Sie sind auf Seite 1von 2

Caractersticas da Constituio Federal de 1988 O Direito Constitucional um ramo do direito pblico, destacado por ser fundamental organizao e funcionamento

to do Estado, articulao dos elementos primrios do mesmo e ao estabelecimento das bases da estrutura poltica. Tem por objeto a constituio poltica do Estado, no sentido amplo de estabelecer sua estrutura, a organizao de suas instituies e rgos, o modo de aquisio e limitao do poder, atravs, inclusive, da previso de diversos e garantias fundamentais. Como produto legislativo mximo do Direito Constitucional encontramos a prpria Constituio, elaborada para exercer dupla funo: garantia do existente e programa ou linha de direo para o futuro. Constituio, lato sensu, o ato de constituir algo ou alguma coisa. Juridicamente, Constituio deve ser entendida como lei fundamental e suprema de um Estado, que contm normas referentes estruturao do Estado, formao dos poderes pblicos, forma de governo e aquisio do poder de governar, distribuio de competncias, direitos, garantias e deveres do cidado. Tambm a constituio que individualiza os rgos competentes para a criao e edio de normas jurdicas, legislativas e administrativas. Nossa Constituio Federal apresenta a classificao formal, escrita, legal dogmtica, promulgada (democrtica, popular), rgida, analtica. A Constituio de 1988 traz como caractersticas primordiais o reestabelecimento de eleies diretas para o cargo de presidente da repblica, governadores e prefeitos, definindo o mandato presidencial de cinco anos, estabeleceu o direito ao voto para a populao analfabeta e o voto facultativo para jovens de 16 a 18 anos, o sistema pluripartidrio, ocasionando a competio entre partidos para o governo, e tambm colocou o fim de censura meios de comunicao, musicas, obras de arte, filmes, teatro, etc.

Direitos Fundamentais e Garantias Fundamentais A Constituio brasileira de 1988 outorgou significado especial aos direitos fundamentais. A constituio de 1988 gravou a clusula de imutabilidade ou com garantia de eternidade. Os direitos fundamentais so direitos subjetivos e elementos fundamentais da ordem constitucional objetiva, formam a base do ordenamento jurdico do Estado de Direito democrtico. Na sua concepo tradicional, os direitos fundamentais se enquadram como direitos de defesa. Os direitos fundamentais j se encontram no primeiro captulo da Constituio Federal brasileira e abordam fatores em relao a vida, a liberdade e a administrao do Estado.

Referncias MENDES, Gilmar Ferreira. Direitos Fundamentais e Controle de Constitucionalidade: Estudos de Direito Constitucional. So Paulo: Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, 1999. 2 ed. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia: Secretaria especial de editorao e publicaes, 2007. MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. So Paulo: Editora Atlas, 2005. 18 ed. SANTOS JNIOS, Rubens Fernando Clamer dos. Disponvel em: <http://www.amatra4.org.br/imprensa/337-a-constituicao-de-1988-caracteristicas-einovacoes>. Acesso em: 31 maio 2013, 21:40:05. ______. Caractersticas principais da Constituio Federal de 1988: promulgao, ttulos, resumo. Disponvel em: <http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/constituicao_1988.htm>. Acesso em: 31 maio 2013, 20:43:46.

Das könnte Ihnen auch gefallen