Sie sind auf Seite 1von 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA

LRIS REJANE BRAID DE MELO CROSARA

HISTRIA E FILOSOFIA DA CINCIA: DA TEORIA PARA A SALA DE AULA

Uberlndia 2012 1

LRIS REJANE BRAID DE MELO CROSARA

HISTRIA E FILOSOFIA DA CINCIA: DA TEORIA PARA A SALA DE AULA

Desmonte da dissertao de mestrado, com o mesmo ttulo, apresentado como exerccio na disciplina Leitura e Produo de Textos em Filosofia 1, ministrado pelo professor doutor Ccero Jos Alves Soares Neto.

Uberlndia 2012 2

SUMRIO

1. Objetivos Gerais:...........................................................................................4 1.1. Objetivos Especficos:...................................................................................4 2. Justificativa...................................................................................................4 3. Mapeamento do debate terico.....................................................................4 4. Delimitao do problema..............................................................................4 5. Metodologia..................................................................................................5 5.1 Tipo de pesquisa.....................................................................................5 6. Procedimento metodolgico.........................................................................5 7. Procedimento tcnico....................................................................................5 8. Bibliografia.............................................................................................5

1. Objetivos gerais: Pretende-se discutir a introduo de tpicos de Filosofia da Cincia no ensino de Fsica do 2 Grau e propor algumas atividades como exemplos. 1.1 Objetivos especficos Optou-se pela tica quanto ao contedo da Fsica. Esta escolha deve-se a diversos motivos: em primeiro lugar, tal contedo geralmente ministrado na segunda srie do segundo grau, assim como o curso de Filosofia. Tal simultaneidade permite que sejam trabalhados contedos de disciplinas de ambos professores.

2. Justificaes importante salientar que a educao escolar os cursos de cincias includos to importante para o desenvolvimento individual quanto, em sua dimenso social, para a formao dos cidados. Assim, uma das funes da Histria e Filosofia da Cincia na educao cientfica seria combater a arrogncia e a autoridade da Cincia, evidenciando-se suas caractersticas de construo humana, sua falibilidade, o impacto de interesses polticos sociais e individuais.

3. Mapeamento do debate terico O contedo sistematizado de tica que apresentado aos estudantes pode ter seu significado ampliado com a introduo de problemas e caractersticas histricas de seu processo de construo. De fato, segundo Matthews, a educao cientfica enriquecida, alm de mais fiel AL seu contedo, se aspectos da relao interessante e complexa entre Cincia e Filosofia puderem ser levados sala de aula (1994, p. 86). 4. Delimitao do problema. Tem se em tica, ou melhor, na tica Geomtrica que ministrada nesse nvel de ensino, em contedo, via de regra, sem sentido para os estudantes, restrito ao formalismo dos diagramas de raio utilizados para a descrio de propriedades da luz, reflexo, refrao, formao de imagens, difrao. importante considerar que apenas uma pequena parcela dos estudantes, que completaram o segundo grau continuar seus estudos na Universidade ou estaro envolvidos em atividades que apresentem necessidade de conhecimento operacional em Fsica. Assim, o ensino de Fsica que se reduza a uma mera apresentao de seu formalismo e soluo de certos problemas padro carece de sentido.

5. Metodologia 5.1. Tipo de pesquisa: Pesquisa terica Teoria bibliogrfica

6. Procedimento metodolgico Dedutivo.

7. Procedimento tcnico Anlise textual Temtica Interpretao

8. Bibliografia VANNUCCHI, Andria Infantosi. Histria e Filosofia da Cincia: Da teoria para a sala de aula. So Paulo: USP. 1996, 131p. Dissertao de Mestrado Instituto de Fsica Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo, So Paulo, 1996. MATTHEWS, M. R. Histria, filosofia y enseanza de las cincias: la aproximacin actual. Enseanza de las Ciencias, v. 12. n.2, 1994 a, p. 255-277.

Das könnte Ihnen auch gefallen