Sie sind auf Seite 1von 17

TICA E FILOSOFIA

Professor Prof Silvio Ferrari Turma Investigadores e Escrives/2013 - 1 MDULO.

Assinale a opo correta. a. tica e moral, num sentido amplo, so palavras sinnimas. Referem-se aos valores que regem a conduta humana, tendo carter normativo ou prescritivo. tica e moral, num sentido amplo, so palavras sinnimas. Referem-se ao estudo dos princpios que explicam regras de conduta consideradas como universalmente vlidas. A tica, num sentido restrito, est preocupada na construo de um conjunto de prescries destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa. A tica, num sentido restrito, diz respeito aos costumes, valores e normas de conduta especficas de uma sociedade ou cultura. A moral, num sentido restrito, est preocupada em detectar os princpios que regem a conduta humana.

b.

c.

d. e.

tica e Moral so a mesma coisa? Qual sentido que voc costuma atribuir a uma e a outra? TICA MORAL

A elucidao destes dois conceitos torna-se fundamental, pois parece haver usualmente uma identificao (no desprovida de sentido) entre os mesmos. Do ponto de vista filosfico, moral e tica ora so tratados como sinnimos ora como dimenses diferenciadas da vida social: o primeiro relacionado vida prtica, instncia prtica de realizao de valores ticos, referida dimenso individual e o segundo definido como filosofia da moral, cincia da moral ou teoria da moral, referida dimenso social.

Buscando o significado etimolgico3 dos dois termos vamos encontrar: Moral: vem do latim mos ou mores = costume, ou morale = relativo aos costumes; estreitamente ligada a uma convivncia cultural e social que estabelece aquilo que natural, que bom, que adequado como comportamento, referindo-se ao comportamento adquirido ou modo de ser conquistado pelo homem. tica: deriva do grego ethos, que significa analogamente modo de ser, modo de vida ou carter; o ethos pertence a um modo de ser que especfico do homem; s o homem regido pela razo pode romper o domnio da natureza para instituir um mundo de liberdade. Analisando as origens etimolgicas de tica e moral, veremos que o significado que lhes era atribudo no corresponde ao significado atual dos dois termos, embora, como j enfatizamos, estejam intimamente relacionados. Veja o que diz Vazquez (1990, p.12) quanto aos conceitos de tica e moral: tica a teoria ou cincia do comportamento moral dos homens em sociedade, ou seja, cincia de uma forma especfica de comportamento humano o comportamento moral. Observe que a definio do autor destaca, em primeiro lugar, o carter cientfico da tica, ou seja, a necessidade de uma abordagem cientfica dos problemas morais, considerando a moral como: Um sistema de normas, princpios e valores, segundo o qual so regulamentadas as aes mtuas entre os indivduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um carter histrico e social, sejam acatadas livre e conscientemente, por uma convico ntima, e no de maneira mecnica, externa e impessoal (Ibid, p. 69). Na definio de Vazquez (1990) as palavras tica e moral se relacionam, pois, como uma cincia especfica e seu objeto: a moral no cincia, mas objeto da cincia e, neste sentido, por ela estudada e investigada. A tica no moral e, portanto, no pode ser reduzida a um conjunto de normas e prescries (p. 13). Jos Paulo Neto (2000) distingue os termos da seguinte forma: A moral um sistema mutvel, historicamente determinado, de costumes e imperativos que propiciam a vinculao de cada indivduo, tomado na sua singularidade, com a essncia humana historicamente constituda, com o ser social tomado na sua universalidade. A tica, por seu turno, a anlise dos

fundamentos da moral, remetendo compulsoriamente reflexo filosfica ou metafilosfica. (NETO, 2000, p. 23). Adotando essa mesma linha de pensamento, destaca Barroco: Os termos moral e tica so usados como sinnimos, mas considerando a diferencialidade entre a vida prtica e o conhecimento terico, como tambm entre o indivduo em sua singularidade e o humano-genrico, pode-se definir: 1) a moral como prtica dos indivduos em sua singularidade, 2) a tica como reflexo terica e como ao livre voltada ao humano-genrico4. (BARROCO 1999, p.125)

As diferenas entre tica e moral so dadas, portanto, segundo os autores

QUADRO 1 DIFERENAS ENTRE MORAL E TICA. MORAL TICA

Objeto de estudo da tica. Faz parte de uma necessidade prtica de convvio social. Tem origem nas sociedades primitivas. Dimenso singular (eu) prpria da vida cotidiana. Conjunto de costumes e hbitos que transformados em normas e deveres estabelecem parmetros de convivncia social. Fonte: Elaborado pela autora.

Cincia ou teoria da moral. Reflexo terica. Surge com os gregos no interior do conhecimento filosfico. Dimenso universal humanogenrico (ns). Anlise dos fundamentos da moral.

Esclarecidos conceitualmente os termos, vamos compreender quais so os fundamentos da tica e porque s o homem pode ser um ser tico. Para sabermos quais so os fundamentos da tica necessrio entendermos os fundamentos do homem, ou seja, que atributos fazem dele um ser especfico, um ser social.

RESUMINDO O termo tica derivado da palavra grega Ethos, que significa modo de ser, carter. tica significa o que bom para o indivduo e para a sociedade. O termo grego ethos tem como correlato no latim o termo morale, com o mesmo significado de conduta, ou relativo aos costumes. tica e moral so termos com uma relao muito prxima. Muitas vezes, moral e tica so empregadas como sinnimos. Ambas, num sentido amplo, so consideradas como de carter normativo ou prescritivo, definindo quais comportamentos so aceitveis. O carter prescritivo significa que elas definem previamente, por meio de normas, preceitos, regras, o que aceitvel ou no. Contudo, temos que tomar cuidado, porque tica e moral, num sentido restrito, deixam de ser a mesma coisa. Em um sentido mais estrito a moral diz respeito aos costumes, valores e normas de conduta especficos de uma sociedade ou cultura, enquanto que a tica constitui o estudo da moral. A moral nasceu do termo costumes em latim. Isso porque ela est ligada s prescries que determinada sociedade foi construindo ao longo de sua evoluo. Uma aplicao disso no direito administrativo pode ser observada no princpio da moralidade, que defende que, quando a Administrao Pblica adota determinada conduta costumeiramente, rotineiramente, mesmo que no prevista em lei, esta conduta se transforma em um direito do administrado, que a administrao continue a agir dessa forma. Como a moral est ligada aos costumes, ela varia com o tempo o que considerado aceitvel hoje no Brasil, no o era h 50 anos e com o lugar o que aceitvel no Brasil no no Afeganisto. J a tica, num sentido restrito, diferentemente da moral, trata de estudar sobre a aceitao de alguns comportamentos como legtimos. Assim, a tica pode ser entendida como Filosofia da Moral, ou seja, um pensamento reflexivo sobre os valores e as normas que regem a sua conduta. Segundo o Dicionrio Aurlio:

"tica o estudo dos juzos de apreciao que se referem conduta humana susceptvel de qualificao do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente determinada sociedade, seja de modo absoluto". Portanto, a tica constitui aqui a cincia da moral, buscando analisar como em determinados momentos em determinadas sociedades se formou a moral, quais os valores por trs dela, e o que pode ser considerado como universalmente vlido.

A letra A correta. Num sentido amplo, tica e moral so sinnimos, abordam os padres de conduta que so aceitos em determinada comunidade. A diferena est no sentido restrito, em que a tica vista como o estudo da moral, ou seja, o estudo dos padres de conduta. Por isso que a letra B errada, j traz o conceito restrito de tica. As letras C e D esto erradas porque trazem o conceito de moral, e no tica em um sentido restrito. A letra E errada porque a tica, num sentido restrito que procura detectar a moral.

A teoria utilitarista, a teoria kantiana, a teoria contratualista e a teoria relativista so teorias referentes formao dos preceitos ticos. Pode-se afirmar que Respostas a) a teoria utilitarista prope que o conceito tico seja extrado do fato de que cada um deve se comportar de acordo com os princpios universais b) a teoria utilitarista a teoria tica conseqncialista, segundo a qual a obrigao moral promover imparcialmente o bem estar c) a teoria utilitarista tem como pressuposto que o ser humano assumiu a obrigao de se comportar de acordo com as regras morais. d) a teoria utilitarista reconhece que os fatos morais so relativos a sociedades particulares. Assim sendo, o que tico para alguns pode no o ser para outros.

AS QUATRO TEORIAS A RESPEITO DA FORMAO DOS PRECEITOS TICOS: 1. UTILITARISTA, 2. KANTIANA, 3. CONTRATUALISTA 4. RELATIVISTA VEJA AS DEFINIES DAS TEORIAS DA FORMAO DE PRECEITOS TICOS Visa ao maior bem para o maior nmero de pessoas, enfatizando que devem ser tomadas decises que resultem na maior utilidade social. Analisa as consequncias das alternativas possveis e, em seguida, escolhe a que produz maior utilidade, no sendo Teoria Utilitarista examinada cada situao particular. a teoria tica consequencialista, segundo a qual a obrigao moral promover imparcialmente o bem-estar. Faz uma comparao de custos e benefcios no tocante s partes afetadas. Baseia-se no critrio do maior bem para a sociedade como um todo; Defendida por Kant, que prope que o conceito tico seja extrado do fato de que cada um deve se comportar de acordo com os princpios universais, conhecido como o princpio imperativo porque se apresenta como uma obrigao; categrico porque tal obrigao no est dependente de quaisquer desejos da pessoa; Para Kant, a moralidade parece ter um valor em si mesma. Ela Teoria Kantiana expressa um dever puro. Tem sua origem a priori na razo, e no a posteriori. Indica um dever de forma categrica. Ou seja, ordena categoricamente, e no hipoteticamente. Neste sentido, Kant afirma que "todos os imperativos ordenam hipottica ou categoricamente... Se a ao for boa simplesmente como um meio para alguma outra coisa, ento o imperativo hipottico; mas se a ao representada como boa em si mesma e, portanto, como um

Teoria Contratualista

Teoria Relativista

princpio necessrio para uma vontade que, em si mesma, est em conformidade com a razo, ento o imperativo categrico" (Fundamentao da Metafsica dos Costumes). Imperativo aqui quer dizer ordem, mais precisamente "ordens da razo". O imperativo categrico nos mostra o que racional em si mesmo. Por outro lado, o imperativo hipottico revela uma ao que um meio para consecuo de determinado fim. Entendida como uma espcie de acordo ou negcio institudo entre um grupo de pessoas. Parte do pressuposto de que o ser humano assumiu com seus semelhantes obrigao de se comportar de acordo com as regras morais, para poder viver em sociedade; Teoria segundo a qual os fatos morais so relativos a sociedades particulares. Quando uma sociedade aprova uma prtica e outra reprova, no se pode dizer que uma delas tenha razo e a outra no. Segundo essa teoria, cada pessoa deveria decidir sobre o bem e o mal. Assim sendo, o que tico para alguns pode no ser para os outros.

As questes ticas podem ser analisadas de diferentes perspectivas, para decidir se uma ao particular adequada ou inadequada. Adeptos das diferentes teorias ticas podem discordar em suas avaliaes de uma dada ao, mas todos estariam se comportando eticamente, segundo seus prprios valores e crenas. Por exemplo, dizer a verdade para um paciente fora de possibilidades teraputicas. Diante dessa questo, alguns profissionais consideram que ele tem direito e tudo deve ser dito, ao passo que outros se manifestam contrrios, prevendo as consequncias danosas que podem advir dessa revelao.

33067

QUADRO COMPARATIVO ENTRE O PENSAMENTO DE ROUSSEAU E O

DE KANT

ROUSSEAU

KANT

HOMEM - Segundo ele a sociedade impe ao O homem a nica criatura que homem uma forma artificial de precisa ser educada (2002, p. 11). comportamento que o leva a ignorar Kant recorre comparao do ser as necessidades naturais e os humano em relao aos demais deveres humanos, tornando-o vaidoso animais e constata que estes e orgulhoso. O homem primitivo precisam basicamente de nutrio, entretanto, por viver de acordo com mas no maiores cuidados, uma vez suas necessidades mais legtimas que seu instinto os capacita desde mais feliz. Ele auto-suficiente e cedo sobrevivncia. satisfaz suas necessidades sem grandes sacrifcios da no sente grandes angstias, atravs do sentimento inato da piedade ele evita fazer o mal desnecessariamente aos demais. Mas logo que a sua razo o faz conhecer, a sua conscincia o leva a am-lo: este sentimento que inato." (Rousseau, 1995, pp. 337338). Resumidamente, considera que, no estado natural, o homem desfruta de uma liberdade natural que fsica e no vai alm das suas foras, enquanto no social o homem renuncia liberdade natural em favor da liberdade civil. Efectivamente, no estado civil que o homem adquire liberdade moral uma vez que nele que este passa a obedecer lei que ele prprio instituiu a si prprio em vez de seguir o impulso (Rousseau, 1973, p. 43). IDEIA DE DEVER a conscincia moral e o sentimento do No existe bondade natural. Por dever so inatos, so a voz da natureza, diz Kant, somos egostas, Natureza e o dedo de Deus em ambiciosos, destrutivos, agressivos, nossos coraes. Nascemos puros e cruis, vidos de prazeres que nunca bons, dotados de generosidade e de nos saciam e pelos quais matamos, benevolncia para com os outros. Se mentimos, roubamos. E justamente o dever parece ser uma imposio e por isso que precisamos do dever uma obrigao externa, imposta por para nos tornarmos seres morais. Deus aos humanos, e porque nossa A exposio kantiana parte de duas bondade natural foi pervertida pela distines: sociedade, quando esta criou a 1. a distino entre razo pura terica propriedade privada e os interesses ou especulativa e razo pura pratica; privados, tornando-nos egostas, 2. a distino entre ao por mentirosos e destrutivos. causalidade ou necessidade e ao O dever simplesmente nos forca a por finalidade ou liberdade.

recordar nossa natureza originaria e, portanto, s em aparncia e imposio exterior. Obedecendo ao dever (a lei divina inscrita em nosso corao), estamos obedecendo a nos mesmos, aos nossos sentimentos e as nossas emoes e no a nossa razo, pois esta e responsvel pela sociedade egosta e perversa.

O dever, afirma Kant, no se apresenta atravs de um conjunto de contedos fixos, que definiriam a essncia de cada virtude e diriam que atos deveriam ser praticados e evitados em cada circunstancia de nossas vidas. O dever no e um catalogo de virtudes nem uma lista de faca isto e no faca aquilo. O dever e uma forma que deve valer para toda e qualquer ao moral.

AES E CONDUTAS MORAIS Rousseau encontra-se, assim, na Essa frmula permite a Kant deduzir origem das concepes morais que as trs mximas morais que fazem da liberdade autodeterminante exprimem a incondicionalidade dos a chave para a virtude, razo pela atos realizados por dever. So elas: qual relembramos a concepo de 1. Age como se a mxima de tua ao moralidade de autonomia devesse ser erigida por tua vontade desenvolvida por Kant. Este considera em lei universal da Natureza; que a concepo de autonomia de 2. Age de tal maneira que trates a Rousseau heternoma, uma vez humanidade, tanto na tua pessoa que para ele a lei moral no pode ser como na pessoa de outrem, sempre definida nem por uma ordem externa como um fim e nunca como um meio; nem pelo impulso da natureza em 3. Age como se a mxima de tua ao mim. Assim sendo, para que haja devesse servir de lei universal para autonomia, a moralidade no pode todos os seres racionais. estar fora da vontade racional do A primeira mxima afirma a homem. universalidade da conduta tica, isto , aquilo que todo e qualquer ser humano racional deve fazer como se fosse uma lei inquestionvel, vlida para todos em todo tempo e lugar. A ao por dever uma lei moral para o agente. A segunda mxima afirma a dignidade dos seres humanos como pessoas e, portanto, a exigncia de que sejam tratados como fim da ao e jamais como meio ou como instrumento para nossos interesses. A terceira mxima afirma que a vontade que age por dever institui um reino humano de seres morais porque

racionais e, portanto, dotados de uma vontade legisladora livre ou autnoma. A terceira mxima exprime a diferena ou separao entre o reino natural das causas e o reino humano dos fins. As respostas de Rousseau e de Kant, embora diferentes, procuram resolver a mesma dificuldade, qual seja, explicar por que o dever e a liberdade da conscincia moral so inseparveis e compatveis. A soluo de ambos consiste em colocar o dever em nosso interior, desfazendo a impresso de que nos seria imposto de fora por uma vontade estranha nossa.
Com o final da Idade Mdia, marcado pelo Renascimento, h uma retomada do humanismo. Na tica esse fato orientou uma nova concepo moral, centrada na autonomia humana. Kant constri ao longo de suas obras a lei suprema da moralidade, por ele definida como imperativo categrico consubstanciado no dever moral. O imperativo categrico formulado com o propsito de abarcar todas as questes de moralidade. Para isso o filsofo constri duas mximas: a primeira diz que, para agir moralmente, devemos agir de tal forma que a nossa ao possa ser transformada em lei universal de comportamento. A segunda mxima conclama o homem a agir de modo a considerar o outro como tendo uma finalidade em si mesmo. O filsofo transpe para a razo prtica humana o livre arbtrio governado pela boa vontade, ou dito de outra maneira, a possibilidade de viver segundo princpios morais. Kant formula sua lei moral como um imperativo categrico. Por imperativo categrico Kant entende que a lei moral categrica, ou seja, vale para todas as situaes. Alm disso, ela tambm imperativo, uma ordem, portanto, e tambm; e absolutamente inevitvel. Entretanto, Kant formula o seu imperativo categrico de vrias maneiras. Ou seja: Age como se a mxima de tua ao devesse ser erigida por tua vontade em lei universal da Natureza , Age de tal maneira que trates a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de outrem, sempre como um fim e nunca como um meio e Age como se a mxima da tua ao devesse servir de lei universal para todos os seres racionais. Para Kant, o imperativo moral no um imperativo hipottico capaz de submeter o bem ao desejo.

Como Kant explicaria a mentira? Por que, por exemplo, mentir imoral? Por que o mentirosos transgride as trs mximas morais. Ao mentir, no respeita em sua pessoa e na do outro a humanidade (conscincia, racionalidade e liberdade), pratica uma violncia escondendo de um outro ser humano uma informao verdadeira e, por meio do engano, usa a boa-f do outro. Tambm no respeita a Segunda mxima, pois se a mentira pudesse universalizar-se, o gnero humano deveria abdicar da razo e do conhecimento, da reflexo e da crtica, da capacidade arpa deliberar e escolher, vivendo na mais completa ignorncia, no erro e na iluso. Por que um poltica corrupto imoral? Por que transgride as trs mximas. Por que o homicdio imoral? Porque transgride as trs mximas.

CONHECIMENTOS GERAIS QUESTO 16 A tica, como um dos campos privilegiados da Filosofia, tem nos nomes dos filsofos gregos Plato (428/427 a.C. 348/347 a.C.) e Aristteles (384 a.C.

322 a.C.) duas de suas figuras mais proeminentes. Um dos conceitos mais importantes discutidos por ambos os pensadores o conceito de justia. Sobre o conceito de justia, analise as afirmativas. I. A justia, do ponto de vista do valor moral, compreende a dimenso do indivduo, que com sua heteronomia, tem o poder de realizar aes que ele considerar certas, justas, etc. II. Do ponto de vista do valor jurdico que lhe inerente, a justia se fundamenta na no coero exercida por um ente, o Estado, por exemplo, sobre o indivduo. III. Considerada em sua dimenso jurdica, a justia pressupe a fundamentao prescritiva de regras, que so, desse modo, definidas por um agente exterior ao sujeito. IV. Plato (428/427 a.C. 348/347 a.C.) estabelece o que justia usando como critrio a ideia de bem e de mal, bom e mau, certo e errado, etc., tendo como fundamento a capacidade intelectiva do sujeito para distinguir entre a doxa, mera opinio, e a episteme, conhecimento verdadeiro. V. Em sua obra tica a Nicmaco, Aristteles (384 a.C. - 322 a.C.) fundamenta um conceito de justia que compreende duas dimenses: justia distributiva, cujo princpio tico fundante o conceito de igualdade; e a justia corretiva, que se ocupa em regular as relaes humanas de natureza voluntria, e de outra parte, as relaes de natureza involuntria. Assinale a alternativa correta. a. Somente I verdadeira. b. Somente I e III so verdadeiras. c. Somente I, II e IV so verdadeiras d. Somente II e IV so verdadeiras. e. Somente III, IV, V so verdadeiras. QUESTO 17 Analise as afirmativas abaixo, tendo como parmetro os seguintes aspectos imbricados entre si: processo de formao da conscincia moral; diferena entre moral e tica; diferena entre norma moral e norma jurdica. I. Nascemos livres para aceitar aquelas regras morais que julgamos justificveis para estabelecer um modo de agir em conformidade com os princpios ticos da justia, de uma vida boa e feliz; princpios estes que a nossa conscincia moral assimila como tais. II. A norma jurdica definida como sendo aquela norma impressa ou escrita em cdigos que regulamentam as relaes dos habitantes de um dado territrio entre si e as relaes estabelecidas com habitantes de outros territrios. No tocante s normas morais, so assim denominadas aquelas inscritas no consciente coletivo de uma determinada sociedade, que se manifestam nos seus costumes, nas suas tradies, etc. III. No decorrer do processo civilizatrio, a constituio da conscincia moral se processa nos humanos a partir de duas dimenses fundantes: a autonomia, que assim se caracteriza por ser a fase da conscincia moral que se impe ao indivduo a partir de fora, ou seja, pela sociedade, em sentido lato sensu, e por seu turno, na fase da heteronomia, a formao da conscincia moral no indivduo se consolida atravs de um processo que pressupe uma tomada de deciso de como ele deve agir, tendo como base suas convices morais internas.

IV.

V.

A tica, que em sua acepo etimolgica significa a cincia que tem como objeto o estudo da conduta humana, pressupe uma reflexo que se estende em duas dimenses: a) a reflexo de carter pessoal sobre os princpios morais que regem o comportamento humano; b) a reflexo de cunho social acerca dos princpios morais que regem a vida em sociedade. Dada sua natureza prescritiva, cabe moral determinar os cdigos, os tratados, as leis, etc. que regulamentam juridicamente a vida em sociedade. Por seu turno, a tica, por se tratar de uma cincia que tem por objeto o estudo da dimenso esttica da vida humana em sociedade, se ocupa exclusivamente com questes que transcendem a moral.

Assinale a alternativa correta. a. Somente I verdadeira. b. Somente I e III so verdadeiras. c. Somente I, II e III so verdadeiras d. Somente I, II e IV so verdadeiras. e. Somente IV, V so verdadeiras. QUESTO 18 O Cdigo de tica Funcional do Servidor Pblico Civil do Estado de Mato Grosso foi institudo pela Lei Complementar n 112, de 01 de junho de 2002, do Governo do Estado de Mato Grosso. Analise os aspectos abaixo, que fazem parte, de maneira explcita e implcita, deste Cdigo. I. A conduta tica exigida do Servidor Pblico Civil tem de ser parametrada exclusivamente nos preceitos estabelecidos no Cdigo de tica do Servidor Civil do Estado de Mato Grosso, visto que esse cdigo, por se constituir como Lei supraconstitucional, submete sua subordinao inclusive as regras contidas no artigo 37, caput, e 4, da Constituio Federal, visto que se caracterizam como infraconstitucionais. II. II. A moralidade da Administrao Pblica Estadual tem como embasamento a ideia do bem comum. Isto significa dizer que, em nome dessa moralidade, cabe ao servidor pblico zelar pela manuteno do necessrio equilbrio existente entre a finalidade e a legalidade do ato administrativo sob sua responsabilidade. III. III. A tica que convm ao Servidor Pblico Civil do Estado de Mato Grosso se fundamenta, dentre outras, nas seguintes diretrizes da conduta humana: a dignidade, o decoro e o zelo, que tero de ser demonstrados apenas no efetivo exerccio profissional, visto que a lei garante que as aes no mbito da vida privada tm como parmetro apenas a Constituio Federal, por sua condio de Lei supraconstitucional. Assim, a Constituio Federal preconiza que a funo pblica tem de ser compreendida de maneira desvinculada da vida privada do servidor. IV. Este Cdigo estabelece como um dever fundamental, inerente condio de servidor pblico do Estado de Mato Grosso, o desempenho gil de suas funes, sem prejuzo da perfeio e do bom rendimento, de modo a no ocasionar atrasos, decises e/ou

V.

orientaes sem base legal no referente prestao dos servios pblicos. Este Cdigo preconiza, de modo bem explcito, que a materialidade dos princpios ticos se faz presente nos atos administrativos zelosos dos legtimos interesses dos usurios dos servios pblicos estaduais. Nesse sentido, cabe ao servidor pblico atuar com a competncia exigida pela jurisdio e o setor administrativo aos quais se encontra vinculado.

Assinale a alternativa correta a. Somente I verdadeira. b. Somente I e III so verdadeiras. c. Somente I, II e III so verdadeiras. d. Somente I , IV e V so verdadeiras. e. Somente II, IV e V so verdadeiras

QUESTO 19 Nas ltimas trs dcadas, Mato Grosso vem apresentando um crescimento considerado extraordinrio no setor agropecurio, pela expanso da rea cultivada, produo e produtividade. Este desempenho resultado de uma sensvel transformao na base tcnica, antes apoiada em sistemas tradicionais, que foi alterada para sistemas de produo amparados pela tecnologia. A intensificao da industrializao da agricultura vem respondendo por parcelas importantes da produo de lavouras comerciais, colocando a agroindstria como uma potencialidade econmica no conjunto do seu sistema produtivo. (MORENO, Gislaene e HIGA, Tereza Cristina Souza. Geografia de Mato Grosso: Territrio, Sociedade, Ambiente. Cuiab: Entrelinhas, 2005). Considerando o texto acima, e tendo em vista que embora a agricultura, em contnua expanso, seja pouco diversificada, destacando-se a produo de monoculturas, estas ltimas esto principalmente representadas pelas seguintes culturas temporrias: a. soja e algodo, seguindo-se caf, seringueira e frutferas. b. cana-de-acar e seringueira, seguindo-se feijo, caf e mandioca. c. soja e milho, seguindo-se caf, mamona e feijo. d. soja e algodo, seguindo-se arroz, cana-de-acar e milho. e. algodo e arroz, seguindo-se feijo, cana-de- acar e mandioca.

QUESTO 20 Na classificao da vegetao mato-grossense, assim como em todo o Brasil, foi adotado o critrio morfoclimtico. Esta classificao rene variveis geomorfolgicas, pedolgicas, climticas e botnicas (MORENO & HIGA, 2005). Com base no critrio e variveis acima mencionados, correto afirmar que so domnios biogeogrficos do Estado de Mato Grosso:

a. Cerrado, Caatinga e Araucria. b. Cerrado, Caatinga e Floresta. c. Cerrado, Floresta e Araucria. d. Cerrado, Floresta e Pantanal. e. Cerrado, Pantanal e Caatinga.

QUESTO 21 Analise as seguintes assertivas sobre algumas feies de reas de acumulao do Pantanal Mato-grossense identificadas e denominadas regionalmente (MAMEDE, 1993 apud MORENO e HIGA, 2005, p. 230). I. Amplas depresses alongadas, localizadas entre vazantes, que funcionam como curso fluvial com at vrios quilmetros de extenso e que podem ter carter intermitente, perene, ou estar ligando baa ou cursos dgua. II. Cursos dgua de carter perene, que ligam baas contguas ou mesmo cursos dgua de maiores portes, com maior poder erosivo que as vazantes (apresentam leitos mais escavados, normalmente mais estreitos e profundos). III. Pequenas depresses no terreno, de variadas formas (circulares, semicirculares ou irregulares), contendo gua ou no. Podem estar ou no recobertas por espcies vegetais aquticas. IV. So faixas de terreno (em mdia mais longas que largas), normalmente de 3 m acima do nvel de base local, e que balizam as baas ou direcionam as vazantes. So locais preferenciais para as sedes das fazendas, muito usadas como retiro para o gado pantaneiro e que servem como refgio para a fauna regional, na poca das cheias. As assertivas I, II, III e IV referem-se, respectivamente, a: a. vazantes, corixos, baas e cordilheiras. b. baas, vazantes, cordilheiras e corixos. c. baas, corixos, cordilheiras e vazantes. d. vazantes, corixos, cordilheiras e baas. e. corixos, vazantes, baas e cordilheiras. QUESTO 22 A diviso territorial de Mato Grosso Mato Grosso e Mato Grosso do Sul concretizada em 1977, foi um acontecimento de natureza poltica, econmica e social que tem seus comeos nas primeiras dcadas do sculo XX. Com base nesta afirmao, assinale a alternativa correta. a. Para os polticos do sul de Mato Grosso, a superioridade econmica da regio norte era um entrave para o desenvolvimento equilibrado do estado. b. A diviso do estado de Mato Grosso, durante o regime militar (1964-1985), foi uma deciso apenas de carter administrativo, cujo objetivo era desenvolver as duas regies. c. O precoce surto industrial do sul do estado, devido a sua proximidade com So Paulo, fez com que esta regio se desenvolvesse mais e isso motivou a luta pela diviso.

d. A diviso territorial de Mato Grosso era uma antiga reivindicao dos polticos do sul do estado e no pode ser explicada apenas como uma simples deciso do presidente Ernesto Geisel. e. A superioridade econmica do norte em relao ao sul de Mato Grosso tinha como fator preponderante a explorao racional dos recursos da floresta amaznica.

QUESTO 23 So fatores determinantes que explicam a expanso dos cultivos de soja em Mato Grosso, exceto: b. preo e disponibilidade de terra para cultivo e facilidades na obteno do crdito agrcola. c. uso de cultivares melhoradas geneticamente e diferenciadas quanto resistncia a doenas e pragas, a ciclos vegetativos e exigncias de fertilidade do solo. d. topografia plana do relevo, propcia a mecanizao. e. clima favorvel: chuvas regulares e insolao. e. facilidades no escoamento da produo.

Das könnte Ihnen auch gefallen