Sie sind auf Seite 1von 2

PROFESSORA: VANESSA RODRIGUES

COLGIO ESTADUAL OCIDENTAL C. E. O SRIE: 3 ANO DATA: ___/01/2014


8

NOTA:

AVALIAO DIAGNSTICA - FSICA

1. O planeta Marte est a uma distncia mdia igual a 2,3 10 km do Sol. Sendo 6,4 10 kg 30 a massa de Marte e 2,0 10 kg a massa do Sol, determine a intensidade da fora com que -11 o Sol atrai Marte. Dados: G = 6,67 10 Nm/kg.

23

2. Dois navios de 300.000 toneladas cada esto separados por uma distncia de 100 metros entre seus centros de massa. Calcule o valor da fora de atrao gravitacional entre eles. -11 2 2 Dado: G = 6,7. 10 N.m /kg . 3. Uma esfera d ferro est inicialmente a uma temperatura de 30C. Ao receber uma

quantidade de calor de 600 calorias, sua temperatura passa para 34C. Qual a capacidade trmica da esfera? 4. - Considere a proposio a seguir: 5. A qualidade que mais diferencia a voz de um homem da de uma mulher que, geralmente, a do homem mais....................e forte que a da mulher, que mais................e fraca. A proposio acima se torna fisicamente correta se as lacunas forem preenchidas, respectivamente, por: a) b) c) d) e) mscula e feminil; grave e aguda; seca e timbrosa; alta e baixa; mscula e musical.

6. Um corpo de massa 100g ao receber 2400 cal varia sua temperatura de 20C para 60C, sem variar seu estado de agregao. Determine o calor especfico da substncia que constitui esse corpo, nesse intervalo de temperatura.

PROFESSORA: VANESSA RODRIGUES

COLGIO ESTADUAL OCIDENTAL C. E. O SRIE: 2 ANO DATA: ___/01/2014

NOTA:

AVALIAO DIAGNSTICA - FSICA


01. A respeito do conceito da inrcia, assinale a frase correta: a) Um ponto material tende a manter sua acelerao por inrcia. b) Uma partcula pode ter movimento circular e uniforme, por inrcia. c) O nico estado cinemtico que pode ser mantido por inrcia o repouso. d) No pode existir movimento perptuo, sem a presena de uma fora. e) A velocidade vetorial de uma partcula tende a se manter por inrcia; a fora usada para alterar a velocidade e no para mant-la. 02. O Princpio da Inrcia afirma: a) Todo ponto material isolado ou est em repouso ou em movimento retilneo em relao a qualquer referencial. b) Todo ponto material isolado ou est em repouso ou em movimento retilneo e uniforme em relao a qualquer referencial. c) Existem referenciais privilegiados em relao aos quais todo ponto material isolado tem velocidade vetorial nula. d) Existem referenciais privilegiados em relao aos quais todo ponto material isolado tem velocidade vetorial constante. e) Existem referenciais privilegiados em relao aos quais todo ponto material isolado tem velocidade escalar nula. 03. Um homem, no interior de um elevador, est jogando dardos em um alvo fixado na parede interna do elevador. Inicialmente, o elevador est em repouso, em relao Terra, suposta um Sistema Inercial e o homem acerta os dardos bem no centro do alvo. Em seguida, o elevador est em movimento retilneo e uniforme em relao Terra. Se o homem quiser continuar acertando o centro do alvo, como dever fazer a mira, em relao ao seu procedimento com o elevador parado? a) Mais alto; b) Mais baixo; c) Exatamente do mesmo modo. d) Mais alto se o elevador est subindo, mais baixo se descendo; e) Mais baixo se o elevador estiver descendo e mais alto se descendo; 04. (UNESP) As estatsticas indicam que o uso do cinto de segurana deve ser obrigatrio

a) b) c) d) e)

para prevenir leses mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a funo do cinto est relacionada com a: Primeira Lei de Newton; Lei de Snell; Lei de Ampre; Lei de Ohm; Primeira Lei de Kepler.

05. As leis da Mecnica Newtoniana so formuladas em relao a um princpio fundamental, denominado: a) Princpio da Inrcia; b) Princpio da Conservao da Energia Mecnica; c) Princpio da Conservao da Quantidade de Movimento; d) Princpio da Conservao do Momento Angular e) Princpio da Relatividade 06. Consideremos uma corda elstica, cuja constante vale 10 N/cm. As deformaes da corda so elsticas at uma fora de trao de intensidade 300N e o mximo esforo que ela pode suportar, sem romper-se, de 500N. Se amarramos um dos extremos da corda em uma rvore e puxarmos o outro extremo com uma fora de intensidade 300N, a deformao ser de 30cm. Se substituirmos a rvore por um segundo indivduo que puxe a corda tambm com uma fora de intensidade 300N, podemos afirmar que:

a) a fora de trao ser nula; b) a fora de trao ter intensidade 300N e a deformao ser a mesma do caso da rvore; c) a fora de trao ter intensidade 600N e a deformao ser o dobro do caso da rvore; d) a corda se romper, pois a intensidade de trao ser maior que 500N; e) n.d.a.

Das könnte Ihnen auch gefallen