Sie sind auf Seite 1von 6

GGI026 - Algoritmos e programa ca o

Exerc cios de revis ao Nome do aluno:


Exerc cios de l ogica

1. Tr es m usicos, Jo ao, Ant onio e Francisco, tocam harpa, violino e piano. Contudo, n ao se sabe quem toca o que. Sabe-se que o Ant onio n ao e o pianista. Mas o pianista ensaia sozinho na Ter ca. O Jo ao ensaia com o Violoncelista ` as Quintas. Quem toca o que? Explique seu racioc nio.

2. Temos 32 golstas que v ao jogar individualmente um torneio em N semanas. Pretende-se que cada jogador s o jogue uma vez um contra o outro. Sabendo que ocorre apenas 1 jogo por semana, qual o n umero m nimo de semanas antes de haver repeti c oes? Explique seu racioc nio.

3. Em uma certa comunidade, todos os nativos sempre mentem e os visitantes sempre falam a verdade. Um estrangeiro encontra-se com tr es pessoas e pergunta ao primeiro se ele e um nativo e recebe uma resposta. O segundo informa ent ao que o primeiro falou que ele e um nativo, mas o terceiro arma que o primeiro e um nativo. Quantas dessas pessoas s ao nativos? Explique seu racioc nio.

Os exerc cios a seguir abordam os conceitos da linguagem C.

4. O que e uma vari avel?

5. Quais nomes a seguir s ao aceitos pelo compilador C para uma vari avel? n1 1h ijk 2 3 jdk if Ac5 var inteira numero-impar 6. Indique a fun c ao dos seguintes operadores do C: * / // %

7. Indique o valor de r ap os cada express ao abaixo: (dados: int a = 6; float b = 5.5; int c = 4; float d = 4.0; r = 5 +a; r = a * a; r = a / b; r = a % c; r = a*b /c; r = a*(b/c); r = a*b + (5/a)*(b*c); 8. Construa um programa na linguagem C que receba um n umero n e imprima o valor correspondente ao seu quadrado (n2 ).

9. Construa um programa que receba o n umero de lados n de um pol gono convexo, calcule o n umero de 3) diagonais diferentes (nd) deste pol gono pela f ormula: nd = n(n2 .

10. Construa um programa que leia tr es n umeros inteiros e os imprima em ordem crescente. Primeiro, verique se os n umeros s ao diferentes.

11. Construa um programa que imprima a tabuada dos n umero de 1 a 10.

12. Construa um programa que leia dois n umeros inteiros x e n, calcule xn usando apenas a opera c ao de soma e informe o resultado ao usu ario.

13. Fa ca um programa que leia 10 n umeros reais e os armazene em um vetor, em seguida, imprima-os.

14. Escreva um algoritmo que leia um vetor X[20] de n umeros reais e retorna o seu maior e o seu menor valor.

15. Qual o tamanho do menor vetor que devemos declarar para armazenar uma cadeia de caracteres com 10 letras? Porque?

16. Fa ca um programa que receba uma matriz M55 e retorne a soma dos seus elementos.

17. (a) ( ) struct { int a; char b[5]; } (b) ( ) struct 123P { int a; char b[5]; } (c) ( ) struct P123 { int a; char b[5]; };

18. Escreva um programa que preencha uma vari avel do tipo struct e depois exiba na tela. A estrutura deve conter campos para: nome, endere co, idade.

19. Use malloc para declarar uma matriz com 3 linhas e 3 colunas.

20. Escreva um programa que receba 10 valores em um vetor e imprimar ORDENADO se o vetor estiver em ordem crescente.

Das könnte Ihnen auch gefallen