Sie sind auf Seite 1von 63

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO AULA

A 5 SISTEMA OPERACIONAL LINUX (Parte I) Querida (o)s aluna (o)s! Hoje trago para vocs a nossa aula do curso sobre o sistema operacional Linux. Espero que aproveitem! Um grande abrao, Profa Patrcia Lima Quinto O SISTEMA OPERACIONAL LINUX O UNIX um dos sistemas operacionais mais populares do mundo por causa de sua grande base de suporte e distribuio. Foi originalmente construdo como um sistema de multitarefas para microcomputadores e mainframes (computadores de grande porte) no meio dos anos 70. Cresceu desde ento e tornou-se um dos sistemas operacionais mais usados em qualquer lugar, apesar de sua interface confusa e de, em muitos casos, ter falta de uma padronizao central. O Linux um clone de Unix. Foi criado como uma alternativa barata e funcional para aqueles que no esto dispostos a pagar o alto preo de um sistema Unix comercial ou no tem um computador muito potente. No ano de 1983, Richard Stallman fundou a Fundao de Software Livre, e criou o projeto GNU GPL (GNU General Public License Licena Pblica Geral GNU). O desafio do GNU era enorme. Havia a necessidade de desenvolver o Kernel (ncleo do sistema operacional que controla o hardware), utilitrios de programao, de administrao do sistema, de rede, comandos padro. Mas, no final da dcada de 80, o projeto estava fracassando e apenas os utilitrios de programao e os comandos padro estavam prontos, mas o Kernel no! Linus Benedict Torvalds era aluno da Universidade de Helsinque, na Finlndia e estava disposto a construir um Kernel clone do Unix que possusse memria virtual, multitarefa e capacidade de multiusurios. Era um trabalho gigantesco e, na prtica, impossvel para apenas uma pessoa conclu-lo. Reconhecendo que no conseguiria continuar a desenvolver sozinho o Linux, ele enviou a seguinte mensagem para a lista de discusso comp.os.minix: Voc anseia por melhores dias do Minix 1.1, quando homens sero homens e escrevero seus prprios drives de dispositivos? Voc est sem um bom projeto e est ansioso por colocar as mos em um sistema operacional onde possa modificar de acordo com suas necessidades? Voc est achando frustrante quando tudo trabalha em Minix? Chega de atravessar noites para obter programas que trabalhem correto? Ento esta mensagem pode ser exatamente para voc. Como eu mencionei h um ms, estou trabalhando em uma verso independente de um SO similar ao Minix para computadores AT-386. Ele est, finalmente, prximo do estgio em que poder ser utilizado (embora possa no ser o que voc esteja esperando), e eu estou disposto a colocar as fontes para ampla distribuio. Ele est na verso 0.02... contudo, eu tive xito rodando bash, gcc, gnu-make, gnu-sed, compresso etc, nele. www.pontodosconcursos.com.br 1

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO

Em 5 de outubro de 1991, Linus Torvalds lanou a primeira verso oficial do Linux: o Linux 0.02. A partir dessa data, muitos programadores no mundo inteiro tm colaborado e ajudado a fazer do Linux o sistema operacional que atualmente. Distros (Distribuies Linux) Vrias empresas e organizaes de voluntrios decidiram juntar os programas do Linux em pacotes prprios aos quais elas fornecem suporte. Uma distribuio , portanto, uma verso do Linux empacotada por um determinado responsvel (pessoa ou empresa), e que compreende um conjunto de programas formado pelo Kernel Linux e por mais alguns softwares distintos (como shells, aplicativos, jogos, utilitrios, etc). As distribuies podem: ser produzidas em diferentes verses do Kernel; incluir diferentes conjuntos de aplicativos, utilitrios, ferramentas e mdulos de driver; oferecer diferentes programas de instalao e atualizao para facilitar o gerenciamento do sistema. Nesse caso, qualquer distribuio Linux ir possuir um gerenciador de pacotes, que cuidar de todos os detalhes necessrios para instalar, desinstalar ou atualizar um programa que esteja no formato de um pacote RPM. Hoje existem mais de 300 distribuies Linux, algumas cabem em 1 disquete, outras em DVDs. Obs: no precisam ficar decorando as diferenas entre cada uma delas, basicamente guardem o conceito de distribuio e nomes das principais!!! Principais distribuies Linux: Slackware: desenvolvida para alcanar facilidade de uso e estabilidade como prioridades principais. Foi a primeira distribuio a ser lanada no mundo e j foi a distribuio mais popular. No vem com controle de pacotes (RPM). Ganha em desempenho, mas peca na interatividade. Mais usada para servidores de rede. Red Hat: famosa por suas ferramentas de instalao e atualizao do sistema operacional e por seu sistema bem projetado de instalao, desinstalao e controle de pacotes (RPM) de aplicativos de software. Red Hat Enterprise Linux: distribuio comercial suportada pela Red Hat e voltada a servidores de grandes e mdias empresas. No est disponvel para download, apenas vendida a custos a partir de 179 dlares (verso workstation) at 1499 dlares (advanced server).

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO S.u.S.E Linux (Novell): o seu foco o usurio com conhecimento tcnico no Linux (programador, administrador de rede, etc) e no o usurio iniciante no Linux. Mandrake: a distribuio mais indicada para quem est iniciando em Linux. Criada pela empresa Francesa MandrakeSoft, que desenvolveu ferramentas que auxiliam quem est iniciando em Linux. A distribuio baseada no Red Hat. Conectiva Linux (Mandrake): Linux Brasileiro. Baseada no RedHat, totalmente dedicada aos usurios da Amrica Latina, distribudo em Portugus, Espanhol e Ingls. Mandriva Linux: distribuio que resultou da unio da compra da Conectiva pela Mandrake. Kurumin: distribuio baseada em Debian que roda diretamente a partir do CD, sendo ideal para quem deseja testar uma distribuio Linux. Distribuda a partir do CD, maravilhosa e suporta boa quantidade de hardwares disponveis.

Tambm existem distribuies que rodam direto do CD-ROM (os Live CDs), sem a necessidade de instalao do Linux no HD. Exemplos de distribuies que rodam do CD: Knoppix, F.I.R.E, Damn Small Linux, gnome2 live, Pequelin, SuSE Live Edition, Caldum, Helios, Kurumin Linux, LinuxConsole, PCLinuxOS, RPM Live Linux CD, Ubuntu, DreamLinux. Prompt de Comando [root@notebook:/documentos]# Voc sabe o que significa essa linha acima? O Linux usa uma estrutura diferente de organizao em seu sistema de arquivos1. Por isso, em vez da sua pasta ser c:\arquivos\pasta\arquivo.txt, no Linux pode ser /home/pasta/arquivo.txt. Linha de Comando Antes de vermos os comandos em si, necessrio saber o que Linha de Comando. Trata-se de um modo de trabalho com caracteres, em que voc digita o comando e o executa pressionando Enter no teclado. Mas voc tambm pode usar uma linha de comando em um ambiente grfico. Se voc usar o KDE por exemplo, pode procurar o aplicativo KDE Terminal para abrir uma janela com linha de comando. Mas isso varia de acordo com a verso do seu Linux. Os comandos so pequenos programas, que podem ser executados para realizar tarefas especficas. De uma maneira geral o formato : comando -opes parmetros. Podem-se executar dois comandos em uma mesma linha, separando-os ponto-evrgula. Ex: ls; man ls
1

Sistema de arquivos: um local onde os arquivos e diretrios so guardados. Consiste em uma rea formatada em um dispositivo como um HD. Exemplos de sistema de arquivo: ext2/ext3 (Linux), FAT (Windows), NTFS (Windows NT/2000/XP).

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO Comandos do Linux ls Lista os arquivos e diretrios da pasta (equivale ao comando DIR do MSDOS). Ex.: ls (lista o contedo da pasta atual) ls Desktop (lista o contedo da pasta Desktop) ls MeusDocumentos/Textos (lista o contedo da pasta Textos, localizada na pasta MeusDocumentos) ls l (lista detalhada) ls a (lista executveis e ocultos) Na maioria dos comandos, podemos utilizar 2 ou mais argumentos seguidos, como em a e l Ex.: ls a l ou ls al (lista arquivos executveis e ocultos (a) em forma de lista detalhada (l)) Ao utilizar o argumento l, veremos os atributos dos arquivos, detalhados abaixo. As permisses so mostradas como uma srie de 10 travesses e/ou letras no comeo de cada linha:

As 9 posies restantes representam as chaves de permisses. Quando uma chave est acionada (permisso concedida), uma letra aparece. Quando uma chave est inativa (permisso negada), um travesso aparece no lugar da letra. As 3 primeiras chaves (2, 3 e 4 posies) aplicam-se ao proprietrio do arquivo. As prximas 3 chaves (5, 6 e 7 posies) aplicam-se ao grupo ao qual pertence o arquivo. As 3 ltimas chaves (8, 9 e 10 posies) aplicam-se aos outros usurios. Cada grupo de 3 chaves contm uma chave de leitura, uma de escrita e uma de execuo, nesta ordem.

As chaves de permisso so: www.pontodosconcursos.com.br 4

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO

Obs.: Permisso de execuo: quando aparece em diretrios, significa permisso de entrar nesse diretrio usando cd. Ento, um arquivo com os atributos rwxr r , pode ser definido assim:

Podemos entender que: trata-se de um arquivo rwx o proprietrio do arquivo pode l-lo, alter-lo e execut-lo. r o grupo do arquivo pode apenas l-lo. r os outros usurios que no pertencem ao grupo do arquivo podem apenas l-lo. Podemos entender que: trata-se de um arquivo rwx o proprietrio do arquivo pode l-lo, alter-lo e execut-lo. r o grupo do arquivo pode apenas l-lo. r os outros usurios que no pertencem ao grupo do arquivo podem apenas l-lo.

Podemos entender que: d trata-se de um diretrio e no de um arquivo. rwx o proprietrio do diretrio pode l-lo, alter-lo e execut-lo. o grupo do arquivo no tem permisses para lidar com este diretrio. os outros usurios que no pertencem ao grupo do arquivo tambm no tm permisses. Agora que voc entendeu os atributos, saiba que ao utilizar a linha de comando ls l, obtemos, alm dos atributos do arquivo, outras informaes, listadas a seguir.

[Alt] + [F1, F2, ...F6] Alterna entre mquina virtual 1, 2, 3, 4, 5 e 6. www.pontodosconcursos.com.br 5

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO Permite que diferentes usurios trabalhem de forma independente em janelas exclusivas (mquinas virtuais). Ex.: [Alt]+[F1] (exibe a mquina virtual 1) [Alt]+[F2] (exibe a mquina virtual 2) apropos Localiza programas por assunto, isto , que contenham o argumento procurado no nome ou na sua descrio. Ex.: apropos edit (retorna uma lista dos programas que possuem edit no nome ou em sua descrio) apropos text (retorna uma lista dos programas que possuem text no nome ou em sua descrio) apropos slide (retorna uma lista dos programas que possuem slide no nome ou em sua descrio) cat Exibe o texto contido em um arquivo (equivale ao comando TYPE do MSDOS). Concatena (junta) o contedo de arquivos. Cria arquivos baseados em caracteres de texto. Ex.: cat Carta exibe o contedo do arquivo Carta) cat Carta |more (exibe o contedo do arquivo Carta linha por linha, pausadamente) cat Carta.txt Memo.txt (exibe na tela o contedo do arquivo Carta.txt e Memo.txt, em seqncia) cat n Carta.txt (exibe o contedo do arquivo Carta.txt, onde n numera cada linha!) cat Carta.txt n (exibe o contedo do arquivo Carta.txt, onde n numera cada linha!) cat > Relatrio (cria o arquivo Relatrio e aguarda a digitao do texto. [Ctrl]+[d] para finalizar) cat > receita.txt (cria o arquivo receita.txt e aguarda a digitao do texto. [Ctrl]+[d] para finalizar) cat >> Carta Memo (acrescenta o contedo do arquivo Memo ao arquivo Carta) cat Carta >> Memo (acrescenta o contedo do arquivo Carta ao arquivo Memo) cd Entra ou sai de diretrio. Ex.: cd (retorna ao diretrio do usurio atual) cd Desktop (entra no diretrio Desktop) cd MeusDocumentos/Textos/Cartas (entra no diretrio Cartas) cd (sai do diretrio atual e vai direto para o diretrio raiz do usurio) cd . . (sai do diretrio atual e vai para o diretrio de nvel logo acima) cd (alterna entre o diretrio atual e o anteriormente visitado) cd ~ (vai para o diretrio home do usurio atual) www.pontodosconcursos.com.br 6

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO

chmod Altera as permisses de acesso a arquivos.

Ex.: chmod 750 Carta.txt (permisso de leitura, escrita e execuo para o dono (7); leitura e execuo para o grupo (5);nenhuma permisso para os outros usurios(0)). Lembre-se: o 1 n equivale ao usurio; o 2 ao grupo; o 3 aos outros usurios! chmod 444 Carta.txt (permisso de leitura para o dono do arquivo, o grupo e os outros usurios) clear Limpa a tela (equivale ao comando CLS do MSDOS) Ex.: clear cp Copia arquivos ou diretrios. Ex.: cp Teste2.txt /root/Arquivos (copia Teste2.txt do diretrio atual para o diretrio Arquivos.) cp T1.txt T2.txt (copia o arquivo T1.txt chamando a cpia de T2.txt.) cp Arq Arq2 (copia Arq, chamando de Arq2. Se Arq2 j existir, ser substitudo.) cp b Arq Arq2 (copia Arq, chamando de Arq2. Se Arq2 j existir, ser criado um backup: Arq2~.) cp b Arq Arq2 v (copia Arq, chamando de Arq2. Se Arq2 existir, ser criado um backup: Arq2~. O argumento v indica exibio em modo verbose (Arq > Arq2). [Ctrl]+[Alt]+[Delete] Reinicia o sistema. Ex.: pressione simultaneamente a combinao de teclas [Ctrl]+[Alt]+[Del] (reinicia o computador) date Mostra data e hora do sistema. Ex.: date www.pontodosconcursos.com.br 7

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO diff Compara se existem diferenas entre dois arquivos. Ex.: diff Carta.txt Carta2.txt (exibe o texto do arquivo Carta.txt a partir da 5 linha) df Lista as parties do disco rgido. Ex.: df dir Lista o contedo de um diretrio Ex.: dir (lista o contedo do diretrio atual) dir MeusDocumentos (lista o contedo do diretrio MeusDocumentos) dir MeusDocumentos/Textos (lista o contedo do diretrio Textos) exit Finaliza a sesso e pede novo login e senha (igual ao comando logout) Ex.: exit (finaliza a sesso do usurio atual e pede login e password) kill Encerra um ou mais processos em andamento. Ex.: kill (encerra os processos) ln Cria links para arquivos ou diretrios. Cria tanto links simblicos (soft links3) como links diretos (hard links4). Como padro cria-se links diretos. Ex.: ln Carta.txt Link_Carta.txt (cria um link direto Link_Carta.txt para o arquivo Carta.txt) ln s Memo.doc Link_Memo.doc (cria um link simblico Link_Memo.doc para o arquivo Memo.doc) lpq Mostra o status da fila de impresso. Ex.: lpq (exibe os arquivos da fila de impresso da impressora ativa) lpq all (exibe os arquivos da fila de impresso de qualquer impressora) lpr Imprime o arquivo indicado. Ex.: lpr Carta (imprime o arquivo Carta) login Inicia a sesso pedindo nome de usurio e senha (userid e password). Ex.: login (pede o nome de usurio login e a senha password) logname Mostra o nome de login do usurio atual. www.pontodosconcursos.com.br 8

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO Ex.: logname (mostra o nome de login do usurio atual) logout Finaliza a sesso do usurio atual e pede login de novo usurio e senha (password). Ex.: logout (finaliza a sesso e pede login e password) mkdir Cria diretrios (equivale ao comando MD do MSDOS). Ex.: mkdir Documentos (cria o diretrio Documentos) mkdir Fotos1 Fotos2 Fotos3 (cria os diretrios Fotos1, Fotos2 e Fotos3 dentro do diretrio atual) mkdir Fotos1/Paisagens (cria o diretrio Paisagens dentro do diretrio Fotos1) mv Move arquivos ou renomeia diretrios ou arquivos. Ex.: mv Carta.txt Texto.txt (renomeia o arquivo Carta.txt, chamando-o de Texto.txt) mv Teste2.txt /root/Arquivos (move Teste2.txt do diretrio atual para o diretrio Arquivos) mv Teste2.txt Teste.txt v (renomeia o arquivo Teste2.txt para Teste.txt, em modo verbose6). mv v Test1 Test2 (renomeia Test1 para Test2, em modo verbose: Teste2.txt > Teste.txt) passwd Permite criar ou modificar a senha de um determinado usurio. Ateno: somente o usurio root pode alterar as senhas. Ex.: passwd user1 (permite criar ou modificar a senha do usurio user1) Retorna: New password: digite a nova senha Retype new password: digite novamente a nova senha ps Mostra os processos em execuo. Ex.: ps pwd Mostra em qual diretrio voc se encontra. Mostra o path (caminho) do diretrio atual. Ex.: pwd reboot Reinicia o sistema instantaneamente, sem finalizar corretamente os processos ativos (no recomendvel). Ex.: reboot rm Exclui arquivos e diretrios (neste ltimo caso, seguido de r) www.pontodosconcursos.com.br 9

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO Ex.: rm Carta.txt (exclui o arquivo Carta.txt) rm r MeusDocumentos (exclui o diretrio MeusDocumentos: o argumento r indica diretrio) rm r f MeusDocumentos (exclui o diretrio MeusDocumentos sem pedir confirmao f) rmdir Exclui diretrios vazios (equivale ao RD no MSDOS). Ex.: rmdir Imagens (exclui o diretrio Imagens, desde que esteja vazio) rmdir p D1/D2/D3 (apaga todos os diretrios do path) rmdir Texto.txt (apaga o arquivo Texto.txt) rm R D1/D2/D3 (apaga todos os diretrios do path, pedindo confirmao individualmente) shutdown Desliga ou reinicia o computador. Ex.: shutdown r now (reinicia o computador) shutdown h now (desliga o computador) shutdown r +10 (reinicia o micro em 10 min. / basta substituir now pelo tempo requerido: +1, +2...) startx Inicia a interface grfica do Linux (Xwindow). Ex.: startx su Troca de usurio. Ex.: su (vai para o usurio root, que o super-usurio) su Patricia (pede password para alternar para a usuria Patricia) tail Exibe o contedo de um arquivo a partir de uma determinada linha. Ex.: tail 5 Carta.txt (exibe o texto do arquivo Carta.txt a partir da 5 linha) tail 10 Carta.txt (exibe o texto do arquivo Carta.txt a partir da 10 linha) touch Atualiza a ltima data e hora de acesso ao arquivo. Caso o arquivo no exista, ser criado um arquivo vazio como padro. Ex.: touch Carta.txt (se Carta.txt existe, a data/hora do ltimo acesso ao arquivo ser a data/hora atual) touch Relatorio.txt (se o arquivo Relatrio.txt no existe, criado um arquivo Relatrio.txt vazio) touch m Foto.bmp (se Foto.bmp existe, ser atualizada apenas a hora de acesso, para a atual) tree Exibe a rvore de diretrios da pasta atual. Ex.: www.pontodosconcursos.com.br 10

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO tree (exibe a estrutura de diretrios, subdiretrios e arquivos da pasta atual) tree d (exibe apenas a estrutura de diretrios da pasta atual, no inclui os arquivos) tree Desktop (exibe a estrutura de diretrios e arquivos da pasta Desktop)

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO

Comando cat cd chmod chown clear cmp cp date df echo fdisk file find free grep groupadd head history kill less ln login ls ls la man mkdir more mount mv netstat passwd ps rpm shutdown su pwd rm

Quadro Resumo dos Principais Comandos do Linux Descrio Exibe o contedo de um arquivo, sem pausa. Muda de diretrio. Altera as permisses de arquivos e diretrios. Altera o dono e o grupo dono de um arquivo ou diretrio. Limpa a tela e posiciona o cursor no canto superior esquerdo do vdeo. Compara arquivos. Copia arquivos e diretrios. Exibe ou altera a data do sistema. Exibe informaes sobre o espao dos discos. Exibe texto na tela. Edita parties de um disco. Exibe o tipo de um arquivo. Procura arquivos. Exibe o estado da memria RAM e memria virtual. Filtra o contedo de um arquivo. Adiciona grupos. Mostra as linhas iniciais de um arquivo texto. Mostra os ltimos comandos executados pelo usurio. Envia um sinal a um processo. Utilizado para matar processos. Exibe o contedo de um arquivo de texto pausadamente. Cria links para arquivos e diretrios no sistema. Permite a entrada de um usurio no sistema. Lista contedo de diretrios. Lista todos os arquivos (inclusive os ocultos). Exibe o manual de um comando. Cria diretrios. Exibe o contedo de um arquivo. Monta unidades de disco rgido, disquete, CD-ROM. Move ou renomeia arquivos e diretrios. Exibe informaes sobre as conexes de rede ativas. Altera a senha de usurios. Exibe informaes sobre processos em execuo no sistema. Gerencia pacotes Red Hat. Desliga o sistema de modo seguro. Troca usurio. Permite trabalhar momentaneamente como outro usurio. Mostra o nome e caminho do diretrio Atual,ou seja, exibe o diretrio em que o usurio est. Remove arquivos e diretrios. www.pontodosconcursos.com.br 12

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO rmdir Remove diretrios vazios. tail Exibe o final do contedo de um arquivo. tree Exibe arquivos e diretrios em forma de rvore. umount Desmonta unidades. uname Exibe informaes sobre o tipo de UNIX/Linux, kernel, etc useradd Adiciona usurios. userdel Exclui usurio do sistema. usermod Modifica usurio do sistema. who Exibe os usurios logados no sistema. who am i Exibe o nome do usurio logado. Compactadores/Descompactadores gzip Usado para gerar uma cpia compactada de um determinado arquivo. O que ele no realiza a unio de vrios arquivos em um nico arquivo. Para isso existe uma aplicao chamada de empacotador. E essa funo especfica desempenhada pelo tar.

gunzip

tar

Para descompactar um arquivo com a extenso .gz, retornando o arquivo ao seu estado original. Ex.: gunzip linux.pdf.gz Pode-se tambm usar o gzip d linux.pdf.gz. Nos 2 comandos acima, usei como exemplo o arquivo linux.pdf.gz. Guarda vrios arquivos em um nico arquivo.

Vamos s questes!!

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO - LISTA DAS QUESTES COMENTADAS 1. (CESPE/2010/Ministrio da Sade/Analista TcnicoAdministrativo/Q.13) No sistema operacional Linux tpico, o subdiretrio /dev do diretrio raiz contm os arquivos executveis (binrios) de comandos essenciais pertencentes ao sistema, e que so usados com frequncia pelas aplicaes. Resoluo O subdiretrio /dev do diretrio raiz guarda os arquivos de dispositivo e os arquivos binrios (tambm chamados de executveis) so guardados no /bin e no /sbin. GABARITO: item FALSO. 2. (CESPE/2010/Ministrio da Sade/Analista TcnicoAdministrativo/Q.14) No sistema operacional Linux, um ponto (.) no incio do nome identifica os arquivos ocultos. Resoluo Os nomes dos arquivos ocultos do Linux comeam com um PONTO. Dessa forma, esses arquivos no iro aparecer nas visualizaes normais de arquivos. GABARITO: item VERDADEIRO. 3. (CESPE/2010/TER-BA/Tcnico/Q.20) O Linux um sistema operacional que pode ser usado apenas em servidores, no sendo adequado para a utilizao em estaes de trabalho do tipo PC. No entanto, um sistema cujo cdigo-fonte fica disponvel para alteraes, permitindo que os usurios contribuam para a sua melhoria. Resoluo O linux pode ser utilizado tanto em estaes de trabalho do tipo PC, quanto em servidores! GABARITO: item FALSO. 4. (CESPE/2009/TRE-GO/Analista Judicirio) Assinale correspondente a caractersticas do sistema operacional Linux. A. multitarefa, multiusurio, open source B. monotarefa, multiusurio, open source C. multitarefa, monousurio, gratuito D. monotarefa, monousurio, gratuito Resoluo www.pontodosconcursos.com.br 14 a opo

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO O Linux um sistema operacional multiusurio, multitarefa, flexvel, interopervel, portvel e estvel. Quanto adjetivo! :) Alm de tudo isto, ele segue o padro POSIX/UNIX, o que garante que temos no Linux todo o sistema de proteo do ncleo do kernel, com isto fica quase impossvel um programa travar em Linux. Multitarefa O sistema capaz de executar simultaneamente vrios programas, garantindo a melhor distribuio de recursos entre esses programas. Um nico programa no deve ser capaz de monopolizar os recursos da mquina, ao contrrio do que ocorre no Windows 3.x e em menor grau no Windows 95. Exemplo: Voc pode estar imprimindo uma carta enquanto trabalha na planilha de vendas. Multiusurio O sistema capaz de atender a vrios usurios interativos SIMULTANEAMENTE. Interopervel O Linux executa bem com a maioria dos protocolos de rede e sistemas operacionais incluindo Windows, Unix, Mac OS da Apple. Portvel A maioria do cdigo do Linux escrito em linguagem C, a vantagem disso que ele pode ser prontamente portado para um novo hardware de computador. O Unix evoluiu com o surgimento da linguagem C. Flexvel O Linux pode ser usado para vrias finalidades, como um host de rede, roteador, estao grfica de trabalho, escritrio, servidor de arquivos, servidor Web, cluster etc. Estvel O kernel do Linux atingiu um nvel de maturidade muito bom. No raro encontrar relatos de servidores Linux que executaram durantes anos sem qualquer tempo de inatividade. Open Source Programa que tem seu cdigo fonte aberto. Qualquer um pode baixar o cdigo fonte do programa, estud-lo ou mesmo aperfeio-lo. GABARITO: letra A. 5. (CESPE/2009/TRE-GO/Analista Judicirio) Acerca do Internet Explorer e do sistema operacional Linux, assinale a opo correta. A Para conectar Internet um microcomputador que tenha instalado o sistema operacional Linux, necessria a utilizao de uma placa de rede especfica. B A conexo, Internet, de um microcomputador que possui o sistema operacional Linux instalado mais lenta quando comparada com um que tenha instalado o Windows XP. C Se um e-mail for criado a partir de algum aplicativo do sistema operacional Linux, ele no poder ser lido por destinatrio que usa o Windows XP. www.pontodosconcursos.com.br 15

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO D Com o Linux possvel acessar a Internet usando uma rede sem fio (wireless). Resoluo Item A. No necessria uma placa ESPECFICA. O item A FALSO. Item B. No podemos afirmar isso, sem conhecer mais detalhes sobre a configurao do hardware. O item B FALSO. Item C. O e-mail criado a partir de algum programa cliente de correio eletrnico (como o Mozila Thunderbird) que porventura esteja instalado no Linux poder, com certeza, ser lido em qualquer outro programa cliente de correio eletrnico instalado sob o sistema operacional Windows. O item C FALSO. Item D. O acesso rede sem fio poder ser feito de um equipamento com o sistema operacional Linux, portanto, a assertiva D est CORRETA. GABARITO: letra D. 6. (CESPE/2009/TRE-GO/Tcnico Judicirio) operacional Linux, assinale a opo correta. A respeito do sistema

A. Kernel a interface grfica do Linux, que tem visual muito similar interface do sistema operacional Windows XP. B. O Linux funciona em dezenas de plataformas, desde mainframes at relgios de pulso, passando por vrias arquiteturas e dispositivos. C. O KDE o navegador nativo do Linux que permite acesso Internet e envio de e-mail. D. O Linux adota a GPL, uma licena que permite aos interessados us-lo, mas sem a possibilidade de redistribu-lo. Resoluo Item A. Kernel a parte central do sistema operacional (ou seja, o seu ncleo). a parte do sistema Operacional que fala diretamente com o hardware do computador. Gerencia a memria; gerencia dispositivos de hardware; diz que sistema de arquivos o sistema operacional usa, como deve usar, e como deve se comportar. Para um sistema funcionar, s se precisa do kernel, todo o resto complemento. O item A FALSO. A tela seguinte destaca o carregamento do Kernel durante o Boot.

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO Item B. O Linux hoje funciona em dezenas de plataformas, desde mainframes at um relgio de pulso, passando por vrias arquitecturas: x86 (Intel, AMD), x86-64 (Intel EM64T, AMD64), Alpha, SPARC, entre outros. Vide texto original em http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux (O item B est CORRETO). Item C. O Mozilla Firefox o navegador nativo do Linux. O KDE no navegador, um ambiente grfico (um programa que apresenta uma interface grfica amigvel para o usurio). (O item C FALSO). Item D. Como o Linux livre (GPL - Licena pblica Geral), ele pode ser adquirido e modificado por qualquer um, que pode distribu-lo novamente.(A afirmativa D FALSA). GABARITO: letra B. 7. (CESPE/2006/TJPA/Auxiliar Judicirio Programador/com adaptaes) Os principais elementos estruturais do Linux so os arquivos e os diretrios. Os primeiros guardam informaes, e os segundos so compartimentos que guardam arquivos e (ou) outros diretrios. Considerando a estruturao de diretrios e outras caractersticas do Linux, julgue o item: 1) O comando pwd permite a troca da senha (password) do usurio corrente. Resoluo O comando pwd mostra o nome e caminho do diretrio atual. O comando adequado para a troca de senhas o passwd. GABARITO: item FALSO. 8. (CESPE/2009/TRE/GO) Acerca do sistema operacional Linux, assinale a opo correta. A. No Linux, um usurio comum no pode causar danos ao sistema operacional da mquina de forma acidental. B. Para gravar um CD em computadores que utilizam o Linux, necessrio instalar o programa Ubuntu que permite gerar discos de udio e vdeo. C. O Gnome um programa nativo do Linux para tratamento de imagens. D. Uma das desvantagens do Linux a necessidade do usurio digitar comandos para realizar tarefas como gravar arquivos. Resoluo Item A. Uma conta de usurio comum tem acesso limitado ao sistema; s permite acessar funcionalidades de software da mquina para executar atividades comuns, como processamento de textos e navegao na Web. No entanto, se houver um ataque ao equipamento e voc estiver utilizando a conta de root (administrador do sistema), o invasor poder ter acesso total ao computador, e os resultados variaro de irritantes a catastrficos. O usurio root conhecido como superusurio ou administrador e pode fazer qualquer coisa no sistema Linux (qualquer comando dado pelo root ser obedecido pelo Linux sem restries!!). Item certo. www.pontodosconcursos.com.br 17

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO

Item B. O Ubuntu um exemplo de distribuio (ou distro) do Linux. Item errado. Item C. O Gnome um ambiente grfico (tambm chamado de gerenciador de janela). Item errado. Item D. O Linux oferece tambm interfaces grficas para auxiliar o usurio no processo de execuo de comandos. Item errado. GABARITO: letra A. 9. (INSTITUTO MOVENS/2009/MDIC/TI/Q. 41) Sabendo que o sistema operacional Linux distribudo sob a licena GPL, assinale a opo correta. (A) Alteraes devem ser autorizadas pelos criadores originais do Linux. (B) Isso significa que o Linux no pode ser vendido. (C) O Linux pode ser distribudo e instalado livremente e pode ser usado para qualquer propsito. (D) O cdigo-fonte fica disponvel, mediante pagamento, para o usurio final. Resoluo Em 1991, um jovem finlands chamado Linus Torvalds disponibilizou para o mundo a primeira verso do Linux, um kernel Unix-Like'. A partir desse ponto, foi possvel unir o kernel - Linux - com os softwares GNU, originando o que chamamos de GNU/Linux. O mundo GNU/Linux no apenas um conjunto de programas mas tambm uma filosofia de mundo livre e colaborativo, no qual as pessoas podem utilizar esses softwares livremente e, acima de tudo, aprender com eles, uma vez que seu cdigo fonte deve ser disponvel a todos que queiram melhor-lo ou apenas aprender com ele. Para que esse mundo continue livre, Richard Stallman fundou a FSF Free Software Foundation, que mantm a licena chamada GNU GPL - GNU General Public License, que preserva as 04 liberdades seguintes: liberdade 0 - liberdade para rodar o programa para quaisquer propsitos; liberdade 1 - liberdade para estudar como o programa trabalha e adapt-lo s suas necessidades. Ter acesso ao cdigo fonte essencial para isso; liberdade 2 - liberdade de redistribuir cpias de forma que voc possa ajudar outras pessoas; liberdade 3 - liberdade para melhorar o programa e disponibilizar as melhorias para o pblico, de forma que toda a comunidade possa se beneficiar disso. Ter acesso ao cdigo fonte essencial tambm para isso. GABARITO: letra C. 10.(CESPE/2008/SERPRO/Tcnico- Operao de Redes/Adaptada) Acerca de conceitos bsicos de informtica e do sistema operacional Linux, julgue o item seguinte. No Linux, o gerenciamento de arquivos realizado pelo programa Math, que possibilita criar pastas e organiz-las. Resoluo www.pontodosconcursos.com.br 18

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO O item falso, pois o aplicativo BrOffice.org Math faz parte do pacote BrOffice.Org e utilizado para criar e editar frmulas cientficas e equaes matemticas. O Linux possui alguns gerenciadores de arquivos como o Nautilus e o Konqueror, utilizados para organizar e gerenciar diretrios do sistema. GABARITO: item FALSO. 11.(CESPE/2008/SERPRO/Tcnico- Operao de Redes) Uma diferena marcante entre os software Windows e Linux o fato de este ser um sistema de cdigo aberto, desenvolvido por programadores voluntrios espalhados por toda a Internet e distribudo sob licena pblica. Resoluo O Windows um software proprietrio, desenvolvido pela Microsoft. O Linux um software licenciado sob a licena GPL (GNU Public License), e o cdigo-fonte do Linux pode permanecer livremente disponvel. Muitas pessoas pelo mundo inteiro tm trabalhado conjuntamente para continuar o desenvolvimento do Linux, sob a direo de Linus Torvalds, o autor original, e cada uma delas mantm os direitos de copyright sobre o cdigo que escreveram.As pessoas podem cobrar pela cpia do Linux, se desejarem, desde que, com isso, no limitem a sua distribuio. GABARITO: item VERDADEIRO. 12.(INSTITUTO MOVENS/2009/MDIC/TI/Q. 42) Um administrador de servidores Linux precisa instalar um novo sistema que requisita um grande espao livre em disco. Assinale a opo que apresenta o comando a ser utilizado pelo administrador para verificar o espao livre nos discos instalados no servidor. (A) df (B) fdisk -l (C) mount (D) fstab Resoluo df Exibe a quantidade de disco vazio. $ df <arquivo/diretrio/partio> $ df -h <arquivo/diretrio/partio> Aproxima para a unidade de medida mais prxima, mais legvel para o ser humano. $ df -k <arquivo/diretrio/partio> Mostra em kilobytes. $ df -m <arquivo/diretrio/partio> Mostra em megabytes. www.pontodosconcursos.com.br 19

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO GABARITO: letra A. 13.(FGV/2006/SEFAZ-MS/AGENTE TRIB. ESTADUAL/Q.51) No processo de instalao do Linux, as principais bibliotecas de sistema e os arquivos de configurao e scripts de inicializao ficam armazenados nos seguintes diretrios: (A) /bin e /etc. (B) /bin e /root. (C) /lib e /etc. (D) /lib e /root. (E) /lib e /sys. Resoluo Vamos ao estudo dos diretrios relacionados na questo!! /bin O diretrio /bin guarda os comandos essenciais para o funcionamento do sistema. Esse um diretrio pblico, sendo assim, os comandos que esto nele podem ser utilizados por qualquer usurio do sistema. Entre os comandos, esto: bash; ls; echo; cp. /lib No diretrio /lib esto as bibliotecas compartilhadas e mdulos do kernel. As bibliotecas so funes que podem ser utilizadas por vrios programas. /etc No diretrio /etc esto os arquivos de configurao do sistema. Nesse diretrio vamos encontrar vrios arquivos de configurao, tais como: scripts de inicializao do sistema, tabela do sistema de arquivos, configurao padro para logins dos usurios, etc. /root Diretrio pessoal do superusurio root. O root o administrador do sistema, e pode alterar a configurao (dele), configurar interfaces de rede, manipular usurios e grupos, alterar a prioridade dos processos, entre outras. Dica: Utilize uma conta de usurio normal em vez da conta root para operar seu sistema. Uma razo para evitar usar privilgios root por causa da facilidade de se cometer danos irreparveis como root; alm do que, voc pode ser enganado e rodar um programa Cavalo de Tria (programa que obtm poderes do super usurio) comprometendo a segurana do seu sistema sem que voc saiba. /proc O /proc um diretrio virtual, mantido pelo kernel, no qual encontramos a configurao atual do sistema, dados estatsticos, dispositivos j montados, interrupes, endereos e estados das portas fsicas, dados sobre as redes, etc.

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO Aqui, temos subdiretrios com o nome que corresponde ao PID (Process ID) de cada processo. Dentro deles, vamos encontrar diversos arquivos texto contendo vrias informaes sobre o respectivo processo em execuo. /sys O diretrio /sys um sistema virtual de arquivos, tal como o /proc, que tem como objetivo mostrar as informaes relacionadas aos hardwares. Esse diretrio est presente desde a verso 2.6 do kernel e traz novas funcionalidades o que se diz respeito a dispositivos PnP. GABARITO: letra C. 14.(FGV/2006/SEFAZ-MS/FISCAL DE RENDAS/Q.22) De forma semelhante ao Windows, para plataformas Linux so utilizados os seguintes ambientes grficos: (A) Latex e XWindows. (B) XWindows e Kernel. (C) Kernel e KDE. (D) KDE e Gnome. (E) Gnome e Latex. Resoluo Como exemplos de ambientes grficos merecem destaque: Gnome: instituiu a idia de Meu computador para ficar fcil de aprender a partir do sistema da Microsoft. KDE (K Desktop Environment): muito usado e bem cheio de frescuras. BlackBox, WindowMaker, Fluxbox: pouco utilizados, porm bem mais leves do que os dois mais famosos, acima listados. GABARITO: letra D. 15.(FGV/2006/SEFAZ-MS/FISCAL DE RENDAS/Q.33)No ambiente Linux, para fazer referncia primeira partio primria no primeiro drive IDE utilizado o nome: (A) /dev/dsk0. (B) /dev/dsk1. (C) /dev/ide1. (D) /dev/hda0. (E) /dev/hda1. Resoluo Uma partio uma diviso lgica do seu disco rgido, criada por questes de organizao, convenincia, flexibilidade ou segurana. Nos sistemas baseados em representao por letras, um disco rgido IDE pode ser dividido, ou seja, particionado de forma a ser visto com as letras C: e D:,por exemplo. No sistema operacional GNU/Linux, esta mesma diviso levaria aos arquivos representados em /dev/hda1 e /dev/hda2. Ou seja, a primeira partio do disco hda representada por /dev/hda1 e a segunda representada por /dev/hda2. Qualquer partio adicional seguiria o mesmo padro. www.pontodosconcursos.com.br 21

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO

Assim, para inspecionar o contedo da primeira partio, pode-se usar o comando abaixo: # cat /dev/hda1 Para interromper a sada do comando que pode ser bastante demorada, pressione a combinao de teclas Ctrl + C (mantenha a tecla Ctrl pressionada e pressione a letra C). Caso a tela do seu console continue a mostrar caracteres estranhos, digite reset. O ltimo comando mostra uma sada que seres humanos no conseguem entender. Elas representam a maneira como os dados foram armazenados em /dev/hda1. Para que o sistema operacional GNU/Linux apresente estes dados de uma forma mais legvel, necessrio solicitar ao sistema um processo de traduo. Este processo chamado de montagem de dispositivos. A identificao de discos rgidos no Linux feita da seguinte forma: /dev/hda1 onde: 1 - Nmero que identifica o nmero da partio no disco rgido. a - Letra que identifica o disco rgido (a=primeiro, b=segundo, etc...). hd -Sigla que identifica o tipo do disco rgido (hd=IDE, sd=SCSI, xt=XT). /dev - Diretrio onde so armazenados os dispositivos existentes no sistema. A seguir destacamos algumas identificaes de discos e parties em sistemas Linux: /dev/fd0 Primeira unidade de disquetes. /dev/fd1 Segunda unidade de disquetes. /dev/hda Primeiro disco rgido na primeira controladora IDE do micro (primary master). /dev/hda1 Primeira partio do primeiro disco rgido IDE. /dev/hdb Segundo disco rgido na primeira controladora IDE do micro (primary slave) GABARITO: letra E. 16.(FGV/2006/SEFAZ-MS/FISCAL DE RENDAS/Q.37) abaixo referente a comandos no Linux. Observe o quadro

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO

Do quadro, no ocorre correspondncia entre COMANDO e SIGNIFICADO nas seguintes alternativas: (A) L1 e L4. (B) L1 e L5. (C) L2 e L3. (D) L2 e L4. (E) L3 e L5. Resoluo cd Esse comando mudar a localizao do usurio na rvore de diretrios. Para diminuir a digitao, o GNU/Linux aceita algumas abreviaes, chamadas de rotas relativas: $ cd <caminho> Ir para o diretrio que voc especificar, exemplo: $ cd /etc $ cd ~ $ pwd /home/pquintao Perceba que usei o comando cd ~ para voltar ao meu diretrio pessoal. $ cd / Ir para o diretrio raiz do sistema. cp cp [origem] [destino]: copia um arquivo ou diretrio para outro local. Por exemplo, para copiar o arquivo pontodosconcursos.txt para /home, basta digitar cp pontodosconcursos.txt /home df Exibe a quantidade de disco vazio. www.pontodosconcursos.com.br 23

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO

$ df <arquivo/diretrio/partio> $ df -h <arquivo/diretrio/partio> Aproxima para a unidade de medida mais prxima, mais legvel para o ser humano. $ df -k <arquivo/diretrio/partio> Mostra em kilobytes. $ df -m <arquivo/diretrio/partio> Mostra em megabytes. pwd Indica em qual diretrio o usurio est. Exemplo: $ pwd /home/patricia su Troca de usurios. $ su (sem nada, vira root) $ su <usurio> GABARITO: letra D. 17.(FGV/2006/SEFAZ-MS/FISCAL DE RENDAS/Q.38) Para instalar e configurar o DNS, o software mais utilizado para resoluo de nomes em ambientes Linux conhecido por: (A) RESOLVER (B) DOMAIN (C) MASTER (D) NAMES (E) BIND Resoluo DNS (Domain Name System) converte nomes de mquinas para endereos IPs. Ele faz o mapeamento do nome para o endereo IP e do endereo IP para o nome. Por exemplo o DNS realiza o mapeamento entre um nome de computador, como www.pontodosconcursos.com.br, e o endereo IP da mquina 187.45.208.152. O protocolo DNS foi criado com o objetivo de facilitar o usurio, permitindo a identificao de computadores na Internet ou redes locais atravs de nomes ( muito mais fcil decorar o nome de uma pessoa ao invs de um nmero de telefone). Existe ainda o papel do servidor DNS secundrio que uma espcie de cpia de segurana do servidor DNS primrio. Quando no possvel encontrar um domnio atravs do servidor primrio o sistema tenta resolver o nome atravs do servidor secundrio.

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO Dentro do assunto DNS importante ter o conhecimento sobre o DNS reverso que pode cair na sua prova de concurso. O DNS Reverso busca o nome de domnio associado ao host atravs do IP da mquina. Por exemplo quando no sabemos o endereo de domnio (nome da mquina), mas temos o IP disponvel, tentamos resolver o IP atravs do DNS reverso que procura qual nome de domnio est associado quele endereo. Mas qual o objetivo do DNS reverso? O DNS reverso evita que algum utilize um domnio que no lhe pertence para enviar spam, por exemplo. O servidor DNS open source mais utilizado em servidores Linux o BIND. Item a. A palavra RESOLVER no est associada a nenhum software de DNS. Item errado. Item b. Domain o domnio que deve ser configurado em um servidor DNS e no se refere a nenhum software DNS para Linux. Item errado. Item c. A expresso MASTER define o servidor principal de DNS, ou pode conter as zonas (conjunto de entradas DNS associadas a um domnio) as quais o servidor responder. Item errado. Item d. A palavra NAMES no est associada a nenhum software de DNS. Item errado. Item e. BIND o software utilizado para o servidor DNS, utilizado em mquinas Linux. Item certo. GABARITO: letra E. 18.(FGV/2006/SEFAZ-MS/TCNICO DE TI/Q.36) O Linux emprega um carregador, instalado no Master Boot Record ou no primeiro setor de sua partio-raiz e que fornece recursos de inicializao "dual", permitindo que se escolha o sistema operacional a ser ativado no momento do boot do computador. Esse carregador conhecido por: (A) Loader. (B) Kernel. (C) Root. (D) Post. (E) Lilo. Resoluo A inicializao de um sistema ocorre a partir da execuo do programa (BIOS) localizado na ROM em um endereo predefinido. A CPU programada para executar esse programa sempre que o computador ligado ou aps um reset automtico. A CPU encontra e ativa o programa de inicializao na BIOS da ROM que conduz primeira etapa da BIOS: o POST (Power ON Self Test), responsvel por verificar o funcionamento de diversos dispositivos do computador.

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO Depois, o boot executado a partir de um disco rgido (normalmente) onde o MBR (Master Boot Record) contm o loader de boot. O MBR um setor de 512 bytes, localizado no primeiro setor do disco (setor 1 do cilindro 0, cabeote 0). A inicializao do Linux A inicializao do sistema Linux comea com um boot loader que tem a funo de gerenciar o boot permitindo que o usurio escolha qual sistema operacional ser inicializado. Exemplos de gerenciadores de boot so o GRUB e o LILO. O boot loader inicia o carregamento do kernel na memria RAM e passa o controle do sistema para ele. Uma vez que o kernel j esteja controlando a mquina, iniciada a fase de carregar os servios necessrios para a utilizao do sistema. Item a. O termo loader, de forma isolada, no significativo para o contexto da questo. Se a banca tivesse utilizado a expresso boot loader poderia confundir os candidatos. Item errado. Item b. Kernel o ncleo do sistema Linux. Item errado. Item c. Root o usurio administrador do sistema operacional Linux. Item errado. Item d. Post (Power ON Self Test) o teste realizado na inicializao de um sistema para verificar o funcionamento de dispositivos de hardware. Item errado. Item e. Lilo (Linux Loader) o gerenciador de boot do Linux. Item certo. GABARITO: letra E. 19.(FUNRIO/2009/DEPEN/CONSULTORIO DENTARIO) O Gerenciador de Janelas KDE, integrante de vrias distribuies LINUX, disponibiliza para os seus usurios, por padro, o navegador A) Konqueror B) KDM C) Chrome D) Opera E) Internet Explorer Resoluo O KDE um gerenciador de janelas do Linux, que disponibiliza para os seus usurios, por padro, o navegador Konqueror!! Segundo http://www.gdhpress.com.br/etdl/leia/index.php?p=cap2-16 o KDE um pouquinho a mais que um simples gerenciador de janelas, pois inclui um grande nmero de bibliotecas e programas prprios. A ideia que o usurio possa encontrar dentro do KDE um ambiente completo, com Navegador e gerenciador de arquivos (Konqueror), sute de escritrio (Koffice), jogos, editores de texto (Kedit, Kwrite e outros), programas de edio de imagem (Kpaint, Kooka, Kview, Kontour e outros), som e vdeo (Kaboodle e aKtion) e assim por diante. www.pontodosconcursos.com.br 26

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO GABARITO: letra A. 20.(FUNRIO/ PREFEITURA DE CORONEL FABRICIANO/AGENTE ADMINISTRATIVO) Qual o nome de usurio mais importante no Linux? A) Adminstrator B) Root C) RadHat D) Unix E) Ps Resoluo usurio no Linux, cada pessoa precisa ter uma conta de usurio. Uma conta de usurio indica um nome e senha que devem ser utilizados para se conectar no sistema. O usurio root conhecido como superusurio ou administrador e pode fazer qualquer coisa no sistema Linux (qualquer comando dado pelo root ser obedecido pelo Linux sem restries!!). Usurio root (ou super-usurio): quem tem acesso irrestrito ao sistema. Quando voc se conecta como root, voc poder fazer qualquer operao no Linux, como alteraes de configurao do sistema, apagar ou modificar arquivos importantes, etc. Por isso, se conectar como root muito arriscado, j que voc pode causar danos sem querer. Tendo isso em mente, nunca se conecte como root a no ser que seja mesmo necessrio. Para usar o Linux no dia-a-dia, conecte-se atravs de uma conta de usurio comum, assim no haver risco de danos. Tambm no se esquea de guardar muito bem a senha do root, pois se algum descobrir poder danificar o sistema. modo usurio indica quem est usando a mquina, se um usurio comum ou o super-usurio. Veja: # = modo super-usurio $ = modo usurio

GABARITO: letra B. 21.(FUNRIO/ PREFEITURA DE CORONEL FABRICIANO) O Linux um exemplo de: A) Processador de Texto B) Sistema Operacional C) Planilha Eletrnica D) Processador Grfico E) Antivrus Resoluo

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO O Linux um exemplo de sistema operacional, que o programa responsvel por dar vida ao computador, fazendo rodar os programas que executam as tarefas solicitadas pelo usurio. GABARITO: letra B. 22.(FUNRIO/2009/INSS/ANALISTA DE SEGURO SOCIAL/Servio Social) Qual o comando que, digitado na linha de comandos do sistema operacional Linux, mostra o nome do diretrio atual em que o usurio est trabalhando? A) pwd B) cat C) cd D) ls E) mkdir Resoluo Comando pwd cat cd ls mkdir Descrio Mostra o nome e caminho do diretrio atual. Exibe o contedo de um arquivo, sem pausa. Muda de diretrio. Lista contedo de diretrios. Cria diretrios.

GABARITO: letra A. 23.(CESGRANRIO/2006/DNPM/Tcnico em informtica) No Sistema Operacional Linux, o comando que altera o usurio dono de determinado arquivo ou diretrio : (A) chown (B) stat (C) chroot (D) attrib (E) chmod Resoluo O comando chown altera o dono de um arquivo/diretrio. Opcionalmente pode tambm ser usado para mudar o grupo. chown [opes] [dono.grupo] [diretrio/arquivo] GABARITO: letra A. 24.(FUNDATEC/2004/REFAP/ECONOMISTA JNIOR/Adaptada) A questo seguinte baseia-se na Figura 4, que mostra o resultado obtido aps a execuo de um comando na console do sistema operacional Linux, distribuio Kurumin.

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO

Figura 4- Sistema operacional Linux A Figura 4 mostra o resultado obtido aps a execuo do seguinte comando na console do sistema operacional Linux, distribuio Kurumin: A) chown B) chmod C) ls - l D) lpg E) ps - ax Resoluo chown -> altera o dono e o grupo dono de um arquivo ou diretrio. chmod -> altera as permisses de arquivos e diretrios. ls l ->lista os arquivos ou diretrio de uma forma bem detalhada (quem criou, data de criao, tamanho, dono e grupo a qual eles pertencem). lpg -> no comando do sistema operacional Linux. ps ax -> nos permite visualizar quais processos esto sendo executados no computador. Tambm mostra qual usurio executou o programa, hora que o processo foi iniciado, etc. GABARITO: letra E. 25.(FUNRIO/2009/AGENTE PENITENCIRIO) O sistema operacional o programa responsvel por dar vida ao computador, fazendo rodar os programas que executam as tarefas solicitadas pelo usurio. No Microsoft Windows, a interface grfica confunde-se com o sistema operacional. No Linux, pode-se escolher a interface grfica para gerenciar janelas do sistema. Qual das alternativas abaixo corresponde a uma interface grfica parecida com o Windows, usada em muitas distribuies do sistema operacional Linux? A) Firefox B) Java C) KDE D) PCI E) USB Resoluo www.pontodosconcursos.com.br 29

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO A interface grfica (gerenciador de janelas) em questo KDE. GABARITO: letra C. 26.(FCC/2005/TRE-MG/Judicirio/Programao de Sistemas) Um computador com o sistema Linux NO deve ser desligado diretamente sem usar o comando a) shutdown ou halt, somente. b) shutdown, halt ou poweroff. c) shutdown ou poweroff, somente. d) halt ou poweroff, somente. e) shutdown, somente. Resoluo A resposta que corresponde s 3 formas de desligar a mquina a letra B. Tanto o comando shutdown, halt e poweroff podem efetuar o desligamento da mquina. GABARITO: letra B. 27.(FCC/2005/TRE-MG/Judicirio/Programao de Sistemas) Um arquivo oculto, que no aparece nas listagens normais de diretrios, no GNU/Linux, identificado por a) um ponto ( . ) no incio do nome. b) um hfem ( - ) no incio do nome. c) um underline ( _ ) no incio do nome. d) uma extenso .hid. e) uma extenso .occ. Resoluo Um arquivo oculto no linux, apresenta-se com o ponto (.) antecedendo o nome do arquivo, como exemplo: .teste. Nesse exemplo o arquivo teste est oculto no sistema, para visualiz-lo basta utilizar o comando ls -a. O comando ls -a, listar todos arquivos no diretrio que voc estiver inclusive os arquivos ocultos. GABARITO: letra A. 28. (FCC/2005/TRE-MG/Judicirio/Programao de Sistemas) Em um diretrio Linux /usr/local, desejando-se listar os arquivos do diretrio /usr correto utilizar o comando a) ls _ (underline). b) ls (hfen). c) ls ~ (til). d) ls .. (2 pontos). e) ls / (barra). Resoluo No Linux, 2 pontos (..) significa eu declarar um diretrio acima na estrutura hierrquica de diretrios no sistema. Como exemplo do enunciado, o usurio est www.pontodosconcursos.com.br 30

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO atualmente no diretrio /usr/local, mas quer listar o contedo do diretrio /usr/, ou seja, listar o contedo do diretrio anterior ao que est no momento, com isso no precisa-se entrar no diretrio /usr/ para listar seu contedo, basta apenas digitar ls ..; isso listar todo contedo do diretrio /usr/, o usurio estando no diretrio /usr/local. GABARITO: letra D. 29.(FCC/2005/TRE-MG/Judicirio/Programao de Sistemas) Os discos rgidos, disquetes, tela, porta de impressora e modem, entre outros, so identificados no GNU/Linux por arquivos referentes a estes dispositivos no diretrio a) e/tmp. b) /lib. c) /root. d) /home. e) /dev. Resoluo O Linux um sistema orientado a arquivos; mesmo os perifricos so tratados como um tipo especial de arquivo. Assim, se um determinado programa precisar ler uma informao da porta serial, por exemplo, basta que ele abra o arquivo /dev/ttyS0 para leitura, que um arquivo especial que, quando acessado, l o contedo do dispositivo em questo. Sendo assim, podemos dizer que os arquivos de dispositivos so o nome pelo qual um determinado dispositivo conhecido pelo sistema. Esses arquivos ficam armazenados no diretrio /dev. S como informao sobre os outros diretrios citados nas alternativas da questo: Diretrio /tmp: Diretrio em que se encontram os arquivos temporrios do sistema, a cada boot esses arquivos so deletados desse diretrio. Diretrio /lib: Responsvel pelas bibliotecas do sistema. Diretrio /root: Diretrio home do superusurio ou usurio root. Diretrio /home: Diretrio home de todos outros usurios no sistema.

GABARITO: letra E. 30.(FCC/2005/UFT/Assistente em Administrao) Em um sistema operacional Linux, o comando a) mv serve para copiar um arquivo. b) who serve para verificar todos os administradores cadastrados no sistema. c) echo serve para exibir a diferena entre dois ou mais arquivos. d) vi serve para iniciar o editor de texto. e) mkdir serve para listar um diretrio. Resoluo Vamos ver o que cada comando faz:

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO Item a. O comando mv o responsvel por mover ou renomear um arquivo. Item errado. Item b. O comando Who o responsvel por verificar quem est logado no sistema. Item errado. Item c. O comando echo serve para escrever uma mensagem na tela do usurio. Resposta incorreta. Item d. O comando vi utilizado para iniciar o editor de texto VI. Item certo. Item e. O comando mkdir serve para criar um novo diretrio. Item errado. GABARITO: letra D. 31.(FCC/2005/UFT/Arquiteto e Urbanista) Em um sistema operacional Linux, o comando a) kill serve para reinicializar o sistema. b) ls serve para mover um arquivo. c) man serve para obter documentao on line. d) clear serve para limpar a memria do computador. e) pwd serve para alterar a senha (password) do usurio. Resoluo Vamos verificar a funcionalidade de cada comando conforme as alternativas do enunciado: Kill -> utilizado para finalizar processos no sistema. Item FALSO. ls -> serve para listar o contedo de um diretrio. Item FALSO. man -> serve para obter um menu de documentao on-line no sistema sobre algum comando. Item VERDADEIRO. clear -> serve para limpar a tela do shell do usurio. Item FALSO. pwd -> serve para mostrar o diretrio corrente que o usurio est. Item FALSO. GABARITO: letra C. 32.(ESAF/2008/CGU) O sistema operacional o programa responsvel por dar vida ao computador, fazendo rodar os programas que executam as tarefas solicitadas pelo usurio. No Microsoft Windows, a interface grfica confunde-se com o sistema operacional. No Linux, pode se escolher a interface grfica para gerenciar janelas do sistema. Qual das alternativas abaixo corresponde a uma interface grfica parecida com o Windows, usada em muitas distribuies do sistema operacional Linux? A) Firefox B) Java C) PCI D) USB E) KDE Resoluo www.pontodosconcursos.com.br 32

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO Item A. O Mozilla Firefox um browser (navegador da Internet). O item A FALSO. Item B. Java linguagem de programao. O item B FALSO. Item C. PCI um barramento do computador utilizado para placas de expanso (modem, rede, som e vdeo). O item C FALSO. Item D. O barramento USB (Universal Serial Bus Barramento Serial Universal) o barramento externo mais utilizado atualmente.

Portas USB Cabe destacar que possvel conectar at 127 dispositivos ao mesmo tempo em uma nica porta USB. Isso pode ser feito, por exemplo, com o uso de hubs, dispositivos que utilizam uma conexo USB para oferecer um nmero maior delas. Mas, isso pode no ser vivel, uma vez que a velocidade de transmisso de dados de todos os equipamentos envolvidos pode ser comprometida. No entanto, com uma quantidade menor de dispositivos, as conexes podem funcionar perfeitamente. O item D FALSO. Item E. A figura seguinte mostra o aspecto da rea de trabalho no KDE. Qualquer semelhana com o Windows meramente proposital. A maioria dos comandos que so realizados no Windows so encontrados de forma semelhante no KDE. O item E est CORRETO.

Figura. O ambiente KDE (Fonte: http://www.laercio.com.br/artigos/soft/soft-002/soft-002d.htm) www.pontodosconcursos.com.br 33

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO GABARITO: letra E. 33. (ESAF/2008-08/Pref. Munic. Natal/Auditor do Tesouro Nacional) Analise as seguintes afirmaes relacionadas aos Sistemas Operacionais Linux: I. O Samba um aplicativo para Linux que viabiliza o gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes formadas por mquinas com sistema operacional Windows. II. Com o uso do comando traceroute, possvel obter o caminho que um pacote atravessa por uma rede de computadores at chegar ao destinatrio. III. O comando netstart utilizado para mostrar as interfaces de redes ativas e as informaes relacionadas a cada uma delas. IV. O comando head utilizado para alterar as permisses de arquivos ou diretrios. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV Resoluo Item I. O Samba um sistema que faz a integrao de mquinas Linux (Unix) s redes Microsoft, permitindo compartilhar e utilizar arquivos e impressoras. Item certo. Item II. O comando traceroute exibe a rota percorrida pelos pacotes que saem de uma mquina local para uma mquina de destino. Como ferramenta de diagnstico, til para determinar em que ponto da rota h algum problema que esteja impedindo os pacotes de alcanarem uma determinada mquina. Item certo. Item III. O comando utilizado para gerenciar a placa de rede chama-se ifconfig. Com a opo -a sero listadas todas as interfaces de rede. A figura a seguir ilustra um exemplo...

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO

O comando netstat exibe vrios tipos de informaes relacionadas ao subsistema de rede do Linux. O comando netstart no existe. Item errado. Item IV. O comando head mostra as 10 primeiras linhas de um arquivo texto. Item errado. Para utiliz-lo digite no Linux: head <arquivo>, onde arquivo ser o nome do arquivo escolhido por voc. O comando ilustrado a seguir mostra o nmero X de linhas iniciais de um arquivo: head -n X <arquivo> Exemplos: head -n 3 teste.txt head teste.txt GABARITO: letra A. 34.(ESAF/2008/PSS) No Linux, os comandos so arquivos que possuem permisso para serem executados. O comando touch nome_do_arquivo utilizado para a) criar um arquivo vazio. b) executar um arquivo executvel. c) criar um arquivo com o contedo da tela. d) converter um arquivo texto em arquivo executvel. e) converter um arquivo executvel em uma DLL. Resoluo O comando touch cria um arquivo vazio e altera a data de modificao ou criao de um arquivo qualquer. Formas de utilizao: touch arquivo.txt touch -t YYYYMMDDhhmm arquivo.txt Nesse caso, a opo -t altera a data do arquivo. Observe que na ordem descrescente que voc dever informar os valores, sendo primeiro o ano, depois o ms, dia, hora e minuto. GABARITO: letra A. 35.(ESAF/2006/CGU/ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE-TI) Ao utilizar uma mquina que tenha dual boot entre o Linux com Kernel 2.4 e o Windows XP, uma forma de se manter uma partio que possa ser utilizada para escrita e leitura pelos dois sistemas operacionais por meio da criao de uma partio FAT 32 que sirva como uma rea de transferncia para troca de arquivos, j que o Windows no capaz de escrever nas parties Linux. Resoluo www.pontodosconcursos.com.br 35

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO O Windows no capaz de entender os sistemas de arquivos especficos do Linux. Nesse caso, pode-se criar uma partio especfica para o intercmbio (troca) de arquivos entre os dois sistemas. O FAT 32 um sistema de arquivos que poder ser utilizado nesse caso. GABARITO: item certo. 36.(ESAF/2006/Auditor-Fiscal do Trabalho) Analise as seguintes afirmaes relacionadas a conceitos de Software Livre e Conceitos bsicos de Internet, Intranet e Extranet. I. A exemplo do Linux, um software denominado livre, quando possvel uslo sem precisar pagar. Nesse tipo de software, no se tem acesso ao seu cdigo-fonte, no sendo possvel alter-lo ou simplesmente estud-lo. Somente pode-se us-lo, da forma como ele foi disponibilizado. Resoluo O sistema operacional Linux realmente um software livre, sua licena uma licena do tipo GPL, emitida pela Free Software Foundation. Livre se refere liberdade, e no ao preo; significa que voc est livre para executar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Por ser um sistema operacional de cdigo aberto, voc pode ver o que o cdigo fonte faz e adapt-lo s suas necessidades. Esta caracterstica uma segurana a mais: voc no sabe o que um sistema sem cdigo-fonte faz na realidade enquanto est processando o programa. GABARITO: item FALSO. 37.(ESAF/2006/Tc. Rec. Fed.) O sistema operacional Linux composto por trs componentes principais. Um deles, o Shell, : a) o elo entre o usurio e o sistema, funcionando como intrprete entre o dois. Ele traduz os comandos digitados pelo usurio para a linguagem usada pelo Kernel e vice-versa. Sem o Shell a interao entre usurio e o Kernel seria bastante complexa. b) o ncleo do sistema. responsvel pelas operaes de baixo nvel, tais como: gerenciamento de memria, suporte ao sistema de arquivos, perifricos e dispositivos. c) o substituto do Kernel para as distribuies mais recentes do Linux. d) o responsvel por incorporar novas funcionalidades ao sistema. atravs dele que se torna possvel a implementao de servios necessrios ao sistema, divididos em aplicaes do sistema e aplicaes do usurio. e) o responsvel pelo gerenciamento dos processos em execuo pelo Sistema Operacional. Resoluo O shell a parte do sistema operacional que entra em contato com o usurio, recebendo seus comandos e repassando-os ao kernel para que sejam executados da forma apropriada. Conforme visto na figura, quanto mais baixo o nvel, maior a participao do kernel; quanto mais alto, maior a participao do shell. www.pontodosconcursos.com.br 36

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO Nvel alto o nvel prximo ao usurio; nvel baixo, prximo do hardware, da mquina.

GABARITO: letra A. 38.(ESAF/2006/CGU/Analista de Finanas e Controle/TI) O Linux com Kernel 2.4 suporta quase todos os sistemas de arquivos existentes. Uma exceo o sistema NTFS do Windows 2000, que suportado apenas em modo de somente leitura. Resoluo At o Kernel 2.4 o sistema operacional Linux no conseguia, de forma estvel e segura, escrever dados em parties NTFS. S era possvel ler dados nessas parties, sem nenhuma dificuldade. No Kernel atual (2.6) o Linux j oferece suporte total ao NTFS. GABARITO: item certo. 39. (CESGRANRIO/2006/DNPM/Tcnico em informtica) No Sistema Operacional Linux, qual comando mostra os arquivos de um determinado diretrio? a) ls b) grep c) df d) rm e) os Resoluo O comando utilizado nesse caso o ls. O ls lista os arquivos de um diretrio. Exemplos do uso do comando ls: ls ls /bin /sbin Lista os arquivos do diretrio atual. Lista os arquivos do diretrio /bin e /sbin. www.pontodosconcursos.com.br 37

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO ls -la /bin Listagem completa dos arquivos do diretrio /bin inclusive os ocultos. No Linux, os arquivos ocultos so aqueles que comeam com ponto, e para exibir os mesmos precisamos do parmetro a no comando ls, conforme visto neste exemplo. Lista todos os arquivos (inclusive os ocultos). Lista os arquivos ou diretrio de uma forma bem detalhada (quem criou, data de criao, tamanho, dono e grupo a qual eles pertencem).

ls la ls -l

Os demais comandos da questo so: grep df rm ps Procura por um texto dentro de um arquivo. Mostra o espao livre/ocupado de cada partio. Apaga arquivos, diretrios e sub-diretrios vazios ou que contenham arquivos. Muitas vezes til ver quais processos esto sendo executados no computador. O comando ps faz isto, e tambm mostra qual usurio executou o programa, hora que o processo foi iniciado, etc.

GABARITO: letra A. 40.(FCC/2008/TCE-CE/Analista de Controle Externo) Os arquivos Linux conhecidos como FIFO (First In, First Out) so caracterizados como arquivo (A) de dispositivo. (B) pipe identificado. (C) regular. (D) link simblico. (E) socket de domnio local. Resoluo FIFO um tipo de estrutura de dados. Significa "First In, First Out", ou seja, "o primeiro a entrar o primeiro a sair". Pode-se pensar em uma estrutura FIFO como uma fila bancria, por exemplo. Quem chega primeiro, atendido primeiro. De fato, as estruturas FIFO so conhecidas como filas ou queues. Alm da estrutura FIFO, existem as estruturas LIFO "Last In, First Out", ou seja, "o ltimo a entrar o primeiro a sair". So amplamente utilizados para implementar filas de espera. Os elementos vo sendo colocados no final da fila e retirados por ordem de chegada. Pipes (|) so um exemplo de implementao de FIFO. Um pipe um canal de comunicao, um redirecionamento de dados entre dois processos. Um exemplo bem simples quando usa-se o smbolo | no teclado para redirecionar dados de um comando para outro. Ex: cat /etc/passwd | grep fulano www.pontodosconcursos.com.br 38

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO A funo do | acima redirecionar a sada do comando cat para o comando grep, de forma que o grep possa filtrar o resultado e mostrar apenas a linha que contm a palavra fulano, onde o arquivo passwd armazena as informaes sobre contas de usurios no sistema Linux. GABARITO: letra B. 41.(FGV/2006/SEFAZ-MS/FISCAL DE RENDAS/Q.50) No Linux, um comando permite ver a capacidade de armazenamento da rea de swap. Para exibir a quantidade de espao disponvel em megabytes, deve-se usar o comando: (A) swap _p. (B) show _a. (C) mem _s. (D) rm _t. (E) df _m. Resoluo df Exibe a quantidade de disco vazio. $ df <arquivo/diretrio/partio> $ df -h <arquivo/diretrio/partio> Aproxima para a unidade de medida mais prxima, mais legvel para o ser humano. $ df -k <arquivo/diretrio/partio> Mostra em kilobytes. $ df -m <arquivo/diretrio/partio> Mostra em megabytes. rm Sua funo remover um arquivo ou diretrio. $ rm -rf <diretrio> Remove o diretrio recursivamente de modo forado. $ rm -i <arquivo> Essa opo pede confirmao ao usurio na hora de excluir o arquivo. $ rm -v <arquivo> Ativa o modo verbose, que destaca tudo o que vai sendo removido. GABARITO: letra E. 42.(FCC/2008/TRT18/Tc. Jud./TI) Obtidas as permisses de acesso a um arquivo GNU/Linux: -rw-r-xr-x trata-se de um arquivo do tipo

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO a)normal, cuja execuo permitida ao dono, aos usurios do grupo user e aos outros usurios do arquivo. b)normal, cujas alterao ou deleo so permitidas apenas ao dono do arquivo. c)normal, cujas alterao ou deleo so permitidas apenas ao dono do arquivo ou aos usurios do grupo user do arquivo. d)diretrio, cujas leitura, gravao e execuo so permitidas apenas ao dono do arquivo. e)diretrio, cujas leitura e execuo so permitidas ao dono, aos usurios do grupo user e aos outros usurios do arquivo. Resoluo A permisso de acesso protege o sistema de arquivos Linux do acesso indevido de pessoas ou programas no autorizados. Tambm impede que um programa mal intencionado, por exemplo, apague um arquivo que no deve, envie arquivos para outra pessoa ou fornea acesso da rede para que outros usurios invadam o sistema. O sistema GNU/Linux muito seguro e como qualquer outro sistema seguro e confivel impede que usurios iniciantes (ou mal intencionados) instalem programas enviados por terceiros sem saber para que eles realmente servem e causem danos irreversveis em seus arquivos, seu micro ou sua empresa. Donos, grupos e outros usurios O princpio da segurana no sistema de arquivos definir o acesso aos arquivos por donos, grupos e outros usurios. dono o usurio que criou o arquivo ou o diretrio. S o dono pode modificar as permisses de acesso do arquivo. grupo Criado para permitir que vrios usurios diferentes acessem um mesmo arquivo (se no somente o dono teria acesso ao arquivo). Cada usurio pode fazer parte de um ou mais grupos e ento acessar arquivos mesmo que tenham outro dono. Quando um novo usurio criado, ele ter seu grupo primrio com mesmo nome de seu login (padro). A identificao do grupo chama-se GID (group id). Um usurio pode pertencer a um ou mais grupos. outros a categoria de usurios que no so donos ou no pertencem ao grupo do arquivo. Cada um dos tipos acima possui trs tipos bsicos de permisses de acesso que sero vistas a seguir. www.pontodosconcursos.com.br 40

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO

Tipos de Permisso de acesso Aplicadas ao dono, grupo e outros usurios, temos 3 permisses bsicas: r w x Permisso de leitura para arquivos. Se for um diretrio, permite listar seu contedo. Permisso de gravao para arquivos. Caso seja um diretrio, permite a gravao de arquivos ou diretrios dentro dele. Permite executar um arquivo (se for um programa executvel). Se for diretrio, permite que seja acessado atravs do cd.

Para que um arquivo/diretrio possa ser apagado, necessrio a permisso de gravao. Visualizamos as permisses de acesso a um arquivo/diretrio com o comando ls -al As 3 letras (rwx) so agrupadas da seguinte forma (estarei utilizando o exemplo a seguir para a explicao) -rwxrwxrwx aluno aluno teste

Com relao ao texto acima, ... A primeira letra diz qual o tipo do arquivo. "d" um diretrio, "l" um link, um "-" indica um arquivo comum. Da segunda quarta letra (rwx) dizem qual a permisso de acesso ao dono do arquivo. Neste caso aluno tem a permisso de ler (r - read), gravar (w write) e executar (x - execute) o arquivo teste. Da quinta a stima letra (rwx) diz qual a permisso de acesso ao grupo do arquivo. Neste caso todos os usurios que pertencem ao grupo aluno tem permisso para ler (r), gravar (w), e executar (x) o arquivo teste. Da oitava a dcima letra (rwx) diz qual a permisso de acesso para os outros usurios. Neste caso todos os usurios que no so donos do arquivo teste tem a permisso para ler, gravar e executar o arquivo teste. Na questo foi dada a sequncia: -rw-r-xr-x , detalhada a seguir: A primeira letra diz qual o tipo do arquivo. No caso, o -" indica um arquivo comum. Da segunda quarta letra (rw-) dizem qual a permisso de acesso ao dono do arquivo. Neste caso aluno tem a permisso de ler (r - read) e gravar (w write) o arquivo. www.pontodosconcursos.com.br 41

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO

Da quinta a stima letra (r-x) diz qual a permisso de acesso ao grupo do arquivo. Neste caso todos os usurios que pertencem ao grupo aluno tm permisso para ler (r), e executar (x) o arquivo. Da oitava a dcima letra (r-x) diz qual a permisso de acesso para os outros usurios. Neste caso todos os usurios que no so donos do arquivo teste tm a permisso para ler e executar o arquivo teste. GABARITO: letra B. 43.(FCC/2007/MPUND/ Tec-Area_Informatica) No Linux, descompresso de arquivos tipo zip correto utilizar o comando: a) tar xzvf arquivo.tar.gz b) gunzip arquivo.gz c) uncompress arquivo.z d) zip -r arquivo.zip diretrio e) unzip arquivo.zip para

Resoluo Item a. TAR um comando no linux que compacta e descompacta arquivo de extenso .tar. Os parmetro utilizados com o tar so: -c -> cria um novo arquivo tar; -M -> cria, lista ou extrai um arquivo multivolume; -p -> mantm as permisses originais do(s) arquivo(s); -r -> acrescenta arquivos a um arquivo tar; -t -> exibe o contedo de um arquivo tar; -v -> exibe detalhes da operao; -w -> pede confirmao antes de cada ao; -x -> extrai arquivos de um arquivo tar; -z -> comprime ou extrai arquivos tar resultante com o gzip; -j -> comprime ou extrai arquivos tar resultante com o bz2; -f -> especifica o arquivo tar a ser usado; -C -> especifica o diretrio dos arquivos a serem armazenados. Item errado. Item b. O gunzip um aplicativo que descompacta arquivos compactados com o gzip. Item errado. Item c. Uncompress um comando utilizado para descompactar arquivos compactados com o comando compress (so arquivos de extenso .Z). Item d. O comando zip utilizado para compactar um arquivo no linux. ( gerando um arquivo de extenso .zip). Item errado. www.pontodosconcursos.com.br 42

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO

Por exemplo: $ zip -r arquivo.zip diretrio O comando ir colocar em "arquivo.zip" o diretrio correspondente. O parmetro -r no comando indica o fator recursivo: o zip vai compactar o diretrio e todos seus arquivos e sub-diretrios. Se o -r no fosse usado, teramos apenas o nome do diretrio sem nenhum arquivo. Item e. O comando unzip descompacta arquivos de extenso .zip. Item certo. GABARITO: letra E. 44.(FCC/2007/MPUND/ Tec-Area_Informatica) Quanto instalao do Linux, considere: I. O comando su utilizado para logar como SuperUsurio, no havendo a necessidade de uso de senha durante a instalao. II. O make faz a compilao do cdigo utilizando o Makefile criado pelo configure como referncia, e finalmente, o make install faz a instalao do programa. III. Para desinstalar um programa, o usurio tem que necessariamente criar um pacote de instalao, pois a opo make uninstall no existe em programas para o Linux. correto o que consta em a) I, II e III. b) I e III, apenas. c) II e III, apenas. d) II, apenas. e) III, apenas. Resoluo Item I. O comando su utilizado para um usurio normal logar no sistema como o usurio root (superusurio), e, aps digitar o comando su, solicitada a senha do superusurio para checagem da autenticidade de tal usurio. Item falso. Item II. A alternativa II est correta, o comando make faz a compilao de um programa fonte utilizando o arquivo Makefile gerado pelo comando ./configure e para instalar o programa digita-se make install. Item III. A alternativa III est incorreta, j que no h a necessidade de criar um pacote de instalao para desinstalar um programa. GABARITO: letra D. 45.(FCC/2007/ Secretaria Municipal de Gesto (SMG) e Finanas (SF) da Prefeitura Municipal de So Paulo/ Auditor Fiscal Tributrio Municipal I) Instrues: Para responder s questes considere o estudo de caso abaixo. Objetivo: www.pontodosconcursos.com.br 43

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO Um governo municipal deseja implantar um sistema fisco-tributrio que permita o levantamento das contribuies realizadas, a apurao do montante de impostos pagos, o batimento de contas visando exatido dos valores recebidos em impostos contra as movimentaes realizadas em estabelecimentos comerciais, industriais e de prestao de servios, bem como os impostos sobre propriedades territoriais (moradias e terrenos) no mbito de seu municpio, tudo em meio eletrnico usando a tecnologia mais avanada de computadores, tais como redes de computadores locais e de longa distncia interligando todos os equipamentos, processamento distribudo entre estaes de trabalho e servidores, uso de sistemas operacionais Windows e Linux (preferencialmente daquele que, processado em uma nica estao de trabalho, na interrupo de um programa mantenha o processamento ininterrupto de todos os demais que esto em funcionamento) e tecnologia internet e intranet, com toda a segurana fsica e lgica das informaes que garanta autenticidade, sigilo, facilidade de recuperao e proteo contra invases e pragas eletrnicas. A preferncia especificada no objetivo indica que recomendado o uso de sistema operacional a) multitarefa. b) monousurio, mas no multitarefa. c) monotarefa e multiusurio. d) multitarefa e multiusurio, mas no monousurio. e) monotarefa e monousurio. Resoluo Monotarefa: executa apenas uma tarefa de cada vez. Multitarefa: executa mais que um programa ao mesmo tempo. Monousurio: utilizvel por uma pessoa de cada vez. Multiusurio: permite acesso simultneo de mltiplos usurios. Um sistema monotarefa e monousurio aquele em que um nico usurio executa uma tarefa por vez. O Palm OS um exemplo de um moderno sistema operacional monousurio e monotarefa. Um sistema monousurio e multitarefa aquele utilizado em computadores de mesa e laptops. As plataformas Microsoft Windows e Apple MacOS so exemplos de sistemas operacionais que permitem que um nico usurio utilize diversos programas ao mesmo tempo. Por exemplo, perfeitamente possvel para um usurio de Windows escrever uma nota em um processador de texto ao mesmo tempo em que faz download de um arquivo da Internet e imprime um e-mail. Um sistema multiusurio aquele que permite a diversos usurios utilizarem simultaneamente os recursos do computador. Cada um dos programas utilizados deve dispor de recursos suficientes e separados, de forma que o problema de um usurio no afete toda a comunidade de usurios. Unix e sistemas operacionais mainframe so exemplos de sistemas operacionais multiusurio. A seguir um quadro comparativo: Tipo Monousurio Caracterstica Exemplos Projetados para serem MS-DOS, Windows 3.x, usados por um nico Windows9x, Millenium www.pontodosconcursos.com.br 44

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO Usurio. Projetados para suportar vrias sesses Windows de usurios em um UNIX computador Capazes de executar apenas uma tarefa de MS-DOS cada Vez No preemptivos (cooperativo) Ex. Windows 3.x, Windows9x (aplicativos 16 bits) Preemptivos - Windows NT, OS/2, UNIX, Windows9x (aplicativos 32 bits)

Multiusurio

NT

(2000),

Monotarefa

Multitarefa

Capazes de executar vrias tarefas por vez.

O trecho principal do texto para compreenso e resoluo da questo o seguinte: preferencialmente daquele que, processado em uma nica estao de trabalho, na interrupo de um programa mantenha o processamento ininterrupto de todos os demais que esto em funcionamento Item a. O sistema multitarefa se prope a realizar o que o texto est solicitando, pois se uma tarefa parar na estao de trabalho, no causa a interrupo das outras tarefas que esto sendo executadas no computador. Item certo. Item b. O sistema proposto no texto tem que ser multitarefa. Item errado. Item c. O sistema proposto no texto no pode ser monotarefa. Item errado. Item d. O sistema tem que ser multitarefa e pode ser multiusurio, mas o que torna a afirmativa errada o trecho que diz ele no pode ser monousurio. Item errado. Item e. O sistema proposto no texto no pode ser monotarefa. Item errado GABARITO: letra A. 46.(FCC/2007/Secretaria Municipal de Gesto (SMG) e Finanas (SF) da Prefeitura Municipal de So Paulo/ Auditor Fiscal Tributrio Municipal www.pontodosconcursos.com.br 45

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO I/Adaptada) Com relao ao texto da questo anterior, para organizar os arquivos recebidos dos contribuintes pela internet pode-se usar a) somente o diretrio /usr do Linux. b) tanto o Windows Explorer quanto o diretrio /home do Linux. c) tanto o Internet Explorer quanto o diretrio /usr do Linux. d) pastas de arquivos do Windows mas no diretrios do Linux. e) o Windows Explorer mas no diretrios do Linux. Resoluo Item a. O diretrio /usr utilizado para compartilhar dados de usurios, cujo acesso restrito apenas para leitura. Este diretrio no vai ajudar a organizar os arquivos recebidos dos contribuintes pela Internet. Item errado. Item b. O Windows Explorer um gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows e o diretrio /home no Linux contm os arquivos pessoais dos usurios. Cada usurio tem o seu home para armazenar suas informaes. Ambos podem ser utilizados para organizar os arquivos recebidos dos contribuintes pela internet. Item certo. Item c. Internet Explorer um navegador web e no um gerenciador de arquivos e diretrios como o Windows Explorer. Item errado. Item d. O diretrio /home pode ser utilizado para organizar os arquivos. errado. Item

Item e. O diretrio /home pode ser utilizado para organizar os arquivos. Item errado. GABARITO: letra B. 47.(FCC/2006/TRT24R/Tcnico Judicirio/Op. de Comp.) Considere as seguintes declaraes sobre o sistema Linux: I. Os caracteres minsculos e maisculos so tratados de forma diferente. II. No existe arquivos com a extenso .EXE para programas executveis. III. Os arquivos que terminam com um asterisco so considerados ocultos. correto o que se afirma em (A) III, apenas. (B) II e III, apenas. (C) I e III, apenas. (D) I e II, apenas. (E) I, II e III. Resoluo Item I. O Linux case-sensitive, ou seja, faz diferena entre maisculas e minsculas nos nomes de arquivos e comandos. Dessa forma, o arquivo projeto.txt diferente de Projeto.txt no mesmo diretrio. Item certo.

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO Item II. O uso da extenso .exe para arquivos executveis vale para o Windows. Os arquivos .exe, via de regra, no podem ser executados no Linux, apesar de haver alguns programas que tentam fazer essa interface. Item certo. Item III. Os arquivos ocultos do Linux comeam com um ponto. Item errado. GABARITO: letra D. 48.(FCC/2005/TRT-AM/Tcnico Judicirio/Operao de Computador) A inicializao do sistema Linux, usando interface grfica, realizada com o gerenciador de boot: a)Grub. b)Grep. c)Lillo. d)Editor. e)Daemon. Resoluo O gerenciador de boot o software responsvel por permitir a escolha de qual sistema operacional ser carregado ao ligarmos um computador. Os mais famosos gerenciadores de boot do Linux so: o LILO (mais simples) e o GRUB. Ambos permitem que se tenha o Linux e o Windows instalados em um mesmo computador. Tambm possibilitam que se escolha uma dentre vrias distribuies de Linux. A Figura 1 ilustra a interface do GRUB. Observe as opes disponveis que aparecem na janela, a saber: distribuio do Linux Red Hat e o Windows XP.

Figura 1. Interface do Gerenciador de Boot GRUB A Figura 2 ilustra a interface do LILO. Observe as 3 opes disponveis que aparecem na janela, a saber: Linux, LinuxOld e Windows.

www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO

Figura 2. Interface do LILO Aps a seleo do sistema operacional desejado, o gerenciador de boot passa o controle do computador ao sistema operacional. Vamos ao comentrio dos itens da questo 1: Item A. O GRUB uma opo de gerenciador de boot. Item certo. Item B. O comando grep procura por trechos de texto (tambm chamados de strings) dentro de arquivos de texto. A banca tentou te confundir com o nome dado, que parecido com GRUB!! Exemplo de utilizao do comando grep. Digite no Linux: grep -i palavra index.txt O exemplo faz com que o trecho de texto palavra seja procurado no arquivo index.txt. A diretiva i faz com que o sistema trate a palavra ou frase independentemente de ser maiscula ou minscula (ignore a diferena entre letras maisculas e minsculas). Item errado. Item C. Mostra a palavra LILLO, ao invs da opo correta LILO. A palavra LILO possui o nome completo LInux LOader. Item errado. Item D. A palavra editor no est relacionada questo! Item errado. Item E. Daemon no est relacionado questo, um programa de computador que roda em background (segundo plano), ao invs de ser controlado diretamente por um usurio. Para iniciar um programa em 1 plano, digite seu nome e em 2 plano, acrescente o caracter & aps o final do comando. Mesmo que um usurio execute um programa em 2 plano e saia do sistema, ele continuar sendo executado at a concluso ou finalizao (pelo usurio que iniciou a execuo ou pelo root). Item errado. GABARITO: letra A. www.pontodosconcursos.com.br 48

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO 49.(FCC/2005/TRE-RN/Tcnico Judicirio/Operao de Computador) Para corrigir pequenos erros ou inconsistncias em arquivos no ambiente UNIX, deve-se utilizar o comando a)fsck b)ndd c)repair d)fdisk e)vrepair Resoluo A alternativa correta a letra A, o comando fsck uma ferramenta usada para verificar a consistncia de um sistema de arquivos no UNIX/Linux. O fsck usado para verificar e, opcionalmente, reparar um sistema de arquivos do Linux. O cdigo de erro retornado do comando a soma das seguintes condies: 0 - nenhum erro. 1 - erros do sistema de arquivos corrigidos. 2 - o sistema deve ser reiniciado. 4 - erros do sistema de arquivos no corrigidos. 8 - erro operacional. 16 - erro de uso ou de sintaxe. 128 - erro de biblioteca compartilhada. Na realidade, o fsck simplesmente um intermedirio para os vrios verificadores de sistemas de arquivos disponveis no Linux (por exemplo, fsck.ext2 para sistemas de arquivo do tipo ext2). GABARITO: letra A. 50.(FCC/2005/TRE-RN/Tcnico Judicirio/Operao de Computador) Estrutura bsica de armazenamento de dados em disco nos ambientes operacionais Unix: a)FAT 32 b)VFAT c)i-node d)p-node e)NTFS Resoluo Na teoria de sistemas operacionais, um i-node, uma estrutura de dados constituinte de um sistema de arquivos que segue a semntica Unix. O i-node armazena informaes sobre um arquivo, tais como o dono, permisses e sua localizao. GABARITO: letra C. 51.(FCC/2005/TRE-RN/Tcnico Judicirio/Operao de Computador) No sistema de arquivo Linux, ao executar um comando ls -l, obteve-se a seguinte informao: I. O proprietrio do arquivo pode ler, gravar e executar. www.pontodosconcursos.com.br 49

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO II. Membros do grupo podem apenas ler e executar o arquivo. III. Outros usurios podem apenas ler o arquivo. A permisso deste arquivo : a) 024 b) 047 c) 477 d) 640 e) 754 Resoluo No GNU/Linux, assim como em outros sistemas Unix, cada arquivo tem uma permisso. As permisses so atributos dos arquivos que especificaro se ele pode ser: lido ( r ) 4 escrito ( w ) - 2 executado ( x ) - 1 Tm-se que definir permisses para 3 pessoas: dono ( u ) - dono do arquivo ou diretrio grupo ( g ) - que pertence ao mesmo grupo do dono outros ( o ) - todo o resto do sistema todos ( a ) dono + grupo + outros Ento! No enunciado da questo o dono do arquivo poderia fazer tudo (ler, escrever e executar) no arquivo, ou seja, permisso 7 de dono. Em seguida pediu-se para que os membros do grupo pertencente ao arquivo pudessem apenas ler e executar o mesmo, com isso tem-se a permisso 5 (4 = ler + 1 = executar = 5[ler e executar]) o arquivo. E por fim pediu-se para que outros usurios pudessem apenas ler o arquivo, ou seja, permisso de ler = 4. Com isso tem a permisso total do arquivo como: 754, na qual 7 est relacionado ao dono do arquivo, 5 ao grupo do arquivo e 4 a outros usurios que no sejam o dono ou grupo do arquivo. GABARITO: letra E. CONSIDERAES FINAIS Fiquem com Deus e at a nossa prxima aula!! Referncias Bibliogrficas ANTNIO,J. Informtica para Concursos. Teoria e Questes. 4 ed., Ed. Campus, 2009. CUNHA, W. Disponvel em: http://www.waltercunha.com. VASCONCELOS, L. Disponvel em: http://www.laercio.com.br/. Materiais de Aula. Prof Patrcia L. Quinto. Curso Sistemas de Informao. WIKIPEDIA. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/. www.pontodosconcursos.com.br 50

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO http://www.ceunsp.br/linux/livecds.html http://www.ceunsp.br/linux/distribuicoes.html http://www.distrocentral.eti.br/modules.php?name=Supporters

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO -- LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS NA AULA-1. (CESPE/2010/Ministrio da Sade/Analista TcnicoAdministrativo/Q.13) No sistema operacional Linux tpico, o subdiretrio /dev do diretrio raiz contm os arquivos executveis (binrios) de comandos essenciais pertencentes ao sistema, e que so usados com frequncia pelas aplicaes. 2. (CESPE/2010/Ministrio da Sade/Analista TcnicoAdministrativo/Q.14) No sistema operacional Linux, um ponto (.) no incio do nome identifica os arquivos ocultos. 3. (CESPE/2010/TER-BA/Tcnico/Q.20) O Linux um sistema operacional que pode ser usado apenas em servidores, no sendo adequado para a utilizao em estaes de trabalho do tipo PC. No entanto, um sistema cujo cdigo-fonte fica disponvel para alteraes, permitindo que os usurios contribuam para a sua melhoria. 4. (CESPE/2009/TRE-GO/Analista Judicirio) Assinale correspondente a caractersticas do sistema operacional Linux. A. multitarefa, multiusurio, open source B. monotarefa, multiusurio, open source C. multitarefa, monousurio, gratuito D. monotarefa, monousurio, gratuito 5. (CESPE/2009/TRE-GO/Analista Judicirio) Acerca do Internet Explorer e do sistema operacional Linux, assinale a opo correta. A Para conectar Internet um microcomputador que tenha instalado o sistema operacional Linux, necessria a utilizao de uma placa de rede especfica. B A conexo, Internet, de um microcomputador que possui o sistema operacional Linux instalado mais lenta quando comparada com um que tenha instalado o Windows XP. C Se um e-mail for criado a partir de algum aplicativo do sistema operacional Linux, ele no poder ser lido por destinatrio que usa o Windows XP. D Com o Linux possvel acessar a Internet usando uma rede sem fio (wireless). 6. (CESPE/2009/TRE-GO/Tcnico Judicirio) operacional Linux, assinale a opo correta. A respeito do sistema a opo

A. Kernel a interface grfica do Linux, que tem visual muito similar interface do sistema operacional Windows XP. B. O Linux funciona em dezenas de plataformas, desde mainframes at relgios de pulso, passando por vrias arquiteturas e dispositivos. C. O KDE o navegador nativo do Linux que permite acesso Internet e envio de e-mail. D. O Linux adota a GPL, uma licena que permite aos interessados us-lo, mas sem a possibilidade de redistribu-lo. www.pontodosconcursos.com.br 52

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO

7. (CESPE/2006/TJPA/Auxiliar Judicirio Programador/com adaptaes) Os principais elementos estruturais do Linux so os arquivos e os diretrios. Os primeiros guardam informaes, e os segundos so compartimentos que guardam arquivos e (ou) outros diretrios. Considerando a estruturao de diretrios e outras caractersticas do Linux, julgue o item: 1) O comando pwd permite a troca da senha (password) do usurio corrente. 8. (CESPE/2009/TRE/GO) Acerca do sistema operacional Linux, assinale a opo correta. A. No Linux, um usurio comum no pode causar danos ao sistema operacional da mquina de forma acidental. B. Para gravar um CD em computadores que utilizam o Linux, necessrio instalar o programa Ubuntu que permite gerar discos de udio e vdeo. C. O Gnome um programa nativo do Linux para tratamento de imagens. D. Uma das desvantagens do Linux a necessidade do usurio digitar comandos para realizar tarefas como gravar arquivos. 9. (INSTITUTO MOVENS/2009/MDIC/TI/Q. 41) Sabendo que o sistema operacional Linux distribudo sob a licena GPL, assinale a opo correta. (A) Alteraes devem ser autorizadas pelos criadores originais do Linux. (B) Isso significa que o Linux no pode ser vendido. (C) O Linux pode ser distribudo e instalado livremente e pode ser usado para qualquer propsito. (D) O cdigo-fonte fica disponvel, mediante pagamento, para o usurio final. 10.(CESPE/2008/SERPRO/Tcnico- Operao de Redes/Adaptada) Acerca de conceitos bsicos de informtica e do sistema operacional Linux, julgue o item seguinte. No Linux, o gerenciamento de arquivos realizado pelo programa Math, que possibilita criar pastas e organiz-las. 11.(CESPE/2008/SERPRO/Tcnico- Operao de Redes) Uma diferena marcante entre os software Windows e Linux o fato de este ser um sistema de cdigo aberto, desenvolvido por programadores voluntrios espalhados por toda a Internet e distribudo sob licena pblica. 12.(INSTITUTO MOVENS/2009/MDIC/TI/Q. 42) Um administrador de servidores Linux precisa instalar um novo sistema que requisita um grande espao livre em disco. Assinale a opo que apresenta o comando a ser utilizado pelo administrador para verificar o espao livre nos discos instalados no servidor. (A) df (B) fdisk -l (C) mount (D) fstab

www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO 13.(FGV/2006/SEFAZ-MS/AGENTE TRIB. ESTADUAL/Q.51) No processo de instalao do Linux, as principais bibliotecas de sistema e os arquivos de configurao e scripts de inicializao ficam armazenados nos seguintes diretrios: (A) /bin e /etc. (B) /bin e /root. (C) /lib e /etc. (D) /lib e /root. (E) /lib e /sys. 14.(FGV/2006/SEFAZ-MS/FISCAL DE RENDAS/Q.22) De forma semelhante ao Windows, para plataformas Linux so utilizados os seguintes ambientes grficos: (A) Latex e XWindows. (B) XWindows e Kernel. (C) Kernel e KDE. (D) KDE e Gnome. (E) Gnome e Latex. 15.(FGV/2006/SEFAZ-MS/FISCAL DE RENDAS/Q.33)No ambiente Linux, para fazer referncia primeira partio primria no primeiro drive IDE utilizado o nome: (A) /dev/dsk0. (B) /dev/dsk1. (C) /dev/ide1. (D) /dev/hda0. (E) /dev/hda1. 16.(FGV/2006/SEFAZ-MS/FISCAL DE RENDAS/Q.37) abaixo referente a comandos no Linux. Observe o quadro

Do quadro, no ocorre correspondncia entre COMANDO e SIGNIFICADO nas seguintes alternativas: (A) L1 e L4. (B) L1 e L5. www.pontodosconcursos.com.br 54

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO (C) L2 e L3. (D) L2 e L4. (E) L3 e L5. 17.(FGV/2006/SEFAZ-MS/FISCAL DE RENDAS/Q.38) Para instalar e configurar o DNS, o software mais utilizado para resoluo de nomes em ambientes Linux conhecido por: (A) RESOLVER (B) DOMAIN (C) MASTER (D) NAMES (E) BIND 18.(FGV/2006/SEFAZ-MS/TCNICO DE TI/Q.36) O Linux emprega um carregador, instalado no Master Boot Record ou no primeiro setor de sua partio-raiz e que fornece recursos de inicializao "dual", permitindo que se escolha o sistema operacional a ser ativado no momento do boot do computador. Esse carregador conhecido por: (A) Loader. (B) Kernel. (C) Root. (D) Post. (E) Lilo. 19.(FUNRIO/2009/DEPEN/CONSULTORIO DENTARIO) O Gerenciador de Janelas KDE, integrante de vrias distribuies LINUX, disponibiliza para os seus usurios, por padro, o navegador A) Konqueror B) KDM C) Chrome D) Opera E) Internet Explorer 20.(FUNRIO/ PREFEITURA DE CORONEL FABRICIANO/AGENTE ADMINISTRATIVO) Qual o nome de usurio mais importante no Linux? A) Adminstrator B) Root C) RadHat D) Unix E) Ps 21.(FUNRIO/ PREFEITURA DE CORONEL FABRICIANO) O Linux um exemplo de: A) Processador de Texto B) Sistema Operacional C) Planilha Eletrnica D) Processador Grfico E) Antivrus www.pontodosconcursos.com.br 55

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO

22.(FUNRIO/2009/INSS/ANALISTA DE SEGURO SOCIAL/Servio Social) Qual o comando que, digitado na linha de comandos do sistema operacional Linux, mostra o nome do diretrio atual em que o usurio est trabalhando? A) pwd B) cat C) cd D) ls E) mkdir 23.(CESGRANRIO/2006/DNPM/Tcnico em informtica) No Sistema Operacional Linux, o comando que altera o usurio dono de determinado arquivo ou diretrio : (A) chown (B) stat (C) chroot (D) attrib (E) chmod 24.(FUNDATEC/2004/REFAP/ECONOMISTA JNIOR/Adaptada) A questo seguinte baseia-se na Figura 4, que mostra o resultado obtido aps a execuo de um comando na console do sistema operacional Linux, distribuio Kurumin.

Figura 4- Sistema operacional Linux A Figura 4 mostra o resultado obtido aps a execuo do seguinte comando na console do sistema operacional Linux, distribuio Kurumin: A) chown B) chmod C) ls - l D) lpg E) ps - ax 25.(FUNRIO/2009/AGENTE PENITENCIRIO) O sistema operacional o programa responsvel por dar vida ao computador, fazendo rodar os programas que executam as tarefas solicitadas pelo usurio. No Microsoft Windows, a interface grfica confunde-se com o sistema operacional. No Linux, www.pontodosconcursos.com.br 56

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO pode-se escolher a interface grfica para gerenciar janelas do sistema. Qual das alternativas abaixo corresponde a uma interface grfica parecida com o Windows, usada em muitas distribuies do sistema operacional Linux? A) Firefox B) Java C) KDE D) PCI E) USB 26.(FCC/2005/TRE-MG/Judicirio/Programao de Sistemas) Um computador com o sistema Linux NO deve ser desligado diretamente sem usar o comando a) shutdown ou halt, somente. b) shutdown, halt ou poweroff. c) shutdown ou poweroff, somente. d) halt ou poweroff, somente. e) shutdown, somente. 27.(FCC/2005/TRE-MG/Judicirio/Programao de Sistemas) Um arquivo oculto, que no aparece nas listagens normais de diretrios, no GNU/Linux, identificado por a) um ponto ( . ) no incio do nome. b) um hfem ( - ) no incio do nome. c) um underline ( _ ) no incio do nome. d) uma extenso .hid. e) uma extenso .occ. 28.(FCC/2005/TRE-MG/Judicirio/Programao de Sistemas) Em um diretrio Linux /usr/local, desejando-se listar os arquivos do diretrio /usr correto utilizar o comando a) ls _ (underline). b) ls (hfen). c) ls ~ (til). d) ls .. (2 pontos). e) ls / (barra). 29.(FCC/2005/TRE-MG/Judicirio/Programao de Sistemas) Os discos rgidos, disquetes, tela, porta de impressora e modem, entre outros, so identificados no GNU/Linux por arquivos referentes a estes dispositivos no diretrio a) e/tmp. b) /lib. c) /root. d) /home. e) /dev. 30.(FCC/2005/UFT/Assistente em Administrao) operacional Linux, o comando a) mv serve para copiar um arquivo. www.pontodosconcursos.com.br Em um sistema

57

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO b) who serve para verificar todos os administradores cadastrados no sistema. c) echo serve para exibir a diferena entre dois ou mais arquivos. d) vi serve para iniciar o editor de texto. e) mkdir serve para listar um diretrio. 31.(FCC/2005/UFT/Arquiteto e Urbanista) Em um sistema operacional Linux, o comando a) kill serve para reinicializar o sistema. b) ls serve para mover um arquivo. c) man serve para obter documentao on line. d) clear serve para limpar a memria do computador. e) pwd serve para alterar a senha (password) do usurio. 32.(ESAF/2008/CGU) O sistema operacional o programa responsvel por dar vida ao computador, fazendo rodar os programas que executam as tarefas solicitadas pelo usurio. No Microsoft Windows, a interface grfica confunde-se com o sistema operacional. No Linux, pode se escolher a interface grfica para gerenciar janelas do sistema. Qual das alternativas abaixo corresponde a uma interface grfica parecida com o Windows, usada em muitas distribuies do sistema operacional Linux? A) Firefox B) Java C) PCI D) USB E) KDE 33. (ESAF/2008-08/Pref. Munic. Natal/Auditor do Tesouro Nacional) Analise as seguintes afirmaes relacionadas aos Sistemas Operacionais Linux: I. O Samba um aplicativo para Linux que viabiliza o gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes formadas por mquinas com sistema operacional Windows. II. Com o uso do comando traceroute, possvel obter o caminho que um pacote atravessa por uma rede de computadores at chegar ao destinatrio. III. O comando netstart utilizado para mostrar as interfaces de redes ativas e as informaes relacionadas a cada uma delas. IV. O comando head utilizado para alterar as permisses de arquivos ou diretrios. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV 34.(ESAF/2008/PSS) No Linux, os comandos so arquivos que possuem permisso para serem executados. O comando touch nome_do_arquivo utilizado para a) criar um arquivo vazio. b) executar um arquivo executvel. www.pontodosconcursos.com.br 58

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO c) criar um arquivo com o contedo da tela. d) converter um arquivo texto em arquivo executvel. e) converter um arquivo executvel em uma DLL. 35.(ESAF/2006/CGU/ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE-TI) Ao utilizar uma mquina que tenha dual boot entre o Linux com Kernel 2.4 e o Windows XP, uma forma de se manter uma partio que possa ser utilizada para escrita e leitura pelos dois sistemas operacionais por meio da criao de uma partio FAT 32 que sirva como uma rea de transferncia para troca de arquivos, j que o Windows no capaz de escrever nas parties Linux. 36.(ESAF/2006/Auditor-Fiscal do Trabalho) Analise as seguintes afirmaes relacionadas a conceitos de Software Livre e Conceitos bsicos de Internet, Intranet e Extranet. I. A exemplo do Linux, um software denominado livre, quando possvel uslo sem precisar pagar. Nesse tipo de software, no se tem acesso ao seu cdigo-fonte, no sendo possvel alter-lo ou simplesmente estud-lo. Somente pode-se us-lo, da forma como ele foi disponibilizado. 37.(ESAF/2006/Tc. Rec. Fed.) O sistema operacional Linux composto por trs componentes principais. Um deles, o Shell, : a) o elo entre o usurio e o sistema, funcionando como intrprete entre o dois. Ele traduz os comandos digitados pelo usurio para a linguagem usada pelo Kernel e vice-versa. Sem o Shell a interao entre usurio e o Kernel seria bastante complexa. b) o ncleo do sistema. responsvel pelas operaes de baixo nvel, tais como: gerenciamento de memria, suporte ao sistema de arquivos, perifricos e dispositivos. c) o substituto do Kernel para as distribuies mais recentes do Linux. d) o responsvel por incorporar novas funcionalidades ao sistema. atravs dele que se torna possvel a implementao de servios necessrios ao sistema, divididos em aplicaes do sistema e aplicaes do usurio. e) o responsvel pelo gerenciamento dos processos em execuo pelo Sistema Operacional. 38.(ESAF/2006/CGU/Analista de Finanas e Controle/TI) O Linux com Kernel 2.4 suporta quase todos os sistemas de arquivos existentes. Uma exceo o sistema NTFS do Windows 2000, que suportado apenas em modo de somente leitura. 39.(CESGRANRIO/2006/DNPM/Tcnico em informtica) No Sistema Operacional Linux, qual comando mostra os arquivos de um determinado diretrio? a) ls b) grep c) df d) rm e) os www.pontodosconcursos.com.br 59

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO 40.(FCC/2008/TCE-CE/Analista de Controle Externo) Os arquivos Linux conhecidos como FIFO (First In, First Out) so caracterizados como arquivo (A) de dispositivo. (B) pipe identificado. (C) regular. (D) link simblico. (E) socket de domnio local. 41.(FGV/2006/SEFAZ-MS/FISCAL DE RENDAS/Q.50) No Linux, um comando permite ver a capacidade de armazenamento da rea de swap. Para exibir a quantidade de espao disponvel em megabytes, deve-se usar o comando: (A) swap _p. (B) show _a. (C) mem _s. (D) rm _t. (E) df _m. 42.(FCC/2008/TRT18/Tc. Jud./TI) Obtidas as permisses de acesso a um arquivo GNU/Linux: -rw-r-xr-x trata-se de um arquivo do tipo a)normal, cuja execuo permitida ao dono, aos usurios do grupo user e aos outros usurios do arquivo. b)normal, cujas alterao ou deleo so permitidas apenas ao dono do arquivo. c)normal, cujas alterao ou deleo so permitidas apenas ao dono do arquivo ou aos usurios do grupo user do arquivo. d)diretrio, cujas leitura, gravao e execuo so permitidas apenas ao dono do arquivo. e)diretrio, cujas leitura e execuo so permitidas ao dono, aos usurios do grupo user e aos outros usurios do arquivo. 43.(FCC/2007/MPUND/ Tec-Area_Informatica) No Linux, descompresso de arquivos tipo zip correto utilizar o comando: a) tar xzvf arquivo.tar.gz b) gunzip arquivo.gz c) uncompress arquivo.z d) zip -r arquivo.zip diretrio e) unzip arquivo.zip para

44.(FCC/2007/MPUND/ Tec-Area_Informatica) Quanto instalao do Linux, considere: I. O comando su utilizado para logar como SuperUsurio, no havendo a necessidade de uso de senha durante a instalao. II. O make faz a compilao do cdigo utilizando o Makefile criado pelo configure como referncia, e finalmente, o make install faz a instalao do programa. III. Para desinstalar um programa, o usurio tem que necessariamente criar um pacote de instalao, pois a opo make uninstall no existe em programas para o Linux. www.pontodosconcursos.com.br 60

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO

correto o que consta em a) I, II e III. b) I e III, apenas. c) II e III, apenas. d) II, apenas. e) III, apenas. 45.(FCC/2007/ Secretaria Municipal de Gesto (SMG) e Finanas (SF) da Prefeitura Municipal de So Paulo/ Auditor Fiscal Tributrio Municipal I) Instrues: Para responder s questes considere o estudo de caso abaixo. Objetivo: Um governo municipal deseja implantar um sistema fisco-tributrio que permita o levantamento das contribuies realizadas, a apurao do montante de impostos pagos, o batimento de contas visando exatido dos valores recebidos em impostos contra as movimentaes realizadas em estabelecimentos comerciais, industriais e de prestao de servios, bem como os impostos sobre propriedades territoriais (moradias e terrenos) no mbito de seu municpio, tudo em meio eletrnico usando a tecnologia mais avanada de computadores, tais como redes de computadores locais e de longa distncia interligando todos os equipamentos, processamento distribudo entre estaes de trabalho e servidores, uso de sistemas operacionais Windows e Linux (preferencialmente daquele que, processado em uma nica estao de trabalho, na interrupo de um programa mantenha o processamento ininterrupto de todos os demais que esto em funcionamento) e tecnologia internet e intranet, com toda a segurana fsica e lgica das informaes que garanta autenticidade, sigilo, facilidade de recuperao e proteo contra invases e pragas eletrnicas. A preferncia especificada no objetivo indica que recomendado o uso de sistema operacional a) multitarefa. b) monousurio, mas no multitarefa. c) monotarefa e multiusurio. d) multitarefa e multiusurio, mas no monousurio. e) monotarefa e monousurio. 46.(FCC/2007/Secretaria Municipal de Gesto (SMG) e Finanas (SF) da Prefeitura Municipal de So Paulo/ Auditor Fiscal Tributrio Municipal I/Adaptada) Com relao ao texto da questo anterior, para organizar os arquivos recebidos dos contribuintes pela internet pode-se usar a) somente o diretrio /usr do Linux. b) tanto o Windows Explorer quanto o diretrio /home do Linux. c) tanto o Internet Explorer quanto o diretrio /usr do Linux. d) pastas de arquivos do Windows mas no diretrios do Linux. e) o Windows Explorer mas no diretrios do Linux. 47.(FCC/2006/TRT24R/Tcnico Judicirio/Op. de Comp.) Considere as seguintes declaraes sobre o sistema Linux: I. Os caracteres minsculos e maisculos so tratados de forma diferente. www.pontodosconcursos.com.br 61

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO II. No existe arquivos com a extenso .EXE para programas executveis. III. Os arquivos que terminam com um asterisco so considerados ocultos. correto o que se afirma em (A) III, apenas. (B) II e III, apenas. (C) I e III, apenas. (D) I e II, apenas. (E) I, II e III. 48.(FCC/2005/TRT-AM/Tcnico Judicirio/Operao de Computador) A inicializao do sistema Linux, usando interface grfica, realizada com o gerenciador de boot: a)Grub. b)Grep. c)Lillo. d)Editor. e)Daemon. 49.(FCC/2005/TRE-RN/Tcnico Judicirio/Operao de Computador) Para corrigir pequenos erros ou inconsistncias em arquivos no ambiente UNIX, deve-se utilizar o comando a)fsck b)ndd c)repair d)fdisk e)vrepair 50.(FCC/2005/TRE-RN/Tcnico Judicirio/Operao de Computador) Estrutura bsica de armazenamento de dados em disco nos ambientes operacionais Unix: a)FAT 32 b)VFAT c)i-node d)p-node e)NTFS 51.(FCC/2005/TRE-RN/Tcnico Judicirio/Operao de Computador) No sistema de arquivo Linux, ao executar um comando ls -l, obteve-se a seguinte informao: I. O proprietrio do arquivo pode ler, gravar e executar. II. Membros do grupo podem apenas ler e executar o arquivo. III. Outros usurios podem apenas ler o arquivo. A permisso deste arquivo : a) 024 b) 047 c) 477 d) 640 e) 754 GABARITO www.pontodosconcursos.com.br 62

CURSO ON-LINE PACOTE DE EXERCCIOS PARA MPU REA ADMINISTRATIVA - NOES DE INFORMTICA PROFESSORA: PATRCIA LIMA QUINTO

1.Falso 2.Verdadeiro 3.Falso 4.A 5.D 6.B 7.Falso 8.A 9.C 10.Falso

11.Verdadeiro 12.A 13.C 14.D 15.E 16.D 17.E 18.E 19.A 20.B

21.B 22.A 23.A 24.E 25.C 26.B 27.A 28.D 29.E 30.D

31.C 32.E 33.A 34.A 35.Certo 36.Falso 37.A 38.Certo 39.A 40.B

41.E 42.B 43.E 44.D 45.A 46.B 47.D 48.A 49.A 50.C

51.E

www.pontodosconcursos.com.br

63

Das könnte Ihnen auch gefallen