fazer parte do texto, ou localizar-se entre parntese no final da frase. Exemplo: A figura 5 mostra imagens da Biblioteca Universitria Ou Imagens da Biblioteca Universitria (figura 5).

27/03/2012

TABELAS: As tabelas possuem normas prprias para a sua construo, devem ser apresentadas

conforme as normas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). A figura 6 mostra como ela dever ser configurada. Uma tabela deve ter nmero, inscrito no seu topo, sempre que um documento apresentar duas ou mais tabelas, para identific-la permitindo assim sua localizao. A identificao da tabela deve ser feita em algarismos arbicos, de modo crescente, precedidos da palavra Tabela seguido de travesso e do respectivo ttulo. O ttulo de uma tabela deve indicar a natureza de seus dados, bem como a sua abrangncia geogrfica e temporal. A moldura da tabela deve se restringir ao centro, estruturando os dados numricos e os temos necessrios sua compreenso, deve separar, no mnimo o topo, o centro e o rodap. A tabela no pode ser fechada lateralmente. No rodap, deve conter a identificao do responsvel pelos dados numricos, precedida da palavra Fonte. Recomenda-se que em tabelas com dados numricos extrados de um documento, a identificao da fonte indique a referncia do documento. Estas informaes devem ser digitadas em espaamento simples entre as linhas e utilizando fonte tamanho 10.

27/03/2012

NOTAS DE RODAP: Em geral figuram sob a forma de notas de referncia e notas explicativas. As notas em

geral devem ser digitadas na mesma pgina onde foi feita sua chamada numrica, dentro das margens, ficando separadas do texto por um espao simples de entrelinhas e por filete de 5 cm, a partir da margem esquerda. Para fazer a chamada das notas de rodap, usam-se algarismos arbicos, na entrelinha superior, sem parnteses, com numerao consecutiva para todo o texto ou cada captulo, no devendo assim comear a numerao a cada pgina. Devem ser digitadas utilizando espaamento simples e fonte tamanho 10. Devem ser alinhadas a partir da segunda linha, abaixo da primeira letra da primeira palavra do ttulo. O sistema numrico no pode ser usado concomitantemente para notas de referncia e notas explicativas.

27/03/2012

Notas de referncia: So notas que indicam as fontes consultadas para elaborao do trabalho. A

numerao das notas de referncia feita por algarismos arbicos, devendo ter numerao nica e consecutiva para cada captulo ou parte. No se inicia a numerao a cada pgina. As referncias em nota de rodap so alinhadas somente margem esquerda do texto, em espao simples. A segunda linha da mesma referncia dever figurar abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente numrico e sem espao entre elas. A primeira citao de uma obra, em nota de rodap, deve ter sua referncia completa.

As subsequentes citaes da mesma obra podem ser referenciadas de forma abreviada, utilizando as seguintes expresses: a) Idem (id.)- mesmo autor Expresso latina que substitui o nome do autor, quando se tratar de citao de diferentes obras do mesmo;

b) Ibidem (ibid.) na mesma obra Expresso latina que pode ser usada quando se fizerem vrias citaes de um mesmo documento, variando somente a pgina;

c) Opus citatum, opere citato (op. cit.) obra citada Expresso latina usada em seguida ao nome do autor, referindo-se obra citada anteriormente na mesma pgina onde ocorre a chamada, quando houver uma intercalao de outras notas;

27/03/2012

d) Passim (passim) aqui e ali, em diversas passagens Expresso latina que pode ser usada no caso do autor ter retirado informaes de diversas pginas do documento referenciado.

e) loco citato (loc. cit.) no lugar citado Expresso latina utilizada quando h uma citao de uma mesma obra, na mesma pgina, de uma citao anterior.

f) confira, confronte (cf) Expresso latina usada para recomendar consulta a um trabalho ou notas.

g) sequentia (et seq.) seguinte ou que segue Expresso latina usada quando no se quer mencionar todas as pginas da obra referenciada. Indica-se a primeira pgina, seguida da expresso et seq..

h) apud citado por, conforme, segundo nica expresso latina que pode tambm ser usada no texto.

27/03/2012

As expresses constantes nas alneas a), b), c) e f) mostradas anteriormente s podem ser usadas na mesma pgina ou na folha da citao a que se referem. Notas explicativas:

So notas usadas para que o autor possa tecer comentrios, esclarecimentos ou explanaes que no so includas no decorrer do texto. Para fazer a chamada das notas, usam-se algarismos arbicos, na entrelinha superior, sem parnteses, com numerao consecutiva para cada captulo, no devendo assim comear a numerao a cada pgina.

27/03/2012

ESTRUTURA DOS TRABALHOS ACADMICOS

Os trabalhos acadmicos podem ser: tese (doutorado), dissertao (mestrado), TCC (trabalho de concluso de curso), trabalho de concluso de curso de especializao e/ou aperfeioamento. A estrutura de um trabalho acadmico deve proporcionar facilidade de compreenso e leitura, assim todo o documento deve apresentar uma sequncia coerente, neste sentido, dividido entre parte externa e parte interna. A parte externa composta pela capa e lombada e a parte interna pelos elementos pr-textuais, elementos textuais e elementos ps-textuais. O quadro abaixo mostra a disposio dos elementos de cada parte que podem ser opcionais ou obrigatrios.

Parte externa (capa e lombada): Capa

Elemento obrigatrio, onde as informaes so transcritas na seguinte ordem: a) nome da instituio (opcional); b) nome do autor;

27/03/2012

c) ttulo: deve ser claro e preciso, identificando o seu contedo e possibilitando a indexao e recuperao da informao, ou seja, classificar o seu trabalho; d) subttulo: se houver, deve ser precedido de dois pontos, evidenciando a sua subordinao ao ttulo; e) nmero de volumes: se houver mais de um, deve constar em cada capa a especificao do respectivo volume; f) local (cidade) da instituio onde deve ser apresentado; g) ano de depsito (da entrega). Deve ser utilizada fonte em tamanho 12, com espao de entrelinhas em 1,5.

Lombada

Elemento opcional, tambm chamada de dorso, a lombada a lateral da capa. As informaes devem ser impressas conforme as regras estabelecidas na NBR 12225: informao e documentao: lombada: apresentao (2004), na seguinte ordem:

27/03/2012

a) nome do autor impresso longitudinalmente e legvel do alto para o p da lombada, possibilitando a leitura quando o trabalho est no sentido horizontal, com a face voltada para cima, ou descendente (de cima para baixo); b) ttulo do trabalho impresso da mesma forma que o nome do autor. c) elementos alfanumricos de identificao de volume e data, se houver.

Elementos pr-textuais: So os elementos anteriores ao texto do trabalho a ser apresentado. Anverso da folha de rosto

Elemento obrigatrio, deve ser elaborado conforme se observa abaixo.

27/03/2012

Segundo a norma, deve conter os seguintes elementos, ordenados, para que identifique a obra. a) nome do autor; b) ttulo e subttulo (se houver) separados um do outro por dois pontos (:); c) nmero de volumes, se houver mais de um, deve constar em cada folha de rosto a especificao do respectivo volume; d) natureza: tipo do trabalho (tese, dissertao, trabalho de concluso de curso e outros), objetivo (aprovao em disciplina, grau pretendido e outros), nome da instituio a que submetido e rea de concentrao. Estas informaes devem estar em espao simples, ter o texto justificado e devem ser alinhadas do meio da pgina para a margem direita; e) nome completo do orientador e, se houver, do co-orientador; f) local (cidade) da instituio onde deve ser apresentado; g) ano da entrega do trabalho.

Verso da folha de rosto:

um elemento obrigatrio. No verso da folha de rosto deve constar a ficha catalogrfica que dever ser elaborada por um bibliotecrio, conforme as regras estabelecidas no Cdigo de Catalogao Anglo-Americano. Ficha catalogrfica uma ficha que contm as informaes bibliogrficas necessrias para identificar e localizar um livro ou outro documento no acervo de uma biblioteca.

27/03/2012

Errata

Definido como um elemento opcional, uma lista de erros que foram observados s aps a impresso do trabalho e sua encadernao. Deve ser inserida logo aps a folha de rosto, em folha avulsa ou encartada onde deve figurar a referncia do trabalho e o texto da errata, disposto da seguinte maneira:

Folha de aprovao: Considerada um elemento obrigatrio, a folha de aprovao contm o julgamento recebido na avaliao do trabalho pela banca examinadora. constituda pelos seguintes elementos: a) nome do autor do trabalho; b) ttulo do trabalho e subttulo (se houver); c) natureza do trabalho (tese, dissertao, trabalho de concluso de curso e outros), objetivo (aprovao em disciplina, grau pretendido e outros), nome da instituio a que submetido e rea de concentrao. Estas informaes devem estar em espao simples, ter o texto justificado e devem ser alinhadas do meio da pgina para a margem direita; d) data de aprovao;

27/03/2012

e) nome, titulao, instituio a que pertencem e assinatura dos membros da banca examinadora.

Dedicatria:

Elemento opcional uma homenagem que o autor faz a algum. Deve ser colocada aps a folha de aprovao. A dedicatria no possui ttulo e para a sua configurao, deve-se utilizar fonte tamanho 12 e espao de 1,5 entre linhas.

27/03/2012

Agradecimentos:

Considerado um elemento opcional, a folha onde o autor faz agradecimentos dirigidos queles que contriburam de maneira relevante elaborao do trabalho. Colocado aps a dedicatria, deve figurar com a palavra AGRADECIMENTO centralizada no alto da folha, utilizando fonte tamanho 12 e espao de 1,5 entre linhas.

Epgrafe:

um elemento opcional colocado aps os agradecimentos, o local onde o autor apresenta uma citao, seguida de indicao de autoria, relacionada com a matria tratada no corpo do trabalho. A frase colocada entre aspas e seguida da indicao de autoria, cuja referncia deve constar na lista de referncias no final do trabalho. Na epgrafe no h ttulo na parte superior, o texto colocado direita na parte inferior da folha, utilizando fonte tamanho 12 e espao de 1,5 entre linhas. Podem tambm constar epgrafes nas folhas ou pginas de abertura das sees primrias.

27/03/2012

Resumo em lngua verncula:

Elemento obrigatrio e conceitua-se como a apresentao concisa dos pontos relevantes do trabalho. Segundo a NBR 6028: informao e documentao: resumo: apresentao (2003) constitudo de uma sequncia de frases objetivas que pretendem mostrar ao leitor o contedo do trabalho de maneira geral. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informao sobre a categoria do tratamento (memria, estudo de caso, anlise da situao etc.). Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. A palavra RESUMO centralizada e ao alto intitula o item e para a sua redao deve-se utilizar no mnimo 150 e no mximo 500 palavras reunidas em um nico pargrafo e com espaamento 1,5 entrelinhas. Abaixo do resumo devem constar as palavras-chave, que so os termos mais significativos do contedo do trabalho. As palavraschave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expresso Palavras-chave: separadas entre si por ponto e finalizadas tambm por ponto.

Resumo em lngua estrangeira:

Elemento obrigatrio, possui as mesmas caractersticas do resumo em lngua verncula, digitado em folha separada, pode se apresentar em ingls ABSTRACT, em espanhol RESUMEN, em francs RESUME, etc. Deve ser seguido das palavras representativas do contedo do trabalho, isto , palavras-chave no idioma do resumo: em ingls key-words, em espanhol palabras clave, em francs mots-cls.

27/03/2012

Lista de ilustraes:

Elemento opcional, deve ser elaborado de acordo com a ordem em que as ilustraes aparecem no texto, com cada item designado por seu nome especfico, travesso, ttulo e respectivo nmero da folha ou pgina. Quando necessrio, recomenda-se a elaborao de lista prpria para cada tipo de ilustrao (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, grficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros).

27/03/2012

Lista de tabelas:

Elemento opcional, elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome especfico, acompanhado do respectivo nmero de pgina.

Lista de abreviaturas e siglas:

Elemento opcional, consiste na relao alfabtica das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguida das palavras correspondentes grafadas por extenso.

27/03/2012

Recomenda-se a elaborao de lista prpria para cada tipo, ou seja, uma lista para abreviaturas e outra lista para siglas. Lista de smbolos:

Elemento opcional que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto com o devido significado.

Sumrio:

Elemento obrigatrio, o sumrio deve estar de acordo com as regras da NBR 6027: informao e documentao: sumrio: apresentao (2003). Nele as sees so enumeradas juntamente com a paginao e se organizam na mesma ordem em que aparecem no texto. Havendo mais de um volume, em cada um deve constar o sumrio completo do trabalho. Os elementos constituintes do sumrio sero os que figuram em seguida a ele, assim a introduo o primeiro elemento do sumrio. Os indicativos das sees que compem o sumrio devem ser alinhados esquerda. A palavra SUMRIO deve estar centralizada e deve ser escrita em letras maisculas e em negrito. O sumrio um espelho da subordinao dos itens dentro do texto, assim, todos os recursos de destaque utilizados nas sees e subsees no texto devem ser repetidos na construo do sumrio.

27/03/2012

27/03/2012

ELEMENTOS TEXTUAIS Consiste em trs partes: introduo, desenvolvimento e concluso, so os elementos que constituem o ncleo do trabalho, a parte onde ser apresentado o contedo propriamente dito de todo o trabalho. A nomenclatura dos ttulos dos elementos fica a critrio do autor. Introduo:

Parte inicial do texto, onde devem constar a delimitao do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessrios para situar o tema escolhido. Desenvolvimento:

Parte principal do texto, que contm exposio ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em sees e subsees que variam em funo da abordagem do tema e do mtodo. Concluso

Parte final do texto, na qual se apresentam concluses correspondentes aos objetivos ou hipteses. opcional apresentar os desdobramentos relativos importncia, sntese, projeo, repercusso, encaminhamento e outros.

27/03/2012

ELEMENTOS PS-TEXTUAIS So as referncias, glossrio, apndices, anexos e ndice e como o prprio nome diz devem estar aps o texto. Referncias:

Elemento obrigatrio e segundo a NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao (2002) o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificao individual. As referencias devem ser arranjadas em ordem alfabtica, reunidas em uma nica lista independente do tipo de documento, devem ser alinhadas esquerda em espaamento simples e separadas entre si por um espao simples.

Glossrio:

Elemento opcional. a relao de palavras menos conhecidas ou expresses tcnicas utilizadas no texto, acompanhadas de seu significado. Deve ser impresso em folha distinta com o ttulo GLOSSRIO centralizado ao alto, com as palavras apresentadas em ordem alfabtica.

27/03/2012

Apndice(s):

Elemento opcional. Material elaborado pelo autor para esclarecer, complementar um raciocnio ou comprovar sua argumentao. Ex: questionrio aplicado, roteiro de entrevista, etc. Os apndices so identificados por letras maisculas consecutivas. Excepcionalmente, utilizam-se letras maisculas dobradas, na identificao dos apndices, quando esgotadas as 26 letras do alfabeto. Deve ser apresentado com a palavra APNDICE centralizado, ao alto, seguida de travesso e pelo respectivo ttulo.

Anexo(s):

Elemento opcional. So materiais complementares ou comprobatrios que so elaborados por outrem, ou seja o autor retira a informao de outro documento. Deve ser precedido da palavra ANEXO, identificado por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. Excepcionalmente, utilizam-se as letras maisculas dobradas, na identificao dos anexos, quando esgotadas as 26 letras do alfabeto. Possui as mesmas caractersticas e forma de apresentao do apndice.

27/03/2012

ndice:

Elemento opcional, o ndice uma lista com os elementos ordenados de acordo com algum critrio pr-determinado, esta lista pode ser de assuntos, nomes geogrficos, etc. Localiza-se ao final do trabalho.

REDAO DE REFERNCIAS: As referncias podem aparecer em notas de rodap, no fim de um texto ou de um captulo e em listagem prpria ao final do trabalho. Sugere-se coloc-las em uma lista no final do trabalho, em ordem alfabtica. Na lista das referncias devem ser includas todas as fontes utilizadas para a elaborao do trabalho. Essa lista pode obedecer a uma ordem alfabtica nica de sobrenome de autor ou ttulo, quando se utiliza na citao o sistema autor-data ou pode ser apresentada em ordem numrica crescente, quando se utiliza na citao o sistema numrico. Quanto ao seu formato, as referncias so alinhadas margem esquerda do texto, em espao simples e separas entre si por um espao simples em branco. A letra deve ser em tamanho 12 e o tipo da fonte deve ser o mesmo utilizado no texto. No presente manual, utilizamos o recurso negrito para destaque, mas poder ser utilizado itlico ou sublinhado desde que este seja uniforme em todas as referncias. Quando as referncias aparecem em notas de rodap, sero alinhadas, a partir da segunda linha da mesma referncia, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o

27/03/2012

expoente e sem espao entre elas. A norma especifica e fixa a ordem dos elementos a serem includos nas referncias bibliogrficas. A pontuao segue padres internacionais e deve ser uniforme para todas as referncias. As abreviaturas devem ser conforme NBR 10522: abreviao na descrio bibliogrfica (1988). ELEMENTOS CONSTITUINTES DA REFERNCIA:

Para a elaborao das referncias, deve-se retirar as informaes, sempre que possvel da folha de rosto do documento. As referncias podem ser constitudas por elementos essenciais e complementares. Os elementos essenciais so: autor, ttulo da obra, edio, local, editora e ano da publicao. Os elementos complementares so: subttulo da obra, tradutor, srie, coleo, nmero de ISBN, notas de contedo, dimenses de volume e paginao. Os elementos essenciais e complementares da referncia devem ser apresentados em sequncia padronizada, devendo obedecer aos mesmos princpios. Ao optar pela utilizao de elementos complementares, estes devem ser includos em todas as referncias daquela lista. Nas subsees seguintes sero discutidos, de forma pormenorizada, cada um dos elementos constituintes das referncias. Autor pessoal:

Indicam-se os autores, de modo geral, pelo ltimo sobrenome, em letras maisculas, seguido dos prenomes e outros sobrenomes, abreviados ou no. Recomenda-se, tanto quanto possvel, o mesmo padro para abreviao de nomes e sobrenomes usados na mesma lista de referncias. No caso de sobrenomes compostos como: sobrenomes que so ligados por hfen, as expresses que indicam parentesco (Jnior, Filho, Neto, Sobrinho), sobrenome espanhol e tambm os sobrenomes que contenham um substantivo + adjetivo, deve-se realizar a entrada da referncia da seguinte maneira: a) Flvio Fava-de-Moraes FAVA-DE-MORAES, Flvio b) Joo Cabral de Melo Neto MELO NETO, Joo Cabral de c) Antnio Delfim Netto NETTO, Antnio Delfim d) Osmar Pires Martins Jnior MARTINS JNIOR, Osmar Pires e) Camilo Castelo Branco CASTELO BRANCO, Camilo f) Gabriel Garca Mrquez GARCA MRQUEZ, Gabriel Obra sem autoria ou com autoria desconhecida:

Em caso de obra sem autoria ou com autoria desconhecida, a entrada feita pelo ttulo, colocando-se a primeira palavra do ttulo em letras maisculas, inclusive o artigo se houver. O termo annimo no deve ser usado em substituio ao nome do autor desconhecido.

27/03/2012

Ttulo e subttulo:

O ttulo e o subttulo devem ser reproduzidos da mesma forma como figuram no documento, separados por dois pontos. Para a digitao do ttulo deve-se utilizar o destaque negrito.

No caso de ttulos e subttulos demasiadamente longos, possvel suprimir as ltimas palavras adicionando reticncias, desde que o sentido no seja alterado.

Quando no existir ttulo, deve-se atribuir uma palavra ou frase que identifique o contedo do documento, entre colchete.

Formato convencional: AUTOR. Ttulo: subttulo. Edio. Local (cidade) de publicao: Editora, data.

Formato eletrnico:

AUTOR. Ttulo: subttulo. Edio. Local (cidade) de publicao: Editora, data. Disponvel em: <endereo eletrnico>. Acesso em: dia ms e ano (para documentos on-line).

27/03/2012

CITAES As citaes devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada: numrico ou autor-data. Qualquer que seja o mtodo adotado, ele dever ser seguido consistentemente ao longo de todo o trabalho, permitindo sua correlao na lista de referncias ou em notas de rodap. Sistema numrico:

Neste sistema, a indicao da fonte feita por uma numerao nica e consecutiva, em algarismos arbicos, remetendo lista de referncias ao final do trabalho, do captulo ou da parte, na mesma ordem em que aparecem no texto. No se inicia a numerao das citaes a cada pgina. O sistema numrico no deve ser utilizado quando h notas de rodap. A indicao da numerao pode ser feita entre parnteses, alinhada ao texto, ou situada pouco acima da linha do texto em expoente linha do mesmo, aps a pontuao que fecha a citao.

Sistema autor-data:

No sistema autor/data, a indicao feita pelo ltimo sobrenome do autor, ou pelo nome da entidade responsvel at o primeiro sinal de pontuao, ou pela primeira palavra significativa do ttulo do documento consultado (caso a obra no tenha autoria), seguido da data de publicao do documento, estando estes itens inclusos no texto (na sentena, frase) ou entre parnteses. O ponto final deve ficar aps o fechamento dos parnteses, pois, a indicao da responsabilidade faz parte da sentena ou frase. No caso das citaes diretas, deve-se respeitar a grafia do texto. Se a frase transcrita terminar com um ponto, este deve ser inserido dentro das aspas. Nas citaes, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituio responsvel ou ttulo includo na sentena devem ser em letras maisculas e minsculas e, quando estiverem entre parnteses, devem ser em letras maisculas.

27/03/2012

Citao documentos sem indicao de autoria:

No caso de obras sem indicao de autoria ou responsabilidade a indicao feita pela primeira palavra do ttulo seguida de reticncias (...), da data de publicao do documento e das pginas da citao.

Citao de tradues:

Quando a citao incluir texto traduzido pelo autor, deve-se incluir, aps a chamada da citao, a expresso traduo nossa, entre parnteses.

Citao de informaes extradas da internet:

Quando a citao se tratar de informaes retiradas de sites da internet, aconselha-se registrar no texto o autor do site (se houver) ou o ttulo como nas citaes de obras publicadas e citar a fonte nas referncias conforme indica o item 4 deste manual.

27/03/2012

REFERNCIAS

http://www.uftm.edu.br

27/03/2012

Das könnte Ihnen auch gefallen