Sie sind auf Seite 1von 20

A luz natural e a percepo do espao arquitetnico em edifcios de carter religioso

Dezembro/2013

A luz natural e a percepo do espao arquitetnico em edifcios de carter religioso


Fabiane Castro Lopes de Paula - fabianecastro@hotmail.com Ps-Graduao em Iluminao e Design de Interiores Instituto de Ps Graduao IPOG Goinia, GO, 5 de Abril de 2013 Resumo Este artigo tem como tema a luz natural, entendida por alguns estudiosos como uma dimenso da prpria arquitetura, e tem por objetivo avaliar como a mesma utilizada pelo arquiteto e percebida pelo usurio nos edifcios de carter religioso. Atravs de revises bibliogrficas, apoiadas em referencial terico, foram apresentados uma breve reflexo sobre a percepo do espao atravs da luz natural e uma retrospectiva da arquitetura religiosa desde a antiguidade at a arquitetura moderna, considerando aspectos atravs dos quais a luz do dia se apresenta diante dos olhos e transmite ao homem a noo do sagrado, do local de culto, atravs do espao edificado. Foram analisados tambm trs exemplos de projetos significativos: a capela de Romchamp, de Le Corbusier, a Catedral de Braslia, de Oscar Niemeyer e a Igreja da Luz, de Tadao Ando, com o objetivo de ilustrar a maneira como o arquiteto influencia a interao entre o homem e o edifcio atravs da utilizao da luz natural. Concluiu-se que, mesmo partindo de um mesmo pressuposto, a luminosidade dramtica associada ao uso religioso, o arquiteto pode chegar a solues as mais diversas possveis, transmitindo de forma peculiar, atravs da arquitetura, a espiritualidade e o sobrenatural. Palavras-chave: Luz natural. Percepo do espao. Edifcios religiosos. 1. Introduo Nossas vidas esto intimamente ligadas luz. Literalmente, no podemos viver sem ela. uma das foras bsicas e imutveis da natureza. Na viso de Millet (1996), a luz um elemento primrio, que anima a vida na terra. A criao do espao feita atravs da luz e a luz necessria para a percepo desse mesmo espao. O espao s pode ser compreendido atravs da viso e a viso s existe pela ao da luz, que o elemento orientador da vivncia humana. A luz no pode ser tratada como um elemento a parte do projeto arquitetnico, mas como uma nuance da arquitetura. Tem o poder de realar volumes, evidenciar texturas, conduzir o olhar, influenciar a percepo do espao edificado e transmitir uma mensagem. a luz que produz a sensao de espao. O espao aniquilado pela obscuridade. A luz e o espao so inseparveis. Se a luz suprimida, o contedo emocional do espao desaparece, tornando-se impossvel de perceber(GIEDION, 1986:467). Para Millet (1996), a arquitetura depende da luz. Da mesma maneira como a luz revela as formas arquitetnicas e os espaos produzidos por ela, ela simultaneamente revela o significado e as intenes que so liberadas atravs do processo de concepo, projeto e
ISSN 2179-5568 Revista Especialize On-line IPOG - Goinia - 6 Edio n 006 Vol.01/2013 dezembro/2013

A luz natural e a percepo do espao arquitetnico em edifcios de carter religioso

Dezembro/2013

construo. Segundo o Manual do Curso Iluminao, Conceitos e Projetos, um dos objetivos da iluminao
a utilizao da luz como principal instrumento de ambientao do espao na criao de efeitos especiais com a prpria luz ou no destaque de objetos e superfcies ou do prprio espao. Este objetivo est intimamente associado s atividades no laborativas, no produtivas, de lazer, estar e religiosas residncias, restaurantes, museus e galerias, igrejas etc. a luz da emoo (OSRAM, 2012).

sobre a luz da emoo, que influencia comportamentos, que queremos refletir, buscando entender e exemplificar como, atravs da sua interao com a arquitetura, se faz a ponte entre o concreto e o abstrato, a coneco entre o material e o espiritual, criando uma atmosfera propcia introspecco e o recolhimento inerente ao ato de cultuar. 2. Percepo do espao: a luz e a arquitetura Segundo Lima (2010), a percepo pode ser definida como a funo psquica que permite ao organismo, atravs dos sentidos, receber e elaborar a informao proveniente do seu entorno. Entre os fatores que influenciam na percepo de um determinado objeto esto os estmulos sensoriais, a localizao do objeto no tempo e no espao e a influncia das experincias prvias dos sujeitos, tais como a cultura e a educao. A percepo da luz ocorre, da mesma forma, a partir das caractersticas fisiolgicas, dos aspectos histricos e culturais, e da memria pessoal. Um exemplo de como os estmulos sensoriais influenciam no processo perceptivo est na percepo de espao da pessoa com deficincia visual, que se d a partir do apoio fundamental das informaes tteis e sonoras, em uma viso de mundo muito particular. A mensagem transmitida pela luz natural s pode ser percebida e s pode influenciar a percepo do espao edificado naquele que v, pois se revela atravs da viso e de nenhum outro sentido. A percepo uma atitude de extremo refinamento que recorre aos depsitos de informao da memria (LIMA, 2010:25). A atividade cerebral se utiliza de sutis classificaes e comparaes, tomando uma srie de decises at que os dados armazenados atravs dos sentidos se convertam em uma percepo consciente do espao edificado. O estado emocional do indivduo afeta o processo receptivo, assim como seus valores ticos e morais, sua herana cultural, sua personalidade e suas experincias individuais. Hopkinson (1969), afirma que aquilo que vemos depende no somente da qualidade fsica da luz ou da cor presente, mas tambm do estado de nossos olhos na hora da viso e da quantidade de experincia visual da qual temos de lanar mo para nos ajudar em nosso julgamento. O processo de ver depende tambm da mente que interpreta os estmulos luminosos, porque o ser humano olha o tempo todo, mas realmente v somente aquilo que sua mente est interessada em assimilar. Sua experincia de vida, desejos e averses influenciam

ISSN 2179-5568 Revista Especialize On-line IPOG - Goinia - 6 Edio n 006 Vol.01/2013 dezembro/2013

A luz natural e a percepo do espao arquitetnico em edifcios de carter religioso

Dezembro/2013

no ato de visualizar o que o rodeia (BARNAB, 2007:8). Assim, aquilo que vemos depende no s da imagem que focada na retina, mas da mente que a interpreta. No caso do edifcio, esses fatores fazem com que o arquiteto, a partir da sua prpria bagagem cultural e sensorial imprima no ambiente edificado a sua prpria forma de ver e sentir o espao, ao mesmo tempo em que fazem com que cada usurio perceba o espao de formas diferentes a partir da sua prpria histria particular. A luz revela a edificao, suas intenes, seus espaos, suas formas e seus significados. A luz revela a arquitetura e, no melhor dos casos, arquitetura revela a luz (MILLET, 1996:3). De acordo com Lima (2010:109), a iluminao tem a faculdade de mudar a percepo que temos de um objeto. A luz importante enquanto elemento arquitetnico, uma vez que a percepo do espao edificado dependente da relao que a mesma estabelece entre a estrutura, o espao e as suas caractersticas fsicas e materiais:
uma vez que a arquitetura trabalha com formas, a percepo destas formas ser revelada pela luz, da mesma maneira que a arquitetura ser capaz de nos revelar a luz, esculpindo-a. A relao entre cada parte no todo importante para informar nossa percepo a construo visual do lugar, estabelecendo relaes entre a luz e os elementos arquitetnicos envolvidos. Planos diferenciados, ondulaes, depresses, relevos, texturas e materiais resultam em superfcies que se acentuam e se diferenciam atravs de gradientes de luminosidade (TRAPANO e BASTOS, 2006:68).

A luz pode definir diferentes setores no espao construdo, pois a sua hierarquia acentua a identificao de zonas distintas em um mesmo local, delimitando caminhos e diferenciando as funes do lugar. Segundo Trapano e Bastos (2006:69), fenmenos naturais, como a luz, surgindo dentro de espaos que apresentam simplicidade das formas, estimulam e inspiram nossa conscincia e transformam o espao uniforme em espao dramtico. Tadao Ando em Furuyama (1997:12), afirma que luz e sombra concedem movimento, afrouxam sua tenso e injetam corporalidade no espao geomtrico. Na viso de Millet (1996), a luz revela experincias, na medida em que pode nos conectar com uma poca, um local especfico ou uma determinada atividade; revela formas, de acordo com a maneira como interage com os materiais e os aspectos estruturais do edifcio; revela o espao, uma vez que define limites entre interior e exterior, afeta a orientao espacial e prov orientao; e revela significados, de acordo com o aspecto conceitual que assume. A luz contemplativa valoriza a escurido, a penumbra, criando uma atmosfera de recolhimento, de introspeco. A luz teatral dramatiza um cenrio, um espao ou um evento. A luz metafrica sugere a comparao com outro lugar ou conceito. A luz simblica representa frequentemente algo imaterial e a luz divina, aspecto especial da luz simblica, representa o Deus.

ISSN 2179-5568 Revista Especialize On-line IPOG - Goinia - 6 Edio n 006 Vol.01/2013 dezembro/2013

A luz natural e a percepo do espao arquitetnico em edifcios de carter religioso

Dezembro/2013

3. Retrospectiva histrica: a luz natural e o espao religioso Simbolicamente relacionada ao divino desde a Prsia, o Egito e em todas as mitologias, e ao belo e ao bem em toda a tradio filosfica, a luz tem sido, historicamente, um dos principais elementos constitutivos da arquitetura religiosa. Para Zonno (2012:1), na relao potica entre espao e luz que o significado da arquitetura religiosa construdo nas suas mais variadas manifestaes em todos os tempos. No antigo Egito (2780 a.C.), o grande templo de Ammon, em Karnak (1530 a.C.) j apresentava recursos engenhosos de captao da luz natural e dos raios solares.
O templo Egpcio divide-se em trs partes ao longo de um eixo: ptio com colunas, sala epstola e santurio. Orientado a Leste, tem na sua porta de entrada a metfora da porta para o cu, recebendo a luz nascente. A sala principal, que era utilizada normalmente para conferncias, era geralmente iluminada por uma clarabia central. medida que se avanava pelo edifcio, os espaos iam adquirindo dimenses cada vez mais reduzidas, terminando o percurso na clula fechada do santurio. A luz tinha essencialmente um carcter simblico. medida que se avanava, os compartimentos iam escurecendo at chegar ao santurio, em penumbra (MONTEIRO, 2009:19).

Figura 1 Templo de Ammon, em Karnak. Esquemas de iluminao Fonte: Laboratrio de iluminao da UNICAMP (2012:3)

A luz natural na Grcia Antiga (Sc. VI a IV) passa a ser utilizada essencialmente como meio de definio da forma. Segundo Monteiro (2009:19), a sua presena resulta do seu contato com a massa construda. O Parthenon, projetado por Ictino cerca de 450 a.C., tem a intensidade da luz natural no seu interior suavizada pelo ritmo definido pelas suas colunas e sua implantao no stio permite que o sol da manh ilumine as esttuas no interior da edificao.

ISSN 2179-5568 Revista Especialize On-line IPOG - Goinia - 6 Edio n 006 Vol.01/2013 dezembro/2013

A luz natural e a percepo do espao arquitetnico em edifcios de carter religioso

Dezembro/2013

Figura 2 Parthenon Grego. Esquemas de orientao solar Fonte: Laboratrio de iluminao da UNICAMP(2012:4)

Na Roma antiga (I a.C. a II d.C.), os Romanos trataram o espao como uma substncia a modelar e a articular. A luz reala formas e relaes espaciais sem, de um modo geral, ser exaltada ou mistificada (MONTEIRO, 2009:17). Grandes especialistas na arte de construir abbodas, construram o Panteo, ou templo de todos os deuses, em Roma por volta de 130 d.C.. Para Gombrich (1972:82), seu interior uma gigantesca rotunda com teto em abboda e uma abertura circular no topo, atravs da qual se v o cu aberto. A iluminao zenital prov luz abundante e uniforme, difusa, vinda do alto e refletida nas paredes do templo. O Panteo Romano
no tem janelas, mas todo o recinto recebe luz abundante e uniforme do alto. Conheo poucos edifcios que transmitam semelhante impresso de serena harmonia. No h qualquer sensao de peso agressivo. O enorme zimbrio parece pairar livremente sobre nossas cabeas como uma segunda abboda celeste (GOMBRICH, 1972:82).

Figura 3 Panteo Romano. Vista interna Fonte: Laboratrio de iluminao da UNICAMP (2012:5)

ISSN 2179-5568 Revista Especialize On-line IPOG - Goinia - 6 Edio n 006 Vol.01/2013 dezembro/2013

A luz natural e a percepo do espao arquitetnico em edifcios de carter religioso

Dezembro/2013

O primeiro espao monumental da Cristandade Bizantina (330 a 1453 d.C.) Hagia Sophia, ou Sagrada Sabedoria, construda em Istambul por volta de 532 d.C., onde um anel de quarenta janelas faz com que a enorme cpula parea flutuar. Hagia Sophia reflete
o desejo de traduzir a grandiosidade religiosa e poltica (...) em uma experincia espacial expansiva, dinmica, inundada de luz espiritual . Do alto da arrojada cpula, a luz, como mstica emanao do divino, em tudo penetra, tudo transforma, at mesmo, e principalmente, a emoo humana (ZONNO 2012:6).

Figuras 4 e 5 Hagia Sophia vista interna e esquema de iluminao Fonte: Laboratrio de iluminao da UNICAMP (2012:9)

A arquitetura Romnica (Sc. IX a XIV) exigia paredes macias com pequenas aberturas para a sustentao da cobertura. Assim,
as igrejas Romnicas encerram uma escurido quase absoluta no seu interior. A luz utilizada pontualmente para realar determinadas formas. Colunas de luz que rasgam a escurido com o objetivo de realar elementos ou superfcies. Estes interiores de fraca luminosidade, que em muitos casos s poderiam receber os fiis luz das velas, estavam plenos de um sentimento de f e piedade. O movimento em direo ao altar, smbolo de Cristo, fundamental. Este movimento, que empurrava o homem pela nave, desde o prtico e o nartex, lugar de transio do exterior para o espao sagrado, at ao altar, determina a concepo do espao interior na igreja Romnica, e a importncia da luz neste movimento, transformando o altar num espao focal, iluminado pontualmente (MONTEIRO, 2009:18).

ISSN 2179-5568 Revista Especialize On-line IPOG - Goinia - 6 Edio n 006 Vol.01/2013 dezembro/2013

A luz natural e a percepo do espao arquitetnico em edifcios de carter religioso

Dezembro/2013

Figura 6 Igreja de So Miguel, Pavia, Italia (1100 a 1160) esquema de iluminao Fonte: Laboratrio de iluminao da UNICAMP (2012:10)

O perodo Gtico (Sc. XII a XIV) foi o pioneiro no uso do vidro, conferindo arquitetura o sentido de transparncia. De acordo com Lima (2010), o vo se converte em elemento translcido e colorido, tornando-se agente transformador da luz. Assim, o espao por ela penetrado passa a ser o ambiente do sagrado:
no perodo Gtico, a luz transforma-se num elemento cheio de fora e potncia, elemento arrebatador da arquitectura e do seu espao. No era uma luz que penetrava no interior com as suas caractersticas fsicas originais, mas uma luz modificada pela cor dos vitrais, que era comparada a uma luz sobrenatural. Dada a natureza religiosa dos edifcios, a luz natural transformava o espao fsico num lugar espiritual (MONTEIRO, 2009:19).

Na viso de Zonno (2012:7), o efeito dos grandes vitrais somado verticalidade transmitiria a ideia de que somente atravs da conduo da Igreja o homo fragilis poderia garantir a sua salvao, sendo conduzido do mundo terrestre ao celeste.

Figura 7 Vitrais da Catedral de Chartres

Figura 8 interiores da Catedral de So Vito (Praga)

ISSN 2179-5568 Revista Especialize On-line IPOG - Goinia - 6 Edio n 006 Vol.01/2013 dezembro/2013

A luz natural e a percepo do espao arquitetnico em edifcios de carter religioso

Dezembro/2013

Fonte: Zonno (2012:7)

Fonte: Laboratrio de iluminao da UNICAMP (2012:12)

A iluminao colorida desaparece na Renascena (Sc. XV a XVI), que valoriza a luz branca indireta. Durante o Renascimento foi valorizada a luz natural sem filtros. O espao interior caracterizado pela simplicidade das formas, e por uma luz difusa vinda de cima refletida nas paredes brancas. Conforme descreve Lima (2010), na baslica de So Loureno, em Florena, a luz estabelece uma hierarquia entre os espaos. A luz natural invade a nave principal a partir de grandes janelas laterais localizadas na parte superior da igreja, enfatizando o espao e destacando a sua importncia. Os corredores laterais recebem uma menor quantidade de luz, proveniente de janelas pequenas e redondas, se apresentando como um caminho secundrio. Os nichos reservados s imagens no recebem iluminao natural e so iluminados apenas pelas velas dos fiis. So reas destinadas ao recolhimento e orao.

Figura 9 Interiores da Baslica de So Loureno, Florena Fonte: LIMA (2010:113)

A baslica de So Pedro, em Roma, construda entre 1506 e 1626, possui numerosos e intrincados recursos de captao da luz natural vinda do alto, que destacam o altar como ponto central das atenes e enfatizam as obras de arte, ressaltando a magnitude e a grandeza da igreja, em uma atmosfera de enlevo e arrebatamento.

ISSN 2179-5568 Revista Especialize On-line IPOG - Goinia - 6 Edio n 006 Vol.01/2013 dezembro/2013

A luz natural e a percepo do espao arquitetnico em edifcios de carter religioso

Dezembro/2013

Figuras 10 e 11 Catedral de So Pedro esquema de iluminao e vista interna Fonte: Laboratrio de iluminao da UNICAMP (2012:14)

No Barroco (Sc. XVII), a luminosidade se torna o ponto central do projeto e tudo passa a ser idealizado atravs da luz.
Na Arquitetura Barroca, o controle da luz torna-se um dos temas presentes e principais. A calibrao dos seus efeitos comeou a ser o produto de uma extrema tcnica, fundindo luz incidente e luz refletida num mesmo cenrio espacial. A luz natural frequentemente horizontal e captada a grande altitude, ou muitas vezes dissimulada por mecanismos engenhosos que refletindo a luz horizontal a transformavam em luz vertical. Luz difusa e luz incidente so minuciosamente trabalhadas e usadas em conjunto (MONTEIRO, 2009:21).

Figura 12 Igreja Nossa Senhora do Carmo, Ouro Preto (1772 1776) Fonte: Laboratrio de iluminao da UNICAMP (2012:16)

Na Arquitetura Moderna (Sc. XX), o advento das novas tecnologias trouxe uma grande mudana na forma da utilizao da luz. O uso do ao e vidro nos sistemas construtivos revolucionou a indstria da construo e as atitudes diante da iluminao natural, trazendo consigo a possibilidade de transparncia e de abundncia de luz.
ISSN 2179-5568 Revista Especialize On-line IPOG - Goinia - 6 Edio n 006 Vol.01/2013 dezembro/2013

A luz natural e a percepo do espao arquitetnico em edifcios de carter religioso

Dezembro/2013

Frank Lloyd Wright elegeu tambm a transparncia e a leveza do vidro para caracterizar o espao de uma sinagoga nomeada Sinai Transparente (Beth Shalon Sinagogue, Pennsylvania, 1954). O edifcio, que parece uma montanha de luz, rene a expressividade das linhas em concreto leveza do vidro.
A arquitetura de Wright um cone de grandeza e monumentalidade que traduz de maneira forte e impactante a imagem do templo divino como casa da luz. como fenmeno de claridade que o potencial significado de vida, salvao e de presena do prprio Deus que luz se realiza. Tal a abundncia luminosa que, sensivelmente, o homem se percebe por ela includo (ZONNO, 2012:9).

Figuras 13 e 14 Frank Lloyd Wright. Sinai Transparente, 1954, Pennsylvania Fonte: ZONNO (2012:9)

4. A capela de Ronchamp A capela de Notre-Dame-du-Haut (Nossa Senhora das Alturas), ou mais comumente Ronchamp, foi projetada pelo arquiteto Le Corbusier e construda de 1950 a 1955 em Ronchamp, a sudeste de Paris, no local onde existia uma capela neogtica em runas. Segundo Fracalosi (2012), o stio de Ronchamp era h muito tempo um lugar de peregrinao que estava profundamente enraizado na tradio catlica, porm, aps a guerra, ele foi destitudo de seu principal smbolo de comunho, sua igreja, atingida por um bombardeamento alemo, no outono de 1944. Para Baker (1998), a arquitetura adquire expresso atravs da forma, e Le Corbusier, magistralmente, manipula as formas para relacion-las com as condies do lugar. Ao analisar o stio, o arquiteto situou a capela em um local de fcil visualizao - uma rea plana, no topo de uma colina - de forma que o movimento da peregrinao foi todo direcionado pela topografia. Com programa simples, com nave principal, trs pequenas capelas e um altar externo para as cerimnias campais,
o edifcio configurado por quatro muros, bem definidos em planta, que conformam suas quatro fachadas e representam os quatro pontos cardiais. A grande, pesada e ISSN 2179-5568 Revista Especialize On-line IPOG - Goinia - 6 Edio n 006 Vol.01/2013 dezembro/2013

A luz natural e a percepo do espao arquitetnico em edifcios de carter religioso

Dezembro/2013

sinuosa coberta de concreto armado aparente o que d unidade ao conjunto e o que evidencia os dois escoros -mais que quatro fachadas- sob os quais o edifcio foi concebido: o escoro sudeste, formado por dois muros cncavos, com amplos beirais, convidando o acesso capela e criando os espaos de congregao; e o escoro noroeste, formado por dois muros convexos, sem beirais, e demarcados pelas trs torres das capelas discretamente separadas dos muros adjacentes (FRACALOSSI, 2012).

Figura 15 Capela de Romchamp vista externa Fonte: Fracalossi (2012)

A capela de Ronchamp um magnfico exemplo para compreender a interao entre o observador, o espao e a luz. Segundo Fracalossi (2012), uma faixa de luz entra no interior por frestas horizontais no alto, fazendo flutuar a cobertura cujo peso, no espao externo, reforado pelo tom escuro e aparncia tosca do concreto armado em contraste com os muros brancos e espessos que a sustentam. Le Corbusier, cujos projetos geralmente apresentam ambientes inundados pela luz diurna, em Ronchamp apresenta uma ambientao baseada na penumbra e na iluminao indireta:
ao entrarmos na igreja, o que primeiro impressiona o ambiente estar muito escuro. Gradualmente, apercebemo-nos das paredes e comeamos a notar que superfcies planas e regularidades no sero mais encontradas no interior do que no exterior do edifcio. O prprio piso como uma paisagem ondulada de lajes de pedra, num padro irregular. Um pequeno grupo de bancos slidos para os fiis forma um palalelogramo a um lado do recinto, defronte do altar-mor e da imagem da Virgem colocada bem acima dele. (...) No ngulo formado pela parede do lado sul e a parede do fundo, que contm a Virgem, existe uma fissura estreita do piso ao teto com um arranjo gigantesco de concreto, semelhante a uma tela ou cortina, que tem o objetivo evidente de impedir a entrada de luz direta. Mas a luz que penetra tanta que chega a atrapalhar os fiis que tentam concentrar-se em suas devoes. A penumbra da igreja fendida para raios de luz radiantes que jorram da fissura estreita. Com essa nica exceo, muito pouca a luz que penetra no recinto. (...) O que do lado de fora parecem torres duas voltadas para leste e uma para oeste so vistas do interior como absides, ampliaes recuadas do recinto. E o que parecem aberturas do campanrio so, na verdade, janelas que no podem ser vistas do interior, mas que, acima do telhado, espalham uma luz mgica sobre as paredes curvas da bside, atraindo a ateno dos fiis para o altar e mais para o alto, onde a luz mais brilhante (RASMUSSEN, 1959:202).

ISSN 2179-5568 Revista Especialize On-line IPOG - Goinia - 6 Edio n 006 Vol.01/2013 dezembro/2013

A luz natural e a percepo do espao arquitetnico em edifcios de carter religioso

Dezembro/2013

Figura 16 Capela de Romchamp vista interna Fonte: Fracalossi (2012)

A parede sul, com espessura superdimensionada, recebeu nichos piramidais com janelas de diferentes formatos e tamanhos, com vitrais coloridos pelos quais penetra a luz do sol, propiciando diferentes jogos de luz que se alternam ao longo do dia. Ao sentar no interior da capela, sente-se um fluxo de luz cuidadosamente direcionado atravs dos vos e dos planos inclinados, que so a principal chave de iluminao da capela, compreendendo todo o espao interno. A luz em constante mudana no s enaltece a arquitetura, como estimula emoes e sensaes ao usurio (TEORIA DA ARQUITETURA, 2010). Segundo Baker (1998), considerando a obra sem os seus elementos sacros, como o altar, o plpito e a Madonna emoldurada na parede leste, o significado no especfico, e a existncia definida por meio da forma e da luz. a luz que confere capela a dimenso espiritual, criando uma aura de mistrio, com sua variedade de cores e seus contrastes modulando o espao:
A meticulosa explorao da luz transmite uma forte monumentalidade espacial. As composies lineares que as sombras e os raios solares projetam no interior da capela vivificam a atmosfera do espao, formando jogos de luz e sombra diferenciados, intensificando a aura do lugar, tornando assim a percepo do ambiente nica. Desta forma, o interior da capela transforma -se num espao de projeo, onde a parede j no um limite, mas sim uma fonte de luz que oferece, atravs das mutaes lumnicas, novos momentos dentro do mesmo espao (TEORIA DA ARQUITETURA, 2010).

Quando se fala em arquitetura e iluminao, quase um consenso que seja citada a capela de Ronchamp. Esse projeto de Le Corbusier diverge dos seus antecessores, onde a luz do sol abundante, estabelecendo uma nova tipologia, baseada na luz e sombra, no contraste. Conforme o pensamento de Rasmussen (1986), Le Corbusier, atravs desse templo notvel, deu uma nova contribuio para a arquitetura e mostrou de maneira impressionante como a luz do dia e sua distribuio constituem um maravilhoso meio de expresso para o artista. 5. A Catedral de Braslia Parte do conjunto inicial de edifcios que compem o Eixo Monumental da capital brasileira, a Catedral de Braslia, ou Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, foi projetada por Oscar Niemeyer e construda entre 1959 e 1970. O edifcio possui planta circular de setenta metros de dimetro, com dezesseis pilares de concreto que se inclinam at tocar uns aos outros. O acesso demarcado por quatro
ISSN 2179-5568 Revista Especialize On-line IPOG - Goinia - 6 Edio n 006 Vol.01/2013 dezembro/2013

A luz natural e a percepo do espao arquitetnico em edifcios de carter religioso

Dezembro/2013

esculturas, representando os evangelistas, que remetem obra de Aleijadinho na igreja de Congonhas do Campo, em Minas Gerais, e, como a nave est um nvel abaixo do plano de acesso, se d atravs de uma rampa descendente, estreita e escura, em uma galeria subterrnea.

Figuras 17 e 18 Catedral de Braslia nave e tnel de acesso Fonte: Zonno (2012:10)

Sobre essa soluo singular, comenta Niemeyer (1992:36): evitei as solues usuais, as velhas catedrais escuras, lembrando o pecado. E, ao contrrio, fiz escura a galeria de acesso nave, e esta toda iluminada, colorida, voltada com seus belos vitrais transparentes para os espaos infinitos. E ainda:
A Catedral de Braslia um dos prdios que mais me agradam na arquitetura da Nova Capital. diferente de todas as Catedrais construdas. Com a galeria de acesso em sombra e a nave colorida ela estabelece um jogo, um contraste de luz que a todos surpreendem: cria com a nave transparente uma ligao visual inovadora entre ela e os espaos infinitos (NIEMEYER, 1992:65).

Figura 19 Catedral de Braslia croquis de Niemeyer enfatizando o contraste entre a nave e o tnel de acesso Fonte: Muller (2003:19)

Para Barnab (2002:3), Niemeyer utiliza a luz natural como instrumento de qualificao de espaos e formas, e como quesito de forte expresso e significado. Sobre a Catedral, ele
ISSN 2179-5568 Revista Especialize On-line IPOG - Goinia - 6 Edio n 006 Vol.01/2013 dezembro/2013

A luz natural e a percepo do espao arquitetnico em edifcios de carter religioso

Dezembro/2013

afirma: Niemeyer utiliza declaradamente a luz e a sombra como tema materializado em arquitetura, atravs de um contraste absoluto entre o tnel de acesso descendente escuro valorizando a nave com uma luz manipulada brilhante se ascendendo aos cus (BARNAB, 2002:13). Tambm sobre o acesso nave da Catedral, escreveu Fabio Muller:
A soluo dada ao acesso recurso original que proporciona um dos mais poderosos efeitos plsticos e psicolgicos proporcionados pela arquitetura para a experimentao do sagrado em todos os tempos. Para adentrar em to belo templo, Niemeyer no poderia lanar solues que declinassem a j comentada unidade interna e externa. Dessa maneira, descartou, deliberadamente, recursos tradicionais como nrtex, trio e a prpria porta macia e visvel dos templos de antanho, para construir tnel subterrneo que faz gradual e surpreendente aproximao desde fora ao interior do templo. Seguindo o caminho ladeado pelas esttuas dos evangelistas, feitas por Ceschiatti, postas em eixo perpendicular com a Esplanada, o fiel toma contato com o tnel estreito e escuro, onde uma rampa, com piso de granito preto, leva-o abaixo para, depois de alguns metros de caminhada, atingir o recinto esplendorosamente transbordante de luz e cor (MULLER, 2003:18).

A sombra representa o terreno e leva ao recolhimento, ao silncio, prepara para a experincia da luz que inunda a nave uma ligao com o cu, com as coisas espirituais. Nas palavras de Niemeyer:
No desejava repetir o contraste habitual, o exterior luminoso e o interior em penumbra () que infundem um senso de penitncia e de castigo. Preferi fazer o contrrio, para que os fiis, tendo percorrido a galeria obscura, experimentassem, ao entrar na nave, no contraste de luz e de cores, uma sensao de paz e de esperana (NIEMEYER, 1998:106).

No comentrio de Barnab (2002), as trevas so deixadas no corredor de acesso, ficando a nave plena de luz, alegria e transparncia, conectada com os cus, a matria arquitetnica transformando-se em elemento imaterial pelo banho de luz celestial. Nesse espao de luz cristalina entremeada por cores, a atrao pela altura to irresistvel como em uma ossatura de catedral gtica, mesmo o espao sendo configurado de forma diferente (BARNAB, 2007:18). De forma semelhante, Zonno (20012:9), expressa seu pensamento: produz-se, por contraste, um efeito sensvel e dramtico como se pode interpretar a partir do croqui do arquiteto. A sensao no interior do espao sagrado de expanso e direcionamento ao alto, criando uma atmosfera completamente diversa: leve e de enlevo. Pode-se concluir que, na Catedral de Braslia, a luz e a sombra so utilizadas declaradamente, assim como o concreto e o vidro, como matria prima da arquitetura:

ISSN 2179-5568 Revista Especialize On-line IPOG - Goinia - 6 Edio n 006 Vol.01/2013 dezembro/2013

A luz natural e a percepo do espao arquitetnico em edifcios de carter religioso

Dezembro/2013

disso tudo decorre que uma visita catedral faz permanecer, na memria das pessoas, a forma expressiva e as experincias proporcionadas pela manipulao da luz como diretriz de projeto, tanto em relao luminosidade quanto aos ambientes mais escuros. A simplicidade na proposta simblica conduz o usurio a refletir sobre o sagrado, curvar-se ao descer por uma rampa em penumbra, visualizar uma possibilidade de redeno no final do tnel e entrar em um espao de luz mgica. Enfim, uma boa iluminao molda e modifica a realidade, condicionando o estado de nimo das pessoas e sua percepo geral dos ambientes que vivenciam (BARNAB, 2007:18).

6. A Igreja da Luz A Igreja da Luz, projetada por Tadao Ando, pertence Igreja Unida de Cristo no Japo e est situada num subrbio residencial a 40 quilmetros de Osaka. A igreja, construda quase em sua totalidade em concreto armado com detalhes em vidro, foi executada entre 1988 e 1989, com oramento bastante restrito. Na descrio do projeto pelo arquiteto:
Preparei uma caixa com grossas paredes de concreto uma construo da escurido. Ento produzi uma fenda na parede permitindo a penetrao da luz sob condies de severa constrio. Naquele momento, um facho de luz fratura incisivamente a escurido. Parede, cho e teto cada qual intercepta a luz e sua existncia revelada, enquanto simultaneamente a luz refletida vai e vem entre eles, iniciando complexas inter-relaes. O espao nasce. Contudo, com cada incremento ou mudana de ngulo na penetrao da luz, o ser das coisas e suas relaes so recriadas. O espao, em outras palavras, nunca est amadurecido, mas se torna continuamente novo. Neste espao de continuo renascimento, as pessoas estaro aptas a evocar as implicaes da vida ressonantes (ANDO Apud. DAL CO, 1997:471).

ISSN 2179-5568 Revista Especialize On-line IPOG - Goinia - 6 Edio n 006 Vol.01/2013 dezembro/2013

A luz natural e a percepo do espao arquitetnico em edifcios de carter religioso

Dezembro/2013

Figuras 20 e 21 Igreja da Luz vista interna e modelo Fonte: Zonno (2012:14)

Para Monteiro (2009), Tadao Ando usa frequentemente a luz da emoo, a luz que evidencia os objetos ou espao em que incide. o tipo de luz frequente na arquitetura at ao final do Romnico, no sculo XIII, mas que tem sido usada ao longo dos tempos por estar associada a um forte efeito plstico. Para Monteiro (2009:82), A Capela da Luz o exemplo de como Tadao Ando usa a luz natural com uma inteno plstica e simblica muito forte, atravs da reduo da quantidade de luz no interior do edifcio, diminuindo as aberturas ao mnimo. J na viso de Zonno (2012:13), para Ando, o potencial evocativo do espao est na visibilidade ou no sentido de presena da luz justamente porque ela irrompe em meio escurido. Isto atravs de um singular recorte em uma das superfcies criando o signo simblico da cruz entre a luz e a sombra. Segundo Paiva (2010), a propsito da luz utilizada, o arquiteto esclareceu que esta s se converte num elemento maravilhoso a partir do momento em que o fundo totalmente sombrio. O espao se altera a partir das relaes fenomnicas da luz. A transformao da aparncia da luz nos planos geomtricos parece afirmar que a instabilidade parte da natureza, ela mesma um campo de incertezas, do qual tambm o homem faz parte (Zonno, 2012:14). Na viso de Paiva (2010:72), as alteraes que a luz sofre ao longo do dia refletem, uma vez mais, a relao do homem com a natureza, e desta com a arquitetura (que de carcter purificador, segundo a tradio japonesa).
ISSN 2179-5568 Revista Especialize On-line IPOG - Goinia - 6 Edio n 006 Vol.01/2013 dezembro/2013

A luz natural e a percepo do espao arquitetnico em edifcios de carter religioso

Dezembro/2013

Apesar de podermos observar esses efeitos luminosos relacionados alterao da luz no decorrer do dia no Panteo Romano ou mesmo na capela de Ronchamp, nesse sentido, a igreja da Luz no tem paralelo com nenhuma outra.
Contrariando a tendncia da arte moderna - de inferiorizao do poder da obscuridade - o arquiteto reconhece-lhe qualidades indispensveis para a formulao dos seus projetos: a noo de profundidade, austeridade, silncio, serenidade, que, conjugadas, transmitem um ambiente mstico e religioso (aos quais no indiferente a monocromia do beto, cuja capacidade reflectora no chega aos 30%, o que acentua o carcter sombrio do espao), como se pretende para uma igreja deste gnero. Segundo o prprio Ando, embora atualmente tudo esteja envolvido por uma luz homognea, a minha ateno atrada pelas relaes que subsistem entre luz e obscuridade; na obscuridade, a luz como uma jia que se pode ter na mo Imaginava um espao assim desse gnero quando constru a igreja da luz, uma caixa fechada com paredes em beto, uma construo da obscuridade (PAIVA, 2010:74).

A sensao de profundidade, austeridade, silncio e serenidade so obtidas atravs da manipulao da luz natural. A luz imanada pela abertura em forma de cruz, representao simblica do Divino, confere sacralidade ao templo e d vida ao espao atravs de sua constante alterao ao longo do dia. Para Paiva (2010), a iluminao diminuta, gerada no s pela pequena dimenso das aberturas, mas tambm pelo concreto que pouco a reflete, resulta em um espao sombrio, mas curiosamente tranquilo e propcio meditao. 7. Concluso A arquitetura e a luz natural so temas intimamente ligados. Ambas percorreram ao longo dos sculos, e hoje ainda percorrem, um caminho trilhado lado a lado. Tal fato de d por ser a luz natural um elemento fundamental e necessrio arquitetura. Como foi visto, a cada perodo da histria da arquitetura corresponde uma forma particular de utilizao da luz. Assim, na medida em que foram utilizados novos materiais ou desenvolvidos novos sistemas construtivos, de forma a atender os novos programas, a luz passa a ser utilizada de forma diferente. Foi percebido que a cada momento da arquitetura atravs dos sculos a luz vem sendo utilizada de uma forma caracterstica. Tal como o tijolo, o concreto ou o vidro, a luz matria prima do projeto arquitetnico e acompanha a evoluo da tcnica e as necessidades do seu tempo. No caso dos programas religiosos, a luz um recurso de infinitas possibilidades. De acordo com a vontade do arquiteto, a forma como a luz interage com o ambiente pode expressar diferentes significados. O processo de concepo em arquitetura extremamente complexo. Podem-se gerar, a partir de um projeto, emoes to diversas como introspeco, enlevo, xtase, fascnio, ou deslumbramento. A luz determina a percepo das texturas e das formas, criando um efeito e uma disposio psicolgica em relao ao espao construdo.
ISSN 2179-5568 Revista Especialize On-line IPOG - Goinia - 6 Edio n 006 Vol.01/2013 dezembro/2013

A luz natural e a percepo do espao arquitetnico em edifcios de carter religioso

Dezembro/2013

Mesmo partindo de diretrizes semelhantes, ligadas luminosidade dramtica que o tema religioso exige, arquitetos podem chegar a resultados diversos. Isso pode ser percebido nas cores e na constante transformao da luz de Ronchamp, na abundncia de luz e nos contrastes da Catedral de Braslia, na penumbra da Igreja da Luz e em tantos outros projetos onde a luz associada arquitetura religiosa se torna uma luz repleta de significados. Mais do que um aspecto tcnico-construtivo, a utilizao da luz natural pode, portanto, ultrapassar seus aspectos funcionais e dar ao arquiteto, intermedirio entre a arte e a funo, ferramentas para transcender a tcnica e alcanar a emoo. Referncias BAKER, G. H. Le Corbusier: uma anlise da forma. So Paulo: Martins Fontes, 1998. BARNAB, Paulo Marcos Mottos. A Potica da Luz Natural na Obra de Oscar Niemeyer. Semina: Cincias Humanas e Sociais, Londrina, v. 23, p. 3-14. Setembro de 2002. Disponvel em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3850> Acesso em 8 de maio de 2012. BARNAB, Paulo Marcos Mottos. Luz natural como diretriz de projeto. Maio 2007. Disponvel em <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/07.084/244> Acesso em 8 de maio de 2012. CORBUSIER, Le. Vers un Architecture. Paris: Flammarion, 1995. DAL CO, F. Tadao Ando: Complete Works. London: Phaidon Press, 1997. FRACALOSI, Igor. Clssicos da Arquitetura: Capela de Romchamp Le Corbusier. Janeiro 2012. Disponvel em: <http://www.archdaily.com.br/16931/classicos-da-arquiteturacapela-de-ronchamp-le-corbusier/> Acesso em 5 Mar 2013. FURUYAMA, Massao. Tadao Ando. So Paulo: Martins Fontes, 1997. GIEDION, Siegfried. El presente eterno: Los comienzos de la arquitectura. Madri: Alianza, 1986. GOMBRICH, E. H. A Histria da Arte. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1978. HOPKINSON, R.G. e Kay, L.D. The light of building. London: Faber and Faber Ltd., 1969. LABORATRIO DE ILUMINAO DA UNICAMP. Disponvel em: <http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/dicasemail/dica17.htm>. Acesso em 28 de Fevereiro 2013. LIMA, Mariana Regina Coimbra de. Percepo Visual Aplicada Arquitetura e Iluminao. Rio de Janeiro: Editora Cincia Moderna Ltda. , 2010.
ISSN 2179-5568 Revista Especialize On-line IPOG - Goinia - 6 Edio n 006 Vol.01/2013 dezembro/2013

A luz natural e a percepo do espao arquitetnico em edifcios de carter religioso

Dezembro/2013

MILLET, Marietta S. Light Revealing Architecture. New York: Van Nostrand Reinhold, 1996. MONTEIRO, Tiago Andr de Oliveira. Light Fantastic. A luz Natural, a Arquitetura e o Homem. Coimbra, Junho de 2009. Disponvel em <http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Arquitetural/daylight/light_fantastic_a_luz_natural_a_ arquitetura_e_o_homem.pdf> Acesso em 8 de maio de 2012 MONTEYS, X. Le Corbusier: obras y proyectos. Barcelona: Gustavo Gilli, 2005. MULLER, Fbio. Catedral de Braslia, 1958-70: reduo e redeno. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo. Belo Horizonte, 2003. NIEMEYER, Oscar. A forma na arquitetura. Rio de Janeiro: Avenir, 1978. NIEMEYER, Oscar. Meu Ssia e Eu. Rio de Janeiro: Revan, 1992. NIEMEYER, Oscar. Dilogo pr-socrtico. So Paulo: Instituto Lina Bo Bardi e P. M. Bardi, 1998. OSRAM. Manual do Curso Iluminao, Conceitos e Projetos. Disponvel em: <http://www.osram.com.br/osram_br/Ferramentas_%26_Catlogos/Downloads/Iluminacao_G eral/Manual_do_Curso_Iluminacao_Conceitos_e_Projetos/index.html> Acesso em 4 de Maro de 2013. PAIVA, Rita Ferreira Marques de. LUZ E SOMBRA. A esttica da luz nas Igrejas de Sta. Maria e da Luz, de Siza e Ando. Outubro de 2010. Disponvel em: <http://run.unl.pt/handle/10362/5746> Acesso em 12 de maio de 2012. RASMUSSEN, Stern Eiler. Experiencyng architecture. Massachussets: The MIT Press, 1959. SZABO, Ladislao Pedro. Vises de Luz - O pensamento de Arquitetos Modernistas sobre o uso da luz na Arquitetura. So Paulo, outubro de 1995. Disponvel em: <http://www.worldcat.org/title/visoes-de-luz-o-pensamento-de-arquitetos-modernistas-sobreo-uso-da-luz-na-arquitetura/oclc/50833253> Acesso em 4 de maio de 2012. SZABO, Ladislao. Efeitos da luz na arquitetura. Projetodesign. Edio 227. Dezembro 1998. TEORIA DA ARQUITETURA. Luz. capela Ronchamp de Le Corbusier. Junho 2010. Disponvel em: <http://teoriarquitecturaubi.blogspot.com.br/2010/06/luzcapela-ronchamp-dele-corbusier.html> Acesso em: 11 de Maio de 2012.
ISSN 2179-5568 Revista Especialize On-line IPOG - Goinia - 6 Edio n 006 Vol.01/2013 dezembro/2013

A luz natural e a percepo do espao arquitetnico em edifcios de carter religioso

Dezembro/2013

TRAPANO, Patrizia Di e BASTOS, Leopoldo E. Gonalves. Luz, Espao e Forma. Revista Lume Arquitetura, Edio 22. Outubro / Novembro 2006. ZONNO, Fabola do Valle. Fiat Lux: o religare como experincia fenomenolgica na arquitetura. Plura revista de estudos da religio. Vol. 3. N. 2. Jul Dez 2012. Disponvel em: <http://www.abhr.org.br/plura/ojs/index.php/plura/article/view/595> Acesso em 8 de maro de 2013.

ISSN 2179-5568 Revista Especialize On-line IPOG - Goinia - 6 Edio n 006 Vol.01/2013 dezembro/2013

Das könnte Ihnen auch gefallen