Sie sind auf Seite 1von 8

CARLOS LIRA

A PSICOLOGIA ANALTICA DE CG JUNG

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliao da disciplina Histria da Psicologia ministrada pelo Prof Adilson Rodrigues Coelho do curso de Psicologia da Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE.

Governador Valadares 2013

A Psicologia Analtica de CG Jung

Consideraes iniciais Os princpios que orientam este trabalho constituem os conceitos bsicos da Psicologia Analtica, denominao que se d ao sistema terico desenvolvido por Carl Gustav Jung. Entretanto, necessrio esclarecer que a teoria jungiana demasiado ampla para ser descrita e exposta em sua totalidade nas breves linhas que compem este trabalho, por essa razo, abordarei alguns conceitos fundamentais que forneam um panorama sobre a Psicologia Analtica. Do que se trata a Psicologia Analtica? Se pudssemos conferir uma explicao em poucas palavras, poderamos dizer que o termo com o qual Jung nomeia sua prtica da psicologia, especialmente, aps sua ruptura com Sigmund Freud, distinguindo-a do que o mdico austraco chamava de psicanlise. Nos dias atuais, porm, o modelo de prtica teraputica baseado em Jung mais comumente referido como anlise jungiana. Apesar dessa questo semntica, qualquer que seja o termo, para Jung, a psicanlise , no plano ideal, uma tentativa de trazer equilbrio entre os elementos conscientes e inconscientes da psique. Para expandir um pouco mais a definio e auxiliar na compreenso do termo, a anlise junguiana, uma forma especializada de psicoterapia em que o analista e o paciente trabalham juntos para aumentar a conscincia deste ltimo, a fim de mover-se em direo ao equilbrio psicolgico e a integridade do paciente, buscando trazer alvio e sentido ao sofrimento psicolgico. O processo de anlise lida com uma ampla gama de transtornos emocionais, tais como, depresso e ansiedade; alm de tambm auxiliar as pessoas que pretendem progredir em seu conhecimento e crescimento psicolgico. No cerne da anlise junguiana, trabalha-se com o realinhamento dos aspectos conscientes e inconscientes da personalidade visando a uma modificao de valores e propsitos. Desta forma, o objetivo fundamental construir uma relao vital entre as partes conscientes e inconscientes da mente, buscando reconciali-las na vida do indivduo.

Dados Biogrficos de CG Jung

Carl Gustav Jung nasceu em 1875, em Kesswill, na Sua. Graduou-se em medicina em 1902, pelas universidades de Basilia e Zurique, especializando-se em psiquiatria, uma cincia ainda em formao poca. Em 1902 mudou-se para Paris onde estudou com Pierre Janet, regressando no ano seguinte ao hospital de Burgholzli para assumir um cargo de chefia e onde, em 1904, montou um laboratrio experimental em que implementou o seu clebre teste de associao de palavras para o diagnstico psiquitrico. Em 1906, Jung entra em contato com as obras de Freud, vendo neste um companheiro no desbravamento dos recnditos da mente humana. Os dois passaram a compartilhar trabalhos e cartas, casos clnicos e teorias, numa relao de trocas ininterruptas que duraria quase sete anos. Suas mais de 300 correspondncias entre os anos de 1906 e 1913 foram posteriormente publicadas. A grande identificao de pensamentos entre os dois estudiosos, entretanto, no foi suficiente para encobrir as diferenas entre as ideias de ambos. O rompimento entre os dois se deu por motivos tericos: Freud no aceitava o interesse de Jung pelo espiritual como fontes vlidas de estudo em si e Jung, por sua vez, discordava das teorias do trauma sexual propostas por Freud. O rompimento coincidiu com a ascenso do Partido Nacional Socialista alemo, assim, os livros do judeu, Freud, foram queimados pelos Nazistas, enquanto as teorias de Jung se disseminavam fazendo com que ele fosse visto como um dos mais significativos expoentes da psiquiatria alem. Inicia-se a porm, o perodo mais difcil e delicado da vida de Jung, em que ele abandona as atividades acadmicas e parte para um confronto solitrio e decisivo com o inconsciente - que levar anos e quase lhe ser fatal. Todavia, ele consegue superar esse perodo e emergir dessa fase, revigorado para prosseguir com seus estudos, agora muito mais voltados para a relao indivduo-imaginao, afastando-se das teorizaes sexuais de Freud. Porm Jung tinha conscincia que teria dificuldades com a aceitao de suas ideias, dada a tradio cientfica ocidental, mergulhada na rigidez cartesiana, e a hegemonia do mtodo cientfico, especialmente para as cincias emergentes. Concepes como inconsciente coletivo, mitologia e alquimia, para ele,

fundamentais na compreenso dos processos psquicos, segundo Jung, dificilmente seriam encaradas com seriedade pela comunidade cientfica da poca.

Jung aproximou-se da filosofia e religies orientais, encontrando ressonncia nos simbolismos destas culturas que possibilitariam a compreenso do ser humano, como parte de um todo, que no poderia ser deslocado de seu contexto social, cultural e universal. Apesar de, durante muito tempo, ter sido relegado a uma importncia menor na psicologia, suas ideias encontraram ressonncia em outras reas como antropologia, sociologia e at mesmo mecnica quntica. Porm nas ltimas duas dcadas, mais de 50 anos aps sua morte em 1961, a obra de Jung parece adquirir novo status no meio acadmico, com notvel abrangncia em reas diversas, da medicina educao. As proposies de Jung ainda permanecem instigantes tanto para aqueles que se dedicam a estud-la profundamente quanto para os que tm seus primeiros contatos com seus escritos, pois estes refletem no somente uma preocupao com o bem-estar do indivduo, mas uma inquietao com o futuro da humanidade, sua influncia pode ser notada na vida cotidiana, nas obras de artes da literatura ao cinema. Objeto de Estudo da Psicologia Analtica: o inconsciente A psicologia analtica o estudo da psique humana, assim como os componentes inconscientes e conscientes da mente. O objetivo da psicologia junguiana explorar o inconsciente pessoal e coletivo, buscando o equilbrio atravs da integrao de ambos. Jung acreditava que o inconsciente podia ser um guia para a mente consciente com o objetivo de reconciliar os indivduos com o mundo dos arqutipos suprapessoais. Jung apresenta inovao naquilo que denomina imagens primordiais, universais, que seriam decorrentes das camadas mais profundas da psique inconsciente. Essas imagens primordiais, chamadas de arqutipos do inconsciente coletivo, estabelecem paralelos entre as imagens produzidas pelos indivduos em sonhos com temas universais encontrados na simbologia das religies e mitologias de eras antigas. Segundo Hall & Vernon (1973), Jung examina a psique humana como um estrato de camadas. A primeira camada seria o estado consciente, ou ego, termo dado organizao da mente consciente composto de percepes, memrias, pensamentos e sentimentos. Os componentes que o ego no reconhece se

acomodam no inconsciente pessoal, que por sua vez composto de contedo reprimido ou esquecido memrias, traumas, etc que no alcanam a conscincia ou so ativamente reprimidos pelo ego, pois este se sente ameaado por ele. (HALL & VERNON p.34, 1973) Nesse ponto Jung e Freud concordam quanto existncia de uma poro inconsciente composta daquilo que no imediatamente acessvel conscincia. Porm, Freud entende o inconsciente como um repositrio de elementos reprimidos pelo consciente, ou seja, o inconsciente formado a partir do consciente. Entretanto Jung entende que o inconsciente pr-existente. O indivduo nasce inconsciente, porm este vem carregado de elementos ancestrais. Jung faz distino entre o inconsciente pessoal e o coletivo, sendo este ltimo de carter universal que antecede ao pessoal, nele que esto contidos os smbolos mitolgicos, religiosos, espirituais, denominadas na teoria jungiana de arqutipos. Essas estruturas simblicas contm as marcas da experincia coletiva humana que estariam por trs de nossos modelos de interao assimilados e aprimorados pela psique que provm da experincia acumulada ao longo do desenvolvimento da espcie humana:
Uma camada mais ou menos superficial do inconsciente indubitavelmente pessoal. Ns a denominamos inconsciente pessoal . Este porm repousa sobre uma camada mais profunda, que j no tem sua origem em experincias ou aquisies pessoais, sendo inata. Esta camada mais profunda o que chamamos inconsciente coletivo (...) contrariamente psique pessoal ele possui contedos e modos de comportamento, os quais so cum grano salis os mesmos em toda parte e em todos os indivduos. Em outras palavras so idnticos em todos os seres humanos, constituindo portanto um substrato psquico comum de natureza psquica supra pessoal que existe em cada indivduo. (JUNG, 2000, p. 15)

Os elementos que constituem o inconsciente coletivo, chamados de arqutipos, so imagens arcaicas primordiais que representam as experincias vivenciadas ao longo do desenvolvimento da espcie humana e no se relacionam com a vivncia imediata de uma pessoa. Para Jung as imagens arquetpicas podem ser expressas atravs de alegorias onricas que ligam a vivncia pessoal com um arqutipo gravado no inconsciente no-pessoal ou seja a herana psquica da experincia humana armazenada sob a forma de arqutipos que se revelam nos sonhos e no nos bens simblicos encontrados nos mitos: O arqutipo uma tendncia para formar (...) representaes de um motivo - representaes que podem ter inmeras variaes de detalhe - sem perder sua configurao original.(JUNG, 1990, p. 67).

O conceito popular de arqutipo pode em muitos casos dificultar a compreenso do termo, como ele usado por Jung. Em parte, talvez, porque principalmente em suas formulaes iniciais, o mdico suo usava os termos arqutipos e imagens primordiais indistintamente como sinnimos. Segundo Von Franz , embora Jung entenda que os arqutipos sejam produtos espontneos do inconsciente, sua inteno no era enfraquecer os valores individuais e culturais dos arqutipos, dando-lhes formulaes estereotpicas. (VON FRANZ, p.386-377, s/d). Assim figuras arquetpicas como o heri, a deusa, o sbio, etc, a rigor, no so arqutipos, propriamente, mas imagens arquetpicas que se cristalizaram a partir de arqutipos como tal, como o prprio Jung deixou expresso: O termo arqutipo muitas vezes mal compreendido, julgando-se que expressa certas imagens ou motivos mitolgicos definidos. Seria absurdo supor que representaes to variadas pudessem ser transmitidas hereditariamente. (JUNG, p. 67, 1990).

A Crtica obra de Jung

A abordagem epistemolgica desenvolvida por Jung era incompatvel com o modelo de cincia vigente poca, parte da, talvez o estigma que ainda paira sobre sua obra, especialmente a ideia de que esta no seria suficientemente sria ou adequada cientificamente e a falta de pesquisas empricas tornou sua teoria sujeita a contradies. De fato, Jung elaborou sua proposta terica em grante medida, a partir de seu trabalho como psiquiatra, e, atravs da introspeco, ou seja, considerando a si prprio como objeto de estudo, trazendo para o cerne de sua teoria seus prprios sentimentos e pensamentos, tornando, portanto, razoveis os questionamentos e dvidas quanto validade de suas observaes. Alm disso, sua escrita por vezes de difcil compreenso e pouco elucidativa, com algumas transies entre assuntos distintos no to bem amarradas. Contudo, pode-se dizer que as crticas mais ferozes a teoria de Jung, partem de um ponto de vista externo, de vozes que no pertencem ao seu mesmo campo de ao, cujas premissas ignoram quelas pertencentes teoria que visam a criticar, apenas atuando para desconsiderar suas proposies.

Consideraes Finais

Como um dos maiores estudiosos da psique humana, Jung trouxe contribuies fundamentais, principalmente no entendimento da tipologia humana, desenvolvendo vrios conceitos originais no campo da teoria da personalidade. A teoria dos tipos psicolgicos de Jung serviu de base para testes de avaliao, como a Classificao Tipolgica de Myers Briggs - MBTI (Myers-Briggs Type Indicator MBTI), um instrumento utilizado para identificar caractersticas e preferncias pessoais, que um dos instrumentos de avaliao de personalidade mais utilizado no mundo. Alm disso, aperfeioou o teste de associao, um procedimento

experimental, que usado para reunir informaes sobre processos inconscientes, tendo o paciente que verbalizar as suas respostas imediatas a uma lista de palavras. Muitas das inovaes de Jung foram absorvidas pelo pensamento dominante e afirmadas por outras escolas de terapia e anlise, gerando uma variedade de abordagens que tem alguma relao com a obra do psiquiatra suo.

Referncias bibliogrficas HALL, Calvin S. & VERNON J. Nordby, A primer of Jungian Psychology. New American Library, 1973. JUNG, Carl Gustav. Os arqutipos e o inconsciente coletivo. So Paulo: Vozes, 2000. JUNG, Carl Gustav. O homem e seus smbolos. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1990. VON FRANZ, M. L. Science and the unconscious. In Jung ed., Symbols p. 386 and p. 377 Bibliografia EDINGER, Edward R. An Outline of Analytical Psychology. In: ELDER, George R. CORDIC, Dianne D. (ed.). An American Jungian: In Honor of Edward F. Edinger. Inner City Books, Toronto, 2009. Disponvel em: <http://www.israjung.co.il/edinger.htm> Acesso em 11 de junho de 2013. FONDA's Jung Notes: Summary of Jung's Psychology. Disponvel em: <http://www.religiousworlds.com/fondarosa/jung03.html#1> Acesso em 11 de jun 2013. FREITAS, Laura Villares de. Apresentao: Dossi Jung. Psicol. USP, So Paulo, v. 16, n. 3, Sept. 2005 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010365642005000200002&lng=en&nrm=iso>. acesso em 11 June 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65642005000200002. MEDNICOFF, Elizabeth. Dossi Jung. Universo Dos Livros, 2008. NEW YORK association for analytical psychology. What is Analytical Psychology? Disponvel em <http://www.nyaap.org/about-c-g-jung>. Acesso em 11 de jun 2013. PSICOLOGIA jungiana DF. Conceitos Junguianos. Disponvel em < psicologiajunguiana.com.br> Acesso em 11 de jun 2013.

Das könnte Ihnen auch gefallen