Sie sind auf Seite 1von 28

CURSO TCNICO EM SEGURANA DO TRABALHO

01

SEGURANA DO TRABALHO I

Introduo Segurana do Trabalho

Cludia Rgia Gomes Tavares

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd Cp1

27/10/09 16:01

Governo Federal Ministrio da Educao


Projeto Grco Secretaria de Educao a Distncia SEDIS

EQUIPE SEDIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE


Reviso Tipogrca Adriana Rodrigues Gomes Margareth Pereira Dias Nouraide Queiroz

UFRN

Coordenadora da Produo dos Materias Vera Lucia do Amaral Coordenador de Edio Ary Sergio Braga Olinisky Coordenadora de Reviso Giovana Paiva de Oliveira Design Grco Ivana Lima Diagramao Elizabeth da Silva Ferreira Ivana Lima Jos Antonio Bezerra Junior Mariana Arajo de Brito Arte e ilustrao Adauto Harley Carolina Costa Heinkel Huguenin Leonardo dos Santos Feitoza

Design Instrucional Janio Gustavo Barbosa Jeremias Alves de Arajo Silva Jos Correia Torres Neto Luciane Almeida Mascarenhas de Andrade Reviso de Linguagem Maria Aparecida da S. Fernandes Trindade Reviso das Normas da ABNT Vernica Pinheiro da Silva Adaptao para o Mdulo Matemtico Joacy Guilherme de Almeida Ferreira Filho

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd Cp2

27/10/09 16:01

er v c o V .. . i u q a por

... a origem da segurana do trabalho e seu papel na preservao da sade e integridade fsica do trabalhador no seu ambiente de trabalho. Alm disso, trataremos tambm de como as idias de conscientizao sobre a segurana do trabalho e a valorizao da vida vm sendo construdas ao longo da histria, como parte integrante do processo de desenvolvimento econmico.

Objetivos
Perceber a importncia do estudo da Segurana do Trabalho. Compreender os conceitos bsicos relativos disciplina.

1
Segurana do trabalho I A01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt1

27/10/09 16:01

Para comeo de conversa...

aro aluno, esta a primeira aula da disciplina Segurana do Trabalho I. Nesta disciplina, vamos introduzir conceitos bsicos relacionados ao curso que voc escolheu para se profissionalizar. Nesse aspecto, para que voc possa comear a entender o que segurana do trabalho, observe a letra de uma msica bastante conhecida que exemplifica a consequncia da falta de segurana no trabalho.
[...] E flutuou no ar como se fosse um pssaro E se acabou no cho feito um pacote flcido Agonizou no meio do passeio pblico Morreu na contramo atrapalhando o trfego [...] (Construo letra e msica de Chico Buarque de Holanda).

A msica do compositor Chico Buarque (1971) narra a vida cotidiana de um trabalhador da construo civil e o episdio em que sofre um acidente. O autor considera sua msica como um simples jogo de palavras No passava de experincia formal, jogo de tijolos... (Status, 1973 entrevista a Judith Patarra) mas na poca em que foi gravada, retratava a situao de descaso em que viviam nossos trabalhadores da construo civil.

Figura 1 Operrio, de Cndido Portinari

Fonte: <http://www.educarede.org.br/educa/img_conteudo/2288_operario_portinari.jpg>. Acesso em: 10 jun. 2009

2
Segurana do trabalho I A01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt2

27/10/09 16:01

A revista on line Evidncia, em sua edio 105, escreve: Arte ... vidncia: A arte como forma de retratar o sentimento de um povo em toda a sua essncia, com suas cores e traos nicos [...] Referindo-se ao pintor Cndido Portinari, brasileiro, como aquele que
[...] Com o passar dos anos, a obra de Cndido transformou-se: de uma arte revolucionria surgiu uma obra preocupada socialmente com a condio brasileira, com a gente que forma esse pas rico e miservel, com a explorao do trabalho operrio, com a dor pela falta do po de cada dia [...], [cuja afirmao est retratada na obra Operrio]. (O ENIGMA..., 2009, extrado da Internet, grifos nossos).

O cotidiano do trabalhador
Analisando a distribuio das 24 horas de um dia, teremos 8 horas reservadas para o trabalho. As 16 horas restantes so utilizadas no ambiente da sua comunidade, onde 8 horas so para o descanso e as outras 8 horas para outras atividades, tais como lazer, estudo, necessidades bsicas, etc.

O que podemos encontrar nesses dois tipos de ambientes?


O ambiente ocupacional aquele em que o trabalhador exerce sua atividade laboral. Esse espao fsico preparado para receber o trabalhador nas mais diversas atividades: fabricao de mveis, construo de edifcios, prestao de servios, extrao de minrio, dentre outras. Assim, nesses ambientes, podemos encontrar: ferramentas manuais (alicates, facas etc), mquinas (prensa hidrulica, serra circular etc); rudo intenso; fontes de calor e frio; produtos qumicos potencialmente txicos gases, poeiras, nvoas, etc.

3
Segurana do trabalho I A01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt3

27/10/09 16:01

Figura 2 Ocupao do meio ambiente (Rio Niteri/RJ)


Fonte: Cludia (2008).

O ambiente da comunidade constitudo pelo meio ambiente que nos envolve e pelas modificaes impostas pelo ser humano. Essas mudanas, cujo objetivo satisfazer o homem, geram, dentre outras, situaes de risco populao. Podemos elencar a poluio das guas e do ar, a utilizao de agentes qumicos potencialmente txicos nos cosmticos, aditivos em alimentos agrotxicos e afins drogas, agentes de limpeza produtos qumicos, etc. Desse modo, de responsabilidade do prprio homem e do poder pblico zelar pela segurana no ambiente da comunidade, procurando viver em harmonia com a natureza, construindo e exigindo edificaes seguras. No ambiente laboral, essa responsabilidade passa a ser do empregador. Ele prepara o ambiente para receber o trabalhador de forma a preservar sua sade e segurana no desenvolvimento das atividades.

Praticando... Praticando...

1. Antes de nos aprofundar nos fundamentos tericos da disciplina


Segurana do Trabalho, faz-se necessrio captar o que cada um sabe a respeito desse conceito, ento, com os conhecimentos adquiridos na sua experincia de vida, responda:

a) Para voc, o que segurana do trabalho?

4
Segurana do trabalho I A01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt4

27/10/09 16:01

b) Cite uma ou duas situaes que presenciou ou de que tenha


conhecimento, que ps/puseram em risco a vida de um trabalhador.

Anal, o que Segurana do Trabalho?

Figura 3 Trabalho porturio (Porto de Valparaiso/Chile)


Fonte: Cludia (2008).

A segurana do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que so adotadas visando a minimizar os acidentes de trabalho, doenas ocupacionais, bem como proteger a integridade fsica e a capacidade de trabalho do trabalhador. Como exemplo, podemos citar o trabalho realizado nos portos, onde o trnsito de carga e descarga de materiais exige planejamento nas vias de movimento de carga, seja ele efetuado por meio de cargas suspensas ou transporte virio, no sentido de se evitar os acidentes.

5
Segurana do trabalho I A01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt5

27/10/09 16:01

Medidas preventivas tambm devem ser observadas no transporte e levantamento de cargas realizados por trabalhadores, objetivando evitar leses na coluna vertebral e dores musculares.

Como podemos atingir a meta de sade e segurana no ambiente de trabalho?


Para atingir esta meta necessrio que a engenharia, nas diversas reas, em conjunto com a medicina, possam agir. Dessa forma, a segurana do trabalho estuda diversas disciplinas como Introduo Segurana, Higiene e Medicina do Trabalho, Preveno e Controle de Riscos em Mquinas, Equipamentos e Instalaes, Psicologia na Engenharia de Segurana, Comunicao e Treinamento, Administrao aplicada Engenharia de Segurana, O Ambiente e as Doenas do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislao, Normas Tcnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Percias, Proteo do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminao, Proteo contra Incndios e Exploses e Gerncia de Riscos.

Como a segurana do trabalho atua no mbito da empresa?

Figura 4 Fbrica de chocolate (Mendoza/Argentina)


Fonte: Cludia, 2008

Aparentemente, algumas atividades laborais parecem inofensivas, como o caso de uma fbrica de chocolates. Apesar do produto final ser apreciado em quase todo o

6
Segurana do trabalho I A01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt6

27/10/09 16:01

mundo, o processo de fabricao requer cuidados com a segurana dos trabalhadores por meio da implantao de programas de sade e segurana atravs de uma equipe multidisciplinar composta por Tcnico de Segurana do Trabalho, Engenheiro de Segurana do Trabalho, Mdico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho (SESMT). Tambm os empregados da empresa contribuem para a promoo da sade e bem estar do trabalhador ao constiturem a Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA), composta por representantes do empregador e representantes dos empregados, que tem como objetivo a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador.

O que Medicina do Trabalho?

Exames demissionais

o ramo da Medicina que visa preservao da sade do trabalhador, melhorando as condies de sua atividade, bem como corrigindo as consequncias dela advindas que so prejudiciais ao homem. Ela atua no monitoramento da sade do trabalhador, desde a entrada na empresa com os exames admissionais, at o trmino de seu contrato de trabalho com os exames demissionais e intervenes para melhorar a sade do trabalhador durante sua vida laboral.

Exames demissionais so exames mdicos realizados no trabalhador quando, ao ser demitido, ele encerra suas atividades na empresa.

A quem cabe a responsabilidade pela Segurana do Trabalho?

responsabilidade pela segurana do trabalho tripartite: poder pblico, empregador e empregado. Assim, cabe ao poder pblico a criao e fiscalizao das normas e leis que versam sobre segurana e sade no trabalho, cabe ao empregador fazer cumprir essa legislao, podendo ser punido em caso de desrespeito s exigncias e cabe ao trabalhador cumprir as exigncias de sade e segurana nos locais de trabalho, obedecendo s normas e leis especficas, contribuindo para a manuteno das condies de trabalho saudveis, uma vez que para ele que o ambiente adaptado.
7
Segurana do trabalho I A01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt7

27/10/09 16:01

Praticando... Praticando...

Definimos at agora o que segurana do trabalho, a forma como podemos atuar dentro da empresa e os atores envolvidos no esforo conjunto de preservar a vida e a sade do trabalhador. Dessa forma, considerando que a responsabilidade pela segurana dividida entre o empregador, o trabalhador e o poder pblico, em sua opinio, de que forma essa parceria poderia ser mais eficaz?

At aqui, vimos o que segurana do trabalho e como podemos implant-la no ambiente de trabalho em benefcio do trabalhador. Como foi despertado esse interesse no ambiente de trabalho? Qual foi o marco da Segurana do Trabalho? Para responder a esses questionamentos, passaremos a descrever um pouco da Histria da Segurana do Trabalho ao longo do desenvolvimento da sociedade.

Histrico
As atividades laborativas nasceram com o homem. Pela sua capacidade de raciocnio e pelo seu instinto de se agrupar, o homem conseguiu, atravs da histria, avanos tecnolgicos que possibilitaram sua existncia no planeta. Partindo da atividade predatria (caa), evoluiu para a agricultura e o pastoreio, alcanou a fase do artesanato e atingiu a era industrial.

8
Segurana do trabalho I A01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt8

27/10/09 16:01

Apesar do trabalho ter surgido com o primeiro homem, as relaes entre trabalho e doenas profissionais, bem como entre trabalho e acidentes s comearam a ser estudadas h cerca de 300 anos. Mesmo assim, esses estudos tratavam apenas de observaes individuais que no formavam um corpo comum. Contudo, tm-se notcias de que Aristteles 384-322 a.C. estudou as enfermidades dos trabalhadores nas minas e, principalmente, a forma de evit-las. Hipcrates 460375 a.C. pai da Medicina, quatro sculos antes de Cristo, estudou a origem das doenas das quais eram vtimas os trabalhadores que exerciam suas atividades em minas de estanho.

Figura 5 Aristteles
Fonte: <http://www.enciclopedia.com.pt/readarticle.php?article_id=682>. Acesso em: 26 ago. 2009.

O marco da segurana e sade no trabalho!


O marco da segurana do trabalho se deu em 1700, na Itlia, com a publicao da obra De Morbis Articium Diatriba- As Doenas dos Trabalhadores, de autoria do mdico Bernardino Ramazzini (1633-1714) que, por esse motivo, considerado o Pai da Medicina do Trabalho. Nessa obra, o autor descreve uma srie de doenas relacionadas a 50 profisses.

9
Segurana do trabalho I A01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt9

27/10/09 16:01

Figura 6 Obra de Ramazzini


Fonte: <www.portalmedico.org.br>. Acesso em: 26 ago. 2009.

Com a inveno da mquina a vapor, nasce na Inglaterra a Revoluo Industrial (1760/1830). Assim, galpes, estbulos e velhos armazns eram rapidamente transformados em fbricas, colocando-se no seu interior o maior nmero possvel de mquinas de fiao e tecelagem.

Figura 7 Modelo de fbrica da Revoluo industrial


Fonte: <http://www.economiabr.defesabr.com/economia_ontem.htm>. Acesso em: 26 ago. 2009.

Os ambientes improvisados destinados s fbricas mantinham em seu interior temperatura elevada, no tinham ventilao suficiente para a renovao do ar respirvel e a umidade era constante. As mquinas ofereciam constante risco de acidentes aos trabalhadores, uma vez que no foram desenvolvidas levando-se em considerao seu usurio. A improvisao das fbricas e a mo-de-obra constituda por homens, mulheres e crianas, sem qualquer processo seletivo quanto ao seu estado de sade e desenvolvimento fsico, culminaram em doenas e mortes. Diante dessa situao, reivindicaes trabalhistas foram feitas pelo povo, e os rgos governamentais tiveram que intervir para que as fbricas oferecessem um ambiente laboral mais digno.

10
Segurana do trabalho I A01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt10

27/10/09 16:01

A evoluo da segurana do trabalho no mundo!


m 1802, o Parlamento Britnico aprovou a primeira lei de proteo dos trabalhadores: a Lei de Sade e Moral dos Aprendizes estabelecia o limite de 12 horas de trabalho por dia, proibia o trabalho noturno, obrigava os empregadores a lavar as paredes das fbricas duas vezes por ano e tornava obrigatria a ventilao do ambiente (MIRANDA, 1998, p. 2). Em 1830, o proprietrio de uma fbrica inglesa procurou Robert Baker, mdico ingls, pedindo-lhe conselho sobre a melhor forma de proteger a sade dos trabalhadores. Baker, conhecedor da obra de Ramazzini, aconselhou-o a contratar um mdico da localidade em que funcionava a fbrica para visitar diariamente o local de trabalho e estudar a possvel influncia das instalaes sobre a sade dos operrios, dessa forma, os operrios deveriam ser afastados de suas atividades profissionais to logo fossem notados que estas estivessem prejudicando a sade dos trabalhadores. Surgia, assim, o primeiro servio mdico industrial em todo o mundo. (NOGUEIRA, 1979, p. 11)

Figura 8 Fbrica
Fonte: Word 2000.

A produo fabril expe os trabalhadores a diferentes situaes de riscos, tais como estresse, fadiga, devido a perodos prolongados de trabalho, doenas respiratrias relativas qualidade do ar que se respira, assim como pode ser um ambiente propcio proliferao de doenas contagiosas. Nesse aspecto, esse foi o primeiro ambiente laboral a ser amparado por lei. Em 1833, foi baixado o Factory Act Lei das fbricas, que foi considerada como a primeira legislao realmente eficiente no campo da proteo ao trabalhador. Aplicavase a todas as empresas txteis onde se usasse fora hidrulica ou a vapor; proibia o
11
Segurana do trabalho I A01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt11

27/10/09 16:01

trabalho noturno aos menores de 18 anos e restringia as horas de trabalho destes a 12 horas por dia e 69 por semana; as fbricas precisavam ter escolas que deveriam ser freqentadas por todos os trabalhadores menores de 13 anos; a idade mnima para o trabalho era de 9 anos, e um mdico deveria atestar que o desenvolvimento fsico da criana correspondia a sua idade cronolgica (NOGUEIRA, 1979, p. 11). Em 1919, aps a Primeira Guerra Mundial, na Conferncia da Paz, foi criada a Organizao Internacional do Trabalho (OIT) fundamentada no princpio de que a paz universal e permanente s pode basear-se na justia social, sendo a nica das Agncias do Sistema das Naes Unidas que tem estrutura tripartite, na qual os representantes dos empregadores e dos trabalhadores tm os mesmos direitos que os do governo. No Brasil, a OIT tem mantido representao desde 1950, com programas e atividades que tm refletido os objetivos da Organizao ao longo de sua histria. (OIT, 2009, extrado da Internet).

Praticando... Praticando...

Sabemos que as reivindicaes e conquistas trabalhistas foram feitas s custas de muito suor e lgrimas. Para registro dessas conquistas, pesquise em livros, revistas, internet e outras fontes bibliogrficas as principais vitrias dos trabalhadores, no mundo, desde a Revoluo Industrial at os dias atuais. Elabore uma cronologia de acontecimentos e a sua importncia para a segurana do trabalho.

12
Segurana do trabalho I A01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt12

27/10/09 16:01

A evoluo da Segurana do Trabalho no Brasil


O Brasil possui uma legislao relativamente recente em matria de Segurana do Trabalho. At o incio do sculo XX, a economia era baseada no brao escravo e na agricultura, porm isso no significa dizer que, nessa poca, no havia acidentes decorrentes do trabalho. Somente aps a Primeira Guerra Mundial - 1919, resultante de tratados internacionais, como o Tratado de Versalhes, medidas legislativas foram cogitadas no pas, visando proteo dos trabalhadores, que comeavam a se concentrar nas cidades. No Brasil, podemos fixar por volta de 1930 a nossa Revoluo Industrial e, embora tivssemos j a experincia de outros pases, em menor escala, bem verdade, atravessamos os mesmos obstculos, o que fez com que se falasse, em 1970, que o Brasil era o campeo mundial de acidentes do trabalho. Em 1966, foi criada oficialmente a FUNDACENTRO cuja misso a produo e difuso de conhecimentos que contribuam para a promoo da segurana e sade dos trabalhadores, visando ao desenvolvimento sustentvel, com crescimento econmico, equidade social e proteo do meio ambiente.

Figura 9 Sede da FUNDACENTRO ES


Fonte: <http://www.fundacentro-es.gov.br/>. Acesso em: 26 ago. 2009.

13
Segurana do trabalho I A01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt13

27/10/09 16:01

Embora o assunto fosse pintado com cores muito sombrias, podemos observar na tabela a seguir (Tabela 1 - Nmero de acidentes do trabalho ocorridos no perodo de 1971 a 1996) a crescente preocupao com a segurana do trabalho evidenciada pela diminuio gradativa do nmero de acidentados que s foi possvel devido o esforo conjunto de todos os envolvidos: trabalhadores, empresrios e governo.
Tabela 1 Nmero de acidentes do trabalho ocorridos no perodo de 1971 a 1996

Anos 1971 1972 1973 1974 1975 1975 1977 1978 1979 1980 1981 1982 1983 1984 1985 1986 1987 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996

Nmeros de Segurados 7.553.472 8.148.987 10.956.956 11.537.024 12.996.796 14.945.489 16.589.605 16.638.799 17.637.127 18.686.355 19.188.536 19.476.362 19.671.128 19.673.915 20.106.390 21.568.660 22.320.750 23.045.901 23.678.607 22.755.875 22.792.858 22.803.065 22.722.008 23.016.637 23.614.200 24.311.448

Nmeros de acidentados 1.330.523 1.504.723 1.632.696 1.796.761 1.916.187 1.743.825 1.614.750 1.551.501 1.444.627 1.464.211 1.270.465 1.178.472 1.003.115 961.575 1.077.861 1.207.859 1.137.124 992.737 888.343 693.572 629.918 532.514 412.292 388.304 424.137 395.455

Percentual 17,61 % 18,47 % 14,90 % 15,57 % 14,74 % 11,67 % 9,73 % 9,32 % 8,19 % 7,84 % 6,62 % 6,05 % 5,10 % 4,89 % 5,36 % 5,60 % 5,09 % 4,31 % 3,75 % 3,05 % 2,76 % 2,33 % 1,81 % 1,68 % 1,79 % 1,62 %

Dados do INSS Fonte: <http://www.geocities.com/Athens/Troy/8084/historia.HTM>. Acesso em: 26 ago. 2009.

14
Segurana do trabalho I A01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt14

27/10/09 16:01

Cronologia da Segurana do Trabalho no Brasil


o Brasil, a evoluo da segurana do trabalho se deu de forma mais tardia do que na Europa, uma vez que a nossa revoluo industrial comeou por volta de 1930. Nessa poca, o ento presidente do Brasil, Getlio Vargas, iniciou o processo de direitos trabalhistas individuais e coletivos com a criao da CLT, em 1943. A partir da, outras medidas foram realizadas em benefcio dos trabalhadores, como a criao da Lei 8213, em 1991, que regulamentou os Planos de Benefcios da Previdncia Social, incluindo os benefcios dos trabalhadores vtimas de acidentes de trabalho. Vejamos que fatos marcaram o desenvolvimento da segurana do trabalho no Brasil, onde podemos observar a crescente preocupao por parte do poder pblico em garantir melhores condies de sade e segurana no ambiente de trabalho:

De 1919 a 1988 1919 Criada a Lei de Acidentes do Trabalho, tornando compulsrio o seguro contra o risco profissional. 1920 Em Tatuap/SP , surge o primeiro mdico de empresa. 1923 Criao da Caixa de Aposentadorias e Penses para os empregados das empresas ferrovirias, marco da Previdncia Social brasileira. 1930 - Criao do Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio, atual TEM. 1933 Surgiram os Institutos de Aposentadorias e Penses (IAP), entidades de grande porte, abrangendo os trabalhadores agrupados por ramos de atividades. Tais institutos foram o IAPTEC (para trabalhadores em transporte e cargas), IAPC (para os comercirios), IAPI (industririos), IAPB (bancrios), IAPM (martimos e porturios) e IPASE (servidores pblicos). 1934 Criada no Ministrio do Trabalho a Inspetoria de Higiene e Segurana do Trabalho que, ao longo dos anos, passou a Departamento de Segurana e Sade no Trabalho (DSST), em nvel federal, e Superintendncia Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), em nvel estadual. 1943 Criada a Consolidao das Leis do Trabalho CLT, que trata de segurana e sade do trabalho no Ttulo II, Captulo V do Artigo 154 ao 201. 1966 Unificao dos Institutos com a criao do Instituto Nacional de Previdncia Social INPS, atual Instituto Nacional do Seguro Social INSS. 1966 Criao da Fundao Jorge Duprat Figueiredo de Segurana e Medicina do Trabalho FUNDACENTRO, que atua em pesquisa cientfica e tecnolgica relacionada segurana e sade dos trabalhadores.

15
Segurana do trabalho I A01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt15

27/10/09 16:01

1972 a 1974 Programa Nacional de Valorizao do Trabalhador. 1978 Criao das Normas Regulamentadoras Urbanas NRs (regulamentao da CLT, art. 154 a 201). 1988 Promulgao da Constituio Federal (art. 7, inciso XXII) e criao das Normas Regulamentadoras Rurais NRR.

Praticando... Praticando...

Como sabemos, a FUNDACENTRO uma instituio responsvel por pesquisa na rea de segurana e sade do trabalho no Brasil. Para que voc possa conhec-la um pouco mais, visite o site: <www.fundacentro.gov. br> e descreva o que ela faz na rea de segurana do trabalho.

Importncia da segurana do trabalho


Vrios so os aspectos relacionados implantao de programas de segurana e sade do Trabalho no mbito da Empresa:

a) Aspectos Sociais O nus pelo acidente do trabalho reflete-se em toda a nao;


ela que paga, atravs da arrecadao de impostos, ao incapacitado ou famlia da vtima de um acidente fatal o seguro social a que tem direito. expressivo o nmero de brasileiros aposentados por invalidez, que ficam espera apenas do seu irrisrio salrio, quando poderiam estar produzindo e, consequentemente, contribuindo para o desenvolvimento do pas.

16
Segurana do trabalho I A01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt16

27/10/09 16:01

Figura 10 Aspecto Social


Fonte: Word 2000.

b) Aspectos Humanos Embora no se possa representar em nmeros, o aspecto humano


o mais importante, pois no h dinheiro que pague o preo de uma vida, assim como no h indenizao que corresponda ao valor de uma mo, de um brao ou de qualquer parte do corpo mutilada em um acidente. No d para mensurar o significado, para os familiares, de um indivduo que saiu para trabalhar e no voltou, vtima de um acidente do trabalho que poderia ter sido evitado. Outro fator no quantificvel so os traumas que um acidente acarreta para os companheiros do acidentado.

Figura 11 Famlia
Fonte: <http://www.jornalperestroika.com/php/modules.php?name=News&file=article&sid=218>. Acesso em: 26 ago. 2009.

c) Aspectos Econmicos A queda na produo de uma empresa e da nao como um


todo, decorrente de acidentes de trabalho, um aspecto que deve ser considerado, pois, alm do custo final dos produtos, o acidente acarreta gastos com atendimento mdico, transporte, remdios, indenizaes, penses, etc.

17
Segurana do trabalho I A01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt17

27/10/09 16:01

Figura 12 Aspectos econmicos


Fonte: Word 2000.

Caro aluno, nesta aula voc participou do incio da nossa jornada de conhecimentos com o nascimento da Segurana do Trabalho, uma conquista de trabalhadores, empregadores e governo, pois todos saem lucrando. Na prxima aula, voc conhecer as causas e fatores que levam aos acidentes de trabalho e como evit-los. At breve!

Leituras complementares
EDUCAREDE. Disponvel em: <http://www.educarede.org.br/educa/index. cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=17&id_subtema=1>. Acesso em: 26 ago. 2009. Site relacionado ao sentido da atividade de trabalho. HISTRIA DO MUNDO. Histria da revoluo industrial. Disponvel em: <http:// www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/revolucao-industrial/>. Acesso em: 26 ago. 2009. Site relacionado Revoluo Industrial para entender a sua repercusso no mundo do trabalho. BALBINOT, Camile. CLT: fundamentos ideolgico-polticos: fascista ou liberal-democrtica? 2007. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=10062>. Acesso em: 26 ago. 2009. Site relacionado ao contexto poltico da criao da CLT. MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Disponvel em: <http://www.mte.gov.br>. Acesso em: 26 ago. 2009.

18
Segurana do trabalho I A01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt18

27/10/09 16:01

Site do Ministrio do Trabalho, onde voc encontrar toda a legislao voltada para a segurana e sade do trabalhador. FUNDACENTRO. Disponvel em: <http://www.fundacentro.gov.br>. Acesso em: 26 ago. 2009. Site da fundao Jorge Duprat de Segurana e Medicina do Trabalho. Nessa pgina, voc ver os estudos e pesquisas realizadas por essa instituio, assim como o referencial bibliogrfico venda e alguns disponveis para download. AREASEG.COM. Disponvel em: <http://www.areaseg.com>. Acesso em: 26 ago. 2009. Site voltado para os profissionais na rea de segurana onde podemos encontrar assuntos relacionados aos diversos contedos abordados no curso.

Cndido Portinari
Fonte: <http://www.portinari.org.br/IMGS/jpgobras/OAa_1746.JPG>. Acesso em: 26 ago. 2009.

Voc viu que passamos 1/3 de nossa vida no ambiente laboral, tempo que deve ser aproveitado de forma saudvel e segura, do mesmo modo como passamos os outros 2/3. Voc estudou que essa preocupao dever ser voltada para todas as situaes vivenciadas no dia-a-dia, por exemplo: quando atravessamos a rua, dirigimos uma bicicleta ou um automvel, devemos ter o cuidado de praticar essas aes e obedecer a todas as regras que nos alertam a fugir das situaes de perigo. Como trabalhador, alm de cumprir as normas de preveno de acidentes, voc deve tambm alertar o empregador para que as situaes de risco sejam reduzidas ou at mesmo eliminadas do ambiente laboral. Assim, como cidados e trabalhadores, estamos contribuindo para a reduo dos impostos, diminuio do nmero de acidentes, valorizao do investimento realizado pelo governo ao educar o cidado para o mundo do trabalho. Contribuimos conosco, como trabalhadores, e com nossa famlia pela preservao da vida.

19
Segurana do trabalho I A01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt19

27/10/09 16:01

Autoavaliao
1. Em relao Segurana do Trabalho, podemos afirmar: a) o ramo da Medicina que visa preservao da sade do trabalhador,
melhorando as condies de sua atividade, bem como corrigindo as consequncias delas advindas que so prejudiciais ao homem.

b) de nica e exclusiva responsabilidade do poder pblico. c) Sua evoluo deve-se principalmente classe trabalhadora. d) a cincia que tem como objetivo estudar os meios que permitem
eliminar ou, pelo menos, diminuir os acidentes do trabalho.

e) Caracteriza-se pelos altos ndices de acidentes de trabalho e doenas


ocupacionais. 2. Em relao aos programas e servios de higiene e segurana do trabalho dentro da empresa, podemos afirmar:

a) A CIPA composta somente por representantes dos empregados. b) O SESMT composto somente por profissionais da rea de sade do
trabalho.

c) O controle mdico de sade do trabalhador no de responsabilidade


da empresa.

d) A preveno de acidentes de responsabilidade exclusiva do Governo


Federal.

e) A CIPA e o SESMT, quando houver, devem atuar em parceria.


3. So fatores internos relativos ao desenvolvimento do ordenamento jurdico trabalhista em nosso pas: ( ) Tratado de Versalhes, com a criao da OIT, em 1919. ( ) Revoluo Industrial. ( ) Poltica trabalhista de Getlio Vargas. ( ) Surto industrial, aps a 2 guerra: 1945. ( ) Criao da Constituio Federal. 4. Para se compreender a real importncia da Segurana do Trabalho, necessrio que se faa uma abordagem segundo vrios aspectos, dentre os quais podemos destacar como aspecto econmico: ( ) No h indenizao que corresponda ao valor de uma mo, de um brao ou de qualquer parte do corpo mutilada em um acidente.

20
Segurana do trabalho I A01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt20

27/10/09 16:01

( ) A sociedade paga o nus pelo acidente do trabalho. ( ) Diminuio da contribuio no desenvolvimento do pas. ( ) Traumas que um acidente acarreta para os companheiros do acidentado. ( ) A queda na produo de uma empresa e da nao como um todo. 5. So aspectos positivos em relao segurana do trabalho:

a) Diminuio dos acidentes de trnsito no caminho de casa para o trabalho


e do trabalho para casa.

b) Aumento do nmero de beneficirios da previdncia social. c) Aumento da qualidade de vida do trabalhador. d) Aumento dos impostos a serem pagos em nvel Federal, Estadual
e Municipal.

e) Diminuio da oferta de trabalho e emprego.


6. Baseado (a) nos assuntos estudados nesta aula, responda ao que se pede:

a) O que Segurana do Trabalho?

b) O que Medicina do Trabalho?

21
Segurana do trabalho I A01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt21

27/10/09 16:01

c) Qual o papel do trabalhador, empregador e poder pblico nas questes


de segurana do trabalho?

d) Como se deu a evoluo da segurana do trabalho no Brasil?

e) Qual a importncia da segurana do trabalho para um pas?

22
Segurana do trabalho I A01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt22

27/10/09 16:01

Referncias
AREASEG.COM. introduo segurana do trabalho em perguntas e respostas. Disponvel em: <http://www.areaseg.com/seg/>. Acesso em: 26 ago. 2009. COSTA, Anjelo; MARIZ, Francisco. Segurana do trabalho: defenda essa causa. Natal: ETFRN, 1989. O ENIGMA do olhar atravs da arte de Candido Portinari. Revista Evidncia, ed. 105. Disponvel em: <http://www.revistaevidencia.com.br/revista.asp?revista=3&edicao=1 05&secao=149>. Acesso em: 1 set. 2009. FERNANDES, Joo Cndido. Introduo engenharia de segurana do trabalho: resumo histrico. Disponvel em: <www.bauru.unesp.br/curso_cipa/artigos/introd.doc>. Acesso em: 26 ago. 2009. HISTRICO da nossa segurana do trabalho. Disponvel em: <http://www.geocities. com/Athens/Troy/8084/idx_intro.htm>. Acesso em: 26 ago. 2009. MIRANDA, Carlos Roberto. Introduo sade no trabalho . So Paulo: Ed. Atheneu, 1998. NOGUEIRA, Diogo Pupo. Introduo segurana, higiene e medicina do trabalho: histrico. In: FUNDACENTRO. Curso de engenharia do trabalho. So Paulo: FUNDACENTRO, 1979. v 1. ORGANIZAO INTERNACIONAL DO TRABALHO OIT. Disponvel em: <http://www. oitbrasil.org.br/inst/index.php>. Acesso em: 1 set. 2009. SAAD, Eduardo Gabriel (Org.). Introduo segurana do trabalho: textos bsicos para estudantes de engenharia. So Paulo: FUNDACENTRO, 1981. TORREIRA, Ral Peragallo. Manual de segurana industrial. So Paulo: Margus, 1999. VIASEG. Prev.Acidentes: STJ decide que empregador responsvel. 2007. Disponvel em: <http://www.viaseg.com.br/noticia/5470-prevacidentes__stj_decide_que_ empregador_e_responsavel.html>. Acesso em: 26 ago. 2009.

23
Segurana do trabalho I A01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt23

27/10/09 16:01

Anotaes

24
Segurana do trabalho I A01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt24

27/10/09 16:01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt25

27/10/09 16:01

Seg_Trab_I_A01_RF_PBBB_271009.indd CpTxt26

27/10/09 16:01

Das könnte Ihnen auch gefallen