Sie sind auf Seite 1von 3

FOLHA DE EXERCCIOS N 3 Estado de Tenso nos Macios Terrosos

Exerccio resolvido n 4 Exerccio para resoluo fora do mbito das aulas terico-prticas n 5 Prazo para entrega do exerccios resolvido aula seguinte da entrega desta folha
1. A Figura 1 representa um corte geolgico-geotcnico interpretativo de um macio onde se indica a posio do nvel fretico (nf), os valores mdios dos pesos volmicos ( ) e os valores dos coeficientes de impulso em repouso ( ) correspondentes s diversas formaes. a) Represente a evoluo em profundidade das tenses totais e efectivas principais de repouso e das presses neutras. b) Trace as circunferncias de Mohr representativas dos estados de tenso total e efectiva de repouso num ponto P situado a 10,0 m de profundidade. Nesse ponto, qual a orientao das facetas onde a tenso tangencial mxima?

Figura 1 2. Na Figura 2 representa-se a planta de fundao de um edifcio. Admita que a sua construo ir originar, na rea tracejada, um acrscimo de tenso vertical uniformemente distribuda igual a 150 kPa. Para os pontos do macio situados na vertical do ponto A e s profundidades de 4, 8, 12 e 16 m, determine os acrscimos da tenso total vertical resultantes da aplicao daquela tenso superfcie do terreno.

Figura 2

Figura 3

3. A Figura 3 representa o corte transversal de um aterro com grande desenvolvimento longitudinal. Admitindo que o corte representa, a uma certa escala, o diagrama de tenses verticais aplicado superfcie do terreno, trace os diagramas representativos da tenso total vertical induzida pela construo do aterro em funo da profundidade z (por ex.: 0 < z < 20 m) ao longo de duas linhas verticais, uma passando pelo eixo de simetria do aterro e a outra passando pelo p de um dos taludes. (Sugere-se a utilizao de uma folha de clculo tipo EXCEL).

4.

Considere um aterro de grande desenvolvimento que, em relao ao terreno de fundao e do ponto de vista prtico, pode ser assimilado a uma sobrecarga uniforme de 100 kPa aplicada numa rea com 20 m de largura e de comprimento infinito, tal como esquematiza a Figura 4. Trace as circunferncias de Mohr representativas dos estados de tenso total e efectiva nos pontos P e Q, antes e aps o carregamento. Admita que a presso neutra se mantm inalterada com o carregamento. ( u= 0). Admita, por simplificao, que . Ver resoluo em folha anexa.

Figura 4

5.

Considere que o macio representado na Figura 5 constitui um meio semi-indefinido, elstico, homogneo e isotrpico que vai ser solicitado por uma fundao superficial contnua e com desenvolvimento infinito. Admita que o carregamento desta pode ser assimilado aplicao, superfcie do terreno, de uma carga vertical uniformemente distribuda e de valor igual a 100 kPa. a) Desenhe os diagramas das tenses totais verticais induzidas, , em funo da profundidade z (por ex.: 0 < z < 15 m), respectivamente ao longo de rectas verticais: - pertencendo ao plano de aplicao da carga (x = 0); - afastadas de 4,0 m do plano de aplicao da carga (x = 4,0 m). b) Desenhe os diagramas representativos da tenso total vertical induzida, , em funo da distncia ao plano de aplicao da carga (por ex.: 0 < x < 10 m), registadas ao longo de uma recta horizontal normal ao plano do carregamento situada profundidade de 5,0 m (z = 5,0 m).

c) Para o ponto P situado no plano da carga e profundidade de 5,0 m, trace as circunferncias de Mohr representativas dos estados de tenso efectiva no plano xoz, antes e aps a aplicao do carregamento. Admita que a presso neutra se mantmconstante aps o carregamento. Admita que o terreno acima do nvel fretico se encontra saturado. Tome w = 9,8 kN/m3 e considere o nvel fretico a 1,0 m de profundidade.

Figura 5

Das könnte Ihnen auch gefallen