Sie sind auf Seite 1von 2

Estudos bblicos sobre a Pscoa para crianas

Estudos bblicos sobre a Pscoa para crianas

Os estudos bblicos sobre a Pscoa so adequados para crianas manterem o foco na verdadeira histria da data, mas em um nvel de complexidade que elas compreendam. As crianas esto sempre dispostas a ouvirem histrias com detalhes e personagens interessantes. A preservao do significado da Pscoa significa que as crianas ouviro os detalhes da histria de uma forma que as permita entender facilmente a mensagem por trs dela.

A histria

O nome da Pscoa tem origens seculares, mas, ao longo dos sculos, veio a ser associado com a celebrao crist do dia em que Jesus levantou dos mortos. As lies sobre a Pscoa devem enfatizar esse aspecto. Os cristos acreditam no testemunho da Bblia de que Jesus Cristo, o homem que tambm era filho de Deus, foi crucificado pelo exrcito romano e colocado em uma tumba para ser enterrado. Trs dias depois, de acordo com a Bblia, ele ressuscitou. Termos como "crucificado", "ressurreio" e "tumba" devem ser explicados, assim como uma breve histria sobre os romanos daquele perodo.

A ressureio

Dependendo da idade, da compreenso e maturidade das crianas, os professores podem querer pular a descries mais grficas da crucificao e focar na ressurreio de Jesus. A Bblia afirma que depois do enterro de Jesus, muitas pessoas ficaram de luto. Na terceira manh, um grupo de mulheres foi at sua tumba para fazer uma homenagem e viu que ela estava vazia. Anjos apareceram e disseram s mulheres que Jesus no estava mais morto e que havia levantado dos mortos e apareceria novamente em breve, o que aconteceu. A histria desse triunfo pode ser mais apropriada para crianas mais jovens.

Por que Jesus teve que morrer

Embora o ponto principal da histria da Pscoa seja o fato de Jesus ter levantado dos mortos, as crianas podem perguntar por que ele teve que morrer. A forma mais fcil de explicar dizer a diferena entre o certo e o errado. Explique que quando fazemos algo de errado, devemos pedir desculpas e que a pessoa que ns prejudicamos ento pode nos perdoar. O conceito da morte de Jesus praticamente igual. As pessoas fizeram coisas erradas, chamadas "pecado", que vo contra os ensinamentos da Bblia, e os pecados levam morte. Jesus morreu em nosso lugar para que quando ns pecarmos ns no tenhamos que

morrer -- porque ele j morreu por ns. Ns apenas temos que pedir perdo para Deus, porque Jesus tomou nosso lugar.

Foco da lio: Toda a histria

Para compartilhar toda a histria da Pscoa com as crianas, melhor enfatizar os pontos principais -- quem Jesus, por que ele teve que morrer, o que aconteceu quando ele levantou dos mortos e como esse milagre nos afeta hoje em dia. importante que as lies sobre a Pscoa no sejam contadas como histrias, mas sejam relevantes para as vidas cotidianas das crianas. Isso pode ser feito com perguntas como: "Como voc acha que os amigos de Jesus se sentiram quando ele morreu?"; "Voc j teve que pedir perdo para algum?". Perguntas assim no apenas envolvem as crianas na lio mas tambm fazem com que elas pensem em como a histria da Pscoa se aplica a elas mesmas. Jogos, msicas, histrias e imagens ajudam a reforar esses conceitos.

Das könnte Ihnen auch gefallen