Sie sind auf Seite 1von 5

Recebido em 15/07/2013.

Aprovado em 12/09/2013

Tecnoplio: a rendio da cultura tecnologia


Marcela Lino da Silva1 Stphanie S Leito Grimaldi 2 Andr Felipe de Albuquerque Fell3

1 REFERNCIA
POSTMAN, Neil. Tecnoplio: a rendio da cultura tecnologia. So Paulo: Nobel, 1994.

2 CREDENCIAIS DO AUTOR
Neil Postman (1931-2003), respeitvel crtico e estudioso da mdia e educao nos Estados Unidos, foi diretor do Departamento de Comunicao da Universidade de Nova Iorque. Suas obras envolvem, sobretudo, anlises sobre a evoluo da tecnologia e a sua influncia sobre a cultura da sociedade. Entre suas publicaes mais importantes neste meio, esto: Amusing Ourselves to Death, Conscientious Objections, End of Education, Teaching as a Conserving Activity, The Disappearance of Childhood e Technopoly: the Surrender of Culture to Technology.

3 RESUMO DA OBRA
Das ferramentas tecnocracia, da tecnocracia ao tecnoplio. Estas so as trs vertentes basilares na obra de Postman (1994) em Tecnoplio: a rendio da cultura tecnologia utilizadas para uma anlise ideolgica, histrica e social acerca dos problemas e das vantagens inerentes ao avano tecnolgico na sociedade. 3.1 Das ferramentas ao tecnoplio A cultura apresentada de forma significativa na abordagem desenvolvida ao longo da obra, alm de mais dois fatores bem presentes na discusso: Tecnologia versus Pessoas. Segundo Postman, a tecnologia no estado atual no se vincula mais cultura global, sendo possvel enxergar que as pessoas e as tecnologias ocupam lugares opostos no tabuleiro e que atualmente s um lado est se movendo e ganhando, isto , o lado da tecnologia. Entender o processo evolutivo que levou a sociedade ao tecnoplio em que o soberano passou a ser a tecnologia e o servo a sociedade humana requer compreender trs momentos pelos quais passou o mundo social: o da utilizao de ferramentas, a tecnocracia e o tecnoplio. Esses trs instantes de cultura

Graduada em Comunicao Social. UFPE. linomarcela@gmail.com Graduanda em Gesto da Informao. UFPE. tt.grimaldi@gmail.com 3 Doutor em Administrao. UFPE. highland97@hotmail.com
1 2

Navus - Revista de Gesto e Tecnologia. Florianpolis, SC, v. 3, n. 2, p. 202 - 206, jul./dez. 2013

ISSN 2237-4558

202

podem coexistir; porm, todos apresentam a premissa bsica de que as tecnologias foram criadas e existem para servir ao homem. Acontece que, a partir do modo como o relacionamento entre homem, tcnicas e tecnologia foi sendo socialmente construdo (e reconstrudo) ao longo do tempo, que houve alteraes nessa premissa. Apesar de a humanidade ter partido de uma cultura de ferramentas, nem todas as sociedades seguiram um processo evolutivo at o tecnoplio. Postman procurou destacar que, na cultura de ferramentas, o ser dominador era o homem, que, a partir da inveno de ferramentas, buscava resolver problemas urgentes e especficos da vida fsica quando do uso dos moinhos de vento, da fora hidrulica ou do arado de roda pesada; ou ainda, atender s necessidades de ordem simblica na arte, religio, poltica com a construo de castelos, catedrais e no desenvolvimento do relgio mecnico. Nesta fase, o autor observa que as ferramentas no atacavam e nem alteravam a integridade da cultura na qual foram introduzidas. Presentemente, as culturas usurias de ferramentas esto cada vez mais escassas. J na tecnocracia, as ferramentas passam a desafiar a cultura, enfraquecendo as ideologias, pois o desenvolvimento da indstria da mquina-ferramenta transforma a concepo do homem quanto s suas necessidades. Determinada cultura ainda existe e ainda rege o mundo, as invenes e at o mercado por meio do capitalismo e as invenes de maquinarias no sculo XVIII. Avanando desse ponto de questionamento motivacional quanto s necessidades humanas que se oferece um lugar ao tecnoplio: a cultura em que a tcnica e a tecnologia sobrepem a tradio de uma sociedade. Assim, o tecnoplio emergia e os problemas decorrentes dessa evoluo permaneciam insignificantes perante o progresso tecnolgico. O tecnoplio passa a ser, ento, um estado de cultura, envolto em seus prprios dogmas e misticismos, impondo o rumo e o ritmo de vida s sociedades humanas e, por meio dele, a burocracia, a especializao e a tcnica tornam-se o principal meio pelo qual o homem reconhecido socialmente. Em outros termos, o homem encontra seu sentido de vida na tecnologia. No h mais pensamento crtico ou at analtico no tecnoplio, a mquina faz tudo, pensa em tudo. O trabalhador no precisa mais pensar em como realizar seu servio, a mquina diz e ele faz. No h mais seres crticos pensantes, h seres alienados. Tudo passa a ser tcnico e perde-se a necessidade de entender o porqu das coisas, apenas se aceita passivamente a ordem estabelecida. O tecnoplio produz uma espcie de amnsia sobre o passado, em que tudo substitudo pelas abordagens e variveis tecnicistas. como se as vises e os princpios dos indivduos que compem a sociedade, antes fundamentados em hbitos e valores tradicionais, fossem afetados no seu modo de refletir acerca do que se constitui verdade mediante a realidade enraizada e disseminada como senso cultural. Da o esclarecimento do autor:
[...] as novas tecnologias mudam aquilo que entendemos como conhecimento e verdade; elas alteram hbitos de pensamento profundamente enraizados, que do a uma cultura seu senso de como o mundo um senso do que a ordem natural das coisas, do que sensato, do que necessrio, do que inevitvel, do que real (POSTMAN, 1994, p. 22).

Vale salientar que essa evoluo tecnolgica no leva necessariamente ao progresso humano e social, e Postman (1994, p. 60) justifica isso com a ideia de Frederick Taylor (1856-1915) a respeito da produo industrial com a ascenso do tecnoplio:
Claro que isso significava que os operrios teriam de abandonar as regras empricas tradicionais que estavam acostumados a usar; na verdade, os trabalhadores eram liberados de toda e qualquer responsabilidade de pensar. O sistema trataria de pensar por eles. Isso crucial, porque leva ideia de que qualquer tipo de tcnica pode pensar por ns, o que est entre os princpios bsicos do tecnoplio.

Aliada a este terceiro momento h a informao de que, ao mesmo tempo em que o alimenta, alimentada por ele. certo que a informao sempre foi algo desejvel de acordo com as necessidades, e, quando inserida em um contexto social, torna-se ainda mais importante e envolta em significados que podem transformar conhecimentos. medida que os avanos da cincia e tecnologia (tecnocracia) migraram para um estado em que o domnio tecnolgico sobre o comportamento da sociedade passou a predominar, o contedo informacional tambm cresceu proporcionalmente, dissimulado na ideia de soluo para os problemas de escassez de informao. Os suportes tecnolgicos mudaram, as pessoas adquiriram computadores, a internet chegou s

Navus - Revista de Gesto e Tecnologia. Florianpolis, SC, v. 3, n. 2, p. 202 - 206, jul./dez. 2013

ISSN 2237-4558

203

escolas, s residncias, s empresas e o que parecia distante e, praticamente, impossvel de ser alcanado, tornou-se perceptvel graas convergncia entre tecnologia e telecomunicaes: a informao em seu estado mais disperso. O que parece estar sob controle, a informao tangvel advinda das mais diversas fontes, esconde o lado, qui, mais obscuro e irreversvel com o que a sociedade j se deparou. Assim, o tecnoplio proporcionou um maior acesso informao; contudo, os usurios foram afetados por uma avalanche informacional desenfreada que apresenta em seu diagnstico um distrbio de informao incapaz de atender s necessidades caso seu usurio no esteja preparado para a sua produo, comunicao e uso. 3.2 Ambivalncias do tecnoplio: a informao como insumo sobre a cultura Ainda em suas reflexes, Postman (1994, p. 72) ressalta que de fato, uma maneira de definir um tecnoplio dizer que seu sistema de defesa contra a informao inoperante. O tecnoplio uma forma de Aids Cultural, usada aqui como acrnimo para Sndrome de Deficincia Antiinformao. Ele ainda completa: Informao sem regra pode ser letal. Mas, seria o controle a melhor maneira de resolver o problema? Desvencilhando-se de um sim ou no objetivo, Postman esclarece que, muitas vezes, essa organizao, gesto e controle informacional se fazem necessrios, uma vez que sem esse processo, dificilmente, as questes seriam solucionadas em tempo hbil e com a preciso requerida pelo tomador de deciso, no caso das organizaes, por exemplo. Percebe-se que Postman (1994, p. 203) apresenta o tecnoplio como uma faca de dois gumes e, reitera, ao longo de sua obra, a importncia da criticidade que a educao pode despertar nos indivduos: Resumindo, precisamos de estudantes que compreendam as relaes entre nossas tcnicas e nossos mundos social e psquico, de modo que possam iniciar conversas informadas sobre aonde a tecnologia nos est levando e como. justamente nessa questo que se esconde o perigo. Se um novo aparato tecnolgico capaz de influenciar a tradio de um povo, os costumes de uma sociedade, a tendncia a humanizao da mquina ou a mecanizao do homem? Os conceitos sobre o mundo mudam rapidamente e isso inevitvel em uma sociedade cercada de recursos que, em ltima anlise, so resultados de implementos tecnolgicos. Viajando at um passado recente, fcil lembrar a comunicao escrita por cartas. As pessoas tinham o hbito de escrever aos parentes e amigos como uma forma de saber notcias e contar as novidades. No entanto, com a insero do computador na sociedade, esse costume foi perdendo a sua fora e o seu lugar para o envio de mensagens via e-mail e, consequentemente, afastando a pessoalidade inerente s cartas enviadas via correio. Explica o autor:
Este outro princpio da mudana tecnolgica que podemos deduzir do julgamento de Thamus: as novas tecnologias competem com as antigas pelo tempo, por ateno, por dinheiro, por prestgio, mas sobretudo pela predominncia de sua viso de mundo. Essa competio implcita, uma vez que reconheamos que um meio contm uma tendncia ideolgica (POSTMAN, 1994, p. 25).

Basta pensar, por exemplo, em como o telefone mudou a relao entre as pessoas. Enquanto antes os indivduos preservavam o contato direto, aps a chegada desse novo invento, a presena fsica para a comunicao foi enfraquecida pela possibilidade de conversar mesmo estando a quilmetros de distncia. O telefone, por sua vez, tambm vem perdendo o mrito para o celular, j que este, alm da possibilidade de comunicao distncia, ainda acrescenta a vantagem da mobilidade para o usurio, que tem o benefcio de falar independentemente do espao e do tempo. Este um simples exemplo de como o costume de uma sociedade pode ser afetado diante das inovaes tecnolgicas, conforme fundamenta o autor:
O fato de a vida das pessoas ser mudada pela tecnologia encarado como algo natural, e que as pessoas devem ser tratadas s vezes como se fossem maquinaria considerado como condio necessria e lamentvel do desenvolvimento tecnolgico. Mas, nas tecnocracias, essa condio no tida como filosofia da cultura. A tecnocracia no tem como objetivo um grande reducionismo, no qual a vida humana deva encontrar seu sentido na maquinaria e na tcnica. O tecnoplio tem (POSTMAN, 1994, p. 61).

Navus - Revista de Gesto e Tecnologia. Florianpolis, SC, v. 3, n. 2, p. 202 - 206, jul./dez. 2013

Em outros termos, o que acontece quando um novo aparato tecnolgico lanado sociedade que o indivduo se torna vulnervel s promessas que o novo produto promete trazer como soluo para certos problemas, alm de facilitador de atividades. O discurso de Postman (1994, p. 70) nesse mbito incide,

ISSN 2237-4558

204

principalmente, na caracterstica do tecnoplio que lida com a maquinaria inovadora que gera, armazena e distribui mais informao, de maneira mais conveniente e com mais velocidade. E nesse momento que o autor entra em confronto com a credibilidade dos tecnopolitas acerca da necessidade de mais informao disponvel: No tecnoplio, somos impelidos a encher nossas vidas com a busca do acesso informao (POSTMAN, 1994, p. 70). De fato, o acesso informao, em sentido mais singular, constitui um resultado, a priori, favorvel aps a criao de tecnologias, como o computador e a internet. Nos dias atuais, a facilidade de encontrar contedo resultado no somente da inveno da mquina, mas tambm dos produtos gerados para a sua disseminao por essas mquinas, como as bibliotecas e lojas virtuais, sites de relacionamento, pginas de banco, entre tantos outros servios que surgiram como uma alternativa cmoda e prtica. Todavia, a produo desenfreada de contedo causou um excesso de informao que parece ter gerado a mesma inutilidade de quando no se tinha a tecnologia como suporte para o compartilhamento informacional. Parece que, em essncia, o tecnoplio e sua tentativa de amparar a sociedade com o que h de mais moderno trouxeram consigo um lixo de informao que tem causado grandes problemas. Postman (1994, p. 78) corrobora esse pensamento quando afirma que
a informao tornou-se uma espcie de lixo, no apenas incapaz de responder s questes humanas mais fundamentais, mas tambm pouco til para dar uma direo coerente soluo de problemas mundanos. Para dizer isso de uma outra maneira: o meio em que floresce o tecnoplio um meio em que foi cortado o elo entre a informao e o propsito humano, isto , a informao aparece de forma indiscriminada, dirigida a ningum em particular, em enorme volume e em altas velocidades, e desligada da teoria, sentido ou propsito.

Com essa realidade, a sociedade corre o grave risco de se desorientar diante de uma exploso informacional. A cultura da informao tem minado o comportamento dos indivduos e despertado neles a necessidade de implementao tecnolgica, com o fim de otimizar os processos e solucionar os problemas ocasionados pelo seu prprio avano. Seguindo tal raciocnio, Postman (1994, p. 92) observa a burocracia, sob o pensamento de Max Weber, como uma maneira de selecionar as informaes de fato relevantes aos usurios. A burocracia uma tentativa de racionalizar o fluxo de informao, de tornar seu uso eficiente em nvel mais alto, eliminando informao que distrai a ateno do problema em foco. visvel a propriedade com que Postman discorre sobre o status da informao, consequente do tecnoplio. preciso reforar que ele no nega a importncia do acesso ao contedo, mas denuncia que a disponibilidade de informao desordenada tambm atrapalha o uso da informao correta.

4 APRECIAO CRTICA DO RESENHISTA


Um confronto entre tecnologia e sociedade: eis a premissa de Neil Postman, em Tecnoplio: a rendio da cultura tecnologia. Apesar de ter sido escrito quase duas dcadas atrs, o livro desperta para a necessidade de uma reflexo crtica a respeito da nocividade camuflada presente no avano dos recursos tecnolgicos na realidade atual. Pensar, portanto, sobre os efeitos deletrios da tecnologia na sociedade constitui um grande desafio, uma vez que bastante complexo frear o desenvolvimento acelerado de um aparato que a cada dia se consolida mais dentro dos contextos social e organizacional contemporneos. As ferramentas da civilizao antiga, desempenhando papis coadjuvantes, no confrontavam diretamente a cultura dos povos. Com as invenes da tecnocracia, sob o vis capitalista a influenciar a interao ferramenta e cultura, paulatinamente, j se podia vislumbrar a soberania da tecnologia a redefinir certas tradies da sociedade nascia o tecnoplio. Postman (1994) argumenta sobre as consequncias antagnicas inerentes evoluo da tecnologia e j no incio de sua obra deixa claro que, alm das inmeras vantagens advindas do avano tecnolgico, preciso, sobretudo, estar atento para o perigo que essa realidade tambm carrega: [...] um erro supor que qualquer inovao tecnolgica tem um efeito unilateral apenas. Toda tecnologia tanto um fardo como uma bno; no uma coisa ou outra, mas sim isto e aquilo (POSTMAN, 1994, p. 14). Dessa assertiva, nota-se o embate entre os proponentes do imperativo ou determinismo tecnolgico e os proponentes do determinismo social. Enquanto os primeiros defendem que as tecnologias tm uma influncia causal direta (imposta) sobre as pessoas, organizaes e a sociedade, isto , a tecnologia determina o seu prprio uso, os proponentes do determinismo social defendem a construo social da tecnologia, ou seja, o enfoque

Navus - Revista de Gesto e Tecnologia. Florianpolis, SC, v. 3, n. 2, p. 202 - 206, jul./dez. 2013

ISSN 2237-4558

205

denominado de Social Construction of Technology (SCOT). Esse enfoque ou perspectiva surgiu da rejeio ao determinismo tecnolgico, e seu objetivo demonstrar como a sociedade influencia a tecnologia. Nesse caso, a fora determinante no a tecnologia, mas a sociedade. A crtica do autor incide, especialmente, no olhar afetuoso e entusiasta que a maioria das pessoas tem sobre a tecnologia, alertando que necessria a conscincia de que, ao mesmo tempo em que uma inveno tecnolgica pode contribuir para o desenvolvimento e desempenho de atividades, ela tambm desfaz e transforma conceitos, hbitos e percepes a propsito da cultura na qual foi inserida. singular o pensamento de Postman (1994), visto que ele censura (como ele prprio argumenta) um ponto de vista defendido por uma massa aficionada e alheia aos problemas e mudanas, talvez, irreversveis que a tecnologia pode causar. Ademais, h que se considerar que o tecnoplio produziu a sua prpria doena a disperso de contedo e a exploso informacional , e a sociedade agora precisa buscar alternativas que sirvam como antdoto a essa enfermidade. Para isso, Postman (1994, p. 194) salienta que a educao um excelente antdoto para o carter do tecnoplio anti-histrico, saturado de informao, adorador da tecnologia. Esse pensamento supe a necessidade de uma viso crtica, que ultrapasse as especulaes tericas, transformando-a em prticas que traduzem a cultura da sociedade. A inteno saber para que e para quem toda essa tecnologia produzida e como est sendo utilizada, de modo a refletir essa cultura. Pode-se afirmar, ainda, que toda informao irrelevante que vem de meios desprovidos de cultura crtica no fomenta efetivamente conhecimento novo na mente do ser humano. Miranda (2010, p. 15) afirma que a variao de compreenso da informao ocorre conforme a conscincia do sujeito e o seu contato com o objeto proposicional. Como entender algo que no necessita de compreenso porque desprovido de sentido? Em breve, com o maior aumento da popularizao da televiso e a crescente desvalorizao da leitura e escrita crticas, bem provvel que no haver muitos estudantes prontos para o debate e para a proposio de soluo para problemas de interesse social. Haver apenas estudantes e, consequentemente, uma sociedade, tecnloga e alienada. A obra instiga uma reflexo sobre o excesso informacional e como este um fator que acaba por fomentar o tecnoplio. Paradoxalmente, estamos sendo desinformados por intermdio do acesso a informaes em excesso, por meio de textos tcnicos, opinies e interpretaes superficiais; que, em vez de auxiliarem na criao de conhecimento, acabam causando uma disperso informacional que pode acarretar em concluses mal fundamentadas e decises equivocadas (BRAGA, 1998). Nem sempre necessrio que a informao esteja exposta, muitas vezes somos ns que vamos ao encontro dela, seja por curiosidade, ou por medo de ficarmos desinformados. Entramos, assim, em um ritmo frentico, utilizando-nos de inmeros meios que transmitem informaes ao mesmo tempo celulares, computador, televiso. Contudo, nossa capacidade de assimilar informaes tem limite, mas nossa percepo no. Com isso, ao nos ocuparmos com vrias atividades ao mesmo tempo, acabamos no nos focando no fundamental e no processamos o que estamos fazendo. Estamos em ritmo de stress em um sculo de enfarte. (ECO, 1994 apud MIRANDA, 2010). perceptvel, ao longo do livro em anlise, a presena de uma perspicaz ironia e de sutil sarcasmo, alm de uma escrita que progressivamente vai deixando o leitor vontade, mas sendo desafiado(a) a desenvolver um olhar mais atento e crtico ao contexto tecnolgico hodierno. Postman salienta essa evoluo com muita propriedade e desperta o senso crtico quele que, antes apenas uma pea do tecnoplio, faz parte dessa cultura, insinuando a necessidade de desvencilhamento dos perigos que essa realidade pode trazer. A obra se mostra um excelente suporte aos estudiosos das reas de Comunicao, Sociologia, Cincia da Informao e, at mesmo, para os pesquisadores que tm no processo evolutivo da sociedade e seu contexto tecnolgico o fundamento de suas anlises e crticas.

REFERNCIAS
BRAGA, Ryon. O excesso de informao: A Neurose do Sculo XXI. [1998]. Disponvel em: <http://www. mettodo.com.br/pdf/O%20Excesso%20de%20Informacao.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2013.

MIRANDA, Mjory Karoline Fernandes de Oliveira. O acesso informao no paradigma ps-custodial: da aplicao da Intencionalidade para a findability. 2010. Tese (doutorado em Informao e Comunicao em Plataformas Digitais) Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto.

Navus - Revista de Gesto e Tecnologia. Florianpolis, SC, v. 3, n. 2, p. 202 - 206, jul./dez. 2013

ISSN 2237-4558

206

Das könnte Ihnen auch gefallen