Sie sind auf Seite 1von 7

Francisca Rejane Mendes da Silva

Curso do Ensino Mdio -2 ano

Realismo no Brasil

Mossor/RN 201 3

Escola Estadual Maria Stella Pinheiro

NDICE
INTRODUO------------------------------------------------------------------------------ 03 REALISMO NO BRASIL------------------------------------------------------------------ 04 1 .INTRODUO----------------------------------------------------------------------------- 04 2.CONTEXTO HISTRICO--------------------------------------------------------------- 05 3.OBRAS NOTVEIS--------------------------------------------------------------------- 05 CONLUSO---------------------------------------------------------------------------------- 06 BIBLIOGRAFIA------------------------------------------------------------------------------ 07

_____ Realismo no Brasil _____ 3

INTRODUO

Este trabalho ao ser solicitado, no que tange a disciplina de Lingua Portuguesa, um trabalho sobre o Realismo no Brasil, que remonta um pouco sobre a biografia do grande literrio brasileiro, Machado de Assis, procurei pesquisar as melores fontes , tais como internet e livros , para que este trabalho produzissem um fim: que a praticidade deste assunto de maneira objetiva .

_____ Realismo no Brasil _____ 4 Realismo no Brasil 1 .INTRODUO O Realismo no Brasil teve seu incio, oficialmente, em 1 881 , com a publicao de Memrias Pstumas de Brs Cubas, de seu mais clebre autor, Machado de Assis. Esta escola s entra em declnio com o surgimento do Parnasianismo, por volta de 1 890. Com a introduo do estilo realista, assim como do naturalista, o romance, no Brasil, ganhou um novo alcance, a observao. Comeou-se a escrever buscando a verdade, e no mais para ocupar os cios dos leitores. Machado de Assis, considerado o maior expoente da literatura brasileira e do Realismo no Brasil, desenvolve em sua fico uma anlise psicolgica e universal e sela, portanto, a independncia literria do pas. 2.CONTEXTO HISTRICO No Brasil do Segundo reinado (de 1 840 a 1 889), impera o conhecido "parlamentarismo s avessas", quando o Imperador D. Pedro II escolhe o senador ou o deputado para o cargo de primeiro-ministro, com a complacncia do Partido Liberal e do Partido Conservador, que se revezavam no poder, sempre segundo os interesses da oligarquia agrria. No campo da economia, o Brasil, na metade do sculo XIX, ainda mantinha uma estrutura baseada no latifndio, na monocultura de exportao com mo-de-obra escrava voltada para o mercado cafeeiro. Por volta da dcada de 1 870, no entanto, as oligarquias agrrias, que at ento "davam as cartas" na economia e na poltica do pas, sofrem presses internacionais para o desenvolvimento do capitalismo industrial no Brasil, no sentido de um processo de modernizao que se d lentamente. Inicialmente, pela proibio do trfico negreiro. Com isso cresce a mo-de-obra imigrante, desenvolve-se a indstria cafeeira no interior do estado de So Paulo e ferrovias so construdas. Ao longo dos trilhos, concentram-se as fbricas que do origem classe mdia urbana, que se insatisfaz com a falta de representatividade poltica. Essa classe, apia-se no Exrcito e aceita a liderana dos cafeicultores paulistas, responsveis pelos trabalhadores assalariados no pas e defensores de mudanas estruturais, como a

_____ Realismo no Brasil _____ 5 substituio da Monarquia, j desgastada e reacionria, pela Repblica. A Proclamao se d em 1 889, porm, a Repblica no atenderia as ambies da classe mdia e dos militares. Ento, representantes das oligarquias de So Paulo e Minas Gerais passam a controlar o Estado brasileiro, por meio de uma aliana entre seus governadores que ficou conhecida como "Poltica do caf-com-leite". O Brasil da poca um pas com idias liberais, republicanas, "modernas", no entanto, tem que conviver com uma estrutura poltico-econmica oligrquica, agrria, latifundiria e coronelista. Da Europa foram trazidas algumas idias, entre elas o positivismo de Auguste Comte, o determinismo histrico de Taine, o socialismo utpico de Proudhon e o socialismo cientfico de Karl Marx, o evolucionismo de Darwin e a negao do Cristianismo de Renan. 3.OBRAS NOTVEIS Autores e obras notveis Dentre os principais autores do Realismo no Brasil, esto Raul Pompia, Visconde de Taunay e o principal deles, Machado de Assis. Entre as obras de Raul Pompia, O Ateneu , sobretudo, um exemplo impressionista na literatura brasileira, tambm considerada uma obra Naturalista. Visconde de Taunay destaca-se na literatura regionalista. Sua obra-prima, Inocncia, transitria entre Romantismo e Realismo. Machado de Assis contribuiu com grandes obras, como a introdutria do estilo Memrias Pstumas de Brs Cubas, sucedida por Quincas Borba e Dom Casmurro. As trs envolvem adultrio e apresentam inmeros temas sob uma tica crtica e irnica, caracterstica do autor. As obras Memrias Pstumas de Brs Cubas e Dom Casmurro destacam-se por serem narradas em primeira pessoa, caracterstica incomum no romance realista. Esa e Jac e Memorial de Aires figuram na fase filosfica e madura do autor, sendo, tambm, obras realistas.

_____ Realismo no Brasil _____ 6 CONCLUSO Conclui-se que este trabalho de suma importncia, pois nele descobrimos alguns aspectos que ajudaram para a revoluo cultural no Brasil .

BIBLIOGRAFIA

_____ Realismo no Brasil _____ 7

Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo_no_Brasil> Acesso em 11 /08/201 3 s 9:49h

Das könnte Ihnen auch gefallen