Sie sind auf Seite 1von 9

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAO TECNOLGICA PAULA SOUZA FACULDADE TECNOLOGICA DO TATUAP - VICTOR CVITA

HERMES OLIVEIRA DE SOUZA KLEBER CAMARGO MARCELO OYAKAWA NOARA SATURNINO

Juntas de Dilatao em Pontes

Trabalho desenvolvido por Hermes Oliveira de Souza, Kleber Camargo, Marcelo Oyakawa e Noara Saturnino da disciplina de Pontes do curso de Tecnologia de Controle de Obras, da Faculdade de Tecnologia do Tatuap Victor Civita e ministrada pelo Prof. Odair Rosa.

So Paulo Abril/2014

Sumrio
Introduo ......................................................................................................................... 3 Capitulo I .......................................................................................................................... 4 1.1-Definio de Juntas .................................................................................................... 4 CAPITULO II ................................................................................................................... 5 2 - Tipos de Juntas ............................................................................................................ 5 2.1- Juntas abertas ............................................................................................................ 5 2.2- Juntas Fechadas ......................................................................................................... 5 2.3- Juntas de asfalto ........................................................................................................ 6 2.4- Junta de Compresso ................................................................................................. 6 2.5- Juntas Denteadas ....................................................................................................... 7 2.6- Juntas com fitas elastomricas (neoprene) ................................................................ 8

ndice de Figuras
Figura 1- Junta serrada ..................................................................................................... 5 Figura 2- Junta de asfalto com laterais de borracha e resistncia ao impacto .................. 6 Figura 3 - Revestimento por compresso feito em borracha ............................................ 7 Figura 4- Juntas denteadas ................................................................................................ 7 Figura 5- Junta de perfil elastomrico .............................................................................. 8

Introduo
As juntas existem para direcionar movimentos estruturais, principalmente aos ocorridos devido s variaes trmicas e mecnicas. O tratamento em juntas necessrio para impedir a penetrao de impurezas e outros produtos, evitando a contaminao interna do piso. A junta de dilatao uma separao fsica entre duas partes de uma estrutura, para que estas possam se movimentar sem transmitir esforos entre si. Segundo RODRIGUES apud Junior (2010) a funo bsica das juntas permitir as movimentaes de contrao e expanso do concreto, permitindo a adequada transferncia de carga entre as placas contguas e garantindo o conforto do rolamento. Caso este espaamento tenha presena de algum material rgido ou que tenha perdido suas propriedades de elasticidade, o mesmo produzir tenses indesejveis na estrutura, e assim impedir ou restringir o movimento decorrente da dilatao trmica previsto para a mesma, originando assim tenses superiores dimensionadas a serem absorvidas, logo podendo ocasionar fissuras. A largura da junta depende do deslocamento previsto, geralmente est entre 2 e 3 cm, podendo ter larguras maiores. Algumas de suas aplicaes mais comuns so em lajes, viadutos, pontes, caladas, quadras poliesportivas, e etc. A penetrao de lquidos pode causar o mau funcionamento da junta e deteriorar elementos da estrutura, o acmulo de slidos pode comprometer o comportamento estrutural da obra por transmitir esforos no previstos. A junta deve ser selada com materiais adequados, que permitam seu perfeito funcionamento e ao mesmo tempo a torne impermevel e evite o acmulo de materiais slidos no seu interior. No desenvolvimento de um projeto arquitetnico de grande porte, o engenheiro estrutural deve ser consultado para definir o nmero e a posio das juntas de dilatao.

Capitulo I
1.1-Definio de Juntas

Juntas de dilatao so intervalos abertos entre trechos de superestrutura, ou entre a superestrutura e os encontros, que permitem que a superestrutura se dilate ou se contraia com as variaes de temperatura. Devem garantir a transio suave entre os acessos e a ponte e tambm entre os trechos por ela divididos. Podem ser aplicadas em pontes, tabuleiros, viadutos de estradas e auto-estradas.

Figura 1 - Localizao das juntas em pontes

Devido s trocas de temperaturas, os materiais se dilatam ou contraem alguns mais, outros menos. O concreto um deles. No calor ele expande, e no frio ele contrai. Alm dessas cargas o efeito de temperatura e retrao tambm produz deformaes nos pavimentos, causando esforos na estrutura. Essas tenses, se no forem devidamente tratadas, reduzem o tempo de vida til do pavimento. Dessa maneira faz-se necessria o planejamento de juntas que permitam a movimentao das placas controlando as fissuras. H duas categorias principais de juntas de dilatao: juntas fechadas, projetadas para serem estanques, e juntas abertas, que permitem a livre passagem de gua e detritos.

CAPITULO II 2 - Tipos de Juntas


A localizao e a direo das juntas, no sentido vertical ou horizontal, a amplitude do seu movimento e o uso a que se destina na rea que elas atravessam, so fatores que precisam ser levados em conta no desenho das juntas e na especificao dos produtos e sistemas de sua vedao. O material das juntas pode ser agrupada em trs categorias: mastique elstico, junta elstica pr-moldada e perfil elastomrico.

2.1- Juntas abertas


As juntas abertas, definidas por faces verticais, podem ter suas faces em concreto armado sem proteo, ou serem protegidas por cantoneiras; alm das restries naturais s juntas abertas, que permitem a livre passagem de guas e detritos, comprometendo a durabilidade dos apoios, os constantes choques das rodas dos veculos com os cantos da junta reduzem a vida til das juntas abertas.

2.2- Juntas Fechadas


H inmeros tipos de juntas de dilatao fechadas; em virtude de serem dispositivos de grande importncia e de vida til relativamente curta, por defeitos de projeto, de assentamento ou da prpria junta. Logo aps o processo de acabamento do pavimento, deve-se iniciar o corte das juntas transversais de retrao, tambm conhecidas como juntas serradas.

Figura 2- Junta serrada

2.3- Juntas de asfalto


Praticamente em desuso e somente utilizadas para movimentaes da ordem de 1 cm, o que somente ocorre em tabuleiros de reduzidas dimenses; constam de uma placa de ao ou de alumnio, diretamente apoiada em dois trechos contguos de superestrutura e coberta com material elstico com cerca de 30 cm de largura e espessura igual da pavimentao.

Figura 3- Junta de asfalto com laterais de borracha e resistncia ao impacto

2.4- Junta de Compresso


A junta de compresso consiste em um bloco contnuo e alveolar de neoprene, fixado e calado em cantoneiras de ao que protegem os cantos das juntas; as cantoneiras de ao podem ser substitudas por blocos contnuos de concreto polimrico. O perfil alveolar do bloco de neoprene, que trabalha sempre comprimido, permite que ele se recupere completamente aps as distores provocadas pela movimentao da superestrutura.

Figura 4 - Revestimento por compresso feito em borracha

2.5- Juntas Denteadas

Tambm conhecidas como finger joints, so constitudas por duas chapas de ao, com dentes justapostos de encaixe macho e fmea, ancoradas estrutura da obra de arte. Normalmente, as chapas so fornecidas em mdulos de cerca de 1 m de largura. Para funcionar devidamente como junta fechada, o sistema deve empregar uma calha na abertura para recolher as guas pluviais e as escoar adequadamente.

Figura 5- Juntas denteadas

2.6- Juntas com fitas elastomricas (neoprene)


Feitas com dois blocos de concreto de alta resistncia, fixados nas extremidades da superestrutura, com perfis metlicos com reentrncias para alojar as extremidades da fita elastomrica. As fitas podem, ainda, ser instaladas em conjunto, compondo um sistema para grandes movimentaes e aberturas.

Figura 6- Junta de perfil elastomrico

2.7- Materiais
2.7.1- Mastique Elstico

um tipo de junta geralmente utilizado como vedao em juntas de pequena mobilidade. Tem carter de proteo provisria e exige posturas corretivas mais frequentes porque tende ao ressecamento e ao fraturamento. Este tipo de junta no deve ser utilizado em obras de arte especiais como elemento principal da junta.

Figura 7- Junta com mastique elstico

9 2.7.2- Junta Elstica Pr-Moldada

As juntas de dilatao do tipo elstica pr-moldada so constitudas por perfis de PVC de alta densidade, concebidas para apresentar excelentes caractersticas de flexibilidade e durabilidade. So utilizadas na construo de canais de irrigao, barragens, galerias, reservatrios de gua e em todos os tipos de obra que exijam estanqueidade.

Figura 8 - Junta elstica pr-moldada

Patologias
A penetrao de lquidos pode causar o mau funcionamento da junta e deteriorar elementos da estrutura, o acmulo de slidos pode comprometer o comportamento estrutural da obra por transmitir esforos no previstos. A junta deve ser selada com materiais adequados, que permitam seu perfeito funcionamento e ao mesmo tempo a torne impermevel e evite o acmulo de materiais slidos no seu interior.

Bibliografia
Junta de Dilatao-Especificao de Servio http://www1.dnit.gov.br / normas / download / DNIT092 _2006_ ES.pdf. acessado em 11/04/2014 11:30h Juntas de Dilatao para Obras de Arte Especiais. ftp://ftp.sp.gov.br/ftpder/normas/ET-DE-C00005_A.pdf. Acessado em 11/04/2014 13:00h Transportes - Juntas e aparelhos de apoio. http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoestecnicas/25/artigo279343-2.aspx acessado em 11/04/2014 14:50 h Junior J.C.S. Estudo dos pavimentos industriais de concreto e projeto de Juntas Trabalho de Concluso de engenharia Civil. Universidade Catlica de Salvador- Bahia.

Das könnte Ihnen auch gefallen