Sie sind auf Seite 1von 2

811 dias de PM no campus

ornal da USP ! e r v i l J
ANO III N 147 SO PAULO TERA-FEIRA, 26 DE NOVEMBRO DE 2013 TIRAGEM: 1.500 EXEMPLARES

FORA RODAS E A PM! UNIVERSIDADE PBLICA E GRATUITA! PODER ESTUDANTIL!

E agora Rodas?
No final da ltima semana, o Ministrio Pblico do Estado de So Paulo pediu a suspenso das aulas na EACH (Escola de Artes, Cincias e Humanidades). O pedido foi feito pela promotora Camila Mansour Magalhaes da Silveira para que a Justia interdite a rea at que a universidade comprove de fato que houve a descontaminao do solo. Outro pedido foi feito pela Procuradoria do Meio Ambiente para a suspenso de obras e do trabalho administrativo no local. O pedido agora ser analisado pela 2 Vara de Fazenda Pblica do TJ-SP (Tribunal de Justia de So Paulo). Tanto a direo da faculdade atualmente comandada pelo vice-diretor, o Edson Leite, e da universidade, nas mos do pau-mandado do PSDB o reitor-interventor Joo Grandino Rodas, a situao da contaminao na EACH continua inalterada. A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de So Paulo) multou a USP em R$ 96.869,35, no ltimo dia 31 de outubro. O motivo foi por no ter solucionado o problema. O terreno do campus da EACH concentra gs metano proveniente do desassoreamento do rio Tiet. A universidade j tinha sido autuada no dia 2 de agosto por descumprir exigncias da Cetesb, como por exemplo, a no instalao de sistema de extrao de gases de todos os prdios, avaliaes de risco sade, alm de investigao ambiental detalhada do solo.

www.usplivre.org.br

A farsa das eleies para reitor?

Rodas sai. A polcia fica.

USP Leste sob interveno

Carta dos estudantes de Desing (FAU)


Publicamos a carta dos estudantes do Design (FAU) referente aos motivos pela sada da greve e deliberao pelo cancelamento do semestre. Esta carta foi aprovada na assembleia geral dos estudantes ocorrida na quintafeira, dia 21 na Faculdade de Direito do Largo So Francisco Caros Colegas, Reunidos em assembleia na noite de 18 de novembro de 2013 no piso do museu do prdio da FAU, ns, alunos do curso de Design, deliberamos pela sada da greve estudantil da USP e tambm pelo cancelamento do semestre letivo atual. Percebemos que a greve vem sendo minada por parte da reitoria, diretorias e inclusive por partes do prprio movimento estudantil, motivo que desencadeou a desmobilizao de uma parcela dos estudantes nas ltimas semanas. Quanto ao cancelamento do semestre letivo, acreditamos que a volta s aulas aps a sada da greve neste momento, to prximo ao encerramento do semestre letivo, inviabiliza o aprendizado do contedo proposto pelas matrias. Evidenciamos isso com base nos calendrios apresentados por alguns professores do curso e tendo em vista o encaminhamento do fim do semestre do curso de arquitetura, no qual os alunos esto entregando trabalhos medocres (por falta de tempo, atendimentos e aulas) apenas para receberem uma nota. Entendemos que a greve estudantil possui consequncias, mas preferimos que elas se dem atravs do prolongamento do tempo de permanncia na faculdade do que pelo inaceitvel prejuzo acadmico proposto, intrnseco falta de reposio de aulas, atendimentos e tempo para o desenvolvimento dos trabalhos. Dessa forma, abrimos mo de um semestre parcial com entregas feitas s pressas em troca de um outro completo e bem feito. Temos um slido encaminhamento e convidamos nossos professores a construrem esse cancelamento conosco de forma a preservar a importncia e o valor de suas aulas e dos contedos que as permeiam. Acreditamos que esta a melhor soluo para no sermos prejudicados, nem academicamente, nem pela nossa luta poltica que visa melhorias para a universidade como um todo. Sabendo da importncia da coletividade na luta dos estudantes, gostariamos do apoio das diversas partes do movimento estudantil para fortalecer a nossa deliberao pelo cancelamento do semestre. Atenciosamente, Estudantes do Curso de Design FAUUS / GFAU

Placa instalada na EACH.

Descaso total
A EACH foi inaugurada em 2005 e atualmente tem cerca de 4.000 estudantes. Ela foi construda em um aterro onde havia lixo or-

gnico removido do rio Tiet. O local recebeu terra contaminada. Em uma anlise h alguns anos, a Cetesb encontrou uma grande quantidade de gs metano, que txico e pode causar exploses se ficar retido em locais fechados, como os prdios da unidade, ou seja, colocando em risco a vida de estudantes, funcionrios e professores. O caso j era de conhecimento da direo da EACH e da USP, pois a Cetesb j tinha feito exigncias para evitar a emisso de gases. O campus foi multado em 9 de novembro de 2010, em R$500,00, por ainda no ter Licena de Operao. Neste mesmo perodo a Universi-

dade tambm recebeu um Auto de Advertncia que exigia a implantao de um sistema que extraia o gs metano do subsolo do campus Leste. E nada foi feito.

Mobilizao
O caso veio tona no ms de setembro quando estudantes, funcionrios e professores realizaram uma greve de 50 dias para protestar contra este descaso depois que uma placa indicando a contaminao do solo foi instalada no campus e tornou pblica a situa. Nesta greve o diretor da unidade, ligado ao reitor Rodas, Jordo DCE e militante do PSTU, Arieli, disse que continuar esta assembleia uma irresponsabilidade como tem sido a atitude da ultra-esquerda na greve levando o movimento para o fracasso. Em meio ao impasse, e a intransigncia do DCE, parte da bancada dos pelegos que j estava localizada prxima da sada do auditrio onde se realizava a assembleia, comeou a se retirar. Novamente a militante do PSTU, Arieli, pegou o microfone e anunciou solenemente que o DCE est se retirando deste frum por no considerar que esta uma assembleia legtima. Em meio a vaias, e gritos j vai tarde!, Tchau, DCE!, uma estudante que compunha a mesa declarou, vamos continuar a assembleia pessoal, agora sem o DCE vai ser mais divertido. Foram abertas inscries de fala, sem limite definido. A assembleia aprovou a participao dos estudantes nas atividades que sero realizadas durante as frias para proteger os espaos que esto ameaados de demolio pela reitoria, o Centro Acadmico Lupe Cotrim (CALC), o Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP) e o barraco do Ncleo de Conscincia Negra. Tambm foi aprovado o piquete nas urnas das eleies para reitor que iro acontecer nas Congregaes das unidades no dia 19 de dezembro. Ainda decidiu-se que sero realizadas assembleias de curso entre segunda e tera-feira desta semana e

ge Boueri, foi destitudo do cargo pela Congregao da Unidade, no renunciou, mas dias depois pediu afastamento por motivos de sade. Os estudantes tambm ocuparam o prdio da diretoria da unidade no dia 3 de outubro para pressionar a direo da faculdade. Mas a reitoria pediu ajuda da PM e foi feita a reintegrao de posse do prdio no dia 19 pela Tropa de Choque do PSDB. Ao invs de resolver o problema o reitor mandou a PM, para acabar com a greve. Agora a Justia quer as aulas paralisadas. E agora, Rodas? Vai manter as aulas como?
uma nova assembleia foi marcada para a prxima quinta-feira, s 18h, no prdio dos cursos de Histria e Geografia. Ao final foram aprovadas duas moes de repdio. Uma contra a direo do DCE por ter se retirado da assembleia e tentado implodi-la e outra contra a agresso sofrida por um estudante da Letras e militante do PCO, Ivan Conterno, que foi espancado por quatro militantes do PSTU durante a assembleia. Ivan foi surpreendido do lado de fora da faculdade de Direito logo aps a sada em bloco dos militantes do DCE da assembleia. Depois de ser derrotado em trs assembleias seguidas o DCE percebeu que est ficando completamente desmoralizado diante dos estudantes j que tem deliberadamente boicotado todas as atividades da greve. Tentou implodir os dois ltimos comandos de greve, no participaram do ato no dia da assembleia e terminaram se retirando desta. A tentativa de imploso da assembleia da quinta-feira passada mostra como a direo pelega, mesmo em uma assembleia esvaziada, no consegue mais se impor. A atitude dos pelegos confirma a necessidade dos estudantes se organizarem de maneira independente da poltica dos partidos que dirigem o DCE (Psol e PSTU), para, em um movimento amplo de oposio ao peleguismo, travar a luta pela reorganizao do movimento estudantil pela base.

Pelegos em retirada
Na assembleia dos estudantes da USP realizada na quinta-feira, dia 21, a direo do DCE (Psol) tentou, mais uma vez, impedir as discusses. A assembleia teve incio por volta das 19h, ocorreu na Faculdade de Direito da USP no Largo So Francisco. Logo no incio da assembleia, antes mesmo dos informes dos cursos, a direo do DCE apresentou uma questo de ordem dizendo que era necessrio que a assembleia no fosse deliberativa, pois no teria o qurum mnimo exigido pelo estatuto. A proposta do DCE era que a assembleia no tomasse nenhuma deciso, pois alm de no ter uma quantidade estatutria mnima (375 pessoas) tambm no teria um qurum poltico para tomar decises. O DCE no queria, inclusive, que nenhuma questo de ordem fosse concedida, pois qualquer questo de ordem j seria o suficiente para dizer que aquela seria uma assembleia. revelia do DCE, os informes dos cursos foram iniciados e a mesa comandada pela militante do PSTU, Letcia, estipulou que seriam apenas 10 informes e que depois destes, voltariam a discutir a questo de ordem sobre o carter deliberativo da assembleia que tinha mais de 200 pessoas.

Mais um golpe fracassado Imediatamente aps os informes o DCE queria que o qurum fosse aferido, mas dezenas de estudantes contestaram a questo de ordem do DCE que sequer queria colocar em votao se a assembleia seria deliberativa ou no. Muitos estudantes contestaram a alegao do DCE de que a assembleia fosse insuficiente para tomar decises j que em outras ocasies foram aprovadas medidas com menos pessoas ainda. Um estudante destacou que o DCE estava reivindicando o estatuto, pois era conveniente, mas lembrou que a proposta de diretas para reitor foi aprovada em um assembleia menor que esta. Tal assembleia tinha sido realizada antes do inicio da greve. Outro estudante contestou o argumento do DCE de que os estudantes ali presentes no seriam capazes de tomar decises. O que significa qurum poltico, os estudantes aqui presentes so os mesmos que estavam na greve, na ocupao, que participaram dos atos de rua, etc.. tm total capacidade para decidir aes de luta, disse. Enquanto o DCE tentava a todo custo acabar com a assembleia, estudantes gritavam do plenrio, pelegos, sai fora, DCE. Em meio a inmeras questes de ordem, a diretora

J.D.

Quinta-feira, 28/11. ASSEMBLEIA GERAL, s 18h no Vo da HIstria/Geografia

Jornal da USP livre!


2

PSTU, no desespero, parte para agresses e calnias A priso de Jesus


Revista Veja Esse Jesus um comunista! Quer destruir a Lei, a liberdade econmica e a cultura. Alm disso, seus seguidores fumavam favas, que a porta de entrada para todas as drogas. Globo Ao invs de promover a felicidade de nossas comunidades, ele ficava insistindo em cham-las de favelas e em dar po e peixe ao povo, tornando-o preguioso e viciado. Agora, vamos dar uma receita de como fazer um pudim de casca de banana e como aproveitar os ossos de galinha! Datena Onde esto nossas autoridades, que ainda deixam esse marginal e um monte de bandidos circularem por a, enquanto ns, cidados honestos, ficamos presos em casa? Pastor Silas Malafala um criminoso, um malfeitor! Andava com homens e nem era casado, portanto era um sodomita! E a Lei diz: Crescei e multiplicai-vos... Edir Macedo Ele um impostor, mas tem um atenuante: uma vez, ele elogiou uma viva que no se limitou a dar o dzimo, mas deu todo o dinheiro que tinha. Sigamos esse exemplo de f! Polcia Militar Esse meliante foi acusado de formao de quadrilha, associao para o crime... So perigosos bandidos e fortemente armados. Um deles cortou a orelha de um dos nossos soldados. Um ecologista Ouvi dizer que comiam gafanhotos e uma vez encheram a rede de peixes, at rebent-la, contendo, com certeza, peixes em desova! bvio que se trata de crime ecolgico! Imri Cristo Se eu sou o filho do Phai, ele filho da mhe! Associao Israelita Esse Jesus um terrorista declarado, que dizia iria destruir o templo em trs dias! tambm um antissemita, que prefere os gentios! Taninha Khalil Um homem fora da moda, com doze seguidores: no chic! O certo seria eles se comportarem com mais etiqueta e mais compostura, ao invs de ficar chicoteando vendilhes no templo. Drcula da Serra Ele do mal! Mas eu sou do bem e ele me atirou uma pedra, dizendo que era um po jogado aos pobres, e me partiu o crnio. Meu mdico no me deixa mentir! Jornal espanhol El Da Temos aqui a foto de seu corpo em decomposio, que prova que ele no ressuscitou dos mortos. Governo de Israel Ele deve ser eliminado, pois atenta contra a paz, a harmonia e o bom entendimento entre os povos. Vamos providenciar imediatamente um ataque contra todos os seus seguidores terroristas e construir uma nova colnia nas colinas em que eles pregavam a insurreio... a insurreio dos mortos, como eles diziam. Washington Post Sabe-se, por fonte segura, de suas relaes com Bin Laden, Fidel e Chvez para atacar o nosso imprio: um terrorista internacional! O mundo ficar mais seguro quando ele for justiado. Suspeita-se da criao de armas de destruio em massa, pois h relatos que falam da transformao da gua em vinho, que evidentemente um cdigo dos terroristas. Papa Ratzinger Jesus era da teologia da libertao, e falava em pobres como se Deus amasse os pobres e no os nobres... No era um santo, mas eu sou santo, o santo padre. E quem foi papa sempre ser santidade. A RROTA Se ele era Deus, ele cria, e se Deus cria a RRota mata! Se ele cruzar o nosso caminho, vai direto para a vala! O Diabo um bom rapaz! Acha que Deus, mas no merece ser condenado, por pecar contra o segundo mandamento. Penso que deveramos deix-lo em paz para ele dar a sua mensagem: ningum far o que ele ordena, mesmo. *Verso especial USP: Fellini - Usava sandlias e se trajava de modo inadequado... No era livre-docente, portanto no tinha autorizao para dizer que era Deus! Rotas - Invaso do templo da Reitoria, formao de quadrilha de 12 e depois dos 72 discpulos, posse de material explosivo: os odres de vinho incompletos; destruio do patrimnio pblico, ao chutar e quebrar coisas no templo, violncia e agresso com o chicote, desobedincia s autoridades... Mandei prender na hora! Reginaldo Parcianello Durante a ltima Assembleia Geral dos Estudantes, ocorrida na ltima quinta-feira (21), na Faculdade de Direito do Largo do So Francisco, militantes do PSTU agrediram o estudante de Letras e militante do PCO, Ivan Conterno. O ataque covarde, em uma ao semelhante de gangue, foi feito em uma suposta vingana pelo ocorrido 15 dias antes. Entre as pessoas que participaram do ataque, as que agrediram diretamente Ivan no fazem parte do movimento estudantil, mas eram sim bate-paus, de acordo com o relato do agredido e de testemunhas. Por sorte e talvez incompetncia, ele saiu pouco machucado. No dia 7 deste ms, tambm durante uma assembleia muito tumultuada com a tentativa frustrada do DCE de acabar com a mobilizao, o militante do PSTU, que tambm diretor do DCE, Vinicius Zaparoli, ameaou um membro da oposio, afirmando que dando uma voz de comando, dez militantes de seu partido o agrediriam. Ao final da assembleia, o estudante de Letras, Rafael Alves, discutiu com Vinicius sobre a ameaa, que no era a primeira de sua organizao durante esta greve. Durante a discusso belicosa, Vinicius, confirmando sua ameaa covarde, gritou por segurana. O nico que respondeu ao chamado foi Daniel Luz, militante da mesma organizao e tambm diretor do diretrio. Ele correu na direo de Rafael, com a clara inteno de agredi-lo pelas costas, sendo impedido por Ivan, com um soco no olho. Este soco, uma clara ao de defesa para impedir um golpe no companheiro de curso, foi alvo de uma ampla campanha do DCE e do PSTU, afirmando que era um sinal de uma violncia repugnante e supostamente inaceitvel no movimento estudantil da USP. E, claro, as organizaes que sempre que possvel seguem a tendncia iniciada por este partido, no se opuseram s moes de repdio caluniosas e a tentativa de cassar Rafael Alves e Ivan do cargo de delegados do comando de greve. Na ltima assembleia, tumultuada e abandonada pelos diretores do DCE, o ataque covarde ocorreu do lado de fora da faculdade, enquanto Ivan fumava um cigarro. Ele foi abordado por dois militantes morenistas que o questionaram, em tom de ameaa, sobre o soco em Daniel. A militante da dupla chegou a desferir um tapa no rosto do estudante de letras. Ivan tentou sair de perto do grupo de mais de dez, talvez vinte, membros do PSTU, mas um homem que no faz parte do movimento estudantil o derrubou. Outros trs se somaram a este e comearam a agredir Ivan. Ele conseguiu se levantar e se virou para os carros, para se proteger, enquanto os outros o agrediam com socos e chutes. Com a reao daqueles que testemunhavam, a gangue parou a agresso e saiu de cena. Ivan, com o brao machucado e a roupa rasgada voltou

para a assembleia e fez a denncia do que acabara de acontecer. No site do partido dos agressores, pouco tempo depois ao ataque, como se o ocorrido j fosse previsto, uma matria afirmava que o PCO tentou atac-los novamente, inclusive afirmando que desta vez o militante do PCO teria agredido uma mulher. Mas a cobertura feita por este jornal, com a divulgao de depoimentos das testemunhas, no deixa dvidas do ocorrido. Esta agresso no uma novidade e nem se restringe a uma vingana, como tentaram mostrar. uma reao desesperada de um grupo poltico que saiu completamente desmoralizado da ltima mobilizao. A direo do DCE, aps no conseguir aprovar o acordo que previa inclusive possibilidade de punio aos estudantes, se ops ao movimento geral e tentou em diversas assembleias entregar a greve e a ocupao, mas diante do fracasso, passaram para os golpes baixos que tampouco serviram para seus objetivos. Ameaas de agresso contra membros da oposio e calnias se generalizaram neste perodo. O ataque a Ivan foi o nico colocado em prtica at agora, mas diante do desespero desta direo, outros podem surgir, contra o prprio Ivan ou a outros opositores. Paulo Coelho Estudante de Letras e militante do PCO

Testemunho de uma jagunagem covarde


Eu estava na rua, falando ao telefone celular, do lado de fora do salo onde estava em curso a assembleia estudantil e uns metros afastados do porto dos fundos da Faculdade de Direito. Repentinamente, ouvi gritos e vi uma pessoa atacando fisicamente Ivan Conterno. Desliguei o telefone e me aproximei para impedir a agresso, e nesse nterim mais pessoas - todos homens, altos e que nunca vi no movimento estudantil da USP Butant - se somaram ao ataque em grupo, batendo em Ivan mesmo aps este ser derrubado na calada, ficando encolhido entre veculos estacionados e agressores. Pulei entre dois carros para assim chegar a onde Ivan estava e tentar acabar com a violncia unilateral de muitos contra um nico sujeito que protegia o rosto dos golpes. Ainda bem, j havia muita gente gritando em volta e alguns, como eu, se movimentando para interceder. Assim, os espancadores pararam e se retiraram, sem falar nada, enquanto eram xingados por algumas das pessoas que presenciaram a cena e no foram embora - outras estavam chocadas, sem esboar reao diante do que haviam visto. No reconheci nenhum dos agressores, mas todos eles saram junto de militantes do PSTU do ME uspiano. No gravei depoimento s porque estava com pressa, a caminho do acampamento de desalojados da Ocupao Estaiadinha, mas deixo aqui este testemunho escrito. Saindo do testemunho, minha impresso individual, que tem concordncia com um estudante da FFLCH que viu a agresso, a de que mesmo dentro dos meios violentos de jagunagens de bate-paus (que infelizmente so feitas por grupos que se dizem de esquerda) o PSTU pareceu ter agido de ma-

Testemunho e impresso de Fbio Hideki Harano sobre a agresso na sada da Faculdade de Direito da USP, no Largo de So Francisco, na quinta-feira, 21/11/2013
neira burra. Talvez achando que ningum fosse acreditar na palavra dos loucos, radicais e ultras do lado agredido (dessa vez; pois quanto briga que aconteceu na assembleia na Histria / Geografia eu no afirmo nada, afinal havia ido embora minutos antes), o PSTU executou essa covarde agresso na frente de muitas pessoas (que ficaram horrorizadas diante de um espancamento que pareceu previamente orquestrado), das quais algumas se dispuseram a testemunhar, como se v nos vdeos gravados aps a covardia. No toa que j me disseram que h muita semelhana entre o filme A Onda e a atuao de uns grupos dentro do ME uspiano. Com uma preocupao sincera, fica um aviso para pessoas do PSTU do ME uspiano (ou prximas ao partido) e que no concordam com prticas vis como a que presenciei.

Seja voc tambm um obscurantista de carteirinha!


Faa como os coleguinhas abaixo e abra o seu coraozinho sobre o

Jornal da USP Livre!


Para eles, nosso jornal ...

um porta-voz dos invasores da reitoria, que prega a sada de Joo Grandino Rodas
Folha de S. Paulo (o jornal da ditabranda), 2/12/2011 Reinaldo Azevedo, colunista de Veja... e da Folha tambm

um jornaleco xexelento
um pasquim desqualificado
Thiago Aguiar, diretor do DCE, do MES/Psol

23/9: em reunio aberta na EACH, o professor Massola (SEF), representante da reitoria, informa que o aterro de 2011 compreende 40 mil m3, e que a retirada deste material pode custar USP entre R$ 3 milhes e R$ 40 milhes.
No gostou? Escreve o seu!
Mande para o email: usplivre@hotmail.com ou pelo Face: facebook.com/usplivre

EACH interditada

um repugnante jornaleco
Arielli Tavares, diretora do DCE, do PSTU

um pasquim desqualificado(2)
Smia Bonfim, diretora do DCE, do MES/Psol

Das könnte Ihnen auch gefallen