Sie sind auf Seite 1von 13

Bolsa de Valores O que Bolsa de Valores? O mercado de valores aparece diariamente nas notcias.

. Voc toda hora ouve falar nas altas e baixas da bolsas, e voc tambm ouve falar diariamente na mdia: O ndice Dow Jones cresceu em mdia 2% hoje, com avanos e declnios com uma margem de... Obviamente as aes e o mercado de valores so importantes, mas voc talvez voc saiba muito pouco sobre eles. O que uma ao? O que um mercado de valores? Por que precisamos de um mercado de valores? De onde as aes vm, e por que as pessoas querem comprar e vender aes?

Digamos que voc decide comear um negcio, e ento voc decide abrir um restaurante. Voc sai e compra um edifcio, compra todo o equipamento de cozinha, mesas e cadeiras, materiais e contrata cozinheiros, garonetes, etc.
Voc anuncia e abre suas portas. Digamos que voc gasta $500.000 no edifcio e no equipamento, e que todos os anos voc gasta $250.000 em materiais, comida e na folha de pagamento dos seus empregados. Ao trmino do seu primeiro ano voc, soma todo o dinheiro recebido dos clientes e voc acha que sua renda total $300.000. Considerando que sua despesa foi de $250.000, seu lucro lquido $300.000 (renda) $250.000 (despesa) = $50.000 (lucro).

Bolsa de Valores O que Bolsa de Valores? Ao trmino do segundo ano ganha $325,000 e suas despesas permanecem as mesmas, logo tem um lucro lquido de $75,000. Neste momento voc decide vender o negcio. Qual o preo? Um modo dizer que o negcio: Vale $500.000. Se voc fecha o restaurante voc pode vender o edifcio, o equipamento, etc. e adquire $500.000. Esta uma simplificao, claro que - o edifcio provavelmente foi super valorizado, e o equipamento desvalorizouse, pois j foi largamente usado. Digamos que as coisas contrabalanam-se e valem $500.000. Este o ativo ou valor contbil do negcio - o valor de todos os ativos do negcio se voc o vendesse hoje. Se voc mantivesse o passo teramos provavelmente pelo menos mais $75.000 de lucro este ano - voc sabe pela histria do comportamento do negcio. Ento voc pode pensar no restaurante como um investimento que pagar algo como $75.000 de retorno todos os anos. Vendo isto deste modo, algum poderia estar disposto pagar $750.000 pelo restaurante. Um retorno de $75.000 ao ano sob um investimento de $750.000 representa uma taxa de retorno de 10%. Algum poderia estar at mesmo disposto a pagar $1, 500, 000, que representa uma taxa de retorno de 5% ou at mesmo mais, se pensasse que a renda do restaurante cresceria e aumentaria com o passar do tempo a uma taxa maior do que a taxa inflacionaria.

Bolsa de Valores O que Bolsa de Valores? Ento, o dono do restaurante estabeleceria o preo correto. Voc poderia estimar o restaurante em $1, 500,000. Se 10 pessoas vm a voc e dizem: Amigo, eu gostaria de comprar seu restaurante, mas eu no tenho $1.500.000. Se esse fosse o caso, voc poderia dividir seu restaurante em 10 fatias e vender cada pedao por $150.000. Em outras palavras, voc poderia vender partes do restaurante. Ento cada pessoa que comprou uma parte receberia um dcimo dos lucros ao trmino do ano, e cada pessoa teria direito a um voto em qualquer deciso empresarial. Ou voc poderia dividir propriedade em 1.500 partes e poderia vender cada parte para $1.000 e fazer permitir que pessoas de menor poder aquisitivo participassem da compra. Ou voc poderia dividir propriedade em 3,000 partes, poderia manter 1,500 sob seu controle, e poderia vender as partes restantes $500 cada. medida que voc retm uma maioria das fatias (e ento os votos) e voc retm o controle do restaurante, enquanto compartilha o lucro com outras pessoas. Enquanto isso, voc consegue depositar os mesmos $750.000 no banco ao vender as 1.500 partes a outras pessoas. Aes, elas representam a propriedade dos recursos de uma companhia e seus lucros. Os dividendos das aes representam uma poro dos lucros anuais da companhia. Se o restaurante tem 10 donos e cada um possue uma parte das aes, e o restaurante gera $75.000 de lucro durante o ano, ento cada dono arrecada $7.500.

Bolsa de Valores
O que Bolsa de Valores? Uma grande companhia como a IBM tem milhes de acionistas (ao redor 1.1 bilhes em outubro de 99). O total dos lucros da companhia so divididos por 1.1 bilhes e so enviados aos acionistas como dividendos. Uma medida do valor de uma companhia, pelo menos para os investidores, o produto do nmero de acionistas multiplicado pelo preo das aes. Este valor chamado de capitalizaes da companhia. A idia bsica atrs de um mercado de valores algo simples

Se eu sou uma pessoa fsica e possuo um restaurante e eu estou vendendo-o a outros cidados da comunidade, eu poderia fazer a venda por vias verbais ou por anncio no jornal. Vender aes fica mais fcil Porm, cria um problema para qualquer um que queira vender suas aes. O vendedor tem que sair e achar um comprador, e s vezes isso nem sempre fcil. O Mercado de Valores resolve este problema. As aes so publicamente comercializadas e so vendidas no Mercado de Valores (tambm conhecido como Bolsa de Valores). A bolsa de valores de Nova Iorque (NYSE) um exemplo deste mercado. Em seu bairro voc tem um supermercado que vende comida.

Bolsa de Valores O que Bolsa de Valores? A razo pela qual voc vai ao supermercado porque voc pode ir a um lugar e pode comprar de uma vez, todos os tipos de comidas que voc precisa - muito mais conveniente do que se dirigir ao aougueiro, ao leiteiro, etc. O NYSE um supermercado de aes. A NYSE pode ser imaginada como uma grande arena onde todo o mundo que quer comprar e/ou vender aes podem faz-lo. As trocas facilitam a compra e venda. Voc no tem que ir NY para participar da bolsa de valores - voc pode chamar um corretor de aes que negocia com a NYSE e ele com sua autorizao, comprar ou vender suas aes. Se a troca no existisse, comprar ou vender aes seria algo muito difcil. Voc teria que colocar um anncio classificado no jornal, esperar por uma chamada, pechinchar um preo, etc. sempre que voc quisesse vender aes. A bolsa de valores tem um efeito colateral interessante. Porque todas as compras e vendas so centralizadas, permite-se conhecer o preo das aes a toda hora ou minuto. Ento, o preo das aes flutuam baseado em notcias da companhia, relatrios da mdia, notcias econmicas nacionais, etc. os compradores e vendedores levam em conta todos destes fatores. Por exemplo, assim quando o FAA fechou a companhia Valujet em junho de 1996, o valor das aes mergulhou. Os investidores no se sentiam seguros com o que a linha area poderia representar em termos de negcios, comearam a vender suas aes, provocando a queda nos preos.

Bolsa de Valores O que Bolsa de Valores? O valor da empresa caiu em funo do preo de suas aes. O preo das aes tambm reflete o dividendo que as aes pagam, os salrios projetados da companhia no futuro, o preo do ch na China (especialmente o Lipton), e assim por diante. Corporaes Qualquer negcio que deseje vender aes a vrias pessoas diferentes, assim o fazem, transformando-se em uma corporao. O processo de tornar um negcio em uma corporao chamado de incorporaes. Se voc comea um restaurante com seu prprio dinheiro na compra do edifcio e do equipamento, ento o que voc fez um proprietrio privado ou exclusivo. Se voc possui o dono do restaurante inteiro - voc consegue tomar todas as decises e voc dono de todo o lucro. Se trs pessoas juntam seu dinheiro e comeam um restaurante como um time, ento o que eles formam uma sociedade. As trs pessoas possuem o restaurante e compartilham do seu lucro e decises. Uma corporao diferente, e representa um conceito bem interessante. Uma corporao uma pessoa virtual". Quer dizer, uma corporao registrada no governo, tem um nmero de CPJ (Cadastro de Pessoa Jurdica), pode possuir propriedades, pode ir corte e processar pessoas e pode ser processada, pode fazer contratos, e assim por diante. Por definio uma corporao tem aes que podem ser compradas e podem ser vendidas, e todos os donos da corporao mantm aes da corporao.

Bolsa de Valores O que Bolsa de Valores? Um efeito colateral inacreditavelmente interessante desta pessoa virtual" que tem um prazo de vida indefinido e potencialmente infinito. H um conjunto inteiro de leis que controlam as corporaes - estas leis existem para proteger os acionistas e o pblico. Estas leis controlam vrios aspectos organizacionais e operacionais das corporaes. Por exemplo, toda corporao tem um conselho de diretores (se todas as aes de uma corporao fosse possuda por uma nica pessoa, ento esta pessoa poderia decidir que s haver uma pessoa no conselho, mas mesmo assim o conselho ainda permanece). Os acionistas da companhia se encontram todos os anos para eleger um novo conselho. Ento, o conselho toma as decises para a companhia. O conselho contrata os administradores (o presidente da companhia e/ou vice-presidente so todos escolhidos pelo conselho), define as polticas da companhia, etc. O grupo de administradores, juntos, poderia ser definido como o crebro pessoa virtual". A partir desta descrio pode-se ver que uma corporaes tem um grupo de donos, os acionistas. Os donos elegem uma conselho/ grupo de diretores para tomar as decises principais da companhia. O conselho, por exemplo, selecionam os administradores principais da companhia e lhe dizem o que fazer. Os administradores contratam outras pessoa e administram os empregados na companhia.

Bolsa de Valores O que Bolsa de Valores? Os donos da corporaes se tornam os donos comprando suas aes. O conselho decide quantas aes haver. Por exemplo, uma companhia poderia ter um milho de aes. A companhia ou pode ser privada ou pblica. Em uma companhia privada as aes pertencem a um nmero pequeno de pessoas que provavelmente se conhecem. Eles compram e vendem as aes entre si. Uma companhia pblica pertence a milhares de pessoas que comercializam suas aes em uma bolsa de valores pblica. Um das grandes razes para que as corporaes existam criar uma estrutura de captao de dinheiro para investimento junto ao negcio. Digamos que voc gostaria de comear sua prpria linha area. A maioria das pessoas no pode fazer isto, porque um avio vale milhes de dlares. Uma linha area precisa de uma frota inteira de avies e outros equipamentos, alm disso, ter que contratar muitos empregados. Uma pessoa que quer comear uma linha area formar uma corporaes ento e vender aes para captar o dinheiro necessrio para iniciar o negcio. Criar corporaes uma maneira fcil de captar grandes quantidades de capital de investimento", o dinheiro dos investidores. Quando uma corporaes pela primeira vez vende suas aes ao pblico, faz via um IPO (Initial Public Offering - Oferecimento Inicial ao de Pblico). A companhia poderia vender um milho de aes $20 cada para captar $20 milhes rapidamente (isso uma simplificaes - a corretora cobrar a comisso de corretagem de $20 milhes sobre o valor do IPO).

Bolsa de Valores O que Bolsa de Valores? A companhia investe seus primeiros $20 milhes em equipamento e empregados. Os investidores (os acionistas que compraram os $20 milhes em aes) espera que o equipamento e empregados gerem lucros e pagaro os dividendos. Outra razo para que as corporaes existam limitar as obrigaes dos donos at certo ponto. Se a corporao processada, a corporao responde judicialmente. A corporao pode sair de negcio, mas isso o pior que pode acontecer. Se voc um proprietrio exclusivo que possui um restaurante e o restaurante processado, voc que est sendo processado. Voc e o restaurante so as mesmas coisas". Se voc for condenado, ento voc pessoalmente pode perder tudo o que voc possua durante o processo. Preos das aes

Digamos que uma nova corporao criada e em seu IPO capta $20 milhes vendendo um milho de aes a $20 cada. A corporao compra seu equipamento e contrata seus empregados, e no primeiro ano quando so apuradas as receitas e despesas a companhia tem um lucro de $1 milho. O conselho de diretores da companhia pode decidir fazer vrios coisas com esse milho:

Bolsa de Valores O que Bolsa de Valores? Poderia pr no banco ou poup-lo para uma emergncia. Poderia decidir repartir todo o lucro com seus acionistas, assim sendo, distribuiria dividendos de $1 por ao. Poderia usar o dinheiro para comprar mais equipamento e contratar mais empregados para fazer a companhia crescer. Ou poderia escolher uma das trs alternativas. Se uma companhia tradicionalmente repassa seus lucros para seus acionistas, geralmente chamado de renda de aes (income stock). Os acionistas obtm renda dos lucros da companhia. Se a companhia aplica a maioria do dinheiro no negcio, chamado uma aes de crescimento (growth stock). A companhia est tentando crescer aumentando a quantidade de equipamento e o nmero das pessoas. O preo das aes de renda tender a ficar igual. Quer dizer, de ano para ano o preo das aes tender a permanecer aproximadamente o mesmo a menos que os lucros (e ento dividendos) subam. Pessoas esto recebendo seu dinheiro de volta a cada ano, mas o negcio no est crescendo. Este seria o caso para aes de um restaurante onde todo o lucro distribudo anualmente aos acionistas. Digamos que o restaurante decide, durante vrios anos, economizar seus lucros e ento no segundo ano abre uma filial. Este o comportamento de uma companhia de crescimento. O valor das aes sobem porque, quando o segundo restaurante abre, h duas vezes mais equipamentos e duas vezes mais lucros a serem ganhos pela companhia.

Bolsa de Valores O que Bolsa de Valores? Nas aes de crescimento os acionistas no recebem dividendos anuais, mas eles possuem uma companhia cujo valor est aumentando. Ento os acionistas podem receber mais quando vendem suas aes a outra pessoa. Algum comprando a aes veria o valor contbil crescente da companhia (o valor dos edifcios, equipamento, etc.) e o lucro crescente que a companhia est ganhando e paga um preo mais alto pelas aes. Em uma companhia publicamente comerciada, todos as informaes financeiras sobre a companhia so pblicas. As Comisso de Troca e Segurana (The Securities and Exchange Commission - SEC) tem a responsabilidade da coleta destas informaes e as disponibiliza para os investidores. Os acionistas tambm usam vrios outros indicadores para determinar qual preo das aes.

Um indicador simples o ndice de Preo/Lucro. Este o preo da aes dividido lucro por ao. H todos os tipos de indicadores como estes como tambm muitas outras informaes financeiras disponveis sobre as aes.

Bolsa de Valores Mdias de aes Diariamente no noticirio voc ouve falar do Mdia Dow Jones e outras mdias como o S&P 500 ou Russel 2000. Estas so mdias de mercado projetadas para dizer como as companhias em geral atuaram no mercado de valores. Por exemplo, a Mdia Dow Jones simplesmente o valor comum das 30 maiores aes de grandes industriais. As grandes companhias como GM, Goodyear, IBM e Exxon so as companhias que compem este ndice. Veja nesta esta pgina como a mdia calculada. O S&P 500 o valor comum de 500 grandes companhias. O que estas mdias indicam a sade geral de preos acionrios. Se a economia est indo bem, ento os preos das aes de um grupo tendem a subir. Se est indo mal, os preos tendem a cair. As mdias mostram como estas tendncias se refletem no mercado. O Papel das Bolsas de Valores e Corretoras de Aes H trs grandes Bolsas de Valores no E.U.A. NYSE - The New York Stock Exchange - A bolsa de valores de NY AMEX - The American Stock exchange - A bolsa de valores americana NASDAQ - National Association of Securities Dealers - Associao Nacional de

Bolsa de Valores Corretoras de Seguros A NYSE tem aproximadamente 3,000 companhias cadastradas ao prego. De acordo com o NYSE, ao trmino de novembro de 98, 3,104 companhias estava cadastradas na NYSE. Estas companhias tiveram mais de 236 bilhes de aes, $10.1 trilhes disponveis para comercializao no prego, dando a NYSE a maior das capitalizaes de mercado do mundo (em condies de valor de mercado globais o valor global total das companhias NYSE excedeu $12.8 trilhes). Qualquer uma destas 3.000 empresas que queira comprar ou vender aes vo bolsa de valores de Nova Iorque para faz-lo. Claro que, ningum precisa voar Nova Iorque, para comprar ou vender suas aes. Uma pessoa chama uma corretora de aes ou ento em uma firma autorizada a operar no prego. H dzias de corretoras de valores como Merrill Lynch, Charles Schwab, Decano Witter e assim por diante. Quando voc chama um corretor de uma destas companhias, ele ou ela revezam-se no prego e um representante da companhia (ou, mais comumente, um computador que representa a companhia) faz o comrcio das aes. Voc paga ao corretor uma comisso, geralmente $10 a $100 por comercializao, dependendo da corretora. Aes que no listadas no prego so vendidas Over The Counter - OTC. Aes OTC geralmente esto de companhias menores, mais arriscadas. Geralmente uma aes OTC acionria de uma companhia que no satisfaz as exigncias do prego.

Das könnte Ihnen auch gefallen