Sie sind auf Seite 1von 13

ESTRUTURAS METLICAS

CAPITULO 1

Introduo ao Ao

Prof: Mauricio Bernardo

ESTRUTURAS METLICAS

1.

AS ESTRUTURAS DE AO NA CONSTRUO CIVIL

1.1.

Novas formas estruturais a partir das estruturas metlicas

A estrutura metlica, possui uma capacidade estrutural muito maior que o concreto armado para determinados fins. Sendo assim, ela traz uma maior liberdade para o desenho conceitual da estrutura. Mas o surgimento dessas novas formas, vem de um desenvolvimento histrico pelo qual a estrutura metlica e o homem passaram. As primeiras estruturas metlicas, a serem construdas, foram feitas na Europa em meados do sculo XIX, antes da utilizao do concreto armado. Um belo exemplo o Crystal Palace na Inglaterra, construdo para abrigar uma feira; ainda hoje inspira arquitetos da atualidade, principalmente os relacionados diretamente como Nicholas Grimshaw, arquiteto ingls que, entre tantas obras, projetou a nova parte da Waterloo Station tambm na Inglaterra, destinada linha internacional de trens.

Crystal Palace

A partir disso, se v como a forma da estrutura metlica permite uma unidade maior entre o design do edifcio e sua construo final. E mesmo com a vinda de novos conceitos arquitetnicos, como o modernismo que buscava a pureza das formas, a estrutura metlica trouxe uma qualidade estrutural e um nvel de preciso inacessvel ao concreto armado.

Prof: Mauricio Bernardo

ESTRUTURAS METLICAS
Sua leveza trouxe para os arquitetos modernos formas de se projetar um edifcio jamais imaginadas, principalmente no que se refere altura dos mesmos, como os novos arranha-cus, que atingiram grandes alturas graas a estrutura metlica.

Burj Dubai 818 mde altura 160 andares

World Trade Center 417 m de altura 110 andares

No Brasil a histria foi um pouco diferente. Num pas carente de tecnologias e de mo-de-obra qualificada, o concreto armado se adaptou melhor do que o ao. Sendo assim, o incio de sua utilizao, deu-se em meados do sculo XX. Aqui no Brasil a utilizao dessa estrutura veio somente com o incentivo de muitos homens e graas ao surgimento de uma indstria siderrgica no pas, que antes importava todo ao que consumia. Em 1957 v-se o surgimento do primeiro edifcio em ao no Brasil. Esse edifcio seria projetado para servir de garagem no centro de So Paulo, chamado ento, Garagem Amrica.

Garagem Amrica

Prof: Mauricio Bernardo

ESTRUTURAS METLICAS
1.2. 1750 1757 1780 1880 1812 1857 1921 1921 1940 1946 Um breve histrico do ao na construo civil Primeiras obras em ao (industrializao do ao) Primeira ponte de ferro fundido na Inglaterra Escadaria do Louvre (Paris) e do Teatro de Palais Royal Utilizao em grande escala, por conta dos edifcios em Chicago, USA Incio da fabricao do ferro no Brasil Primeira grande obra a utilizar ferro fundido no Brasil Ponte Paraba do Sul, estado do Rio de Janeiro Primeira obra a utilizar ao importado no Brasil Teatro Santa Izabel, Recife, PE Implantada a Companhia Siderrgica Belgo-Mineira, produzindo inicialmente arame farpado, perfis leves, etc. Instituda a Comisso Executiva do Plano Siderrgico Nacional Incio de operao da Companhia Siderrgica Nacional produzindo chapas, trilhos e perfis com bitolas americanas

1.3.

O uso das estruturas de ao na construo civil

Aeroporto Internacional de Guarapes, Recife - PE


Prof: Mauricio Bernardo 4

ESTRUTURAS METLICAS

Passarela Belvedere - Belo Horizonte, MG

Prof: Mauricio Bernardo

Hospital So Francisco Ribeiro Preto, SP

ESTRUTURAS METLICAS

Estdio Allianz Arena Munique, Alemanha

Ponte Em Camburi - Vitria, ES

Ponte Jk - Braslia, DF

Prof: Mauricio Bernardo

ESTRUTURAS METLICAS

1.4. Vantagens do seu uso Varias so as vantagens do uso da estrutura metlica na construo civil. Algumas das mais expressivas so: 1. Alta resistncia 2. Fabricao fora do local da obra (rea mais limpa, mais organizada e com menos riscos de provocar acidentes) 3. Qualidade de Fabricao 4. Baixo peso - reduo de esforos nas fundaes e facilidade desmontagem 5. Confiabilidade e preciso de medidas - economia no revestimento 6. Rapidez de execuo: - retorno de investimento mais rpido 7. Reduo de perdas 8. Facilidade de ampliaes e remoes 9. Sustentabilidade - reciclagem 1.5. Desvantagens do seu uso Quando comparados as estruturas convencionais de concreto, algumas desvantagens pode ser considerada: 1. Mo de obra especializada montagem das estruturas; soldagem 2. Maior propenso a corroso - alguns modos de se reduzir a corroso so: a. Especificao de materiais, b. Projeto e execuo adequados c. Proteo com pinturas d. Manuteno peridica 3. Requer maior manuteno preventiva / corretiva. 4. Custo quando analisados apenas o custo direto Quando os custos deste tipo de estrutura so analisados por um contexto completo, seu custo tende a ser uma VANTAGEM, pois ai, tem deve ser levados em conta os seguintes aspectos: a. Tempo de montagem, b. Qualidade de montagem, c. Reduo de desperdcios d. Reduo de gastos financeiros (emprstimos,) e. Maior giro do capital No importa o custo da estrutura e sim as vantagens econmicas agregadas ao empreendimento. (autor desconhecido)

1.6. Perfis Metlicos Entre os vrios componentes de uma estrutura metlica, tais como chapas de ligao ou elementos de fixao, os perfis so evidentemente, os mais importantes para o projeto, fabricao e montagem de uma estrutura.
Prof: Mauricio Bernardo 7

ESTRUTURAS METLICAS
Os perfis de utilizao corrente so aqueles cuja seo transversal se assemelha s formas das letras I, H, U e Z, recebendo denominao anloga a essas letras e letra L, nesse caso denominados cantoneiras. Os perfis podem ser obtidos partir de vrios processos de fabricao: Laminao ( quente ou frio) Extruso Trefilao A partir da matria prima disponvel (pelos processos de Laminao ou Extruso), outros processos podem ser utilizados para a fabricao de elementos estruturais: Conformao a frio Soldagem de chapas

1.7. Processo de Laminao O processo de laminao atua na forma do material, modificando-lhe a sua geometria. Para isso, h necessidade da influncia de agentes mecnicos externos, que so os meios de se realizar tal processo. Na laminao, os agentes mecnicos so os cilindros de trabalho em movimento de rotao, acionados pelo conjunto de motores e caixas de transmisso, que geram energia suficiente para causar a deformao do material que est sendo laminado.

Esquema de rolos laminadores


1.7.1. Processo de Laminao a Quente Etapa inicial do processo de laminao no qual o material aquecido a uma temperatura elevada (no caso de aos entre 1100 e 1300 C) para que seja realizado o chamado desbaste dos lingotes ou placas fundidas. O processo transcorre da seguinte forma: 1- Uma placa (matria-prima inicial), cujo peso varia de alguns quilos at 15 toneladas, produzida por meio de fundio semicontnua, em molde com seo transversal retangular.
Prof: Mauricio Bernardo 8

ESTRUTURAS METLICAS
2- Posteriormente, a placa aquecida at tornar-se semiplstica. 3- A laminao a quente se processa em laminadores reversveis duplos 4- O material laminado deslocado, a cada passada, por entre os cilindros, A reduo da espessura por passe de aproximadamente 50%. No ltimo passe de laminao, o material enrolado ou cortado em chapas planas, constituindo-se na matria-prima para o processo de laminao a frio.

Processo de Laminao a quente

Esquema de rolos laminadores

1.7.2. Processo de Laminao a Frio Etapa final do processo de laminao que tem por objetivo o acabamento do metal, no qual o mesmo, inicialmente recebido da laminao a quente como chapa grossa, tem sua espessura reduzida para valores bem menores, normalmente temperatura ambiente. A laminao a frio empregada para produzir folhas e tiras com acabamento superficial e com tolerncias dimensionais superiores quando comparadas com as tiras produzidas por laminao a quente.

Laminao de barras e perfis:


Prof: Mauricio Bernardo 9

ESTRUTURAS METLICAS

Barras de seo circular e hexagonal e perfis estruturais como: vigas em I, calhas e trilhos so produzidos em grande quantidade por laminao a quente com cilindros ranhura dos, conforme mostrado abaixo.

Rolos laminadores

1.8.

Processo de Extruso:

Extruso um processo de conformao no qual o material forado atravs de uma matriz (no laminado o material puxado), de forma similar ao aperto de um tubo de pasta de dentes. Praticamente qualquer forma de seo transversal vazada ou cheia pode ser produzida por extruso. Como a geometria da matriz permanece inalterada, os produtos extrudados tm seo transversal constante. Os materiais mais usados na extruso so: alumnio, cobre, ao de baixo carbono, magnsio e chumbo.

Representao grfica de uma extruso


Prof: Mauricio Bernardo 10

ESTRUTURAS METLICAS

1.9.

Processo de Trefilao

A trefilao uma operao em que a matria-prima puxada contra uma matriz (chamada fieira ou trefila) em forma de funil por meio de uma fora de trao aplicada do lado de sada da matriz. O escoamento plstico produzido principalmente pelas foras compressivas provenientes da reao da matriz sobre o material. Normalmente realizase a operao a frio.

1.10. Processo de Conformao de Chapas: Conformao de chapas o processo de transformao mecnica que consiste em conformar uma chapa forma de uma matriz, pela aplicao de esforos transmitidos atravs de um puno. Na operao ocorrem alongamento e contrao das dimenses de todos os elementos de volume. A chapa, originalmente plana, adquire uma nova forma geomtrica.

Prof: Mauricio Bernardo

11

ESTRUTURAS METLICAS
1.11. Processo de Soldagem A soldagem amplamente usada na juno de materiais, permitindo a execuo de unies com geometrias complicadas e garantia da perfeita continuidade das peas. Tem sua maior aplicabilidade na construo metlica para fabricao de Perfis (Vigas I, H) Soldadas. Cuidado especial deve ser tomado com construes em que as ligaes dos elementos estruturais na montagem so feitas atravs de solda, pois isto gera problemas insolveis, como: falta de prumos, falta de alinhamento e falta de garantia na qualidade da prpria solda. Podemos afirmar, sem exagero, que tal procedimento de montagem evidncia a "inexistncia" de um profissional competente atuando na obra. As soldas so classificadas em ligaes permanentes

1.12. Processo de Fixao: Alm do processo de solda utilizado como processo para se fabricar elementos estruturais complexos, amplamente utilizado como elementos de fixao das estruturas. Alm desse so utilizados tambm parafusos e rebites como formas de fixao. A solda e o rebite so processos de fixao permanentes pois, uma vez aplicados, no podem ser removidos. A fixao por parafuso considerado como fixao mvel.

Prof: Mauricio Bernardo

Rebites

Parafusos

12

ESTRUTURAS METLICAS

Prof: Mauricio Bernardo

13

Das könnte Ihnen auch gefallen