Sie sind auf Seite 1von 6

DIREITO CIVIL IV COISAS E DANOS - 1 Bimestre - 2014

Quinta feira, 13.02.2014 Professor Rodrigo Brum Silva rodbrum@hotmail.com Prova: 17/04 Contedo Programtico: Responsabilidade Civil e Direito das Coisas Avaliaes: Subjetivas e objetivas, subjetivas ou objetivas. Vade Mecum. Nota: 100 Trabalhos: nas regras da ABNT em dupla, dois autores e com concluso. Nota: 10 (facultativo, para acrescentar na nota). Entrega no dia da prova. Datas de provas: 17/04, 03/07, 18/09 e 20/11. Bibliografia bsica: DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro. 18. ed. rev. e atual. de acordo com o novo Cdigo. So Paulo: Saraiva, 2003. 6. v. VENOSA, Slvio de Salvo. Direito civil. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2005. 5 v.

1 Bimestre 13/02 Apresentao do programa e da bibliografia (2h/a) 20/02 Responsabilidade Civil: Histrico. As teorias (objetiva e subjetiva) em torno da Responsabilidade civil. (2h/a) 27/02 A culpa e o nexo causal (teorias). (2h/a) 06/03 A responsabilidade civil na relao de emprego. (2h/a) 13/03 A responsabilidade civil ambiental. (2h/a) 20/03 A responsabilidade civil proveniente de crime. (2h/a) 27/03 A responsabilidade civil nas relaes de consumo I. (2h/a) 03/04 A responsabilidade civil nas relaes de consumo II. (2h/a) 10/04 Responsabilidade Civil do Estado. 17/04 PROVA BIMESTRAL ESCRITA (2h/a) 24/04 VISTA DE PROVA (2h/a). Direitos Pessoais x Direitos Reais Quinta feira, 20 de fevereiro de 2014. TEORIA GERAL DA RESPONSABILIDADE CIVIL 1. A responsabilidade civil um dos temas mais relevantes da atualidade, pois abrange quase todos os ramos do direito e atividades das pessoas, sofrendo uma evoluo permanente que no seguida de modificaes legislativas significativas que acarreta uma grande variedade de tratamentos jurdicos. O objetivo da responsabilidade civil reparar o dano vtima. 2. Conceito de Responsabilidade Civil: a responsabilidade civil a aplicao de medidas que obriguem uma pessoa a reparar o dano causado a terceiros em razo de ato por ela praticado ou por pessoa a quem ela responde ou por uma coisa a ela subordinada ou por simples imposio legal. (M Helena Diniz). 3. Pacfico o direito e unnime a doutrina ao enunciar, em termos gerais, o princpio da responsabilidade, proclamando, sem contradita e sem rebuos, que a vtima de uma ofensa a seus direitos e interesses receber reparao por parte do ofensor.
A responsabilidade civil est ligada conduta que provoca dano s outras pessoas. Devemos nos conduzir na vida sem causar prejuzos s outras pessoas, pois se isso acontecer ficamos sujeitos a reparar os danos. Por outro lado, as pessoas tm o direito de no serem injustamente invadidas em suas esferas de interesses, por fora de nossa conduta, pois caso isso acontea tm elas o direito de serem indenizadas na proporo do dano sofrido.

A responsabilidade civil est atrelada conduta humana que produz danos, de modo que somente os fatos jurdicos voluntrios, isto , os atos jurdicos lato sensu, so abrangidos pelo instituto. Os atos jurdicos lato sensu podem ser comissivos ou omissivos, lcitos ou ilcitos. Os atos ilcitos so os que mais interessam responsabilidade civil, mas os atos lcitos tambm podem produzir dever de indenizar. So pressupostos: a ao, o nexo de imputao, o dano e o nexo de causalidade. Nexo de causalidade o elo que liga o dano ao seu fato gerador. diferente do nexo de imputao, que liga a conduta ao agente. A ao o primeiro pressuposto, visto que a responsabilidade civil est ligada conduta que provoca dano nas outras pessoas. Os animais so capazes de comportamento, mas s os seres humanos so capazes de conduta, que a ao direcionada a alguma finalidade. Sempre que cuidamos de alguma ao imposta pelo ordenamento jurdico, cujo inadimplemento implique na obrigao de reparar os danos, estamos cuidando de responsabilidade civil. A ao pode ser comissiva ou omissiva, prpria ou de terceiros, por culpa ou risco. O nexo de imputao o critrio pelo qual se liga o fato danoso ao agente, isto , a culpa ou o risco. Tradicionalmente, o evento danoso se ligava pessoa pelo fator culpa, mas, com o surgimento da responsabilidade objetiva, o fato danoso pode se ligar ao agente pelo fator risco. Em resumo, a conduta que causa danos e que gera responsabilidade civil pode ter por fundamento tanto a culpa quanto o risco. Culpa em sentido amplo sinnima de erro de conduta, isto , toda conduta contrria ao dever de cuidado imposto pelo Direito. Subdivide-se em dolo, quando a conduta qualificada pela inteno de lesionar; e culpa em sentido estrito, quando a conduta destituda dessa inteno. A ao sempre voluntria, direcionada a alguma finalidade; porm, no dolo o agente quer a ao e o resultado; na culpa em sentido estrito ele quer apenas a ao, mas no quer aquele resultado. Na conduta culposa, o resultado era previsto, ou ao menos previsvel. A culpa se exterioriza pela negligncia, pela imprudncia e pela impercia: na imprudncia h conduta comissiva; na negligncia a conduta omissiva; impercia a falta de habilidade no exerccio de atividade tcnica. A culpa grave, a culpa leve e a culpa levssima levam igualmente ao dever de indenizar. Todavia, o juiz possa reduzir equitativamente o valor da indenizao, se houver excessiva desproporo entre a gravidade da culpa e o dano (CC, art. 944, pargrafo nico). A culpa pode ser contratual ou extracontratual, conforme a natureza do dever jurdico violado. Mas essa distino um tanto imprpria, pois culpa em sentido amplo sinnimo de violao a um dever de conduta, no importando se este dever imposto pela lei ou pelo contrato.

Quinta feira, 27 de fevereiro de 2014. RESPONSABILIDADE CIVIL Subjetiva Depende de culpa. Evento culposo que configura um ato ilcito. Art. 927, CC. Art. 927. Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. Pargrafo nico. Haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem. Conceito de ato ilcito: Art. 186 e 187. Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. Violar direito ao / omisso dano Abuso de direito Art. 333, CPC - O nus da prova incumbe: I - ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito; II - ao ru, quanto existncia de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. Objetiva No depende de culpa. Existe uma norma especfica. Responde pelo dano mesmo que isento de culpa.

Responsabilidade Objetiva: Art. 14. CDC. O fornecedor de servios responde, independentemente da existncia de culpa, pela reparao dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos prestao dos servios, bem como por informaes insuficientes ou inadequadas sobre sua fruio e riscos. Responsabilidade Objetiva do Estado, no caso de preso assassinado na priso: Art. 37, 6, CF. As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. Entender as diferenas entre a responsabilidade subjetiva e objetiva.
Quinta feira, 13 de maro de 2014. Responsabilidade Civil Subjetiva Culpa (ato ilcito) nexo / causa dano Responsabilidade Civil Objetiva Fato (ato) nexo / causa - dano PRESSUPOSTOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL 1. Existncia de ao ou omisso juridicamente qualificadas A ao o ato humano lcito ou ilcito, omissivo ou comissivo, voluntrio e objetivamente imputvel do prprio agente, de terceiro ou o fato produzido por animal ou coisa inanimada que causem dano a outrem, gerando o dever de satisfazer os direitos do lesado. Ato culposo: culpa a inexecuo de um dever que o agente podia conhecer e observar (Savatier). A culpa muito simplesmente um erro de conduta, ou seja, o ato ou o fato que no teria praticado uma pessoa prudente, avisada, cuidadosa em observar as eventualidades infelizes que poderiam resultar para outrem (Henri de Page). A culpa a negligncia ou a imprudncia do agente que determina a violao do direito alheio, causando prejuzo a outrem. Na culpa h sempre a violao de um dever pr-existente (Clvis Bevilaqua). O CC no tem definio do que culpa. O conceito de dolo na esfera civil est abrangido pelo conceito de culpa, sendo irrelevante para a configurao da responsabilidade civil se o ato ou omisso foram realizados por dolo ou por culpa. No importa se houve dolo ou culpa para configurar a responsabilidade civil. A culpa pode ser analisada, primeiro, quanto natureza do dever violado. Com relao natureza, a culpa pode ser contratual (Art. 389, CC) ou extracontratual (Art. 927 e 186, CC). Se o dever pr-existente que foi descumprido tiver natureza contratual, ou seja, decorrente de um negcio jurdico, a culpa ser denominada contratual. Se o dever descumprido for decorrente do princpio geral do direito que determina o respeito a pessoa e os bens alheios, a culpa ser denominada extracontratual ou aquiliana. Para a existncia da responsabilidade a anlise do grau de culpa do causador irrelevante. Mesmo os danos ocasionados por culpa levssima devem ser indenizados, considerando que o CC adota a teoria da responsabilidade integral. No entanto, a gradao da culpa pode ser utilizada a fim de definir o valor indenizatrio, conforme o art. 944, CC. Art. 944. A indenizao mede-se pela extenso do dano. Pargrafo nico. Se houver excessiva desproporo entre a gravidade da culpa e o dano, poder o juiz reduzir, equitativamente, a indenizao. Quanto ao modo de apreciao: a culpa ser in abstrato e in concreto. Quando se analisa a culpa in abstrato, o que se verifica a atitude do denominado homem mdio em uma situao idntica quela. J in concreto, o caso analisado em si, ou seja, a partir do que efetivamente realizou o sujeito. Quanto ao contedo: a culpa ser in commitendo (imprudncia), in omittendo (negligncia), in eligendo (m escolha do preposto), in vigilando (m vigilncia), in custodiendo(m conservao) , por impercia.

20.03 faltei CULPA E RESPONSABILIDADE SEM CULPA Imputabilidade o elemento constitutivo da culpa, consistente na possibilidade se fazer referir um ato culposo a algum na medida em que o sujeito age de livre vontade com pleno discernimento. So casos de inimputabilidade: A demncia A menoridade Exerccio regular de direito Legtima defesa Estado de necessidade. Responsabilidade sem Culpa Em determinados casos a obrigao de indenizar imposta independentemente de culpa e da prtica de um ato ilcito. Como j foi mencionado, a regra geral da responsabilidade civil prev o elemento culposo integrante do comportamento do sujeito como o primeiro pressuposto para a existncia de responsabilidade conforme caput do art. 927, CC. No entanto, a experincia jurdica demonstrou que esse modelo de responsabilidade no era suficiente para responsabilizar todos os responsveis, considerando a grande dificuldade de se comprovar culpa. A partir desta constatao fixou-se entendimento de que certa atividade em razo de sua complexidade e do alto risco criado deveriam obrigar a reparao independentemente da culpa. Para tanto, bastaria um ato ou fato juridicamente qualificados, ou seja, fixados em norma que ocasionassem um dano, nico, art. 927. Apesar de existir uma forte tendncia mundial na objetivao da responsabilidade civil no Brasil, a regra geral de que a responsabilidade sempre subjetiva, e s excepcionalmente objetiva, desde que, fixado em lei, ou quando na ausncia de lei a atividade naturalmente realizada implicar em risco de dano para outrem. Hipteses de responsabilidade civil objetiva no sistema jurdico brasileiro: Aeronutica Minerao Transporte martimo Relaes de consumo, lei 8078/90 Meio ambiente Atividades nucleares Responsabilidade por acidente em via pblica pelo seguro obrigatrio Furto de valores em hotel Responsabilidade objetiva do patro por ato culposo do empregado ou preposto. Queda de objeto de habitao: ex. vaso que cai da janela do prdio. Pagamento de cheque falsificado Transporte de pessoas ou coisas Responsabilidade do empresrio individual por produtos postos em circulao.

Quinta feira, 27 de maro de 2014. Existncia de Dano Dano a leso (destruio ou diminuio) que devido a um certo evento sofre uma pessoa contra a sua vontade em qualquer interesse ou bem jurdico, moral ou material, constituindo um prejuzo resultante de uma leso a um direito ou interesse legtimo. Dano um prejuzo. A coisa em si no sofre danos. Quem sofre o dano a pessoa. Requisitos do Dano: Diminuio ou destruio de um bem jurdico material ou moral de titularidade da pessoa. Certeza, pois o dano deve estar fundamentado em um fato preciso e acontecido e no sobre uma mera hiptese. Causalidade que a relao direta entre o ato culposo e o dano. Subsistncia: significa que s ser ressarcvel o dano que subsiste e no o que j foi reparado pelo ofensor. Legitimidade a titularidade sobre o direito ou interesse atingido que possibilita a propositura de ao reparatria. Inexistncia de excludentes de responsabilidade. 1. O que responsabilidade civil? 2. Qual a diferena entre responsabilidade civil subjetiva e responsabilidade civil objetiva?

3. Explique o que culpa. Quinta feira, 03 de abril de 2014. DANO MATERIAL a leso concreta que afeta o interesse ou bem jurdico relativo ao patrimnio material da vtima, compreendendo a perda ou a deteriorao total ou parcial de seus bens suscetveis de avaliao pecuniria. O dano material tangvel, atinge a matria. O dano material abrange: a) Dano emergente: tambm chamado de dano positivo porque afeta diretamente e de forma concreta um bem da pessoa. b) Lucro cessante: chamado de dano negativo porque uma perda concreta, mas razovel de uma vantagem que a vtima receberia, mas no recebe em razo do ato ilcito. c) Perda da chance: a perda de uma possibilidade em concreto de obter um ganho futuro, este entendido em sentido lato, o que obstaculizado e no perfectibilizado por um ato ilcito. Ex.: compra de imvel em leilo, cuja escritura no foi repassada pelo banco. Recebeu propostas de compra e no pode negociar por falta da escritura: Perda da chance. Ao de Adjudicao Compulsria: para situaes de contrato de gaveta (escritura). DANO MATERIAL DIRETO E INDIRETO Dano direto o dano que causa um prejuzo imediato ao patrimnio material do lesado. Indireto o dano que atinge interesses jurdicos extrapatrimoniais do lesado, causando de forma mediata perdas patrimoniais. Por outro lado tambm considerado direto o dano que atinge a prpria vtima e indireto o que atinge terceiros. Leso a direitos da personalidade como danos materiais indiretos: Direitos da personalidade so aqueles comuns de nossa existncia, constituindo permisses dadas pelo ordenamento jurdico para defender bens que a natureza ou a vida deferiu a cada um de maneira primordial. Ex.: integridade fsica, moral, intelectual, etc. Distinguem-se duas formas de ofensa a direitos da personalidade que podem ser considerados danos materiais indiretos: a) Os que ofendem o corpo conforme arts. 948, 949, 950 e 951 do CC, bem como arts. 129 e 171, inciso V do CP. Ex.: dano esttico. b) Os que lesionam a integridade intelectual ou moral da pessoa como acontece com as ofensas ao direito de autor, a honra, a imagem, a liberdade sexual, entre outros. DANO MORAL a leso a interesses ou bens jurdicos imateriais, provocada por um fato lesivo (arts. 12, 927 e 52 do CC, art. 5, incisos V e X da CF, art. 6, inciso VI do CDC, smulas 37 e 227 do STJ). O dano moral se verifica sempre que um fato lesivo repercuta nos valores, sensaes e sentimentos da pessoa, empobrecendo, por assim dizer, o seu patrimnio moral. A personalidade do indivduo o repositrio de bens ideais que impulsionam o homem ao trabalho e criatividade. A ofensa a esses bens imateriais redundam em dano extrapatrimonial, suscetvel de compensao. As ofensas a esses bens causam sempre no seu titular aflies, dor, desgosto, mgoa, que interferem em seu comportamento social, laboral ou familiar. O mero aborrecimento no sinnimo de dano moral. O mero aborrecimento no gera dever indenizatrio. Quinta feira, 10 de abril de 2014. DANO MORAL DIRETO E INDIRETO Dano Moral Direto: aquele que ofende o interesse que visa a satisfao ou gozo de um bem jurdico imaterial, contido nos direitos da personalidade ou nos atributos da pessoa. Ex.: a ofensa liberdade da pessoa (direito de ir e vir), liberdade de contratao, etc. Dano Moral Indireto: a leso a um interesse tendente a satisfao ou gozo de bem jurdico material que produz um desprezo ao um bem jurdico imaterial. Ex.: o nome no Serasa. NATUREZA JURDICA DO DANO MORAL O dano material tem natureza jurdica reparatria, ou seja, tem por objetivo colocar as coisas no estado em que se encontravam antes do evento danoso. O objetivo o retorno ao status quo ante. A natureza jurdica do dano moral satisfativa e compensatria (o dano ser compensado por que no h como voltar ao status quo ante).

Alguns autores atribuem tambm natureza penal ao dano moral, no sentido de que deve penalizar a pessoa que fere direito moral alheio. NEXO CAUSAL a relao necessria entre o evento danoso e a ao ou a omisso que o produziu, de modo que se possa afirmar sem sombra de dvida, que sem aquele fato o dano no teria se realizado. Inexistindo nexo causal, inexiste tambm responsabilidade civil, seja responsabilidade objetiva, seja responsabilidade subjetiva. Excludentes do Nexo Causal Culpa exclusiva da vtima; Caso fortuito ou fora maior (no CDC no se aplica); Culpa de terceiro (no CDC no se aplica); Clusula de no indenizar (quando no h relao de consumo, seno no tem validade); Culpa concorrente quando h atos ou omisses independentes, exceo do art. 945. Trabalho: Diferenas entre Responsabilidade Civil Objetiva e Subjetiva (dupla, duas doutrinas, regras da ABNT). Vale 1 ponto.

Das könnte Ihnen auch gefallen