Sie sind auf Seite 1von 33

Introduo aos Agronegcios Seminrio Temtico I

Prof Caroline P. Spanhol

Agronegcios no Brasil

Em 2010, o agronegcio foi responsvel por 22,4% do PIB do Pas e em 2011 pode chegar a 24% ou 25% (MINISTRIO DA AGRICULTURA, PECURIA E ABASTECIMENTO, 2010). Conforme levantamento da Confederao Nacional de Agricultura, 37% das exportaes do Pas e um tero de todos os empregos formais so provenientes do setor.

A Origem do conceito

At meados do sc. XX FAZIA-SE DE TUDO PRODUTORES VERSTEIS Desenvolvimento dos centros urbanos Informao tecnologia Surgem as empresas antes e depois da porteira

A Origem do conceito

Cada dia mais, as propriedades rurais.....


Perdem sua auto-suficincia Passam a depender mais de insumos e servios que no so seus Especializam-se em algumas atividades Geram excedentes de consumo e abastecem mercados muitas vezes distantes Recebem informaes externas Necessitam de estradas, armazns, portos, aeroportos, softwares, bolsas de mercadorias, pesquisas, fertilizantes, novas tcnicas; Conquistam mercado; Enfrentam a globalizao e a internacionalizao da economia.

A origem do conceito

AGRICULTURA Refere-se agora s atividades de dentro da porteira. AGRIBUSINESS Trata-se dos negcios que envolvem desde o antes at o ps porteira. Visa dar um nome que recupere a importncia do termo agricultura de 50 anos atrs.

Origem do conceito
Em 1957, John Davis e Ray Goldberg formalizaram: a soma total das operaes de produo e distribuio de suprimentos agrcolas, das operaes de produo nas unidades agrcolas, do armazenamento, processamento e distribuio dos produtos agrcolas e itens produzidos a partir deles.

Em sntese...AGRONEGCIOS...

Engloba todos os participantes envolvidos na produo, processamento e marketing de um produto especfico. Inclui o suprimento das fazenda, as fazendas, operaes de estocagens, processamento, atacado e varejo envolvidos em fluxo desde os insumos at o consumidor final. Inclui as instituies que afetam e coordenam os estgios sucessivos do fluxo do produto, tais como Governo, associaes e mercados futuros.

Viso sistmica

Nos EUA em 1957 e no Brasil na dcada de 80 ganha importncia a viso sistmica. Englobando: Setores fornecedores de insumos As atividades das unidades produtoras Ps porteira Armazenagem, beneficiamento, industrializao, embalagem,distribuio e outros.

1.

2.

3.

Viso sistmica
Problemas do setor agroalimentar so complexos e precisam de enfoque de agribusiness e no esttico como o da agricultura (Davis e Goldberg,1957). A idia fica mais evidente quando Ray Goldberg introduz o conceito de sistemas agroindustriais dos produtos soja, trigo e laranja dentro da viso sistmica.

Viso sistmica - importncia


1.

Tomadores de deciso passam a olhar tambm os consumidores finais e tendncias de mercado Indispensvel na formulao de polticas com maior probabilidade de acerto. O todo maior que a soma das partes Ajuda a criar um ambiente para o desenvolvimento e viabilizam estruturas que no competiriam.

2.

3.

4.

Especificidades da produo agropecuria

Sazonalidade da produo Influncia de fatores biolgicos: doenas e pragas Perecibilidade rpida

Agribusiness
Segundo Farina e Zylberstajn importantes metodologias:

(1994)

existem

duas

Commodity System Approach CSA

Davis e Goldberg (1968)

Analyse de filire de origem francesa traduzida como cadeias agroindustriais.

Morvan (1988)

O que uma commodity?

Pode ser definida como uma mercadoria, principalmente minrios e gneros agrcolas que so produzidos em larga escala e comercializados em nvel mundial. As commodities so negociadas em bolsas de mercadorias, portanto seu preo definido em nvel global, pelo mercado internacional. As commodities so produzidas por diferentes produtos e possuem caractersticas uniformes. Podem ser estocadas por um determinado perodo de tempo sem prejuzo da qualidade. Ex: soja, suco de laranja congelado, trigo, algodo, caf etc.

Jusante? Montante?

Jusante a parte posterior de um processo, o que antecede montante. Podemos dizer que a comercializao de um produto est jusante da industrializao. A produo de MP est a montante da industrializao.

Curiosidades da ltima aula...

O leite um produto altamente perecvel e pode sofrer alteraes de natureza bioqumica ou microbiana. Assim, com o surgimento do leite UHT, acondicionado nas embalagens asspticas multicamadas, foi possvel a manuteno da qualidade e conservao do produto, oferta em grande escala, bem como a garantia de segurana do alimento. A introduo da tecnologia assptica para fins de embalagens por volta de 1950 representou um avano na indstria de embalagens de lquidos, podendo ser considerado um marco tecnolgico relevante para a compreenso do agronegcio do leite no Brasil.

As embalagens

A embalagem assptica multicamadas, mais conhecida como embalagem longa vida, composta de seis camadas de trs diferentes materiais: papel duplex de fibra longa (75%), polietileno de baixa densidade (20%) e alumnio (5%). As camadas internas de polietileno tornam a embalagem impermevel e evitam o contato do alimento com o alumnio. A camada de alumnio impede a penetrao de ar, luz e microrganismos, assegurando a preservao do alimento embalado (MOURAD e outros, 2008).

As embalagens

A tecnologia do leite UHT, por exemplo, encontra-se monopolizada pela empresa Tetra Pak, condicionando a instalao do maquinrio e a compra de caixas para envase a um volume mnimo de um milho de unidades. Isso inviabiliza a adoo dessa tecnologia por diversas indstrias de laticnios de pequeno porte, limitando-as ao mercado regional de menor rentabilidade (QUEIROZ, MACHADO e BOUROULLEC, 2008).

50 No Brasil, cerca de 99% do leite longa vida utiliza como embalagem o papel cartonado laminado (Santos, 1996 apud Santos 1999) fornecido por uma nica empresa (Tetra Laval).

60

Today

Commodity System Approach CSA


Corte vertical na economia; Ponto de partida e principal delimitador anlitico uma matria-prima (soja, laranja, caf etc). Dependncia Intersetorial > Incio da viso sistmica
A anlise deve ser feita de montante jusante

Principais critrios de anlise

Estrutura - Conduta - Desempenho

Analyse de filire ou CPA


Ferramenta oriunda da Escola Francesa de Economia Industrial, desenvolvida na dcada de 60. Aplica-se a uma seqncia de atividades que transformam uma matria-prima em produto pronto para o consumidor final. A anlise sugere uma imagem de atividades sucessivas para se alcanar um objetivo. A anlise de filire vista como uma concatenao de atividades, resultando na oferta de bens ao consumidor final (que est no final do processo). Alm disso, pode-se dizer que esta abordagem vista como uma articulao das atividades econmicas integradas (nem sempre linear). A anlise deve ser feita de jusante montante.
Ex: Cadeia produtiva da Manteiga

CPA

Nveis de Anlises
Sistema Agroindustrial (SAI) Atividades que concorrem para a produo de produtos agroindustriais, desde a produo de insumos at a chegada do produto final ao consumidor Batalha e Andrea O SAI composto pelos seguintes atores: 1) agricultura, pecuria, pesca; 2) Indstrias agroalimentares; No se associa nenhuma 3) Distribuio agrcola e alimentar; Matria-prima especfica. 4) Comrcio Internacional; 5) Consumidor; 6) Indstrias e servios de apoio

Sistemas Agroindustriais
Sistema Agroindustrial
INDSTRIAS DE APOIO

Alimentar
Transportes Combustveis Indstria qumica Embalagens Outros Servios Produo Agricultura Pecuria Pesca Transfor mao IAA 1 IAA 2 IAA 3
Distribuio

No Alimentar
Varejo Atacado Explorao Florestal Indstria do fumo Couros e peles Mveis Txteis

Restaurante s

Sistema agroindustrial da cana de acar

Desafios
Para as empresas

Antecipar tendncias Estratgias de marca Inovao tecnolgica constante Margens e ciclos de vida dos produtos cada vez menores Rapidez na adaptao s novas tendncias agilidade Qualidade, regulao nos mercados e defesa do consumidor

Desafios
Para o agribusiness brasileiro internamente

Estatsticas nacionais O desenvolvimento de tecnologia de pesquisa Melhorias no setor de distribuio e transportes Reviso na tributao Desenvolvimento das bolsas e leiles Coordenao dos sistemas Reconverses setoriais Busca das parcerias e alianas estratgicas

Desafios
A nvel internacional

Desenvolvimento de Mercados, exportaes e agregao de valor Luta contra o protecionismo

Uso de ocupao do solo em MS

Atividades

Quais as principais diferenas semelhanas entre os conceitos commodity system e o de filire?

e de

Enumere os agentes formadores do SAI e comente as interaes que existem entre eles.

Das könnte Ihnen auch gefallen