Sie sind auf Seite 1von 24

2 Timteo 3:16-17

16 Toda Escritura divinamente inspirada proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justia; 17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.

Em II Tm 3:16 Refere-se ao Antigo Testamento. Para a Igreja Refere-se tanto ao Antigo testamento, quanto ao Novo Testamento

e tende por salvao a longanimidade de nosso Senhor; como tambm o nosso amado irmo Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; como faz tambm em todas as suas epstolas, nelas falando acerca destas coisas, mas quais h pontos difceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem tambm com as outras Escrituras, para sua prpria perdio.

2 Pedro 3:15-16

Os Escritos, a mensagem original de Deus para a Humanidade, e o nico testemunho infalvel da graa salvfica de Deus para todas as pessoas

No perodo de 250 a.C. a 250 d.C. muitos outros livros foram produzidos como Macabeus (250 150 a.C.) e escritos Ps-apostlicos (100 250 d.C). Todavia, a Igreja reconheceu (reconheceu, no determinou) como inspirados por Deus, infalvel, confivel e autoritativa somente os 66 que hoje compe o cnon (39 + 27) usando critrios como apostolicidade e ortodoxia.

A apostolicidade da Igreja a propriedade que conserva atravs dos tempos a identidade dos ensinamentos de Jesus recebido pelos apstolos.

Ortodoxia Termo aplicado em qualquer religio ao conjunto de

doutrinas e escrituras em conformidade com os livros sagrados e os ensinamentos das autoridades religiosas. Nas igrejas crists,

designao do rito bizantino, que no reconheceu as decises de nenhum conclio a partir do ano 787.

FONTE: Encyclopaedia Britannica do

Brasil Publicaes Ltda.

De Cristo - Mateus 7:28 Ao concluir Jesus este discurso, as multides se maravilhavam

da sua doutrina;

Dos apostlos - Atos 2:42 e perseveravam na doutrina dos apstolos e na comunho, no partir do po e nas oraes. At 17:9; I Co 14:6; I Tm 1:3; I Tm 4:6

Inspirada Toda Escritura divinamente inspirada II Tm 3:16a

Inspirada Theos + Pneustos (grego) Deus + Respirar =Respirado por Deus

A Palavra de Deus a vida de Deus Falada aos Homens

As reivindicaes dos autores do AT e NT de que esto escrevendo a palavra de Deus. O testemunho de Jesus Cristo sobre as Escrituras. As evidncias da cincia: Design Inteligente, etc. As evidncias da arqueologia. A suprema excelncia do seu contedo (quem somos; de onde viemos; para que existimos; h vida aps a morte? Quem Deus? como posso me relacionar com ele; como resolvo o problema da culpa?)

A eficcia da sua doutrina nas vidas transformadas. A harmonia de todas as suas partes; O seu alvo escopo do seu todo (que dar a Deus toda a glria). As profecias cumpridas Sua preservao em meio aos ataques. A convico dada pelo Esprito Santo.

Mateus 5:18 Porque em verdade vos digo que, at que o cu e a terra passem, de modo nenhum passar da lei um s I ou um s til, at que tudo seja cumprido. Joo 7:16 Respondeu-lhes Jesus: A minha doutrina no minha, mas daquele que me enviou.

Joo 16:13 Quando vier, porm, aquele, o Esprito da verdade, ele vos guiar a toda a verdade; porque no falar por si mesmo, mas dir o que tiver ouvido, e vos anunciar as coisas vindouras.

2 Samuel 23:2 O Esprito do Senhor fala por mim, e a sua palavra est na minha lngua. Deuteronmio 18:18 Do meio de seus irmos lhes suscitarei um profeta semelhante a ti; e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falar tudo o que eu lhe ordenar.

Os Profetas do A.T eram conscintes ao profetizarem e sabiam que falavam a Palavra de Deus.
Assim diz o Senhor Ex 4:22 ; Js 7:13; I Sm 2:27; I Rs 12:24

Os Escritores do N.T tambm tinham conscincia da Palavra que falavam e escreviam da parte do Senhor como inspiradas por Deus

Atos 13:44 No sbado seguinte reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.

At 8:25; I Tess; II Tm 4:2

Inspirao a base para a autoridade da Bblia e para nossa confiana nela. O que queremos dizer que o Esprito de Deus supervisionou o processo de escriturao da revelao de tal maneira que:

Tudo o que os autores humanos escreveram verdadeiro. Isto se estende at a escolha das palavras. Eles foram preservados de registrar informaes e conceitos errados, geogrficos, histricos, morais ou espirituais. No podemos separar informaes histricas de doutrinas. Ex: a ressurreio de Jesus um evento histrico e o ponto doutrinrio central. Portanto, a Bblia a prpria Palavra de Deus, confivel e autoritativa e infalvel e inerrante.

Testemunho Infalvel de Deus. Hb 1:1 Nenhuma palavra de homen, ou declaraes institucionais religiosas se igualam `as Escrituras. Rm 3:4 Qualquer doutrina, comentrio, interpretao, explicao e tradio devem ser julgadas e validadas pelas Escrituras. Mc 7:13 Na igreja, a Palavra de Deus, deve ser a autoridade final em todas as questes de ensino, repreenso, correo e doutrina. II Tm 3:16-17

poderemos enteder a Bblia se estivermos em harmonia com o Esprito Santo. Jo 14:26 Para vencer o pecado, Satans e o mundo, teremos que nos firmar na Palavra. Mt 4:4; Ef 6:12,17; Tg 1:21

doutrina da inspirao e infalibilidade das Escrituras conduzem logicamente a um mtodo de interpretao que se coaduna com a natureza divina das Escrituras.

Escritura

com Escritura Harmonizao Sentido nico natural e bvio Necessidade de estudo do contexto cultural, histrico e das lnguas originais. Dependncia do Esprito.

Salmos 19:7-9 7 A lei do Senhor perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor fiel, e d sabedoria aos simples. 8 Os preceitos do Senhor so retos, e alegram o corao; o mandamento do Senhor puro, e alumia os olhos. 9 O temor do Senhor limpo, e permanece para sempre; os juzos do Senhor so verdadeiros e inteiramente justos.

Bem-aventurado o homem que no anda no conselho dos mpios, no se detm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer est na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele como rvore plantada junto a corrente de guas, que, no devido tempo, d o seu fruto, e cuja folhagem no murcha; e tudo quanto ele faz ser bem sucedido. Os mpios no so assim; so, porm, como a palha que o vento dispersa. Por isso, os perversos no prevalecero no juzo, nem os pecadores, na congregao dos justos. 6 Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos mpios perecer. (Salmo 1)

Das könnte Ihnen auch gefallen